Sei sulla pagina 1di 12

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO

Dezembro/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Judiciria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto seguinte. Brbaros A hipocrisia uma caracterstica comum dos imprios, mas alguns exageram. Quando a rainha Vitria se declarou chocada com os brbaros chineses em revolta contra os ingleses, no fim do sculo XIX, no mencionou que a revolta era uma reao dos chineses obrigao de importar o pio que os ingleses plantavam na ndia, tendo destrudo sua agronomia no processo. Os ingleses obrigavam os hindus a abandonarem culturas tradicionais para produzir o pio e foram guerra para obrigar os chineses a consumi-lo, num momento particularmente brbaro de sua histria. Havia sempre brbaros convenientes nas fronteiras dos imprios: orientais fanticos, monstros primitivos, tiranos sanguinrios. Legitimavam a conquista colonial, transformando-a em misso civilizadora, enobreciam a raa conquistadora pelo contraste e em episdios como o da Guerra do pio disfaravam a barbaridade maior dos civilizados alegando a truculncia j esperada de raas inferiores. As razes do mais forte continuam chamando-se razes histricas. As razes dos mais fracos so protestos raivosos desses brbaros rebeldes, que teimam em se opor sua dominao pelos mais fortes. E como so os vencedores que se encarregam de contar a Histria...
(Adaptado de Lus Fernando Verssimo, O mundo brbaro)

3.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. A frase Havia sempre brbaros convenientes nas


fronteiras dos imprios significa que alguns brbaros sabiam tirar proveito de uma vantagem geogrfica.

II. A expresso num momento particularmente brbaro


de sua histria localiza uma poca em que os ingleses, contrariando sua tradio histrica, mostraram-se bastante violentos.

III. A frase teimam em se opor sua dominao pelos


mais fortes irnica, pois ela deixa ver que a reao de quem se defende seria uma inexplicvel relutncia. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 4.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Atente para estas afirmaes:

I. As razes do mais forte continuam chamando-se


razes histricas.

II. (...) so os vencedores que se encarregam de


contar a Histria ... correto considerar que o fato enunciado em (A) (B)

I efeito do fato enunciado em II. I causa do fato enunciado em II. I contradiz o fato enunciado em II. II ratifica exatamente o que fora enunciado em I. II encaminha uma concluso oposta enunciada em I.

1.

A hipocrisia dos imprios, tal como caracterizada no texto, est no fato de que (A) (B) (C) (D) (E) a razo real da dominao declarada com todas as letras pelos mais fortes aos mais fracos. os dominadores ocultam a razo da dominao, mostrando-se surpresos com a reao dos dominados. os conquistadores alegam razes econmicas para encobrir uma opresso de natureza religiosa. os dominados simulam aceitar a lgica da dominao, para evitar uma tragdia maior. dominadores e dominados acabam por justificar a dominao considerando-a uma fatalidade.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

5.

Atente para as seguintes frases:

I. O que no falta aos pases imperialistas so pretextos para conquistarem e dominarem pases mais fracos.

_________________________________________________________

II. A utilizao das aspas no ltimo pargrafo indicam,


neste caso, que se tratam de palavras atribudas a algum que no o autor do texto.

2.

Na triangulao econmica entre ingleses, chineses e hindus, caracterizada no texto, fica claro que (A) (B) (C) (D) (E) o colonizador atua invariavelmente como consumidor final da produo das colnias. cabe a um dos povos dominados colher os benefcios plenos da explorao do outro. o dominador impe o que produz aos povos dominados e se apossa do que eles produzem. o colonizador impe a um dos dominados o tipo de produo e ao outro o consumo do produto. cabe ao colonizador administrar a distribuio da produo colonial entre os que a produzem.

III. Consideram-se protestos raivosos as razes dos


mais fracos, ao mesmo tempo que se apresentam como justificveis as barbries do mais forte. Est plenamente adequada a concordncia verbal SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II. III. I e II. I e III.


TREPE-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


6. Os mais fortes empreendiam a conquista colonial, legitimavam a conquista colonial, atribuindo conquista colonial o mrito de uma transformao civilizadora que tornava a conquista colonial uma espcie de benemerncia. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) legitimavam-na - atribuindo-lhe - a tornava a legitimavam - atribuindo-na - tornava-lhe com o prprio companheiro uma necessidade de sobrevivncia, e nesse ambiente as ticas socialmente constitudas cederam espao a uma tica de cada indivduo. Cada um tem o dever de pensar antes de tudo em si mesmo, em seu projeto de vida. Uma tica em que o dever definido como negao do social, como celebrao da individuao tica". As ponderaes de Kucinski nos ajudam a compreender o que est acontecendo com os jovens profissionais em disputa legitimavam-a - lhe atribuindo - tornava-a no mercado, e vo muito alm do prprio campo das Comunicaes. Falam dos valores e das prticas que dominam o nosso tempo de pensamento nico e capitalismo globalizado. Que diferena entre essas prticas e a recomendao do velho jornalista norte-americano Joseph Pulitzer, que no to remoto ano de 1904 alertava: a ideia de trabalhar para a comunidade, no para o comrcio ou para si prprio que deve nortear as preocupaes de todo jornalista. Atravessamos no Brasil um perodo de profundas transformaes que implicar importantes mudanas estruturais regulatrias da natureza e das atividades do sistema de comunicaes. Dessas transformaes vai surgir um novo perfil (j em construo, alis) de profissionais e uma nova correlao de As comunicaes e o colapso da tica O que leva um jovem profissional a considerar normal que uma empresa de comunicao se alie a um governo ou aos
(Adaptado de Vencio A. de Lima, Observatrio da imprensa)

legitimavam-na - lhe atribuindo - lhe tornava legitimavam-lhe - a atribuindo - a tornava

_________________________________________________________

7.

