Sei sulla pagina 1di 11

Contratos Administrativos

INTERPRETAO DOS CONTRATOS As normas que regem os contratos administrativos so as de Direito Pblico, suplementadas pelos princpios da teoria geral dos contratos e do Direito Privado. Nos contratos administrativos celebrados em prol da coletividade no se pode interpretar suas clusulas contra essa mesma coletividade. Existem princpios que no podem ser desconsiderados pelos intrpretes, tais como a vinculao da administrao ao interesse pblico, presuno de legitimidade das clusulas contratuais. Qualquer clusula que contrarie o interesse pblico ou renuncie direitos da Administrao, deve ser interpretada como no escrita, salvo se autorizada por lei.

FORMALIZAO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Os contratos Administrativos regem-se pelas suas clusulas e pelos preceitos de Direito Pblico, aplicando-lhes supletivamente os princpios da Teoria Geral do Contratos e o Direito Privado. Os contratos administrativos tm que ser precedidos por Licitao, salvo nos casos de INEXEGIBILIDADE e DISPENSA. Tero que constar, obrigatoriamente, Clusulas Obrigatrias: as que definem o objeto; as que estabeleam o regime de execuo da obra; as que fixem o preo e as condies de pagamento; as que tragam os critrios de reajustamento e atualizao monetria; as que marquem prazos de incio, execuo, concluso e entrega do objeto do contrato; as que apontem as garantias, etc. Instrumento Contratual: lavram-se nas prprias reparties interessadas; exige-se Escritura Pblica quando tenham por objeto direito real sobre imveis o contrato verbal constitui exceo, pois os negcios administrativos dependem de comprovao documental e registro nos rgos de controle interno. A ausncia de contrato escrito e requisitos essenciais e outros defeitos de forma - podem viciar as manifestaes de vontade das partes e com isto acarretar a ANULAO do contrato. Contedo: a vontade das partes expressa no momento de sua formalizao surge ento a necessidade de clusulas necessrias, que fixem com fidelidade o objeto do ajuste e definam os direitos e obrigaes, encargos e responsabilidades. No se admite, em seu contedo, clusulas que concedam maiores vantagens ao contratado, e que sejam prejudiciais Administrao Pblica.

Integram o Contrato: o Edital, o projeto, o memorial, clculos, planilhas, etc.

EXECUO DO CONTRATO o cumprimento de suas clusulas firmadas no momento de sua celebrao; cumpri-lo no seu objeto, nos seus prazos e nas suas condies. Execuo Pessoal todo contrato firmado intuitu personae, ou seja, s poder execut-lo aquele que foi o ganhador da licitao; nem sempre personalssimo, podendo exigir a participao de diferentes tcnicos e especialistas, sob sua inteira responsabilidade; Encargos da Execuo o contratado responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscal e comerciais decorrentes da Execuo do contrato; a inadimplncia do contratado, com referncia a esses encargos, no transfere a responsabilidade Administrao e nem onera o objeto do contrato; outros encargos podero ser atribudos ao contratado, mas devero constar do Edital de Licitao; Acompanhamento da Execuo do Contrato direito da Administrao e compreende a Fiscalizao, orientao, interdio, interveno e aplicao de penalidades contratuais. Etapa Final da Execuo do Contrato consiste na entrega e recebimento do objeto do contrato. Pode ser provisrio ou definitivo

INEXECUO DO CONTRATO o descumprimento de suas clusulas, no todo ou em parte. Pode ocorrer por ao ou omisso, culposa ou sem culpa de qualquer das partes. Causas Justificadoras: So causas que permitem justificar o descumprimento do contrato por parte do contratado. A existncia dessas causas pode levar extino ou reviso das clusulas do contrato. 1. Teoria da Impreviso; 2. Fato do Prncipe; 3. Fato da Administrao; 4. Caso Fortuito; 5. Fora Maior 1. TEORIA DA IMPREVISO: Pressupe situaes imprevisveis que afetam substancialmente as obrigaes contratuais, tornando excessivamente oneroso o cumprimento do contrato. a aplicao da antiga clusula rebus sic stantibus. Os contratos so obrigatrios (pacta sunt servanda). No entanto, nos contratos de prestaes

