Sei sulla pagina 1di 17

A PESSOA CHEIA DO ESPRITO SANTO TRANSFORmA O FUTURO

A pregao acompanhada de devocional


No ltimo e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluiro rios de gua viva. Ele estava se referindo ao Esprito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. (Joo 7.37-39a)

A pessoa cheia do Esprito Santo transforma o futuro


Diz a Escritura que quem cr em Jesus, de seu interior fluiro rios de gua viva, sendo esta uma referncia ao Esprito que mais tarde receberiam os que nele cressem. Mas por que ser que Jesus no se expressou dizendo que rios de gua viva fluiriam da cabea ou do corao e insistiu em dizer que de seu interior fluiro rios de gua viva? A explicao que o abdmen1 do corpo humano tem profunda relao com as questes espirituais. Por exemplo, h uma expresso que diz pessoa muito corajosa2 para falar de indivduos que no se deixam afetar por qualquer coisa; e, para dar um grito de guerra, necessrio ter fora no abdmen. H tambm casos em que, quando se ora por um endemoninhado impondo as mos sobre o abdmen, a pessoa se manifesta esperneando e vomitando at o esprito maligno sair e se acalmar. Juntando tais fatos, mesmo no sendo um rgo visvel, podemos presumir que o abdmen est localizado entre os rgos vitais e uma rea que contm algo espiritual. Por isso, se somos tocados por Deus, a paz transborda do nosso interior e invade at o mais profundo da alma e do esprito, emanando fora que nos faz sentir mais confiantes.
1 2

No original, estmago, traduzido por interior na Bblia coreana. [N. do T.] Uma das slabas da palavra coragem se grafa como abdmen em coreano. [N. do T.]

12

O TERCEIRO OLHO

Toda vez que subo ao plpito e a uno do Esprito Santo desce com poder, experimento calor intenso na regio abdominal. Quando tenho essa experincia, vejo que Deus age mais do que habitualmente. Quando Jesus declarou do seu interior fluiro rios de gua viva, no estava dizendo que a gua que bebemos sairia de dentro do estmago, mas que o poder do Esprito Santo transbordaria da nossa alma e do nosso esprito, fortalecendo nosso interior e manifestando a obra do Esprito Santo em ns. Dessa forma, possvel identificar se rios de gua viva esto fluindo ou no do nosso interior, ou seja, a prpria pessoa quem melhor sabe se est cheia do Esprito Santo ou no. Na primeira vez em que algum se enche do Esprito Santo, apresenta um sinal que o falar em lnguas. Mas isso no significa que o falar em lnguas sinnimo de estar cheio do Esprito Santo. Pois, se o falar em lnguas se torna um hbito, mesmo sem estar cheia do Esprito Santo a pessoa consegue falar em lnguas como uma rotina. Quando isso acontece, o falar em lnguas no procede do interior, mas da boca para fora. O falar em lnguas uma linguagem espiritual. Por isso, se falamos em lnguas em consequncia de estarmos cheios do Esprito Santo, este passa a orar na mesma sintonia do nosso esprito. No entanto, se o falar em lnguas se torna rotineiro, mesmo com a ausncia do Esprito Santo possvel continuar falando em lnguas. Assim, quando se fala em lnguas, necessrio discernir se o Esprito Santo est acompanhando nossa orao ou no. Falar em lnguas no suficiente, portanto, para saber se o Esprito Santo est agindo e fluindo como rios de gua viva do nosso interior. Ento, como podemos identificar isso corretamente? Primeiro, a pessoa cheia do Esprito Santo no cessa de dar graas e de louvar ao Senhor em seu dia a dia.

