Sei sulla pagina 1di 27

Direitos Reais Direito subjectivo o poder conferido pela ordem jurdica a um sujeito para a tutela de um seu interesse Poder

r jurdico Uma disponibilidade de meios jurdicos atribudos a pessoa determinada para a realizao de interesses jurdico-privados, mediante a afectao jurdica de certo bem. Direito real um direito subjectivo, no sentido de poder jurdico absoluto, atribudo a uma pessoa determinada para a realizao de interesses jurdico-privados, mediante o aproveitamento imediato de utilidades de uma coisa corprea. DISTINO ENTRE DIREITOS REAIS E DIREITOS DE CRDITO A doutrina portuguesa pacfica quanto distino entre os direitos reais e os direitos de crdito. Mas, para: Oliveira Ascenso a verdadeira caracterstica dos direitos reais reside na sequela. Atendendo este autor tambm prevalncia Sequela uma mera caracterstica dos direitos reais, que consiste na susceptibilidade que tem o direito real de ser invocado contra quem quer que materialmente detenha a coisa sobre que recai . Exemplo: No domnio dos direitos reais de garantia, o credor hipotecrio ou privilegiado pode pagar-se pelo valor do imvel dado em garantia do pagamento da dvida, esteja ele em poder de quem estiver, mesmo nas mos de um terceiro adquirente. Para: Mota Pinto, a distino estabelece-se pelo recurso a vrios elementos que qualificam os direitos reais e faltam nos direitos de crdito: a absolutidade, a sequela e a inerncia, sendo esta uma manifestao da sequela e da prevalncia. Para: Antunes Varela, a distino reside na natureza absoluta dos direitos reais, donde derivam as caractersticas da prevalncia e da sequela. Salienta ainda que os direitos reais se caracterizam, no seu lado interno, como um poder de soberania sobre a coisa e esto subordinados ao princpio da tipicidade. Para: Almeida Costa , os traos delimitadores dos direitos reais, so o seu carcter absoluto e de excluso, podendo por isso ser ofendidos por quaisquer pessoas, so dotados dos atributos do direito de preferncia e do direito de sequela e so tambm dominados pelo princpio da tipicidade.

Resumindo, podemos dizer que: Os direitos reais tm natureza absoluta, visto as faculdades conferidas ao seu titular serem oponveis erga omnes A natureza absoluta dos direitos reais projecta-se na inerncia, que por sua vez se desenvolve na sequela e na prevalncia. Os direitos reais acompanham as coisas nas suas vicissitudes sequela. Os direitos reais excluem direitos incompatveis constitudos sobre a mesma coisa prevalncia CARACTERSTICAS DO DIREITO REAL Caractersticas menores Coisa certa e determinada. O objecto do direito real tem de ser uma coisa certa e determinada, e como tal existente. O objecto do direito real tem de existir e ser certo e determinado no momento da constituio ou da aquisio do direito. Afectao tendencial da totalidade da coisa Em regra, os direitos reais estendem-se s coisas que no seu objecto se incorporem ou a ele sejam unidas. (acesso art. 1325) Mas nada impede a constituio de direitos reais sob parte de uma coisa. Exemplos: - hipoteca (art. 688) - propriedade horizontal (art. 1414) - direito de superfcie (art. 1524) - direito de uso e habitao (art. 1489) Usucapio (art. 1287) Forma de aquisio de direitos reais atravs da posse respectiva desses direitos durante um certo tempo. S se pode adquirir a posse por usucapio relativamente ao direito de propriedade e outros direitos reais de gozo.

A verificao da usucapio depende de dois elementos: - Do exerccio da posse (que tem obrigatoriamente de ser pblica e pacfica) - Do decurso de um certo perodo de tempo ( varivel segundo a natureza mvel ou imvel da coisa e segundo o carcter de boa ou m f) ARTIGO 1287 Noo A posse do direito de propriedade ou de outros direitos reais de gozo, mantida por certo lapso de tempo, faculta ao possuidor, salvo disposio em contrrio, a aquisio do direito a cujo exerccio corresponde a sua actuao: o que se chama usucapio. A posse do usufruturio, sendo este possuidor em nome alheio, nunca poder conduzir usucapio. A usucapio uma forma de aquisio de direitos reais e no uma forma de transmisso. A contagem do prazo inicia-se a partir do momento da constituio da posse boa para usucapio. O sujeito pode sua posse juntar a posse do seu antecessor, a acesso na posse (art.1256); o mesmo acontecendo quando haja sucesso na posse (art. 1255) A usucapio pressupe a posse, que se adquire pelo facto e pela inteno, definindo-se pelos elementos essenciais que so o corpus na aquisio originria, ou a traditio na aquisio derivada, e o animus, devendo alm disso, ser de boa f, pacfica, pblica e continua. Caractersticas mais relevantes As caractersticas mais relevantes dos direitos reais so: Inerncia Sequela Prevalncia Tipicidade A INERNCIA Inerncia Traduz uma ideia de ntima ligao do direito coisa. O direito real muda, em geral, se passar a recair sobre coisa diversa, em contrapartida acompanha a coisa nas suas vicissitudes.

A inerncia, tem como corolrio a inseparabilidade do direito e da coisa.