O termo sublinhado em Sabe-se quo barbaramente os ingleses subjugaram os hindus exerce a funo de ......, a mesma funo sinttica que exercida por ...... na frase Cometeram-se incontveis violncias contra os hindus. Preenchem corretamente as lacunas do enunciado acima, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) objeto direto sujeito sujeito agente da passiva agente da passiva os hindus. os hindus violncias os hindus violncias

_________________________________________________________

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 15 referem-se ao texto seguinte.

foras entre os envolvidos no setor. Cuidemos todos para que no se consagre de vez o prestgio cnico de um vazio tico.

interesses de um poderoso grupo de anunciantes e que seu jornalismo deliberadamente omita, distora e manipule informaes? Por que as constataes de que todos fazem do mesmo jeito, se no fizer assim no sobrevive, esse o jogo jogado (A) etc. se tornam suficientes para que profissionais se ajustem inteiramente ao sistema? Essas, obviamente, no so ques(B) tes novas e, certamente, no se restringem ao campo profissional das Comunicaes uma forte razo, alis, pela qual (C) no podem ser ignoradas. Em seu livro Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razo tica, Bernardo Kucinski chama a ateno para o fato de que jovens jornalistas rejeitam a possibilidade de uma tica porque o desemprego estrutural fez da competio
TREPE-Conhecimentos Bsicos1

8.

O autor do texto analisa a atuao de profissionais da rea das comunicaes e constata que essa atuao, diferentemente de outros campos profissionais, sofre os excessos de uma indesejvel competio. de forma preocupante e generalizada, j no leva em conta os valores ticos socialmente constitudos. tal como ocorre em outros campos profissionais, preocupa-se apenas com o aprimoramento tcnico. particularmente no campo da informtica, abandona os parmetros mais rigorosos da tica profissional. de modo progressivo e ameaador, substitui os valores tradicionais por parmetros ousados e ineficazes. 3

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


9. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) deliberadamente omita (1 pargrafo) = explicitamente restrinja distora e manipule informaes (1 pargrafo) = venha a destorcer e a manusear informes (B) (C) ticas socialmente constitudas (2 pargrafo) = valores institucionalmente associados celebrao da individuao tica (2 pargrafo) = consagrao da singularidade civil prestgio cnico de um vazio tico (4 pargrafo) = valorizao impudente da ausncia de tica
o o o o o

12.

Numa carta em que um velho jornalista se dirigisse a um recm-contratado do jornal, seria plenamente aceitvel a redao da seguinte frase: (A) No temais, meu caro, a concorrncia de teus colegas: confia em teus prprios valores, aferre-se a eles e segue em frente. Os valores que nortearo suas decises profissionais no devem, meu caro, desmerecer os valores pessoais de que voc se orgulha. Se te vierem ameaar as piores tentaes, fuja delas, amigo, no as d qualquer ateno, e no ters motivo de arrependimento. Aprenders com o tempo, meu jovem, que mesmo nas pequenas decises que adotar, devem inspir-lo os valores maiores da tica. Bem-vindo seja, colega, e atenta para que a ansiedade da competio no lhe desvie da misso que a comunidade nos confiou.

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

10.

Refletindo sobre a atuao dos jornalistas atuais, Bernardo Kucinski releva, em seu livro, o carter (A) nefasto do rigor tico, quando aplicado em carreiras competitivas. irrelevante do vazio tico, no caso de uma necessria modernizao. acessrio da preocupao tica, dentro de uma competio saudvel. negativo do comportamento individualista, indiferente aos valores ticos. traioeiro dos valores ticos, quando excessivamente interiorizados.

(E)

_________________________________________________________

(B)

13.

A orao sublinhada exprime uma finalidade em: (A) Ele trabalha por trabalhar, e no por qualquer razo mais nobre. Kucinski escreveu um livro por sentir-se indignado com as atitudes de seus colegas. H jornalistas que perseguem valores ticos para orient-los no exerccio de sua profisso. A ideia de trabalhar para a comunidade no est comovendo os jovens profissionais. Ele dedicou parte de sua vida ao jornalismo enquanto acreditava na alta relevncia de sua profisso.

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

11.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) H quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razo, ainda que justificvel, para o fato de a competio abolir a tica e seus valores congneres. A disputa de mercado no campo das comunicaes atuais trazem consigo uma irrelevncia para com os valores ticos razo de uma grande preocupao social. A preocupao com os leitores, que deveria nortear a ao dos jornalistas, deu lugar a um inaceitvel individualismo, de cnico prestgio entre os jovens profissionais. Todas as perguntas elaboradas no incio do texto dizem respeito a questes onde as respostas so difceis, embora previsveis, por conta do fatalismo e da acomodao tica. No h nem termo de comparao entre as preocupaes do velho jornalista norte-americano citado com os profissionais da imprensa atual, cuja tica no os parece demover.

(E)

_________________________________________________________

14.

