Sei sulla pagina 1di 7

PLSTICO

DEFINIO:
Os plsticos so materiais orgnicos polimricos sintticos, de constituio macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformvel mediante o emprego de calor e presso, e que serve de matria-prima para a fabricao de uma infinidade de objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas,sapato s.

UM POUCO DE HISTRIA
Aps tomar conhecimento de uma substncia chamada nitrato de celulose ("descoberta" em 1845, em Basileia, Sua, por C. F. Schnbein), Alexander Parkes desenvolveu um novo material que poderia ser usado em estado slido, plstico ou fludo, por vezes duro como marfim, opaco, flexvel, impermevel, durvel e colorvel, que podia ser usado em utenslios e ferramentas, que se viria a designar por Parkesine(Parquesina) (com patente registada em 1861). Parkes tido como o criador do plstico. No entanto foi John Wesley Hyatt o verdadeiro impulsionador da introduo deste novo produto no mercado, quando em 1869, se props encontrar um substituto do marfim das bolas de bilhar. Em 1909 Leo Hendrik Baekeland concebeu uma resina plstica pelo processo de condensao, que seria o primeiro plstico completamente artificial, batizado em sua homenagem com o nome de Baquelita. Com base nos estudos de seus precursores at ento, Hernan Staudinger, um do pioneiros no estudo dos polmeros artificiais, abriu caminho para o seu desenvolvimento, a partir do reconhecimento de que estes so constitudos por molculas gigantes de milhares de tomos unidos por ligaes covalentes, as quais apelidou de macromolculas. Sendo assim o plstico um tipo de polmero.

PRINCIPAL OBTENO DO MATERIAL PLSTICO


A matria-prima dos plsticos geralmente o petrleo. Este formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possurem diferentes temperaturas de ebulio, possvel separ-los atravs de um processo conhecido como destilao.

A frao nafta fornecida para as centrais qumicas, onde passa por uma srie de processos, dando origem aos principais monmeros, como, por exemplo, a creolina. So divididos em dois grupos, de acordo com as suas caractersticas de fuso ou derretimento: termoplsticos e termorrgidos. Propriedades Mais leves que metais ou cermica. Ex: PE 3 vezes mais leve que o alumnio e 8 vezes mais leve que o ao. Alta flexibilidade, varivel ao longo de faixa bastante ampla, conforme o tipo de polmero e os aditivos usados na sua formulao; Alta resistncia ao impacto. Tal propriedade, associada transparncia, permite substituio do vidro em vrias aplicaes. Ex.: lentes de culos (em acrlico ou policarbonato), faris de automveis (policarbonato), janelas de trens (policarbonato); Baixas Temperaturas de Processamento Baixa Condutividade Eltrica . Baixa Condutividade Trmica . Maior Resistncia a Corroso . Porosidade intra-molecular . Reciclabilidade Alguns polmeros, como termorrgidos e borrachas, no podem ser reciclados de forma direta: no h como refund-los ou depolimeriz-los.

OS POLMEROS

Polmeros so materiais compostos por macromolculas. Essas macromolculas so cadeias compostas pela repetio de uma unidade bsica, chamada mero. Da o nome: poli (muitos) + mero. Os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termorrgidos (termofixos) e elastmeros (borrachas). Termoplsticos: So os chamados plsticos, constituindo a maior parte dos polmeros comerciais.

A principal caracterstica desses polmeros poder ser fundido diversas vezes. Dependendo do tipo do plstico, tambm podem dissolver-se em vrios solventes. Logo, sua reciclagem possvel. Exemplos: polietileno (PE), polipropileno (PP), poli(tereftalato de etileno) (PET), policarbonato (PC), poliestireno (PS), poli(cloreto de vinila) (PVC), poli(metilmetacrilato) (PMMA)... Termorrgidos (Termofixos): So rgidos e frgeis, sendo muito estveis a variaes de temperatura. Uma vez prontos, no mais se fundem. O aquecimento do polmero acabado a altas temperaturas promove decomposio do material antes de sua fuso. Logo, sua reciclagem complicada. Exemplos: baquelite, usada em tomadas e no embutimento de amostras metalogrficas; polister usado em carrocerias, caixas d'gua, piscinas, etc., na forma de plstico reforado (fiberglass). Elastmeros (Borrachas): Classe intermediria entre os termoplsticos e os termorrgidos: no so fusveis, mas apresentam alta elasticidade, no sendo rgidos como os termofixos;Reciclagem complicada pela incapacidade de fuso, de forma anloga aos termorrgidos. Exemplos: pneus, vedaes, mangueiras de borracha.

