Sei sulla pagina 1di 91

Introduo ao 45 Livro Bblico: aos Romanos

Livro das Escrituras Grego Crists, escrito pelo apstolo Paulo aos cristos em Roma. Jamais se questionou seriamente que Paulo tenha sido seu escritor, e a autenticidade deste livro, como parte do cnon sagrado, quase universalmente reconhecida pelos peritos bblicos, excetuando-se alguns que no conseguiram enquadr-lo em suas prprias crenas doutrinais. Na realidade, a carta se harmoniza plenamente com o restante das Escrituras inspiradas. De fato, Paulo cita de modo profuso as Escrituras Hebraicas e faz numerosas referncias a elas, de modo que se pode dizer que essa carta baseia-se mui solidamente nas Escrituras Hebraicas e nos ensinos de Cristo.

Tempo e Local da Escrita


Esta carta foi escrita por volta de 56 d.C., de Corinto. Trcio evidentemente foi o secretrio de Paulo, e escreveu o que Paulo ditou (16:22). possvel que a portadora da carta tenha sido Febe, que morava em Cencria, a cidade porturia de Corinto, cerca de 11 km dali (16:1). Paulo ainda no havia estado em Roma, como fica evidente em suas observaes no captulo 1, versculos de 9 a 15. A evidncia tambm indica que Pedro jamais esteve ali.

O Estabelecimento da Igreja de Roma


A Igreja talvez tenha sido estabelecida por alguns dos judeus e proslitos de Roma que estiveram em Jerusalm no dia de Pentecostes de 33 d.C., testemunharam o derramamento miraculoso do Esprito Santo e ouviram o discurso de Pedro e de outros cristos ali reunidos (At 2). Ou outros que se converteram ao cristianismo mais tarde talvez tenham levado a Roma as boas novas sobre o Cristo, pois, visto que esta grande cidade era o centro do Imprio Romano, muitos se mudaram para l com o tempo, e eram muitos os viajantes e comerciantes que a visitavam. Paulo envia respeitosos cumprimentos a Andrnico e Jnias, seus parentes e companheiros de cativeiro, homens notveis entre os apstolos, que estavam no servio de Cristo a mais tempo do que Paulo. bem possvel que esses homens tenham tido parte no estabelecimento da Igreja crist em Roma (Rm 16:7). Na poca em que Paulo escreveu, a Igreja evidentemente j existia por algum tempo, e era bastante ativa, a ponto de sua f ser comentada em todo o mundo (1:8).

Objetivo da Carta
Fica claro, pela leitura da carta, que ela foi escrita a uma Igreja crist composta tanto de judeus como de gentios. Havia muitos judeus em Roma naquela poca; eles retornaram depois da morte do Imperador Cludio, que os banira de l algum tempo antes. Embora Paulo no tivesse estado em Roma, para sentir pessoalmente os problemas que aquela Igreja enfrentava, possvel que tenha sido informado da condio e dos assuntos da Igreja por seus bons amigos e colaboradores, Priscila e quila, e possivelmente tambm por outros a quem Paulo encontrara. Seus cumprimentos no captulo 16 indicam que conhecia pessoalmente um bom nmero de membros daquela Igreja. Em suas cartas, Paulo atacava problemas especficos e lidava com questes que considerava muito vitais para aqueles a quem escrevia. Quanto oposio judaica, Paulo j

havia escrito s congregaes da Galcia, refutando-a, mas essa carta tratava mais especificamente dos esforos feitos pelos judeus que professavam o cristianismo, mas que eram judaizantes e insistiam que os conversos gentios fossem circuncidados e que em outros sentidos se exigisse deles observarem certos regulamentos da Lei mosaica. Na Igreja romana no parecia haver um esforo srio neste sentido, mas, pelo que parece, havia inveja e sentimentos de superioridade da parte tanto dos judeus como dos gentios. A carta, portanto, no era uma simples carta geral, escrita Igreja romana, sem nenhum objetivo especfico, como alguns supem, mas tratava, evidentemente, das coisas de que eles precisavam, nas circunstncias existentes. A Igreja romana conseguiria captar o pleno significado e a plena fora do conselho do apstolo, pois sem dvida enfrentava exatamente os problemas de que ele, Paulo, estava tratando. bvio que o objetivo dele era solucionar as diferenas de ponto de vista existentes entre os cristos judeus e os cristos gentios e conduzi-los em direo completa unio, como um s homem, em Cristo Jesus. No entanto, ao escrever da maneira como o fez, Paulo ilumina e enriquece nossa mente no conhecimento de Deus e exalta a justia e a graa de Deus, bem como a posio de Cristo com respeito Igreja crist e a toda a humanidade.

Fervor e Calor Humano


Comentando a autenticidade da carta aos romanos, o Dr. William Paley, perito bblico, ingls, disse: Num genuno escrito de S. Paulo a genunos conversos, isto o que a ansiedade de convenc-los da sua crena naturalmente produziria; mas h um fervor e uma personalidade, se posso chamar isto assim, no estilo, que uma fria falsificao, creio eu, nunca teria ideado nem suportado (Hor Paulin, 1790, p. 50). Paulo delineou a posio dos judeus de forma muito clara e direta e mostrou que judeus e gentios acham-se no mesmo nvel perante Deus. Isto exigiu que ele dissesse algumas coisas que os judeus talvez considerassem ofensivas. Mas o amor de Paulo por seus concidados e seu calor humano para com eles foram demonstrados na delicadeza com que tratou destes assuntos. Quando dizia coisas que poderiam parecer depreciativas da Lei, ou dos judeus, ele jeitosamente fazia em seguida uma declarao amainadora. Por exemplo, quando disse: No judeu aquele que o por fora, nem circunciso aquela que a por fora, na carne, ele acrescentou: Qual ento a superioridade do judeu, ou qual o proveito da circunciso? Grande, de todo modo. Primeiramente, porque foram incumbidos das proclamaes sagradas de Deus (2:28; 3:1, 2). Depois de dizer: O homem declarado justo pela f, parte das obras da lei, ele continuou prontamente: Abolimos ento a lei por meio de nossa f? Que isso nunca acontea! Ao contrrio, estabelecemos lei (3:28, 31). Aps a declarao: Mas agora fomos exonerados da Lei, ele perguntou: a Lei pecado? Que nunca se torne tal! Realmente, eu no teria chegado a conhecer o pecado, se no fosse a Lei (7:6, 7). Aqui ele esclarece que atravs da lei se tem conhecimento do pecado, mas a lei no livra do pecado. E no captulo 9, versculos 1 a 3, fez a mais forte expresso possvel de afeto por seus irmos carnais, os judeus: Digo a verdade em Cristo; no estou mentindo, visto que a minha conscincia d testemunho comigo, em Esprito Santo, de que tenho grande pesar e incessante dor no meu corao. Pois, poderia desejar que eu mesmo fosse separado do Cristo como amaldioado, em favor

dos meus irmos, meus parentes segundo a carne. Compare tambm Romanos 9:30-32 com 10:1, 2; e 10:20, 21 com 11:1-4. Por conseguinte, pelo estudo deste livro, comprovamos que no se trata duma considerao desconexa, ou sem objetivo, mas dum discurso com um objetivo e um tema, e que nenhuma parte pode ser plenamente entendida sem o estudo do livro como um todo e o conhecimento de seu objetivo. Paulo destaca a graa de Deus mediante Cristo e ressalta que somente por tal graa de Deus, conjugada com a f do crente, que os homens so declarados justos; ele comenta que nem o judeu nem o gentio tm base para jactncia ou para elevar-se sobre o outro. Avisa estritamente os cristos gentios que no devem ficar orgulhosos por se terem beneficiado de os judeus no terem aceitado a Cristo, visto que a queda dos judeus permitiu que os gentios tivessem a oportunidade de ser membros do corpo de Cristo. Ele diz: Eis, portanto, a benignidade e a severidade de Deus. Para com aqueles que caram, h severidade, mas para contigo h a benignidade de Deus, desde que permaneas na sua benignidade; seno, tu tambm sers cortado fora (Rm 11:22).

Destaques de Romanos
Carta que explica que a justia resulta, no da genealogia ou de obras da Lei mosaica, mas da f em Jesus Cristo e da benignidade de Deus; Escrita por volta de 56 d.C., uns 20 anos depois de os primeiros gentios se tornarem cristos; A justia resulta da f em Cristo e da graa de Deus. (1:1-11:36); A f essencial para a salvao; o texto diz: O justo por meio da f que viver (1:17); Os judeus, embora altamente favorecidos por Deus, no conseguiram alcanar a justia por meio da Lei; Tanto judeus como no judeus esto sob o pecado; no h um justo, nem sequer um s (3:10); Pela benignidade de Deus tanto judeus como no judeus podem ser declarados justos como ddiva gratuita por intermdio da f, assim como Abrao (cap. 4) foi considerado justo em resultado da f mesmo antes de ser circuncidado (antes da lei); Os homens herdam o pecado e a morte de um s homem, Ado; por intermdio de um s homem, Jesus, muitos pecadores so declarados justos (5:12); Isto no abre concesso para o pecado; quem permanece escravo do pecado no escravo da justia; Os que anteriormente estavam debaixo da Lei morrem para com a Lei por intermdio do corpo de Cristo; tm de andar em harmonia com o esprito, entregando morte as prticas pecaminosas do corpo;

A Lei serviu ao propsito de conhecer os pecados; mas, somente por intermdio de Cristo, h salvao do pecado; Deus convoca aqueles que vm a estar em unio com Cristo e os declara justos; O Esprito Santo d testemunho de que eles so Seus filhos; O Israel carnal recebeu as promessas, mas a maioria deles procura alcanar a justia pela Lei, de modo que apenas um restante deles que sero salvos (9:27; 11:5); A ilustrao da oliveira mostra que, por falta de f da parte do Israel carnal, os gentios foram enxertados para que o verdadeiro Israel pudesse ser salvo (11:1724).

Atitude para com as autoridades superiores, a prpria pessoa, e outras pessoas. (12:1-15:13)
Apresentem o corpo como sacrifcio aceitvel a Deus, reformem a mente, usem seus dons no servio de Deus, sejam amorosos e fervorosos de esprito, perseverem e continuem a vencer o mal com o bem; Estejam em sujeio s autoridades superiores; Amem-se uns aos outros; andem decentemente, no planejando antecipadamente os desejos da carne; No julguem os outros em questes de conscincia, nem abusem de sua liberdade crist, deste modo fazendo tropear os que tm conscincia fraca; Sejam guiados pelo exemplo de Cristo em no agradar a si mesmos; estejam dispostos a suportar as fraquezas dos outros, fazendo o que bom para a edificao deles.

O interesse amoroso de Paulo na Igreja em Roma (15:14-16:27)


A razo de Paulo escrever para cumprir sua comisso como apstolo para os gentios e a fim de que esses gentios sejam uma oferta aceitvel para Deus. J no tendo territrio em que as boas novas ainda no haviam sido proclamadas, Paulo deseja satisfazer seu anseio de visitar Roma e de l ir Espanha, depois de primeiro viajar a Jerusalm com uma contribuio, para os santos, enviada pelos irmos da Macednia e da Acaia. Paulo cumprimenta vrios crentes por nome, incentivando os irmos a evitar os que causam divises e tambm a ser sbios no que diz respeito ao que bom.

Comentrio desta carta feita pelo pastor Eduardo Kittle

Introduo carta de Paulo aos Romanos Captulo 1


Tema: Apostasia dos gentios I Saudao 1:1-7 Todas as treze cartas do apstolo Paulo comeam com o grande apstolo. Foi costume naquela poca abrir uma carta com o nome do escritor em vez de terminar com ele como hoje em dia. Paulo identifica-se como servo e apstolo e d toda honra e glria a Deus, dizendo que foi chamado pela graa de Deus e separado ao ministrio do evangelho (13:1-3, Gl 1:1524). Paulo identifica esse ministrio como o do "evangelho de Deus" (v. 1), "evangelho do Filho" (v. 9), e "evangelho de Cristo" (v. 16). Paulo tambm diz que estas boas novas so uma coisa nova porque o Velho Testamento prometeu tambm a vinda do Messias e sua morte e ressurreio. (Nota: I Co 15:1-4, onde a palavra "escrituras" indica o Velho Testamento). O Cristo que Paulo prega judeu na carne (v. 3) mas pela sua ressurreio provado o verdadeiro Filho de Deus (v. 4). O propsito da morte e ressurreio de Cristo trazer todos obedincia da f (v. 5). O homem que realmente aceita Cristo vai obedecer a Cristo e provar a sua f. Nos versos 6-7 Paulo faz uma descrio dos santos em Roma. Eles tambm esto chamados, no para ser apstolos, mas santos. (Nota que "santo" um crente vivo.). Estes santos tem o nome de "amados de Deus" e ainda so habitantes da malvada cidade de Roma. Que beno ser "os amados de Deus", igual a Jesus (Mt 3:17). Jesus disse o Pai nos ama como amou seu prprio Filho (Jo 17:23). Nesta saudao Paulo identifica o autor (Paulo), o recipiente (os santos em Roma), e o tema (Cristo e o evangelho da salvao). II. Explicao 1:8-17 Paulo d agora uma explicao dupla: 1) PORQUE ele est escrevendo, v. 8-15, e 2) O QUE ele est escrevendo, v. 16-17. Por longo tempo Paulo desejava visitar os santos em Roma. O testemunho deles espalhou em todo o Imprio Romano (v. 8; I Ts 1:5-10) e Paulo teve trs razes para visitlos: comunicar algum Dom espiritual (v. 11), consolar a si mesmo (v. 12), e Ter entre ele algum fruto (v. 13). Paulo explica que tem sido impedido na sua visita a Roma (v. 13), no pelo satans (I Ts 2:3-18), mas pelas numerosas oportunidades em outros lugares (Rm 15:23-19).

Finalmente, Paulo est quase pronto para visitar Roma. Nota que ele est "devedor" (v. 14), "pronto" (v. 15), e no "envergonhado" (v. 16). Tudo indica que Paulo est pronto a comear sua viagem a Roma. Terminando a sua explicao Paulo refere-se a Habacuque.2:4, "O justo viver da f" e esta f est em Deus.

III Condenao 1:18-32 Como os gentios caram na escurido do pecado. 1. Os gentios conheceram Deus (18-20) A) Receberam uma revelao dupla (v. 19) a) "Neles se manifesta" (dentro) b) "Deus lhe manifestou" (fora) B) Esto inescusveis (v. 20) 2. Os gentios no glorificam Deus (21-23) Indiferena v. 21 Ignorncia v. 22 Idolatria v. 23 3. Os gentios mudaram a verdade de Deus (24-25) Na lngua grega "mudar" aqui significa "trocar", ou em outras palavras os gentios trocaram as verdades de Deus para as mentiras do diabo. 4. Os gentios rejeitaram o conhecimento de Deus (26-32). Salmo 14:1 diz: "Disse o nscio no seu corao: No h Deus." Note os trs julgamentos de Deus: 1). Deus os entregou a concupiscncia e idolatria v. 24-25 2). Deus os entregou as paixes infames v. 26 3). Deus os entregou a um sentido perverso v. 28

Captulo 2
Tema: A condenao dos judeus I O julgamento est baseado na verdade da Bblia, no na opinio de homem 2:1-5

Podemos ver a atitude do judeu em Lucas 18:9-14 quando o Fariseu disse, "Graa te dou porque no sou como os demais homens". Paulo agora chama a ateno dos judeus e gentios com as palavras "Por tanto, s inescusvel quando julgas, homem, quem quer que sejas." Est dizendo que os judeus so responsveis diante de Deus tanto quanto os gentios. muito fcil descobrir o pecado do nosso prximo, mas um pouco mais difcil admitir que ns, tambm, temos pecado em nossas vidas. Os judeus usaram as mesmas desculpas que encontramos hoje em dia: Eu sou melhor que os piores e no preciso de Cristo. Deus j me ajudou tanto que certamente nunca me condenar. Mas o homem esquece que o julgamento de Deus est baseado na verdade e no na opinio do homem.

II. O julgamento est baseado nas obras de homens e no na sua posio social 2:6-15 A humanidade est procurando a posio social e pagar qualquer preo para obt-la. Os judeus, na poca de Paulo, pensavam que eles ocupavam uma posio especial com Deus. Eles no sabiam a diferena entre SABER a vontade de Deus e FAZER a vontade de Deus (Rm 2:13). Estes versculos (6-15) no nos informam como sermos salvos, mas nos informam como Deus julga a humanidade de acordo com as suas obras aqui neste mundo. Versos 7-8 no esto falando das obras que ns fazemos de vez em quando, mas do propsito das nossas vidas. O homem no est salvo pela busca de vida eterna atravs de qualquer meio, como por exemplo: boas obras, leituras bblicas, religio, etc... mas ele, realmente est buscando a salvao vai ach-la em Cristo Jesus. As palavras "cada um" (v. 6), "toda a alma" (v. 9), e "qualquer" (v. 10), significam que Deus "no faz acepo de pessoas" (At 10:34), mas julga cada um de acordo com as suas vidas e obras.

III O julgamento de Deus est baseado no evangelho de Jesus e no na religio do homem 2:16-19 Duas vezes Paulo j se referiu ao "dia de julgamento" (2:5 e 16), e agora est dizendo francamente que o julgamento vai ser do corao, onde o homem guarda todos os seus segredos. Cristo ser o juiz, e a grande pergunta ser: "Aceitou ou rejeitou o Salvador?" O judeu vangloriou da sua raa e dos seus privilgios religiosos. Por causa da palavra que Deus lhe deu, o judeu sabia a vontade de Deus e tinha uma vida melhor que os gentios.

Os judeus consideraram os gentios cegos, nscios, e crianas (19-20) Os judeus pensavam que ele fosse o favorito de Deus, mas no sabia que todos os privilgios e toda a sabedoria que Deus lhe deu deixaram o judeu muito mais responsvel diante de Deus. A lei que o judeu pregava aos gentios, ele mesmo desobedeceu. O resultado foi que "o nome de Deus blasfemado entre os gentios por causa de vs" (v. 24, Is 52:5, Ez 36:21-22). Os judeus tinham muita "religio" mas a religio deles foi feita de cerimnia externa e no de realidade interna. Os judeus vangloriaram-se na circunciso; mas que adianta uma cerimnia quando no existe obedincia palavra de Deus? Paulo diz que os gentios no circuncidado, mas que obedece a palavra de Deus melhor que judeu circuncidado que no obedece palavra. Paulo escreveu em verso 28, "Porque no judeu o que o exteriormente, nem circunciso a que o exteriormente na carne." O evangelho de Cristo exige uma mudana interna. "Aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3). O homem que nunca aceitou Cristo como Salvador j est condenado diante de Deus, seja gentio ou judeu. "Quem cr nEle no condenado; mas quem no cr j est condenado, porquanto no cr no nome do Unignito Filho de Deus" (Jo 3:18).

Captulo 3
Tema: O mundo inteiro culpado diante de Deus. Este captulo faz a ponte entre a primeira parte do nosso esboo (pecado) e a Segunda parte (salvao). Os primeiros 20 versos (1-20) tratam do assunto da condenao e conclui que: o mundo inteiro seja judeu ou gentio, est debaixo de pecado. Nos versos 21-31, Paulo introduz o tema de justificao pela f que, realmente, o seu tema nos dois captulos. O captulo 3 realmente, o jardim onde est plantada a semente da finalidade do livro de Romanos. Nos versos 1-4, Paulo trata da incredulidade dos judeus que tambm o seu assunto nos captulos de 9-11. No verso 8, Paulo trata do assunto de "viver no pecado" que tambm o seu assunto nos captulos 6-8. (note a semelhana entre 3:8 e 6:1). No verso 21, Paulo trata da justificao pela f que tambm seu tema nos captulos 4-5. Finalmente no verso 31, Paulo trata o estabelecimento e obedincia da lei que seu tema nos captulos 1216 (note 13:8-14).

I Notcias ms: Condenao debaixo do pecado 3:1-20

Paulo faz quatro perguntas as quais ele mesmo as responde: 1. Haveria vantagem em ser judeu, se o judeu tambm estivesse condenado? (1-2) A resposta SIM, porque aos judeus foi revelada pela primeira vez a palavra de Deus. Se Israel tivesse recebido e obedecido esta palavra teria sido abenoado e salvo pela f no Messias, e pelos judeus o mundo inteiro teria sido abenoado. Em vez de ser assim, hoje em dia os gentios esto espalhando o evangelho e recebendo as bnos de Deus. 2. A incredulidade dos judeus j aniquilou o poder da palavra de Deus? (3-4) A resposta NO, porque a incredulidade do homem nunca pode aniquilar a fidelidade de Deus (versos 3). Aqui Paulo refere-se a Sl 51:4, "Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." O rei Davi confessa seus pecados e reconhece a justia de Deus em julg-lo. Ainda em confessar seu pecado, Davi estabelece a justia de Deus e a verdade da Sua palavra. 3. Por que no pecar mais para que Deus seja mais glorificado em julgar nossos pecados? (5-8). Paulo fez a pergunta e depois deu a resposta: "E se a nossa injustia for causa da justia?" (v. 5). Os judeus disseram que Paulo ensinou que eles poderiam pecar vontade, pois Deus poderia aplicar a sua justia e seu perdo. Paulo responde (v. 6) "De maneira nenhuma", devemos pecar mais. E Paulo diz mais ainda em verso 8, que as pessoas que dizem: "Faamos males para que venham bens" merecem a condenao de Deus. 4. judeu melhor que o gentio em qualquer sentido? (9-20) A resposta NO e nem gentio melhor que o judeu, porque as duas classes so pecadoras diante de Deus. Uma grande mensagem de Romanos que no h diferena, nem no pecado (3:22-23), nem na salvao (10:12-13). Em Romanos 11:32 Deus d nfase a este fato, "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobedincia, para com todos usar de misericrdia." Paulo agora prova que todo mundo est debaixo do pecado pelos seguintes exemplo: Pecado no carter do homem (v. 10-12). Note tambm Salmos 14:1-3. Pecado na conduta do homem (v. 13-18). Note tambm Salmos 5:9, 140:3, 10:7, 36:1 ; Isaas 59:7-8. Os versos 19-20, Paulo conclui que todos que esto debaixo da lei sero condenados diante de Deus. A lei no foi dada para salvar do pecado mas para mostrar o pecado, como um espelho.

II As boas novas: Justificao pela f 3:21-31

1. Justificao sem a lei (v. 21) O grande exemplo na Bblia Abrao. Gnesis 15:6 diz: "E creu ele no Senhor, e foilhe imputado isto por justia". Infelizmente, os judeus no seguiram o exemplo de Abrao; note Romanos 9:30-33: "Que diremos, pois? Que os gentios, que no buscavam a justia, alcanaram a justia? Sim, mas a justia que pela f. Mas Israel, que buscava a lei da justia, no chegou lei da justia. Por qu? Porque no foi pela f, mas como que pelas obras da lei. Tropearam na pedra de tropeo, como est escrito: Eis que eu ponho em Sio uma pedra de tropeo e uma rocha de escndalo; e todo aquele que crer nela no ser confundido."

Captulo 4
Tema: Justificao pela f e no pelas obras 4:1-8 I Justificao pela f e no pelas obras 4:1-8 Cada judeu respeitou "Pai Abrao" e desde Gnesis 15:6 conheceu o fato que Abrao foi justificado pela f. A aceitao de Abrao por Deus foi to certa que os judeus referiramse ao cu como "seio de Abrao" (Lc 16:22). Com esse conhecimento Paulo usa Abrao como exemplo e pergunta, "Que diremos, pois, ter alcanado Abrao, nosso pai segundo a carne?" A resposta no "pelas obras" porque assim Abrao poderia glorificar-se nas suas obras, e nada assim est escrito no Velho Testamento. Mas o Velho Testamento diz: "E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justia" (Gn 15:6). Ento o dom da vida eterna no veio pelas obras, mas pela f na palavra de Deus. Note que Paulo usa a palavra "imputado" nos versos 3-11 e 22. Esta palavra significa, "depositar na conta de algum". Justificao significa vida imputada, santificao significa justia imputada. Salvao ou galardo pelas obras ou dom de Deus pela graa, no pode ser mistura das duas coisas. O verso 5 diz que Deus justifica o mpio e no o justo e esta justificao vem pela f e no pelas obras. Os judeus pensaram que Deus justificava o homem religioso pelas suas obras, mas Paulo tem provado que "Pai Abrao" foi justificado pela f. Nos versos 6-8, Paulo usa outro exemplo que o de Davi, grande rei de Israel. Paulo refere-se ao Salmo 32:1-2 para provar que este rei, mais famoso de todo o Israel, ensinou justificao pela f e sem as obras. O crente no tem o pecado imputado sua conta porque j foi imputado conta de Jesus Cristo (II Co 5:21 e Fm 18), mas o crente tem a justia de Cristo imputada a sua conta pela graa de Deus.