sucessivas est implcita a clusula rebus sic stantibus (a conveno no permanece em vigor se houver mudana da situao existente no momento da celebrao). A aplicao da TEORIA DA IMPREVISO permite o restabelecimento do equilbrio econmicofinanceiro do contrato administrativo. 2. FATO DO PRNCIPE: tambm denominada lea administrativa, a medida de ordem geral, praticada pela prpria Administrao Pblica, no relacionada diretamente com o contrato, MAS QUE NELE REPERCUTE, provocando desequilbrio econmico-financeiro em detrimento do contratado. Ex.: Medida Governamental que dificulte a importao de matria-prima necessria execuo do contrato. 3. FATO DA ADMINISTRAO: toda ao ou omisso do Poder Pblico que, incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede a sua execuo. falta contratual cometida pela Administrao. 4. CASO FORTUITO: o evento da natureza, inevitvel e imprevisvel, que impossibilita o cumprimento do contrato. Ex.: inundao 5. FORA MAIOR: o acontecimento humano, imprevisvel e inevitvel, que impossibilita a execuo do contrato. Ex.: greve. Conseqncias da Inexecuo: propicia sua resciso; acarreta para o inadimplente, conseqncia de Ordem Civil e Administrativa; acarreta a suspenso provisria e a declarao de inidoneidade para contratar com a Administrao.

REVISO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Pode ocorrer por interesse da prpria Administrao ou pela supervenincia de fatos novos que tornem inexeqvel o ajuste inicial. Interesse da Administrao: quando o interesse pblico exige a alterao do projeto ou dos processos tcnicos de sua execuo, com aumento de encargos; Supervenincia de Fatos: quando sobrevm atos de Governo ou fatos materiais imprevistos e imprevisveis pelas partes, o qual dificulte ou agravem a concluso do objeto do contrato. Em qualquer destes casos, o contrato passvel de REVISO.

RESCISO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO o trmino do contrato durante a execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconvenientes o prosseguimento do ajuste. A esse respeito distinguem-se as hipteses de RESCISO: 1. ADMINISTRATIVA; 2. JUDICIAL; 3. DE PLENO DIREITO.

1. ADMINISTRATIVA: por motivo de interesse pblico: A Administrao, zelando pelo interesse pblico, considera inconveniente a sua manuteno. Obs: o particular far jus a mais ampla indenizao, no caso de resciso por motivo de interesse pblico. por falta do contratado: Nesse caso, no est a Administrao obrigada a entrar na justia e, ento por seus prprios meios, declara a resciso, observando o DEVIDO PROCESSO LEGAL, ou seja, que se assegure o direito de defesa ao contratado. 2. JUDICIAL: determinada pelo Poder Judicirio, sendo facultativa para a Administrao - esta, se quiser, pode pleitear judicialmente a resciso. O contratado somente poder pleitear a resciso, JUDICIALMENTE. 3. PLENO DIREITO: no depende de manifestao das partes, pois decorre de um fato extintivo j previsto, que leva resciso do contrato de pleno direito. Ex.: a falncia.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Contrato todo acordo de vontades, firmado livremente pelas partes, para criar obrigaes e direitos recprocos. Contrato Administrativo o ajuste que a Administrao Pblica, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecuo de objetivos de interesse pblico, nas condies estabelecidas pela prpria Administrao; sempre consensual (porque consubstancia um acordo de vontades, no um ato unilateral) e, em regra, formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae; podem ser de: Colaborao: todo aquele em que o particular se obriga a prestar ou realizar algo para a Administrao, como ocorre nos ajustes de obras, servios ou fornecimentos; ou Atribuio: o em que a Administrao confere determinadas vantagens ou certos direitos ao particular, tal como o uso especial do bem pblico. Peculiaridades do Contrato Administrativo: constituem , genericamente, as chamadas clusulas exorbitantes, explcitas ou implcitas em todo contrato administrativo. Clusulas Exorbitantes so as que excedem do Direito Comum para consignar uma vantagem ou restrio Administrao ou ao contratado; podem consignar as mais diversas prerrogativas, no interesse do servio pblico, o que ser examinado a seguir: Alterao e resciso unilateral: inerente Administrao, podem ser feitas ainda que no previstas expressamente em lei ou consignadas em clusula contratual; a variao do interesse pblico que autoriza a alterao do contrato e at mesmo a sua extino, nos casos extremos, em que a sua execuo se torna intil ou prejudicial comunidade, ainda, que sem culpa do contratado; o direito deste restrito composio dos prejuzos que a alterao ou a resciso unilateral do ajuste lhe acarretar. Equilbrio financeiro: a relao estabelecida inicialmente pelas partes entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao do objeto do ajuste; deve ser mantida durante toda a execuo do contrato.