Esto plenamente adequadas a flexo e a correlao entre tempos e modos dos verbos na frase: (A) As ponderaes de Kucinski seriam teis se acatadas por todos os que estivessem envolvidos no campo de atuao que ele analisou. Todo louvor aos que se disporem a assumir valores ticos, sem que se importassem com os sacrifcios que isso representaria. Teria sido o mercado, e no a fraqueza moral de cada um, o fator que levar os jovens a uma competio cada vez mais violenta. Os jovens jornalistas agem hoje como se nunca houvera necessidade de sobreviver ao tempo em que trabalhassem os veteranos. Caso ningum venha a se preocupar com a tica no trabalho, seria intil que os velhos profissionais venham a nos lembrar o nome de Pulitzer.
TREPE-Conhecimentos Bsicos1

(B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


15. Est plenamente adequada a pontuao da frase: (A) No cabe aos jovens, ao menos os livres de cinismo tentar justificar, suas aes pela presso do mercado de trabalho, pois os velhos jornalistas, igualmente pressionados, no costumavam abdicar dos princpios ticos. No cabe aos jovens, ao menos os livres de cinismo, tentar justificar suas aes, pela presso do mercado de trabalho; pois os velhos jornalistas igualmente pressionados, no costumavam abdicar dos princpios ticos. No cabe aos jovens, ao menos, os livres de cinismo, tentar justificar suas aes, pela presso do mercado de trabalho, pois, os velhos jornalistas, igualmente pressionados, no costumavam abdicar dos princpios ticos. No cabe aos jovens, ao menos os livres de cinismo, tentar justificar suas aes pela presso do mercado de trabalho, pois os velhos jornalistas, igualmente pressionados, no costumavam abdicar dos princpios ticos. No cabe aos jovens, ao menos, os livres de cinismo, tentar justificar suas aes, pela presso do mercado de trabalho, pois os velhos jornalistas, igualmente pressionados no costumavam abdicar, dos princpios ticos. Noes de Informtica 16. Utilizando apenas os recursos do Explorador do Windows XP, para efetuar a cpia de um nico arquivo localizado dentro da pasta A, que est compactada (zipada), para a pasta B, necessrio (A) abrir a pasta A, selecionar o arquivo desejado e efetuar a operao recortar, selecionar a pasta B e efetuar a operao copiar. selecionar a pasta A, efetuar a operao recortar, selecionar a pasta B efetuar a operao colar. abrir a pasta A, selecionar o arquivo desejado e efetuar a operao extrair todos os arquivos. selecionar a pasta B, efetuar a operao nova pasta compactada (zipada), selecionar o arquivo desejado e efetuar a operao colar. abrir a pasta A, selecionar o arquivo desejado e efetuar a operao copiar, abrindo posteriormente a pasta B e efetuar a operao colar. 18. Para que um arquivo criado pelo Writer, do pacote BrOffice, possa ser aberto em verses de Microsoft Word que no suportem o seu formato padro, o usurio dever selecionar a opo (A) 'Salvar como' do menu Arquivo e, no dilogo para a gravao do arquivo, escolher o tipo de arquivo desejado. Exportar do menu Ferramentas e escolher o formato desejado para exportao. Propriedades do menu Editar e, na caixa de seleo de tipo de arquivo, escolher o tipo desejado. Compatibilidade do menu Formatar e, na aba de formatos, escolher o modelo desejado. Filtros do menu Ferramentas e criar um filtro para o formato desejado.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

19.

(E)

Aps a utilizao de uma mdia removvel no Windows XP, para uma maior integridade das informaes contidas neste dispositivo, (A) necessrio o procedimento de desfragmentao da unidade removvel. o sistema operacional efetua backups automticos nas unidades de disco locais. necessrio efetuar o procedimento de remoo segura do hardware antes de retir-lo da porta USB. o firewall do sistema operacional impede que o dispositivo seja acessado pela rede local. as portas USB so desativadas automaticamente pelo sistema operacional aps o trmino da cpia de arquivos.

_________________________________________________________

(B)

(C)

(D)

(E)

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

20.

Analise:

I. Para que uma conexo nos navegadores seja


segura, o protocolo HTTP deve ser utilizado. Neste tipo de conexo so empregados certificados digitais que garantem a autenticidade do servidor e tambm utilizadas tcnicas de criptografia para a transmisso dos dados.

(E)

_________________________________________________________

II. A utilizao de certificados digitais em correio eletrnico garante a autenticidade do cliente. Nesse processo, o cliente assina digitalmente a mensagem com sua chave privada, garantindo que a assinatura seja validada somente com sua chave pblica.

17.

Para evitar invaso aos sistemas de uma empresa, recomendado que se use em cada mquina uma senha para o login, que, para maior segurana, deve conter (A) (B) (C) (D) (E) palavras estrangeiras e, de preferncia, as que pertenam a algum dicionrio. variaes do nome do usurio, como, por exemplo, a escrita do nome em ordem inversa. sequncia apenas de nmeros ou formada apenas por letras repetidas. letras, nmeros e variaes de letras maisculas e minsculas. palavras e nmeros de fcil memorizao, como placas de automveis e datas de nascimento de familiares.

III. A utilizao de teclados virtuais utilizados em pginas na internet uma forma de se precaver contra softwares maliciosos que possam estar monitorando o teclado do computador. correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. II e III, apenas. I, apenas. I e III, apenas. II, apenas.


