Sei sulla pagina 1di 5

DIREITO PREVIDENCIRIO CADERNO DE RPPS INCLUINDO BENEFCIOS 1 - Q204033

( Prova: FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas / Direito Previdencirio / Regime Prprio de Previdencia Social (RPPS); )

De acordo com a Lei Estadual no 11.357, de 06 de janeiro de 2009, do Estado da Bahia, INCORRETO afirmar que permanece filiado ao RPPS - Regime Prprio da Previdncia Social, na qualidade de segurado, o servidor ativo titular de cargo efetivo que estiver
y

a) cedido, com nus ou sem nus para o cessionrio, a rgo ou entidade da Administrao direta e indireta do prprio ou outro ente federativo. b) afastado ou licenciado, temporariamente, do cargo efetivo, sem recebimento de subsdio ou remunerao do Estado, observado o disposto no artigo 80 da prpria lei estadual. c) investido em mandato eletivo federal, estadual, distrital ou municipal. d) no exerccio de cargos de provimento definitivo nos rgos e entidades dos Poderes do Estado. e) em disponibilidade remunerada, nos termos do 3o , do artigo 41, da Constituio Federal.

y y

2 - Q202496

( Prova: FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador / Direito Previdencirio / Contagem recproca de tempo de contribuio; )

Considerando a contagem recproca de tempo de servio, correto afirmar:


y

a) O tempo de contribuio ou de servio ser contado de acordo com a legislao pertinente, considerando entre outras normas, a admisso da contagem em dobro, em situaes especiais. b) A aposentadoria por tempo de servio, com contagem de tempo, ser concedida ao segurado do sexo feminino a partir de 30 (trinta) anos completos de servio, e, ao segurado do sexo masculino, a partir de 25 (vinte e cinco) anos completos de servio, ressalvadas as hipteses de reduo previstas em lei. c) Quando a soma dos tempos de servio ultrapassar 25 (vinte e cinco) anos, se do sexo feminino, e 30 (trinta) anos, se do sexo masculino, o excesso no ser considerado para qualquer efeito. d) O benefcio resultante de contagem de tempo de servio ser concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requer-lo, e

calculado na forma da legislao anterior, considerando o direito adquirido do beneficirio.


y

e) Para efeito dos benefcios previstos no Regime Geral de Previdncia Social ou no servio pblico assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na atividade privada, rural e urbana, e do tempo de contribuio ou de servio na administrao pblica, hiptese em que os diferentes sistemas de previdncia social se compensaro financeiramente.

3 - Q60717

( Prova: FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador / Direito Previdencirio / Regime Prpio; Aposentadoria; )

A aposentadoria voluntria dos segurados do Regime Prprio de Previdncia do Amazonas devida a partir
y y y y y

a) da data da assinatura do ato pela autoridade competente. b) da publicao do ato de concesso no Dirio Oficial do Estado. c) da data de requerimento do servidor. d) do ms subsequente ao requerimento do servidor. e) do ms subsequente publicao do ato no Dirio Oficial do Estado.

4 - Q60715

( Prova: FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador / Direito Previdencirio / Regime Prpio; )

A contribuio dos beneficirios do Regime Prprio de Previdncia do Amazonas


y y y y

a) incide sobre o valor do abono de permanncia. b) de 13% sobre o total bruto da remunerao ou do provento. c) de 14% sobre o total bruto da remunerao ou do provento. d) corresponde ao dobro da contribuio paga pelo Estado ao Regime Prprio de Previdncia do Amazonas. e) de 11% sobre a remunerao, subsdios, proventos, ou benefcios pagos diretamente pelo Estado ou pelo Regime Prprio de Previdncia do Amazonas.

5 - Q60161

( Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Direito / Direito Previdencirio / Regime Prpio; )

Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. Os servidores do sexo masculino com sessenta anos de idade e trinta e cinco anos de contribuio, abrangidos por este regime de previdncia sero aposentados
y

a) voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de cinco anos de efetivo exerccio no servio pblico e no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. b) compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. c) compulsoriamente, com proventos integrais relacionados na Constituio Federal brasileira. d) voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. e) voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria.

y y

6 - Q46549
Prpio; )

( Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador de Estado / Direito Previdencirio / Regime

A respeito do regime prprio de previdncia dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, correto afirmar:
y

a) Possui carter contributivo, devendo observar critrios que preservem seu equilbrio financeiro e atuarial, e, no que couber, os requisitos e critrios fixados para o Regime Geral de Previdncia Social. b) Aplica-se aos titulares de cargo efetivo, cargo em comisso e temporrio, mas no aos ocupantes de empregos pblicos, estes integrantes do Regime Geral de Previdncia Social. c) Aplica-se exclusivamente aos titulares de cargo efetivo, sendo vedada a esses a participao em regime de natureza complementar. d) Permite que os entes federados, no exerccio de sua autonomia, fixem critrios prprios para criao e concesso de benefcios. e) No possui carter contributivo, tendo os benefcios correspondentes natureza tipicamente administrativa e no previdenciria.

7 - Q43066

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Regimes de Previdncia Social; Regime Prpio; )

Joo exercia a funo de professor, com ingresso regular na carreira do magistrio, em 15 de dezembro de 1988, quando da publicao da Emenda Constitucional no 20. Nesse caso, o tempo de exerccio da profisso at a data da promulgao da Emenda, para concesso de aposentadoria de Joo pelo regime do RPPS/SE, ter um acrscimo na contagem do perodo respectivo de
y y y y y

a) 20,0%. b) 17,0%. c) 13,0%. d) 5,0%. e) 3,5%.

GABARITOS: 1-D 2-E 3-B 4-E 5-E 6-A 7-b

Potrebbero piacerti anche