Sei sulla pagina 1di 5

1 - Aprender a coisa mais natural do mundo

Das milhes de informaes que voc tem armazenadas na memria, 99,99% foram aprendidas sem que voc sequer percebesse que estava aprendendo. Aprendeu to naturalmente que, com certeza, voc nem lembra mais como aprendeu. Quer ver um exemplo disso? Tente lembrar quando e como voc aprendeu o que "azul", "como acender a luz da sala", "como abrir a torneira da pia" etc. Voc no lembra porque a maioria das coisas que sabemos foram aprendidas sem que sequer percebssemos que estvamos aprendendo. Aprendemos, porque "aprender da natureza humana".

2 - Voc pode aprender tudo o que quiser


Para que voc tenha uma idia da sua capacidade de aprendizagem, observe como voc aprendeu a fazer coisas "dificlimas" como andar e falar quando seu crebro ainda nem estava completamene formado. Aprendeu e nunca mais esqueceu. E mais importante ainda: voc aprende, diariamente, muitas coisas novas sem mesmo perceber que est aprendendo. A sua capacidade de aprendizagem ilimitada. Tudo o que algum aprendeu a fazer, voc tambm capaz de aprender. Aquela histria de que "algumas pessoas so mais inteligentes do que outras" histria da carochinha. Est cientificamente provado que no h crebros superiores ou inferiores na raa humana. Todos os crebros so estruturalmente iguais; a diferena fica por conta do uso que se faz dele.

3 - O normal acertar sempre


Desde que uma determinada informao ou procedimento sejam aprendidos e armazenados na memria, o normal que sejam reproduzidos fielmente quando for necessrio. Um exemplo: quando voc aprende que 7 x 8 = 56 , sua memria dever dar sempre a mesma resposta - 56 - toda vez que for solicitada. Ocorre, entretanto, que nem sempre acontece assim. H dois fatores principais que podem interferir na hora da "realizao do pensamento", ou seja, na hora em que vamos executar o que aprendemos: 1 - O estresse (por medo, ansiedade, insegurana etc.) 2 - A falta de concentrao (por excesso de confiana, euforia, desleixo etc.) Para que voc tenha uma idia da importncia da "concentrao" na realizao daquilo que aprendemos e sabemos, faa este teste bastante curioso: No leia as palavras abaixo, diga simplesmente as cores com que elas esto escritas:

AMARELO - VIOLETA - AZUL - LARANJA VERDE - PRETO - AMARELO - AZUL

BRANCO - ROSA - CINZA - LILS AZUL-MARINHO - MARROM - PRETO


Viu s como voc teve dificuldade em responder corretamente? Isto ocorre porque envolvemos diversas partes do crebro para realizar tarefas aparentemente simples. Neste problema, cada palavra escrita encerra duas informaes: o que est escrito e a cor como est escrita. Por isso preciso estar muito concentrado para no se deixar confundir. Reduzindo o estresse e aprimorando a capacidade de concentrao, com certeza, conseguimos eliminar, no mnimo, 95% das possibilidades de erro. Veja, a seguir, como possvel reduzir o estresse e melhorar a concentrao, condicionando a mente para a realizao perfeita.

4 - Convivendo com o estresse


O ser humano tem um dispositivo natural que, diante do perigo (real ou imaginrio), faz aumentar a freqncia das ondas cerebrais para que todo o organismo fique em "estado de alerta", ou seja, pronto para "reagir". Esse "estado" caracterizado pelo aumento dos batimentos cardacos, respirao acelerada, tenso etc. E a isto chamamos "estresse". Assim sendo, o estresse no um mal (como muita gente pensa); ele s uma defesa do organismo contra diversos tipos de agresso, sejam elas fsicas ou psicolgicas. E repetimos: alm de no ser um mal, o estresse que mantm a pessoa pronta para reagir ou fugir destas agresses. Ele s se torna um mal, quando perdemos a capacidade de control-lo e comeamos a reagir de forma inadequada. Hoje j se sabe que 80% das dificuldades de aprendizagem esto relacionados com o estresse. Por outro lado, sabe-se tambm que mais de 90% dos "erros", ou seja, da "realizao imperfeita do pensamento", tambm tm a mesma origem. Pois justamente a partir da compreenso do fenmeno estresse que devemos organizar nosso programa de Condicionamento Mental.

5 - O estado ideal para a aprendizagem


A Cincia j comprovou que h um "estado mental" prprio para a aprendizagem, e que este estado - "estado de viglia relaxada" - obtido quando o crebro da pessoa est operando na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo. O "estado de viglia relaxada" tambm conhecido por "estado (ou nvel) alfa". Em "estado de alerta", a pessoa no consegue perceber detalhes subjetivos, no consegue formular boas associaes lgicas, a recuperao de informaes memria prejudicada, enfim, um estado muito bom para enfrentar um tigre fugido do zoolgico, porm, pssimo para a aprendizagem. Em contrapartida, o "estado alfa" altamente favorvel.