5

TREPE-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Constitucional 21. O Poder Constituinte derivado decorrente consiste (A) (B) no estabelecimento da primeira Constituio de um novo pas. na possibilidade de alterar-se o texto constitucional do pas, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio Federal. na possibilidade dos Estados membros de se auto organizarem atravs de suas Constituies Estaduais prprias, respeitando as regras limitativas da Constituio Federal. no estabelecimento de uma Constituio posterior de um velho pas. no fato de no estar sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar a sua vontade. (C) 25. Apolo, funcionrio pblico, recebeu propina para convidar empresas fantasmas a fim de beneficiar a empresa UUUXXXAA Ltda. no processo de licitao de compra de material escolar pelo Poder Pblico Estadual. As empresas fantasmas, convidadas, no apresentaram propostas, o que levou a empresa UUUXXXAA a vencer a licitao, mesmo tendo apresentado proposta de fornecimento de material acima dos valores praticados no mercado. Segundo a Constituio Federal, o ato de improbidade administrativa cometido por Apolo, poder importar (A) a perda da funo pblica, apenas, pois o ressarcimento ao errio competir a empresa que venceu a licitao. a suspenso dos direitos polticos, apenas, pois o ressarcimento ao errio competir a empresa que venceu a licitao. a indisponibilidade de bens, apenas, pois sua obrigao ressarcir o errio, caso a empresa tenha fornecido o material escolar. a perda da funo pblica e o ressarcimento ao errio, apenas, sem prejuzo da ao penal cabvel. a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

(C)

(B)

(D) (E)

_________________________________________________________

22.

No tocante interpretao das normas constitucionais, o Princpio da Fora Normativa da Constituio determina que: (A) (B) a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas. entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais. os rgos encarregados da interpretao da norma constitucional no podero chegar a uma posio que subverta o esquema organizatrio funcional constitucionalmente j estabelecido. na soluo dos problemas jurdicos constitucionais, dever ser dada maior primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social. a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito seja destinada a evitar o sacrifcio total de uns em relao aos outros.

(D) (E)

_________________________________________________________

26.

(C)

A prerrogativa concedida aos parlamentares para o exerccio do ofcio congressual, com a mais ampla liberdade de manifestao, por meio de palavras, discusso, debate e voto no Parlamento ou em uma das suas comisses, se trata da imunidade (A) (B) (C) (D) (E) material. formal. lgica. objetiva. subjetiva.

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

23.

Sobre a Organizao Poltico-Administrativa, os Princpios Federais Extensveis so normas centrais (A) (B) (C) (D) (E) aos Estados, apenas. comuns Unio e aos Estados, apenas. aos Municpios, apenas. comuns Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. ao Distrito Federal, apenas.

27.

Maximiliano, Governador de Estado, foi acusado da prtica de crime comum e preso, desejando ingressar com habeas corpus para ser libertado, cujo remdio constitucional ser processado e julgado originariamente pelo (A) (B) (C) (D) (E) Tribunal Regional Eleitoral competente do seu Estado de origem. Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal de Justia. Tribunal de Justia competente do seu Estado de origem. Tribunal Superior Eleitoral. Direito Eleitoral

_________________________________________________________

24.

O controle repressivo em relao ao rgo controlador poltico (A) ocorre quando a Constituio submete certas leis e atos normativos ao controle poltico e outras ao controle jurisdicional. se trata da verificao da adequao de atos normativos com a Constituio feita pelos rgos integrantes do Poder Judicirio. ocorre em Estados onde o rgo que garante a supremacia da Constituio sobre o ordenamento jurdico distinto dos demais Poderes do Estado. impede que alguma norma maculada pela eiva da inconstitucionalidade ingresse no ordenamento jurdico. se trata da verificao da adequao de atos normativos previamente pelo Poder Legislativo e depois pelo Poder Judicirio.

_________________________________________________________

28.

O Tribunal Superior Eleitoral (A) (B) ser presidido pelo juiz mais antigo, independentemente da forma de investidura. eleger o Corregedor Geral Eleitoral entre os Ministros do Superior Tribunal de Justia que integram a sua composio. contar na sua composio com trs advogados eleitos pelo Supremo Tribunal Federal. deliberar sempre por maioria de votos, com a presena de todos os seus membros. compe-se de sete juzes, todos vitalcios, os quais s deixam o cargo por aposentadoria ou sentena transitada em julgado.
TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


29. No que concerne propaganda no horrio eleitoral gratuito no rdio e na televiso, correto afirmar que (A) a Justia Eleitoral far corte instantneo de programa eleitoral gratuito ofensivo honra de candidato, moral e aos bons costumes. permitida a utilizao da propaganda de candidaturas proporcionais como propaganda de candidaturas majoritrias e vice-versa. permitida, no segundo turno das eleies, nos programas eleitorais de cada partido, a participao de filiados a partidos que tenham formalizado apoio a outros candidatos. permitido ao partido poltico utilizar, na propaganda eleitoral de seus candidatos, em mbito regional, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido poltico que integre a sua coligao em mbito nacional. a utilizao de comercial ou propaganda realizada com a inteno de promover marca ou produto depender do prvio recolhimento aos cofres pblicos de taxa fixada pela Justia Eleitoral. 32. NO documento necessrio para instruir o requerimento de registro do estatuto do partido poltico junto ao Tribunal Superior Eleitoral: (A) exemplar autenticado do inteiro teor do estatuto partidrio, inscrito no Registro Civil. exemplar autenticado do inteiro teor do programa do partido, inscrito no Registro Civil. nome e qualificao dos delegados credenciados para representarem o partido perante o Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Juzes Eleitorais. certido do registro civil do partido poltico como pessoa jurdica no cartrio competente do Registro Civil das Pessoas Jurdicas da Capital Federal. certides dos cartrios eleitorais que comprovem ter o partido obtido o apoiamento mnimo de eleitores exigido por lei.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

33.