II Justificao pela graa e no pela f 4:9-17 Agora encontramos uma pergunta importante: "Se Abrao foi justificado pela f, que importncia tem a lei, e que importncia tem o pacto que Deus fez com Abrao?". Paulo responde a essa pergunta dizendo que a salvao de Abrao aconteceu 14 anos antes que ele tivesse sido circuncidado. Circunciso foi o selo do pacto. A partir do momento da circunciso de um jovem, este passa a fazer parte do sistema da lei. Mas Abrao, o PAI DOS JUDEUS, era INCIRCUNCISO quando foi salvo. Circunciso foi somente um sinal exterior duma mudana interior, como o batismo hoje em dia. Nenhuma cerimnia pode produzir mudanas espirituais, mas ainda os judeus da poca de Paulo (como muitas pessoas hoje em dia) confiavam nas cerimnias e ignoravam a f salvadora que Deus exige de todas as pessoas de todas as raas. Na realidade, Abrao o PAI DE TODOS OS CRENTES, de todos os tempos (Gl 3:7, 29). Como Paulo disse em Romanos 2:27-29, nem todos os "judeus" so verdadeiramente o Israel de Deus. Nos versos 13-17, Paulo compara a lei e a graa, como em v. 1-8 ele compara a f e as obras. A chave aqui a palavra PROMESSA (v. 13, 14, 16). A promessa de Deus para Abrao que ele havia de ser "o herdeiro do mundo" (aludindo ao reino glorioso governado pela sua descendncia, Cristo) no foi dado em relao com a lei ou a circunciso, mas POR PURA GRAA! Quando Deus deu a Abrao a Sua promessa, ele s tinha que crer! A lei nunca foi dada para salvar ningum; a lei traz somente a ira e revela o pecado. A lei completamente cancela a graa, as obras cancelam a f, os dois podem existir juntos. Como poderia Abrao ser salvo pela lei quando a lei ainda no tinha sido dado? Paulo conclui em v. 16 que justificao vem pela graa, por meio da f, e assim que todos (judeus e gentios) podem ser salvos! Ento, Abrao no somente o pai fsico dos judeus, mas "o pai de todos ns", todos que so da f dele. Leia Glatas 3 para saber mais sobre a graa e a lei.

III Justificao pelo poder da ressurreio e no pelas obras dos homens 4:18-25 A primeira parte deste captulo (1-8) faz uma comparao entre F e OBRAS, a Segunda parte (9-17) faz a comparao LEI e GRAA; agora vamos ver nesta terceira parte (18-25) a comparao entre VIDA e MORTE. Note que em verso 17, Paulo identifica Deus como aquele que, "VIVIFICA OS MORTOS". Realmente Abrao e Sara eram mortos com referncia a produzir filhos (Hb 11:11-12), porque ela tinha 90 anos e ele tinha 100 anos, mas quando ns temos esperana assim que o Esprito Santo vivifica. Devemos admirar a f de Abrao, porque ele s teve a promessa de Deus de ser pai de

uma grande nao, mas ainda ele creu e glorificou a Deus e finalmente recebeu a beno. A f de Abrao um bom exemplo do milagre de salvao. Enquanto o homem est confiando em si mesmo e acha que ainda pode agradar a Deus ele nunca ser salvo. Mas quando o homem admite que esteja morto e perdido e aceita Cristo, Deus o vivificar. O homem que est "fortificado na f" (v. 20) o homem salvo e no homem que est fortificado na carne. Vamos nos lembrar que Abrao no foi um homem to especial (v. 23-24), e ns tambm podemos ser salvos pela f igual de Abrao. Verso 5 explica a base da nossa justificao que a morte e a ressurreio do Senhor Jesus. A morte de Jesus prova que ns somos pecadores e a ressurreio prova que agora todo aquele que cr salvo. Podemos ilustrar o captulo 4 da seguinte forma: F e no obras Dom e no recompensa Graa e no lei Poder de reconciliao e no esforo do homem Justificao significa declarado justo diante de Deus.

Captulo 5
Tema: Paz com Deus Este captulo uma explicao da ltima palavra do captulo 4 (justificao). No existe outro captulo na Bblia mais importante que este, porque absolutamente necessrio entender a doutrina de JUSTIFICAO PELA F.

I As bnos de justificao 5:1-11 1. TEMOS PAZ (v. 1) Houve um tempo que ramos inimigos (v. 10), mas agora em Cristo temos paz com Deus. Paz significa que o problema dos nossos pecados j est resolvido em Cristo. 2. TEMOS ENTRADA A DEUS (v. 2a) Antes de sermos salvos estvamos "em Abrao" e condenados junto com Ado, mas agora "em Cristo" somos perfeitos nos olhos de Deus e temos entrada a Deus, principalmente pela orao (Hb 10:19-25). 3. TEMOS ESPERANA (v. 2b)

Efsios 2:11-12 diz que o incrdulo est sem esperana. Mas ns que estamos salvos temos uma "bem-aventurada esperana." (Tt 2:13). 4. TEMOS UMA CONFIANA DIRIA (v. 3-4) O crente verdadeiro no tem somente esperana do futuro, mas tambm tem durante as tribulaes do presente. A formula da vida do crente : Provas + Cristo = Pacincia Pacincia + Cristo = Experincia Experincia + Cristo = Esperana Vamos fazer uma comparao entre Mateus 13:21, I Tessalonicenses 1:4-6, e Tiago 1:3 Ns no nos gloriamos ACERCA das tribulaes mas NAS tribulaes. 5. TEMOS AMOR DE DEUS (v. 5-11) Deus revelou seu amor quando Cristo morreu pelos pecadores (v. 8). Se Deus nos fez isto sendo ns ainda inimigos, quanto mais o far agora que somos filhos. Somos salvos pela Sua morte (v. 9) mas tambm somos salvos pela Sua vida (v. 10) porque a "virtude da Sua ressurreio" (Fp 3:10) opera em nossas vidas. J alcanamos a "reconciliao" (v. 11) e agora ns estamos provando o amor de Deus em nossas vidas.

II A base da justificao 5:12-21 Neste trecho Paulo vai explicar como que todos os homens so pecadores e como que a morte de Cristo pode justificar todo aquele que cr. A idia principal que quando Deus olha na raa humana, Ele v somente dois homens Ado e Cristo. Cada ser humano ou est em "Ado" e perdido nos seus pecados ou est em "Cristo e salvo"; no h lugar no meio. V. 14 diz que Ado era um tipo (figura) de Cristo, ou em outras palavras, temos o primeiro Ado e o segundo Ado que Cristo. Vamos fazer uma comparao entre os dois:

PRIMEIRO ADO

SEGUNDO ADO

Feito da terra (I Co 15:47) Rei da velha criao (Gn 1:26-27) Provado e falhou Trouxe pecado e morte Morte reinou (Rm 5:14-17) Muitos foram feitos pecadores Estamos em Ado pelo nascimento

O Senhor do cu (I Co 15:47) Rei da nova criao (II Co 5:17) Provado e venceu Trouxe justia e vida Graa, Justia e Vida reinam (Rm 5:17-21) Crentes feitos justos (Rm 5:19) Estamos em Cristo pelo nascimento natural e espiritual.

O velho testamento um livro das geraes de Ado (Gn 5:1-2) e termina com a palavra maldio. O Novo Testamento o livro da gerao de Jesus Cristo (Mt 1:1) e termina com a idia que "nunca mais haver maldio" (Ap 22:3). O Paraso do livro de Gnesis que foi perdido em Ado est restaurado no livro de Apocalipse pela cruz de Cristo. Paulo est ensinando aqui a unidade da raa humana em Ado (At 1.17:26). V. 12 diz que "todos pecaram", pessoalmente e em Ado, ou em outras palavras, somos uma gerao de pecadores. Estamos identificados com Ado, e seu pecado nosso pecado, a sua morte a nossa. V. 12-14 ensinam que o homem est sempre responsvel diante de Deus, ou com a lei ou sem a lei. Entre Ado e Moiss no houve lei escrita, mas ainda a morte reinou, ento sabemos que Deus sempre mostra a sua vontade ao homem. Por exemplo o pago no mato da frica ou o ndio no interior do Brasil nunca leram a palavra de Deus mas ainda esto inescusveis (Rm 1:19-20). Agora temos vrias comparaes entre a salvao e o pecado: 1) V. 15-19 A ofensa - O dom gratuito: A ofensa de Ado trouxe a condenao e a morte mas o Dom de Deus trouxe a justificao e a vida. 2) V. 17 Morte - Vida : A morte reinou por causa de Ado, mas agora a vida reina em Cristo para todo aquele que cr. 3) V. 18 Condenao Justificao: O pecado de Ado mergulhou a raa humana no pecado, mas a morte de Cristo tirou os crentes deste pecado e nos justificou diante de Deus; Ado escondeu-se de Deus, mas em Cristo temos entrada a Deus (Rm 5:2).

4) V. 19 Desobedincia Obedincia: Ado desobedeceu a Deus e nos fez pecadores; Cristo obedeceu a Deus e pela f nele somos justos. 5) V. 20 Lei Graa: A lei no foi dada para salvar ningum, mas para revelar o pecado do homem. A graa de Deus cumpriu a lei pela morte de Jesus e assim possvel para o homem ser salvo. V. 21 diz que agora na Nova Criao (II Co 5:17) o pecado no mais reina mas graa reina, morte no mais reina mas vida reina, e ns reinamos na vida como reis e sacerdotes (Ap 1:5-6).

Captulo 6
Tema: Libertao pela ressurreio Agora comeamos a terceira parte de Romanos (caps. 6-8). Estes trs captulos esto ligados e mostram como o crente est morto ao pecado (cap. 6), morto lei (cap. 7), e vivo no Esprito (cap. 8). Captulo 6 mostra como o PECADO no mais nos domina (6:12), o captulo 7 mostra como a LEI no mais nos domina (7:1), e o captulo 8 mostra como o ESPRITO nos d liberdade (8:2-4). Depois de ser salvo o crente tem dois problemas: 1) Como ganhar vitria sobre a velha natureza (a carne), e; 2) Como que se pode agradar a Deus. O captulo 6 tem a resposta ao primeiro problema: ganhamos a vitria sobre a velha natureza pelo reconhecimento do fato que a velha natureza est morta, crucificada com Cristo. O segundo problema est um pouco mais difcil. Como que o crente pode agradar a nosso Deus quando tudo que ele faz est pela velha natureza? Pecado no somente nas coisas externas mas tambm atitude e pensamento. Captulo 7 e 8 do a resposta pelos fatos que o crente est MORTO LEI, e que o Esprito cumpre a justia da lei em cada crente (8:4). O segredo da vitria acha-se em trs palavras: Saber 6:1-10; Considerar 6:11; Apresentar 6:12-23

I Saber 6:1-10 Paulo usa a palavra SABER quatro vezes neste captulo (v. 3, 6, 9, 16). o plano de satans: todo mundo na escurido e no na luz da verdade da Bblia, e por isso muitos

crentes esto vivendo num nvel espiritual muito baixo. impossvel para o crente viver ou permanecer no pecado porque est "morto para o pecado" (v. 1, 2). Cristo no somente morreu por mim, mas eu, tambm, morri com Ele fazendo parte da Sua morte na cruz. Nosso batismo um retrato da morte de Cristo para o pecado do crente e um retrato da nossa morte s coisas do mundo. Nossa velha natureza ainda est conosco; mas agora no ela que manda em nossas vidas. Se ns no o extinguimos, atravs da desobedincia, o esprito que habita em ns, ele poder mandar em nossas vidas. O pecado e a velha natureza so mestres cruis. O incrdulo escravo do pecado (Ef 2), mas muitos crentes, tambm, servem o pecado, ainda que Cristo j tenha vencido de uma vez para sempre a luta pela nossas almas. Muitas pessoas chegam at Romanos captulo 5 e descobrem que Cristo morreu pelos seus pecados e aceitem-no como Salvador, mas ele nunca descobrem a gloriosa liberdade. O captulo 6 revela essa liberdade para todo aquele que cr e obedece aos mandamentos do Senhor. Para recapitular: 1) O crente verdadeiro est morto para o pecado (v. 2), 2) A velha natureza est crucificado com Cristo (v. 6), 3) O crente est livre do poder do pecado, no at o ponto de perfeio, mas pelo menos at o ponto de viver uma vida vitoriosa (v. 7).

II Considerar 6:11 No suficiente SABER ou conhecer nossa nova posio em Cristo, mas tambm temos de CONSIDERAR esta posio como verdadeira em nossas vidas. O considerar, simplesmente aquela f que diz, "O que a Bblia diz acerca do crente agora verdade para mim, na minha vida crist. Eu estou crucificado com Cristo". Considerar, F EM AO, confiando na palavra de Deus, apesar das circunstncia em que nos achamos ou sentimos que temos. Deus no manda o crente crucificar-se mesmo como muitos tentam fazer, pelas autoaflies, etc., mas Deus simplesmente manda-nos crer que j estamos crucificados juntos com Cristo e que a velha natureza j morreu (II Co 5:17).

III Apresentar 6:12-23 O crente que realmente considera-se morto ao pecado provar sua f pela apresentao do seu corpo a Deus. Este o terceiro passo para ganhar vitria sobre a velha natureza ou a

carne. Note as palavras "NO REINE" no verso 12. Indica que pela nossa prpria vontade, com a ajuda do Esprito santo, ns no deixamos o pecado reinar em nossos corpos. No basta s SABER o que a vontade de Deus, nem CONSIDERAR a vontade de Deus, mas temos de APRESENTAR os nossos corpos como sacrifcios vivos a Deus (Rm 12:1-2). Nos versos 16-23 Paulo d o exemplo de mestre e servo. "Ningum pode servir a dois senhores" (Mt 6:24). Antes de ser salvos no servimos o pecado e recebemos o salrio do pecado que a morte (v. 23). Mas agora que somos salvos estamos livres do nosso velho mestre e somos servos de Cristo. Ns apresentamos a Deus os membros dos nossos corpos como instrumentos (v. 13) e com a ajuda de Deus damos fruto para santificao (v. 22). O importante deixar estes trs passos (saber, considerar, e apresentar) nesta ordem. Estes trs passos representam uma atitude diria e no uma medida para ser usada s na emergncia. O crente que estuda a palavra de Deus SABER a sua posio em Cristo. O crente que passa tempo em orao CONSIDERAR que est morto ao pecado e assim APRESENTAR o seu corpo para ser usado na obra de Deus.

Captulo 7
Tema: A misria do pecado I Dois maridos 7:1-6 Paulo usa a relao conjugal para ilustrar a nossa relao lei de Deus. Os dois maridos so tipos da lei e do Senhor Jesus Cristo. Uma vez casada com um marido, a esposa est obrigada a ficar com ele at a sua morte. Depois da morte dele, ela est para casar outra vez. Antes que encontramos Cristo, estvamos constrangidos pela lei e estvamos condenados pela mesma lei. Depois de aceitar Cristo, a lei no morreu mas ns morremos em Cristo. No estamos mais constrangidos pela lei mas estamos juntados com Cristo pela f e a lei no pode mais controlar nossas vidas (7:4) Quando estvamos perdidos, "as paixes dos pecados" obravam em nossos corpos e a lei no nos ajudou em nada (7:5). Agora com f em Cristo estamos "livres da lei" e servimos "em novidade de esprito e no na velhice da letra". (7:6) V. 6 no diz que o crente no tem obrigao de obedecer a Deus; realmente nossa obrigao est maior, porque conhecemos Cristo e somos membros da famlia de Deus. Realmente o Novo Testamento exige mais que o Velho Testamento porque ele trata das nossas atitudes internas e no somente das as nossas aes externas. O v. 6 ensina que ns no estamos somente obedecendo mecanicamente muitas regras, mas estamos, de corao, obedecendo ao Santo Esprito de Deus que cumpre a justia da lei em ns (8:4)

II Duas descobertas 7:7-14 Se a lei no produz santidade, porque Deus a deu? Paulo descobriu duas respostas a esta pergunta: 1) A lei espiritual mas: 2) O homem carnal. A lei nos revela o pecado (v. 7) porque condena, justamente, as coisas que ns praticamos. A lei d vida ao pecado (v. 8) e assim fcil para o pecador reconhec-lo. A lei mata o pecador (v. 9-11) espiritualmente e assim mais fcil reconhecer as suas fraquezas. Finalmente, a lei revela que o pecado excessivamente maligno (v. 13). O pecador no pode ser salvo pela lei, no porque a lei de Deus no est boa, mas porque a sua natureza no pode ser controlada pela lei. A velha natureza no PODE ser controlada pela lei, e a nova natureza no PRECISA ser controlada pela lei.

III Dois princpios 7:15-25 Paulo agora conclui que h dois princpios (ou leis) que operam na vida do crente: 1) a lei do pecado e a morte: 2) a lei do Esprito da vida em Cristo Jesus. (8:2) Assim Paulo esta tratando das duas naturezas do crente. Salvao no significa que Deus muda ou limpa a velha natureza. A velha natureza do crente est to m depois da salvao como antes. Salvao quer dizer que Deus d uma NOVA NATUREZA ao crente e crucifica a VELHA NATUREZA. O crente ainda tem a CAPACIDADE de pecar mas agora ele tem novos desejos. O desejo de pecar est inferior ao desejo de servir a nosso Deus. 1) A lei do pecado e a morte simplesmente a operao da velha natureza. Quando o crente quer fazer o bem, o mal est sempre presente. At as coisas boas que ns fazemos s na carne esto contaminados com o pecado (v. 21). Aqui achamos a diferena entre a vitria do captulo 6 e a do captulo 7. No captulo 6, o crente est vitorioso sobre as coisas malignas da carne (ele larga os vcios, etc). No captulo 7, o crente est vitorioso sobre as coisas boas da lei que a carne tem vontade de fazer pensando em agradar a Deus. S na carne no podemos agradar a Deus, porque a carne inimizade contra Deus (8:7). 2) A lei do esprito da vida luta contra a lei do pecado e a morte. No pela submisso as leis que ns crescemos na santidade, mas pela submisso ao Esprito Santo. Ns no podemos cumprir a justia da lei em nossa prpria fora, mas o Esprito pode nos ajudar pelo seu poder (8:3-4).

Captulo 8
Tema: Liberdade do poder do pecado Este captulo o ltimo da parte de santificao (caps. 6-8), e aqui encontramos a resposta das perguntas sobre a lei e a carne. O ensino aqui do Esprito Santo, porque pelo Esprito que vencemos a carne e vivemos uma vida crist agradvel a Deus.

I No h condenao: O Esprito e a lei 8:1-4 Aqui Paulo no est falando da salvao mas do problema de como um Deus justo pode aceitar qualquer coisa de ns que ainda temos a velha natureza lutando contra nossa nova natureza. A palavra "condenao" aqui no se refere ao inferno. Paulo est tratando o problema que o crente tem de agradar a Deus estando ainda "na carne" Graas a Deus, a lei no pode nos condenar porque ns estamos "mortos lei". Deus no pode nos condenar temos o Esprito Santo ao nosso lado, e com a ajuda do Esprito podemos agradar a Deus. Em dia glorioso quando o crente novo finalmente compreende que Deus no exige suas boas obras da velha natureza. o Esprito Santo que habita em ns que agrada a Deus. Que salvao gloriosa que temos que no exige o que ns no podemos fazer. Agora sabemos por que Paulo no quer voltar vida velha e escreveu aos Glatas: "Estais pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e no torneis a meter-vos debaixo do julgo da servido" (Gl 5:1).

II No h obrigao: O Esprito e a carne 8:5-17 O crente pode inclinar-se s coisas do mundo e ser um crente carnal e desagradar Deus, ou pode inclinar-se s coisas do Esprito e ser um crente espiritual e gozar uma vida de paz com Deus. O crente no tem obrigao a carne, "De maneira que, irmos, somos devedores no carne para viver segundo a carne" (Rm 8:12). Nossa obrigao para com o Esprito Santo, porque foi ele quem nos mostrou nosso pecado e nossa necessidade de um Salvador. Foi O Esprito quem nos deu a nossa f salvadora e a nossa nova natureza. o Esprito que diariamente testifica junto com nosso esprito que somos filhos de Deus. Ns devemos muito ao Esprito Santo. Cristo nos amou de tal maneira que morreu por ns; o Esprito Santo nos ama de tal maneira que habita em ns. Diariamente o Esprito agenta a nossa carnalidade; diariamente o Esprito v os nossos pecados, e ainda nos ama e ainda habita em ns para nos selar e para ser o penhor das bnos de Deus. (II Co 1:22). Quem no tem o Esprito Santo dentro de si no crente. O Esprito Santo chamado "o esprito de adorao" em verso 15 Quem vive na carne escravo do pecado, mas pelo Esprito ns temos uma vida de liberdade em Cristo.

Liberdade para o crente no significa que podemos fazer o que quisermos. Isso seria escravido aos seus desejos. Liberdade para o crente significa que estamos livre da lei e da carne, e assim podemos agradar a Deus e fazer a Sua vontade.

III No h separao: Esprito e sofrimento 8:18-39 O crente, s vezes, sofre neste mundo para ser glorificado no cu. Realmente, toda a criao geme e est com dores (Rm 8:22) porque pecado reina agora neste mundo. Quando Cristo conquistar o satans, Ele libertar toda criatura da escravido do pecado e todas as criaturas na face da terra vo ter a "liberdade da glria dos filhos de Deus" (Rm 8:21). Nesta grande e gloriosa salvao somos: livres da PENALIDADE do pecado, porque Cristo morreu em nosso lugar (cap.5); livres do PODER do pecado, porque ns morremos para o pecado (cap. 6) e para a lei (cap. 7); e um dia seremos livres da PRESENA do pecado quando estiver libertados desta escravido aqui no mundo. Ns j temos o Esprito de adoo, mas estamos ainda esperando a redeno do corpo. A alma est redimida, mas no o corpo. Ainda temos uma esperana da futura redeno do corpo porque temos o Esprito Santo habitando em ns como as primcias desta redeno. Se morrermos antes da vinda de Cristo, o Esprito ressuscitar nosso corpo (Rm 8:11) porque o Esprito quem nos selou at o dia da redeno (Ef 1:13, 14). Enquanto estamos sofrendo e esperando, temos o privilgio de orar "no Esprito" (Rm 8:26). Oraes da carne no valem nada para Deus; s as oraes dirigidas pelo Esprito Santo vo chegar ao cu (Rm 8:27). O Esprito est sempre na vontade de Deus. O que a vontade de Deus? V. 29 nos informa que Deus quer os seus filhos "conformados imagem de Cristo". Note bem que todos os verbos do v. 30 esto no sentido passado que indica ao j feita. No falharemos na obra de Deus se lembrarmos que, nos olhos de Deus, j estamos chamados, justificados, glorificados e ningum pode desfazer a obra de Deus. Paulo conclui o captulo 8 com quatro perguntas em v. 32-35: Como nos no dar tambm com ele todas as coisas? Quem intentar acusao contra os escolhidos de Deus? Quem os condenar? Quem nos separar do amor de Cristo? Agora sabemos por que, para o crente, no h condenao, no h obrigao, e no h separao. "Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8:37).

Captulo 9

Tema: A eleio de Israel Os prximos 3 captulos tratam a histria espiritual de Israel: passada (cap.9), presente (cap.10), e futuro (cap.11). Paulo vai explicar como Deus abandonou temporariamente Seu povo Israel, o que o propsito de Deus para com os gentios, e como no futuro Deus restaurar o seu povo Israel a sua posio exaltada.

I A eleio de Israel 9:1-13 1. As bnos da eleio 9:1-5 Note a compaixo de Paulo para os judeus. Esta compaixo faz-nos lembrar a de Moiss em Ex 32:32 quando ele disse, "Agora., pois, perdoa o seu pecado, se no risca-me peo-te, do teu livro que tens escrito." Que pena que todos os crentes no tem a mesma compaixo de Paulo e Moiss. Cristo nos amou de tal maneira que morreu na cruz em nosso lugar, e assim devemos dizer com Paulo, "Eu sou devedor tanto a gregos como a brbaros; tanto a sbios como a ignorantes" (Rm 14). As bnos da eleio dos judeus so: 1) A ADORAO escolhidos por Deus porque Ele nos amou (Is 43:20-21) 2) A GLRIA a presena de Deus no tabernculo (Ex 24:16-17) 3) OS PACTOS com Abrao, com a nao, e com Davi. 4) A LEI Deus no a deu aos gentios, mas a Israel 5) O MINISTRIO no tabernculo e no templo 6) AS PROMESSAS centenas de promessas que os judeus ainda vo receber. 7) OS PATRIARCAS Abrao, Isaque, Jac, etc... 8) O MESSIAS Cristo judeu, da tribo de Jud. Nenhuma nao no mundo recebeu estas bnos e ainda Israel rejeitou-as junto com a salvao em Cristo Jesus. O crente de hoje faz parte do povo de Deus e tem o privilgio de receber as mesmas bnos de: adorao (Ef 1:5); glria (Ef 1:6-7); o novo testamento do sangue de Cristo; a lei escrita no seu corao (Hb 10:16-17); o privilgio de ser sacerdote de Cristo (I Pd 1:4); Ter Abrao como nosso pai espiritual (Gl 3:7). 2. A base da eleio 9:6-13

Na eleio Deus usou sua vontade soberana para fazer Seu plano perfeito. Estamos falando agora da eleio nacional ou de Israel. Em outros captulos, Paulo fala da eleio pessoal ou individual, mas aqui estamos estudando o plano de Deus para Israel. a) ABRAO foi escolhido como pai da nao de Israel, mas Paulo nota que nem todos de Israel so verdadeiros filhos de Abrao (tambm 2:25-29) b) ISAQUE era o filho da promessa (Gl 4:21-31), enquanto Ismael era o filho da carne pelas obras. A verdadeira semente de Abrao aquele que cr e no somente aqueles que tem sangue de judeus. c.) JAC Deus no escolheu Esa, o primognito, mas escolheu Jac antes do seu nascimento. Por qu? Para mostrar que a vontade de Deus ser cumprida na eleio nacional de Israel.