6 - Os iogues j sabiam disso


Muitos sculos antes de Cristo, os velhos iogues, na ndia, j praticavam a meditao e outras tcnicas de relaxamento para atingirem o estado alfa. Eles afirmavam que seus exerccios levavam o homem "iluminao" (o que, em outras palavras, pode ser traduzido por "compreenso"). Com a mente calma e tranqila, a informao retida com mais facilidade na nossa memria de curto prazo e estar pronta para se encaminhar nossa mente subconsciente (memria de longo prazo) nas primeiras horas do sono (quando o

crebro opera no nvel teta - 4 a 7 ciclos por segundo). Hoje, os cientistas no tm mais dvida de que justamente nessa primeira fase do sono que as informaes so transferidas da memria de curto prazo para a de longo prazo. Portanto, quanto mais informaes forem aprendidas no estado de viglia relaxada, mais chances de memoriz-las.

7 - A importncia da memria
perfeitamente aceitvel afirmar-se que memria e inteligncia so, em sntese, a mesma coisa. Afinal de contas, s conseguimos pensar sobre as coisas que temos guardadas na memria. Assim sendo, a qualidade e a quantidade das informaes que temos armazenadas na memria so decisivas para a "realizao do pensamento", ou seja, para fazer bem feito. Se voc deseja "fazer bem" alguma coisa, deve, em primeiro lugar, armazenar adequadamente todas as informaes pertinentes a este processo na sua memria de longo prazo. E isso se faz utilizando-se recursos mnemotcnicos e exercitando sistematicamente o procedimento (treinamento). Quanto mais voc treina a execuo de um procedimento, mais esta informao se torna acessvel na memria de longo prazo e mais prontamente recupervel. por isso que os atletas, msicos, trapezistas etc., precisam treinar exaustivamente. Os grandes arremessadores do basquete brasileiro - Oscar e Hortncia - sempre treinaram mais o fundamento do arremesso do que os demais jogadores. E justamente por isso sempre acertaram mais. Por outro lado, preciso lembrar que os procedimentos mal aprendidos e no treinados, so sempre dificlimos de serem recuperados quando precisamos deles.

8 - S que o treino no tudo


O treinamento de qualquer procedimento fundamental para a realizao perfeita, porm, no nico fator da equao, ou seja, treinar, simplesmente, no basta. Prova disso que muitos estudantes e profissionais altamente qualificados e treinados erram na hora H, quando mais precisariam do desempenho perfeito. Dissemos que estas "falhas" decorrem, quase sempre, do terrvel Bloqueio Mental por Tenso. Isto incontestvel. Mas, ento, o que fazer para evitar este Bloqueio? Ora, o que causa este Bloqueio a "identificao do perigo". Repare que ningum tem Bloqueio Mental para abrir a torneira da pia, acender a luz da sala ou abotoar a camisa. Estes procedimentos, alm de "treinados" insistentemente no dia a dia, no "ameaam" a integridade fsica ou emocional da pessoa. Logo, sem perigo, no h Bloqueio. E, sem Bloqueio, as chances de acerto so prximas de 100%. Veja, a seguir, o que deve ser feito para evitar o bloqueio atravs do condicionamento da mente para a realizao perfeita.

9 - Sua mente "obediente"


Todas as informaes percebidas pelos sentidos so interpretadas pelo crebro como verdades, de acordo com os padres anteriormente registrados. Por exemplo: se voc diz ao seu crebro que um vulto indecifrvel que surge durante a noite alma-penada, ele "aceitar" esta informao como verdade e passar a identificar todos os vultos assim como almas penadas. Mesmo que elas no existam. Da mesma forma, seu crebro entende como "verdadeiras" todas as opinies que voc tem a seu prprio respeito. Se voc "repete" que inteligente, seu crebro "aceitar" esta informao e passar a seguir os padres de raciocnio de uma pessoa inteligente. Se voc afirma que "feio", seu crebro tambm aceitar e registrar a sua imagem como "padro de feira" sempre que for requisitado. exatamente neste princpio que se sustentam todos os programas de Condicionamento Mental. Alm de deter conhecimentos especficos que o tornem "competente" para a realizao de determinada tarefa, voc vai precisar compor um "padro ideal" de voc mesmo e passar essa informao

para o seu crebro, insistentemente, at que ele "admita" e "armazene" esta informao no seu "arquivo de verdades". Vamos ver o exemplo de um atirador olmpico: um atleta desse nvel, treina vrias horas, diariamente, para registrar na sua memria profunda cada detalhe do ato de atirar e, desta forma, "recuperar a informao na memria" automaticamente, na hora da competio. Ocorre, entretanto, que na hora da competio este atleta estar sujeito a uma gama imensa de outros fatores (ambientais, climticos, emocionais etc.) que, de certa forma, vo inteferir no seu desempenho, mesmo que ele esteja suficientemente treinado. O que vai fazer a diferena a, o nvel do seu condicionamento. Se ele estiver condicionado corretamente para vencer, certamente no sofrer interferncias externas e conseguir assim "recuperar automaticamente" o procedimento aprendido e treinado, e executar com preciso. Se, entretanto, seu condicionamento "permitir" a interferncia, por exemplo, da "platia", com certeza ele sentir dificuldade para "realizar satisfatoriamente" o seu intento.

