Sei sulla pagina 1di 8

Palavra Parlamentar

N. 37/AGOSTO 2011

Desde 1997 a divulgar a actividade do CDS-PP


Defende CDS-PP CDS-PP defende

Tringulo deve ser promovido como realidade nica dos Aores


O Grupo Parlamentar do CDS-PP reuniu em Jornadas Parlamentares na ilha do Pico, subordinadas temtica do turismo, uma oportunidade para que Artur Lima defendesse que as ilhas do Tringulo devem ser promovidas como uma realidade nica dos Aores. (Pgina 6)

Suspenso das taxas moderadoras


(Pgina 2)

Nas Flores

CDS denuncia falta de meteorologistas


(Pgina 3)

Legislativas 2011

CDS-PP alcana maior resultado de sempre


(Suplemento - Pgina 7)

Acusa CDS-PP

VIII Congresso

Aumento dos combustveis caa ao imposto


CDS-PP contra

(Pgina 4)

Encerramento de escolas erro crasso do Governo Regional


O Grupo Parlamentar do CDS-PP Aores manifestou-se contra o encerramento de Escolas do Pr-escolar e do Primeiro Ciclo do ensino bsico na Regio, particularmente aquelas que se situam nas freguesias rurais, por considerar que este um contributo para a desertificao destas localidades. (Pgina 5)
Folha Informativa do CDS-PP na Assembleia Legislativa da Regio Autnoma dos Aores

Artur Lima reeleito Presidente do CDS Aores

(Suplemento - Pgina 8)

Gp1765-IX

Proc.: 30.11

Pg.2
Critica Artur Lima

Palavra Parlamentar

Agosto 2011

Excesso de prateleiras douradas na Proteco Civil Aoriana


O Presidente do Grupo Parlamentar critica as nomeaes por amizade e filiao partidria e a criao de prateleiras douradas para militantes do Partido do Governo que se esto a verificar no Servio Regional de Proteco Civil e Bombeiros dos Aores (SRPCBA). Numa Declarao Poltica, os populares, que afirmam no colocar em causa a existncia do SRPCBA, bem pelo contrrio, fomos e somos a favor da sua existncia, criticaram o que consideraram ser abusos que se comeam a verificar, nomeadamente as nomeaes por amizade e filiao partidria de gente que no tem a experincia e o currculo necessrios para desempenhar os cargos que ocupa e a criao de prateleiras douradas para militantes do Partido do Governo, como se pode constatar pela existncia de um Vicepresidente a quem no lhe so conferidas competncias para alm da substituio do Presidente. Para Artur Lima a Proteco Civil Aoriana tem que apoiar e coordenar os trabalhos dos Bombeiros; no tem que controlar os Bombeiros e muito menos os seus corpos dirigentes e operacionais, assim como precisa de meios tcnicos e humanos capazes de dar respostas adequadas s situaes especficas da nossa condio arquipelgica e com a devida formao e experincia na rea. Para alm das prateleiras douradas, os populares denunciam um clima de medo e caa s bruxas que at arrepia no seio dos bombeiros, alegando que no caso do SRPCBA bem sabemos que alguns dos seus principais dirigentes tem formao dados os destacados cargos de chefia na extinta Mocidade Portuguesa.
Acusa CDS-PP

CDS-PP defende suspenso das taxas moderadoras


Artur Lima levou a debate, no Parlamento, uma Resoluo que visou recomendar ao Governo a suspenso imediata da cobrana de taxas moderadoras no Servio Regional de Sade (SRS). Segundo o CDS-PP existem falhas e esquecimentos nas isenes, por exemplo os doentes de Machado-Joseph; o processo burocrtico, faltando a implementao do carto de utente do SRS; faltam meios electrnicos de pagamento; falta adaptar Regio a tabela nacional de anlises clnicas, para alm de que as taxas moderadoras so um encaixe extraordinrio de receitas. O Governo diz que as taxas servem para financiar o tratamento dos doentes que venham a usufruir dos servios do Centro de Radioterapia dos Aores. Mas ento o Centro de Radioterapia dos Aores comea a funcionar este? claro que no! Isto a busca de receitas, o que indicia que as finanas pblicas devem estar em mau estado, afirmou. Artur Lima afirma que o CDS-PP, por princpio, no contra a aplicao de taxas moderadoras, mas salientou que elas no podem servir para um financiamento encapotado do servio que o que est a acontecer, por necessidade imperiosa de receitas.