II A defesa da eleio de Israel 9:14-33 H vrias perguntas acerca da eleio de Israel: 1) H injustia com Deus? 9:14-18 A resposta NO! Eleio no depende da justia mas depende da graa. Se Deus fizesse o que justo, Ele mandaria todos, incluindo os judeus, para o inferno. Paulo usa Moiss (Ex 33:19) e Fara (Ex 9:16) como exemplos do fato que Deus pode fazer o que quiser na dispensao da Sua graa e misericrdia. Ningum merece a misericrdia de Deus e ningum pode condenar a Deus por ter escolhido Israel e no as outras naes. 2) Se ningum pode resistir vontade de Deus, como que Ele pode culpar algum? 9:29 Para fazer uma resposta, Paulo usa a parbola do oleiro de Jeremias 18:1-6. Deus o oleiro e as naes do mundo e os seus povos so os vasos. Alguns so vasos para desonra e destruio e sero destrudos; outros so vasos de honra em que Deus pode revelar Sua glria. Estes vasos de honra representam crentes, judeus e gentios (Rm 9:24, "os quais somos ns"). Em versos 25-26, Paulo usa as palavras de Deus em Osias.2:23 e 1:10 para mostrar que Deus prometeu chamar um povo dos gentios, um povo chamado, "Filhos do Deus vivo" (v. 26). Paulo usa tambm Isaas 10:22-23 para mostrar que Deus vai salvar s um remanescente dos judeus. Agora sabemos que o propsito da eleio salvar judeus e gentios. Sem a graa de Deus nenhuma pessoa, seja judeu, seja gentio, ser salvo. 3) O que diremos pois sobre os gentios? 9:30-33 Aqui o paradoxo da histria. Os judeus se esforam para ser justos e foram

rejeitados; os gentios, quem no tiveram os privilgios que os judeus tiveram, foram recebidos. Isso porque os judeus tentaram conseguir a justia pelas obras, enquanto os gentios receberam justia PELA F atravs da GRAA DE DEUS. Os judeus tropearam sobre um messias crucificado (veja Is 8:14; 28:16; Mt 21:42; I Co 1:23; I Pd 2:6-8). Eles queriam um messias quem dirigisse a nao vitria poltica; no podiam acreditar num Cristo crucificado. O propsito de Paulo neste captulo explicar a posio de Israel no plano de Deus. Israel era uma nao escolhida, dado privilgios que nenhuma outra nao recebeu; porm, ela fracassou miseravelmente em seguir o programa que Deus tinha dado para abenoar o mundo. O captulo inteiro exalta a graa soberana de Deus. A palavra de Deus prevalecer no obstante a desobedincia do homem; mas o homem perder a beno. Todo crente deve saber isto: sem graa soberana de Deus, no haveria salvao.

Captulo 10
Tema: Israel rejeita Deus e a Sua justia Este captulo explica a pssima condio espiritual de Israel.

I A razo da rejeio 10:1-13 A palavra chave aqui JUSTIA. Os judeus queriam justia mas a procurou no lugar errado. Como os Fariseus em Mateus 25:15, os judeus gastaram muito tempo, fora, e dinheiro para ganhar a justia, mas tudo isso foi feito em ignorncia. As pessoas religiosas esto fazendo a mesma coisa hoje em dia com suas boas obras. Deus no aceitou este tipo de justia dos judeus, e no aceita hoje em dia dos gentios. A Bblia fala de dois tipos de justia: justia pelas boas obras ou pela obedincia lei, e justia pela f que o Dom gratuito de Deus a todos que aceitam Seu Filho. Os judeus no aceitaram a justia pela f, mas rejeitaram Cristo e sem saber que Deus fez a lei no para salvar mas para mostrar a necessidade de salvao para o pecador e aquela salvao est em Cristo. Deus no usa mais a lei para julgar o homem, mas agora usa a cruz onde Cristo morreu. Quem cr no est condenado mas quem no cr j est condenado porquanto no cr no nome do Unignito Filho de Deus (Jo 3:19). No Velho Testamento encontramos a justia pela lei em Levticos 18:5; a justia pela f encontramos em Deuteronmio 30:12-14. No trecho em Deuteronmio est usado para mostrar que a Palavra de Deus acessvel facilmente, e que Cristo est perto e pronto a salvar.O s versos 6-8 so um exemplo do uso (por Paulo) de trechos do Velho Testamento para comunicar a verdade do Novo Testamento. Em Deuteronmio 30:11-14, Moiss avisa o povo que est contra a obedincia palavra de Deus. Ele faz lembrar que no tem que ir ao cu, ou atravessar o mar, para achar a palavra de Deus: est nos seus lbios e nos seus coraes. Paulo aplica

isto a Cristo, a Palavra (Jo 1:1), e explica que Israel no precisa trazer Cristo do cu outra vez, porque a palavra de salvao est perto e eles podem crer e ser salvos. A salvao vem quando um homem confessa que "Jesus o Senhor", e cr no seu corao que Cristo ressuscitou dos mortos. O que crido no corao confessado publicamente com a boca. Alguns dos judeus no tempo de Cristo no O confessariam publicamente (Jo 12:42-43). Quando o pecador recebe Cristo pela f e O confessa publicamente, provando a sua f, ele recebe o Dom da justia de Deus. No verso 11 Paulo refere-se a Isaas 28:16, como ele j fez em Romanos 9:33. Os judeus no gostaram da palavra "Todo" porque tiveram a idia de ser o nico povo "escolhido" por Deus. No verso 13, Paulo refere-se a Joel 2:32 para provar que "Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo". No h diferena entre judeus e gentios com referncia a salvao, porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus (Rm 3:23).

II O remdio para rejeio 10:14-17 A seqncia o seguinte: (1) Deus manda o pregador; (2) Ele prega a palavra; (3) O pecador escuta a palavra; 4) O pecador cr na Palavra; (5) O pecador clama a Deus; (6) O pecador est salvo! O argumento aqui simplesmente que nenhum homem pode ser salvo sem ouvir a Palavra de Deus, porque "F pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus." (v. 17). No v. 15 Paulo refere-se a Isaas 52-7, um verso Que s ser cumprido quando Israel mais uma vez nao e com Jesus reinando. Ns usamos os versos 14-15 com base para enviar missionrio s naes gentias hoje em dia, e temos razo mas a verdade bsica deste trecho levar o evangelho aos judeus HOJE EM DIA. Ns levamos o evangelho aos judeus hoje em dia, no por causa de Romanos 1:16, "primeiro do judeu", mas por causa de Rm 10:14-15. Se compartilharmos com Paulo o desejo de ver Israel salvo, tambm compartilharemos com o judeu as boas novas de Jesus. Quem leva o evangelho aos perdidos (sejam judeus, sejam gentios) tem ps formosos nos olhos de Deus. O que a atitude de Israel acerca de Jesus hoje em dia? A resposta achamos no verso 16 e Isaas 53:1, "Quem creu na nossa pregao?" Israel no aceitou Jesus enquanto Ele andou no mundo (Jo 12:37-38), nem durante o tempo dos apstolos e a primeira igreja (At 1-7), e nem hoje os judeus, como nao, aceitam Cristo. Paulo refere-se a Salmos 19:1-4 em verso 18 para mostrar que pela natureza a Palavra de Deus j foi pregada aos confins da

terra, e assim Israel est sem desculpas.

III O resultado da rejeio 10:18-21 O resultado da rejeio de Cristo pelo Israel que o evangelho est sendo levado aos gentios e Deus est separando deles um povo Seu (At 15). Isto no surpresa porque Deus revelou em Deuteronmio 32:21 o Seu plano de usar outras naes para provocar Israel a cimes. Isaas 65:1-2 mostra que Israel seria rebelde, e que os gentios buscariam a Deus e a Sua salvao. Vamos lembrar que o Velho Testamento falou da salvao dos gentios, mas nunca colocou o gentio no mesmo nvel de judeus diante de Deus. O Velho Testamento ensinou a salvao dos gentios pela exaltao de Israel. Mas Israel no foi exaltado, mas caiu e assim, que que Deus vai fazer com os gentios? Paulo mostra em Romanos captulos 9-11, que pela cada de Israel, a misericrdia veio aos gentios (11:11). "Deus encerrou a todos debaixo da desobedincia, para com todos usar de misericrdia." (11:32). Romanos 10:21 mostra a atitude de Deus para com os judeus hoje em dia. Os judeus esto cegos e incrdulos (II Co 3:15, 4:6; Rm 11:25), mas Deus deseja a salvao dos judeus tanto como os gentios. No vamos esquecer que os judeus nos deu a Bblia e o Salvador, e at pela sua queda, a salvao veio aos gentios. Para fazer um relatrio deste captulo, basta dizer trs coisas: 1 - Salvao no difcil e para todos. "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo." 2 - absolutamente necessrio PREGAR A PALAVRA DE DEUS para um pecador ser salvo. 3 - H somente dois tipos de religies no mundo: a). Justia pela f; b). Justia pelas obras.

Captulo 11
Tema: A redeno de Israel Neste captulo vamos ver o futuro de Israel e receber a resposta da pergunta "Deus tem abandonado Seu povo Israel permanentemente, ou ainda h esperana para a redeno e recuperao deste povo?"

I A prova pessoal 11:1 "Tambm sou israelita", diz Paulo para mostrar que sua salvao uma prova que Deus ainda salva o judeu. A salvao de Paulo um exemplo (I Tm 1:16), para todos que querem aprender, que Deus ainda salva o judeu e que vai salvar muito mais no Milnio.

A salvao de Paulo no um exemplo para a salvao dos gentios hoje em dia, mas para a salvao dos judeus quando Cristo vier. Paulo viu Cristo glorificado e ouviu Suas Palavras pessoalmente. Paulo era incrdulo e rebelde e perseguia os crentes em Cristo. Zacarias diz que os judeus, "olharo para mim, a quem traspassaram." (Zc 12:10) Em Apocalipse lemos: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o ver, at os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele. Sim! Amm!" (Ap 1:7). Em I Corntios 15:8, Paulo diz que era, "como um abortivo", porque ele foi salvo centenas de anos antes da salvao da nao de Israel que s vai acontecer depois da vinda de Cristo.

II A prova histrica 11:1, 10:10-18 Para mostrar que Deus sempre teve um remanescente at nos tempos de grande incredulidade da parte dos judeus. Na Bblia sempre achamos Deus usando e abenoando aquele remanescente fiel. Um exemplo achamos em Isaas 1:9. Sempre a maioria abandonou a f e Deus usou um remanescente para comear de novo com Seu plano para Israel. O verso 5 nos diz que Deus est salvando judeus hoje em dia. Se Deus estivesse salvando judeus hoje em dia apesar da cegueira deles, claro que salvar muito mais do Seu povo naquela poca que vem quando Israel ver de novo a glria de Deus, mas esta vez manifestada em Jesus.

III A prova dispensativa 11:11-24 Paulo mostra nesse trecho que Deus tem um propsito dispensativo para permitir a queda de Israel, o de salvar os gentios. Pela queda de Israel, Deus agora condena todos os homens debaixo do pecado e assim trata todos iguais, seja judeu, seja gentio. Paulo agora nos faz lembrar que se a queda dos judeus trouxeram to grandes bnos, a restaurao deste mesmo povo, traria uma beno de vida dentre os mortos (v. 15). A parbola da oliveira (v. 16-24) est falando das naes dos judeus e dos gentios e no de individuais. Israel a oliveira que no produziu fruta. Deus quebrou alguns ramos e enxertou ramos do zambujeiro (gentios). Este enxerto foi contra a natureza (v. 24) porque geralmente o mais forte dos ramos est enxertado na mais fraca oliveira para melhorar. Deus fez o contrrio para mostrar a Sua misericrdia salvando os gentios, e para mostrar a sua ira CORTANDO OS JUDEUS. Os gentios no podem ser orgulhosos porque Deus pode cort-los tambm em qualquer momento de desobedincia . Lembra-se que esta verdade racional, porque Deus nunca cortar um verdadeiro crente e o lanar fora. "O que vem a mim de maneira nenhuma o lanarei fora" (Jo 6:37).

IV A prova bblica 11:25-36 Neste captulo Paulo j usou muitos trechos do Velho Testamento, mas agora ele usa Isaas 59:20-21; 27:9, e Salmos 14:7 para mostrar que o Velho Testamento prometeu um Messias com poder de restaurar Israel. Verso 27 refere-se ao pacto de que Deus falou em Jeremias 30:31-34. um pacto que Deus vai cumprir durante o milnio, quando Israel aceitar Jesus como Salvador e ser restaurado sua posio exaltada na obra de Deus. Embora os judeus paream inimigos de Deus hoje em dia, eles so ainda amados nos olhos de Deus por causa do pacto que Deus fez com seus antepassados. Homens mudam, mas o verso 29 mostra que impossvel para Deus mudar ou desfazer Suas promessas (Tg 1:17). Nos versos 30-32, Paulo usa o exemplo dos gentios que antes rejeitaram Jesus mas que agora esto aceitando-O pela f para mostrar que os judeus na misericrdia de Deus ainda aceitaro o Salvador. Deus incluiu judeus e gentios debaixo do pecado e assim pode salvar ambos pela Sua graa. Depois de pensar sobre o plano maravilhoso de Deus para a salvao de Israel, Paulo canta um hino de louvor a Deus (v. 33-36).

Captulo 12
Tema: A consagrao do crente No captulo 12 comea a quinta e ltima diviso de Romanos Servio (caps. 12-16). Agora vamos aprender como por em prtica o que j aprendemos. Neste captulo o apstolo nos d quatro retratos do crente.

I Um sacrifcio no altar 12:1-2 O verdadeiro servio do crente com uma dedicao pessoal ao Senhor. O crente que falha em sua vida crist o crente quem primeiro falhou diante deste altar negando se render completamente a Cristo. O Rei Saul no Velho Testamento falhou diante do altar (I Sm 13:8-13; 15:10-22) e perdeu seu reino. O motivo que Paulo usa para exigir esta dedicao o do amor. Paulo no manda apresentar os nossos corpos, mas ele implora o crente fazer isso. Ns no servimos Cristo para ganhar os Seus dons; ns j temos tudo (Rm 3:21; 8:39) e ns O servimos por amor e gratido. A verdadeira dedicao a Deus apresentar o corpo, a mente, e vontade de servir a Deus a cada dia. No somente um ato de levantar sua mo no culto ou fazer uma deciso. Dedicao entregar os nossos corpos diariamente a Deus e receber a renovao do nosso entendimento.

Cada crente ou est CONFORMADO no mundo e vivendo nele, ou est TRANSFORMADO e diariamente se tornando mais e mais como Cristo (santificao - II Co 3:18). A palavra "transformar" a mesma que est traduzida "transfigurar" em Mateus 17:2 quando Cristo transfigurou-se diante dos apstolos Pedro, Tiago e Joo. Quando o crente est desta forma dedicado a Deus, vai aprender o que a vontade de Deus para si mesmo. Deus no tem 3 vontades, mas ns crescemos no entendimento da vontade de Deus. Alguns crentes servem a Deus porque acha a Sua vontade BOA e tem o medo de desobedecer. Outros crentes servem a Deus porque acham a vontade de Deus AGRADVEL. Mas a dedicao total do crente a Deus o faz achar a vontade PERFEITA de Deus para a sua vida. Todos os crentes so SACERDOTES de Deus (I Pd 2:5) e o primeiro sacrifcio que devemos oferecer a Deus o nosso corpo.

II Um membro do corpo 12:3-8 Nosso servio na igreja do Senhor comea com a dedicao pessoal (v. 1-2) e depois devemos fazer uma avaliao dos dons espirituais que temos (v. 3). Os dons no so iguais em todos os crentes, mas todos estes dons vieram do Esprito Santo e devemos us-los para a honra e glria de Deus. Cada crente deve usar seus dons conforme a medida da f (v. 3) e Segunda a graa que dada por Deus a cada um. (v. 6). Agora Paulo mostra 7 ministrios: 1 - Profetizar I Cor.14:3 2 - Ministrar que se refere aos diconos 3 - Ensinar II Tm 2:1-2 4 - Exortar - pessoas a servir o Senhor 5 - Repartir Atos.5 6 - Presidir na igreja 7 - Exercer misericrdia s pessoas com necessidades Efsios.4 apresenta os homens que Deus deu igreja como: apstolos, profetas, evangelistas, pastores, e doutores. Romanos 12 e I Corntios 12 apresenta os dons que estes homens e cada crente tem. muito perigoso no usar os dons de Deus para Sua glria (II Tm 1:6). Os 12 homens de Atos 19:1-7 foram ignorantes do Esprito e os Seus dons; e os 7 homens de Atos.19:13-16 tentaram falsificar os dons de Deus. Os dois grupos no ganharam nada.

III Um irmo na famlia 12:9-13 Cada crente tem seu servio a Deus mas tambm tem que tratar o seu irmo na famlia de Deus com amor. O amor deve ser honesto e sem hipocrisia (I Jo 3:18). Devemos aborrecer o mal e amar o bem (Sl 97:10). Ser fervoroso no Esprito significa na lngua grega, "iluminar com poder". As caractersticas do amor aqui parecem com os frutos do Esprito em Glatas 5:22-23. Crentes na igreja devem cuidar uns dos outros e compartilhar seus bens com aqueles que tem necessidade. Em verso 13, "segui a hospitalidade" quer dizer que devemos fazer fora para ajudar "sem murmurao" (I Pd 4:9). IV Um soldado na batalha 12:14-21 Junto com as suas bnos, o crente tem as suas lutas, e Paulo agora vai nos ensinar como lutar com aquelas pessoas que so inimigas da palavra de Deus. Devemos abenoar nossos inimigos e no amaldio-los (Mt 5:10-12). Nenhum crente deve cair no pecado do mundo porque a sua vida no est reta diante de Deus (I Pd 2:11-25). O crente deve ser simptico (12:15) e humilde (12:16) porque o egosmo e orgulho no cristo. O crente nunca deve vingar-se porque "minha vingana, diz o Senhor" (12:19). Nenhum crente pode viver para si mesmo conforme a Romanos 14:7-8 e devemos viver em paz com todos os homens. Naturalmente no podemos ganhar a paz a qualquer preo, porque no podemos permitir que o pecado ou heresia entre em nossas igrejas. Devemos seguir o conselho de Mateus 5:38-48 e assim podemos ser pacificadores. (Mt 5:9). Nos versos 19 a 21, Paulo refere-se a Provrbios 25:21-22 e Deuteronmio 32:35. Veja tambm Hebreus 10:30. A idia aqui que o crente j entregou tudo ao Senhor (12:12) e agora o Senhor tem a responsabilidade de cuidar do crente e at lutar no seu lugar nas batalhas da vida. Precisamos ter sabedoria (Tg 1:5) para lutar contra os inimigos da cruz porque podemos perder o nosso testemunho ou cair no pecado de compromisso. Vrias vezes Paulo usou a lei Romana para ajudar na sua luta contra os inimigos de Deus (Atos 16:35-40), mas ainda aceitou a priso e a morte para ganhar alguns para Cristo. Se praticarmos diariamente Romanos 12:1, 2, temos certeza que Deus vai nos ajudar obedecer ao que est escrito no v. 3-21. Captulo 13 Tema: Obrigao s autoridades Apesar do fato que o crente no mais pertena a este mundo pela salvao em Cristo, ele ainda tem a responsabilidade ao governo. O melhor cidado deve ser o crente. A igreja no deve mexer nas coisas polticas, mas o crente deve exercer o seu privilgio como cidado. Grandes homens como Jos e Daniel tiveram ministrios espirituais e ainda trabalharam nos governos dos incrdulos. O Esprito ainda pode usar crentes dedicados para fazer s a responsabilidade de votar ou at ser presidente da repblica. Neste captulo Paulo nos d QUATRO MOTIVOS para obedecer ao governo humano.

I O motivo da ira 13:1-4 O governo um terror somente aos homens maus e no aos bons. Hoje em dia, quem crente e obedece a Bblia no tem razo de temer o governo. s vezes impossvel respeitar o homem, mas sempre devemos respeitar o seu cargo. E no esquecer que o evangelho pode penetrar nos homens do governo como o tesoureiro Erasto (Rm 16:23) e at oficiais do presidente ou rei (Fp 4:22). Se, por acaso, o governo est completamente contrrio a Cristo devemos lembrar Atos 5:29, "Mas importa obedecer a Deus do que aos homens." Deus no mandou Sua igreja neotestamentria lutar com a espada como Ele mandou Seu povo lutar no Velho Testamento. Deus fundou somente trs instituies neste mundo: o lar (Gn 2), a igreja (Mt 16:18), e o governo humano (Gn 9). Cada um tem sua responsabilidade e no pode fazer o servio do outro. Quando os servios esto misturados, sempre h confuso e problemas.

II. O motivo da conscincia 13:5-7 Medo no um bom motivo para a obedincia do crente, um motivo mais exaltado uma conscincia de que o Esprito Santo controla. O crente deve sentir o Esprito testificando sua conscincia (Rm 9:1) e se o crente desobedecer ao Senhor, ele deveria sentir o Esprito tocando na sua conscincia. O incrdulo tem uma conscincia m em que no pode se confiar, mas o crente tem uma boa conscincia (I Tm 1:5). Infelizmente a pessoa que est sempre desobediente e no aceita o conselho do Esprito Santo pode contaminar sua conscincia (Tt 1:15), cauterizar sua conscincia (I Tm 4:2), e rejeitar a sua conscincia (I Tm 1:19). A Bblia nos ensina nestes versos que devemos pagar nossos impostos e tributos e que devemos honrar os oficiais (veja I Pd 2:17). Ns louvamos s a Deus, mas podemos honrar quem merece honra neste mundo.

III O motivo de amor 13:8-10 Agora Paulo aumenta o crculo para incluir, no somente os oficiais do governo, mas todos nossos prximos. Lembre-se que a definio do prximo no Novo Testamento no tem nada a ver com endereos ou geografia. Em Lucas 10:29, o advogado perguntou, "E quem o meu prximo?" Na parbola do bom samaritano (Lc 10:30-36), Jesus formulou uma pergunta, "Qual, pois, destes trs te parece que foi o prximo daquele...?" No pergunte: "Quem o meu prximo?" mas "Para quem posso ser o prximo para a glria de Cristo?" No uma questo da lei, mas de amor e isto o assunto de Paulo aqui. Enquanto o crente vive embaixo da lei do governo humano, ao mesmo tempo vive embaixo de uma lei superior como cidado do cu: A lei de amor. De fato, amor o cumprimento da lei, porque amor no corao nos habilita a obedecer s exigncias da lei. O marido no trabalha todo o dia porque a lei manda sustentar sua famlia, mas porque ele a ama. Onde no h amor, h assassinato, cobia, desonestidade etc.

Note que Paulo no fala nada do Sbado; isto foi uma parte do cdigo cerimonial dos judeus e nunca foi aplicado aos gentios ou igreja. Nove dos dez mandamentos esto repetidos no Novo Testamento para o crentes obedecer, mas o mandamento sobre o Sbado no est repetido. Certamente muitas vezes difcil amar aqueles que rejeitam o evangelho e zombam de nosso testemunho, mas este amor pode vir do Esprito Santo (Rm 5:5) e tocar nos coraes deles. "O amor nunca falha (I Co 13:8). Pode ganhar mais almas atravs do amor do que atravs de discusses. O crente deve ser o melhor possvel como cidado.

IV O motivo de devoo ao Salvador 13:11-14 Agora temos alcanado o pico dos motivos do temor conscincia de amor e devoo Cristo. "A nossa salvao" est mais perto no senso, porque a vinda de Cristo para a igreja est mais perto hoje do que nunca. Usando a palavra "salvao", Paulo quer dizer a beno total que teremos quando Cristo vier corpos novos, um lar novo, e assim por diante. Os crentes pertencem luz, no ao dia. Eles devem estar acordados e alertas, comportando-se como aqueles a quem j viram a luz do evangelho (II Co 4). Alm disso, nenhum crente quer estar atado ao pecado quando Cristo vier! "O dia chegado!" (veja tambm Hb 10:25). O verso 14 nos d uma responsabilidade dupla: positivamente, "revesti-vos do Senhor Jesus Cristo" isto , faa de Cristo uma parte da sua vida diria; negativamente, "no tenhais cuidado da carne" isto , evite deliberadamente aquilo que seduza ao pecado. Pensando em Cristo e sua vinda, nossa responsabilidade viver vidas sbrias, espirituais, e limpas. Os ltimos dias sero dias de iniqidade (veja II Timteo 3 e I Joo 3:4). Ficar mais e mais difcil para o crente dedicado manter o seu testemunho. Governos ficaro mais e mais Anti-Bblicos e Anti-Cristo, at o Anti-Cristo unir todo o mundo num sistema satnico para opor a verdade. Leia II Timteo 3:12; 4:5 para aprender o que Deus espera de ns nestes ltimos dias. Que sejamos fieis a Ele! Captulo 14 Tema: Relacionamento aos irmos Romanos.14:1; 15:7 trata o problema de "coisas duvidosas" na vida crist. Paulo reconhece que em cada igreja local h os crentes maduros ("Ns que somos fortes" 15:1) e tambm os crentes fracos ("o que est enfermo na f" - 14:1), e que estes dois grupos naturalmente no concordariam sobre as prticas na vida do crente. Os crentes judeus podiam querer ser fiel aos dias santos e s leis dietticas do Velho Testamento, enquanto os crentes gentios poderiam virar a liberdade crist em licena, ou permisso, e ofender seus irmos judeus. Muitos crentes tem a noo falsa de que o legalismo extremo (observando dias e dietas) mostra uma grande f, mas Paulo declara que justamente o contrrio! o crente maduro na f que compreende que Colossenses 2:18-23 verdade.

Na igreja hoje temos diferenas de opinies sobre prticas duvidosas, como divertimento do mundo; Paulo nos mostra como enfrentar e resolver estas diferenas. Ele no d uma lista de regras, mas d 6 princpios bsicos que o crente de todas as idades podem seguir. Podemos dar estes princpios na forma de perguntas e provar nossas prprias vidas.

I Eu estou inteiramente persuadido? 14:1-5 Crentes no devem agir somente de emoo, mas de convices firmes no ntimo, o resultado de orao e do estudo da Palavra. No haver discusses se cada crentes agir com convico. O crente mais forte no deve desprezar o mais fraco por sua imaturidade; nem o mais fraco deve julgar o irmo mais forte. Deus tem recebido os dois em Cristo, e devemos receber um ao outro. Nossas vidas esto dirigidas por Ele, no por idias e julgamentos dos homens. O crente maduro sabe por que ele faz o que ele faz, ou evita certas prticas; e essas convices controlam a sua vida.