Exemplo: Se A e B constituram um direito de superfcie sobre o prdio x e agora o pretenderem transferir para o prdio y , isso significa a extino do primeiro direito de superfcie e a constituio de um novo direito (art. 1545/1) A SEQUELA A sequela no pode ser vista como um direito ou faculdade autnoma , em relao ao direito real. Sequela Traduz a possibilidade de o direito real ser exercido sobre a coisa que constitui o seu objecto, mesmo quando na posse ou deteno de outrm, acompanhando-a nas suas vicissitudes, onde quer que se encontre. uma caracterstica especfica dos direitos reais, ligada s relaes existentes entre o seu contedo e o seu objecto. As mltiplas manifestaes da sequela constituem , importantes meios de tutela e defesa dos direitos reais. Nos direitos reais de gozo, - a primeira e imediata manifestao da sequela a aco de reivindicao (arts. 1311 a 1315), pela qual se assegura a possibilidade de o titular do direito obter o reconhecimento deste e vindicar a coisa, pedindo a sua entrega onde quer que esta se encontre. Na generalidade dos direitos reais de garantia - o interesse do credor fica, em geral, assegurado mediante a possibilidade de fazer vender a coisa, esteja ela no patrimnio do devedor ou de terceiro, para atravs do produto da sua venda realizar o seu direito. Nos direitos reais de aquisio, - Como por exemplo o direito de preferncia, o que importa ao preferente a possibilidade de adquirir a coisa, alienada por quem est vinculado a dar preferncia, com violao do seu direito. Independentemente da modalidade do direito real - o titular do direito real protegido contra os efeitos de actos jurdicos, relativos coisa que constitui o seu objecto, quando praticados por pessoa sem legitimidade, a manifestao da sequela impe a sua ineficcia ou inoponibilidade em relao ao verdadeiro titular do direito. Limites sequela

Inoponibilidade da invalidade a terceiros de boa f (art. 291) Coisa comprada a comerciante (art.1301)

PREVALNCIA Prevalncia Quando se trata de estabelecer a prioridade de um direito sobre outros, se entre eles houver incompatibilidade (ex: art. 407) A prevalncia um corolrio da natureza absoluta e da inerncia dos direitos reais (Mota Pinto) A prevalncia no faz sentido enquanto no houver incompatibilidade de direitos sobre a mesma coisa (Pinto Coelho) O direito real prevalece sobre o direito de crdito TIPICIDADE No sistema jurdico portugus prevalece o princpio da tipicidade dos direitos reais S so reais os direitos que a lei qualifica como tal (art. 1306). Os direitos reais tm um contedo definido por lei. O princpio da tipicidade vale para todos as modalidades de direitos reais. PRINCPIOS Pelos quais se regem os direitos reais: - ESPECIALIDADE - TRANSMISSIBILIDADE - ELASTICIDADE - TIPICIDADE - CONSENSUALIDADE - PUBLICIDADE Princpio da especialidade Os direitos reais tm por objecto coisas certas e determinadas . Coisas certas e determinadas, mas no necessariamente individualizadas (ex: as coisa futuras) Coisas certas e determinadas, o que no impede que o objecto dos direitos reais possam ser coisas compostas (ex: uma biblioteca, um rebanho, etc.)

Princpio da transmissibilidade Funciona como regra de verificao tendencial. A transmisso pode ser inter-vivos ou mortis-causa. No se pode determinar convencionalmente a transmissibilidade dos direitos reais, por atentar ao princpio da tipicidade (art. 1306) Limitaes ao princpio da transmissibilidade - Usufruto - Apenas se transmite inter-vivos, mas com limitaes e certas condies (art. 1444) - Uso e habitao no transmissvel, nem inter-vivos nem mortis-causa. (art. 1484) - Servides legais a transmissibilidade dos direitos de servides s se verificam com a transmissibilidade dos respectivos prdios, pois a servido legal constituda em funo do prdio e no do seu titular. - Preferncias legais - Por exemplo, o direito de preferncia de compra de imvel, devido sua condio de inquilino. No se pode determinar convencionalmente a transmissibilidade dos direitos reais, pois isso constituiria um atentado ao princpio da tipicidade (ver art. 1306) Mas, Os artigos 959 e 962 constituem excepes a esta regra. Princpio da elasticidade Verifica-se sempre que dois ou mais direitos reais tenham por objecto a mesma coisa. A mesma coisa pode ser objecto de diferentes direitos reais Exemplo: Quando um proprietrio, oferece a propriedade em usufruto a outrem; neste caso o direito do proprietrio como que encolhe e s retoma plenamente a sua dimenso quando cessa esse direito de usufruto. Princpio da tipicidade (art. 1306) S so reais os direitos que a lei qualifica como tal, tendo os direitos reais um contedo definido por lei. Princpio da consensualidade (art. 408) Deve articular-se este artigo com o art. 5 do Cdigo do Registo Predial.

Princpio da Publicidade Matria do Registo Predial em particular e do Registo em geral. A publicidade dos direitos reais, tem em vista o registo da coisa e a sua cognoscibilidade relativamente a terceiros. - O registo no obrigatrio. - O registo serve para organizar o poder publico.

Art. 4 do C. R. Pred. (eficcia dos efeitos reais entre as partes) Natureza jurdica do registo - O registo no tem eficcia constitutiva de direitos reais. - O registo constitui um requisito de eficcia do direito real. - Excepcionalmente na hipoteca o registo tem eficcia constitutiva de direitos reais.( art. 687) Art. 5 do C. R. Pred. (oponibilidade dos direitos reais a Terceiros) Conceito de terceiro (arts. 17/2 do C. R. Pred. e 291 CC ) terceiro todo aquele que adquira de um mesmo sujeito, direitos incompatveis. A POSSE ARTIGO 1251 Noo Posse o poder que se manifesta quando algum actua por forma correspondente ao exerccio do direito de propriedade ou de outro direito real. A posse a exteriorizao de um direito A posse um dt real, pois um dt subjectivo que apresenta todas as caractersticas de que se revestem os demais direitos reais. A posse proporciona ao seu titular o aproveitamento de um bem. A posse, em si mesmo, constitui fundamento para accionar direitos (art. 2/2 CPC) A posse diferencia-se dos outros direitos reais, pois a posse no tem existncia prpria, correspondendo sempre existncia de um outro direito real. A posse em certas condies registvel. um direito real provisrio.

