Sei sulla pagina 1di 7

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

TERA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2010

AUTOR

Linha Steck
A Steck faz produtos para eletricidade de boa qualidade e muito versteis, podendo ser motados em conjunto com outras marcas. O site bem fcil, s entrar em produtos que surge uma barra de rolagem com todos os itens e com possibilidade de download dos manuais. O link o seguinte: http://www.steck.com.br/brasil/produtos.php
Postado por Jones Schaefer s 17:19 0 comentrios

Jones Schaefer *Engenheiro de Produo/nfase em Mecnica *Tcnico em Eletrotcnica *Operador de Subestao da CEEE-GT *Instrutor de Eletricidade Predial e Industrial no SENAI Visualizar meu perfil completo
Recomende isto no Google

SOBRE O BLOG

Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

QUINTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2010

Motores Eltricos Trifsicos


Esses motores so alimentados por redes trifsicas, da seu nome, tendo vrios tipos e formas de ligaes. Os motores eltricos trifsicos so os mais utilizados na indstria, por terem o melhor custo benefcio na comparao com os demais (evidentemente que nas aplicaes compatveis).

Este blog direcionado a todos aqueles que buscam algum conhecimento no ramo de Eletricidade. Colocarei dicas de trabalho e estudo referentes as reas de Eletrotcnica, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Eletricidade de Potncia e NR-10.

TEXTOS POR REA DA ELETRICIDADE

ELETRICIDADE INDUSTRIAL (20) ELETRICIDADE PREDIAL (15) NR-10 (3)

PESQUISAR ESTE BLOG

tecnologia

ARQUIVO

Janeiro (3)

Motores eltricos trifsicos Os motores trifsicos possuem caractersticas especficas dependendo do tipo, da velocidade, tenses de acionamento, corrente nominal, entre outras. Tenso de Funcionamento A grande maioria dos motores eltricos so fornecidos com os terminais religveis de modo que possam funcionar ao menos em dois tipos de tenses. Ligao estrela-tringulo Este tipo de ligao exige seis terminais do motor e serve para quaisquer tenses nominais duplas, desde que a segunda seja igual primeira multiplicada por 3. Exemplos: 220/380 V - 380/660 V 440/760 V Nota: Uma tenso acima de 600 V no considerada baixa tenso; est na faixa de alta tenso, onde as normas so outras. Nos exemplos 380/660 V e 440/760 V, a tenso maior declarada serve somente para indicar que o motor pode ser ligado em estrela-tringulo, pois no existem linhas nesses valores.

Dezembro (4) Outubro (1) Julho (3) Maro (1) Janeiro (1) Novembro (3) Outubro (5) Agosto (9)

POSTAGENS POPULARES

Motores Eltricos Trifsicos Padro de cores de condutores eltricos Motores Eltricos Monofsicos Simbologia para Circuitos Industrais Fase, neutro, positivo e negativo

SITES RECOMENDADOS

Chint Brasil Ferramentas Gerais Foxlux Osram Siemens Steck Weg

1 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html
QUEM EST LENDO

Esquema de Ligao Motor 6 terminais Ligao srie-paralelo Este tipo de ligao exige nove terminais no motor e usado com tenses nominais duplas, sendo a segunda o dobro da primeira. Existem basicamente dois tipos de religaes para estes motores: estrela/duplo-estrela e tringulo/duplo-tringulo.

RECEBA ATUALIZAES POR E-MAIL

Email address...

QUEM SEGUE

Google Friend Connect

Membros (12)

J um membro? Fazer login

Esquema de Ligao Motor 12 terminais Os motores de doze terminais no possuem ligaes internas entre bobinas, o que possibilita os quatro tipos de religao externamente no motor. As possveis so 220, 380, 440 e 760V, sendo que esta ltima somente na partida.

Esquema de Ligao Motor 12 terminais

Correntes no Motor Trifsico O motor trifsico um consumidor de carga eltrica equilibrada. Isto significa que todas as suas bobinas so iguais, ou seja, tem a mesma potncia, so pra mesma tenso e, consequentemente, consomem a mesma corrente. Logo, as correntes medidas nas trs fases sempre tero o mesmo valor. Internamente as correntes nas bobinas de um mesmo motor sempre sero iguais, independentemente para qual tenso este for conectado. J na rede (externamente nos terminais de alimentao) os valores sero diferentes para cada tenso.

Correntes no Motor Trifsico 6 terminais

2 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

Corrente Nominal (In): A corrente nominal lida na placa de identificao do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando potncia nominal, sob tenso e freqncia nominais. Quando houver mais de um valor na placa de identificao, cada um refere-se a tenso ou a velocidade diferente. Corrente de partida (Ip/In): Os motores eltricos solicitam da rede de alimentao, durante a partida, uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a corrente nominal. Este valor depende das caractersticas construtivas do motor e no da carga acionada. A carga influencia apenas no tempo durante o qual a corrente de acionamento circula no motor e na rede de alimentao (tempo de acelerao do motor). A corrente representada na placa de identificao pela sigla Ip/In (corrente de partida/corrente nominal). No se deve confundir com a sigla IP-Grau de Proteo.