10 - Regras gerais de Condicionamento Mental


Evidentemente, muito difcil estabelecer um programa de condicionamento Mental nico para todas as pessoas. Cada indivduo tem um tipo psicolgico diferente, nvel cultural diferente, emocional diferente, histria diferente. Estas diferenas inviabilizam um programa padronizado, capaz de atender interesses e perfis to variados. Todavia, h alguns pontos comuns a todos e que servem, pelo menos a princpio, como guia para que voc estabelea o seu prprio programa de autocondicionamento. Vejamos: a) Estude detalhadamente todo o procedimento que voc quer ou precisa executar com preciso. Adquira o maior nmero de informaes possveis sobre o assunto. Quanto mais informaes voc tiver a respeito desse procedimento, maior ser sua confiana. Essa confiana "minimiza o perigo" e, conseqentemente, reduz os riscos de Bloqueio Mental por Tenso. b) Treine esse procedimento. Quanto mais treinar, mais facilidade ter para reproduzi-lo fielmente. Lembre-se que "o treinamento exaustivo acaba facilitando a repetio automtica". Repare que voc amarra o cadaro do sapato, assina seu nome, pra quando o farol fica vermelho e digita no seu computador, sem jamais parar para pensar "como isso deve ser feito". Voc "reproduz" estes procedimentos naturalmente, sem o menor esforo mental. c) Escreva num caderno, um conjunto de "verdades" que voc gostaria, de fato, que fossem verdades. Por exemplo: "Eu sou preciso nos arremessos!", "Eu tenho certeza que vou acertar!", "Eu estou, a cada dia, mais veloz!", "Eu sou muito inteligente!" etc. A sua memria retm bem de 70 a 90% das coisas que voc diz a seu prprio respeito. E ela no faz julgamentos subjetivos; tudo que voc diz para ela, registrado como "verdade". d) Leia estas "verdades", em voz alta, no mnimo cinco vezes por dia. Se voc dispe de um gravador, grave estas afirmaes e oua, no mnimo trs vezes ao dia, enquanto estiver se "condicionando para acertar". Veja um fato curioso: quando estamos num recinto onde um amigo ou colega cantarola insistentemente uma msica, de repente nos surpreendemos cantarolando tambm a mesma msica. J reparou? Guarde isto: "tudo o que insistentemente repetido, mesmo que no seja verdade, passa a ser verdade." e) Todas as noites, antes de se deitar, recolha-se a um quarto ou outro ambiente tranqilo e faa exerccios respiratrios para relaxar,

durante cinco minutos. Depois, d sequncia ao exerccio, imaginando uma cena onde voc reproduz, nos mnimos detalhes, o procedimento em questo. "Veja-se" realizando o procedimento. Imagine-se "fazendo corretamente". Este "sonho" fundamental. Se voc ainda no domina bem alguma fase do procedimento (ou algum detalhe), pense nele nessa hora e deixe que sua mente subconsciente trabalhe por voc durante o sono. No dia seguinte, com certeza, voc dever ter uma "boa idia" a respeito do assunto ou uma soluo definitiva para o problema. Saiba que o seu subconsciente "pensa por voc" enquanto voc dorme. S a ttulo de ilustrao, cabe lembrar que Thomas Edison e mais uma centena de outros grandes cientistas usavam regularmente este "recurso". E sempre funcionou. f) Jamais admita que "errar humano"! "Acertar" que humano. claro que o erro uma circunstncia, uma possibilidade, porm voc no deve admitir isso. Sua mente precisa saber que voc "s admite acertar". Condicione-se a isto. g) Lembre-se sempre que se voc aprendeu a fazer corretamente, se voc treinou exaustivamente, ento voc capaz de realizar com perfeio. Assim sendo, na hora de realizar no questione sua competncia. h) Tente melhorar o procedimento aprendido, a cada dia. No admita jamais que impossvel melhorar, que voc chegou ao seu limite. Sempre possvel melhorar. Pense como um recordista mundial! i) Habitue-se a ser um vencedor. Faa tudo da melhor forma possvel. E, quando achar que j est bom, procure melhorar mais ainda. Sempre h como melhorar. j) Desenvolva sua mente expectante. Espere o melhor, sempre! l) Acredite na SORTE! Acredite que voc tem muita SORTE! No entre em questionamentos filsoficos a respeito deste assunto e que no levam a lugar algum. Acreditar na SORTE fundamental para quem quer vencer. Pergunte ao Silvio Santos, ao Nelson Piquet, ao Pel. Voc quer ser um vencedor tambm, no mesmo?

Este pequeno programa de Condicionamento Mental encerra os princpios bsicos que podem levar qualquer pessoa a uma melhoria substancial de vida. claro que um programa simplificado, porm suficiente para mudar um grau no destino que estava reservado para voc. E este "um grau" pode fazer uma diferena enorme no final do percurso. Creia nisso.

Potrebbero piacerti anche