A posse basta-se a si mesmo mas no se esgota em si mesmo. A posse visa sempre a titularidade de um direito real. As coisas incorpreas no so susceptveis de posse. Posse causal Quando h coincidncia entre a exteriorizao e a titularidade substantiva, isto , quando o exerccio das faculdades correspondentes ao contedo de certo direito real acompanhado da titularidade desse direito. Posse formal Quando o exerccio das faculdades correspondentes ao contedo de certo direito real no acompanhado da titularidade desse direito.

Em geral o tratamento jurdico da posse abstrai do facto de ela ser formal ou causal. Mas, h excepes: ARTIGO 1278 Manuteno e restituio da posse 1. No caso de recorrer ao tribunal, o possuidor perturbado ou esbulhado ser mantido ou restitudo enquanto no for convencido na questo da titularidade do direito. 2. Se a posse no tiver mais de um ano, o possuidor s pode ser mantido ou restitudo contra quem no tiver melhor posse. 3. melhor posse a que for titulada; na falta de ttulo, a mais antiga; e, se tiverem igual antiguidade, a posse actual. Qual o objecto da posse ? - A posse tem por objecto uma coisa, sobre a qual recaem os poderes do possuidor e, consequentemente os actos materiais em que o comportamento possessrio se traduza. Qual o mbito da posse ? A posse incide sobre duas categorias de direitos reais: - Direito de propriedade - Direitos reais de gozo Qual o regime geral da posse ?

- O possuidor tem o uso da coisa e faz seus os frutos produzidos pela coisa (arts. 1270 e 1271) - O possuidor tem meios prprios para a defesa do seu poder (arts. 1276 e ss) - O possuidor em caso de violao da sua posse, pode exigir a reparao dos danos sofridos (art. 1284) Podem coexistir simultaneamente vrias posses sobre a mesma coisa? - Sim. Essas posses podem ser compatveis ou incompatveis. Posses compatveis Exemplo: A proprietrio de um apartamento e concede um direito de usufruto a B . Este apartamento est sujeito a duas posses: a posse de A , que neste caso o nu-proprietrio e a posse de B dada pelo direito real de usufruto. Posses incompatveis Exemplo: se A furta o livro de B passando a us-lo publicamente, ganha a posse do livro, mas apesar disso, B no perde a posse do seu livro. Ser que a lei concede uma tutela similar ao dt de posse a outras situaes jurdicas ? - Sim. A lei concede uma tutela similar ao dt de posse a certas situaes jurdicas : - Locatrio (art. 1037/2) - Parceiro pensador (art. 1125/2) - Comodatrio (art. 1133/2) - Depositrio (art. 1188/2) Qualificao da posse Rudolph von Jhering - basta a prtica de actos materiais sobre a coisa para traduzir a existncia da posse Friedrich Carl von Savigny - Alm da prtica de actos materiais sobre a coisa, sobretudo necessrio ter a conscincia da prtica do acto. - elemento subjectivo, a inteno. Oliveira Ascenso O exerccio do poder de facto determinante para a qualificao de posse (art. 1252/2) - elemento objectivo, a prtica de actos materiais sobre a coisa. ARTIGO 1252 Exerccio da posse por intermedirio 1. A posse tanto pode ser exercida pessoalmente como por intermdio de outrem.

2. Em caso de dvida, presume-se a posse naquele que exerce o poder de facto, sem prejuzo do disposto no n 2 do artigo 1257.

ARTIGO 1257 Conservao da posse 1. A posse mantm-se enquanto durar a actuao correspondente ao exerccio do direito ou a possibilidade de a continuar. 2. Presume-se que a posse continua em nome de quem a comeou. O art. 1253/a) lana a confuso relativamente ao art. 1252/2 ARTIGO 1253 Simples deteno So havidos como detentores ou possuidores precrios: a) Os que exercem o poder de facto sem inteno de agir como beneficirios do direito; b) Os que simplesmente se aproveitam da tolerncia do titular do direito; c) Os representantes ou mandatrios do possuidor e, de um modo geral, todos os que possuem em nome de outrem. A posse uma realidade jurdica onde esto presentes 2 elementos: Elemento objectivo ou material (Corpus) Actos materiais (deteno, fruio ou ambos conjuntamente) praticados sobre a coisa, exerccio de certos poderes sobre a coisa. Elemento subjectivo ou psicolgico (Animus) Inteno de se comportar como titular do direito real correspondente aos actos praticados sobre a coisa. Ser que a presena destes dois elementos so imprescindveis para que se possa falar de posse? - No! Vejamos os artigos 1255 1264/1 ARTIGO 1255 Sucesso na posse Por morte do possuidor, a posse continua nos seus sucessores desde o momento da morte, independentemente da apreenso material da coisa.

