Sei sulla pagina 1di 7

27/09/2011

Definies / Exigncias Exemplos de Aplicao Destino/Disposio Final Metodologia de Projeto EcoLabel

Eng. Joo H. Born Jr.

Em outros tempos os ambientalistas perguntavam aos desenvolvimentistas o que eles poderiam fazer pelo meio ambiente. Estamos em uma poca em que os que desejam desenvolvimento procuram os ambientalistas para aprender o que fazer pela sustentabilidade deste desenvolvimento. Marina Silva

27/09/2011

O Ecodesign uma viso holstica em que, a partir do momento que conhecemos os problemas ambientais e suas causas, passamos a influir na concepo, escolha dos materiais, fabricao, uso, reuso, reciclagem e disposio final dos produtos industriais. Petras A. dos Santos (2001) Significa o meio ambiente ajudando a guiar as direes das decises da empresa. Nesse processo, fica estabelecido ao meio ambiente o mesmo status que os outros valores mais tradicionais, como lucro, qualidade, produtividade, imagem. Luis F. Narcimento (2002) O Ecodesign uma abordagem para a concepo de um produto com especial ateno para os impactos ambientais do produto durante seu ciclo de vida inteiro. McAloone (2009)

Concepo Ecolgica: (prever efeitos das mudanas sistmicas do produto e seu impacto ambiental):
Ciclo de Vida do Produto; Design; Produo; Marketing; Compras; Gerenciamento de Projetos; Etc...

Aspectos ambientais que devem ser analisados para cada fase do ciclo de vida so:
Consumo de recursos (rea de energia, materiais, gua ou terra); Emisses para a atmosfera, gua e solo (a nossa Terra) como sendo relevantes para o ambiente e sade humana; Diversos (por exemplo, rudo e vibrao); Resduos (resduos perigosos e outros resduos definida na legislao ambiental).

27/09/2011

Lei 12.305 02/08/2010 (PNRS) Diretiva 2002/95 27/01/2003 (cons. 2010) (RoHS) Diretiva 2002/96 27/01/2003 (WEEE)

Responsabilidade Compartilhada; Ciclo de Vida do Produto; Logstica Reversa: Obrigatoriedade: Pilhas e baterias; leos lubrificantes e afins; Lmpadas e afins; EEE e componentes. Tipos: Compra de produtos ou embalagens usadas; Postos de entrega de resduos; Parcerias com cooperativas.

Destinao Final Ambientalmente Adequada: destinao de RS que inclui a reutilizao, a reciclagem, a compostagem, a recuperao e o aproveitamento energtico; Reutilizao: aproveitamento dos RS sem transformao biolgica, fsica ou fsicoqumica; Reciclagem: transformao dos RS para criao de insumos ou novos produtos; Rejeito: RS ps Destino Final; Disposio Final Ambientalmente Adequada: distribuio de rejeitos em aterros.

27/09/2011

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS


Obrigatoriedade: Industrias; EASs; Comercio/Servio (resduos perigosos). Ordem de Prioridade: No Gerar; Reduzir; Reutilizar; Reciclar; Tratamento; Disposio Final.

ROHS

WEEE
Radioterapia; Cardiologia; Dilise; Ventiladores pulmonares; Medicina nuclear; Diagnstico in vitro; Analisadores; Congeladores; Testes de fertilizao; Outros...

Br; Cd; Cr+6; Hg Pb.

27/09/2011

Retardantes Chama (Br); Lmpadas (Hg, Pb, Cd); Vidros (Pb, Cd); Aos, Al, Cu (Pb); Soldas (Pb, Cd); Cermicas (Pb); Corte Quente (Cd); Contatos Eltricos (Cd);

Anti-Corrosivos (Cr+6); Casquilhos/Buchas (Pb); Sistemas Conexo (Pb); Revestimento (Pb, Cd); Amlgama (Pb); Tintas (Pb, Cd); Ecrs (Pb, Hg); Selagem (Pb).

Projeto Considerando o Tratamento Pahl-Beitz (2005)


Em funo de economia e reaproveitamento de M-P considera-se: Menor uso de por meio de um melhor aproveitamento do material e menos desperdcio na produo; Troca de peas fabricadas com M-P escassa por outras com M-P comum; Reciclagem por retorno dos refugos de produo, do produto ou componentes para reuso ou retrabalho.

Alternativas de Projeto: Visando a reciclagem; Visando o recondicionamento; Visando o reprocessamento.

27/09/2011

27/09/2011

Frana Comunidade Europia Holanda

Alemanha Espanha Japo

Joo H. Born Jr.


Eng. Mecnico Eng. Clnico joao.born@ig.com.br (51) 9955-9702

Potrebbero piacerti anche