Sei sulla pagina 1di 2

Cargo Publico

Cargos pblicos divididos em relao ao provimento:

Cargo Efetivo: obrigatrio concurso pblico para provimento de cargo efetivo. O concurso poder ser de provas ou de provas e ttulos. O art. 37, III CF determina que o prazo do concurso pblico poder ser de at 2 anos prorrogvel ou no por igual perodo (1 vez). No edital do concurso pblico que ser definido, entre outras coisas, o prazo de validade do certame. Concurso de Provas: objetiva e/ou subjetiva, terica e/ou prtica Concurso de Ttulos: no eliminatria apenas classificatria. No poder haver apenas concurso de ttulos, o que permitido concurso de provas e ttulos.

Cargo em Comisso: cargo de chefia, direo ou assessoria. Cargo em Comisso tambm chamado de Cargo de Confiana. No h estabilidade caso o indivduo escolhido no seja servidor pblico estvel.O art. 37 incisos II e V CF determina que a escolha do indivduo livre, no h concurso, assim como a exonerao do cargo que tambm livre. O critrio de seleo a confiana mas deve respeitar outros critrios como, por exemplo, ser brasileiro, estar quites com a justia eleitoral, ter a escolaridade mnima exigida etc.

Como a escolha para cargos em comisso livre, pode-se nomear indivduos internos ou externos Administrao Pblica. No caso de j ser servidor pblico, este dever deixar (temporariamente) o cargo efetivo para assumir o cargo de confiana. Quando for exonerado do cargo de confiana volta a assumir o cargo anterior. Isto acontece porque o cargo em confiana requer dedicao plena (integral), no possvel a acumulao de cargos. A remunerao tambm ser somente uma.

A Emenda Constitucional 19 altera o art. 37 inciso V definindo que a lei estabelecer um percentual mnimo de cargos em comisso que devem ser preenchidos por indivduos com cargo efetivo. Por exemplo, no Rio de Janeiro este percentual de 75%, esta lei no existe em todos os Estados.

Cargo em Comisso diferente de Funo de Confiana Cargo em Comisso de livre nomeao. Ex: Secretrio do governo Funo de Confiana s para agente efetivo (com cargo de carreira). Ex. Chefe de equipe

Para que algum de um rgo ou entidade exera um cargo de confiana em outro rgo ou entidade, o agente deve ser cedido para l. Obs: os servidores no so emprestados so cedidos!

Classificao de Cargos 1. quanto a remunerao (provimento): 1. efetivo: exige concurso pblico para nomeao 2. em comisso: nomeao e exonerao de livre escolha (demisso ad nutum) 2. quanto a estrutura: 1. de carreira: estruturada em nveis ou classes. A passagem de nveis feita por meio de promoo (por tempo ou merecimento). Ex: Juiz Substituto-Juiz Titular-Desembargador 2. isolados: cargo nico , no h classes. Ex. Oficial de Justia

REGRA: TODO CARGO EM CARREIRA EFETIVO ! TODO CARGO EM COMISSO ISOLADO ! H CARGOS EFETIVOS QUE SO ISOLADOS!

Potrebbero piacerti anche