Sei sulla pagina 1di 12

CIRCUITOS COM DODOS

Trabalho Prtico de Laboratrio N 2 Guia Laboratorial

1. Introduo
Para alm dos dodos serem utilizados para realizar a funo de rectificao de tenses sinusoidais, so utilizados em muitos outros circuitos, nomeadamente circuitos limitadores e estabilizadores de tenso. Nas figuras seguintes indicam-se alguns exemplos. VR1 R vi D1 D2 vo VR2 Ri
a) b) Fig. 1 Circuitos limitadores de tenso: a) com dodos normais; b) com dodos de Zener.
circuito a proteger

R vi
DZ1 DZ2

vo

Na Fig. 1a) os dodos normais funcionam como limitadores da tenso vO. Uma anlise simples ao circuito permite verificar que a tenso vO est limitada inferiormente tenso VR2 VDO e superiormente tenso VR1+VDO. Existem circuitos que podem ser destrudos por sobretenses nas suas entradas. Nestes casos necessrio proteger esses circuitos, sendo o esquema representado na Fig. 1 um exemplo possvel de proteco, bastando para tal escolher adequadamente os valores das tenses VR1 e VR2. Note-se que a resistncia R necessria para limitar a corrente mxima dos dodos, mas deve ser muito menor que a resistncia (ou impedncia) de entrada do circuito protegido, de forma a no haver uma queda (diviso) de tenso aprecivel na entrada deste. Na Fig. 1b) apresenta-se um circuito equivalente ao anterior em termos funcionais. Neste caso utilizam-se 2 dodos de Zener com tenses de Zener VZO1 e VZO2. Atendendo curva caracterstica I-V de um dodo de Zener, pode-se concluir que quando um dos dodos funciona
Electrnica I DEEC/FCTUC Pg. 1/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Guia Laboratorial

na regio de Zener, o outro funciona como um dodo normal polarizado directamente, e viceversa. Desta forma, a tenso vO fica limitada inferiormente tenso VZO1VDO e superiormente tenso VZO2+VDO. Alm disso, os dodos s conduzem quando a tenso vi ultrapassa os limites definidos, caso contrrio os dodos no conduzem. Na Fig. 3 apresenta-se um circuito de clipping. Desprezando a tenso VDO, pode-se dizer que a tenso de sada vO segue a tenso de entrada vi apenas quando vi > VR; caso contrrio, vO=VR.

Fig. 3 Circuito de clipping.

Na Fig. 4 apresenta-se um circuito para alimentar um dado aparelho com duas fontes de tenso contnua alternativas: V1 (dependente da rede elctrica) ou V2.(bateria ou pilha). A resistncia de entrada do aparelho vale RL. Quando a tenso V1 falha (devido, por exemplo, a uma falha de tenso na rede elctrica), a tenso V2 alimenta o circuito, embora com uma tenso ligeiramente menor, pois V2 ter que ser menor do que V1, caso contrrio os papis dessas fontes de tenso seriam invertidos. O dodo D1 serve para evitar que circule uma corrente para a fonte V1, quando esta no est operacional. O dodo D2 serve para evitar que a bateria V2 seja carregada em funcionamento normal.

Fig. 4 Circuito de alimentao com duas fontes de tenso alternativas.

Na fig. 5 apresenta-se um circuito rectificador de meia onda com filtragem, seguido de um regulador de tenso baseado num dodo de Zener. Esta montagem ser estudada neste trabalho.
Electrnica I DEEC/FCTUC Pg. 2/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Guia Laboratorial

Este circuito regulador de tenso funciona correctamente, desde que a tenso v1 aos terminais do condensador seja sempre superior tenso de Zener VZO do dodo de Zener. Verificada esta condio, o dodo de Zener estar polarizado com uma corrente e apresentar aos seus terminais uma tenso muito prxima da tenso de Zener (v2 = VZO). Todavia, ligando uma carga RL sada do circuito, a corrente fornecida pelo conjunto rectificador-filtro ter de ser suficiente para alimentar a carga e polarizar o dodo de Zener, pois s assim se garante que v2 =VZO.

Fig. 5 Fonte de tenso com rectificador, filtro e regulador de tenso baseado num dodo de Zener.

