Sei sulla pagina 1di 3

EB 2,3 do Caramulo Agrupamento de Escolas do Caramulo Ficha de Informao/Trabalho de Histria 8 Ano 2010/2011 Nome: ___________________________________________ N _____ T _____ Unidade

e E.1. O expansionismo europeu


Razes da Prioridade Portuguesa na Expanso a) Localizao geogrfica de Portugal: longa faixa costeira; Pas mais a ocidente da Europa. b) Tradio martima. C) Conhecimentos tcnicos e cientficos Astrolbio: Instrumento muito antigo com o qual se media a altura dos astros. Partindo da altura do sol ao meio-dia era possvel determinar a distncia entre o local em que estamos e aquele a que queremos chegar. A bssola e o quadrante . O quadrante serve para determinar a latitude. A bssola para determinar o norte. A balestilha outro instrumento de orientao. Tal como o astrolbio serve para medir a altura do Sol; A cartografia: cartas de marear e portulanos. A caravela. um barco revolucionrio para a poca. As velas triangulares e o leme fixo permitem bolinar (navegar com ventos contrrios); d) A situao de paz que se vive no reino.

Bssola

Responde: Refere as condies que permitiram a Portugal iniciar o processo de expanso martima.
1.

Razes da conquista de Ceuta

A conquista de Ceuta em 21 de Agosto de 1415, no norte da frica, marca o incio dos Grandes Descobrimentos. As razes que determinaram a escolha desta cidade para iniciar a empresa da expanso so: Cidade muulmana; Cidade rica em cereais, especiarias e em ouro; Entreposto comercial; A sua localizao permite controlar as sadas e entradas de barcos no Mar Mediterrneo; Centro de pirataria Apesar de ter sido um sucesso militar e poltico, a conquista de Ceuta foi um fracasso econmico porque:
1

A cidade estava constantemente a ser atacada o que tornava muito alto o preo da sua manuteno; Os muulmanos desviaram as rotas comerciais; Era impossvel cultivar os campos volta da cidade, o que significava que ela tinha que ser abastecida de cereais. Responde: 1. Localiza no tempo a conquista de Ceuta e refere razes que levaram a essa conquista. 2. Explica, a opo pela alterao dos planos da expanso, a partir Descobrimentos e conquistas no perodo henriquino dos resultados dessa conquista. Reconhecimento da Madeira e dos Aores Joo Gonalves Zarco, Tristo Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo chegaram Madeira em 1419. Diogo Silves chegou aos Aores Ilha de Santa Maria em 1427. O Infante D. Henrique iniciou a colonizao da Madeira e Porto Santo dividindo-as em capitanias. Aos capites-donatrios competia defender, povoar e explorar os recursos naturais das ilhas. Os colonos, vindos sobretudo do Algarve e Minho, mas tambm do estrangeiro, dedicaram-se agricultura, pesca e criao de gado. Os produtos mais importantes foram o vinho, o acar, os cereais, as plantas tintureiras e a madeira (importante para a reparao dos navios que a faziam escala). Tambm nos Aores se utilizou o sistema de capitanias para a colonizao. O seu povoamento foi porm mais lento devido grande distncia a que se encontravam do continente. As principais actividades dos colonos nas ilhas dos Aores eram a agricultura e a criao de gado; as principais riquezas deste arquiplago, nesta poca, eram os cereais, o gado bovino e ovino e as plantas tintureiras (pastel, urzela e dragoeiro). Responde:
1.

Caracteriza as formas de povoamento e colonizao da Madeira e Aores.

Tarefa
Consulta o teu manual, pginas 14 e 15 e localiza no tempo e espao, os principais descobrimentos do perodo Henriquino.

A Poltica Africana de D. Afonso V D. Afonso V, filho do rei D. Duarte, interessou-se principalmente por conquistas territoriais no norte de frica, tendo conquistado as cidades de lcaer-Ceguer (1458) e Arzila e Tnger (1471). Devido ao seu desinteresse pela expanso martima que esteve parada entre 1460 (ano da morte de D. Henrique) e 1469. Neste ano, D. Afonso V arrendou a Ferno Gomes, rico burgus lisboeta, o exclusivo do comrcio da costa da Guin, por cinco anos, mediante o pagamento anual de 200 000 reais e a obrigao de descobrir 100 lguas de costa. Os navegadores de Ferno Gomes atingiram em 1471, a desejada costa da Mina, onde se encontrou ouro em abundncia, estando em 1474 a descoberta da costa africana, no Cabo de Santa Catarina. Responde: 1. Caracteriza a poltica de D. Afonso V. 2. Enuncia os termos do contrato arrendamento de Ferno Gomes.

A Poltica Expansionista de D. Joo II


A partir de 1474, o prncipe D. Joo, futuro D. Joo II, fica encarregue de superintender os assuntos martimos. A expanso portuguesa para a ter um objectivo bem definido: descobrir o caminho martimo para a ndia, contornando o continente africano. neste contexto que se realizam muitas viagens de explorao da costa africana que vo culminar com a passagem do Cabo das Tormentas, por Bartolomeu Dias, em 1488. Esta passagem provou que o oceano Atlntico estava ligado ao ndico o que significava que era possvel ligar a Europa ndia. Apesar de estar aberto o caminho para a chegada ndia, este objectivo teve que ser adiado por algum tempo em virtude da descoberta da Amrica por Cristvo Colombo, ao servio dos reis de Castela. Aquele atingiu as Antilhas em 1492, tendo Portugal reivindicado a posse daquele territrio com base no Tratado de Alcovas-Toledo o que provocou um conflito com Castela. Em 1494, com a interveno Papal, foi assinado um novo acordo o Tratado de Tordesilhas. O mundo iria ficar dividido por uma linha divisria, traada de plo a plo, distando 370 lguas do arquiplago de Cabo Verde, sendo a parte ocidental atribuda a Espanha e a oriental a Portugal. Este tratado veio instituir a poltica de Mare Clausum, visto que dividiu o mundo em duas grandes reas, uma de Castela e outra de Portugal, deixando de fora os restantes pases europeus.

Responde: 1. Enuncia o grande objectivo da poltica expansionista de D. Joo II. 2. Contextualiza a assinatura do Tratado de Tordesilhas. 3. Descreve os termos do Tratado de Tordesilhas. 4. Explica em que consiste a Poltica de Mare Clausum
3

Potrebbero piacerti anche