A pessoa cheia do Esprito Santo transforma o futuro

13

Enquanto passa o dia, a cada brecha, o homem cheio do Esprito Santo tem um sentimento de gratido a Deus, e seus lbios no cessam de dizer: Deus Pai, obrigado. Glorifico o Pai. Pessoas assim, mesmo diante de situaes difceis, agradecem a Deus porque creem que o bondoso Deus far que todas as coisas cooperem para o bem. Contudo, se pelo contrrio a pessoa mal acorda e j dispara pragas do tipo: Como vou viver nesta droga de mundo?, Por que raios sou desse jeito?, por mais que ore em lnguas maravilhosamente, no um indivduo cheio do Esprito Santo. No tempo da igreja Sodemun, um membro trouxe uma confisso muito marcante para mim, por isso quero compartilhar o ocorrido. Certa vez, o filho daquele irmo saiu de casa dizendo que iria estudar na casa de um amigo, mas terminada a noite ele ainda no tinha voltado. Os pais comearam a se preocupar e procuraram por todos os cantos. Ao fim, descobriram que o filho se tinha enturmado com ms companhias e havia criado problemas, de modo que acabou o dia preso numa delegacia. Por causa disso, esse casal viveu momentos atribulados na tentativa de resolver o problema do filho. S que com toda a confuso acabou esquecendo a porta da casa destrancada. Aproveitando essa brecha, ladres entraram e roubaram o pouco que o casal tinha ajuntado com o to suado salrio. Quando soube desses acontecimentos, fiquei muito chateado e, para consolar a famlia, telefonei para esse irmo; para minha surpresa, porm, acabei ouvindo uma confisso de f. Pastor, isso tudo aconteceu porque eu e minha esposa no vivemos uma f correta. Ns cometemos o pecado de roubar o dzimo de Deus, por isso nosso filho foi pego cometendo um furto, e nossas economias reunidas com tanto esforo tambm foram levadas pelo ladro. Eu e minha esposa tivemos um momento de profundo arrependimento pela vida que vivemos at

14

O TERCEIRO OLHO

hoje. Creio que Deus nos est concedendo grande bno por meio disso tudo, pois meu filho tambm se arrepender e se firmar na verdade com esta oportunidade. Estou certo de que a obra foi do Esprito Santo. Sem a ao do Esprito no h como algum confessar dessa forma em tais circunstncias. Uma pessoa comum, que no cheia do Esprito Santo, no iria sequer confessar seus pecados e provavelmente teria despejado murmrios e rancores diante de Deus. Mas o Esprito Santo trabalhou poderosamente sobre aquele casal, tomando conta de seu corao, fazendo que entendesse seus erros e se quebrantasse em arrependimento. Assim, o casal poderia esperar um futuro melhor concedido pelo bondoso Deus, pois se arrependera e se levantara em Deus em vez de se desesperar diante da tenebrosa situao. Uma confisso como a descrita um testemunho mais cheio do Esprito Santo do que algum falando em lnguas fluentemente. No agradecer somente quando h boas coisas ou bons resultados, mas agradecer em meio tribulao ou crise, isso testifica o estar cheio do Esprito Santo. Em segundo lugar, a pessoa cheia do Esprito Santo tem amor e bondade abundante por seu prximo. s vezes as irms lderes de clulas me fazem esse tipo de reclamao: Pastor, meu marido esforado na igreja e at gentil com as outras pessoas, mas no sei por que agressivo em casa e se enraivece com tanta frequncia. Qual o problema?. Homens como esse somente tm uma vida religiosa de formalidades; so pessoas que no conseguem deixar-se conduzir pelo Esprito Santo para viver uma vida espiritual. Apessoa cheia do Esprito Santo tem a atitude nica de amor e bondade tanto dentro quanto fora de casa. A pessoa cheia do Esprito Santo jamais se aproveita dos mais frgeis com