II Estou fazendo isto para o Senhor? 14:6-9 "Estou vivendo a minha prpria vida" uma frase que o crente nunca deve falar porque pertencemos ao Senhor enquanto estamos vivos e tambm depois de morrer. Jesus o Senhor e devemos fazer tudo para agrad-lo. O crente que pratica coisas desagradveis ao Senhor no pode dizer que est praticando estas coisas "para o Senhor" (v. 6) porque realmente est praticando estas coisas "para si mesmo".

III Isto agenta a prova no tribunal de Cristo? 14:10-12 No podemos julgar nossos irmos "porque todos ns devemos comparecer antes o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (I Co 5:10). Isto no o juzo do Trono Branco de Apocalipse 20, porque o crente no pode ser mais julgado com referncia a sua salvao, mas estas provas vo determinar quanto galardo o crente vai receber. (I Co 3:12-15) Eu no vou dar relatrio da vida do meu irmo, no posso condenar agora. Todos os crentes devem andar neste mundo numa maneira que glorificar a Cristo e ganhar o galardo depois do fim desta vida.

IV Eu estou sendo a causa do meu irmo tropear? 14:13-21 H uma pessoa no mundo que podemos julgar; podemos julgar nossas prprias vidas para saber se estamos fazendo outros crentes cair. O crente no deve abusar da liberdade crist, para no ser responsvel pelo tropeo de um irmo de conscincia fraca. Em Marcos 9:33-50 a palavra "escandalizar" significa "causar a queda". A vida crist mais que comida e bebida; paz, alegria, e justia que vem do Esprito

Santo. Nosso alvo no deve ser o de gratificar a nossa carne, mas o de edificar os nossos irmos em Cristo. (I Co 10:23).

V Estou fazendo isto pela f? 14:22-23 Se existe algumas dvidas sobre os seus costumes, o crente no pode gozar de alegria e paz na sua vida crist. O verso 23 nos ensina que estamos condenados se fizermos qualquer coisa sem f. O crente que faz qualquer coisa com dvidas no seu corao est se condenando, e tambm condenando o que est fazendo porque suas dvidas mostram que est errado. O que no da f pecado. "Se h dvidas, no faa", uma boa regra para a vida do crente. Ningum beberia gua ou leite contaminado ou comeria comida envenenada, mas muitos crentes praticam coisas que at parecem erradas nos olhos do mundo, e nunca reconhecem o fato que est pecando diante de Deus.

VI Estou agradando a mim mesmo ou os outros? 15:1-7 Os crentes mais fortes devem ajudar os irmos mais fracos e tentar fortalecer a sua f. Devemos seguir o exemplo de Cristo e tratar de agradar o nosso prximo e no a ns mesmos. A concluso de Paulo est no v. 7 quando ele ensina que devemos receber aos outros como Cristo nos recebeu. Captulo 15 Tema: Obreiros de Deus Este captulo trata o assunto de judeus e gentios como obreiros na igreja, e d trs ministrios que ns devemos reconhecer e entender.

I O ministrio de Cristo aos judeus e gentios 15:8-13 Cada aluno da Bblia deve reconhecer o ministrio duplo de Cristo primeiro aos judeus e depois aos gentios. Quando Cristo nasceu, Deus anunciou a Sua vinda aos judeus e mostrou que a Sua vinda cumpriu muitas promessas do Velho Testamento. (v. 8). Os judeus rejeitaram seu Messias pelo menos trs vezes: 1 - Os judeus permitiram o rei Herodes matar o mensageiro de Deus, Joo o Batista. 2 - Os judeus pediram a morte de Jesus. 3 - Os judeus mesmo mataram Estevo. No livro de Atos lemos que o evangelho foi sempre "primeiro ao judeu". Se Israel tivesse aceitado Jesus, o reino teria sido feito e as bnos de Deus teriam estado derramadas sobre os gentios pelos evangelistas judeus. Paulo j mostrou em Romanos

captulo 9 a 11 que pela queda de Israel os gentios recebem o evangelho. Nos versos 9-11 notamos que os gentios ouvem a Palavra (Sl 18:49); os gentios regozijam com os judeus (Dt 32:4); os gentios louvem Deus (Sl 117:1); e os gentios aceitam Cristo e gozam o Seu reino (Is 11:10). Este trecho um bom relatrio da histria de Israel: verso 9 (At 10-14) os judeus testificaram aos gentios; verso 10 (At 15-28) judeu e gentio participam juntos na igreja; verso 11 (At 28) Israel finalmente foi abandonado por Paulo e os gentios foram colocados no lugar proeminente no programa de Deus (veja Efsios e Colossenses; verso 12, o futuro reino dividido entre judeus e gentios. O verso 13 nos mostra que no temos que esperar para receber as bnos do futuro reino, mas podemos receb-las agora mesmo pelo Esprito Santo.

II O ministrio de Paulo aos judeus e aos gentios 15:14-22 Paulo est ansioso para dizer que ele apstolo dos gentios, e no verso 16 Paulo um sacerdote do Novo Testamento e o seu sacrifcio que oferece a Deus cada gentio que aceita Jesus como Salvador. O ministrio de Paulo teve uma mensagem especial (v. 16) "o evangelho de Deus", (v. 18-19) milagres, (v. 20) um mtodo especial de levar o evangelho onde ningum nunca levou antes. Paulo era pioneiro: ele no misturou a lei e a graa, f e obras, nem Israel e a igreja, como muitos "lideres Cristos" fazem hoje em dia. Paulo foi impedido de ir a Roma, no pelo satans, mas pela necessidade de pregar o evangelho em muitos lugares onde nunca foi anunciado antes. O fato de Paulo estar pronto a pregar em Roma indica que nenhum outro apstolo pregou em Roma antes (como Pedro) porque Paulo pregou nos lugares onde ele foi o primeiro.

III O ministrio das igrejas dos gentios aos judeus 15:23-33 Paulo desejou ir a Espanha e muitos acham que ele foi. Mas agora encontramos Paulo pronto para levar uma oferta a Jerusalm para ajudar os pobres crentes judeus. Esta oferta foi dada pelas igrejas dos gentios. (I Co 16 e II Co 8-9). Paulo oferece vrias razes porque os gentios deram esta oferta: Obrigao espiritual (v. 27). Os gentios tendo recebido todas as suas bnos espirituais pelos judeus agora querem ajudar os judeus com coisas materiais. Amor pessoal: Paulo ainda teve uma grande compaixo para os judeus e com esta oferta foi possvel mostrar o seu amor. Unidade Crist (v. 31): alguns dos judeus no ficaram satisfeitos com os gentios na igreja (At 15) e esta oferta ajudou justamente aqueles irmo judeus que reclamaram.

Apesar de no ficar debaixo da responsabilidade de levar o evangelho "ao judeu primeiro" hoje em dia, ns ainda temos a responsabilidade de evangelizar o judeu junto com os outros povos deste mundo (Mt 28:18-20). Nenhum crente deve sentir alguma coisa contra o judeu. Como uma nao sabemos que os judeus no vo converter-se mas alguns judeus vo converter pela pregao do evangelho. Paulo esperou ter problemas com os judeus incrdulos, e justamente os problemas vieram (At 21:15).

Captulo 16 Tema: Saudaes aos Irmos Esta lista de nomes mostra que Paulo amou os crentes e estavam interessado nas suas vidas e obras. Estas pessoas sem dvida, foram pessoas convertidos no ministrio de Paulo em outras cidades, e que mudaram para Roma; lembre-se que Paulo nunca visitou Roma antes. Como Jesus conheceu as ovelhas, Paulo tambm conheceu os seus convertidos.

I Saudaes a alguns irmos 16:1-6 Parece que os crentes de Roma no reuniram num lugar s, mas em vrias casas (v. 5, 10, 11 e 15). No existia "a igreja em Roma" no sentido, por exemplo, de I Tessalonicenses 1:1 "A igreja dos Tessalonicenses". Parece que Febe viajou para Roma trazendo a carta consigo. O conselho de Paulo receb-la e ajud-la. pena que todos os crentes de hoje em dia no praticam este conselho com os nossos irmos. Mais uma vez encontramos Priscila e quila, aqueles amigos amados de Paulo em Atos 18:2-28, I Corntios 16:19, e II Timteo 4:19. Eles saram de Roma por causa da perseguio e assim entraram com Paulo em Corinto. Agora os dois esto tentando fundar uma igreja em sua casa em Roma. Ns no sabemos quando foi que eles salvaram a vida de Paulo, mas graa a Deus que salvaram este grande servo de Deus. Nove irmos esto mencionadas neste captulo: Febe (16:1); Priscila (16:3); Maria (16:6); Trifosa (16:12); Prsida (16:12); a me de Rufo (16:13), Julia (16:15), a irm de Nereu (16:15). Esta lista mostra o interesse de Paulo nas mulheres das igrejas. Ele conheceu o fato que as mulheres podem ser grandes obreiras na obra do Senhor. Deus nunca chamou uma irm para pregar o evangelho, mas muitos pastores, evangelistas, e diconos j receberam muita ajuda das suas esposas e outras irms da igreja. Em vrios versculos Paulo refere-se aos seus parentes (7, 11, 12) que no significa parentes de sangue, mas significa outros judeus, possivelmente da tribo de Benjamim.

II Alguns pecadores a Evitar 16:17-20 Paulo estava cnscio do perigo s igrejas de permitir o pecado entrar no seu meio.

Crentes devem perdoar o seu irmo e am-lo, mas pecado contra a igreja tem que ser resolvido pela disciplina da igreja. Crentes que tem suas vidas cheias de pecado no podem ser aceitos como membros da igreja do Senhor. Devemos "notar" eles. Na lngua original esta palavra quer dizer "fique olhando". Ento devemos notar bem os desordeiros e encrenqueiros que gostam de correr de uma igreja para outra fazendo problemas.

III Alguns servos a honra 16:21-24 Nem todo mundo pode ser um Paulo, mas todo mundo pode ajudar no ministrio. Aqui h uma lista dos grandes lutadores que ajudaram Paulo: Timteo, o filho na f de Paulo e um servo de Deus (Fp 2:19-22). Lcio, que ajudou Paulo desde o princpio em Antioquia (At 13:1). Jason viajou com Paulo de Tessalnica (At .17:5-9) e Sospatro era de Beria (At 20:4). Paulo amou estes homens e sem sua ajuda o ministrio dele no teria sido eficaz. Trcio escreveu esta carta para Paulo, e sem dvida era bem conhecido em Roma sendo nascido romano. Gaio pode ser o Gaio de Atos 19:29 ou talvez aquele de Derbe (At 20:4). Com certeza o Gaio de I Corntios 1:14 que Paulo batizou durante seu ministrio em Corinto. Provavelmente Paulo estava hospedado na casa deste irmo porque escreveu esta carta de Corinto. Erasto, o tesoureiro da cidade de Roma, um exemplo do poder do evangelho, porque poucos oficiais querem pensar em Deus. "O irmo Quarto", mostra que homens simples e sem grande talento podem ser servos de Deus tambm. Paulo sempre assinou suas cartas com sua "assinatura de graa" (II Ts 3:17-18) e aqui assina na mesma forma. bem possvel que apesar da vista aflita Paulo escreveu versos desta carta. Os profetas de verso 26 so profetas do Novo Testamento pelos quais Deus revelou as verdades da igreja e o evangelho da graa (At 13:1; 15:32; 21:10; I Co 12:28-29; 14:29-32; Ef 2:20; 3:5; 4:11). Que o verso 27 seja cumprido em nossas vidas"! Autor: Pastor Eduardo Kittle; Fonte: www.geocities.com/wbtbrazil

Introduo aos 46 e 47 Livros Bblicos: as Cartas aos Corntios (1, 2)


Duas cartas cannicas inspiradas, escritas pelo apstolo Paulo aos cristos na Grcia, durante o primeiro sculo d.C. As cartas ocupam respectivamente o stimo e o oitavo lugar na maioria das verses em portugus das Escrituras Gregas Crists. Paulo identifica-se como escritor de ambas as cartas, dirigindo a Primeira aos Corntios Igreja de Deus que est em Corinto, e a Segunda aos Corntios Igreja de Deus que est em Corinto, junto com todos os santos que esto em toda a Acaia (I Co 1:1, 2; II Co 1:1). Que Paulo realmente escreveu Primeira e Segunda Corntios no pode ser seriamente questionado. Alm do testemunho do prprio apstolo, a autenticidade e a aceitao geral de ambas as cartas so atestadas por testemunho externo. As duas cartas so atribudas a Paulo e citadas por escritores do primeiro ao terceiro sculos. Tambm, o que se conhece por O Cnon de Atansio (367 d.C.) alista, entre quatorze cartas de Paulo, o apstolo, duas aos corntios. Esta lista o primeiro exemplo do catlogo de livros das Escrituras Gregas Crists como os temos hoje, antecedendo em 30 anos a lista publicada pelo Conclio, ou Snodo, de Cartago, frica, em 397 d.C.

O Ministrio de Paulo em Corinto


Paulo chegou a Corinto por volta de 50 d.C. Inicialmente, ele proferia todo sbado um discurso na sinagoga e persuadia judeus e gregos (At 18:1-4). Todavia, depois de enfrentar oposio e linguagem ultrajante entre os presentes na sinagoga, o apstolo voltou sua ateno para pessoas das naes, os gentios em Corinto. As reunies de Paulo com eles foram transferidas para uma casa ao lado da sinagoga, e muitos comearam a crer e a ser batizados. Informado pelo Senhor numa viso: ...tenho muito povo nesta cidade..., o apstolo permaneceu ali por um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (At 18:5-11) Visto que Paulo atuara em estabelecer uma Igreja crist em Corinto, ele podia dizer-lhes: Pois, embora tenhais dez mil tutores em Cristo, certamente no tendes muitos

pais; porque eu me tornei vosso pai em Cristo Jesus por intermdio das boas novas (I Co 4:15). Em Corinto praticava-se crassa imoralidade, e, com o tempo, isso at afetou a Igreja crist naquela cidade. Paulo achou necessrio censurar a Igreja numa carta, porque entre eles surgira um caso de fornicao tal como nem h entre as naes, porque certo homem havia tomado a esposa de seu pai (I Co 5:1-5). Usando uma ilustrao que eles podiam entender, ele os exortou tambm fidelidade. Sabia que eles conheciam as competies atlticas nos Jogos stmicos realizados perto de Corinto. De modo que escreveu: No sabeis que os corredores numa corrida correm todos, mas apenas um recebe o prmio? Correi de tal modo, que o possais alcanar. Alm disso, cada homem que toma parte numa competio exerce autodomnio em todas as coisas. Ora eles, naturalmente, fazem isso para obterem uma coroa corruptvel, mas ns, uma incorruptvel (I Co 9:24, 25).

Primeira aos Corntios


Durante a sua terceira viagem missionria, Paulo passou bastante tempo em feso. (At 19:1) Provavelmente durante o ltimo ano da sua estada ali, o apstolo recebeu notcias perturbadoras sobre as condies na Igreja de Corntios. Paulo fora informado pelos da casa de Clo de que havia dissenses entre os corntios (1:11). Estfanas, Fortunato e Acaico tambm chegaram de Corinto e talvez fornecessem algumas informaes sobre a situao ali (16:17, 18). Paulo recebera tambm uma carta de indagao da Igreja crist em Corinto (7:1). Assim, com profunda considerao pelo bem-estar espiritual de seus concrentes ali, Paulo escreveu esta primeira carta Igreja crist em Corinto, por volta de 55 d.C. Que feso era o lugar da escrita confirmado pelas palavras de Paulo registradas em 1 Corntios 16:8: Mas, vou permanecer em feso at a festividade de Pentecostes. Na introduo da Primeira aos Corntios, Paulo menciona um associado, Sstenes, que talvez escrevesse a carta conforme ditada por Paulo. Isto provvel, visto que perto da sua concluso lemos: Aqui est o meu cumprimento, o de Paulo, pela minha prpria mo (1:1; 16:21).

Segunda aos Corntios


Paulo escreveu a sua segunda carta aos corntios provavelmente durante o fim do vero ou comeo do outono setentrionais de 55 d.C. O apstolo escrevera a primeira carta em feso, onde provavelmente ficou, assim como planejara, at Pentecostes daquele ano, ou ainda mais tempo (I Co 16:8). Paulo partiu ento para Trade, onde ficou desapontado por no se encontrar ali com Tito, que havia sido enviado a Corinto para ajudar na coleta para os santos na Judia. De modo que Paulo passou para a Macednia, onde Tito se juntou a ele com um relatrio sobre a reao dos corntios sua primeira carta (2:12, 13; 7:5-7). Paulo escreveu-lhes ento a segunda carta, da Macednia, evidentemente enviando-a pela mo de Tito. Da, depois de alguns meses, tiveram xito seus esforos de visitar Corinto. De modo que Paulo realmente visitou os corntios duas vezes. Aps a sua primeira visita,

ocasio em que estabeleceu a Igreja, fez planos para uma segunda visita, que no se realizou. Mas, na terceira vez que planejou ou estava pronto foi bem-sucedido, porque conseguiu v-los de novo, por volta de 56 d.C. (1:15; 12:14; 13:1). Durante esta segunda visita a Corinto, ele escreveu sua carta aos romanos.

Razes da escrita
Tito trouxera a Paulo um relatrio favorvel. A primeira carta aos corntios despertara neles uma tristeza de modo piedoso, arrependimento, seriedade, o desejo de se limparem, indignao, temor e o endireitamento do erro. Paulo respondeu na sua segunda carta elogiando-os por sua aceitao favorvel e aplicao do conselho, exortando-os a perdoar bondosamente e a consolar o homem arrependido, ao qual evidentemente haviam expulsado da Igreja (II Co 7:8-12; 2:1-11; compare isso com I Co 5:1-5). Paulo quis tambm encoraj-los a continuar com a obra de socorros para os seus concrentes necessitados na Judia (II Co 8:1-15). Tambm, havia alguns na Igreja que continuavam a desafiar a posio e a autoridade de Paulo como apstolo, tornando necessrio que ele defendesse a sua posio apostlica; na realidade, no foi para si mesmo, mas foi para Deus, quer dizer, para salvar a Igreja que pertencia a Deus, que Paulo falou em termos bem fortes na sua carta e jactou-se das suas credenciais como apstolo (II Co 5:12, 13; 10:7-12; 11:16-20, 30-33; 12:11-13).

Lanada luz sobre escrituras anteriores


Paulo reforou seus argumentos por usar as Escrituras Hebraicas nas suas inspiradas cartas aos corntios. Ao expor a tolice da sabedoria mundana, conforme exibida pelos falsos apstolos, ele provou a importncia de se obter a sabedoria superior de Deus. Fez isso por salientar o que o salmista havia dito sculos antes a uma gerao, que os pensamentos dos homens ... so apenas como exalao (Sl 94:11; I Co 3:20), e por perguntar o que Isaas havia perguntado aos judeus rebeldes: Quem mediu as propores do Esprito de Deus, e quem... pode faz-lo saber alguma coisa? (Is 40:13; I Co 2:16). Paulo provou que o ministro cristo tem o direito de receber ajuda material, por mostrar que Deuteronmio 25:4: ...no deves aaimar o touro quando debulha..., na realidade foi escrito primariamente por causa dos ministros. (I Co 9:9, 10) Demonstrou que Deus h muito prometeu uma ressurreio, por recorrer s declaraes em Isaas 25:8 e Osias 13:14, a respeito de a morte ser tragada (I Co 15:54, 55). Alm disso, lanou muita luz sobre a Refeio Noturna do Senhor, por sua considerao detalhada das palavras de Jesus proferidas na ocasio em que Ele estabeleceu a observncia (Lc 22:19, 20; I Co 11:23-34). Paulo demonstrou qual a atitude que Deus sempre teve para com a pureza espiritual, por citar ou aludir a Deuteronmio 17:7; Levticos 26:11, 12; Isaas 43:6; 52:11; e Osias 1:10 (I Co 5:13; I Co 6:14-18). Mostrou que o assunto da ddiva material no havia sido desconsiderado pelos servos de Deus no passado, e que o cristo generoso encarado com favor por Deus (Sl 112:9; II Co 9:9). E indicou que o princpio expresso na Lei, de se estabelecer todo assunto pela boca de duas ou trs testemunhas, tem aplicao na Igreja

crist (Dt 19:15; II Co 13:1). Estas e outras referncias a escrituras anteriores ilustram esses textos e nos esclarecem a sua aplicao.

DESTAQUES DE PRIMEIRA AOS CORNTIOS


Carta enviada por Paulo Igreja em Corinto, depois de ele ter recebido relatrios chocantes sobre dissenses e imoralidade, e em resposta a uma indagao sobre casamento. Escrita de feso, por volta de 55 d.C. Exortao unio (I Cor. 1:14-21); Seguir homens resulta em divises.

O que conta o conceito de Deus sobre o que sbio e o que tolo. No se jactar de homens, mas de Deus, que supre todas as coisas por meio de Cristo. Ser pessoas espirituais, maduras, reconhecendo que Deus causa o crescimento espiritual e que Cristo o alicerce sobre o qual se edifica a personalidade crist. Que ningum se enfune, pensando que melhor do que os concristos.

Manter a Igreja moralmente limpa - (5:16-20)


Desassociar todos os que se tornam fornicadores, gananciosos, idlatras, injuriadores, beberres ou extorsores; Melhor deixar-se defraudar do que levar um concristo ao tribunal perante incrdulos; A impureza moral avilta o templo de Deus, impede que algum entre no Reino.

Conselho a respeito do casamento e do estado de solteiro - (7:1-40)


Cumprir com os deveres conjugais, mas com considerao; O casamento melhor do que o estado de solteiro para os inflamados de paixo; Os cristos casados no se devem separar do cnjuge incrdulo; talvez se ajude, por fim, o cnjuge a alcanar a salvao; No necessrio mudar de estado civil ao se tornar cristo; O casamento traz maior ansiedade; o estado de solteiro pode ser vantajoso para aquele que deseja servir ao Senhor sem distrao.

Considerao para com o bem-estar espiritual dos outros - (8:1-10:33)


No fazer outros tropearem por comer alimentos que foram oferecidos a dolos; Para evitar impedir algum de aceitar as boas novas, Paulo no usou de seu direito de receber ajuda material; Tomar a peito os exemplos de aviso do que se passou com Israel no ermo em proveito prprio e para no fazer outros tropearem; Embora lcitas, nem todas as coisas edificam.

Ordem congregacional - (11:1-14:40)


Respeito pela chefia crist; o uso de cobertura na cabea pelas mulheres; Mostrar respeito pela ceia do Senhor; Usar os dons do Esprito com apreo pela sua fonte e seu objetivo; O amor um caminho que ultrapassa tudo; Manter ordem nas reunies crists.

Certeza da esperana da ressurreio - (15:1-16:24)


A ressurreio de Cristo constitui garantia; Cristos tm de morrer para ser ressuscitados para a imortalidade e incorrupo; Seu labor no em vo em conexo com o Senhor; manter-se firmes na f.

DESTAQUES DE SEGUNDA AOS CORNTIOS


Uma carta subseqente a respeito da ao tomada para manter a Igreja limpa, para estimular o desejo de ajudar os irmos na Judia e para frustrar a influncia de falsos apstolos. Escrita por Paulo em 55 d.C., alguns meses antes de ele chegar a Corinto para sua segunda e ltima visita.

A preocupao amorosa de Paulo, e a posio de Paulo e de Timteo com relao aos seus irmos - (1:17:16)

A tribulao sofrida por Paulo e Timteo como cristos levou-os perto da morte, mas a libertao deles por Deus pode consolar outros; Comportaram-se com santidade e sinceridade piedosa; no amos da f dos outros, mas colaboradores para a alegria deles; A primeira carta foi escrita em amor e com muitas lgrimas; agora, o homem anteriormente imoral devia ser perdoado e consolado; Paulo e seus associados so habilitados por Deus como ministros do novo pacto; os corntios so sua carta de recomendao, escrita no corao destes ministros; No cumprimento deste ministrio, eles no adulteram a palavra de Deus, mas pregam Cristo como Senhor; essas boas novas esto veladas somente entre os cegados pelo deus deste sistema de coisas; Embora em tendas terrestres, Paulo e Timteo, bem como os corntios, compartilham a esperana de eternas moradias celestiais; mas cada um tem de ser manifestado perante a cadeira de juiz do Cristo; Quem est em unio com Cristo uma nova criao; todos esses participam no ministrio da reconciliao; todos, como embaixadores, exortam: Sede reconciliados com Deus; Paulo e seus associados so recomendados como ministros de Deus por aquilo que suportaram no seu ministrio, por darem evidncia do Esprito de Deus na sua vida; Com corao alargado apelam para que seus irmos se alarguem nas suas afeies, para que evitem entrar em jugo desigual com incrdulos, para que se limpem de todo o aviltamento da carne e do Esprito; O grande consolo de Paulo diante do relatrio da excelente reao deles ao conselho na sua primeira carta.

Encorajamento para ajudar irmos que sofrem adversidade na Judia (8:19:15) Os macednios, embora muito pobres, rogaram poder participar; Cristo tornou-se pobre para que os corntios (e outros) pudessem tornar-se ricos Os corntios so elogiados pela sua prontido de participar.; Faa cada um conforme resolveu no corao; Deus ama o doador animado.

Argumentos para anular a influncia dos falsos apstolos (10:1-13:14)

Respostas a opositores quanto a Paulo ser fraco, em territrio que pertencia a eles, inferior, imperito na palavra, desarrazoado, e afirmao deles, de que ele mostrara no ser apstolo igual a eles quando se humilhou para fazer trabalho secular; Paulo igual em genealogia; superior em antecedentes de suportar perseguio e dificuldades pela causa de Cristo, em preocupao amorosa para com as congregaes, em vises, em sinais de apostolado; Persistam em examinar se esto na f.

Introduo ao48 Livro Bblico Carta: aos Glatas


Carta inspirada escrita em grego, por Paulo, apstolo, s Igrejas da Galcia (1:1, 2).