Actual director da RTP pe em causa pluralidade democrtica nos Aores


Artur Lima acusa o Director da RTP/Aores de ao silenciar a voz do CDS-PP pr em causa a pluralidade democrtica na Regio. A crtica surgiu pela deficiente cobertura informativa que a estao pblica regional fez da realizao do VIII Congresso Regional do CDS-PP Aores. Numa Declarao Poltica, Artur Lima explicou o motivo do protesto: O CDSPP Aores realizou o seu VIII Congresso Regional na ilha de So Jorge. Esperavamos, naturalmente, que a cobertura meditica do evento, por parte da RTP/Aores, fosse feita em moldes semelhantes aos de outras foras partidrias, designadamente PS e PSD. S que, apontou, a RTP/Aores no fez a transmisso em directo dos momentos altos do Congresso, a sesso de abertura e de encerramento, censurou uma crtica ao seu papel e relegou a notcia sobre os discursos finais para o quinto lugar do alinhamento do Telejornal, que comeou pelo PSD, passou pelo PS, avanou para uma notcia autrquica do PS e para uma aco governativa do PS, at chegar ao CDS-PP. Por tudo isto, Artur Lima considera que est em causa uma deciso de quem manda na estao que, silenciando a voz do CDS-PP, ps em causa a pluralidade democrtica na Regio, pelo que legtimo concluir pela perseguio, censura e discriminao. Lima vai mais longe e afirma que a RTP/Aores , actualmente, um caso bicudo, cada vez mais, um caso bipolar e pe em causa a Democracia Aoriana. :

Visite o nosso stio na Internet: www.cdsppacores.com

Agosto 2011
Denuncia Paulo Rosa

Palavra Parlamentar

Pg.3

Falta de meteorologistas nas Flores pode condicionar ligaes Ilha


O Deputado Paulo Rosa alertou para o eventual problema que se pode colocar na ilha das Flores, brevemente, com a sada de um dos dois meteorologistas que prestam servio, o que pode pr em causa a realizao de ligaes areas s Flores, bem como operaes de evacuao area. Num requerimento, o Deputado afirma que, neste momento, h dois funcionrios nos servios do Instituto de Meteorologia na Ilha das Flores, mas alerta para o facto de que um deles sair da ilha no ms de Junho, precisamente uma poca em que o trfego areo se intensificar. Com apenas uma funcionria, no ser possvel assegurar o cumprimento do horrio laboral, cumulativamente com os necessrios prolongamentos decorrentes do atraso de voos, o que at acontece com frequncia naquela ilha, e ainda as evacuaes por razes mdicas, denuncia o parlamentar, considerando que este cenrio seria insustentvel do ponto de vista profissional at porque levaria necessariamente inexistncia de folgas em conformidade com o previsto na Lei ou falta de substituto para preencher as folgas do funcionrio. Paulo Rosa salienta que alm do atropelo laboral, um cenrio de possvel doena da funcionria levar a que a Ilha das Flores fique sem Meteorologista e condicionar a realizao dos voos regulares, extraordinrios e evacuaes o que de todo inadmissvel, impensvel e atentatrio dos direitos dos Aorianos que residem naquela ilha e no s.
RSI nos Aores