Esquemas de Ligao de Motores Eltricos Trifsicos


Postado por Jones Schaefer s 16:44 9 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

TERA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2010

Links para download


Existem diversos fabricantes que fornecem pela internet opo para download de manuais de instalao de equipamentos, ou at mesmo grandes "apostilas" sobre instalaes eltricas em geral. Um dos fabricantes que mais se preocupam em orientar bem seus consumidores a WEG. O link para a Central de Downloads da WEG o seguinte: http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Geral/Central-de-Downloads L tem desde manuais de motores, orientaes sobre tudo o que eles fabricam, desde o funcionamento at como instalar. Em breve postarei mais links para download.
Postado por Jones Schaefer s 18:10 0 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

Motores Eltricos Monofsicos


Os motores monofsicos de fase auxiliar so um dos vrios tipos de motores monofsicos existentes. Utilizados principalmente em mquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama, etc., so, em geral, mquinas de pequeno porte, j que so fabricados normalmente em potncias de 2 CV. raro serem encontrados acima desta potncia, pois a utilizao de motores trifsicos fica economicamente mais vivel.

O estator desses motores constitudo resumidamente por dois bobinados, chamados de bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados; to logo o rotor atinja a sua velocidade, o bobinado de arranque desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho. A bobina de arranque do motor possui ligado em srie consigo um capacitor e um interruptor automtico (e normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automtico (na maioria dos motores formado por um interruptor centrfugo associado a um platinado, embora no seja o nico modelo existente) desliga a bobina de arranque aps a partida do motor. J o capacitor faz com que surja no interior do motor um campo magntico girante, que impulsionar o motor a partir. Para que possa funcionar em duas tenses diferentes (110 e 220 V), a bobina de trabalho desses motores dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em srie ou em

3 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

paralelo, de acordo com a tenso da rede eltrica. Cada parte deve receber no mximo 110 V, que corresponde menor tenso de funcionamento do motor (figura 1). A inverso da rotao feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo terminal 6.

Motor monofsico de fase auxiliar

Motor monofsico de fase auxiliar 2 plos

Ligaes do motor monofsico de fase auxiliar para 110 e 220 V


Postado por Jones Schaefer s 17:39 0 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

QUINTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2010

FERRAMENTAS PARA O ELETRICISTA PREDIAL INICIANTE


- Alicate Universal 8; - Alicate Corte Diagonal 6; - Alicate de Bico Chato 6; - Alicate Desencapador; - Chave Phillips 1/4 x 6 - Chave Phillips 3/16 x 5; - Chave Phillips 1/8 x 5; - Chave de Fenda 1/4 x 6 - Chave de Fenda 3/16 x 5; - Chave de Fenda 1/8 x 5; - Chave Inglesa pequena; - Estilete ou canivete;

4 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

- Martelo; - Trena; - Prumo; - Nvel; - Lima; - Multmetro ou alicate ampermetro para medies bsicas como tenso, resistncia, continuidade e corrente eltrica; - Furadeira; - Brocas para metal, madeira e alvenaria 4, 4,5, 5, 6 e 8; - Tarraxa para abrir rosca em eletrodutos metlicos com cossinetes de , e 1; - Pito (mini-tarraxa para abrir rosca em eletrodutos de PVC) de , e 1; - Serra manual para PVC e metais; - Soprador trmico; - Escada de 8 degraus no mnimo; - Caixa para guardar as ferramentas.
Postado por Jones Schaefer s 16:28 0 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE PREDIAL

A ELETRICIDADE PREDIAL
Voc que j ou voc que deseja se tornar um eletricista predial, veja que o caminho at este ponto mais curto, pois o aprendizado no to aprofundado como para quem vai trabalhar em painis industriais. Para o eletricista predial, so necessrios conhecimentos em trs reas:

1- Eletrotcnica: para se ter conhecimento das grandezas eltricas, seus conceitos, unidades de medida e relaes, como corrente, tenso, resistncia e potncia eltrica. Saber utilizar instrumentos de medida, ter noes de simbologia e segurana em eletricidade; 2- NR-10: a Norma Regulamentadora 10 trata dos servios em eletricidade e lei que todos que trabalham com eletricidade precisam ter o curso de no mnimo 40 horas para baixa tenso e de 80 horas para alta tenso; 3- Eletricidade Predial: a partir dos dois anteriores o eletricista est preparado para este, onde aprender a simbologia, interpretao de esquemas eltricos, utilizao de ferramentas, conhecimentos sobre equipamentos eltricos e como instal-los. O eletricista predial deve buscar a excelncia em suas instalaes de modo a satisfazer seu cliente em diversos critrios: funcionamento, preo, esttica e acabamento. Claro que muitas vezes temos uma disputa desleal com aqueles que se dizem eletricistas prediais na questo do preo, porm devemos mostrar a diferena do nosso trabalho na esttica, no acabamento e na garantia do funcionamento correto e segurana da instalao.
Postado por Jones Schaefer s 16:26 0 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE PREDIAL

