Sei sulla pagina 1di 4

1 UFT 3 LISTA DE EXERCCIOS DE BIOFSICA Grupo:________________________________________________________________________________ Data: 27/05/2011 Data para entrega: 03/06/2011 via e-mail: anakleiber@uft.edu.

.br Profa Dra Ana Kleiber Pessoa Borges Caros Acadmicos (as): esta lista de exerccios leva em considerao todos os temas abordados em aula (Biofsica: da Viso, Respirao e Funo Renal), bem como tpicos especiais a eles relacionados. Muitas questes envolvero pesquisa e podero ser respondidas fazendo uso das bibliografias contidas no plano de ensino da disciplina. Os assuntos aqui abordados podero ser solicitados em prova. Bom estudo! Exerccios a respeito de Biofsica da Viso 1) Marque a NICA RESPOSTA CORRETA: a. S possvel observar um objeto quando: i. As partculas emitidas pelos nossos olhos atingem o objeto. ii. O objeto emite partculas de luz, de acordo com a sua freqncia, intrnseca a cada material. iii. A luz incide sobre o objeto e o mesmo, em geral, ir refletir difusamente a luz que ir atingir nossos olhos. iv. Ele emite lumens de energia. v. For iluminado somente por luz solar. b. Um feixe de luz se propaga no ar e incide sobre gua. O feixe: i. Continua seu caminho, sem sofrer alterao. ii. Retorna fonte de sua emisso. iii. totalmente absorvido. iv. O feixe deixa de ser seco e passa a ser molhado. v. parte refletido e parte refratado, alm de mudar sua direo de propagao. c. Um fsico faz com que um feixe de luz vermelho e um feixe de luz azul se propaguem no ar e incidam em uma espessa, mas cristalina, camada de gelo. Sabendo que o ndice de refrao do ar 1 e o ndice de refrao do gelo 1,31, pode-se afirmar com certeza que: i. O feixe vermelho no sofre refrao e o feixe azul sofre refrao. ii. O feixe azul no sofre refrao e o feixe vermelho sofre refrao. iii. O feixe azul sofre uma refrao maior que o feixe vermelho. iv. O feixe vermelho sofre uma refrao maior que o feixe azul. v. Ambos os feixes mudam de cor.

2) Uma fotografia de um espelho dgua apresenta uma imagem conforme mostra a figura abaixo.

Porque possvel captar uma imagem virtual de um objeto? Se uma cmera consegue captar uma imagem, nossos olhos tambm podem capt-la? Justifique.

3) A velocidade de propagao da luz em um determinado cristal igual a 1,5 x 108 m/s. Qual o do ndice de refrao deste cristal? Calcule a velocidade de propagao da luz no diamante (n = 2,42) e compare os resultados. 4) Explique porque muitos pesquisadores consideram o cristalino uma lente biconvexa. 5) Diferencie a pupila da ris no olho humano. 6) Quantas refraes podem ocorrer em um olho humano? O olho possui diferentes ndices de refrao? Justifique a sua resposta. 7) O que a teoria da viso tricromtica? 8) O que significa o termo acomodao visual? 9) Explique como os cones e bastonetes tornam a viso possvel. 10) O que a hiperpolarizao dos cones e bastonetes? 11) O que daltonismo? 12) Descreva porque o olho humano consegue se adaptar ao escuro. 13) Diferencie, em detalhes, os principais defeitos de forma do olho humano. 14) Diga quais so os tipos de lentes tipicamente usados para corrigir os defeitos de forma do olho humano. Justifique sua resposta. 15) O que presbiopia? Como corrigi-la? 16) Disserte sobre os diferentes tipos bsicos de lentes e como elas formam as imagens. 17) Explique a diferena entre cor e a percepo das cores. 18) A imagem se forma na retina depois de passar pelo cristalino que funciona como uma lente. Como essa imagem?