Governo no aproveitou apoios comunitrios para combater coelho bravo


O Grupo Parlamentar denunciou que o Governo Regional no aproveitou os apoios comunitrios que tinha ao seu dispor para poder ajudar a combater a praga do coelho bravo que tem provocado elevados prejuzos ao sector agrcola da ilha de So Jorge. O Deputado Lus Silveira tornou pblica a resposta que o Comissrio Europeu da Agricultura, Dacin Ciolos, deu ao Eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo, onde se pode ler que as instncias comunitrias no tiveram sequer conhecimento da situao. O Comissrio Europeu da Agricultura respondeu ao CDS-PP e a resposta no podia ser mais preocupante. A resposta da Comisso Europeia somente esta: A Comisso informa o Senhor Deputado de que no tem conhecimento da situao descrita e de que o Governo portugus no solicitou, at data, qualquer ajuda Comisso a este respeito. O Estado-Membro deve analisar o problema e as suas possveis solues no mbito do programa de desenvolvimento rural e apresentar uma proposta Comisso que, por sua vez, examinar a proposta em conformidade com as regras em vigor. Perante esta resposta, afirmou Silveira, o CDS-PP considera que o Governo Regional do PS tratou sempre este assunto com leviandade e uma incompreensvel falta de respeito pelos empresrios agrcolas jorgenses.

CDS afirma que relatrio parlamentar arrasa polticas socialistas


O Deputado Pedro Medina afirma que o relatrio final da Comisso Eventual de acompanhamento da aplicao do RSI (Rendimento Social de Insero) nos Aores arrasador para a poltica que tem vindo a ser seguida pelo Governo Regional ao longo dos ltimos treze anos. No debate de apresentao das concluses da Comisso, Medina lamentou que o PS tenha onerado os custos da Assembleia Legislativa com os trabalhos da comisso, em vez de ter aprovado uma proposta do CDS-PP que recomendava ao Governo que, semestralmente, apresentasse ao Parlamento um relatrio sobre a aplicao desta prestao social nos Aores. Assegurando que o CDS-PP concorda com o RSI, o Deputado popular reafirmou que a exigncia do seu Partido sempre foi pela forma equitativa como o RSI deve ser atribudo. Medina diz que o CDS-PP no tem estigmatizado os beneficirios do RSI, tem apenas denunciado muitos casos de gente que no quer trabalhar porque prefere viver custa de um subsdio do Estado. Segundo disse esta prestao social transformou-se de tal forma que hoje temos muitos exemplos de empregadas domsticas que se despedem porque ganham mais no RSI. No sector primrio temos pessoas que so necessrias para trabalhar, mas quando se prope um contrato recusam a faz-lo porque perdem o RSI. O CDS-PP defende mais fiscalizao, que os abusos e fraudes sejam convertidos em melhores penses, a obrigao de todos os anos os beneficirios fazerem prova do seu rendimento e que quem recebe o RSI deve prestar um trabalho socialmente necessrio.

Envie as suas propostas e sugestes para: cdsppacores@gmail.com

Pg.4
Acusa CDS-PP

Palavra Parlamentar

Agosto 2011

Aumento dos combustveis caa ao imposto


O Deputado Pedro Medina acusou o Governo Regional de andar caa dos impostos com as alteraes consecutivas que tem efectuado ao preo dos combustveis nos Aores, classificando as alteraes dos ltimos dias como uma manobra de diverso. Nos Aores, os mecanismos de fixao dos preos dos combustveis foram h pouco tempo mudados. Na prtica mudou de um mecanismo de fixao de preos dos produtos petrolferos de preos fixos para preos mximos. A primeira questo que gostaria de deixar prende-se em saber qual o impacto a nvel da receita fiscal desta alterao? e a segunda questo qual a taxa de ISP actualmente em vigor nos Aores?. Porm, no obtive respostas. Pedro Medina levantou tambm dvidas sobre a no disponibilizao de combustveis da linha branca na Regio: A diferena entre os combustveis mais baratos e os topo de gama chega a ser de mais de 20 cntimos por litro, o que num depsito com capacidade superior a 60 litros pode gerar uma poupana no consumidor de mais de 12 euros. Actualmente so vendidas nos Aores as gasolinas aditivadas e superaditivadas, no tendo o consumidor Aoriano a possibilidade de optar por uma soluo mais econmica. Impe-se, por isso, uma maior correco do mercado, que permita aos consumidores terem uma oferta mais diversificada. Porm, mais uma vez o Deputado do CDS-PP ficou sem resposta. Pedro Medina quis, no entanto, salvaguardar a questo das oscilaes constantes nos preos dos combustveis nos Aores: Nas ltimas semanas, o Governo Regional alterou vrias vezes o preo dos combustveis, sendo que, em alguns casos, essas alteraes contrariavam as alteraes no preo do petrleo nos mercados internacionais e a evoluo dos preos a nvel nacional. O Governo resolveu fazer uma autntica manobra de diverso, ora aumentado, ora baixando o preo dos combustveis. Caa ao imposto o que parece resultar desta actuao. Assim, concluiu o Deputado, num momento de to grandes dificuldades e num bem to necessrio para as famlias, para as empresas, para a economia aoriana, ser claro e transparente o mnimo que se pode exigir ao Governo Regional dos Aores.