A posse transfere-se para os herdeiros independentemente da presena do elemento objectivo. ARTIGO 1264 Constituto possessrio 1. Se o titular do direito real, que est na posse da coisa, transmitir esse direito a outrem, no deixa de considerar-se transferida a posse para o adquirente, ainda que, por qualquer causa, aquele continue a deter a coisa. 2. Se o detentor da coisa, data do negcio translativo do direito, for um terceiro, no deixa de considerar-se igualmente transferida a posse, ainda que essa deteno haja de continuar. O Cdigo Civil adoptou a concepo subjectivista da posse, que se traduz pela conjugao do corpus e do animus. ESPCIES DE POSSE Posse titulada (art. 1259) A posse fundada em qualquer modo legtimo de adquirir. titulada a posse derivada de um contrato de compra e venda , nulo por vcio substancial (j assim no , se se tratar de um vcio de forma) Para que a posse seja titulada, cabe ao possessor a prova dos factos de que deriva o carcter titulado da posse. ARTIGO 1259 Posse titulada 1. Diz-se titulada a posse fundada em qualquer modo legtimo de adquirir, independentemente, quer do direito do transmitente, quer da validade substancial do negcio jurdico. 2. O ttulo no se presume, devendo a sua existncia ser provada por aquele que o invoca. Posse de boa f (art. 1260) A posse diz-se de boa f, quando o possuidor ignorava, ao adquiri-la, que lesava o direito de outrem. Se o possuidor no tiver justo ttulo, no est impedido de invocar e fazer prova da sua boa f, no momento da aquisio da posse. Se o no fizer, a posse de m f. ARTIGO 1260

Posse de boa f 1. A posse diz-se de boa f, quando o possuidor ignorava, ao adquiri-la, que lesava o direito de outrem. 2. A posse titulada presume-se de boa f, e a no titulada, de m f. 3. A posse adquirida por violncia sempre considerada de m f, mesmo quando seja titulada. A posse de boa f: - Reduz os prazos de usucapio - Permite a aquisio dos frutos da coisa. - D ao possuidor o direito ao valor correspondente s benfeitorias efectuadas sobre a coisa. Posse pacfica (art. 1261) A posse que foi adquirida sem violncia. A posse violenta no pode ser registada (art.1295/2) A posse adquirida com violncia presume-se sempre de m f. Posse pblica (art. 1262) Posse pblica a que se exerce de modo a poder ser conhecida pelos interessados. ARTIGO 1258 Espcies de posse A posse pode ser titulada ou no titulada, de boa ou de m f, pacfica ou violenta, pblica ou oculta. ARTIGO 1261 Posse pacfica 1. Posse pacfica a que foi adquirida sem violncia. 2. Considera-se violenta a posse quando, para obt-la, o possuidor usou de coaco fsica, ou de coaco moral nos termos do artigo 255. ARTIGO 1262 Posse pblica Posse pblica a que se exerce de modo a poder ser conhecida pelos interessados.

AQUISIO DA POSSE (arts. 1263 e ss) A aquisio da posse pode ser: ORIGINRIA ou DERIVADA A posse adquire-se por: - Prtica de actos materiais - Tradio da coisa - Constituto possessrio - Inverso do ttulo da posse ARTIGO 1263 Aquisio da posse A posse adquire-se: a) Pela prtica reiterada, com publicidade, dos actos materiais correspondentes ao exerccio do direito; b) Pela tradio material ou simblica da coisa, efectuada pelo anterior possuidor; c) Por constituto possessrio; d) Por inverso do ttulo da posse. AQUISIO ORIGINRIA Prtica de actos materiais (apossamento) A posse s se adquire por actos materiais que incidam directa e materialmente sobre a coisa (no podendo qualificar-se como tal o simples acto de pagamento da contribuio predial) Para funcionar como aquisio de posse, a prtica de actos materiais sobre a coisa, tem de ser pblica, pacfica, e levada a cabo com a manifesta inteno de obter a titularidade do respectivo direito real. Ex: O furto passvel de ser fonte de aquisio da posse (no titulada) Inverso do ttulo da posse Nesta forma de aquisio da posse d-se a transformao de uma situao de mera deteno em verdadeira posse. ARTIGO 1265 Inverso do ttulo da posse A inverso do ttulo da posse pode dar-se por oposio do detentor do direito contra aquele em cujo nome possua ou por acto de terceiro capaz de transferir a posse.

No h inverso quando extinta a relao que originou a deteno mandato, depsito (a coisa continua em poder do detentor apenas porque o respectivo titular no exigiu a sua restituio) Inverso por oposio do detentor O detentor, continuando a praticar sobre a coisa actos anlogos aos que j vinha praticando, passa a faz-lo como se fosse o verdadeiro titular do direito a cujo exerccio eles correspondem. necessrio que o comportamento exterior do detentor signifique a alterao do ttulo por que pratica os actos de exerccio do direito. A oposio tem de traduzir-se em actos positivos inequvocos, (reveladores que o detentor quer, a partir da oposio, actuar como se tivesse sobre a coisa o direito real que, at ento considerava pertencente a outrm) e praticados na presena ou com o consentimento daquele a quem os actos se opem. Para que haja inverso preciso que a oposio no seja repelida pelo possuidor atravs de actos que traduzam o exerccio do direito que a este pertence. Exemplo: Se o locatrio de um prdio rstico se recusar a pagar a renda e, arrogando-se direito ao prdio, alterar o seu sistema de explorao. Inverso por acto de terceiro A inverso produz-se por efeito de um novo ttulo apto a transferir a posse, mas o acto de terceiro tem de sofrer de algum vcio impeditivo desse efeito translativo. Exemplo: Quando algum, sem legitimidade, vende ao detentor, por exemplo ao locatrio, o prdio que lhe estava arrendado. Para que se verifique a inverso necessrio que aps o acto de terceiro o detentor deixe de agir nesta qualidade e passe a comportar-se como possuidor. O que um acto de terceiro capaz de transmitir a posse ? - O Cdigo quer dizer um acto de terceiro capaz de constituir a posse. Como na deteno apenas existe o corpus faltando o animus , a inverso do ttulo de posse dar-se- quando o detentor adquira o animus , que se manifestar pela oposio em relao ao antigo possuidor. AQUISIO DERIVADA Tradio da coisa