Escritor
A sentena inicial menciona Paulo como escritor deste livro (1:1). Tambm, seu nome novamente usado no texto, e ele fala de si mesmo na primeira pessoa (5:2). Parte desta carta, em forma de autobiografia, trata da converso de Paulo e de algumas das suas outras experincias. As referncias ao seu padecimento na carne (4:13, 15) esto em harmonia com as expresses aparentemente relacionadas com este padecimento em outros livros bblicos (II Co 12:7; At 23:1-5). As outras cartas de Paulo usualmente eram escritas por um secretrio, mas esta, diz ele, foi escrita pela sua prpria mo (6:11). Nos seus outros escritos, quase sem exceo, ele envia cumprimentos de si mesmo e daqueles que esto com ele, mas no faz isso nesta carta. Se o escritor da carta aos glatas tivesse sido um impostor, ele provavelmente teria mencionado um secretrio e teria enviado alguns cumprimentos, assim como Paulo usualmente fazia. Portanto, a maneira de escrever e seu estilo honesto garantem a autenticidade desta carta. Uma falsificao no poderia ser razoavelmente feita assim. A carta usualmente no contestada como sendo de Paulo, exceto por aqueles que tentam desacreditar ser Paulo o escritor de todas as cartas comumente atribudas a ele. Entre as evidncias fora da Bblia que apoiam ser Paulo o escritor, h a citao que Irineu (c. 180 d.C.) faz de Glatas e atribui a Paulo.

A quem dirigida
A questo de quais as congregaes que estavam includas na saudao inicial s congregaes da Galcia (1:2), por muito tempo tem sido disputada. Em apoio da afirmao de que estas eram congregaes annimas na parte setentrional da provncia da

Galcia, argumenta-se que os que moravam naquela regio eram etnicamente glatas, ao passo que os do sul no o eram. Todavia, Paulo, nos seus escritos, usualmente usa nomes oficiais romanos para as provncias, e a provncia da Galcia, no seu tempo, inclua as cidades licanicas meridionais de Icnio, Listra e Derbe, bem como a cidade de Antioquia da Pisdia. Paulo havia organizado congregaes crists em todas estas cidades na sua primeira viagem evangelizadora, acompanhado por Barnab. Que a carta se dirigia s congregaes nas cidades de Icnio, Listra e Derbe, e na Antioquia da Pisdia, se harmoniza com o modo em que a carta menciona Barnab, como evidentemente conhecido daqueles a quem Paulo escrevia (2:1, 9, 13). Em parte alguma das Escrituras h alguma indicao de que Barnab fosse conhecido aos cristos na parte setentrional da Galcia ou que Paulo sequer fizera viagens atravs daquele territrio. A exclamao de Paulo: insensatos glatas, de modo algum evidncia de que ele pensasse apenas em certo povo tnico, que se originara exclusivamente da raa glica na parte setentrional da Galcia (3:1). Antes, Paulo estava repreendendo alguns nas congregaes ali por se deixarem influenciar por um elemento de judaizantes entre eles, judeus que tentavam confirmar a sua prpria justia por meio do arranjo mosaico, em vez de pela justia devido f fornecida pelo novo pacto (2:153:14; 4:9, 10). Em sentido racial, as congregaes da Galcia (1:2), s quais Paulo escreveu, eram uma mistura de judeus e no-judeus - estes ltimos sendo tanto proslitos circuncisos como gentios incircuncisos, e, sem dvida, alguns deles eram de origem cltica (Atos 13:14, 43; 16:1; Glatas 5:2). Em conjunto, eram chamados de cristos glatas porque a regio em que moravam era chamada de Galcia. Todo o teor da carta que Paulo escrevia queles que conhecia bem na parte meridional desta provncia romana, no a totalmente desconhecidos, no setor setentrional, o qual ele evidentemente nunca visitou.

Tempo da escrita.
O perodo abrangido por este livro de durao indeterminada, mas o tempo da escrita tem sido fixado aproximadamente entre 50 e 52 d.C.. Glatas 4:13 d a entender que Paulo fez pelo menos duas visitas aos glatas antes de escrever a carta. Os captulos 13 e 14 de Atos dos Apstolos descrevem uma visita de Paulo e Barnab s cidades glatas meridionais, ocorrida por volta de 47 a 48 d.C.. Da, depois da conferncia a respeito da circunciso, em Jerusalm, por volta de 49 d.C., Paulo, junto com Silas, voltou a Derbe e a Listra, na Galcia, e a outras cidades em que Paulo e Barnab haviam publicado a palavra de Deus (Atos 15:36-16:1) na primeira viagem. Evidentemente, foi depois disso, enquanto Paulo estava em outro lugar na sua segunda viagem missionria, ou ento na sua sede, a Antioquia da Sria, que ele recebeu informaes que o induziram a escrever s congregaes da Galcia. Se foi durante a sua estada de um ano e meio em Corinto (At 18:1, 11) que Paulo escreveu esta carta, ento a escrita ocorreu provavelmente entre o outono (setentrional) de 50 e a primavera de 52 d.C., o mesmo perodo geral em que escreveu as suas cartas cannicas aos tessalonicenses.

Se a escrita foi feita durante a sua breve parada em feso, ou depois de voltar a Antioquia da Sria, e de ter passado ali algum tempo (At 18:22, 23), teria sido por volta de 52 d.C.. No entanto, improvvel que feso fosse o lugar da escrita, tanto porque Paulo ficou pouco tempo ali como porque se ele tivesse estado to perto quando soube do desvio na Galcia, era de esperar que tivesse pessoalmente visitado os irmos, ou ento explicado na sua carta por que no lhe era possvel visit-los naquela ocasio. O que a sua carta diz a respeito de os glatas serem removidos to depressa Daquele que [os] chamou (1:6) talvez indique que a escrita da carta foi feita logo depois de Paulo ter visitado os glatas. Mas, mesmo que a escrita s tivesse sido feita em 52 d.C., em Antioquia da Sria, ainda teria sido relativamente cedo para tal desvio ocorrer.

Canonicidade
Evidncia primitiva da canonicidade do livro encontrada no Fragmento Muratoriano e nos escritos de Irineu, de Clemente de Alexandria, de Tertuliano e de Orgenes. Estes homens mencionam-no por nome, junto com a maioria ou com todos os outros 26 livros das Escrituras Gregas Crists. mencionado por nome no cnon abreviado de Marcio e at mesmo aludido por Celso, que era inimigo do cristianismo. Todas as importantes listas de livros no cnon das Escrituras inspiradas, pelo menos at o tempo do Terceiro Conclio de Cartago, em 397 d.C., incluam o livro de Glatas. Ns o temos hoje preservado, junto com mais oito das cartas inspiradas de Paulo, no Papiro Chester Beatty N. 2 (P46), um manuscrito atribudo a cerca de 200 d.C.. Isto fornece prova de que os primitivos cristos aceitavam o livro de Glatas como uma das cartas de Paulo. Outros manuscritos antigos, tais como o Sinatico, o Alexandrino, o Vaticano N. 1209, o Cdice Efraimi rescrito e o Cdice Bezae, bem como a Pesito siraca, igualmente incluem o livro de Glatas. Tambm, ele se harmoniza inteiramente com os outros escritos de Paulo e com o restante das Escrituras, que freqentemente cita.

Circunstncias relacionadas com a carta


A carta reflete muitas caractersticas do povo da Galcia, no tempo de Paulo. Os celtas glicos, procedentes do norte, haviam invadido aquela regio no terceiro sculo a.C., e, portanto, era forte a influncia cltica no pas. Os celtas (ou gauleses) eram considerados um povo feroz, brbaro, tendo-se dito que ofereciam seus prisioneiros de guerra como sacrifcios humanos. Tm sido tambm descritos na literatura romana como muito emotivos, supersticiosos, dados a muitos ritos, e esta tendncia religiosa provavelmente influa para se manterem longe de uma forma de adorao to desprovida de ritos como o cristianismo. Mesmo assim, as congregaes na Galcia talvez inclussem muitos que anteriormente tinham sido assim como pagos, bem como muitos conversos do judasmo, que no se livraram totalmente da observncia escrupulosa das cerimnias e outras obrigaes da Lei mosaica. A natureza volvel, inconstante, atribuda aos glatas de origem cltica explica como, em certa poca, alguns nas congregaes glatas eram zelosos pela verdade de Deus, e pouco depois se tornaram presa fcil de oponentes da verdade, os quais

insistiam na observncia meticulosa da Lei, bem como na circunciso e em outros requisitos da Lei como necessrios para a salvao. Os judaizantes, como poderiam ser chamados tais inimigos da verdade, pelo visto mantinham a questo da circunciso acesa, mesmo depois de os apstolos e outros ancios em Jerusalm terem tratado do assunto. Talvez, tambm, alguns dos cristos glatas sucumbissem s baixas normas de moral da populao, conforme se pode inferir da mensagem da carta a partir do captulo 5, versculo 13, at o fim dela. De qualquer modo, quando o apstolo soube do desvio deles, sentiu-se induzido a escrever esta carta de conselho franco e de forte encorajamento. evidente que seu objetivo imediato ao escrever era confirmar seu apostolado, refutar os ensinos falsos dos judaizantes e fortalecer os irmos nas congregaes glatas. Os judaizantes eram astutos e insinceros (Atos 15:1; Glatas 2:4). Afirmando representar a Igreja de Jerusalm, estes falsos instrutores se opunham a Paulo e desacreditavam a posio dele como apstolo. Queriam que os cristos fossem circuncidados, no nos melhores interesses dos glatas, mas para que os judaizantes pudessem criar uma aparncia que granjearia a aprovao dos judeus e os impediria de se oporem to violentamente. Os judaizantes no queriam sofrer perseguio por causa de Cristo (6:12, 13). Para atingirem seu objetivo, afirmavam que Paulo recebera sua comisso de segunda mo, que lhe fora dada apenas por alguns homens de destaque na Igreja crist no do prprio Cristo Jesus (1:11, 12, 15-20). Queriam que os glatas os seguissem (4:17), e para anular a influncia de Paulo, primeiro tinham de apresent-lo como no sendo apstolo. Aparentemente, eles afirmavam que Paulo, quando achava conveniente, pregava a circunciso (1:10; 5:11). Tentavam fazer uma espcie de fuso de religio entre o cristianismo e o judasmo, no negando diretamente a Cristo, mas argumentando que a circunciso seria de proveito para os glatas, que os faria progredir no cristianismo, e que, alm disso, com ela seriam filhos de Abrao, a quem originalmente foi dado o pacto da circunciso (3:7). Paulo refutou cabalmente as alegaes desses falsos cristos e edificou os irmos glatas, para que pudessem manter-se firmes em Cristo. animador notar que as congregaes glatas permaneceram fiis a Cristo e se mantiveram como colunas da verdade. O apstolo Paulo visitou-as na sua terceira viagem missionria (At 18:23) e o apstolo Pedro dirigiu sua primeira carta aos glatas, entre outros (I Pedro 1).

DESTAQUES DE GLATAS
Carta que enfatiza o apreo pela liberdade que os verdadeiros cristos tm por meio de Jesus Cristo; Foi escrita um ano ou talvez vrios anos depois de os glatas terem sido informados sobre a deciso de que no se requer a circunciso dos cristos.

Paulo defende seu apostolado (1:1-2:14)


O apostolado de Paulo no era de origem humana, mas por designao de Jesus Cristo; ele no consultou os apstolos em Jerusalm antes de comear a declarar as boas novas; s trs anos depois visitou brevemente a Cfas e a Tiago (1:1, 1324); As boas novas que proclamava no foram recebidas da parte de homens, mas por revelao da parte de Jesus Cristo (1:10-12); Por causa duma revelao, Paulo, com Barnab e Tito, foi a Jerusalm para tratar da questo da circunciso; no aprendeu nada de novo de Tiago, Pedro e Joo, mas estes reconheceram que ele havia recebido poderes para um apostolado para com as naes (2:1-10); Em Antioquia, quando Pedro erroneamente se separou dos crentes no-judeus, temendo certos irmos visitantes de Jerusalm, Paulo o repreendeu. (2:11-14)

A pessoa declarada justa somente pela f em Cristo, no por obras (2:153:25) Se algum pudesse ser declarado justo por obras da lei, a morte de Cristo no teria sido necessria (2:15-21); Os glatas receberam o Esprito de Deus por terem aceitado com f as boas novas, no devido a obras. (3:1-5); Verdadeiros filhos de Abrao so aqueles que tm f igual dele (3:6-9, 26-29); Visto que aqueles que procuram mostrar-se justos por obras e no conseguem guard-la perfeitamente, eles esto sob maldio (3:10-14); A Lei no invalidou a promessa associada com o pacto abramico, mas ela serviu para tornar manifestas as transgresses e atuou como tutor, conduzindo a Cristo (3:15-25).

Manter-se firme na liberdade crist (4:1-6:5)


Jesus Cristo, pela sua morte, libertou os que estavam debaixo de lei, tornando possvel que se tornassem filhos de Deus (4:1-7); Retornar ao arranjo da observncia de dias, meses, pocas e anos significaria retornar escravido e a uma posio semelhante de Ismael, filho da serva Agar; ele, com sua me foi despedido da casa de Abrao (4:8-31);

J que foram libertos do pecado e no mais estavam sob obrigao Lei, deviam resistir a todos os que desejassem induzi-los a aceitar um jugo de escravido (1:69; 5:1-12; 6:12-16); No abusem da liberdade, mas cedam influncia do Esprito de Santo, manifestando os frutos desse na vida e evitando as obras da carne (5:13-26); Reajustem num esprito de brandura a todo aquele que d um passo em falso; mas todos, individualmente, tm a obrigao de levar sua prpria carga de responsabilidade (6:1-5);

Introduo ao 49 Livro Bblico: Carta aos Efsios


A cidade de feso
Era uma das maiores cidades do Imprio Romano, capital da provncia chamada sia Menor, cujo territrio pertence hoje Turquia. Localizava-se s margens do rio Castro. Entre suas construes, destacava-se o templo da deusa Diana, tambm conhecida como rtemis. Os cultos ali realizados incluam a prostituio em seus rituais. Tal edifcio estava entre as sete maravilhas do mundo antigo. O templo foi incendiado no dia em que nasceu Alexandre Magno. Posteriormente, o prprio Alexandre ofereceu-se para reconstru-lo. Contudo, sua oferta foi recusada pelos efsios, os quais reconstruram o santurio, tornando-o mais esplndido do que antes. Quando escreveu a primeira carta aos corntios, Paulo estava em feso. Talvez por isso, diante da grandiosidade daquela construo, o apstolo fala sobre a igreja de Cristo, comparando-a a um edifcio. Ele menciona o processo de edificao, o fundamento, os construtores e o material utilizado (I Co 3:9-17). Mais tarde, quando escreve aos Efsios, Paulo volta a essa comparao (2:19-22). Havia em feso uma grande biblioteca e um teatro com lugares para 25 mil pessoas assentadas. A cidade possua o principal porto da sia, colocando-se, assim, na rota comercial do Imprio. Foi construdo naquela cidade um templo para a realizao de cultos ao imperador romano. Hoje, existem apenas runas daquele grande centro urbano, entre as quais se destaca a fachada da antiga biblioteca.

Fundao da igreja
Paulo fundou a igreja em feso por ocasio da sua primeira visita, durante a segunda viagem missionria (At 18:19). Na segunda vez em que foi cidade (At 19:1), permaneceu l durante um perodo superior a dois anos. feso tornou-se o centro dos trabalhos

missionrios do apstolo. Naquele perodo, toda a sia Menor foi evangelizada (At 19:10). Pode ser que nessa ocasio tenham sido fundadas as sete igrejas mencionadas no Apocalipse (2 e 3). A permanncia de Paulo em feso foi interrompida por uma grande perseguio. Atravs de suas pregaes, muitos se converteram a Cristo. Com isso, o comrcio das imagens da deusa Diana estava se enfraquecendo. Tomados de ira, os fabricantes de dolos provocaram grande tumulto, tentando fazer com que Paulo fosse publicamente condenado por pregar uma doutrina que estaria "prejudicando" a cidade (At 19:21-40; I Co 15:32). Afinal, o turismo e o comrcio estavam estabelecidos sobre a idolatria. Diante de disso, Paulo se retira. Depois de algum tempo, mandou chamar os lderes da igreja de feso para se encontrarem com ele em outra cidade, Mileto. Ali, Paulo se despede deles, dizendo que no mais o veriam (At 20:16-38). Timteo, Apolo, qila e Priscila trabalharam na igreja de feso (At 18:18, 19, 24; I Tm 1:3; II Tm 4:19). De acordo com a tradio, o apstolo Joo tambm exerceu ministrio naquela cidade e ali morreu. A bblia no confirma isso. O que temos de concreto que Joo escreveu uma carta igreja de feso assim como fez a outras seis igrejas da sia (Ap 2:1).

A EPSTOLA AOS EFSIOS


Local de origem: Roma. Data: entre 60 e 61 d.C. Portador: Tquico (6:21-22). Tema: a unidade da igreja. Texto-chave: 4:13. Seqncia-chave: 1:10; 2:6, 14-22; 4:3-16. Palavras e expresses em destaque: Mistrio; "em Cristo"; graa; salvao; riqueza; igreja; unidade; vida; armadura.

ESBOO
1) A igreja e o plano de salvao (1:1-23)
Saudao (1:1-2); A origem divina da igreja (1:3-6); O plano de salvao (1:7-230.

2) A ressurreio espiritual e a exaltao do salvo (2:1-22)


Salvao pela f e no por obras (2:7-10); Os gentios esto includos no propsito de Deus (2:11-13); No h barreiras entre judeus e gentios (2:14-22).

3) Os mistrios e as revelaes divinas (3:1-21)


A vocao dos gentios e o apostolado de Paulo (3:1-13); A orao de Paulo e o amor de Cristo (3:14-21).

4) A unidade dos cristos (4:1-32)


A vida crist prtica (4:17-21); Velha vida versus nova vida (4:22-32).

5) Valores da vida crist (5:1 a 6:9)


Amor, pureza, luz, zelo, plenitude do Esprito (5:1-21); Deveres da vida crist (5:22-6:9).

6) A luta espiritual 6:10-18.


A armadura de Deus (10-18);

7) Palavras finais e bno (6:19-24).


Pedido de orao (19, 20); Portador da epstola e saudaes finais (21-24).

COMENTRIO
A carta que hoje conhecemos como "Epstola de Paulo aos Efsios", parece ter sido uma correspondncia circular destinada s diversas igrejas da sia Menor. Seu contedo

no pessoal nem trata de questes ou problemas especficos de uma comunidade em particular. No possui saudaes pessoais, como seria natural em uma carta dirigida a um grupo determinado. De acordo com os estudiosos dos manuscritos do Novo Testamento, a expresso "que vivem em feso" (1:1) no aparece em todas as cpias antigas. Supe-se ento que poderia se tratar de uma carta circular e que, eventualmente, algum tenha acrescentado essas palavras quando endereou uma cpia para os efsios. Alguns comentaristas sugerem que essa epstola possa ser a mesma que Paulo menciona em Colossenses 4:16, quando fala da carta enviada aos Laodicenses e que deveria ser lida tambm em Colossos.

Motivo de envio da carta


As igrejas crists estavam se estabelecendo em diversas cidades do Imprio Romano, comeando dos principais centros, onde Paulo procurava concentrar suas atividades evangelsticas. Nesses mesmos centros, encontravam-se colnias judaicas, j que, por motivos diversos, milhares de judeus estavam espalhados por vrios lugares. Eles se estabeleciam com mais freqncia nas principais cidades, como seria natural, uma vez que nesses locais se concentravam as atividades comerciais, culturais e religiosas, sendo os melhores campos para o trabalho e o enriquecimento. Desse modo, em todos os lugares Paulo encontrava uma sinagoga e ali pregava para os judeus. Assim, apesar dos protestos e perseguies, alguns se convertiam. Logo estava estabelecida a igreja e sua formao inclua gentios e judeus. Percebe-se ento uma dicotomia imediata na comunidade. Alm disso, como era natural, a igreja era formada por homens e mulheres, servos e senhores, escravos e livres, ricos e pobres. Bem sabemos que esse cenrio no era uma particularidade de feso, mas caracterstica comum a diversas igrejas. Essa diversidade de componentes da igreja, faz com que ela seja um organismo bastante ecltico. Essa variedade se tornava, muitas vezes, causa de diviso, partidarismo, dentro das igrejas. Por isso, Paulo escreve aos efsios, tendo como principal tema a unidade da igreja. Seu foco est principalmente sobre a questo entre judeus e gentios. Por um lado, os judeus se consideravam como a "nata" religiosa do mundo. Ento, os gentios eram vistos por eles como uma segunda categoria, at mesmo dentro da igreja. Os gentios, por sua vez, poderiam se sentir inferiorizados. Contudo, nas cidades fora da Palestina, os gentios eram os "donos da casa". Ento, os judeus poderiam ser vistos como estrangeiros arrogantes que se achavam superiores aos prprios cidados do lugar. Tudo isso nos mostra que era fcil que a igreja se dividisse internamente entre o grupo dos judeus e o grupo dos gentios. Ento, Paulo insiste na doutrina da unidade da igreja. Afinal, Cristo chamou pessoas to diferentes e as uniu em um corpo para que aprendessem o amor que supera todas as desigualdades e at mesmo ajuda a minimiz-las ou elimin-las quando possvel.

Unidade da igreja
Paulo menciona a localizao de gentios e judeus dentro do plano de salvao e da igreja. Seu objetivo demonstrar que no corpo de Cristo, esse tipo de diferena irrelevante. Ele tenta fazer com que seus leitores vejam que, no passado, todos eles eram pecadores (2:1-3) e que agora todos so salvos. Estes so os adjetivos que importam. No interessa saber quem judeu e quem gentio. Essas verificaes s serviam para dividir a igreja. Paulo diz que agora, aps a converso, ningum era mais estrangeiro, como se tivesse um tratamento diferente dentro da igreja. Somos todos concidados (2:19). Dizer isso para gentios e judeus era mostrar que no mais importava o lugar onde nasceram nem a sua origem genealgica. Agora, somos cidados na mesma cidade, a Nova Jerusalm. Afinal, nascemos de novo. Agora somos parte da mesma famlia. Precisamos deixar de lado muitos conceitos plurais, que destacam nossas diferenas, e voltar para afirmaes singulares. Por isso, Paulo usa tanto a palavra "um" e seus derivados na epstola aos Efsios: "de ambos (judeus e gentios) fez um" (2:14); "um novo homem" (2:15); "um s corpo" (2:16); "um Esprito" (2:18); "unidade do Esprito" (4:3); "um corpo" (4:4); "um Esprito" (4:4); "numa s esperana" (4:4); "um s Senhor" (4:5); "uma s f" (4:5); "um s batismo" (4:5); "um s Deus e Pai" (4:6); "unidade da f" (4:13); "comunidade" (2:12); "unir" (5:31); "uma s carne" (5:31 - fala sobre o casal e sobre Cristo e a igreja).

A palavra "todos" tambm demonstra o desejo pela unidade ou fala de uma situao comum (1:15; 2:3; 3:8, 9, 18; 4:6, 13; 6:18, 24). A palavra "congregar" em 1:10, a preposio "com", o advrbio "juntamente" e outros termos semelhantes reforam a doutrina da unidade dos irmos em torno da pessoa de Cristo. Ele a base da nossa unidade. "Com" (1:15; 2:5, 6; 2:16; 3:18; 4:25; 4:28) "com o que tiver..." (6:9). Em 5:7, a preposio aparece mostrando "com" quem no devemos nos associar. No existe unidade entre o cristo e o mundano. Convivncia, sim; unidade, no. "Co-herdeiros" e "co-participantes" (3:6); "Juntamente" (2:5, 6, 22); "Juntas" (4:16). A expresso "em Cristo", bastante freqente nos escritos de Paulo, mostra a centralidade do Senhor Jesus no plano de Deus, na igreja e na vida do cristo. Observe esta e outras expresses similares em Efsios:

"Em Cristo" (1:1, 3, 6, 10, 12, 15, 20; 2:6, 7, 10, 13; 3:11, 21; 4:32); "Em Jesus" (4:21); "Com Cristo" (2:5).

Observe a relao entre 2:12 ("sem Cristo") e 2:13 ("em Cristo"), demonstrando a situao antes e depois da converso.