A pessoa cheia do Esprito Santo transforma o futuro

15

acusaes ou maus-tratos. Seja homem ou mulher, seja idoso ou criana, seja rico ou pobre, seja pessoa de alta ou baixa posio, o tratamento para com os outros sempre cordial e amvel em todos os momentos. A pessoa capaz de abenoar at mesmo o inimigo que trouxe prejuzos. Em terceiro lugar, a pessoa cheia do Esprito Santo vive uma vida ativa com f e esperana em todas as coisas. Uma pessoa que reclama de tudo e somente diz palavras negativas tem seca a gua viva em seu interior. O Esprito Santo d vises a jovens e sonhos aos velhos. O Esprito Santo nos d sonhos e esperanas. E esses sonhos e esperanas que recebemos do Esprito Santo no so vagos. Talvez hoje eles paream impossveis, mas no futuro se tornaro realidade com todos os detalhes. Muitas pessoas tm sonhos vagos. So justamente esses sonhos que no passam de iluses e esto longe de se tornar realidade. No entanto, o sonho que o Esprito Santo nos d no apenas algo do tipo Seria bom se fosse assim; vai alm, gerando pensamentos detalhados de Como poderei alcan-lo?. Todas as pessoas pensam: Como eu gostaria que minha famlia fosse feliz. Somente pensar sonhar acordado. Mas dizer O que devo fazer para minha famlia se tornar mais feliz? e buscar a concretizao do sonho algo dado pelo Esprito Santo. Por isso, se tivermos um sonho de Deus, atitudes positivas viro, resultando na concretizao do sonho em realidade. O fato de Jesus Cristo ter morrido na cruz e ressuscitado permite que qualquer um que creia em Jesus Cristo receba o perdo dos pecados e entre no cu. No somente isso. Enquanto vivemos neste mundo, crendo em Jesus, do nosso interior fluiro rios de gua viva. Por isso, possvel ter uma vida ativa, cheia de sonhos e esperanas, sendo amvel e generoso para com o prximo, alm de louvar a Deus com corao grato.

16

O TERCEIRO OLHO

Porconsequncia, voc ter boa sade e tudo correr bem, assim como estar bem sua alma. Para marcharmos na f, precisamos verificar se nosso interior est cheio do Esprito Santo. Eu gostaria que os irmos verificassem o interior de cada um. Assim, podero fazer uma autoavaliao para ver se rios de gua viva esto fluindo dedentro. Para a vida transformada no dia de amanh, devemos restaurar nossa f interior. Devemos ser cheios do Esprito Santo para que rios de gua viva fluam do nosso interior. Pois somente a pessoa cheia do Esprito pode transformar o futuro.

A pessoa cheia do Esprito Santo transforma o futuro

17

momento de reexo
Alimento espiritual
No ltimo e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluiro rios de gua viva. Ele estava se referindo ao Esprito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. (Joo 7.37-39a)

Reexo
Quem a pessoa do Esprito Santo? Por que Jesus disse Se algum tem sede, venha a mim e beba? O que signica dizer que do interior uiro rios de gua viva? Por que a pessoa cheia do Esprito Santo consegue ter alegria abundante e uma vida cheia de confiana?

Aplicao
O que devo fazer para que de meu interior uam rios de gua viva? Que deciso devo tomar para me tornar uma pessoa cheia do Esprito Santo que transforma o futuro?

ESPRITO SANTO QUE OPERA COmOOVENTO


A pregao acompanhada de devocional
O vento sopra onde quer. Voc o escuta, mas no pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Esprito. (Joo 3.8)

Esprito Santo que opera como o vento


Viver uma relao profunda com o Esprito Santo o fato mais importante da nossa vida espiritual. Porque, para viver uma vida vitoriosa, observando a Palavra, em um mundo cada vez mais decadente, precisamos do auxlio do Esprito Santo. Sem a ajuda do Esprito Santo, independentemente do nosso desejo, difcil enfrentar as tormentas do mundo. Quando Pedro negou o Senhor trs vezes, no estava sendo ele mesmo. Pois Jesus havia dito a Pedro anteriormente: Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, trs vezes voc me negar (Mateus 26.34). Mas Pedro foi categrico: Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei (v. 35). No entanto, independentemente de sua convico, tendo a carne fraca, Pedro acabou negando Jesus trs vezes. No somente isso, mas tambm lanou maldies e fez juramentos. Logo, assim que o galo cantou, Pedro se lembrou das palavras de Jesus e chorou amargamente: No, no pode ser! Este no sou eu! Como posso ter negado o Senhor? E acabei negando. Ah, que msero ser eu sou!. No dia de Pentecoste, porm, quando Pedro foi cheio do Esprito Santo, passou a ter uma comunho profunda com Deus e se tornou uma pessoa totalmente diferente. Quando estava diante do Sindrio recebendo diversas ameaas, Pedro disse com