A tradio da coisa por excelncia a forma de aquisio da posse, resultante de uma relao contratual. Tradio material Entrega fsica da coisa Exemplo: A compra um livro, adquirindo assim a propriedade e a posse do livro Tradio simblica Quando no possvel ao vendedor de entregar directamente a coisa ao vendedor, realizamse certos actos convencionais. Exemplo: Entrega das chaves do apartamento, concomitantemente com o respectivo pagamento Constituto possessrio Deriva tambm forosamente de uma relao contratual. Esta situao acontece quando o alienante necessita de deter a coisa por mais algum tempo. ARTIGO 1264 Constituto possessrio 1. Se o titular do direito real, que est na posse da coisa, transmitir esse direito a outrem, no deixa de considerar-se transferida a posse para o adquirente, ainda que, por qualquer causa, aquele continue a deter a coisa. 2. Se o detentor da coisa, data do negcio translativo do direito, for um terceiro, no deixa de considerar-se igualmente transferida a posse, ainda que essa deteno haja de continuar. Exemplo: A vende o seu apartamento a B , convencionando com este que se manter mais 15 dias depois da celebrao do contrato; o comprador adquire a propriedade e a posse do apartamento, no momento da celebrao do contrato, adquire imediatamente a posse nesse momento. O vendedor somente tem a deteno do apartamento por mais 15 dias. B , o novo proprietrio, durante 15 dias no pode praticar actos materiais sobre a coisa, seja porque o vendedor deva ficar mais tempo no apartamento ou porque o apartamento est arrendado a terceiro.

PERDA DA POSSE (art. 1267)

ARTIGO 1267 Perda da posse 1. O possuidor perde a posse: a) Pelo abandono; b) Pela perda ou destruio material da coisa ou por esta ser posta fora do comrcio; c) Pela cedncia; d) Pela posse de outrem, mesmo contra a vontade do antigo possuidor, se a nova posse houver durado por mais de um ano. 2. A nova posse de outrem conta-se, desde o seu incio, se foi tomada publicamente. Ou, desde que conhecida do esbulhado, se foi tomada ocultamente; Sendo adquirida por violncia, s se conta a partir da cessao desta. No abandono a cessao da coisa cessa por acto intencional do possuidor dirigido a pr fim posse. Na perda verifica-se o desaparecimento dos dois elementos da posse ou de um s, mas a coisa sai sempre da esfera do possuidor contra a sua vontade. Na cedncia, tem que se tratar da cedncia da posse e no da simples deteno material; alm disso h-de haver a inteno de se desfazer da sua posse. O possuidor perde a posse logo que, sobre a mesma coisa, se constitua uma posse incompatvel a favor de outrem. Sobre uma mesma coisa no podem existir posses incompatveis EFEITOS DA POSSE A posse atribui ao seu titular um conjunto de faculdades que constituem o seu contedo (arts. 1268 a 1275) Efeitos do lado activo: - A presuno da titularidade (art. 1268) - O direito aos frutos e a benfeitorias Efeitos do lado passivo: - A obrigao de responder pela perda da coisa e de suportar os seus encargos. Para l destes efeitos h a considerar:

- O direito de indemnizao (art. 1284) - A usucapio (arts. 1287 a 1301) - O direito de uso DEFESA DA POSSE (arts. 1276 e ss.) Tutela Possessria ARTIGO 1276 Aco de preveno Se o possuidor tiver justo receio de ser perturbado ou esbulhado por outrem, ser o autor da ameaa, a requerimento do ameaado, intimado para se abster de lhe fazer agravo, sob pena de multa e responsabilidade pelo prejuzo que causar. ARTIGO 1277 Aco directa e defesa judicial O possuidor que for perturbado ou esbulhado pode manter-se ou restituir-se por sua prpria fora e autoridade, nos termos do artigo 336, ou recorrer ao tribunal para que este lhe mantenha ou restitua a posse. ARTIGO 1278 Manuteno e restituio da posse 1. No caso de recorrer ao tribunal, o possuidor perturbado ou esbulhado ser mantido ou restitudo enquanto no for convencido na questo da titularidade do direito. 2. Se a posse no tiver mais de um ano, o possuidor s pode ser mantido ou restitudo contra quem no tiver melhor posse. 3. melhor posse a que for titulada; na falta de ttulo, a mais antiga; e, se tiverem igual antiguidade, a posse actual. ARTIGO 1279 Esbulho violento Sem prejuzo do disposto nos artigos anteriores, o possuidor que for esbulhado com violncia tem o direito de ser restitudo provisoriamente sua posse, sem audincia do esbulhador. ARTIGO 1285 Embargos de terceiro

O possuidor cuja posse for ofendida por diligncia ordenada judicialmente pode defender a sua posse mediante embargos de terceiro, nos termos definidos na lei de processo. Os embargos de terceiro so um meio especial de restituio da posse, em reaco contra actos judiciais de apreenso de coisas. Os embargos de terceiro passaram a ser tratados como um incidente da instancia, constituindo uma das modalidades da oposio (arts. 351 a 359 do CPC) REGISTO DE MERA POSSE (art. 1205) ARTIGO 1295 Registo da mera posse 1. No havendo registo do ttulo de aquisio, mas registo da mera posse, a usucapio tem lugar: a) Se a posse tiver continuado por cinco anos, contados desde a data do registo, e for de boaf; b) Se a posse tiver continuado por dez anos, a contar da mesma data, ainda que no seja de boa-f. 2. A mera posse s ser registada em vista de sentena passada em julgado, na qual se reconhea que o possuidor tem possudo pacfica e publicamente por tempo no inferior a cinco anos. ARTIGO 1296 Falta de registo No havendo registo do ttulo nem da mera posse, a usucapio s pode dar-se no termo de quinze anos, se a posse for de boa-f, e de vinte anos, se for de m f. DIREITO DE PROPRIEDADE (art. 1305) Direito de propriedade O direito real mximo, mediante o qual assegurada a certa pessoa, com exclusividade, a generalidade dos poderes de aproveitamento global das utilidades de certa coisa. ARTIGO 1305 Contedo do direito de propriedade O proprietrio goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruio e disposio das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e com observncia das restries por ela impostas. O direito de propriedade tendencialmente perptuo.