Transporte de bagagem

CDS quer acabar com discriminao nos voos da Dispora


O Presidente do Grupo Parlamentar apresentou um Projecto de Resoluo que visa repor justia e acabar com uma penalizao e discriminao no transporte de bagagem de poro nas ligaes areas entre os Aores e os nossos destinos da Dispora, em voos operados pela SATA. Concretamente, recomenda ao Governo para que, to rpido quanto possvel, os passageiros que pretendam vir da dispora s suas ilhas e os Aorianos que queiram deslocar-se dispora usufruam, nos voos inter-ilhas, da mesma capacidade de carga dos voos intercontinentais operados pela SATA Internacional, sem custos adicionais. Isto porque, esclareceu Artur Lima, os nossos emigrantes que visitam os Aores ou os Aorianos residentes que querendo visitar os seus familiares e amigos na dispora escolhem a SATA Internacional para viajar esto a sentir dificuldades para transportar a sua bagagem de poro. Esto em causa duas situaes que se conjugam prejudicando gravemente os passageiros: A alterao da taxa cobrada pela bagagem que exceda a franquia estipulada passou de 1,60 para 7 por quilo, representando um aumento da ordem dos 440%, desde o passado dia 11 de Abril; a diferena entre a quantidade de carga de poro includa na tarifa area para um voo intercontinental e um voo inter-ilhas. Os emigrantes que venham aos Aores e o seu destino final no seja So Miguel, embora cumprindo os limites de peso da bagagem de poro na viagem intercontinental, tm que pagar excesso de peso nas ligaes s suas ilhas, caso o peso da bagagem exceda os 20kg. J os Aorianos residentes em outras ilhas com destino final dispora, em voos da SATA Internacional, so penalizados e discriminados, pois a franquia de bagagem nos voos inter-ilhas, s lhes permitem transportar 20kg de bagagem, sendo o limite de peso na viagem intercontinental superior.