A primeira parte do trabalho que se segue tem por objectivo visualizar a curva caracterstica I-V (corrente-tenso) de dodos de diversos tipos, bem como determinar o sinal do coeficiente de temperatura da tenso VDO dos dodos. Para os dodos de Zener ser tambm determinado o sinal do coeficiente de temperatura da tenso de Zener VZO. No sentido de evitar eventuais confuses relacionadas com o significado da grandeza VZO, convm dizer que deste ponto em diante se deve assumir que VZO representa o mdulo da tenso entre o nodo e o ctodo do dodo de Zener para a qual este entra na regio de Zener. O coeficiente de temperatura de uma grandeza , por definio, a taxa de variao com a temperatura, ou a derivada parcial em ordem temperatura, dessa grandeza . Por exemplo, se a grandeza em causa for a tenso limiar de conduo de um dodo VDO o seu coeficiente de temperatura pode ser determinado pela Equao 1, e tem dimenses V/C.

coef .temp. =

VDO (T2 ) VDO (T1 ) VDO T2 T1 T

(1)

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 3/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Guia Laboratorial

2. Procedimentos experimentais
I. Monte o circuito da Fig. 6, utilizando o dodo 1N4001, uma resistncia R=1k e o transformador existente na sua bancada. Este dever apresentar uma tenso eficaz no secundrio Vs / 2 entre 7V e 12V, dependendo da bancada. A visualizao da curva caracterstica I-V de um dodo pode ser feita utilizando um osciloscpio em modo X-Y. O sinal medido no canal X (abcissas) deve ser proporcional tenso aos terminais do dodo. O sinal medido no canal Y (ordenadas) deve ser proporcional sua corrente. Como a corrente iD do dodo no pode ser fornecida directamente ao osciloscpio, devido sua elevada impedncia de entrada, vai-se fazer passar essa corrente atravs de uma resistncia R, aplicando ao osciloscpio a tenso vR aos seus terminais.

Fig. 6 Montagem 1: visualizao da caracterstica I-V de um dodo.

a) Coloque o osciloscpio em modo X-Y e visualize a curva caracterstica do dodo. Registe a curva na ficha de respostas. Continuando a observar a curva caracterstica, aperte o dodo entre os seus dedos durante cerca de 1 minuto e observe o comportamento do dodo. Coloque a amplificao do osciloscpio em 0,1 V/Div nos dois canais para verificar melhor esse comportamento. Registe noutro quadro da ficha de respostas a curva visualizada no fim do procedimento anterior. Em face dos resultados obtidos, diga se o coeficiente de temperatura do parmetro VDO do dodo positivo ou negativo.
Nota: Dada a necessidade de se utilizar o n entre o dodo e a resistncia como referncia para os dois canais do osciloscpio, o canal 2 do osciloscpio vai medir a tenso vR. Para observar correctamente a curva caracterstica, inverta o canal 2 (boto INV). Antes de registar as curvas, no se esquea de ajustar os offsets (nveis GND) dos dois canais, de forma a fazer coincidir o ponto (0, 0) com o centro do quadro.

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 4/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Guia Laboratorial

b) Substitua agora o dodo 1N4001 por um LED (light emitting diode) vermelho ou verde e visualize a sua curva caracterstica. Registe a curva na ficha de respostas. c) Repita a alnea b) para os dois dodos de Zener disponveis (3,3V e 6,2V). II. Considere o circuito da Fig. 7, em que se utiliza o mesmo transformador da montagem anterior. Monte apenas o dodo D1 e o condensador C, deixando o resto do circuito para uma fase posterior.

Fig. 7 Montagem 2: regulador de tenso baseado num dodo de Zener.

a) Ligue o circuito e observe que v1 no tem ripple. Comente este facto. Mea o valor mdio de v1 (V1). b) Tomando como ponto de partida o valor V1 calculado anteriormente, e admitindo que este no varia com a ligao de DZ e RL, calcule o valor da resistncia R que garante uma corrente iR com um valor mdio de 5 mA. Escolha e pea ao docente uma resistncia disponvel no laboratrio o mais prxima possvel de R. c) Monte agora o resto do circuito, deixando para j o interruptor S aberto. Verifique se o valor mdio da tenso v2 (V2) vale aproximadamente 5,6V. Utilizando acoplamento AC, visualize no osciloscpio e registe num mesmo quadro o ripple de v1 e v2. Mea o ripple de ambos os sinais. d) Feche o interruptor S, depois de montar no circuito uma carga RL de 10K. Utilizando acoplamento AC, visualize no osciloscpio e registe num mesmo quadro o ripple de v1 e v2. Mea o ripple de ambos os sinais. e) Mude o valor de RL para 1K e repita as medies efectuadas em d). Comente as diferenas observadas entre os resultados obtidos em d) e em e).