Carcter de exclusividade jura excludendi omnes alios A essncia da propriedade reside na sua aptido para abarcar a generalidade dos poderes que permitam o total aproveitamento da utilidade da coisa. Carcter de elasticidade Extinto o direito limitativo ou onerador (ex: usufruto), a propriedade expande-se e retoma o seu contedo pleno. Aquisio da propriedade ARTIGO 1316 Modos de aquisio O direito de propriedade adquire-se por contrato, sucesso por morte, usucapio, ocupao, acesso e demais modos previstos na lei. O dt de propriedade tem formas especficas de aquisio : - A ocupao - A acesso Ocupao um acto jurdico simples, pois d-se por simples acto de apreenso material de coisas mveis sem dono e nesse momento. Acesso Consiste na unio ou incorporao , em coisa de que titular certa pessoa, de outra coisa pertena de pessoa diferente. Ocupao ARTIGO 1318 Coisas susceptveis de ocupao Podem ser adquiridos por ocupao os animais e outras coisas mveis que nunca tiveram dono, ou foram abandonados, perdidos ou escondidos pelos seus proprietrios, salvas as restries dos artigos seguintes. ARTIGO 1317 Momento da aquisio O momento da aquisio do direito de propriedade :

a) No caso de contrato, o designado nos artigos 408 e 409; b) No caso de sucesso por morte, o da abertura da sucesso; c) No caso de usucapio, o do incio da posse; d) Nos casos de ocupao e acesso, o da verificao dos factos respectivos. Regime dos achados ARTIGO 1323 Animais e coisas mveis perdidas 1. Aquele que encontrar animal ou outra coisa mvel perdida e souber a quem pertence deve restituir o animal ou a coisa a seu dono, ou avisar este do achado; se no souber a quem pertence, deve anunciar o achado pelo modo mais conveniente, atendendo ao valor da coisa e s possibilidades locais, ou avisar as autoridades, observando os usos da terra, sempre que os haja. 2. Anunciado o achado, o achador faz sua a coisa perdida, se no for reclamada pelo dono dentro do prazo de um ano, a contar do anncio ou aviso. 3. Restituda a coisa, o achador tem direito indemnizao do prejuzo havido e das despesas realizadas, bem como a um prmio dependente do valor do achado no momento da entrega, calculado pela forma seguinte: at ao valor de mil escudos, dez por cento; sobre o excedente desse valor at cinco mil escudos, cinco por cento; sobre o restante, dois e meio por cento. 4. O achador goza do direito de reteno e no responde, no caso de perda ou deteriorao da coisa, seno havendo da sua parte dolo ou culpa grave. ARTIGO 1324 Tesouros 1. Se aquele que descobrir coisa mvel de algum valor, escondida ou enterrada, no puder determinar quem o dono dela, torna-se proprietrio de metade do achado; a outra metade pertence ao proprietrio da coisa mvel ou imvel onde o tesouro estava escondido ou enterrado. 2. O achador deve anunciar o achado nos termos do n 1 do artigo anterior, ou avisar as autoridades, excepto quando seja evidente que o tesouro foi escondido ou enterrado h mais de vinte anos. 3. Se o achador no cumprir o disposto no nmero anterior, ou fizer seu o achado ou parte dele sabendo quem o dono, ou ocultar do proprietrio da coisa onde ele se encontrava, perde em benefcio do Estado os direitos conferidos no n 1 deste artigo, sem excluso dos que lhe possam caber como proprietrio.

Acesso ARTIGO 1325 Noo D-se a acesso, quando com a coisa que propriedade de algum se une e incorpora outra coisa que lhe no pertencia. ARTIGO 1326 Espcies 1. A acesso diz-se natural, quando resulta exclusivamente das foras da natureza;

D-se a acesso industrial, quando, por facto do homem, se confundem objectos pertencentes a diversos donos, ou quando algum aplica o trabalho prprio a matria pertencente a outrem, confundindo o resultado desse trabalho com propriedade alheia. 2. A acesso industrial mobiliria ou imobiliria, conforme a natureza das coisas. Acesso natural ARTIGO 1327 Princpio geral Pertence ao dono da coisa tudo o que a esta acrescer por efeito da natureza Acesso industrial Acesso industrial mobiliria ARTIGO 1333 Unio ou confuso de boa-f 1. Se algum, de boa-f, unir ou confundir objecto seu com objecto alheio, de modo que a separao deles no seja possvel ou, sendo-o, dela resulte prejuzo para alguma das partes, faz seu o objecto adjunto o dono daquele que for de maior valor, contanto que indemnize o dono do outro ou lhe entregue coisa equivalente. 2. Se ambas as coisas forem de igual valor e os donos no acordarem sobre qual haja de ficar com ela, abrir-se- entre eles licitao, adjudicando-se o objecto licitado quele que maior valor oferecer por ele; verificada a soma que no valor oferecido deve pertencer ao outro, o adjudicatrio obrigado a pagar-lha. 3. Se os interessados no quiserem licitar, ser vendida a coisa e cada um deles haver no produto da venda a parte que deva tocar-lhe.