ALGUNS POLMEROS IMPORTANTES


. Polietileno (PE)

Etileno (designao antiga do eteno): Principais propriedades: o Baixo custo, Elevada resistncia qumica e a solventes, Baixo coeficiente de atrito, Macio e flexvel, Fcil processamento, Excelentes propriedades isolantes, o Baixa permeabilidade gua, Atxico, Inodoro. Tipos: o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) o Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL) o Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (PEUAPM)

. Polipropileno (PP)

Propileno (designao antiga do propeno): Propriedades muito semelhantes s do PE, mas com ponto de amolecimento mais elevado. Principais propriedades: Baixo custo, Elevada resistncia qumica e a solventes, Fcil moldagem, Fcil colorao, Alta resistncia fratura por flexo ou fadiga, Boa resistncia ao impacto acima de 15oC, Boa estabilidade trmica, Maior sensibilidade luz UV e agentes de oxidao, sofrendo degradao com maior facilidade.

. Poliestireno (PS)

Estireno: Termoplstico duro e quebradio, com transparncia cristalina. Principais propriedades: o Fcil processamento, Fcil colorao, Baixo custo, Elevada resistncia a cidos e lcalis, Semelhante ao vidro, Baixa densidade e absoro de umidade, Baixa resistncia a solventes orgnicos, calor e intempries. H quatro tipos bsicos: o PS cristal o PS resistente ao calor o PS de alto impacto o PS expandido

. Poli(cloreto de vinila) (PVC)

Principais propriedades: Baixo custo, Elevada resistncia a chama, pela presena do cloro; Processamento demanda um pouco de cuidado.

Restries: o O monmero um potente cancergeno; deve haver controle do teor residual que permanece no polmero, particularmente em aplicaes em que o polmero vai entrar em contato com alimentos. o Plastificantes (aditivo usado para tornar o polmero mais flexvel) a base de ftalatos tambm so considerados

cancergenos. O Greenpeace vem promovendo ampla campanha para banir o uso do PVC que contenha esse aditivo, particularmente em brinquedos e produtos que ve-nham a entrar em contato com alimentos. H quatro tipos bsicos: o PVC rgido, isento de plastificantes. Duro e tenaz, com excelentes propriedades trmicas e eltricas. Resistente corroso, oxidao e intempries. Usado na fabricao de tubos, carcaas de utenslios domsticos e baterias. o PVC flexvel ou plastificado, que contm de 20 a 100 partes de plastificante por 100 de polmero. Usado no revestimento de fios e cabos eltricos, composies de tintas (ltex vinlico), cortinas de banheiros, encerados de caminho (sanduche filme de PVC + malha de polister + filme de PVC), etc. o PVC transparente, isento de cargas. o PVC celular ou expandido.

H tambm os chamados plsticos de engenharia, que so resinas que apresentam propriedades superiores s chamadas resinas commodities. Seu preo, porm, bem mais elevado. Seriam os equivalentes aos aos-liga da siderurgia. A seguir esto listados os mais comuns. . Poli(tereftalato de etileno)

Plstico da famlia do polister. Mero: cido tereftlico ou tereftalato de dimetila e glicol etilnico.

Principais propriedades: o Boa resistncia mecnica trmica e qumica; o Boas propriedades de barreira: absoro de oxignio de 10 a 20 vezes menor que nos plsticos commodities; o Fcil reciclabilidade. Aplicaes: o Como garrafas para bebidas carbonatadas, leos vegetais, produtos de limpeza, etc.; o Na forma de fibras, sob marcas Tergal (ICI) ou Dracon (Du Pont), apresentam excelente resistncia mecnica e ao amassamento, bem como lavagem e secagem rpida; o Na forma de pelculas transparentes e altamente resistentes, sob marca Mylar , mas algo caras. So

usadas em aplicaes nobres: isolamento de capacitores, pelculas cinematogrficas, fitas magnticas, filmes e placas para radiografia; Resina para moldagem com reforo de 30% de fibra de vidro, sob marca Rynite (Du Pont), usada na fabricao de carcaas de bombas, carburadores, componentes eltricos de carros, etc.

. Policarbonato

Plstico da famlia dos polisteres aromticos.

Principais propriedades: o Excelente resistncia ao impacto; o Excelente transparncia: 96%; o Boa estabilidade dimensional e trmica; o Resistente aos raios ultravioleta; o Boa usinabilidade; o Alta temperatura de deflexo; o Boas caractersticas de isolamento eltrico. Aplicaes: o Compact-Discs (CDs); o Janelas de segurana (por exemplo, em trens de subrbio); o culos de segurana; o Carcaas para ferramentas eltricas, computadores, copiadoras, impressoras... o Bandejas, jarros de gua, tigelas, frascos... o Escudos de polcia anti-choque; o Aqurios; o Garrafas retornveis.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO USO DO PLSTICO


Deteriorao por ao trmica e ambiental Inflamabilidade Baixa resistncia ao impacto Deformao permanente elevada Dificuldade de adeso da partcula de tinta Facilidade de manchas permanentes Baixa estabilidade dimensional

Potrebbero piacerti anche