No ano em que ocorrerem eleies, os Partidos Polticos devero enviar Justia Eleitoral balancetes (A) (B) (C) (D) semestrais. bimestrais. trimestrais. mensais, durante os quatro meses anteriores e os dois meses posteriores ao pleito. mensais, durante todo o exerccio.

30.

De acordo com a Resoluo TSE no 21.538/2003, considera-se batimento (A) o confronto dos resultados dos votos contabilizados pelas urnas eletrnicas com o nome dos eleitores que estiverem constando das respectivas listas de votao. o cruzamento de informaes constantes do cadastro eleitoral com o objetivo de expurgar possveis duplicidades ou pluralidade de inscries eleitorais e identificar situaes que exijam averiguao. o cruzamento dos votos contabilizados pelas juntas eleitorais e totalizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais com os votos contabilizados pelas urnas eletrnicas. o confronto dos resultados finais apurados pelos Tribunais Regionais Eleitorais com a recontagem decorrente de pedido nesse sentido formulado junto ao Tribunal Superior Eleitoral. a coincidncia entre os resultados finais de apurao de pleito eleitoral e os resultados finais decorrentes de recontagem ordenada por Tribunal Regional Eleitoral ou pelo Superior Tribunal Eleitoral.

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

34.

A respeito das coligaes, considere:

I. O partido poltico coligado somente possui legitimi(D) dade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da prpria coligao, durante o perodo compreendido entre a data da conveno e o termo final do prazo para a impugnao do registro de candidatos.

(E)

II. Dentro da mesma circunscrio, facultado aos


partidos polticos formar mais de uma coligao para a eleio proporcional dentre os partidos que integram a coligao para o pleito majoritrio.

_________________________________________________________

31.

No processo de impugnao de registro de candidatura, (A) o prazo para impugnao de 5 dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato. a impugnao poder ser feita por qualquer eleitor, desde que esteja em dia com a Justia Eleitoral. o fato em que se funda a impugnao dever ser provado de plano, atravs de documentos, vedada a coleta de prova testemunhal. o prazo para impugnao ser de quinze dias, quando o impugnante for o Ministrio Pblico Eleitoral. o prazo para impugnao ser contado em dobro quando o impugnante for coligao.

III. A denominao da coligao poder fazer referncia a nome de candidato ou conter pedido de voto para partido poltico. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

(C)

III. I e III. II e III. II. I e II.


7

(D)

(E)

TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


35. Augustus, candidato registrado pelo partido Y para concorrer ao cargo de Deputado Estadual, renunciou sua candidatura. O respectivo partido poder requerer o registro de substituto, escolhido na forma estabelecida no estatuto do partido, at (A) (B) (C) (D) (E) trinta dias da data da renncia e at trinta dias da data do pleito. quinze dias contados da data da renncia e at a data do pleito. trinta dias antes da data do pleito, independentemente da data da renncia. dez dias contados da data da renncia e at sessenta dias antes do pleito. sessenta dias antes do pleito, independentemente da data da renncia. 39. Considere as seguintes assertivas acerca do tema Improbidade Administrativa (Lei no 8.429/1992):

I. Para a caracterizao do ato de improbidade que


atenta contra os princpios da Administrao Pblica, faz-se imprescindvel a ocorrncia de dano ao errio.

II. Na hiptese de condenao por ato mprobo que


importe enriquecimento ilcito, ser cabvel, dentre outras sanes, multa civil de cinco vezes o valor do acrscimo patrimonial.

III. No que concerne sano pecuniria de ressarcimento do dano, a mesma poder ser executada provisoriamente, ainda que pendentes recursos nos Tribunais Superiores.

_________________________________________________________

36.

Observados os demais requisitos legais, at a antevspera das eleies, permitida a propaganda paga (A) (B) (C) (D) (E) na imprensa escrita. no rdio. na televiso aberta. em canais de televiso por assinatura atravs de outdoors.

IV. Os nicos atos mprobos que comportam penalizao a ttulo de culpa so os causadores de prejuzos ao errio, previstos no artigo 10, da Lei no 8.429/92. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

37.

A partir da escolha de candidatos em conveno, assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligao atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmao caluniosa, difamatria, injuriosa ou sabidamente inverdica, difundidos por qualquer veculo de comunicao social. O ofendido, ou seu representante legal, quando se tratar do horrio eleitoral gratuito, da programao normal das emissoras de rdio e televiso, e de rgo da imprensa escrita, poder pedir o exerccio do direito de resposta Justia Eleitoral nos prazos de, contados da veiculao da ofensa, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) quarenta e oito horas, setenta e duas horas e vinte e quatro horas. setenta e duas horas, quarenta e oito horas e vinte e quatro horas. quarenta e oito horas, vinte e quatro horas e setenta e duas horas. vinte e quatro horas, setenta e duas horas e quarenta e oito horas. vinte e quatro horas, quarenta e oito horas e setenta e duas horas. Direito Administrativo

I e II. I e III. III e IV. II. II, III e IV.