4. Em qualquer dos casos previstos nos nmeros anteriores, o autor da confuso obrigado a ficar com a coisa adjunta, ainda que seja de maior valor, se o dono dela preferir a respectiva indemnizao. Acesso industrial imobiliria ARTIGO 1339 Obras, sementeiras ou plantaes com materiais alheios Aquele que em terreno seu construir obra ou fizer sementeira ou plantao com materiais, sementes ou plantas alheias adquire os materiais, sementes ou plantas que utilizou, pagando o respectivo valor, alm da indemnizao a que haja lugar. ARTIGO 1340 Obras, sementeiras ou plantaes feitas de boa-f em terreno alheio 1. Se algum, de boa-f, construir obra em terreno alheio, ou nele fizer sementeira ou plantao, e o valor que as obras, sementeiras ou plantaes tiverem trazido totalidade do prdio for maior do que o valor que este tinha antes, o autor da incorporao adquire a propriedade dele, pagando o valor que o prdio tinha antes das obras, sementeiras ou plantaes. 2. Se o valor acrescentado for igual, haver licitao entre o antigo dono e o autor da incorporao, pela forma estabelecida no n 2 do artigo 1333. 3. Se o valor acrescentado for menor, as obras, sementeiras ou plantaes pertencem ao dono do terreno, com obrigao de indemnizar o autor delas do valor que tinham ao tempo da incorporao. 4. Entende-se que houve boa-f, se o autor da obra, sementeira ou plantao desconhecia que o terreno era alheio, ou se foi autorizada a incorporao pelo dono do terreno. ARTIGO 1341 Obras, sementeiras ou plantaes feitas de m-f em terreno alheio Se a obra, sementeira ou plantao for feita de m f, tem o dono do terreno o direito de exigir que seja desfeita e que o terreno seja restitudo ao seu primitivo estado custa do autor dela, ou, se o preferir, o direito de ficar com a obra, sementeira ou plantao pelo valor que for fixado segundo as regras do enriquecimento sem causa. ARTIGO 1342 Obras, sementeiras ou plantaes feitas com materiais alheios em terreno alheio 1. Quando as obras, sementeiras ou plantaes sejam feitas em terreno alheio com materiais, sementes ou plantas alheias, ao dono dos materiais, sementes ou plantas cabem os direitos conferidos no artigo 1340 ao autor da incorporao, quer este esteja de boa, quer de m f.

2. Se, porm, o dono dos materiais, sementes ou plantas tiver culpa, -lhe aplicvel o disposto no artigo antecedente em relao ao autor da incorporao; neste caso, se o autor da incorporao estiver de m f, solidria a responsabilidade de ambos, e a diviso do enriquecimento feita em proporo do valor dos materiais, sementes ou plantas e da mode-obra. ARTIGO 1343 Prolongamento de edifcio por terreno alheio 1. Quando na construo de um edifcio em terreno prprio se ocupe, de boa f, uma parcela de terreno alheio, o construtor pode adquirir a propriedade do terreno ocupado, se tiverem decorrido trs meses a contar do incio da ocupao, sem oposio do proprietrio, pagando o valor do terreno e reparando o prejuzo causado, designadamente o resultante da depreciao eventual do terreno restante. 2. aplicvel o disposto no nmero anterior relativamente a qualquer direito real de terceiro sobre o terreno ocupado. Defesa da propriedade O direito de propriedade tem modos de defesa especficos : ARTIGO 1311 Aco de reivindicao 1. O proprietrio pode exigir judicialmente de qualquer possuidor ou detentor da coisa o reconhecimento do seu direito de propriedade e a consequente restituio do que lhe pertence. 2. Havendo reconhecimento do direito de propriedade, a restituio s pode ser recusada nos casos previstos na lei. A aco de reivindicao completamente autnoma do regime da tutela possessria. O direito de reivindicar uma manifestao da sequela, imprescritvel, no se extinguindo por usucapio. A posse produz a favor do possuidor a presuno de propriedade (art. 1268 CC e art. 8 CRPred ). Logo o possuidor inscrito pode exigir judicialmente de qualquer possuidor ou detentor o reconhecimento do seu direito de propriedade e a consequente restituio do que lhe pertence. A aco de reivindicao s tem de ser proposta contra o possuidor ou detentor actual, e no contra os anteriores. Apesar da boa-f do adquirente o verdadeiro proprietrio pode reivindicar. A aco de reivindicao s exercida pelo proprietrio no possuidor contra o detentor ou possuidor que no proprietrio.

Nas aces de reivindicao incumbe ao autor demonstrar em 1 lugar que tem o dt de propriedade sobre a coisa reivindicada e, depois, que esse direito se encontra na posse ou deteno de outrem. Na aco de reivindicao necessrio provar o direito de propriedade sobre a coisa reivindicado, sendo necessrio que, alm da aquisio derivada, se prove tambm a aquisio originria, ou seja, que o direito j existia no transmitente. A aco de reivindicao compreende dois pedidos concomitantes: - O do reconhecimento do direito - E o de entrega da coisa objecto desse direito. Basta a presuno decorrente do registo predial para fundamentar aco de reivindicao. COMPROPRIEDADE ARTIGO 1403 Noo 1. Existe propriedade em comum ou, compropriedade quando, duas ou mais pessoas so simultaneamente titulares do direito de propriedade sobre a mesma coisa. 2. Os direitos dos consortes ou comproprietrios sobre a coisa comum so qualitativamente iguais, embora possam ser quantitativamente diferentes; As quotas presume-se, todavia, quantitativamente iguais na falta de indicao em contrrio do ttulo constitutivo. Compropriedade Conjunto de direitos de propriedade, qualitativamente iguais, sobre a mesma coisa e autolimitados. Qual a distino entre sociedade e compropriedade? - A sociedade supe uma actividade econmica que no seja de mera fruio, pressupe uma actividade dirigida a potenciar os rendimentos da coisa. - A compropriedade uma actividade de mera fruio O herdeiro no comproprietrio. No patrimnio colectivo h um s direito com vrios titulares, no podendo nenhum deles fazer nada isoladamente; na compropriedade cada um dos contitulares tem certa liberdade para agir isoladamente quanto sua fraco do objecto. Cada um dos comproprietrios tem direito a uma quota ideal ou intelectual do objecto da compropriedade. Nenhum comproprietrio obrigado a permanecer na indiviso.

