Sei sulla pagina 1di 2

Carta aos Romanos

Esta Comunidade no foi fundada por Paulo. Tcito, conhecido historiador romano, diz que no tempo de Nero (ano 64) havia uma multido de cristos na cidade. Segundo Jernimo, a comunidade crist de Roma foi fundada por Pedro, todavia, a maioria dos testemunhos, afirma que Pedro teria vindo para a cidade pouco antes de seu martrio. Deve-se tambm aqui assinalar a presena de judeus em Roma, como v-se em At 2, 10: alguns de ns vieram de Roma.

Descobertas arqueolgicas chegaram a apontar a existncia de at treze sinagogas na cidade. Contudo, alm dos judeus, muitas outras religies tambm estavam a, diga-se de passagem que o Monte Aventino era o lugar dos templos da religies existentes no Imprio. Paulo tinha o anelo de visitar Roma, tratava-se de um propsito antigo, alis por causa destes planos que escreve esta Carta, pois Paulo desejava se dirigir Espanha passando por Roma. Por esta razo ele escreve Comunidade Crist presente em Roma para preparar sua estadia. Quanto ao ano, estamos por volta de 57-58, se quiser se aprofundar leia Rm 15, 14-33. Vale a pena assinalar o Endereamento de Paulo nesta Carta, que quebra um pouco o costume: Desta vez, o Endereamento e a Saudao so mais longos e mais solenes que nas outras cartas, e desta vez, somente ele mesmo aparece como emissrio! Logo no incio j h temas relevantes para a compreenso desta Carta, a saber: 1. O que Paulo diz de si mesmo? Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus (1,1)

2. O que Paulo diz sobre o Evangelho? que por Deus foi prometido atravs dos seus profetas nas Santas Escrituras. 3 Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi (1, 2-3).

3. O que Paulo diz de Jesus Cristo? Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi, 4 e, segundo o Esprito Santo, foi constitudo Filho de Deus com poder, atravs da ressurreio dos mortos: Jesus Cristo nosso Senhor. 5 Atravs de Jesus, recebemos a graa de ser apstolo, a fim de conduzir todos os povos pagos

obedincia da f, para a glria do seu nome. 6 Entre eles, esto tambm vocs, chamados por Jesus Cristo. (1, 3-5).

4. O que Paulo diz dos cristos de Roma? Entre eles, esto tambm vocs, chamados por Jesus Cristo. Escrevo a todos vocs que esto em Roma e que so amados por Deus e chamados santidade. Que a graa e a paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocs. (1, 6-7).

O tema de partida desta Carta de Paulo a acusao que ele faz a todas pessoas de serem injustas diante de Deus, todos, sem escapatria! A humanidade inteira jaz sob a condio do pecado e a resposta de Deus humanidade a Justificao em Jesus Cristo. Paulo diz que o judeu no justo diante de Deus porque tendo a Lei, no a vive! Os gregos e pagos em geral, poderiam alegar inocncia pois no receberam a Lei, e como praticariam o que no conhecem? Mas tambm de nada vale tal argumentao, posto que pela razo natural, ao observar a criao, sua beleza, sua lgica, deveriam render graas ao Criador! (Este tema est compreendido nestas partes da Carta: 1, 18 at o cap. 4, 25). Ou seja, o argumento de Paulo inteligente, pois para ele, Deus encerrou toda a humanidade na situao de desobedincia; os judeus foram no passado obedientes, e ns, os pagos, ramos os desobedientes, agora porm, os pagos que aderem a Cristo, tornam-se obedientes diante de Deus, e os judeus que no O aceitam, tornam-se os desobedientes! Ou seja, assim sendo, todos precisam da misericrdia de Deus! A humanidade inteira! mister tambm recordar de que um dos textos mais importantes sobre o Batismo, encontra-se nesta Carta (6, 1-11). Onde Paulo nos ensina que o Batismo nossa participao na morte do Cristo (v.3), nos solidarizamos e morremos com Cristo, para ressuscitarmos com Ele!

Potrebbero piacerti anche