Siga-nos: www.facebook.com/cdsacores

Agosto 2011
CDS-PP contra

Palavra Parlamentar

Pg.5

Encerramento de escolas erro crasso do Governo Regional


O Grupo Parlamentar do CDS-PP Aores manifestou-se contra o encerramento de Escolas do Pr-escolar e do Primeiro Ciclo do ensino bsico na Regio, particularmente aquelas que se situam nas freguesias rurais, por considerar que este um contributo para a desertificao destas localidades. O Deputado Lus Silveira condenou ainda a postura do Governo Regional, nomeadamente da Sr. Secretria Regional da Educao e Formao, pela forma como informou os Aorianos de seis das nove ilhas da deciso de encerrar 27 Escolas do Pr-escolar e Primeiro Ciclo, a partir do prximo ano lectivo. O CDS-PP considera que Cludia Cardoso foi muito infeliz ao fazer o anncio do encerramento de estabelecimentos de ensino sem que antes o tenha comunicado aos encarregados de educao com filhos matriculados nas respectivas unidades de ensino. Por outro lado, prosseguiu Lus Silveira, no passado dia 1 de Julho, o Grupo Parlamentar do CDS-PP Aores entregou um requerimento onde questionava a tutela exactamente sobre o encerramento de escolas. Uma semana depois, esteve reunido o plenrio do Parlamento. A Sr. Secretria Regional sabendo da ansiedade dos pais e das questes que lhe haviam sido colocadas pelo CDS-PP poderia ter feito uma Comunicao Assembleia a anunciar os encerramentos. Porm, o que sucedeu foi uma conferncia de imprensa da responsvel pela Educao o que para o Vice-presidente dos democratas-cristos um claro desrespeito pelo rgo mximo da Autonomia e um acto arrogante de quem no quer dialogar, especialmente com os encarregados de educao que tero que alterar as suas vidas por conta desta deciso anunciada atravs da comunicao social. O CDS-PP, afirmou Lus Silveira, no se cansa de afirmar que o encerramento de Escolas, nomeadamente nas freguesias rurais, representa um claro passo no sentido da desertificao destas localidades e, consequentemente, leva ao seu enfraquecimento scio-econmico. Os centristas frisam no perceber a urgncia do Governo Regional em fechar escolas nos Aores contrariando at aquela que a postura do novo Governo da Repblica que suspendeu a deciso de encerrar 654 Escolas no Pas, sem que primeiro seja avaliado o impacto negativo nas localidades onde estas se inserem. Por outro lado, o Grupo Parlamentar do CDS-PP diz estranhar a deciso de fechar unidades de ensino contrariando a prpria legislao em vigor. Segundo Lus Silveira, nos Aores a deciso de encerrar Escolas contraria tambm o que est disposto na lei. Ao encerrar escolas com mais de dez alunos matriculados, vai-se contra a lei, respectivamente a Portaria n. 76/2009, de 23 Setembro. Assim, lamentam, fica a governao socialista com o nus de estar a cometer um erro crasso. Um erro que justificado pelas ms opes de investimento. Hoje, nos Aores, fecham-se Escolas em meios rurais conta da mania socialista das megalomanias. Constroem-se mega-escolas, muitas delas totalmente descontextualizadas da realidade demogrfica e discursiva e contribui-se para a desertificao das zonas mais frgeis, para o aumento dos fluxos migratrios e para a concentrao em grandes aglomerados. No se podem tentar justificar investimentos milionrios em novas escolas, encerrando estabelecimentos do ensino do Pr-escolar e do Primeiro Ciclo.
Fajzinha Basket e tnis de mesa

Paulo Rosa preocupado com segurana das populaes


O Deputado Paulo Rosa questionou o Governo sobre as condies de segurana para as populaes da Fajzinha, nas Flores, seis meses passados da trgica ocorrncia que se abateu naquela localidade. Mostrando-se preocupado com a segurana dos habitantes por conta de indefinies, desde logo, o facto de continuar a desconhecer-se se h alguma inteno governamental, sustentada em estudos tcnicos, de alterar o ordenamento territorial da freguesia, definindo as zonas onde se pode habitar com alguma segurana e as zonas onde ser desaconselhado ou mesmo proibido residir. : cdsppacores@gmail.com

CDS-PP sada vitrias nacionais de Terceira Basket e Juncal


O Deputado Abel Moreira fez aprovar, por unanimidade, um Voto de Congratulao pela vitria histrica do Terceira Basket no campeonato da Proliga, na temporada 2010/2011. Por outro lado, o Grupo Parlamentar do CDS-PP fez aprovar, tambm por unanimidade, outro Voto de Congratulao pelas conquistas das atletas do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, Patrcia Maciel e Raquel Andrade, no Campeonato Nacional em pares femininos e pela conquista individual de Patrcia Maciel que, simultaneamente, se sagrou Campe Nacional em pares mistos, na modalidade de tnis de mesa.