FERRAMENTAS PARA O ELETRICISTA INDUSTRIAL INICIANTE


- Alicate Universal 8; - Alicate Corte Diagonal 6; - Alicate de Bico Chato 6; - Alicate Desencapador; - Alicate Prensa Cabo;

5 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

- Chave Phillips 3/16 x 5; - Chave Phillips 1/8 x 5; - Chave de Fenda 3/16 x 5; - Chave de Fenda 1/8 x 5; - Chave Inglesa pequena; - Estilete ou canivete; - Trena; - Multmetro ou alicate ampermetro para medies bsicas como tenso, resistncia, continuidade e corrente eltrica; - Furadeira e algumas brocas para metal como 4, 4,5, 5 e 6; - Macho M4 (para abrir rosca nos furos e prender os componentes s placas); - Serra para PVC e metal; - Lima; - Esquadro 45; - Caixa para guardar as ferramentas.
Postado por Jones Schaefer s 16:23 0 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

QUARTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2010

A ELETRICIDADE INDUSTRIAL
Conhecer como se liga um motor trifsico no consiste simplesmente em conect-lo a rede eltrica. tambm ter noes das caractersticas internas de cada tipo de motor, saber as normas que auxiliam o bom funcionamento de todo conjunto e do segurana, as determinaes da concessionria de energia eltrica local, enfim, uma srie de coisas que faro o sucesso de todo o sistema. Da mesma forma, os circuitos que comandaro os motores precisam ser de conhecimento bem destacado, pois caso contrrio, pequenos detalhes podem gerar uma srie de problemas em efeito cascata que podero resultar em grandes prejuzos. O eletricista industrial deve conhecer todos estes aspectos, saber efetuar instalaes onde a imaginao e a criatividade so de fundamental importncia, assim como indicar a aplicao correta de cada caso. Existem diversos tipos de motores eltricos monofsicos e trifsicos, cada um tem sua forma de ligao, tambm so diversos os componentes que so empregados na montagem de quadros de comando, os circuitos manuais e automticos bsicos para comandos em geral. Antes de iniciar a montagem de um painel industrial devemos fazer o dimensionamento dos componentes como motores, contatores, rels, disjuntor-motor ou fusveis, botoeiras entre outros. Somente depois deste levantamento inicial de dados estaremos aptos a dar incio ao desenho do esquema eltrico a ser seguido. Para isso, deeve-se escolher uma simbologia tcnica padro do incio ao final do nosso trabalho, sempre lembrando que existem vrios rgos com diferentes simbologias, como a IEC, as NBRs, por exemplo. E, somente depois disso tudo poderemos iniciar a parte prtica propriamente dita. muito importante salientar ainda que o bom aprendizado exige dedicao, participao e persistncia, seguida da experincia que se adquire ao longo do tempo e no pode ser mostrada em nenhum livro.
Postado por Jones Schaefer s 18:17 1 comentrios

Recomende isto no Google


Marcadores: ELETRICIDADE INDUSTRIAL

TERA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2010

O BLOG

6 de 7

19/01/2012 17:00

QUADRO ELTRICO: Agosto 2010

http://quadroeletrico.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

Nesta primeira postagem gostaria de dizer que a eletricidade um ramo muito amplo, onde podemos nos aprofundar em diversas sub-reas como eletrotcnica, eletricidade predial, eletricidade industrial, automao, segurana em eletricidade, eletricidade em mdia e alta tenso entre outras.

Para o estudo das reas devemos seguir um caminho ou, em outros termos, ir degrau a degrau buscando compreender primeiro os conceitos bsicos para depois ir para reas mais complexas como a automao e a eletricidade em mdia e alta tenso.

Particularmente, gosto muito da eletricidade em alta tenso, ainda mais por ser a minha principal atividade profissional, onde trabalho com tenses de 13.800 volts at 230.000 volts. Tambm gosto de trabalhar com acionamentos eltricos e montagens de painis industriais, sendo que a maior parte dos materiais deste blog sero sobre estes dois assuntos.

Que vocs leitores que buscam essas informaes sintam-se a vontade para utilizar os textos, links, fotografias, desde que coloquem em suas referncias bibliogrficas que vocs acessaram meu blog para captar tais recursos.

Muito obrigado por acessar meu blog.


Postado por Jones Schaefer s 23:26 0 comentrios

Recomende isto no Google

Incio Assinar: Postagens (Atom)

Modelo Simple. Imagens de modelo por gaffera. Tecnologia do Blogger.

7 de 7

19/01/2012 17:00

Potrebbero piacerti anche