A igreja - edifcio de Deus


Continuando sua doutrina, Paulo mostra que somos parte do edifcio de Deus, a igreja (2:20-22). No podemos criar divises, como se o tijolo quisesse ser superior pedra, ou a areia melhor do que o cimento. Se formos fazer uma classificao por valor ou por importncia na construo, veremos que, separado, cada item tem um preo diferente. Contudo, enquanto no for utilizado na obra, cada tipo de material corre o risco de se contaminar, tornar-se intil e se perder. Depois de construdo o prdio, este tem um valor nico e muito elevado. Quando se pergunta o preo de um prdio, ningum quer saber o valor da areia ou do cimento. A construo vale mais do que a soma dos valores nela aplicados. Juntos valemos mais do que separados. Juntos fazemos mais do que faramos isoladamente. Na construo, os elementos que parecem ser os mais fortes, encontram-se absolutamente dependentes dos que so reputados como inferiores. O cimento visto como aquele que d firmeza. Contudo, o que faramos com ele se no tivssemos a areia, que muitas vezes vista como frgil e inconstante? Um vai suprir a fraqueza do outro e juntos vo formar o slido concreto. A pedra poderia se gabar de ser a mais forte. Contudo, no se

constri um prdio usando apenas pedras. Os tijolos, apesar de mais frgeis, podem ser trabalhados com mais facilidade, podem ser quebrados, cortados e posicionados com mais flexibilidade. Sua fragilidade ser superada pelo uso da areia, do cimento e da gua. Os tijolos, para que fiquem mais resistentes, so submetidos ao do fogo, o qual pode ser comparado s dificuldades, tribulaes e sofrimentos da vida, que vo nos tornando mais fortes e mais resistentes (I Pd 4:12). Depois de pronto o prdio, no se fala mais em areia, em cimento, em tijolos. Fala-se em um prdio. Apesar de estarem ali presentes as caractersticas de cada material, todos eles "perderam" sua prpria identidade e so agora conhecidos como prdio. At mesmo aquele nfimo grozinho de areia, agora prdio. Assim somos ns na igreja. Ainda que voc se veja como o menor, como insignificante, como fraco Deus o v como igreja, como corpo de Cristo. Nessa condio, consciente disso e vivendo de modo coerente, voc estar revestido de uma armadura (6:10-18) e, mesmo sendo fraco, voc ser invencvel "...quando sou fraco, ento que sou forte..." (II Co 12:10). As foras espirituais do mal no podero toc-lo (I Jo 5:18). Quando o prdio est pronto, o que mais aparece no o mais importante. Ento, temos em posio de honra aqueles elementos que mais precisam dela e no os que j a possuem naturalmente. Deus coloca em destaque os mais humildes, enquanto que muitos que se julgam elevados, ficam encobertos. Isso no muda o valor de nenhum deles, apenas a aparncia. A tinta, que at no est entre os itens fundamentais a que mais aparece e torna-se importante. A pedra, que mais forte, torna-se invisvel, colocada em lugares inferiores, fazendo parte do alicerce. Estaria ela esquecida? Talvez sim, mas desvalorizada jamais. Em toda construo em que se usem pedras, areia, tijolos e cimento, dever ser usada a gua, que um smbolo da Palavra de Deus (5:26). A gua no fica retida na construo. Ela no faz parte do prdio, embora seja utilizada desde o alicerce at o acabamento. Da mesma forma, a bblia no faz parte da igreja, mas sem ela a igreja no existiria.

Unidade e individualidade
Apesar de ser comparada a um edifcio, a igreja no tem a mesma rigidez. As pedras vivas que compem a igreja (I Pd. 2:5) nem sempre querem ficar na posio e na funo que receberam: O autor roga, suplica, aos irmos de feso que eles adotem uma postura de humildade, mansido, e amor uns para com os outros: Com tantas diferenas dentro da igreja, essas atitudes eram imprescindveis para que a igreja no se extinguisse (4:1-6): Muitas vezes, os irmos comeam a promover disputas e contendas entre si: Isso, alm de ser destrutivo, desvia o cristo de seu papel espiritual: Paulo diz que "a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra as foras espirituais do mal, nas regies celestiais" (6:12). Se os irmos guerrearem entre si, estaro dando trgua na guerra contra Satans e, assim, s ele ficar satisfeito.

A unidade deve ser buscada mesmo que mediante o esforo. "Esforai-vos diligentemente por preservar a unidade do Esprito no vnculo da paz" (4:3). A palavra vnculo significa n ou tudo o que estabelece ligao. Ns, como cristos, precisamos enfatizar os nossos vnculos acima das nossas diferenas. O mesmo Senhor, o mesmo Esprito, o mesmo batismo, a mesma f, a mesma esperana, tudo isso so vnculos que nos unem. So os fundamentos do cristianismo. No devemos nos separar por causa de questes to menores do que o amor de Cristo. Seria correto uma igreja se dividir por causa da forma de culto, ou por causa do tipo de roupa ou por causa da comida e outras coisas semelhantes? Em uma famlia, cada membro diferente. Contudo, no vamos dispersar o grupo familiar por causa disso. Apesar de unidos, no somos iguais. As diferenas existem e sempre existiro. Vivemos em unidade sem anular a individualidade. Por isso Paulo fala, no captulo 4:7-16, dos dons ministeriais: "uns para apstolos, outros para profetas..." No devemos confundir unidade com igualdade. "A graa foi concedida a cada um de ns segundo a proporo do dom de Cristo" (4:7). Afinal, a unidade existe para que as diferentes partes se auxiliem e se completem (4:16). Assim, Paulo passa a usar o corpo humano como ilustrao para a igreja. Cada cristo chamado de membro, tendo posio e funo definidas. O tema da unidade nos chama a ateno para a ajuda mtua. O tema da individualidade nos lembra da responsabilidade pessoal. A obra de Deus misso da igreja. Contudo, cada tarefa deve estar designada individualmente, pois se um servio de todos, normalmente ningum o executa. Na igreja existem homens, mulheres, servos, senhores, etc. A doutrina da unidade poderia levar a crer que agora todos so iguais. At certo ponto, a afirmao correta. Contudo, Paulo, no final da carta, fala diretamente s mulheres, aos maridos, aos filhos, aos pais, aos servos e aos senhores, mostrando que cada um tem um papel definido e que a situao individual deve ser respeitada (5:22-6:9). Observe os textos de Efsios que tratam da individualidade por meio da expresso "cada um" ou "uns: Oportunidade individual (4:7); Dom individual (4:11); Deveres individuais (4:25 e 5:33); Recompensa individual (6:8).

Efsios espiritualidade em alta


Havendo unidade dentro dos padres divinos, haver ambiente para que se desenvolva a espiritualidade. Esta palavra caracteriza bem a epstola aos Efsios. Enquanto

que, aos corntios, Paulo no pode falar como a espirituais, visto que eram carnais (I Co 3:1), com os efsios foi diferente. O apstolo falou sobre: Os mistrios de Deus (1:9; 3:3; 4:9; 6:19); Lugares celestiais (1:3, 20; 2:6; 3:10; 6:12); A graa de Cristo (1:6, 7; 2:5, 7, 8; 3:2, 7; 4:7, 29; 6:24); As riquezas da sua graa (1:7; 2:7); As riquezas de Cristo (3:8); As riquezas da glria (1:18; 3:16); A armadura de Deus (6:12-17).

A prtica da doutrina
A espiritualidade deve se expressar na vida prtica. Paulo tinha em mente essa preocupao. Vemos em algumas de suas epstolas essa diviso: em primeiro lugar ele fala da doutrina, depois ele d conselhos prticos. A parte espiritual (1 a 3) se relaciona ao verbo "ser". A parte prtica (4 a 6) se relaciona aos verbos "andar" e "combater". Embora no sejamos salvos pelas obras (2:8-9), fomos designados para execut-las (2:10). A posio espiritual de qualquer pessoa vai produzir evidncias visveis. Ningum poderia se esquivar dos ensinamentos do apstolo dizendo que no tinha entendido a aplicabilidade de suas palavras. Depois de falar de fatos espirituais e regies celestiais, Paulo parte para situaes do dia-a-dia. Se ele dissesse apenas que os efsios deveriam se revestir do novo homem (4:24), eles poderiam questionar o sentido dessas palavras. Mas o prprio Paulo explica na seqncia do texto, de 4:25 at 5:21: "Deixando a mentira, fale cada um a verdade" "Aquele que furtava no furte mais; antes trabalhe" "No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe". "No vos embriagueis com vinho". A seguir, o autor fala sobre as relaes entre marido e mulher, pais e filhos, servos e senhores. Seu ltimo assunto a armadura de Deus, que composta por convices interiores e prticas exteriores, (f e obras). Ele adverte que tomemos "toda" a armadura de Deus (6:11). Tomar apenas uma parte intil. De que adianta ao guerreiro proteger o corao e deixar a cabea exposta? Que adiantar se, estando a cabea e o corao protegidos, as pernas forem quebradas pelo inimigo? Assim, precisamos da verdade, da justia, do evangelho, da f, da salvao, da Palavra de Deus e da orao em Esprito. Se faltar um desses elementos, esta pode ser a brecha por onde o inimigo tentar nos destruir.

Introduo ao 50 Livro Bblico: aos Filipenses


A CIDADE DE FILIPOS
Filipos era a capital da provncia romana chamada Macednia, localizada em territrio que hoje pertence Grcia. Seu nome significa "pertencente a Filipe". A cidade foi fundada por Filipe, pai de Alexandre Magno, em 358 a.C. Era importante devido sua localizao junto principal estrada que cortava a Macednia no sentido leste-oeste, servindo de caminho entre a sia e Roma. Alm disso, a cidade possua minas de ouro e prata.

A IGREJA EM FILIPOS
Foi a 1a igreja crist na Europa. Foi fundada por Paulo durante a segunda viagem missionria (At 16:11-40). Ali chegando, o apstolo foi bem recebido juntamente com Silas. Os primeiros convertidos foram Ldia, vendedora de prpura, e uma jovem que adivinhava, da qual foi expulso um esprito imundo. Sendo liberta, cessaram os seus prognsticos. Diante disso, cessou tambm o lucro dos seus senhores, os quais se enfureceram contra Paulo e Silas, incitando contra eles as autoridades locais. Como resultado, aqueles irmos foram espancados e lanados na priso (I Ts 2:2). Estando orando

e louvando a meia-noite, Deus os libertou por meio de um terremoto que abriu as cadeias. Diante de to grande acontecimento, o carcereiro se converteu e tambm a sua famlia. Algum tempo depois, os irmos filipenses enviaram ajuda financeira para Paulo (II Co 8:2; Fl 4:10, 15).

A SITUAO DE PAULO
Ao escrever a epstola aos filipenses, Paulo se encontrava preso, correndo risco de vida, distante de muitos irmos e amigos e em dificuldade financeira. Na carta, ele fala da morte vrias vezes: 1:20; 2:8; 2:27; 2:30; 3:10. Entretanto, a mesma epstola enfatiza a alegria, a gratido (1:3; 4:6), e ainda admoesta contra a murmurao (2:14). Isso testemunho (2:15). Alegria e gratido no meio do sofrimento to contrastante quanto a luz no meio da escurido, como uma estrela refulgente no meio do negro cu. No d para ignorar. Paulo compara os cristos aos luzeiros, aos astros, e no a uma vela ou a um pavio de lamparina (2:15). O luzeiro produz abundante luz, a qual no se apaga com o vento nem com a tempestade. Normalmente, se existe luz, existe fogo. Algo est se consumindo. Algo est queimando. No seremos luz gratuitamente. No seremos luz sem sacrifcio, sem dor, sem renncia, sem sofrimento ou sem tribulaes. At a sua prpria morte vista por Paulo como um meio pelo qual o Senhor Jesus seria glorificado (1:20). Segundo a viso do apstolo, sofrer pelo evangelho um privilgio (1:29).

A EPSTOLA AOS FILIPENSES


Autor: Paulo (e Timteo) Portador: Epafrodito Data: 60 ou 61. Local: priso em Roma. Tema: Alegria no Senhor. Motivo da carta: gratido pelo auxlio enviado pelos filipenses. Versos chave: 1:21 e 4:4

ESBOO
I - Introduo e saudao - 1:1-2. II - Conceito que Paulo tem sobre os filipenses e sua orao por eles - 1:3-11. III - A priso de Paulo contribui para o progresso do evangelho - 1.12-26.

IV- Exortao perseverana, unidade, humildade e santidade conforme o exemplo de Cristo 1:27 a 2:18. V - Elogio a Timteo e Epafrodito 2:19-30. VI - Confiana em Cristo e no na carne 3:1-21. VII - Exortao vida santa 4:1-9. VIII - Gratido de Paulo pelo auxlio dos filipenses - 4:10-20. IX - Saudaes finais - 4:21-23.

COMENTRIO
OS SANTOS FILIPENSES
Paulo usa a palavra "santos" para se referir aos filipenses (1:1). Esse termo na bblia no se refere a cristos mortos e que, ainda assim, tenham poder para interferir no mundo dos vivos e fazer milagres. Nada disso. "Santo" significa "separado", "consagrado". Todo cristo santo, ou pelo menos deveria ser. Todo servo do Senhor separado do mundo e separado para Deus. Essa separao no significa alienao. O cristo no deve viver como um aliengena, indiferente a tudo, longe de todos, isolado e estranho. Podemos e devemos participar de tudo o que acontece em nossa volta, exceto daquelas coisas que podem interferir na nossa comunho com Deus e contrariar o nosso compromisso com Cristo. Quando a questo ameaa esse ponto, ento nos separamos, pois somos santos. "Santo" no significa perfeito ou algum que esteja livre da possibilidade de pecar. Somente alcanaremos essa condio quando deixarmos esta terra e formos para o nosso lar celestial. Antes disso, devemos viver num processo de aperfeioamento. Pelas palavras de Paulo, vemos que os filipenses no eram perfeitos, mas estavam caminhando nessa direo. Ele disse: "Estou plenamente certo de que aquele que comeou a boa obra em vs h de complet-la at o dia de Cristo Jesus" (1:6). O prprio apstolo disse a respeito de si mesmo: "No que eu o tenha j recebido ou tenha j obtido a perfeio; mas prossigo para conquistar aquilo para o que tambm fui conquistado por Cristo Jesus..." (3:12-14). Vejo nesse processo de aperfeioamento o desenvolvimento da salvao mencionado em Filipenses 2:12. No que sejamos "meio salvos". A obra est consumada no corao de Deus, mas, na prtica, os efeitos da salvao ainda se estabelecem gradativamente at que o nosso corpo seja transformado em um corpo incorruptvel, em semelhana do corpo ressurreto do nosso Senhor Jesus Cristo.

PERDAS E GANHOS

O evangelho envolve perdas e ganhos (3:7-8). Isso no combina com certas pregaes de prosperidade. Paulo estava preso, privado de muitas coisas, mas certo do seu ganho espiritual. Ser que Paulo pensava em um evangelho que lhe proporcionaria riqueza material, uma grande casa, um lindo carro, o seu prprio negcio, etc? De modo nenhum. Ele assumia as tribulaes e os sofrimentos como fatores naturais no caminho do cristo e que tudo isso at contribuiria para o avano do reino de Deus. "... As coisas que me aconteceram tm antes contribudo para o progresso do evangelho" (1:12). Ele destacou ainda, de modo comemorativo, que sua priso tinha se tornado oportunidade para evangelizar os soldados romanos (1:13). Quando, ao fim da epstola, Paulo diz: "Tudo posso naquele que me fortalece" (4:13), ele no estava ensinando uma declarao do pensamento positivo, como se quisesse colocar o cristo numa posio de sucesso absoluto, conforme a viso que o mundo tem de sucesso. Lendo 4.12, entendemos que Paulo estava dizendo que ele foi capacitado por Deus para passar por qualquer situao, fosse de abundncia ou escassez, de humilhao ou honra, de fartura ou de fome. Certamente, o obreiro de Deus precisa estar pronto para tudo isso e no apenas para ser rico. verdade que Deus pode nos dar todo tipo de bens materiais. Entretanto, isso depende do plano dele para cada pessoa. No podemos colocar a riqueza material como conseqncia natural do evangelho. Isso no bblico. Na parbola dos talentos, aquele senhor deu uma quantidade de dinheiro correspondente capacidade de cada um. assim que Deus faz conosco. Ele no vai colocar em nossas mos algo superior nossa capacidade de administrar. Precisamos focalizar o ganho espiritual, o galardo celestial e no o galardo terreno. Este, se vier, ser bem-vindo. Porm, no pode ser o nosso objetivo.

OS INIMIGOS DA CRUZ
"Pois muitos andam entre ns, dos quais repetidas vezes eu vos dizia e agora vos digo at chorando, que so inimigos da cruz de Cristo; O destino deles a perdio, o deus deles o ventre, e a glria deles est na sua infmia; visto que s se preocupam com as coisas terrenas. Pois a nossa ptria est nos cus, de onde tambm aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformar o nosso corpo de humilhao, para ser igual ao corpo da sua glria..." (3:18-21). Cruz renncia, entrega, perda, humilhao, morte. Disse Jesus: "Se algum quiser vir aps mim, a si mesmo se negue, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perd-la-, mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvar" (Lc 9:23-24). Se no estivermos dispostos a perder nada pelo evangelho e ainda quisermos fazer dele uma ferramenta para o enriquecimento material, estaremos desvirtuando sua essncia e negando a cruz.

Corremos o risco de colocar o ser humano como o centro do cristianismo, como se este existisse para atender a todos os nossos desejos terrenos. Desse modo, muitas pessoas esto nas igrejas com a expectativa de que Deus resolva todos os problemas delas e vem nele apenas um solucionador de problemas e no um Senhor. "Buscai primeiro o Reino de Deus" (Mt 6:33a). Muitos precisam corrigir a orientao de sua busca ao Senhor. Precisamos busc-lo, primeiramente, para sabermos a sua vontade para ns, e no para faz-lo conhecer a nossa vontade. Precisamos pergunt-lo sobre o que devemos fazer para ele antes de apresentar o que queremos que ele faa para ns. Ns que somos os servos. Ele o Senhor. Alm disso, precisamos colocar os valores espirituais acima dos valores terrenos. Em sua orao pelos filipenses, Paulo pede que eles tenham amor, conhecimento, discernimento e fruto de justia para a glria de Deus (1:9-11). So valores espirituais, os quais devem ser enfatizados, acima das nossas ambies materiais. Colocando cada coisa no seu devido lugar e nvel de importncia, entenderemos a disposio de Paulo at para sofrer e morrer pelo evangelho. Em algum tempo da nossa vida podemos estar vivendo na abundncia. Em outro tempo podemos estar sofrendo privaes sem que isso signifique pecado nem fracasso espiritual. O cristo pode ser rico (II Tm 6:17-19) e pode ser pobre (II Co 8:1-2; Fl 4:11). O que no se pode vincular o evangelho riqueza material. Afinal, Jesus disse que os ricos dificilmente se salvaro. E Paulo acrescentou que os que querem ser ricos caem em muitas tentaes. (Lc 18:24; II Tm 6:9-10).

DEUSES ESTRANHOS
Paulo disse que "andam entre ns" muitas pessoas "cujo deus o ventre." Entre ns significa dentro da igreja. So pessoas que no esto servindo ao verdadeiro Deus, mas esto procurando apenas seu prprio interesse. Eram como aquela multido que acompanhava Jesus apenas por causa dos pes e dos peixes que ele multiplicava (Jo 6:26). Isso at admissvel por algum tempo. Muitos s vo atrs de Jesus motivados por uma necessidade pessoal. Porm, chega um momento quando todos so desafiados a assumirem uma posio de compromisso com o Senhor. Seguir a Cristo nos faz passar por momentos de milagres, de po e peixe multiplicados, de cura, de libertao, etc, mas nesse caminho tambm existe uma cruz. O "deus" daquelas pessoas era o ventre. A alimentao estava acima de tudo para elas. Existem hoje tantos deuses sendo adorados e servidos. Na sociedade atual, o futebol um deus ou uma religio. No toa que os grandes jogadores so considerados "dolos". Os estdios renem pessoas como no acontece em nenhum templo religioso do mundo. Elas vo ali, pagam para entrar, nada ganham, e algumas chegam a matar ou morrer pelo seu time. As copas do mundo renem povos de muitas naes num congraamento jamais realizado por nenhuma religio.

Outro deus da atualidade que podemos mencionar o sexo. A sexualidade extrapola as portas conjugais e se manifesta nas msicas, nos comerciais, nos filmes, nas novelas, etc. Deixa de ser um componente do casamento e passa a ser usado como produto comercial. Aqueles que servem a esse deus tornam-se escravos de suas prticas extra-conjugais. O dinheiro tambm um deus da humanidade. Cristo mesmo j mencionou algo semelhante quando disse: "No podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt 6). Os exemplos que mencionamos no so coisas intrinsecamente ms. O futebol no algo mau. O dinheiro tambm no. O sexo, por sua vez, foi criado por Deus e correto desde que praticado dentro do matrimnio. O problema quando essas coisas so colocadas acima de Deus, como se fossem mais importantes do que ele. Se trocamos o compromisso com Deus por uma outra coisa, ento essa coisa o nosso deus. Atravs do jejum, das ofertas e da abstinncia pelo tempo necessrio, ns demonstramos, na prtica, que o Senhor Jesus est acima de tudo para ns.

REGOZIJAI-VOS NO SENHOR
Paulo, mesmo preso, estava se regozijando (1:18). Possua uma alegria sem motivo aparente (1:4, 18, 25). Ele usa no apenas a palavra alegria, mas gozo e regozijo, que so termos ainda mais fortes, que falam de uma alegria intensa, grande satisfao ou prazer (2:2; 2:17, 18, 28, 29). A chave do contraste entre a priso de Paulo e sua alegria a expresso: "Regozijai-vos no Senhor (3:1; 4:1, 4, 10). A alegria do cristo no vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Alegria no Senhor no depende de circunstncias mas depende do Senhor, e ele no muda. Um cristo alegre no meio da tribulao? Isso loucura para o mundo. Tal alegria provm de uma paz que excede todo entendimento (4:7). Em meio a tantas expresses de alegria, o texto de 2:28 menciona a "tristeza". Isso bom para que no falemos do cristianismo como se fosse algo irreal, utpico. Paulo esteve triste por causa da doena de Epafrodito. Nesse mundo podemos passar por momentos de tristeza. Porm, ela no pode nos dominar, no pode ser nossa companheira constante. Observe que, embora a tristeza tenha sido mencionada, ela no se tornou caracterstica nem tema da epstola. Da mesma forma como no se tornou caracterstica de Paulo nem ser nossa. Podemos ficar tristes por alguns momentos ou at por alguns dias? Sim. Daniel esteve triste durante 21 dias (Dn 10:2). Podemos nos entristecer pelo pecado cometido (I Co 5:2; II Co 7:8-10), por uma perda, pelo sofrimento prprio ou alheio. Entretanto, no seremos pessoas tristes nem viveremos na tristeza. verdade que Jesus chorou, conforme nos informa o menor versculo da bblia (Jo 11:35). Porm, Jesus no viveu chorando e nem ns podemos viver assim. Paulo tambm chorou por causa daqueles que se perdiam (3:18). Que a tristeza em nossas vidas seja o menor versculo e que a alegria preencha longos captulos da nossa existncia. A expresso "alegrai-vos no Senhor" nos d uma idia de uma alegria que no depende de outros fatores, mas depende do Senhor. Assim, temos tambm uma idia de condicionamento. Nossa alegria depende da nossa relao com Deus. Se esta relao estiver

interrompida de alguma forma, ento estaremos desligados da nossa fonte de alegria. Ficaremos tristes. Precisamos ento eliminar o que se ps entre ns e Deus, seja um dolo ou outro pecado qualquer. Religados fonte da alegria, nosso rosto volta a brilhar como uma lmpada que se acende.

ALEGRIA X ANSIEDADE
Ao escrever aos filipenses sobre a alegria, Paulo estava consciente de que a ansiedade poderia ser um empecilho nesse caminho (4:4-7). Talvez deixemos de usufruir em plenitude da alegria do Senhor (Ne 8:10), porque estamos ansiosos. Algumas vezes, a ansiedade, ou preocupao, ocorre por um motivo legtimo. Estamos nos sentindo ameaados, ento ficamos ansiosos. Entretanto, em muitos casos a ansiedade se manifesta sem fundamento real. Podemos estar ansiosos porque buscamos algo e ainda no alcanamos. Pode ser algo necessrio, mas, em muitos casos, trata-se de uma busca ambiciosa pelo excesso, por aquilo que suprfluo. No seria melhor fazer calar a nossa alma, como disse o salmista? (Sl 131:2). "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor. (Sl 46:10). Ele est no controle da nossa vida. Ele nos dar o que precisamos e at o que no precisamos, se isso for bom para ns. "No andeis ansiosos", disse Jesus aos seus discpulos (Mt 6:25-34). Em todas essas situaes, a f, a orao e a gratido so os remdios prescritos pelo apstolo Paulo. Se cremos em Deus e no seu cuidado para conosco, isso j um forte motivo para o nosso descanso. Em segundo lugar vem a orao. Nossa f se expressar atravs das nossas palavras. Estamos nos sentindo ameaados por alguma coisa ou oprimidos por alguma necessidade? Vamos levar tudo isso diante de Deus atravs da orao. Quando oramos, dividimos a responsabilidade com Deus. Se voc faz tudo na vida sem orar, ento a responsabilidade toda sua. Se der errado, a culpa sua. Quando oramos, estamos pedindo que Deus faa a parte que no est ao nosso alcance. Contudo, continuamos responsveis por aquilo que podemos fazer. Tendo orado, temos mais um motivo para descansar. Em nossa orao, precisamos tambm agradecer. A gratido, mais do que uma expresso verbal, um exerccio. Precisamos, freqentemente, olhar para tudo o que Deus j nos deu e agradecer. bom que agradeamos por cada coisa, cada pessoa, cada conquista, cada realizao, e at mesmo pelo que no conseguimos, pois at isso foi livramento do Senhor, embora possamos no ter compreendido. Esse exerccio um antdoto contra as ambies excessivas. Normalmente vivemos olhando para o que falta e nos esquecemos de agradecer pelo que j temos. Valorizamos demasiadamente o que falta e desvalorizamos o que j temos. Isso um erro do ser humano que aumenta a ansiedade e diminui a alegria. A ansiedade, seja por motivo legtimo ou no, resultado dos nossos pensamentos. Paulo nos aconselha a selecionar nossos pensamentos. Se podemos agir para resolver determinado problema, ento devemos faz-lo, mas ficar apenas cultivando a preocupao

no vai nos levar a nada. Precisamos ento, pensar em coisas boas, positivas, agradveis, e isso ser favorvel ao nosso bem estar e nossa alegria. Embora tais palavras possam parecer apenas a valorizao do pensamento positivo, Paulo coloca a pessoa de Deus como a fonte da nossa paz (4:9).

UNIDADE E HUMILDADE (1:27; 2:2)


Os filipenses haviam mandado uma ajuda financeira para o apstolo (4:16-18). Ele se regozijou muito pela comunho que os irmos tiveram com ele naquele momento difcil. na dificuldade que a comunho e a unidade se tornam mais necessrias e importantes. "Na angstia nasce o irmo" (Pv 17:17). nessa hora que se descobre o verdadeiro amigo. Os falsos desaparecem. O tema da unidade tambm se apresenta na epstola quando Paulo fala de um "companheiro de jugo" (provavelmente Sntique 4:2, 3, 14) O jugo, tambm chamado "canga", " uma pea de madeira que une dois bois e os prende ao carro ou ao arado" (Aurlio). Companheiro de jugo companheiro de trabalho. um tipo de sociedade num momento de dificuldade.

