Sei sulla pagina 1di 12

PS-IMPRESSIONISMO

Para os ps-impressionistas, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importncia nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos polticos e sociais.

O Comedor de batatas, de Van Gogh. Ps-Impressionismo o nome que se d a diferentes estilos e tendncias artsticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reao contrria a ele como tambm visando um desenvolvimento maior da escola.

Seurat Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a tcnica impressionista. A expresso Ps-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de

1886, a partir da ltima exposio impressionista, at o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.

Van Gogh Entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direes muito variadas. O naturalismo e a preocupao com os efeitos momentneos de luz, caros aos impressionistas, esto na base de boa parte das restries feitas ao movimento.

Van Gogh Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa cientfica da cor, que d origem ao chamado pontilhismo. A, os trabalhos se orientam a partir de um mtodo preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inmeras manchas de cores puras que cobrem a tela so recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso no sistemtico de cores.

Pintura de Seurat Os movimentos modernistas devem muito ao ps-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Czanne (1839 - 1906) e sua obstinao em alcanar a natureza real atrs das aparncias, criar uma arte com vida prpria, concretizar suas impresses pessoais e realizar o motivo.

Cezanne Os principais artistas do movimento do ps-impressionismo foram: CEZANNE FORMAS SIMPLIFICADAS

SEURAT PONTILHISMO E MISTURA DE CORES

Esse trabalho logo abaixo foi feito a partir desta "Tarde de Domingo na ilha de Jatte", de Seurat:

Obra original Abaixo, obra do artista contemporneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriao com latinhas - para abrir uma questo ambiental e de reciclagem.

Veja o detalhe da obra bem de pertinho, feito s de latinhas:

GAUGUIN CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI

VAN GOGH PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOO (VEJA A BIOGRAFIA FEITA

ESPECIALMENTE PARA O BLOG, clicando AQUI)

TOULOUSE-LAUTREC CENAS NOTURNAS E ESTILO GRFICO

A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordncia com os impressionistas.

Van Gogh

Toulouse-Lautrec Assista a um trecho do filme "Sede de Viver", filme que retrata a vida de Van Gogh (de 1956): Aparecendo a cena em que ele estuda as pessoas para fazer "Os comedores de Batata", alm de aparies de Pissarro e tambm de Seurat. Muito legal!

Ps-impressionismo
Movimento inclui Czanne e Van Gogh
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Foram chamados ps-impressionistas alguns artistas que no mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importncia nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos polticos e sociais. Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a tcnica impressionista.

Nesse contexto, diversas tendncias surgiram na pintura do fim do sculo 19 e incio do sculo 20.

Alguns artistas ps-impressionistas Paul Czanne (1839-1906)

Foi um dos maiores intrpretes do impressionismo e da reao contra esse movimento. Segundo suas prprias palavras, "pintar no meramente copiar o objeto". Seus quadros eram construes da natureza, um objeto em si. Ele estudava as formas geomtricas. Com o tempo abandonou as idias de representar o movimento (caracterstica do impressionismo) e resolveu reconstruir a sensao da estrutura, densidade e peso dos objetos. Tentava simplificar as formas da natureza e reduzi-las a cilindros, esferas e cones. Via uma rvore, por exemplo, como um grande cilindro (tronco) e uma elipse (copa). "Natureza-morta com prato com cerejas" (acima, direita) era um dos favoritos de Czanne. o resultado de muitos ensaios e estudos seus, realizados pelo artista contra as regras acadmicas. Destaque para a disposio do prato com cerejas em relao ao restante da composio. Czanne no se subordinava s leis da perspectiva. Tambm introduziu em suas obras distores e alteraes de ponto de vista, em benefcio da composio ou para ressaltar o volume e o peso dos objetos. Tudo isso, mais a idia de simplificao das formas j comentada, ir dar origem, no sculo 20, ao cubismo de Picasso e Braque.

"Natureza morta com Prato com Cerejas", de Czanne (1885-1887).

Georges Seurat (1859-1891)

Observe a imagem a seguir:

"Um Domingo de Vero na Grande Jatte", Seurat (18841886).

Repare na copa das rvores e no gramado. Nesses elementos pode-se observar nitidamente a tcnica utilizada por Seurat para pintar o quadro: o pontilhismo. Ao utilizar cores puras (em vez de mistur-las), aplicou-as diretamente na tela, ele resolveu agrupar as pinceladas em formas de pontos. A tcnica tambm foi muito utilizada pelo pintor francs Paul Signac.

Vincent van Gogh (1853-1890)

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, foi marginalizado pela sociedade durante sua vida. "Falhou" em todos os aspectos considerados importantes para a sociedade de sua poca: no constituiu famlia, no conseguia custear a sua prpria subsistncia, sucumbiu a uma doena mental. Tinha personalidade intrigante. Oscilava entre a alegria e a tristeza, a esperana e o desespero, "Auto Retrato", Van Gogh. o amor e o dio. Vivia uma dualidade emocional. Pintar passou a ser seu refgio. Utilizava cores fortes para expressar seus sentimentos. Van Gogh dizia: "Pinto o que sinto e no apenas o que vejo". Ficou famoso depois da sua morte, especialmente aps a exibio de 71 de suas obras em Paris, em 1901. Sua influncia no expressionismo, no fovismo e no abstracionismo foi notria. Suas influncias podem ser reconhecidas em variadas frentes da arte do sculo 20. O artista foi pioneiro ao relacionar tendncias impressionistas com as aspiraes modernistas.

Potrebbero piacerti anche