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 5/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Guia Laboratorial

f) Como verificou, a qualidade da regulao proporcionada pelo dodo DZ depende da corrente absorvida por RL. Utilizando variveis para representar as grandezas elctricas do circuito, e admitindo um RL.max, obtenha: i) Uma equao matemtica para o valor Rmin que garante a mxima regulao possvel, sem pr em perigo DZ; ii) Uma equao matemtica que lhe permita determinar nas condies anteriores qual o valor RL.min acima do qual DZ consegue regular a tenso na carga.
Nota: Utilize as variveis R, VZ e RL (mximo e mnimo), bem como: V1 valor mdio de v1; V2 valor mdio de v2, tal que V2VZ; IZ.min corrente mnima necessria para polarizar DZ; IZ.max corrente mxima admissvel para DZ.

g) Admita IZ.min=500 A. i) Utilize as equaes obtidas em f) para tentar justificar o comportamento do circuito observado em d) e e); ii) Aproveite tambm para projectar alteraes ao circuito, de forma a garantir uma melhor regulao da tenso para RL=1K (IZ.max=20 mA).

2.1 Observaes sobre as montagens a realizar durante a experincia


a) Um erro na polaridade de um condensador electroltico resulta geralmente na sua destruio e, muitas vezes, na sua exploso. Quando ocorre a exploso, os fragmentos so projectados para cima e so libertados gases txicos. portanto necessrio muito cuidado com a sua ligao nos circuitos, sendo aconselhvel manter os olhos afastados do topo dos mesmos. b) Deve-se ter cuidado ao ligar as pontas dos osciloscpios para evitar fazer curto-circuitos atravs da massa do osciloscpio. A referncia dos dois canais do osciloscpio a mesma: a massa do osciloscpio.

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 6/6

CIRCUITOS COM DODOS


Trabalho Prtico de Laboratrio N 2 Ficha de Resultados
Turma:______ Grupo: _____

Nomes: _____________________________________________

2. Procedimentos experimentais
I. Visualizao da caracterstica I-V de diversos dodos. a) Curva caracterstica do dodo 1N4001 antes e depois de o aquecer.

Antes de aquecer X:_________ V/DIV Y: _________ V/DIV

Depois de aquecer X: _________ V/DIV Y:_________ V/DIV

O Coeficiente de Temperatura de VDO _______________ .

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 1/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Ficha de Resultados

b) Curva caracterstica do LED verde/vermelho.

X:

_________ V/DIV

Y: _________ V/DIV

c) Curvas caractersticas dos dodos de Zener de 3,3V e de 6,2V.

X:_________ V/DIV

Y: _________ V/DIV

X: _________ V/DIV

Y:_________ V/DIV

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 2/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Ficha de Resultados

II. Regulador de tenso baseado num dodo de Zener. a) Observao do sinal v1, antes de se ligar o regulador Zener. Comentrio sobre a ausncia de ripple. Medio do valor mdio de v1 (V1).

V1 = ________ V

b) Clculo do valor da resistncia R que garante uma corrente iR com um valor mdio de 5 mA. Seleco de um valor de R normalizado, o mais prximo possvel do valor calculado.
Nota: Anote em baixo o valor de R normalizado que ir utilizar deste ponto em diante.

R = ________

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 3/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Ficha de Resultados

c) Visualizao e registo da forma de onda do ripple de v1 e v2. Medio do ripple de v1 e v2.

v1.AC: _________ V/DIV

v2.AC: _________V/DIV

Base de Tempo: _______ s/DIV

v1.ripple = ________ (V)

v2.ripple = ________ (V)

d) Fecho do interruptor S com RL=10K. Visualizao e registo da forma de onda do ripple de v1 e v2. Medio do ripple de v1 e v2.

v1.AC: _________ V/DIV

v2.AC: _________V/DIV

Base de Tempo: _______ s/DIV

v1.ripple = ________ (V)

v2.ripple = ________ (V)

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 4/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Ficha de Resultados

e) Fecho do interruptor S com RL=1K. Visualizao e registo da forma de onda do ripple de v1 e v2. Medio do ripple de v1 e v2. Comentrio sobre as diferenas observadas entre os resultados obtidos em d) e em e).

v1.AC: _________ V/DIV

v2.AC: _________V/DIV

Base de Tempo: _______ s/DIV

v1.ripple = ________ (V)

v2.ripple = ________ (V)

f) i) Obteno de uma equao matemtica para o valor Rmin que garante a mxima regulao possvel, sem pr em perigo DZ.

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 5/6

TPL2 Circuitos com Dodos

Ficha de Resultados

f) ii) Obteno de uma equao matemtica que lhe permita determinar nas condies anteriores qual o valor RL.min acima do qual DZ consegue regular a tenso na carga.

g) i) Justificao do comportamento do circuito observado em d) e e) (IZ.min=500 A).

g) ii) Projecto de alteraes ao circuito, de forma a garantir uma melhor regulao da tenso para RL=1K (IZ.max=20 mA).

Data de realizao do trabalho: ______ / _____ / ________

Assinaturas dos elementos do grupo: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

Electrnica I

DEEC/FCTUC

Pg. 6/6

Potrebbero piacerti anche