Sei sulla pagina 1di 3

A importncia da comunicao interna nas empresas

Posted on Janeiro 14, 2010 by hayrton

Ser que suficiente para uma empresa ter uma equipe talentosa e motivada para obter sucesso? Creio que se ela no estiver bem informada, se seus integrantes no se comunicarem adequadamente, no ser possvel potencializar a fora humana desse grupo. Dessa forma, a comunicao interna algo prioritrio que deve merecer grande ateno. Entende-se por comunicao interna o esforo de comunicao desenvolvido por uma empresa, rgo ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, gil e transparente, da direo com os diferentes pblicos internos e entre os prprios elementos que os integram. Ela no se restringe chamada comunicao descendente, aquela que flui da direo para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicao horizontal entre os segmentos do pblico interno e a comunicao ascendente que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicao. Nas organizaes em que se pratica apenas a comunicao descendente, talvez nem seja apropriado mesmo falar-se em comunicao, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos. No fundo, ela tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicao das empresas, rgos ou entidades, certamente porque falta aos empresrios e executivos a conscincia de que a comunicao transparente, gil, democrtica e participativa vital para o desenvolvimento e a sobrevivncia das organizaes. Ao se analisar o assunto da perspectiva das lideranas, h algumas justificativas para os problemas de comunicao: excesso de informao; falta de envolvimento e

participao das pessoas; falhas na comunicao; inconsistncia das mensagens; pouco de trabalho em equipe; dificuldade em personalizar as mensagens para os diferentes nveis de funcionrios; e integrao da comunicao no processo de planejamento da empresa. Alguns especialistas afirmam que h cinco Cs para uma comunicao interna eficaz: clara;consistente; contnua e freqente; curta e rpida; e completa. Isso quer dizer que o foco da comunicao interna a motivao. Toda instituio formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo. - Conceito: a comunicao deve ser gil, seguir um planejamento estratgico e ter uma linha editorial; - Temas: a comunicao interna serve para transmitir aos funcionrios mudanas operacionais e estratgias feitas na empresa, informaes administrativas, aes da empresa e participao da companhia no mercado. Pode ainda tratar de assuntos ligados a responsabilidade social, meio ambiente e eventos culturais. H empresas que reservam espao para notcias dos prprios funcionrios; - Responsveis: o ideal que o setor de Recursos Humanos participe da ao de comunicao, mas o responsvel deve ser um profissional de Relaes Pblicas. Os gestores do negcio tambm devem estar envolvidos no processo; - Canal de comunicao: so diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicao para os funcionrios. Os mais utilizados so jornais, revistas, informativos, intranet, quadro mural e vdeos; - Pequenas empresas: a comunicao no privilgio de grandes empresas. As empresas menores tambm podem implantar projetos de comunicao, como, por exemplo, promover encontros entre funcionrios e criar pequenos informativos. Enfim, para que a organizao tenha a gesto do conhecimento de como est funcionando a sua comunicao interna, devem ser desenvolvidos indicadores para cada caso, feitas pesquisas com metodologias adequadas e, aps a coleta dos dados qualitativos e quantitativos, deve ser feita uma avaliao. A experincia comprova que, apesar do planejamento estratgico, a comunicao interna pode ser aperfeioada no dia a dia, com correo de rumos e acompanhamento da dinmica do clima organizacional. As pesquisas so fundamentais para isso e tambm para compreender melhor a viso interna sobre a identidade corporativa. Melhore a comunicao de sua empresa Os processos de comunicao interna e externa nas empresas brasileiras no esto inseridos no contexto de sua estratgia, em sua misso, viso e valores. contratada uma assessoria de comunicao que, na maioria das vezes, terceirizada e no faz parte dos sistemas de gesto organizacional. Assim, os resultados so pfios e as comunicaes externas e internas se tornam ineficazes e ineficientes, funcionando apenas por um certo tempo.

O fundamental saber utilizar os meios eletrnicos, quadros de comunicao espalhados pela empresa, jornais impressos ou online internos e externos, etc. para se comunicar com eficincia tanto com o pblico interno como externo. Todo esse esforo visa aumentar nos funcionrios o seu comprometimento em suas atividades dirias que refletem diretamente na relao da empresa com o cliente ou com o consumidor. Quer saber um pouco mais sobre isso: envie um e-mail para hayrton@uol.com.br e receba uma proposta. Pode ser que no haja um contrato de prestao de servios, mas voc vai entender um pouco mais sobre o assunto.
http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/14/a-importancia-da-comunicacao-internanas-empresas/

Potrebbero piacerti anche