A unidade depende da humildade (2:3-4).


O orgulho e o egosmo trazem diviso. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usa a pessoa de Cristo como exemplo (2:5-11). Afinal, no haveria exemplo melhor. O texto do captulo 2:5-11, nos mostra a trajetria de Jesus. um quadro de humilhao progressiva at a morte na cruz. Em seguida, vem sua exaltao acima de toda a criao. "No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros" (2:4). Cuide do problema do seu irmo como se fosse seu, desde que no esteja havendo abuso nem acontea de voc estar atrapalhando o crescimento da outra pessoa. Ajude o seu prximo, mas, de preferncia, ensine o seu prximo a ajudar a si mesmo. Existe um momento em que devemos carregar a carga uns dos outros (Gl 6.2) e outro momento em que cada um deve levar sua prpria carga (Gl 6:5). preciso sabedoria para discernir essas ocasies e agir da maneira correta.

Introduo ao 51 Livro Bblico: aos Colossenses


Autor: Paulo (e Timteo). 1:1; 4:18. Data: 60 ou 61 d.C. Local: Priso em Roma (4:3; 4:18). Tema: A supremacia de Cristo. Classificao: cristologia (doutrina de Cristo). Texto chave - 3:11.

A CIDADE DE COLOSSOS
Colossos ficava a sudoeste da Frgia, na sia Menor, s margens do rio Lico. A cidade foi importante no sculo V a.C. Depois foi perdendo sua importncia diante do crescimento de Laodicia, a 18 km, e Hierpolis (4:13). O livro de Apocalipse confirma que Laodicia era uma cidade rica (Ap.3:18). Colossos perdeu sua importncia devido mudana no sistema de estradas. Isso passou a beneficiar Laodicia. A cidade dos colossenses foi destruda no sculo 12 d.C. Escavaes arqueolgicas realizadas em 1835 descobriram um teatro e um cemitrio da cidade.

FUNDAO DA IGREJA
A igreja em Colossos deve ter sido fundada por Epafras. Isso no est claro no Novo Testamento, mas parece ser uma deduo coerente com as palavras de Paulo (1:7, 8). provvel que Paulo nunca tenha estado em Colossos. Isso deduzido de Colossenses 2:1. Apesar de tantas questes incertas sobre a fundao da igreja, o que sabemos com certeza que a mesma estava sob a liderana de Epafras, como tambm ocorria com as igrejas de Laodicia e Hierpolis (4:12-13). O texto de Colossenses 4 e tambm o de Filemom 23 nos do a entender que Epafras estava preso juntamente com Paulo, quando este escreve as chamadas "epstolas da priso": Efsios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Essa circunstncia comum s quatro cartas faz com que haja algumas semelhanas entre elas, principalmente entre Efsios e Colossenses (Exemplo: Ef 6:21-22 e Cl 4:7, 9 e Fm 10, 23, 24)

ESBOO
I - Introduo (1:1-8)
II - Orao pelos colossenses (1:9-12) (por riquezas espirituais); III - A excelncia da pessoa e da obra de Cristo (1:13-23); IV - Trabalhos, sofrimentos e cuidado de Paulo pelos colossenses (1:24-2:7); V - Exortao contra filosofias e heresias (2:8-23); VI - Exortao santidade e ao amor fraternal (3:1-17); VII - Exortao quanto aos deveres domsticos, orao, e s relaes sociais (3:184:6); e VIII - Concluso e saudaes (4:7-18).

COMENTRIO
DIVISO DO LIVRO
Como j comum no estilo paulino, a epstola apresenta duas partes: doutrina (1 e 2) e aplicao prtica (3 e 4). Paulo mostra de modo bastante consciente o valor do conhecimento e da experincia. Precisamos tambm valorizar as duas coisas, as quais

precisam andar juntas (Os 4:6; Tg 1:22). O conhecimento isolado intil. Na oportunidade em que puder ser aplicado, ento se torna proveitoso. Se conhecermos a doutrina mas no a colocarmos em prtica, a mesma ser intil. Por outro lado, a busca da experincia por parte de quem despreza o conhecimento, torna-se uma aventura perigosa. Quem busca apenas experincias espirituais e no quer aprender nada sobre Deus e sobre a bblia, poder, eventualmente, ter uma experincia com o inimigo e ser enganado. Observe em Colossenses 2.18, que as vises podem estar ligadas ao engano. Sabemos que Deus tambm d vises (Jl 2:28), mas estas estaro sempre coerentes com a bblia. Portanto, o conhecimento ser o filtro para a experincia. O conhecimento a base para o discernimento. Em Mateus 4, Jesus, ao ser tentado, combateu o inimigo atravs da Palavra de Deus, qual Cristo conhecia de cor, sabendo tambm o seu real significado. Na parte prtica, Paulo d instrues para os pais, esposas, maridos, filhos, servos e senhores. Orienta tambm em relao orao, pureza e liberdade crist.

O PROBLEMA DOS COLOSSENSES


JUDASMO E GNOSTICISMO
Epafras levou ao conhecimento de Paulo a situao dos Colossenses. O "relatrio" apresentava dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, foi dado testemunho a respeito da f, do amor e do crescimento daquela igreja (1:4-8; 2:5). A outra informao dava conta de que alguns lderes estavam se infiltrando na comunidade e levando influncias judaicas e filosficas (2.8). Esses elementos estavam se misturando e produzindo heresias. A parte filosfica em questo era a doutrina dos gnsticos. Juntando tudo isso, os irmos estavam sendo pressionados em relao aos seguintes pontos: Valorizao dos mistrios do gnosticismo; Adorao a anjos, aos quais os gnsticos atribuam a obra da criao; Ascetismo exterior: abstinncia de comidas e bebidas (influncia gnstica e judaica); Observncia da lei mosaica (influncia judaica); - Prtica da circunciso; - Comemorao das festas judaicas, e - Guarda do sbado. Os gnsticos acreditavam que o mal estava ligado matria. Este conceito produzia outros bastantes perigosos. Criam que, sendo a matria m, ento no foi Deus quem a criou, mas sim os anjos. Se a matria m, ento a encarnao divina no poderia ser considerada um fato nem uma possibilidade. Assim, estava criado um sistema doutrinrio que negava a divindade de Cristo e a obra da cruz. Apesar de no ser diretamente responsvel pela igreja em Colossos, Paulo reage energicamente contra aquelas heresias que ameaavam a s doutrina. Em seu combate,

Paulo destaca a supremacia de Cristo. A sua divindade e a sua obra na cruz eram elementos plenamente suficientes para a refutao de todos aqueles ensinamentos judaicos e filosficos (2:8-10). Se forma incisiva, Paulo derruba todos aqueles sofismas. Ele destaca que o mistrio que nos interessa Cristo, o qual j foi revelado a ns. Ento, de nada importam os mistrios gnsticos (1:26-27; 2:2-3; 4:3). Se conhecemos a Cristo, no precisamos inquirir sobre nenhum outro mistrio religioso ou filosfico. O nome gnosticismo vem do termo "gnose", que significa conhecimento. Paulo usa a mesma palavra para mostrar que o conhecimento de Deus atravs de Cristo suficiente para suprir as necessidades espirituais do homem (1:9-10, 27-28; 2:2-3; 3:16) O gnosticismo atribua a criao aos anjos, colocando-os como objeto de culto (2:18). A isso, Paulo combate ao dizer que Cristo, sendo Deus, o criador de todas as coisas, inclusive dos anjos (1:13-17). Acrescenta ainda, que o Senhor Jesus est acima de todos os poderes angelicais, sejam eles principados ou potestades, os quais esto sujeitos ao senhorio de Cristo (2:10, 15). Adorando anjos, os gnsticos estavam, de fato, adorando demnios, pois os anjos de Deus no recebem culto. Paulo associa os "anjos dos gnsticos" aos demnios quando diz que Cristo despojou os principados e potestades, expondo-os ao desprezo. Com relao s questes judaicas, Paulo insiste naqueles pontos j presentes nas outras epstolas. Cristo j nos resgatou do domnio das exigncias cerimoniais da lei. Ele a cravou na cruz (2:14). O significado de Cristo em ns (1:27) supre totalmente o que poderamos buscar atravs da circunciso (2:11; 3:11), ou das festas, ou dos sbados (2:1617). J temos Cristo. Ento no precisamos mais desses elementos judaicos, os quais possuram o seu valor numa poca em que Cristo no tinha vindo ao mundo. Paulo diz que aqueles elementos do judasmo eram "sombra". Cristo a realidade. No precisamos mais da sombra. O autor da carta aos Hebreus usa a mesma linguagem para comparar a lei e o judasmo com a realidade crist (Hb 8:5; 10:1). Os judaizantes e os gnsticos traziam um fardo de mandamentos exteriores para os gentios convertidos ao cristianismo. Contudo, suas leis atingiam apenas questes superficiais e at suprfluas. Afirmando que a matria m, os gnsticos impunham severas regras de alimentao e disciplina. Contudo, nada disso seria til ao esprito. Tal rigor poderia at ter utilidade para o corpo, mas era intil para a alma e no poderia ser colocado como questo espiritual, religiosa, ou relacionada salvao eterna. No captulo 3, Paulo fala do que realmente afeta a alma humana: o pecado. De que adiantariam tantas ordenanas e rituais se o pecado continuasse ocorrendo livremente. Ento, o apstolo toca no que realmente era importante para os colossenses e continua importante para ns. Ao invs de ficar preocupados com questes de alimentao, eles deviam se preocupar em combater a prostituio, a avareza, a impureza, etc, pois estes elementos atrairiam a ira de Deus sobre os homens (3:5-6). Falando assim, Paulo mostra que, enquanto os gnsticos associavam o mal matria, o mal est no pecado, na natureza pecaminosa do homem, e no na matria em si.

O ATAQUE DE PAULO CONTRA AS HERESIAS

DESTAQUE PARA A SUPREMACIA DE CRISTO


A natureza de Cristo Sua divindade e usa unidade com o Pai (1:15-19); Imagem do Deus invisvel (1:15); Criador (1:16); Mantenedor da criao (1:17); e A vinda de Cristo ao mundo e sua obra na cruz (1: 20-23; 2:13-15). Os colossenses precisavam ser conscientizados ou lembrados a respeito da pessoa de Cristo, sua natureza e sua obra. A periculosidade de muitas correntes filosficas e religiosas reside no fato de valorizarem muitos elementos, personagens, prticas e conceitos, tirando assim a ateno e a f que deveriam estar concentradas na pessoa de Jesus. Ensinamentos, aparentemente inofensivos, estaro causando danos profundos na alma humana. Por exemplo, se comearmos a fazer do "pensamento positivo" a causa do nosso sucesso, ento estaremos, sutilmente, negando a Cristo. Assim acontece tambm com aquelas pessoas que dizem acreditar em Cristo, mas so devotas de uma srie de "santos" ou "guias". O acontece com elas? Fazem suas oraes a Jesus? No. Acabam por ignor-lo. Assim, de uma forma sutil, o diabo conseguiu o seu objetivo. Aparentemente, ele no quer substituir Cristo, apenas "acrescentar" um "personagem" aqui e outro ali. No final, Cristo j foi substitudo na vida de muitas pessoas. Paulo colocou em destaque a natureza e a obra de Cristo. Sendo quem ele e tendo feito o que ele fez por ns, no precisamos de nenhum outro "personagem" espiritual que venha nos oferecer alguma coisa. Cristo tudo o que precisamos para a nossa salvao. Seus ensinamentos so os nicos que vo reger a nossa vida espiritual. Nele esto todas as riquezas espirituais de Deus para os seus filhos (1:27; 2:2; 3:16).

Introduo aos 52 e 53 Livros Bblicos: aos Tessalonicenses (1 e 2)


Primeira Epstola
Autor: Paulo Data: 50 ou 51 d.C. Local de origem: Corinto Tema principal: segunda vinda de Cristo. Textos-chave (no final de cada captulo): 1:10; 2:19, 20; 3:13; 4:13-18; 5:23. Classificao: escatologia.

Fundao
A igreja dos tessalonicenses foi fundada por Paulo em sua 2 viagem missionria. Tendo se levantado grande perseguio contra Paulo, este fugiu para Corinto. Depois Timteo voltou a Tessalnica para saber a situao da igreja a fim de informar ao apstolo.

Alguns irmos haviam morrido e isso preocupava a igreja. Ser que os irmos mortos ficariam para trs quando Jesus voltasse? Para esclarecer o assunto, Paulo escreveu a primeira epstola aos tessalonicenses.

Esboo
1) Saudaes, elogios e exortaes - 1:1-10; 2) O ministrio de Paulo em Tessalnica 2:1-20; 3) Alegria de Paulo com as notcias de Timteo - 3:1-13; 4) Admoestaes sobre questes morais - 4:1-12; 5) A volta de Cristo, a ressurreio, o arrebatamento, e a necessidade de vigilncia 4:13 a 5:24; e 6) Saudaes finais - 5:25-28.

Esboo comentado
1) Saudaes, elogios e exortaes (1:1-10)
Em sua introduo, Paulo elogia a igreja. Os motivos de elogio so: a f, o servio, a influncia exemplar, o abandono da idolatria, a esperana, a pacincia e receptividade palavra. Observe o destaque dado a questes espirituais. O servio, ou trabalho est em destaque. Vejamos os verbos empregados nos versculos 9 e 10 do captulo 1: "Convertestes... para servirdes... e esperardes ..." 1:9-10. A preposio "para" nos d idia de objetivo. Ns nos convertemos para servir e no para sermos servidos. Estamos neste mundo para fazer a vontade Deus e no para que ele faa a nossa. A igreja espera a segunda vinda de Cristo (v.10), mas, no espera ociosa. Esperamos trabalhando. A questo do exemplo tambm est em destaque. Paulo seguia o exemplo de Cristo. Os tessalonicenses seguiam o exemplo de Paulo e tornavam-se exemplo para as outras igrejas (1:6-8). Vemos ento uma seqncia de modelos que, assim como os tijolos de uma construo, se sobrepem e se sustentam. Est a a importncia de nos mantermos em posio de firmeza espiritual. Se cairmos, poderemos causar a queda de outros que se inspiram em nosso exemplo.

2) O ministrio de Paulo em Tessalnica (2:1-20)


No captulo 2, Paulo fala sobre seu ministrio, irrepreensvel e baseado em boas motivaes. Em suas cartas, muitas vezes o apstolo fala de seu trabalho nas igrejas. Embora parea que o autor est muito envolvido com sua prpria biografia, isso de grande importncia para ns, pois, de outro modo, como teramos acesso a essas

informaes? A auto-apresentao de Paulo nos fornece muitos parmetros para os ministrios eclesisticos da atualidade. Sendo perseguido, o apstolo no recuava, mas se tornava mais ousado ao evangelizar (2:2).

3) Alegria de Paulo com as notcias de Timteo (3:1-13)


Paulo saiu de Tessalnica em meio a uma grande perseguio. Ficou ento preocupado com os novos convertidos daquela cidade. Ser que eles iriam permanecer firmes diante de tanta oposio? Timteo trouxe ento notcias da firmeza espiritual dos tessalonicenses. Isso foi motivo de grande alegria para o apstolo.

4) Admoestaes sobre questes morais (4:1-12)


A epstola nos mostra que a igreja dos tessalonicenses estava bem. Contudo, Paulo diz que eles podiam alcanar um estado ainda melhor (4:1, 9, 10). Sempre existe um nvel superior a ser alcanado. Alm disso, o autor admoesta contra alguns riscos que poderiam ameaar a estabilidade espiritual daqueles irmos. Por isso, o captulo 4 toca na questo moral. A admoestao que se destaca a que se refere prostituio. Entre tantos pecados que poderiam ser citados, por qu Paulo mencionou a prostituio? Esse pecado mencionado de forma destacada em algumas partes das escrituras porque, juntamente com o adultrio, tem se mostrado uma das principais causas de quedas e escndalos (Ap 2:14; I Co 10:8; Jz 16:1, 4; At 15:20; I Co 7:2). O captulo 4 enfatiza a santificao (4:3) pela observncia de alguns preceitos fundamentais: Abster-se da prostituio (4:3); - No enganar nem oprimir: (4:6); - Amor fraternal (4:9); - Cuidar dos prprios negcios (4:11); - Trabalhar (4:11); - Ser honesto (4:11).

Conseqncia: no ter necessidade (4:12):


Depois de apresentar mandamentos aos tessalonicenses, Paulo diz: "No quero, porm, irmos, que sejais ignorantes..." A parte dos mandamentos nos admoesta obedincia. O versculo 13 do captulo 4 nos chama a ateno para o valor do conhecimento. Sejamos obedientes, mas no ignorantes. Os tessalonicenses eram obedientes, mas no se destacavam pelo exame das escrituras (At 17:11). Isso era um risco para aqueles irmos. Quem obediente e ao mesmo tempo ignorante pode acabar obedecendo a ordens contrrias palavra de Deus. Nesse texto especfico, Paulo chama a ateno para o conhecimento a respeito da segunda vinda de Cristo e os fatos a ela

relacionados. O objetivo era mostrar que os irmos que haviam morrido no ficariam para trs no dia do Senhor.

5) A volta de Cristo, a ressurreio, o arrebatamento, e a necessidade de vigilncia (4:13 a 5:24)


Nessa parte, temos um quadro escatolgico resumido. Apesar de breve, constitui-se uma passagem obrigatria para os estudiosos do assunto. Paulo destaca a ordem cronolgica dos fatos. A trombeta tocar anunciando a chegada de Cristo. Nesse instante, os justos mortos ressuscitaro. Em seguida, todos os salvos sero arrebatados para encontrarem com o Senhor nos ares. Na seqncia, o apstolo adverte a respeito da necessidade de vigilncia enquanto Cristo no volta. J que no se sabe o dia da sua vinda, necessrio que a igreja esteja em constante vigilncia para que seja achada preparada no momento em que Jesus voltar. Assim, o autor prescreve um estilo de vida apropriado para quem est aguardando o Senhor. Ns no estamos nas trevas (5:5). As trevas caracterizam a condio daquele que cego ou de quem est dormindo. A cegueira representa a ignorncia. O sono representa indiferena ou incredulidade. Se temos conhecimento sobre os ltimos dias, no sejamos indiferentes ou incrdulos, pois assim, o conhecimento no nos seria til. De acordo com o texto de I Tessalonicenses 4:13, precisamos saber, precisamos de conhecimento. Porm, no saberemos tudo a respeito da segunda vinda de Cristo (5:2). Est ento demonstrado o limite do nosso conhecimento e tambm o limite da nossa pregao e da nossa profecia. Jamais poderemos dizer algo sobre uma possvel data da vinda de Cristo. Os que se atreveram a faz-lo caram em descrdito e vergonha. Portanto, "quando disserem: H paz e segurana, ento lhes sobrevir repentina destruio" (5:3). Muitos esto dizendo muitas coisas por a a respeito da vinda de Cristo e do fim do mundo. Alguns marcam datas, outros negam que tais fatos venham ocorrer. Acreditaremos? Se temos conhecimento e conhecemos bem o limite do que podemos conhecer, ento poderemos discernir o erro ou identific-lo. O versculo 3 do captulo 5 nos mostra ainda a impossibilidade da paz mundial at que Cristo volte. Isso pode estar relacionado aos conflitos do Oriente Mdio, principalmente a Israel, cuja meno clara nas profecias dos combates escatolgicos.

6) Saudaes finais (5:25-28)

Segunda Epstola

Autor: Paulo. Data: 51 d.C. Local: Corinto. Tema: 2a vinda de Cristo.

MOTIVO DA CARTA
Paulo escreveu a segunda epstola pouco tempo depois da primeira. Os tessalonicenses ainda estavam confusos e perturbados sobre os fatos dos ltimos dias, "como se o dia de Cristo j tivesse chegado" (2:2). Talvez tenham recebido uma falsa carta com o nome de Paulo. Por isso, o apstolo coloca sua assinatura em 3:17. Talvez tenha havido um erro de interpretao dos ensinos da primeira epstola. Observe que nela, o prprio Paulo se inclua no arrebatamento da igreja: "Ns, os que ficarmos vivos... (I Ts 4:17). Alguns membros da igreja parecem ter deixado o trabalho, considerando que a 2 a vinda era iminente (3:6-12). Esse problema pode ocorrer ainda hoje, e at de forma mais intensa. O cristo no pode usar a segunda vinda de Cristo como uma desculpa para a preguia. Espere a sua vinda, mas espere trabalhando, afim de que ele nos ache servindo bem (Lc 12:43). Na primeira epstola, Paulo falou sobre a segunda vinda de Cristo. Depois, escreveu a segunda para avisar que antes deveriam ocorrer a manifestao do inquo e a apostasia.

ESBOO
I - Introduo e saudaes - 1:1-2. II - A igreja dos tessalonicenses e a 2a vinda de Cristo - 1:3-12. III - Os eventos que devem preceder a 2a vinda - 2:1-17. IV - Exortaes ticas e prticas luz da 2a vinda - 3:1-15. V - Saudao final - 3:16-18.

COMENTRIO
Novamente, Paulo faz elogios igreja em relao sua f, seu amor e firmeza no meio das tribulaes. A tribulao pode t-los feito pensar que j se tratava da "grande tribulao" escatolgica.

Captulo 1 - a segunda vinda de Cristo

Ao introduzir o assunto da segunda vinda de Cristo, Paulo mostra que ele trar recompensa para os justos e mpios (1:6-10), os quais sero encaminhados aos seus destinos eternos. No se assombre com a situao dos mpios hoje (Sl 73). Sua eventual prosperidade passageira, mas sua perdio eterna, a no ser que se convertam e se salvem, motivos pelos quais a igreja deve trabalhar.

Captulo 2 a apostasia
Apostasia significa abandono da f. O apstolo sempre se preocupava com a sade doutrinria das igrejas, temendo que elas fossem desviadas do caminho cristo (II Co 11:3; I Tm 4:1; II Tm 4:3). Afinal, no se tratava apenas de um temor, mas de uma certeza: a apostasia aconteceria. Mas... que apostasia essa? Em todos os tempos houve quem se desviasse do caminho. Porm, o desvio mencionado por Paulo parece assumir caractersticas peculiares, talvez em funo de sua profundidade doutrinria e da quantidade de desviados. H quem relacione tal apostasia ao estabelecimento do catolicismo romano sobre as bases da verdadeira igreja. O desvio da f teria ocorrido mediante a imposio de doutrinas estranhas aos ensinamentos de Cristo. Tal hiptese digna de reflexo.

Captulo 3 o inquo
O homem da iniqidade, mencionado por Paulo, normalmente identificado como o Anticristo. Paulo mesmo nunca usou essa expresso em suas epstolas. Joo foi o nico que falou explicitamente em "anticristo" e "anticristos" (I Jo 2:18-22; 4:3; II Jo 7). bastante comum a posio dos comentaristas sobre a identificao do anticristo no texto de II Tessalonicenses 2. Alm disso, as prprias editoras que imprimem a bblia colocam tal entendimento no ttulo do captulo. Anticristo , antes de tudo, um esprito, ou uma atitude contra Cristo. Sob esse enfoque, Joo diz que "muitos anticristos tm surgido". Uma forma de sua manifestao a oposio a Cristo. Outra maneira a tentativa de se fazer passar por Cristo, tentando assumir o seu lugar e tomar a sua honra. A expectativa a respeito do Anticristo vem do Velho Testamento. O reino do Messias deveria ser precedido por uma grande manifestao maligna. Tal personagem , muitas vezes identificado como um homem, um grande lder poltico. Sob esse ponto de vista so interpretadas algumas profecias do Velho Testamento. O mesmo indivduo simbolizado atravs da figura de animais. Estaria ento relacionado com pelo menos uma das bestas do Apocalipse. De acordo com a viso escatolgica pr-milenista, o Anticristo se manifestar e ser aceito pela nao de Israel como se fosse o Messias. Em seguida, haveria um curto perodo de paz. Seu governo incluiria um rigoroso controle econmico. Na seqncia, viria a grande tribulao, ainda sob o domnio do Anticristo. Ao fim desse perodo haveria a segunda vinda de Cristo e a destruio do inquo.

Textos geralmente associados ao assunto: Ez 38 e 39; Dn 7:9-12; Dn 9:24-27; Dn 11:21, 36 a 12:2; Mt 24:5-30; Ap 13:1, 11, 12, 13; 19:19-20; Jo 5:43.

Os ttulos do anticristo
homem violento (Is 16:4); homem do pecado (II Ts 2:3); prncipe que h de vir (Dn 9:26); rei do norte (Dn 11:40); angustiador (Is 51:13); filho da perdio (II Ts 2:3); inquo (II Ts 2:8); mentiroso (I Jo 2:22); enganador (II Jo 7); anticristo (I Jo 2:18, 22; 4:3); besta (Ap 11:7; 13:17); rei feroz (Dn:8:23-25).

Muitas tm sido as tentativas de se identificar o Anticristo na histria. Grandes lderes mundiais tm sido apontados como possveis anticristos. Podem realmente ter sido no sentido lato, mas no no restrito. Se Hitler ou Napoleo tivessem sido o Anticristo, ento Jesus teria voltado naquela poca. O texto diz que algo ou algum impede a manifestao do Anticristo. Quem ou o qu o detm? Ningum sabe dizer. As especulaes a esse respeito so to variadas que h quem diga que Satans impede tal manifestao. Um grupo bem maior acredita que o Esprito Santo o detm. No meio termo h quem proponha que o empecilho seja o prprio Paulo, ou o Imprio Romano ou o Imperador. Suas aes - sinais e injustia. Ele mostrar o poder do diabo em ao. Embora muitos digam o contrrio, o Diabo tem poder. Ele pode fazer o que Deus permite que ele faa. O Diabo faz sinais. E importante que se diga que a realizao de sinais no determinam a origem divina de um fato ou a autoridade divina de um lder. O Diabo faz sinais, mas no ensina a justia. O objetivo dos seus sinais manter o homem preso. Assim aconteceu no Egito: o objetivo dos sinais dos magos de Fara era perpetuar a escravido dos israelitas. Ento, como vemos hoje, o maligno oferece "trabalhos" para cura e "trabalhos" para matar as pessoas; "trabalhos" para o sucesso e "trabalhos" para tomar o cnjuge de outra pessoa. Em II Tessalonicenses 2, temos a associao dos seguintes elementos: sinais (poder) + mentira + engano + injustia + iniqidade. Da a importncia de relacionarmos: poder (eventual manifestao) + verdade (palavra / constante) + justia (ao / constante).