Regime jurdico O que est em causa no regime da compropriedade no so os poderes dos consortes, mas o modo do seu exerccio ARTIGO 1405 Posio dos comproprietrios 1. Os comproprietrios exercem, em conjunto, todos os direitos que pertencem ao proprietrio singular; separadamente, participam nas vantagens e encargos da coisa, em proporo das suas quotas e nos termos dos artigos seguintes. 2. Cada consorte pode reivindicar de terceiro a coisa comum, sem que a este seja lcito oporlhe que ela lhe no pertence por inteiro. O disposto no art.1405/2 no se aplica s aces de despejo, mas apenas s aces reais. Aces reais Diz-se real a aco em que se discute a titularidade de um direito real, sem que exista qualquer relao ou vnculo pessoal entre as partes. A aco de reivindicao pode ser exercida por um s dos comproprietrios. Direitos e encargos do comproprietrio ARTIGO 1406 Uso da coisa comum 1. Na falta de acordo sobre o uso da coisa comum, a qualquer dos comproprietrios lcito servir-se dela, contanto que a no empregue para fim diferente daquele a que a coisa se destina e no prive os outros consortes do uso a que igualmente tm direito. 2. O uso da coisa comum por um dos comproprietrios no constitui posse exclusiva ou posse de quota superior dele, salvo se tiver havido inverso do ttulo. ARTIGO 1407 Administrao da coisa 1. aplicvel aos comproprietrios, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 985; para que haja, porm, a maioria dos consortes exigida por lei, necessrio que eles representem, pelo menos, metade do valor total das quotas. 2. Quando no seja possvel formar a maioria legal, a qualquer dos consortes lcito recorrer ao tribunal, que decidir segundo juzos de equidade. 3. Os actos realizados pelo comproprietrio contra a oposio da maioria legal dos consortes so anulveis e tornam o autor responsvel pelo prejuzo a que der causa. ARTIGO 1408

Disposio e onerao da quota 1. O comproprietrio pode dispor de toda a sua quota na comunho ou de parte dela, mas no pode, sem consentimento dos restantes consortes, alienar nem onerar parte especificada da coisa comum. 2. A disposio ou onerao de parte especificada sem o consentimento dos consortes havida como disposio ou onerao de coisa alheia. 3. A disposio da quota est sujeita forma exigida para a disposio da coisa. ARTIGO 1409 Direito de preferncia 1. O comproprietrio goza do direito de preferncia e tem o primeiro lugar entre os preferentes legais no caso de venda, ou dao em cumprimento, a estranhos da quota de qualquer dos seus consortes. 2. aplicvel preferncia do comproprietrio, com as adaptaes convenientes, o disposto nos artigos 416 a 418. 3. Sendo dois ou mais os preferentes, a quota alienada adjudicada a todos, na proporo das suas quotas. Os direitos de preferncia legais no esto sujeitos a registo, nem podem ser registados, pois a enumerao constante do art. 2 CRPred taxativa. A preferncia s existe contra estranhos compropriedade, e no em face dos restantes contitulares a quem um deles pretenda vender ou dar em cumprimento a sua quota. O direito de preferncia um direito real de aquisio. O direito de preferncia do arrendatrio cede perante o direito de preferncia do comproprietrio. O art. 419 no aplicvel preferncia do comproprietrio ARTIGO 1410 Aco de preferncia 1. O comproprietrio a quem se no d conhecimento da venda ou da dao em cumprimento tem o direito de haver para si a quota alienada, contanto que o requeira dentro do prazo de seis meses, a contar da data em que teve conhecimento dos elementos essenciais da alienao, e deposite o preo devido nos 15 dias seguintes propositura da aco. 2. O direito de preferncia e a respectiva aco no so prejudicados pela modificao ou distrate da alienao, ainda que est es efeitos resultem de confisso ou transaco judicial. A aco de preferncia tem de ser posta contra o adquirente e o alienante.

A aco de preferncia sobre imvel tem de ser registada. A falta de registo da aco de preferncia no tem como consequncia a prevalncia dos direitos dos adquirentes ou credores que os tenham registado antes, mas obriga o preferente a intentar nova aco em que pea a anulao da transmisso ou onerao entretanto operada e registada. ARTIGO 1411 Benfeitorias necessrias 1. Os comproprietrios devem contribuir, em proporo das respectivas quotas, para as despesas necessrias conservao ou fruio da coisa comum, sem prejuzo da faculdade de se eximirem do encargo renunciando ao seu direito. 2. A renncia, porm, no vlida sem o consentimento dos restantes consortes, quando a despesa tenha sido anteriormente aprovada pelo interessado, e revogvel sempre que as despesas previstas no venham a realizar-se. 3. A renncia do comproprietrio est sujeita forma prescrita para a doao e aproveita a todos os consortes, na proporo das respectivas quotas. ARTIGO 1412 Direito de exigir a diviso 1. Nenhum dos comproprietrios obrigado a permanecer na indiviso, salvo quando se houver convencionado que a coisa se conserve indivisa. 2. O prazo fixado para a indiviso da coisa no exceder cinco anos; mas lcito renovar este prazo, uma ou mais vezes, por nova conveno. 3. A clusula de indiviso vale em relao a terceiros, mas deve ser registada para tal efeito, se a compropriedade respeitar a coisas imveis ou a coisas mveis sujeitas a registo.

Potrebbero piacerti anche