Siga-nos: http://twitter.com/#!/CDSPPAcores

Pg.6

Palavra Parlamentar
Defende Artur Lima

Agosto 2011

Tringulo deve ser promovido como realidade nica dos Aores


O Grupo Parlamentar do CDS-PP reuniu em Jornadas Parlamentares na ilha do Pico uma oportunidade para Artur Lima defender que o Tringulo Faial, Pico e So Jorge, deve ser promovida como uma realidade nica dos Aores, desafiando os habitantes destas ilhas a no viverem de costas voltadas e considerando que o Governo no tem que subsidiar a fundo perdido, mas antes promover estmulos economia. Os populares defendem uma promoo turstica do Tringulo porque aqui que se sente a realidade arquiplago e porque o Tringulo que tem a Montanha, o mar, as Fajs, o termalismo, o iatismo. Por outro lado, Artur Lima considera que preciso potenciar os dois aeroportos existentes no Faial e no Pico, uma vez que estes aeroportos tm que ser uma nica porta de entrada nestas ilhas, no uma guerrinha entre as ilhas. Salientando que a poltica de turismo do Governo Regional falhou, porque falhou a promoo das suecas e dos holandeses e ningum nos consegue explicar qual o resultado das centenas de milhes de euros investidos na promoo do destino Aores, Artur Lima assumiu que preciso repensar o modelo de desenvolvimento, porque o turismo pode ser muito importante para a economia dos Aores, mas no com este modelo. E por falar em modelos, o Dirigente afirmou tambm que o modelo de desenvolvimento dos Aores, promovido por PSD e PS, falhou porque no passou de uma quimera unipolar ou bipolar. Uma das principais concluses das Jornadas Parlamentares prendeu-se com a aposta forte que tem que ser feita no chamado turismo interno. Para o CDS-PP agora mais do que nunca, por causa da crise que vivemos, faz todo o sentido que se promova o turismo interno. Mais do que nunca, agora temos que contar sobretudo connosco. Alis, para reforar esta teoria de que os Aorianos tm que conhecer os Aores, o Lder da Bancada Parlamentar lembrou: hoje muito mais fcil um aoriano conhecer a Serra da Estrela do que a Montanha do Pico; hoje mais fcil a um aoriano conhecer o Mosteiros dos Jernimos do que a S de Angra. Os democratas-cristos defendem tambm o desenvolvimento do turismo temtico, ou seja, segundo Artur Lima, temos Patrimnio Mundial, um turista tem duas ilhas para visitar Pico e Terceira; temos termalismos, um turista tem Graciosa, Faial e So Miguel para visitar. Em sntese, os centristas aorianos afirmam que preciso mudar de vida; preciso pr a SATA e a Atlnticoline a servir bem os Aorianos; preciso repensar o investimento e as estratgias para os Aores.

Turismo sem sustentabilidade


O Professor Universitrio Flix Rodrigues foi um dos convidados do CDS-PP para participar nas Jornadas Parlamentares sobre Turismo e Sustentabilidade e considerou que no h estratgia para o turismo nos Aores, justificando com nmeros: O turismo d, em mdia, de retorno Regio 50 milhes de euros por ano; o Governo chega a gastar por ano 32 milhes de euros; restam 15 milhes. Isto , cada aoriano ganha em mdia por ano 60 euros com o turismo. Vale a pena gastar tanto para isso?. Flix Rodrigues, Vice-presidente do CDS-PP, apontou falhas que continuam a persistir: no podemos promover os Aores s pelas Lagoas de So Miguel. Temos, no mnimo, nove motivos de interesses, somos nove ilhas. No devemos promover os Aores pelas hortnsias (que so uma infestante) e pelas gaivotas (que s comem porcaria). No potenciamos o termalismo, no potenciamos o vulcanismo. Os Aores no precisam de turistas de latas de sardinha e salsichas. Falta formao profissional. Em concluso, disse, faltam ao turismo aoriano ideias exequveis. No potenciamos as nossas gentes, os nossos costumes e tradies, no promovemos a nossa gastronomia, o mar, a natureza, o espao rural, nem sequer o turismo escolar. : cdsppacores@gmail.com