Reajustamento de preos e tarifas: a medida convencionada entre as partes para evitar que, em razo das elevaes do mercado, da desvalorizao da moeda ou do aumento geral de salrios no perodo de execuo do contrato, venha romper-se o equilbrio financeiro do ajuste; autorizada por lei para corrigir os efeito ruinosos da inflao . Exceo de contrato no cumprido: no se aplica quando a falta da Administrao, esta podendo argir a exceo em seu favor, diante da inadimplncia do particular contratado. Controle do contrato: um dos poderes inerentes Administrao, implcito em toda contratao pblica, dispensando clusula expressa; a interveno cabvel sempre que sobrevier retardamento ou paralisao da execuo, sendo lcito Administrao provisria ou definitivamente a execuo. Aplicao das Penalidades Contratuais: resulta do princpio da Auto-executoriedade dos atos administrativos; decorre geralmente da inexecuo do contrato. Interpretao do Contrato Administrativo: na interpretao preciso ter sempre em vista que as normas que regem so de Direito Pblico, suplementadas pela teoria geral dos contratos e do Direito Privado, e no o contrrio; no se pode interpretar as clusulas contra a coletividade, pois a finalidade do mesmo, em prol da coletividade; as clusulas equivalem a atos administrativos, gozando de presuno de legitimidade.

I Formalizao do Contrato Administrativo Normas Regedoras do Contrato: regem-se pelas suas clusulas e pelos preceitos de Direito Pblico; aplicando-lhes supletivamente, os princpios da teoria geral dos contratos e as disposies de Direito Privado. Instrumento e Contedo do Contrato Administrativo: O Instrumento em regra, termo, em livro prprio da repartio contratante, ou escritura pblica, nos casos exigidos em lei; o contrato verbal constitui exceo, pelo motivo de que os negcios administrativos dependem de comprovao documental e de registro nos rgos de controle interno. O Contedo a vontade das partes expressa no momento de sua formalizao. Clusulas Essenciais ou Necessrias: fixam o objeto do ajuste e estabelecem as condies fundamentais para sua execuo; no podem faltar no contrato, sob pena de nulidade, tal seja a impossibilidade de se definir seu objeto e de se conhecer, com certeza jurdica os direitos e obrigaes de cada parte; Garantias para a Execuo do Contrato: a escolha fica a critrio do contratado, dentre as modalidades enumeradas na lei;

Cauo: toda garantia em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica; uma reserva de numerrio ou de valores que a Administrao pode usar sempre que o contratado faltar a seus compromissos. Seguro-Garantia: a garantia oferecida por uma companhia seguradora para assegurar a plena execuo do contrato. Fiana Bancria: a garantia fidejussria fornecida por um banco que se responsabiliza perante

a Administrao pelo cumprimento das obrigaes do contratado. Seguro de Pessoas e Bens: garante Administrao o reembolso do que despender com indenizaes de danos a vizinhos e terceiros; exigido nos contratos cuja execuo seja perigosa. Compromisso de entrega de material, produto ou equipamento de fabricao ou produo de terceiros estranhos ao contrato: medida cautelar tomada pela Administrao nos ajustes que exigem grandes e contnuos fornecimentos, no sentido de que o contratado apresente documento firmado pelo fabricante, produtor ou fornecedor autorizado obrigando-se a fornecer e manter o fornecimento durante a execuo do ajuste.