_________________________________________________________

40.

Nos termos da Lei no 11.416/2006, integram os Quadros de Pessoal dos rgos do Poder Judicirio da Unio as Funes Comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os Cargos em Comisso, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exerccio de atribuies de direo, chefia e assessoramento. Sobre as mencionadas funes comissionadas e cargos em comisso, est correto afirmar: (A) Os servidores designados para o exerccio de funo comissionada de natureza gerencial que no tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial devero faz-lo no prazo de at dois anos da publicao do ato. Consideram-se funes comissionadas de natureza gerencial aquelas em que no haja vnculo de subordinao, porm haja poder de deciso. No mximo quarenta por cento dos cargos em comisso, no mbito de cada rgo do Poder Judicirio, sero destinados a servidores efetivos integrantes de seu quadro de pessoal. As funes comissionadas de natureza gerencial sero exercidas exclusivamente por servidores com formao superior. Os critrios para o exerccio de funes comissionadas de natureza no gerencial sero estabelecidos em regulamento.
TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

_________________________________________________________

38.

No que concerne s fontes do Direito Administrativo, correto afirmar que: (A) (B) o costume no considerado fonte do Direito Administrativo. uma das caractersticas da jurisprudncia o seu universalismo, ou seja, enquanto a doutrina tende a nacionalizar-se, a jurisprudncia tende a universalizar-se. embora no influa na elaborao das leis, a doutrina exerce papel fundamental apenas nas decises contenciosas, ordenando, assim, o prprio Direito Administrativo. tanto a Constituio Federal como a lei em sentido estrito constituem fontes primrias do Direito Administrativo. tendo em vista a relevncia jurdica da jurisprudncia, ela sempre obriga a Administrao Pblica. (E) (B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


41. Nos termos da Lei 8.112/90, tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas, e, em seguida, ser citado para oferecer defesa escrita. Atendidos os demais requisitos legais, o prazo para a aludida defesa escrita (A) ser de vinte dias a partir da ltima publicao do edital, na hiptese de indiciado citado por edital. ser comum e de trinta dias, na hiptese de haver dois ou mais indiciados. (E) (C) poder ser prorrogado pelo triplo, desde que seja para diligncias reputadas indispensveis. contar-se- da data declarada, em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, no caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao. no ser devolvido quando o indiciado for declarado revel. no 44. Nos termos da Lei no 8.666/93, no que concerne ao sistema de registro de preos, est correto asseverar: (A) (B) (C) Deve haver estipulao prvia do sistema de controle e atualizao dos preos registrados. O registro de preos no necessita ser precedido de ampla pesquisa de mercado. Os preos registrados sero publicados semestralmente para orientao da Administrao, na imprensa oficial. O sistema de registro de preos ser regulamentado por Lei Complementar, atendidas as peculiaridades regionais. A validade do registro de preos deve ser superior a dois anos. Direito Civil 45. Alfredo, cinquenta anos de idade, solteiro, est com cncer no pulmo. Para tratamento de sua molstia passar dois anos nos Estados Unidos. Assim, vendeu o apartamento que residia e fez duas doaes verbais: para Silvia, sua empregada domstica, doou a geladeira e fogo, e para Jos, o zelador do prdio, doou sua cama e uma televiso de tela plana de 14 polegadas. Neste caso, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, a doao verbal de Alfredo (A) invlida, uma vez que o Cdigo Civil brasileiro determina que a doao de bens mveis seja feita por escritura pblica. invlida, uma vez que o Cdigo Civil brasileiro s prev a doao verbal de produtos perecveis de pequeno valor. vlida, desde que ocorra a incontinente tradio do objeto doado. invlida, uma vez que o Cdigo Civil brasileiro determina que a doao de bens mveis seja feita por instrumento particular. invlida, uma vez que o Cdigo Civil brasileiro no admite qualquer tipo de doao de forma verbal, exigindo determinadas solenidades especficas do instituto.

(D)

(B)

_________________________________________________________

(D)

(E)

_________________________________________________________

42.

A empresa Macro Engenharia Ltda. celebrou contrato administrativo com o Estado de Pernambuco para a execuo de determinada obra pblica, a ser realizada no prazo de dois anos. Aps seis meses da data da assinatura do contrato, houve a dissoluo da referida sociedade empresria. Tal fato (A) no enseja qualquer providncia, bastando que a empresa comunique a Administrao Pblica do fato ocorrido. constitui motivo para a resciso do contrato administrativo, por ato escrito e unilateral da Administrao Pblica. constitui motivo para a alterao do contrato administrativo, a ser efetivada unilateralmente pela Administrao Pblica. acarretar a resciso do contrato administrativo, que dever, obrigatoriamente, ser realizada judicialmente, nos termos da legislao. causa de alterao do contrato administrativo, por acordo entre as partes.

(B)

(C) (D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

46. (D)

Considere as seguintes assertivas a respeito do contrato de empreitada:

I. Nos contratos de empreitada de edifcios, o empreiteiro de materiais e execuo responder, durante o prazo mximo de trs anos, pela solidez e segurana do trabalho, em razo dos materiais.

(E)

_________________________________________________________

II. Se ocorrer diminuio no preo do material ou da


mo-de-obra superior a um dcimo do preo global convencionado, poder este ser revisto, a pedido do dono da obra, para que se lhe assegure a diferena apurada.