3 19) A viso humana apresenta dificuldade na avaliao do tamanho de um objeto. Como possvel solucionar isso? Exerccios a respeito de Biofsica da Funo Renal 20) A sudorese (produo de suor) um processo fisiolgico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando est muito calor ou quando realizamos uma atividade fsica prolongada. Nestas situaes, verifica-se que a urina passa a apresentar: a) menor volume de gua e maior concentrao de excretas b) menor acidez devido ao grande volume de gua c) colorao mais clara, j que parte da gua eliminada no suor d) ausncia de sais, pois estes so eliminados pelo suor e) maior concentrao de excretas, pois a acidez diminui. 21) Relativamente veia renal do homem pode-se afirmar, corretamente, que: a) leva ao rim a uria e outras substncias para serem excretadas b) retira do rim a uria e outras substncias a serem excretadas c) irriga as clulas constituintes do rim d) faz o retorno do sangue depurado ao sistema circulatrio e) seus ramos do origem aos glomrulos renais. 22) Os rins, alm da importante funo excretora, contribuem de maneira eficiente na(o): a) manuteno do equilbrio endcrino b) metabolismo dos acares c) manuteno da composio sangnea d) manuteno da temperatura e) metabolismo dos lipdeos. 23) No homem, aproximadamente, 99% da gua do filtrado glomerular reabsorvida, principalmente, no(a): a) cpsula de Bowman b) ureter c) glomrulo de Malpighi d) tbulo contorcido proximal e) bexiga. 24) A ingesto de gua do mar (aproximadamente, trs vezes mais rica em sais que o nosso sangue), por um nufrago acarreta, entre outras coisas: a) apenas desidratao dos tecidos b) apenas diminuio do volume sangneo c) apenas aumento do volume sangneo d) desidratao dos tecidos e diminuio do volume sangneo e) desidratao dos tecidos e aumento do volume sangneo. 25) Em um perodo de seca, um retirante caminhou por dois dias, procura de gua, para matar sua sede. Durante esse perodo, ocorreu a) aumento da secreo de aldosterona, diminuindo a concentrao de urina na bexiga. b) diminuio da permeabilidade dos tbulos renais gua, devido maior concentrao de protena no sangue. c) diminuio da secreo do hormnio antidiurtico na circulao, aumentando a reabsoro de gua. d) aumento da presso osmtica do plasma sangneo, devido ao aumento da concentrao do sdio. 26) A ingesto de bebidas alcolicas inibe a liberao do hormnio responsvel pelo aumento da permeabilidade das membranas das clulas dos tbulos renais. Com isso, diminuda a reabsoro: a) passiva de gua, o que diminui a concentrao sangnea e concentra a urina b) passiva de gua, o que aumenta a concentrao sangnea e dilui a urina

4 c) passiva de gua, o que diminui a concentrao sangnea e dilui a urina d) ativa de gua, o que aumenta a concentrao sangnea e dilui a urina e) ativa de gua, o que diminui a concentrao sangnea e concentra a urina. 27) Beber gua do mar em excesso pode levar desidratao porque: a) o excesso de sal causa diminuio de transpirao e aumento de temperatura b) o sal ingerido excretado pela pele e h obstruo das glndulas sudorparas c) o aumento da quantidade de sais provoca diminuio da corrente sangnea d) os sais ingeridos provocam alterao no processo de digesto dos alimentos e) o sal ingerido excretado dissolvido em gua 28) Em decorrncia da baixa ingesto de gua pelo organismo, pode-se prever que: a) diminua a presso osmtica do sangue b) os tbulos renais fiquem mais permeveis gua c) diminua a taxa de hormnio antidiurtico liberado na circulao d) aumente a secreo de aldosterona e diminua a de hormnio antidiurtico e) a urina se torne muito diluda 29) Quando se bebe cerveja, observa-se que h aumento do volume de urina. A provvel causa desse fato ; a) a diminuio da produo de adrenalina b) o aumento da presso osmtica do plasma sangneo c) o aumento de concentrao da urina na bexiga d) a inibio da produo de hormnio antidiurtico e) a estimulao da produo do hormnio responsvel pelo controle da diurese 30) Relativamente veia renal do homem pode-se afirmar, corretamente, que: a) leva ao rim a uria e outras substncias para serem excretadas b) retira do rim a uria e outras substncias a serem excretadas c) irriga as clulas constituintes do rim d) faz o retorno do sangue depurado ao sistema circulatrio e) seus ramos do origem aos glomrulos renais. 31) Explique a importncia da Biofsica da Funo Renal.

Potrebbero piacerti anche