II Execuo do Contrato Administrativo Executar o contrato cumprir suas clusulas segundo a comum inteno das partes no momento de sua celebrao. Direitos e Obrigaes da partes: O principal Direito da Administrao o de exercer suas prerrogativas diretamente, sem a interveno do Judicirio, ao qual cabe ao contratado recorrer sempre que no concordar com as pretenses da Administrao. O principal Direito do Contratado de receber o preo nos contratos de colaborao na forma e no prazo convencionados, ou a prestao devida nos contratos de atribuio. As Obrigaes da Administrao reduzem-se ao pagamento do preo ajustado, ao passo que as do contratado se expressam no cumprimento da prestao prometida (de colaborao); nos de atribuio fica a cargo da Administrao a prestao do objeto contratual e ao particular o pagamento da renumerao convencionada. Normas tcnicas e material apropriado: suas observncias constituem deveres ticoprofissionais do contratado, presumidos nos ajustes administrativos, que visam sempre ao melhor atendimento; as normas tcnicas oficiais so as da ABTN. Variaes de quantidade: so acrscimos ou supresses legais, admissveis nos ajustes, nos limites regulamentares, sem modificao dos preos unitrios e sem necessidade de nova licitao, bastando o respectivo aditamento, ou a ordem escrita de supresso. Execuo pessoal: todo contrato firmado intuitu personae, assim sendo, compete-lhe executar pessoalmente o objeto do contrato, sem transferncia de responsabilidade ou sub-contrataes no autorizadas. Encargos da Execuo: independente de clusula contratual, o contratado responsvel pelos encargos, trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais decorrentes da execuo do contrato. Manuteno de preposto: obrigao impostergvel do contratado a manuteno de preposto credenciado da Administrao na execuo do contrato. Acompanhamento da Execuo do Contrato e recebimento de seu Objeto: o Acompanhamento da execuo direito e dever da Administrao e nele se compreendem: - Fiscalizao: sua finalidade assegurar a perfeita execuo do contrato, ou seja, a exata correspondncia dos trabalhos com o projeto ou com as exigncias estabelecidas pela Administrao, nos seus aspectos tcnicos e nos prazos de sua realizao; abrange a verificao do material e do trabalho. - Orientao: se exterioriza pelo fornecimento de normas e diretrizes sobre seus objetivos, para

que o particular possa colaborar eficientemente com o Poder Pblico no empreendimento que esto empenhados; limita-se imposio das normas administrativas que condicionam a execuo do objeto. - Interdio: o ato escrito pela qual determinado a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento que venha sendo feito em desconformidade com o avenado. - Interveno: providncia extrema que se justifica quando o contratado se revela incapaz de dar fiel cumprimento ao avenado, ou h iminncia ou efetiva paralisao dos trabalhos, com prejuzos potenciais ou reais para o servio pblico. - Aplicao de penalidades: garantida a prvia defesa, medida auto-executria, quando verificada a inadimplncia do contratado na realizao do objeto, no atendimento dos prazos ou no cumprimento de qualquer outra obrigao a seu cargo. Recebimento do Objeto do Contrato: constitui etapa final da execuo de todo ajuste para a liberao do contratado; poder ser: -Provisrio: o que se efetua em carter experimental dentro de um perodo determinado, para a verificao da perfeio do objeto do contrato; -Definitivo: o feito em carter permanente, incorporando o objeto do contrato ao seu patrimnio e considerando o ajuste regularmente executado pelo contratado

Extino, Prorrogao e Renovao do Contrato - Extino: a cessao do vnculo obrigacional entre as partes pelo integral cumprimento de suas clusulas ou pelo seu rompimento, atravs de resciso ou de anulao. - Prorrogao: o prolongamento de sua vigncia alm do prazo inicial, com o mesmo contratado e nas condies anteriores; feita mediante termo aditivo; sem nova licitao. - Renovao: a inovao no todo ou em parte do ajuste, mantido, porm, seu objeto inicial; sua finalidade a manuteno da continuidade do servio pblico.