Visite o nosso stio na Internet: www.cdsppacores.com

Agosto 2011
Legislativas 2011

Palavra Parlamentar

(Suplemento) Pg.7

Artur Lima consegue melhor votao de sempre nos Aores


O cabea de lista do CDS-PP Aores nas eleies Legislativas de Junho, Artur Lima, depois de uma campanha onde apresentou um conjunto de propostas, reagiu aos resultados eleitorais salientando a votao expressiva que o Partido obteve na Regio, apontando que os populares ficaram apenas a 0,5% de eleger, pela primeira vez, um Deputado pelos Aores Assembleia da Repblica. Artur Lima lamentou a absteno de 60% e o facto de os Aorianos terem escolhido o mesmo de sempre. O Lder Regional salientou que os democratas-cristos continuam animados e esperanados para prosseguir com o trabalho em prol dos Aorianos e temos a certeza que o futuro do CDS-PP ser crescer nos Aores. Porm, deixou implcito um lamento: Queria dizer aos Aorianos que voltaram a escolher o mesmo. Voltaram a apostar na alternncia. De futuro apenas se podem queixar de si prprios porque tiveram na mo a alternativa e deixaram fugir a alternativa. Artur Lima quis destacar, apesar de falhado o objectivo da eleio, o melhor resultado de sempre do CDS-PP em eleies Legislativas nos Aores, tanto em nmero de votos como em termos percentuais. Ficamos beirinha de eleger. Isto serve para aqueles que se abstiveram e que, porventura, votariam no CDS perceberem que, da prxima vez, o seu voto far falta. Estes resultados do nimo ao CDS-PP. Teremos uma palavra a dizer nas prximas eleies Regionais. Contem com o CDS-PP. Consolidamos, destacadamente, a posio de terceira fora politica regional. De 2007 para c o CDS-PP cresceu em todos os actos eleitorais em que concorreu. J ultrapassamos os dois dgitos e consolidamos nos dois dgitos. Se conseguirmos manter estes resultados, em 2012, no haver maioria absoluta nos Aores e este o nosso objectivo, afirmou.

pesadas para os criminosos e denunciaram situaes de candidatos que parasitam dinheiros pblicos regionais e de aces do Governo Regional que, usando dinheiros pblicos fez campanha pelo PS. Numa campanha que visou destacar casos de sucesso, nomeadamente jovens empresrios da gerao que arrisca, Artur Lima foi apelando que para pr a economia a crescer preciso uma melhor organizao da lavoura e melhores transportes, anunciando que o CDS-PP vai propor o fim da taxa de combustvel nas ligaes areas com o exterior da Regio, visando um abaixamento das tarifas. O CDS-PP, nestas Legislativas, cresceu em todas as ilhas, obtendo mais de 12 % dos votos dos Aorianos e ficando muito perto de eleger, pela primeira vez um Deputado Assembleia da Repblica.

Momentos da campanha

Propostas de campanha
Na campanha, O CDS-PP percorreu os trs Grupos de ilhas e apresentou propostas em diversas reas. Desde logo, Artur Lima comeou por defender que as taxas moderadoras que so cobradas no Servio Regional de Sade deveriam servir para uma actualizao das tabelas de reembolsos que no so revistas h 25 anos. Por outro lado, o Dirigente Regional e Nacional do CDSPP defendeu que o encaixe financeiro de 30 milhes de euros, por via do aumento do IVA, devia ser aplicado num aumento substancial do Complemento Regional de Penso. Os populares exigiram tambm penas mais
Envie as suas propostas e sugestes para: cdsppacores@gmail.com