Os judeus querem sinal: I Cor.1:22. Ento, tero sinais. Joo Batista no fez nenhum sinal, mas tudo o que ele disse era verdade. Os sinais so importantes, mas so secundrios. Jesus falou sobre sinais que seguiriam os que cressem (Mc 16). No somos ns que vamos seguir os sinais. A verdade est em primeiro lugar. A identificao do Anticristo: O sinal, o nmero 666 e o seu nome (Ap 13, 16 e 17). Sua destruio: aniquilado por Cristo, na sua 2a vinda.

Captulo 3 Exortaes ticas e prticas


A nfase nesse captulo est sobre o trabalho. No devemos usar a expectativa da segunda vinda de Cristo como desculpa para a preguia, a ociosidade e a negligncia. Existe nesse ponto o risco de se adotarem posies extremas. 1) Viver como se Cristo no fosse voltar. Isso poderia levar a um comportamento errado como aconteceu com os israelitas quando pensaram que Moiss no desceria mais do monte. 2) Viver como se ele fosse voltar imediatamente. 3) necessrio que tenhamos uma postura equilibrada conjugando f, trabalho e vigilncia.

Introduo aos 54 e 55 Livros Bblicos: a Timteo Primeira Epstola


Autor: Paulo Texto chave: 3:15. Local: Macednia. Data: 64 d.C. (datas provveis variam entre 64 e 67) (entre as duas prises em Roma). Timteo estava em feso. Essa foi uma das epstolas pastorais de Paulo (I e II Tm, e Tt), escrita com o objetivo de animar, estimular e instruir o jovem Timteo a respeito de questes bastante prticas. Com Paulo surgiu o que poderamos chamar de uma "escola ministerial". Paulo ensinou a Timteo que, por sua vez, deveria ensinar a outros e estes continuariam a transmisso do ensinamento.

Timteo
Seu nome significa: "que adora (ou honra) a Deus". Seu pai era grego. Sua me (Eunice) e av (Lide) eram judias crists. Elas foram o exemplo e a origem dos primeiros conhecimentos que Timteo recebeu a respeito de Deus. Quando Paulo esteve em Listra, encontrou Timteo, o qual passou a acompanh-lo em suas viagens (At 16:1; II Tm 1:5; 3:14-15). Timteo foi circuncidado por Paulo. Sua condio de filho de grego no favorecia seu livre curso na comunidade judaica. Paulo ento o circuncidou. Tal ato faria com que ele fosse tratado como se fosse um proslito judaico (At 16:3). Paulo o chama de filho amado. Diz que ele fiel. Alm de ter sido companheiro de viagens de Paulo (2a e 3a viagens missionrias), Timteo foi enviado pelo apstolo a vrios lugares. (At 16:1-4; 17:13-15; 18:1, 5; 19:22; 20:4; Rm 16:21; I Co 16:10-11; II Co 1:1, 19; Cl 1:1; Fp 1:1; 2:19; Fm 1; I Ts 1:1; 3:2; II Ts 1:1; II Tm 4:9, 21). Por fim, foi encarregado de cuidar da igreja em feso (I Tm.3:2). Em alguma ocasio esteve preso e depois foi solto (Hb 13:23). A tradio informa que Timteo foi o 1o bispo de feso. Se for verdadeira a informao, ento podemos vislumbrar a progresso daquele ministro, que comeando como evangelista, tornou-se pastor da igreja de feso e acabou chegando ao bispado (I Tm 4:14; I Tm 1:3; II Tm 1:6; 4:5). Ainda, segundo a tradio, Timteo foi martirizado em feso.

ESBOO
1) Saudao (1:1-2). 2) A incumbncia de opor-se aos falsos mestres (1:3-11). 3) O testemunho de Paulo 1:12-17. 4) Exortao a que se milite a boa milcia (1:18-20). 5) A orao (2:1-8). 6) Os deveres das mulheres crists (2:9-15). 7) Oficiais da igreja: bispos e diconos (3.1-13). 8) Admoestaes contra a apostasia e as doutrinas de demnios (3.14 a 4:5). 9) Instrues sobre a conduta do ministro (4:6 a 6:19).

10) O tratamento com os transgressores, as vivas, os ancios, os escravos e os ricos (5:1 a 6:19). 11) Concluso (6:20-21).

Esboo comentado
1) Saudao (1:1-2). 2) A incumbncia de opor-se aos falsos mestres (1:3-11)
Os gnsticos e os judaizantes estavam em plena atividade. Isso se constitua em problema para a igreja. Paulo estava preocupado com as falsas doutrinas e a futura apostasia.

3) O testemunho de Paulo (1:12-17)


Destacado como exemplo para Timteo.

4) Exortao a que se milite a boa milcia (1:18-20)


A vida crist e o ministrio no so apresentados como meio de enriquecimento nem como um descanso confortvel. uma milcia, um combate constante.

5) A orao (2:1-8). 6) Os deveres das mulheres crists (9-15)


Veja 3:11 e Romanos 16:1 mulheres no servio da igreja; confira com I Corntios 11:3-16 e 14:34-40 e I Pedro 3:1-6.

7) Oficiais da igreja bispos e diconos (3:1-13)


Paulo especifica qualificaes, requisitos, o carter, as capacidades e os deveres dos lderes eclesisticos. Isso era extremamente necessrio para que se evitasse a infiltrao dos falsos mestres na igreja.

8) Admoestaes contra a apostasia e as doutrinas de demnios (3:14 a 4.5)


Apesar de todo o cuidado de Paulo, o Esprito Santo j o tinha avisado que a apostasia seria inevitvel. As doutrinas de demnios seriam adotadas por muitos. Observe as estratgias do maligno. Em algumas circunstncias ele quer nos fazer acreditar que tudo permitido. Em outros momentos, ele nos diz que no podemos fazer nada. o tipo de

estratgia apresentada em I Tm 4:3: "Proibindo o casamento e ordenando a abstinncia de alimentos que Deus criou para os fiis." preciso preservar a liberdade crist. Sem manipulaes (4:1-10). As necessidades bsicas so legtimas, mas no podem nos dominar atravs do excesso ou da licenciosidade.

9) Instrues sobre a conduta do ministro (4:6 a 6:19)


O valor do estudo e do ensino para combater o erro. (4:13). Santidade pessoal. 4:1116.

10) O tratamento com os transgressores, as vivas, os ancios, os escravos, os ricos (5:1 a 6:19)
Confira com Tito 1:10 a 3:11.

11) Concluso (6:20-21).

Segunda Epstola
Autor: Paulo Data: entre 64 e 66 d.C.

Esboo
1) Saudaes (1:1-5); 2) 1a incumbncia para Timteo: desperte o dom (1:6-18); 3) 2a incumbncia: seja forte (2:1-19); 4) 3a incumbncia: seja vigilante (2:20 a 3:17); 5) 4a incumbncia: pregue a palavra (4:1-8); 6) Saudaes finais (4:9-22).

Comentrio
Paulo se encontrava preso novamente em Roma. Dessa vez, seria morto. Essa foi sua ltima epstola, embora no esteja em ltimo lugar na ordem adotada para o Novo Testamento. O apstolo demonstra coragem, mesmo estando consciente do seu destino

(4:6-8). Ele no se entrega a murmuraes. Apenas relata que foi abandonado por todos, exceto por Lucas (1:15; 4:11). Encontra-se velho e teme pelo inverno que se aproxima. Pede que Timteo v ter com ele levando sua capa e seus livros (4:13, 21). A segunda epstola tem muita semelhana com a primeira. Paulo se aplica a encorajar Timteo, orientado-o no que diz respeito vida crist e ao ministrio. Lembrando os ensinamentos que o jovem pastor recebera na infncia, bem como as profecias a respeito de seu ministrio e tambm sua consagrao mediante a imposio de mos, o apstolo o encoraja a assumir seu papel de obreiro de Deus. A epstola fala dos desafios e da postura determinada do obreiro. Timteo deveria despertar o dom ministerial (1:6) e defender a s doutrina contra o erro (1:13). Paulo compara o obreiro ao soldado (2:3). Na priso, Paulo estava cercado por soldados. Assim, observava a disciplina militar e aplicava tudo isso sua prpria vida espiritual. Como um soldado, o obreiro de Deus deve ser: forte (2:1); disciplinado; submisso; preparado para o combate; firme e constante em seu objetivo, sem desistir; vestido com a armadura de Deus (Ef 6:12-17). O ministro ainda comparado ao atleta (2:5), o qual persegue um objetivo e para isso se aplica, se disciplina e de muitas coisas de abstm (I Co 9:24-27). A cultura grega havia valorizado muito o atleta. Foi desse contexto que surgiram as olimpadas em homenagem aos deuses mitolgicos. Paulo tambm compara o obreiro de Deus a um lavrador (2:6), com seu exemplo de trabalho e pacincia na expectativa dos frutos (Tg 5:7-8; Lc 9:62). Utilizando comparaes, Paulo passa a Timteo a orientao para que ele fosse um ministro fiel, cuidando do rebanho, pregando e sendo, antes de tudo, exemplo. Deveria tambm ser vigilante e evitar contendas. De nada adiantaria se Timteo fosse forte, mas no vigilante. Seria como um forte que est dormindo. Assim poderia ser destrudo

Introduo ao 56 Livro Bblico: a Tito


Local de origem: Macednia. Data: Entre 64 e 66 d.C. Aps a libertao de Paulo de sua primeira priso em Roma. Essa uma das epstolas pastorais (em ordem cronolgica: I Tm Tito e II Tm) Tema: Organizao da igreja e comportamento cristo. Texto chave: 1:5 Classificao: eclesiologia.

TITO
Embora fosse grego, seu nome vem do latim e significa "louvvel". As referncias a Tito no Novo Testamento apresentam seu itinerrio ministerial: Tito 1:4: Paulo o trata como "filho na f", dando a entender que sua converso se deu mediante a pregao do apstolo.

Paulo demonstra ligao espiritual e fraternal com Tito. Glatas 2:1, 3: Tito acompanhou Paulo na viagem a Jerusalm e esteve presente no conclio de Atos 15, embora no tenha sido mencionado naquele livro. Tito trabalhou em Corinto e levou relatrio para Paulo sobre a situao da igreja (II Co 2:13; 7:6-7; 7:13-15; 8:6; 8:16-18; 8:23, 24; 12:18); trabalhou tambm em Creta (1:5) foi encontrar-se com Paulo em Nicpolis (3:12); trabalhou tambm na Dalmcia (II Tm 4:10) de acordo com a tradio, Tito se estabeleceu em Creta, ficando ali at a sua velhice.

CRETA
uma ilha do Mar Mediterrneo, pertencente Grcia e ao continente europeu. A passagens de Paulo por Creta est em Atos 27:7-13 e 21, a caminho da priso em Roma (1:5) fazendo trabalho missionrio aps sua libertao. Os cretenses eram imorais e preguiosos. O Trabalho seria difcil para Tito. Seu poeta famoso, Epimnides (600 a.C.), foi citado por Paulo (1:12). Havia em Creta muitas cidades e, consequentemente, muitas igrejas (1:5), as quais podem ter sido fundadas por Paulo, conforme nos parece pela epstola. Entretanto, algumas podem ter surgido pela ao de judeus convertidos no dia de Pentecostes (At 2:11).

ESBOO
1) Introduo (1:1-4). 2) Deveres e qualificaes dos ministros (1:5-9). 3) Os falsos mestres (1:10-16). 4) Instrues em relao ao comportamento cristo (2:1-10). 5) A salvao (2:11-15). 6) A vida crist na sociedade (3:1-11). 7) Concluso (3:12-15).

ESBOO COMENTADO
1) Introduo (1:1-4)

2) Deveres e qualificaes dos ministros (1:5-9)


Essa parte bastante semelhante primeira epstola a Timteo. Apresenta requisitos para os obreiros da igreja. 1:5 - "Por esta causa te deixei em Creta". Se em algum momento Tito se sentisse incomodado com os problemas das igrejas e do povo de Creta, deveria ento se lembrar das palavras do apstolo. "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda resta." No devemos reclamar daquilo que faz parte do propsito de Deus para ns. A situao em Creta poderia no ser muito confortvel para Tito, mas, se tudo estivesse bem, sua presena no seria necessria. Tito recebeu a incumbncia de constituir ministros. Observamos nisso a capacidade de Tito e confiana de Paulo em sua pessoa.

3) Os falsos mestres (1:10-16)


Paulo demonstra novamente sua constante preocupao com os falsos mestres e a sade doutrinria das igrejas. Entre esses, estavam "os da circunciso" (1:10, 14). Tal expresso designava os judaizantes, aqueles que queriam impor a lei judaica sobre os gentios convertidos ao cristianismo. Em 3:10-11, Paulo instrui Tito a como tratar o herege, o qual deveria ter oportunidade, atravs de admoestaes. Contudo, isso tambm teria um limite: "Depois da primeira e segunda admoestao, evita-o". No devemos perder o nosso tempo com discusses infindveis sobre questes polmicas. Se no chegarmos a um acordo rapidamente, ento no permitamos que isso vire contenda (3:9).

4) Instrues em relao ao comportamento cristo (2:1-10)


Assim como ocorre em vrias epstolas, Paulo apresenta instrues prticas para a vida crist. Ele se refere a vrias classes de pessoas que faziam parte da igreja. Sabendo que o povo de Creta era imoral e preguioso, os convertidos deveriam ter um padro de comportamento diferente.

5) A salvao (2:11-15)
Como sempre, Paulo dedica parte de sua epstola para reforar o ensinamento a respeito dos fundamentos da f crist. 2:11 Universalidade da graa divina: "a todos os homens". Esse texto um dos que derrubam a teoria da predestinao absoluta para a salvao ou para a perdio. 2:13 Divindade de Cristo. 2:14; 3:1, 8, 14 Essas passagens destacam o valor das boas obras, ou frutos do cristo. No se trata apenas de obras de caridade, mas aes justas de modo geral. A

salvao pela graa e pelo amor de Deus (3:4, 5), mas as boas obras acompanham a salvao. o testemunho dirio do cristo.

6) A vida crist na sociedade (3:1-11)


A epstola fala das relaes na igreja, na famlia, no trabalho e na sociedade. Em todos esses lugares existe o conceito de autoridade e governo. O evangelho afetar todas as reas da vida do convertido.

7) Concluso (3:12-15)
Paulo parece apressado ao escrever essa epstola. No especifica nomes na saudao e abrevia a beno final (3:15).

Introduo ao 56 Livro Bblico: a Tito


Local de origem: Macednia. Data: Entre 64 e 66 d.C. Aps a libertao de Paulo de sua primeira priso em Roma. Essa uma das epstolas pastorais (em ordem cronolgica: I Tm Tito e II Tm) Tema: Organizao da igreja e comportamento cristo. Texto chave: 1:5 Classificao: eclesiologia.

TITO
Embora fosse grego, seu nome vem do latim e significa "louvvel". As referncias a Tito no Novo Testamento apresentam seu itinerrio ministerial:

Tito 1:4: Paulo o trata como "filho na f", dando a entender que sua converso se deu mediante a pregao do apstolo. Paulo demonstra ligao espiritual e fraternal com Tito. Glatas 2:1, 3: Tito acompanhou Paulo na viagem a Jerusalm e esteve presente no conclio de Atos 15, embora no tenha sido mencionado naquele livro. Tito trabalhou em Corinto e levou relatrio para Paulo sobre a situao da igreja (II Co 2:13; 7:6-7; 7:13-15; 8:6; 8:16-18; 8:23, 24; 12:18); trabalhou tambm em Creta (1:5) foi encontrar-se com Paulo em Nicpolis (3:12); trabalhou tambm na Dalmcia (II Tm 4:10) de acordo com a tradio, Tito se estabeleceu em Creta, ficando ali at a sua velhice.

CRETA
uma ilha do Mar Mediterrneo, pertencente Grcia e ao continente europeu. A passagens de Paulo por Creta est em Atos 27:7-13 e 21, a caminho da priso em Roma (1:5) fazendo trabalho missionrio aps sua libertao. Os cretenses eram imorais e preguiosos. O Trabalho seria difcil para Tito. Seu poeta famoso, Epimnides (600 a.C.), foi citado por Paulo (1:12). Havia em Creta muitas cidades e, consequentemente, muitas igrejas (1:5), as quais podem ter sido fundadas por Paulo, conforme nos parece pela epstola. Entretanto, algumas podem ter surgido pela ao de judeus convertidos no dia de Pentecostes (At 2:11).

ESBOO
1) Introduo (1:1-4). 2) Deveres e qualificaes dos ministros (1:5-9). 3) Os falsos mestres (1:10-16). 4) Instrues em relao ao comportamento cristo (2:1-10). 5) A salvao (2:11-15). 6) A vida crist na sociedade (3:1-11). 7) Concluso (3:12-15).

ESBOO COMENTADO

1) Introduo (1:1-4) 2) Deveres e qualificaes dos ministros (1:5-9)


Essa parte bastante semelhante primeira epstola a Timteo. Apresenta requisitos para os obreiros da igreja. 1:5 - "Por esta causa te deixei em Creta". Se em algum momento Tito se sentisse incomodado com os problemas das igrejas e do povo de Creta, deveria ento se lembrar das palavras do apstolo. "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda resta." No devemos reclamar daquilo que faz parte do propsito de Deus para ns. A situao em Creta poderia no ser muito confortvel para Tito, mas, se tudo estivesse bem, sua presena no seria necessria. Tito recebeu a incumbncia de constituir ministros. Observamos nisso a capacidade de Tito e confiana de Paulo em sua pessoa.

3) Os falsos mestres (1:10-16)


Paulo demonstra novamente sua constante preocupao com os falsos mestres e a sade doutrinria das igrejas. Entre esses, estavam "os da circunciso" (1:10, 14). Tal expresso designava os judaizantes, aqueles que queriam impor a lei judaica sobre os gentios convertidos ao cristianismo. Em 3:10-11, Paulo instrui Tito a como tratar o herege, o qual deveria ter oportunidade, atravs de admoestaes. Contudo, isso tambm teria um limite: "Depois da primeira e segunda admoestao, evita-o". No devemos perder o nosso tempo com discusses infindveis sobre questes polmicas. Se no chegarmos a um acordo rapidamente, ento no permitamos que isso vire contenda (3:9).

4) Instrues em relao ao comportamento cristo (2:1-10)


Assim como ocorre em vrias epstolas, Paulo apresenta instrues prticas para a vida crist. Ele se refere a vrias classes de pessoas que faziam parte da igreja. Sabendo que o povo de Creta era imoral e preguioso, os convertidos deveriam ter um padro de comportamento diferente.

5) A salvao (2:11-15)
Como sempre, Paulo dedica parte de sua epstola para reforar o ensinamento a respeito dos fundamentos da f crist. 2:11 Universalidade da graa divina: "a todos os homens". Esse texto um dos que derrubam a teoria da predestinao absoluta para a salvao ou para a perdio. 2:13 Divindade de Cristo.

2:14; 3:1, 8, 14 Essas passagens destacam o valor das boas obras, ou frutos do cristo. No se trata apenas de obras de caridade, mas aes justas de modo geral. A salvao pela graa e pelo amor de Deus (3:4, 5), mas as boas obras acompanham a salvao. o testemunho dirio do cristo.

6) A vida crist na sociedade (3:1-11)


A epstola fala das relaes na igreja, na famlia, no trabalho e na sociedade. Em todos esses lugares existe o conceito de autoridade e governo. O evangelho afetar todas as reas da vida do convertido.

7) Concluso (3:12-15)
Paulo parece apressado ao escrever essa epstola. No especifica nomes na saudao e abrevia a beno final (3:15).

Introduo ao 57 Livro Bblico: a Filemos


Data: 60 ou 61 d.C. Local: Roma (epstolas da priso: Ef, Cl, Fm e Fp). Tema: Retorno do escravo Onsimo. Epstola de carter pessoal. Filemos era um homem rico da cidade de Colossos. Seu nome grego significa "amvel".

ESBOO
1) Saudaes e aes de graas (1-7).

2) Apelo de Paulo a favor de Onsimo (8-21). 3) Saudaes finais (22-25).

ESBOO COMENTADO
v. 1, 9, 10 e 13 Paulo estava velho e preso em Roma. v. 2 Na casa de Filemos se reunia uma igreja. De acordo com os comentaristas, fia seria o nome da esposa de Filemos e Arquipo, seu filho. v .8-20 Retorno do escravo Onsimo. Onsimo havia fugido para Roma. Era um escravo esperto e visionrio. Foi logo para a capital do Imprio. Talvez tenha furtado de Filemos antes de fugir. Em Roma, encontra-se com o apstolo Paulo e se converte ao evangelho. Em seguida retorna a Colossos junto com Tquico, levando a carta a Filemos e tambm a epstola aos Colossenses (Cl 4.9). O nome Onsimo significa "til", exatamente o que no tinha sido para Filemos, mas passaria a ser (v. 11). A carta enfatiza a transformao de uma vida. O convertido precisa reparar o erro cometido, se isso for possvel. Para Onsimo, era possvel voltar casa do seu senhor. Portanto, devia faz-lo. Restituir o dinheiro furtado, entretanto, no era possvel (v.18). Nessa carta, chama-nos a ateno questo da escravido. Paulo no condenou tal prtica. Afinal, estava mandando o escravo de volta ao seu dono. Temos uma idia de escravido muito vinculada prtica portuguesa no Brasil. Entretanto, podemos amenizar esse conceito quando estudamos a respeito da servido entre os judeus. Um judeu poderia se tornar escravo do outro como forma de pagar uma dvida. O contexto de Onsimo no era judaico, mas devemos observar que Paulo aconselhou Filemos a tratar o escravo como um irmo amado. Ento, o texto no est endossando a prtica de crueldades contra os escravos. Mesmo assim, a questo parece no estar ainda resolvida. Talvez esperssemos que Paulo "proclamasse a liberdade" de Onsimo. Contudo, no o fez. O fato que o evangelho no uma metodologia de revoluo social, mas de revoluo pessoal. Paulo no poderia simplesmente dizer que Onsimo estava livre. Onde ele iria morar? Quem garantiria o seu sustento. Ento, o melhor a fazer era retornar casa de Filemos. Manter Onsimo como escravo totalmente contrrio "teologia da prosperidade" e a "teologia da libertao". Entretanto, o cristo s no pode ser escravo do pecado nem do Diabo. (I Co 7.20-21). Escrevendo aos Corntios, Paulo mostra que no importa se o cristo servo ou senhor. Contudo, se tiver oportunidade de se libertar, no deve perd-la. A libertao dos escravos era ideal e desejvel. Contudo, isso no poderia ocorrer de modo temerrio, mas dependeria da situao de cada um. Do mesmo modo, muitos empregados hoje vivem em situao semelhante de escravos. verdade que ganham o seu salrio

mensal, mas este to "mnimo" que talvez fosse melhor morar na casa do patro e ter roupa, comida e um teto. Proclamar a libertao de Onsimo seria como dizer a um empregado de hoje: "Saia desse servio. Deus tem algo melhor para voc." Poderamos fazer isso sem ter algo a oferecer para a pessoa? Tal questo no pode ser definida atravs de uma regra, pois se trata de algo pertencente ao plano de Deus para cada cristo individualmente. Acima de todas essas consideraes, Deus tem todo controle sobre a histria e pode permitir ou encerrar os perodos de escravido de acordo com os seus soberanos e inescrutveis propsitos. Lembremo-nos de Israel, o povo de Deus, que foi escravizado no Egito durante 430 anos, mas, no tempo certo foi liberto pelo Senhor. Nada disso acontece sem um propsito e sem uma razo, embora nem sempre a conheamos. v. 17-19 A epstola a Filemos mostra o empenho de Paulo a favor de um escravo, a fim de que seu senhor o recebesse pacificamente. O escravo convertido passa a ser chamado de irmo amado (v. 16), filho (v. 10) e fiel (Cl 4.9). fcil ver algum se empenhando a favor dos abastados. Entretanto, o amor de Cristo deve nos fazer agir a favor dos menos favorecidos.

BIBLIOGRAFIA
SNCHEZ, Toms Parra, Os Tempos de Jesus - Ed. Paulinas. GONZLEZ, Justo L., Uma Histria Ilustrada do Cristianismo - Volume 1 - Ed. Vida Nova. PACKER, J.I., TENNEY, Merril C., WHITE JR., William, O Mundo do Novo Testamento - Ed. Vida. TURNER, Donald D., Introduo do Novo Testamento - Imprensa Batista Regular. CULLMANN, Oscar, A Formao do Novo Testamento - Ed. Sinodal. GIBERT, Pierre, Como a Bblia Foi Escrita - Ed. Paulinas.

ELWELL, Walter A. , Manual Bblico do Estudante - CPAD. HOUSE, H. Wayne, O Novo Testamento em Quadros - Ed. Vida JOSEFO, Flvio, A Histria dos Judeus CPAD DOUGLAS, J.D., O Novo Dicionrio da Bblia Ed. Vida Nova Bblia de Referncia Thompson - Traduo de Joo Ferreira de Almeida - Verso Contempornea - Ed. Vida Autor: Ansio Renato de Andrade Bacharel em Teologia.

Potrebbero piacerti anche