20

O TERCEIRO OLHO

toda a ousadia: Julguem os senhores mesmos se justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e no a Deus (Atos 4.19). Por ter entrado numa comunho ntima com o Esprito Santo, Pedro no se dobrou diante de perseguies ou ameaas de morte, firmando-se na f como homem de Deus. No era um Pedro conivente com a injustia, que deixa de lado a verdade para satisfazer a fraqueza da carne. Pelo contrrio, para preservar e proclamar a verdade, no temeu a morte diante de si e mostrou ser uma pessoa que o mundo no pode derrotar. Assim, vemos como importante viver em profunda comunho com o Esprito Santo. Mas, para ter essa vida de intimidade com o Esprito, preciso conhec-lo muito bem. Do mesmo modo que precisamos conhecer bem uma pessoa para estabelecer um relacionamento, quando conhecemos bem a pessoa do Esprito Santo, podemos ter profunda comunho com ele, tornando-nos sua habitao em plenitude. Se observarmos Joo 3.8, Jesus compara o Esprito Santo ao vento. Isso significa que o Esprito Santo atua como o vento. Vamos entender quais propriedades do Esprito Santo Jesus comparou com o vento. Em primeiro lugar, o Esprito Santo onipresente como o vento. O vento est em qualquer lugar. Da mesma maneira, o Esprito Santo existe em todos os lugares. O vento pode no ser visvel, mas com nossos sentidos podemos ter certeza de sua existncia. Assim tambm, o Esprito Santo pode no ser visvel a nossos olhos fsicos, mas a pessoa de Deus que certamente existe em esprito. O vento est em toda parte; por isso, a no ser que nos recusemos a respirar, o ar entra naturalmente dentro de ns. Semelhantemente, uma vez que o Esprito Santo est sempre

Esprito Santo que opera comoovento

21

conosco se o reconhecermos e aceitarmos, ele entra dentro de ns e permanece em nosso interior. Assim como nosso corpo respira, nosso esprito tambm respira junto com o Esprito Santo. Analogicamente ao ar que inspiramos pelos pulmes, nosso esprito respira por meio da orao, levando-nos comunho com o Esprito Santo. Por isso, se tivermos uma vida de orao desinteressada, perdemos a condio de estarmos cheios do Esprito Santo. Se no permanecermos em atitude de orao vinte e quatro horas, o Esprito Santo no pode operar poderosamente na nossa vida. Em meu caso, percebo a ao do Esprito Santo por meio de minha voz. Quando estou cheio do Esprito Santo, seja falando, seja orando, sinto a fora de Deus em minha voz. Mas, quando o Esprito Santo no est agindo, minha voz tem as caractersticas meramente humanas. Especialmente quando oro por enfermos, se a uno do Esprito transborda, sinto que meu corpo est todo recoberto. Por exemplo, quando se entregavam as ofertas derramadas no Antigo Testamento, o leo era misturado ao trigo, isto , o trigo estava no leo e o leo estava no trigo; assim, se o Esprito Santo est em mim, tambm estou no Esprito Santo, permitindo que ele controle meus pensamentos, meus sentimentos e minha voz. Nesses momentos, vejo que a cura e os milagres ocorremmaravilhosamente. Desse modo, o Esprito Santo a pessoa de Deus que est presente em toda a extenso, operando maravilhosamente. Em segundo lugar, o Esprito Santo flexvel como o vento. O vento no fica parado num s lugar. De igual modo, o Esprito Santo age incessantemente em toda parte. Por isso, no se pode querer o Esprito Santo preso em um s lugar. Se acompanharmos a ao e a movimentao do Esprito Santo, poderemos viver uma vida em que o Esprito Santo opera.