III Inexecuo, reviso e resciso do Contrato Administrativo Inexecuo: o descumprimento de suas clusulas, no todo ou em parte; pode ocorrer por ao ou omisso. Culposa: a que resulta de ao ou omisso da parte, decorrente da negligncia, imprudncia ou impercia no atendimento das clusulas. Sem Culpa: a que decorre de atos ou fatos estranhos conduta da parte, retardando ou impedindo totalmente a execuo do contrato.

- Aplicao da teoria da impreviso: consiste no reconhecimento de que eventos novos, imprevistos e imprevisveis pelas partes e a elas no imputveis, refletindo sobre a economia ou execuo do contrato, autorizam sua reviso, para ajust-lo s circunstncia supervenientes. Causas justificadoras da Inexecuo: fora maior,caso fortuito, fato do prncipe, fato da administrao e interferncias imprevistas.

Conseqncias da inexecuo: - Responsabilidade civil: a que impe a obrigao de reparar o dano patrimonial; pode provir de lei, do ato ilcito e da inexecuo do contrato; - Responsabilidade administrativa: a que resulta da infringncia de norma da Administrao estabelecida em lei ou no prprio contrato, impondo um nus ao contratado para com qualquer rgo pblico; - Suspenso provisria: sano administrativa com que se punem os contratados que culposamente prejudicarem a licitao ou a execuo do contrato, embora por fatos ou atos de menor gravidade; - Declarao de inidoneidade: pena aplicvel por faltas graves do contratado inadimplente, para impedir que continue contratando com a Administrao; sano administrativa; s pode ser aplicada pela autoridade indicada na norma legal que a consigna, na forma e nos casos expressamente estabelecidos; o que a caracteriza o dolo ou a reiterao de falhas.

Reviso do Contrato: pode ocorrer por interesse da prpria Administrao surge quando o interesse pblico exige a alterao do projeto ou dos processos tcnicos de sua execuo, com o aumento dos encargos ajustados ou pela supervenincia de fatos novos quando sobrevm atos do governo ou fatos materiais imprevistos e imprevisveis pelas partes que dificultam ou agravam, de modo excepcional, o prosseguimento e a concluso do objeto do contrato. obrigatria a recomposio de preos quando as alteraes do projeto ou do cronograma de sua execuo, impostas pela Administrao, aumentam os custos ou agravam os encargos do particular contratado; admitida por aditamento ao contrato, desde que seja reconhecida a justa causa ensejadora da reviso inicial.

Resciso do Contrato: o desfazimento do contrato durante sua execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconveniente o prosseguimento do ajuste ou pela ocorrncia de fatos que acarretem seu rompimento de pleno direito. - Administrativa: a efetivada por ato prprio e unilateral da Administrao, por inadimplncia do contratado ou por interesse do servio pblico; exigido procedimento regular, com oportunidade de defesa e justa causa, pois a resciso no discricionria, mas vinculada aos motivos ensejadores desse excepcional distrato, opera efeitos a partir da data de sua publicao ou cincia oficial ao interessado (ex nunc). - Amigvel: a que se realiza por mtuo acordo das partes, para a extino do contrato e acerto dos direitos dos distratantes; opera efeito a partir da data em que foi firmada (ex nunc). - Judicial: decretada pelo Judicirio em ao proposta pela parte que tiver direito extino do contrato; a ao para rescindir o contrato de rito ordinrio e admite pedidos cumulados de indenizao, reteno, compensao e demais efeitos decorrentes das relaes contratuais, processando-se sempre no juzo privativo da Administrao interessada, que improrrogvel. - De pleno direito: a que se verifica independentemente de manifestao de vontade de qualquer das partes, diante da s ocorrncia de fato extintivo do contrato previsto na lei, no

regulamento ou no prprio texto do ajuste.

IV Principais Contratos Administrativos a) Contrato de Obra Pblica: todo ajuste administrativo que tem por objeto uma construo, uma reforma ou uma ampliao de imvel destinado ao pblico ou a servio pblico; toda realizao material a cargo da Administrao ou de seus delegados; admite duas modalidades de regime de execuo, a saber: empreitada e tarefa.

