Sei sulla pagina 1di 3

DIFERENAS

ENTRE

MONOGRAFIA

ARTIGO

CIENTFICO

Em primeiro lugar importante esclarecer que tanto Artigo como Monografia so TRABALHOS MONOGRFICOS. O que muda ento? Quando usar um ou outro termo? Essas so perguntas freqentes entre os acadmicos. TRABALHO MONOGRFICO, aceito simplesmente com o nome de MONOGRAFIA, nada mais que um documento escrito (graphein, gr.) que apresenta resultados de uma pesquisa sistemtica e completa que versa de forma bastante limitada sobre um nico tema (monos, gr.), um recorte da realidade global, uma delimitao de campo. O TABALHO MONOGRFICO, conforme os objetivos a que se destina, recebe determinados nomes e formatos:
y y

TCC para concluso de cursos de graduao, MONOGRAFIA para cursos de especializao em ps-graduao DISSERTAO para cursos de ps graduao stricto sensu em TESE para cursos de ps-graduao stricto sensu de doutoramento.

lato sensu,
y

mestrado.
y

Em todos esses casos, o objetivo bsico a apresentao dos resultados para uma banca examinadora ou julgadora, na maioria das vezes para aprovao ou concluso de um curso acadmico. Mas o TRABALHO MONOGRFICO tambm pode ser apresentado de forma sinttica e objetiva no formato de ARTIGO, que normalmente deve se destinar publicao em rgos ou revistas especializadas em determinado assunto, independentemente do grau acadmico envolvido, e at mesmo de ser o resultado de um desenvolvimento acadmico. Pode ser, por exemplo, o resultado de uma pesquisa independente. Percebe-se facilmente que ARTIGO um TRABALHO MONOGRFICO com caractersticas e objetivos prprios. Enquanto o TRABALHO MONOGRAFICO amplo obedece a critrios normalmente amparados na ABNT

(no Brasil), no ARTIGO importante saber quais os critrios de formatao aceitos pelo rgo de divulgao ao qual se destina. Uma das principais diferenas entre monografias e artigos cientficos a conciso de linguagem a ser utilizada neste ltimo. Um artigo tem uma extenso menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sinttico. Em uma pesquisa monogrfica o autor pode divagar mais e esmiuar melhor o assunto, mas este no o papel do artigo. Aqui reside uma das principais dificuldades do artigo cientfico: como fazer caber, muitas vezes em poucas pginas, as idias originais do autor? Como ele poder abordar o necessrio em to pouco espao? Isso varia de caso a caso, mas quem j escreveu um artigo cientfico sabe perfeitamente o quo difcil voc ser obrigado a resumir suas idias ou seus resultados. Da mesma forma, essa diferena ensina, ao autor, a como ser preciso cientificamente, como selecionar com mais base sua bibliografia de pesquisa, como avaliar melhor os dados coletados, entre outros aspectos. E exatamente por isso que cada vez maior o nmero de instituies de ensino que solicitam a seus alunos a entrega de artigos cientficos e no uma monografia ou um TCC no final do curso, j que a correo facilitada pelo menor texto, que dever ser muito mais rico e objetivo que em um material monogrfico. Por sua natureza, a redao de um artigo cientfico pode ser precedida pela entrega de um projeto de pesquisa, que servir para delimitar anteriormente as bases fundamentais da pesquisa a ser realizada e entregue quando da elaborao do artigo cientfico. O artigo cientfico conta com uma forma de realizao relativamente distinta de uma monografia convencional, devido maior conciso e natureza dos dados tratados. E justamente a que reside a maior dificuldade para quem escreve um artigo, que, se ao contrrio de uma monografia, que pode se estender por diversos captulos, esmiuando o tema abordado, podendo-se divagar (e por que no, em

alguns casos, "encher linguia", possibilidade esta que no est presente em um artigo cientfico. No entanto, da mesma forma, o artigo cientfico dividido em partes pr, textuais e ps textuais, sendo que tambm estas partes se encontram em menor nmero. A linguagem prpria a ser utilizada para a realizao de um artigo de investigao deve primar pela conciso e objetividade, buscando dar maior relevncia para os dados a serem apresentados. Engana-se quem acha que desenvolver um ARTIGO mais fcil que desenvolver uma MONOGRAFIA. Ambos do o mesmo trabalho. Julgo mesmo que o ARTIGO at mais trabalhoso, pois que sua concluso parte praticamente de uma monografia at chegar no formato ideal para um ARTIGO.

Potrebbero piacerti anche