Sei sulla pagina 1di 5

e Volta s Aulas

es tm afirmado que as escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de contedos e tcnicas educativas. Cada vez mais percebemos a importncia da educao ser pensada como m rpria vida. o currculo atual da maioria das escolas ainda prioriza o desenvolvimento cognitivo, o conteudismo, excluindo a emoo humana e o afeto do processo ensino-aprendizagem. hamos uma educao mais humanista se faz necessrio que o educador abandone as velhas concepes de ensino e busque uma nova viso que possa construir uma sociedade mais justa, democrtica e s que o professor invista na formao de vnculos afetivos, acreditando na pessoa e compreendendo seus limites individuais. O educador precisa recuperar a afetividade na escola, no somente o afeto que co eto que impulsiona, pois aponta caminhos e reconstri a esperana num mundo melhor. s dias de aula fundamental sondar as expectativas do grupo e integr-lo. Portanto, inicie de forma acolhedora e afetiva, assim ficar mais fcil planejar aulas onde os sentimentos estejam presentes e no s

bretudo, gente, balha, que estuda, a, se conhece, se estima. cada vez melhor m que cada um como colega, amigo, irmo. a escola no s estudar, no s trabalhar, ar laos de amizade, nte de camaradagem, se 'amarrar nela'! )

e atividades prticas:

e boas vindas interativo: professores do 1ciclo do ensino fundamental passam horas desenhando e painis para ornamentar a sala de aula. J os docentes do 2ciclo raramente cupam com isso. Sugerimos que haja um equilbrio e que o acolhimento seja vo e esteja presente em todas as classes.

r as expectativas dos alunos em relao ao ano letivo; o novo grupo; ntar a sala de aula de maneira significativa.

o:

ssor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viage

gem de fundo pode ser: martima, celeste, florestal, etc...

osta construir o painel com o grupo. aisagem martima, propor que cada aluno faa a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escr avra ou frase o que espera alcanar durante a mesma, ou seja, quais so suas expectativas em relao ao ano letivo.

eleste podem ser confeccionados pequenos avies de papel. o florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, ndo, colando... rtante que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradvel onde cada o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se turma.

ANHA

ar o entrosamento entre os alunos.

os:

que os alunos fiquem em p, forando um crculo. r um rolo de barbante ou cordo. r um voluntrio para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do c uma mensagem sua. vamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega at que todos tenham recebido a mensagem e o cordo, formando a aranha. segundo momento, com todos sentados levantar a questo: O que pode e no pode ter em nossa teia? Listar as opinies dos a onfeco de um painel de combinados da classe. cerrar permitir que os alunos ilustrem o painel atravs de uma tcnica artstica: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc... SICA VOC ?

ar a apresentao dos alunos de forma descontrada; s participantes a identificarem seus ritmos e gneros musicas, assim como refletirem sobre a importncia de respeitar as prefe

os:

r aos alunos que escolham dentre as msicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente. m deve cantar o trecho escolhido para a turma. ssor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos j ouviram aquela msica, quem o cantor(a), qual gnero mus escolhida, se algum no gosta, etc. no repetir as msicas j apresentadas e respeitar as preferncias dos colegas. dos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentao. dos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: Somos como msicas.

S SONHOS

ntar uma rvore no papel pardo ou cartolina; afix-la no painel ou parede. Em cima da rvore, escrever uma pergunta relacio ssunto (pode ser sobre questes ambientais, regras de convivncia, o ambiente escolar etc) que ser tratado durante o bimestr e... Ex.: Como gostaramos que fosse...? iana receber uma "folha da rvore" para escrever seu sonho, o sonho o que a criana espera que "acontea de melhor" par em questo. Depois, pedir para cada criana colocar sua folha na rvore dos sonhos. ta atividade poder ser retomada durante o perodo que for trabalhado o assunto, ou ao final do perodo para que haja uma re que eles queriam e o que conseguiram alcanar.

O ORDEM

ividades so ideais para que a criana perceba a necessidade da organizao para o bom desempenho das atividades. O profe partir da fala das crianas, levantar algumas regras para a organizao em sala de aula. ara que as crianas, todas ao mesmo tempo, cantarem uma msica para o seu companheiro do lado (esta atividade gerar um pedir a um aluno que cante a msica dela para a classe. As crianas percebero como o caos desagradvel e como a ordem t

ssor poder levantar com as crianas outras situaes vividas onde a organizao essencial.

LEITE

tar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importncia da ao individual na contribuio com o todo.O professor pod co sobre o trabalho na srie, para que as crianas entendam a importncia do envolvimento de todos para a realizao do mes certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leit ara que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperao de todos, o lago seria preenchido ntusiasmado esperou at a manh seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o la e no de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo

ento: "No meio de tantos copos de leite se s o meu for de gua ningum vai notar..." nar com as crianas: Que valor faltou para que a idia do rei se completasse? Aps a discusso interessante que os alunos c tos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma vrias pes adas, como uma corrente.

es de dinmicas para os 1os dias de aula no Projeto Adaptao PPD - Adquira aqui!

Copyright Projetos Pedaggicos Dinmicos - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hemery Design

Adicionar aos favoritos / Compartilhar Selecione os leitores de feed web: Parte superior do formulrio (endereco de e-mail) (endereco de e-mail)(opcional) Parte inferior do formulrio AddThis Faa a partilha mais fcil com AddThis para Internet Explorer.

Esconder isso!
Orkut Twitter Facebook E-mail Imprimir Favoritos Google Digg Lifestream Messenger Blogger Mais... (334)

AddThis

Potrebbero piacerti anche