Regime de execuo: o modo pelo qual nos contratos de colaborao, se estabeleam as relaes entre as partes, tendo em vista a realizao de seu objeto pelo contratado e a respectiva contraprestao pecuniria pela Administrao.

Empreitada: comete ao particular a execuo da obra por sua conta e risco, mediante renumerao previamente ajustada; o empreiteiro de obra pblica no goza de inteira liberdade na execuo do contrato, sujeitando-se a superviso e fiscalizao da Administrao.

Por preo global: aquela em que se ajusta a execuo por preo certo, embora reajustvel, previamente estabelecido para a totalidade da obra; o pagamento pode efetuar-se parceladamente nas datas prefixadas ou na concluso da obra ou de cada etapa.

Por preo unitrio: a em que se contrata a execuo por preo certo de unidades determinadas. Integral: ocorre quando se contrata o empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, servios e instalaes necessrias, sob inteira responsabilidade do contratado at sua entrega ao contratante.

Tarifa: aquele em que a execuo de pequenas obras ou de parte de uma obra maior ajustada por preo certo, global ou unitrio, com pagamento efetuado periodicamente, aps a verificao ou a medio pelo fiscal do rgo contratante.

b) Contrato de Servio: todo ajuste administrativo que tem por objeto uma atividade prestada Administrao, para atendimento de suas necessidades ou de seus administrados; para fins de contratao administrativa necessrio distinguir os tipos de servios:

- Servios comuns: so todos aqueles que no exigem habilitao especial para sua execuo; devem ser contratados mediante prvia licitao.

- Servios tcnicos profissionais: so os que exigem habilitao legal para sua execuo; o que

caracteriza o servio a privatividade de sua execuo por profissional habilitado, podem ser generalizados ( so os que no demandam de maiores conhecimentos) e especializados (exige de quem os realiza acurados conhecimentos).

- de trabalhos artsticos: so os que visam a realizao de obras de arte; exige a licitao, quando no lhe interessarem os atributos pessoais.

c) Contrato de Fornecimento: o ajuste pelo qual a Administrao adquire coisas mveis necessrias realizao de suas obras ou manuteno de seus servios; sujeita-se as mesmos princpios que disciplinam a formao e execuo dos demais contratos administrativos; admite 3 modalidades:

Integral: a entrega da coisa deve ser feita de uma s vez e na sua totalidade;

Parcelado: exaure-se com a entrega final da quantidade contratada;

Contnuo: a entrega sucessiva e perene.

d) Contrato de Concesso: o ajuste pelo qual a Administrao delega ao particular a execuo renumerado de servio ou de obra pblica ou lhe cede o uso de um bem pblico, para que explore por sua conta e risco, pelo prazo e nas condies regulamentares e contratuais.

- Contrato de concesso de servio pblico: o que tem por objeto a transferncia da execuo de um servio do Poder Pblico ao particular, que se remunerar dos gastos com o empreendimento, a includos os ganhos normais do negcio, atravs de uma tarifa cobrada aos usurios.( CF, art. 175; Lei 8987/95 e Lei 9074/95).

- Contrato de concesso de obra pblica: o ajuste que tem por objeto a delegao a um particular de execuo e explorao de uma obra pblica ou de interesse pblico, para uso da coletividade, mediante renumerao ao concessionrio, por tarifa.(8987/95).

- Contrato de concesso de uso de um bem pblico: o destinado a outorgar ao particular a faculdade de utilizar um bem da Administrao segundo a sua destinao especfica, tal como um hotel. um logradouro turstico ou uma rea de mercado pertencente ao Poder Pblico concedente.

e) Contrato de Gerenciamento: aquele em que o contratante comete ao gerenciador a conduo

de um empreendimento, reservando para si a competncia decisria final e responsabilizando-se pelos encargos financeiros da execuo das obras e servios projetados, com os respectivos equipamentos para sua implantao e operao; uma atividade tcnica de mediao entre o patrocinador da obra e seus executores; objetiva a realizao de uma obra de Engenharia na sua expresso global; admitida a dispensa de licitao, desde com profissional ou empresa de notria especializao.

Potrebbero piacerti anche