43.

Os bens de uso especial, se perderem essa natureza, pela desafetao, (A) continuam indisponveis, pois a caracterstica da inalienabilidade desses bens ser sempre absoluta. passam categoria de bens de uso comum. tornam-se disponveis, no entanto, somente podem ser objeto de alienao de uma entidade pblica para outra. passam categoria de bens dominicais, conservando, no entanto, a caracterstica da inalienabilidade. tornam-se disponveis, podendo ser alienados pelos mtodos de direito privado.

III. Em regra, no se extingue o contrato de empreitada


pela morte de qualquer das partes.

(B) (C)

IV. O contrato para elaborao de um projeto implica a


obrigao de execut-lo e de fiscalizar-lhe a execuo. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

III e IV. I, II e III. I, II e IV. I e IV. II e III.


9

TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


47. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, o imvel urbano que o proprietrio abandonar, com a inteno de no mais o conservar em seu patrimnio, e que no se encontrar na posse de outrem, (A) no poder ser arrecadado como bem vago, uma vez que no existe a figura do abandono de bem imvel no Cdigo Civil brasileiro. poder ser arrecadado como bem vago e passar, trs anos depois, propriedade do Municpio ou do Distrito Federal, se se achar nas respectivas circunscries. poder ser arrecadado como bem vago e passar, dois anos depois, propriedade do Municpio ou do Distrito Federal, se se achar nas respectivas circunscries. poder ser arrecadado como bem vago e passar, cinco anos depois, propriedade da Unio. poder ser arrecadado como bem vago e passar, dez anos depois, propriedade do Estado ou do Distrito Federal, se se achar nas respectivas circunscries. Direito Processual Civil 50. No processo A, o ru possui domiclio na Argentina e o autor no Uruguai; no processo B, o domiclio do ru desconhecido. Nestes casos, considerando que ambas as aes so fundadas em direito real sobre bem mvel, (A) o processo A dever ser proposto, necessariamente, no ltimo domiclio do ru no Brasil e o processo B onde o ru for encontrado. (B) em ambos os processos a ao ser proposta em qualquer foro. (C) em ambos os processos a ao ser proposta obrigatoriamente onde o ru for encontrado. (D) o processo A dever ser proposto, necessariamente, no ltimo domiclio do ru no Brasil e o processo B no domiclio do autor. (E) o processo A ser proposto em qualquer foro e o processo B onde o ru for encontrado ou no domiclio do autor. A suspenso do processo nunca poder exceder seis meses quando (A) ocorrer por conveno das partes. (B) a sentena de mrito depender do julgamento de outra causa. (C) ocorrer por motivo de fora maior devidamente comprovado. (D) o juiz acolher a alegao de perempo. (E) a sentena de mrito no puder ser proferida seno depois de verificado determinado fato, requisitada a outro juzo.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

51.

(E)

_________________________________________________________

48.

Preconiza o Cdigo Civil Brasileiro, que o instituto da leso ocorrer quando (A) houver declarao de vontade emanada de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio. algum, premido da necessidade de salvar-se de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. algum, premido da necessidade de salvar-se de grave dano conhecido pela outra parte, obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. houver a transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, praticados por devedor j insolvente. uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta.

_________________________________________________________

52.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

Fabiana, advogada recm-formada, ajuizou ao de cobrana para seu cliente Gilberto, em face de Hortncia. Na petio inicial Fabiana no fez requerimento para a citao do ru, bem como deixou de atribuir valor causa. Neste caso, o juiz (A) extinguir o processo com resoluo de mrito. (B) determinar a emenda da inicial no prazo de 10 dias. (C) extinguir o processo sem resoluo de mrito. (D) determinar a emenda da inicial no prazo de 5 dias. (E) receber a inicial e determinar a citao do ru, tendo em vista que Fabiana cometeu apenas erros formais. No tocante ao procedimento ordinrio, considere as seguintes assertivas a respeito das respostas do ru:

53.

(E)

I. A contestao e a reconveno sero oferecidas


simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais.

_________________________________________________________

II. O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo,


toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal. Pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem.

49.

Magda, amiga de infncia de Manoel, ganhou na loteria. Para ajud-lo, pagou dvida de seu amigo na condio de terceira no interessada que paga dvida em seu prprio nome. Neste caso, pelo Cdigo Civil brasileiro, Magda (A) ter direito a reembolsar-se do que pagou; mas no se sub-roga nos direitos do credor. ter direito a reembolsar-se do que pagou e se subroga nos direitos do credor. no ter direito a reembolsar-se do que pagou e no se sub-roga nos direitos do credor. ter direito a reembolsar-se apenas de 50% do que pagou, mas no se sub-roga nos direitos do credor. ter direito a reembolsar-se apenas de 30% do que pagou e se sub-roga nos direitos do credor.

III. lcito a qualquer das partes arguir, por meio de


exceo, o impedimento ou a suspeio. Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdio.

(B)

IV. Oferecida a reconveno, o autor reconvindo ser


intimado, na pessoa do seu procurador, para contest-la no prazo de dez dias. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E) 10

III e IV. I, II e III. I e III. I e IV. II, III e IV.


TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


54. De acordo com o artigo da Lei 7.347/85, que regulamenta a Ao Civil Pblica, se o rgo do Ministrio Pblico, esgotadas todas as diligncias, se convencer da inexistncia de fundamento para a propositura da ao civil, promover o arquivamento dos autos do inqurito civil ou das peas informativas, fazendo-o fundamentadamente. Neste caso, os autos do inqurito civil ou das peas de informao arquivadas sero remetidos ao (A) (B) (C) (D) (E) Colgio de Procuradores de Justia. Procurador Geral de Justia. Corregedor Geral da Justia. Conselho Superior do Ministrio Pblico. rgo especial do Tribunal de Justia competente. Direito Penal 55. De acordo com o Cdigo Penal brasileiro, (A) no h distino entre autores, co-autores e partcipes, que incidem de forma idntica nas penas cominadas ao delito. os autores, co-autores e partcipes incidem nas penas cominadas ao delito na medida de sua culpabilidade. ao autor principal ser obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos co-autores e partcipes. ao autor principal e aos co-autores ser obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos partcipes. ao autor principal ser imposta a pena prevista para o delito, sendo que os co-autores e os partcipes tero obrigatoriamente a pena reduzida de um sexto a um tero. 9o no 58. NO caber recurso em sentido estrito da deciso, despacho ou sentena que (A) (B) (C) (D) pronunciar o ru. concluir pela incompetncia do juzo. receber a denncia ou a queixa. decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade. denegar a apelao ou a julgar deserta. Noes de Administrao 59. A equipe de gestores da instituio pblica ELEGE definiu que sua misso garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exerccio do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia. Seus objetivos estratgicos so organizados sob quatro nveis de perspectivas: a sociedade, processos internos, pessoas e infraestrutura. No entanto, preciso analisar o ambiente em que a instituio atua de modo que o Mapa Estratgico e suas aes estejam alinhados com o cenrio. Nesse contexto, analise:

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

(B)

I. Oportunidades so aspectos externos, atuais ou fu(C) turos que, se aproveitados pela organizao, podem influenci-la positivamente.

(D)

II. Ameaas so situaes externas, atuais ou futuras


que, se no equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituio, podem afet-la negativamente.

(E)

III. Foras so caractersticas internas da instituio,


materiais ou no, que podem ser aproveitadas para otimizar seu desempenho.

_________________________________________________________

56.

O crime de uso de documento falso (A) s se caracteriza se a falsidade do documento for material. punvel a ttulo de culpa. caracteriza-se independentemente do agente ter cincia da falsidade. pode ser cometido com dolo eventual. no pode ser cometido pelo autor da falsificao. Direito Processual Penal

IV. Fraquezas so caractersticas internas da organizao que devem ser reduzidas ou eliminadas para evitar influncia negativa sobre seu desempenho. correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 60.

(B) (C)

(D) (E)

III e IV, apenas. I, II, III e IV. II, III e IV, apenas. I e II, apenas. I, apenas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

57.

A respeito da ao penal privada subsidiria, correto afirmar que o Ministrio Pblico NO pode (A) deixar de funcionar quando discordar dos termos da queixa. repudiar a queixa e oferecer denncia substitutiva. retomar a ao como parte principal em caso de negligncia do querelante. fornecer elementos de prova. interpor recurso, uma vez que no parte.

(B) (C)

Jos Karisma, gestor de projetos da instituio pblica ELEGE e sua equipe, traou, em seu plano de gesto estratgica para o perodo 2011-2013, o projeto Gesto de Processos com o objetivo de estruturar o Escritrio de Processos da instituio. Nessa fase de gesto do projeto, definiu que est incluso no projeto a definio de metodologia de gesto de processos, capacitao da equipe e a contratao de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantao das etapas de mapeamento e melhorias, identificao dos itens e medidas de controle e padronizao dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento (A) (B) (C) (D) (E) do Escopo do projeto. da Integrao do projeto. da Qualidade do projeto. dos Riscos do projeto. das Aquisies do projeto. 11

(D) (E)

TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Prova Discursiva Redao Instrues: Conforme Edital deste Concurso, item 7 do Captulo X. Da Prova Discursiva Redao, ser atribuda nota ZERO, dentre outros itens, redao que: apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; apresentar letra ilegvel e/ou incompreensvel. Leia os textos abaixo. A ONU Mulheres a nova liderana global em prol das mulheres. A sua criao, em 2010, proporciona a oportunidade histrica de um rpido progresso para as mulheres e as sociedades. A ONU Mulheres trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres tm o direito a uma vida livre de discriminao, violncia e pobreza, e de que a igualdade de gnero um requisito central para se alcanar o desenvolvimento.
(http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/onu-mulheres, com adaptaes)

No Brasil, as mulheres representam mais da metade (52,6%) da Populao Economicamente Ativa (PEA). Entretanto, ocupam principalmente a base da pirmide ocupacional, em cargos de menor qualificao e remunerao. No bastasse isso, o rendimento mdio das mulheres corresponde a apenas 65,6% do rendimento dos homens (PNAD 2006/IBGE). nesse contexto que o Governo Federal assume a iniciativa de implementar o Programa Pr-Equidade de Gnero, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Naes Unidas para a Mulher (Unifem) e Organizao Internacional do Trabalho (OIT).
(http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/programa_proequidade.pdf)

Considere as informaes acima para desenvolver um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: "A igualdade de gnero e a contribuio da mulher para o desenvolvimento das sociedades"

12

TREPE-Anal.Jud.-Judiciria-A01

Potrebbero piacerti anche