22

O TERCEIRO OLHO

E mais: o Esprito Santo veio a este mundo para continuar a obra de Jesus Cristo, na posio de Jesus Cristo e no nome de Jesus Cristo. Por esse motivo a Bblia diz que o Esprito Santo o outro Conselheiro (cf. Joo 14.16). Jesus o primeiro Conselheiro, e o Esprito Santo o outro Conselheiro. Quando se diz outro, no grego, h dois tipos; o allos e o heteros. Allos fala de algo idntico, mas com qualidades diferentes; j heteros fala de coisas totalmente distintas. Mas o Esprito Santo allos parakletos (outro Conselheiro), pois essencialmente idntico a Jesus, mas como a pessoa de outro Conselheiro. Por essa razo, nos dias de hoje o Esprito Santo opera milagres em nome de Jesus, salvando o pecador, expulsando demnios, curando enfermos e ressuscitando mortos. Em muitas campanhas, vejo pessoas chegando em macas e saindo andando, ndulos sumindo e pessoas com cncer sendo curadas, todos milagres provenientes da obra do Esprito Santo. Eis o motivo da comparao com o vento. Contudo, como o Esprito Santo uma pessoa, se no o reconhecermos, convidando-o a entrar em nossa vida, ele no poder operar. Para que o Esprito Santo aja como o vento e opere, precisamos a todo momento reconhec-lo e convid-lo a estar em ns. Onde o Esprito Santo opera como o vento, ocorrem os prodgios de cura, bno e salvao de Jesus Cristo. Em terceiro lugar, o Esprito Santo tem autonomia como ovento. O vento se move livremente. Independentemente do desejo humano, move-se vontade. Da mesma forma, o Esprito Santo, como a terceira pessoa da Trindade, age livremente segundo a sua soberania. Isso significa que no podemos controlar o Esprito Santo segundo nossa vontade. Existem, porm, pessoas que cometem um grande erro por desejarem controlar o Esprito Santo. O Esprito Santo somente opera segundo sua prpria vontade.

Esprito Santo que opera comoovento

23

Por isso, na vida espiritual no podemos resolver as coisas nossa maneira e depois buscar a ajuda do Esprito Santo. Somente com splicas e oraes, devemos receber a orientao do Esprito Santo para ento tomar alguma atitude. No podemos ir frente do Esprito Santo. A todo momento, devemos estar logo atrs dele, acompanhando-lhe os movimentos. O Esprito Santo veio para viver conosco e ter comunho conosco; veio para nos conduzir verdade, por isso est conosco e em nosso meio. Concluso: devemos entregar totalmente nossa vontade ao Esprito Santo e receber sua orientao. Eu entrego todo o futuro da igreja nas mos de Deus e confio somente no Esprito Santo. Qualquer que seja a ordem, obedecerei ao EspritoSanto, porque para mim s existe a obrigao de obedecer ao Esprito Santo, no de ficar argumentando. O Esprito Santo est neste momento presente como o vento. Opera constantemente como o vento. No somente isso: o Esprito Santo tem toda a soberania de Deus para cumprir sua vontade. Ento, para nossos passos futuros, devemos consultar o Esprito Santo que opera como o vento. Teremos uma vida vitoriosa quando conhecermos as propriedades do Esprito Santo, andarmos com ele e seguirmos seus pensamentos dia aps dia.

24

O TERCEIRO OLHO

momento de reexo
Alimento espiritual
O vento sopra onde quer. Voc o escuta, mas no pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Esprito. (Joo 3.8)

Reexo
Quais so as propriedades do Esprito Santo? Por que o Esprito Santo foi comparado ao vento? Que tipo de pessoa aquela que nasceu do Esprito?

Aplicao
O que devo fazer para ter comunho com o Esprito Santo que opera como o vento? Que deciso devo tomar para me tornar uma pessoa vitoriosa que anda com o Esprito Santo?

Potrebbero piacerti anche