: cdsppacores@gmail.com

(Suplemento) Pg.8
VIII Congresso Regional CDS-PP Aores

Palavra Parlamentar

Agosto 2011

Artur Lima reeleito para impedir maiorias absolutas


O VIII Congresso Regional do CDS-PP Aores reelegeu Artur Lima para mais um mandato frente do Partido. Naquele que foi o primeiro Congresso partidrio a ser realizado fora das chamadas ilhas grandes (ocorreu em So Jorge), participaram mais de uma centena de congressistas, alteraram-se os Estatutos Regionais, aprovaram-se cerca de duas dezenas de moes sectoriais, ouviu-se Paulo Portas a definir estratgias para o Pas e Artur Lima para a Regio. Artur Lima chegou dizendo que se recandidatava a um novo mandato para impedir maiorias absolutas e para livrar a sociedade da dependncia do poder poltico. Pelo meio frisou que o ciclo de governao socialista sofre da eroso natural de 15 anos de poder e o CDS-PP pode adquirir um papel crucial na definio do sistema democrtico nos Aores: preciso livrar a sociedade aoriana da dependncia que tem do poder poltico. Artur Lima recandidatou-se tambm para responder a um apelo intenso e intensivo de dirigentes nacionais, regionais, militantes e da sociedade em geral que reconhecem o trabalho que desenvolveu na liderana regional do CDS-PP.

CDS-PP vai sozinho s Regionais 2012


A Moo Global de Estratgia subscrita por Artur Lima deixava claro, mas o Presidente do CDS-PP Aores no quis que ficassem dvidas: o CDS-PP vai concorrer sozinho nas Eleies Regionais, que se realizam no prximo ano nos Aores. O Partido quer crescer para vencer, mas no nos deixaremos iludir com eventuais propostas para entendimentos pr-eleitorais e vamos a eleies com candidatos e listas prprias Em relao a coligaes dizemos no! O CDS-PP Aores tem ao seu alcance a possibilidade de ser o Partido que, nas prximas Eleies Regionais, por termo clientelar maioria absoluta do PS e ser uma verdadeira alternativa ao PSD no futuro Governo dos Aores. Manter um regime com mais PS ou mais PSD aprofundar patologias, defeitos, insuficincias e vcios da poltica nacional e regional, tal como a conhecemos. O Lder do CDS-PP Aores apontou, depois, o sector agro-pecurio como aquele que deve ser incentivado para impulsionar a sada da crise e reduzir as importaes, esclarecendo que isso faz-se estabelecendo uma parceria com os agricultores para que, como complemento produo leiteira, destinem uma parte da sua explorao para o cultivo de produtos horto-frutcolas. Artur Lima criticou as polticas socialistas de turismo, transportes, sade e o que designou por inundao da mquina administrativa de serviais militantes e apoiantes. Garantiu, por isso, uma poltica assente no realismo e na verdade, ao servio dos outros e superior a qualquer vaidade pessoal. Artur Lima criticou, igualmente, a RTP/Aores por no ter transmitido em directo a sesso de encerramento do Congresso, semelhana do que fez com outras foras partidrias da Regio. RGOS REGIONAIS DO CDS-PP AORES ELEITOS NO VIII CONGRESSO REGIONAL Mesa do Congresso Regional Presidente: Joo Faria e Castro; Vice-presidentes: Manuel Eleutrio Serpa e Maria da Luz das Graas; Secretrios: Rogrio Nogueira e Ldia Gis Mesa do Conselho Regional Presidente: Pedro Medina; Vice-presidentes: Emiliana Silva e Llia Silva; Secretrios: Roger Sousa e Ana Cristina Rocha; Vogais: Antnio Almeida; Jos Helier Costa; Carlos Silva; Lus Contente Freitas; Lgia Dutra; Andr Melo Castro; Alberto Soares; Carlos Vieitas. Comisso Poltica Regional Presidente: Artur Lima; Vice-presidentes: Flix Rodrigues; Francisco Silva; Nuno Melo Alves e Lus Silveira; Vogais: Roberto Oliveira; Pedro Pinto; Marco Almada; Roberto Nunes; Mrio Bastos; Paulo Rosa; Pedro Pereira; Clara Castro; Alonso Miguel; Pedro Ferreira; Luclia vila e Rui Meireles. Conselho Regional de Jurisdio e Fiscalizao Presidente: Alexandre Carvalho; Vogais: Conceio Lima e Artur Ponte. Conselho Econmico e Social Regional Presidente: Maria da Graa Silveira; Vice-presidente: Vasco Pinto; Secretrio: Ldia Silveira.
www.facebook.com/cdsacores http://twitter.com/#!/CDSPPAcores

: cdsppacores@gmail.com

Potrebbero piacerti anche