Sei sulla pagina 1di 13

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO MARANHO CEFET UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE IMPERATRIZ UNEDI

O PETROLEO

Jhamyson Galvo Cabral Marcel Pereira Barbosa

Imperatriz 2006

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO MARANHO CEFET


UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE IMPERATRIZ - UNEDI

Jhamyson Galvo Cabral N 18 Marcel Pereira Barbosa N 22 TURMA: 132

O PETRLEO
Trabalho apresentado professora Dide Luci Silva, da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientfico para obteno de nota parcial, no segundo semestre.

Imperatriz 2006 SUMRIO

Introduo.............................................................................................................................03 CAPTULO I Origem do petrleo....................................................................................................04 CAPTULO II O petrleo no Brasil..................................................................................................05 CAPTULO III O petrleo e sua importncia.....................................................................................06 CAPTULO IV O fm do petrleo?......................................................................................................08 CAPTULO V A indstria do petrleo..............................................................................................10 CONCLUSO......................................................................................................................11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................12

INTRODUO A mais de um sculo o petrleo vem sendo utilizado como a principal fonte de energia, ou seja, ele serve de base tanto de base para outros produtos que so os derivados e tambm de base para muitas economias como o caso dos paises do Oriente Mdio. Como todo combustvel fssil tende a acabar, com o petrleo no ser diferente, pois a alta escala de utilizao contribui para isso. Nesse contexto a busca por novas fontes de energia aumenta a cada dia. Nesse trabalho abordaremos assuntos tais como a origem do petrleo, o seu uso e os produtos derivados. A fim de esclarecer dvidas sobre a explorao, exportao e importao desse combustvel.

ORIGEM DO PETRLEO Segundo Aldama (2004) a hiptese tradicional leva em conta que com o incremento de temperatura, as molculas do querognio comeariam a ser quebradas, gerando compostos orgnicos lquidos e gasosos, em um processo denominado catagnese. Para se ter uma acumulao de petrleo seria necessrio que, aps o processo de gerao (cozinha de gerao) e expulso, ocorresse a migrao do leo e/ou gs atravs das camadas de rochas adjacentes, at encontrar uma rocha selante e uma estrutura geolgica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrer a acumulao do leo e/ou gs em uma rocha porosa e permevel chamada rocha reservatrio. Embora ainda com pouca divulgao, a hiptese da origem inorgnica do petrleo vem recebendo ateno pela comunidade cientfica ocidental. O petrleo est associado com grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectnicas. Embora muitos gelogos ainda acreditem que o petrleo possa ser formado a partir de substncias orgnicas procedentes da superfcie terreste (detritos orgnicos), esta no a nica teoria sobre a sua formao. Os avanos obtidos em estudos de astronomia, astrofsica, oceanologia, biologia, termodinmica, entre outros permitem supor uma origem abiognica do petrleo e sua posterior contaminao por bactrias s quais serve de nutriente sendo que essas ltimas deixam suas marcas que ainda induzem a um paradoxo para a maioria dos gelogos e outros pesquisadores. O petrleo e gs natural so encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos reservatrios), mas tambm em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaos porosos nas rochas, sejam eles entre gros ou fraturas. So efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas), principalmente atravs de ssmica que o principal mtodo geofsico para a pesquisa dos hidrocarbonetos.

O PETRLEO NO BRASIL De acordo com Ellian (1996) no Brasil, as primeiras tentativas de encontrar petrleo datam de 1864, Mas apenas em 1897, o fazendeiro Eugnio Ferreira de Camargo perfurou, na regio de Bofete (SP), o que foi considerado o primeiro poo petrolfero do pas, muito embora apenas dois barris tenham dele sido extrados. Nesta poca o mundo conheceu os primeiros motores exploso que expandiriam as aplicaes do petrleo, antes restritas ao uso em indstrias e iluminao de residncias ou locais pblicos. No final do sculo XIX, dez pases j extraam petrleo de seus subsolos. Entre as principais tentativas de rgos pblicos organizarem e profissionalizarem a atividade de perfurao de poos no pas esto a criao do Servio Geolgico e Mineralgico Brasileiro (SGMB), em 1907, do Departamento Nacional da Produo Mineral, rgo do Ministrio de Agricultura, em 1933, e as contribuies do governo do estado de So Paulo. Muito embora as iniciativas tenham sido importantes para atrair gelogos e engenheiros estrangeiros e brasileiros para pesquisar nos estados do Alagoas, Amazonas, Bahia e Sergipe, a falta de recursos, equipamentos e pessoal qualificado dificultaram a chegada de resultados positivos. Durante a dcada de 30, j se instalava no Brasil uma campanha para a nacionalizao dos bens do subsolo, em funo da presena de trustes (reunio de empresas para controlar o mercado) que se apossavam de grandes reas de petrleo e de minrios, como o ferro. Um das pessoas que desempenhou papel chave nesta campanha foi Monteiro Lobato, que sonhava com um Brasil prspero que pudesse oferecer progresso e desenvolvimento para sua populao. Depois de uma viagem aos Estados Unidos, em 1931, Lobato retorna entusiasmado com o modelo de pas prspero que conhecera e passa a defender as riquezas naturais do Brasil e sua capacidade de produzir petrleo, atravs de contribuies de artigos para jornais e palestras para promover a conscientizao popular. Estavam entre seus esforos de luta, cartas enviadas ao ento presidente Getlio Vargas, alertando-o sobre os malefcios da poltica de trustes para o pas e a necessidade de defesa da soberania nacional na questo do petrleo.

O PETRLEO E SUA IMPORTNCIA Com base no autor Duarte (1994) o petrleo um produto de grande importncia mundial, principalmente em nossa atualidade. difcil determinar alguma coisa que no dependa direta ou indiretamente do petrleo. Os solventes, leos combustveis, gasolina, leo diesel, querosene, gasolina de aviao, lubrificantes, asfalto, plstico entre outros so os principais produtos obtidos a partir do petrleo. De acordo com a predominncia dos hidrocarbonetos encontrados no leo cru, o petrleo classificado em: Parafinemos Quando existe predominncia de hidrocarbonetos parafnicos. Este tipo de petrleo produz subprodutos com as seguintes propriedades: - Gasolina de baixo ndice de octanagem. - Querosene de alta qualidade. - leo diesel com boas caractersticas de combusto. - leos lubrificantes de alto ndice de viscosidade, elevada estabilidade qumica e alto ponto de fluidez. - Resduos de refinao com elevada percentagem de parafina. - Possuem cadeias retilneas. Naftnicos Quando existe predominncia de hidrocarbonetos naftnicos. O petrleo do tipo naftnico produz subprodutos com as seguintes propriedades principais: - Gasolina de alto ndice de octonagem. - leos lubrificantes de baixo resduo de carbono. - Resduos asflticos na refinao. - Possuem cadeias em forma de anel.

Mistos Quando possuem misturas de hidrocarbonetos parafnicos e naftnicos, com

propriedades intermedirias, de acordo com maior ou menor percentagem de hidrocarbonetos parafnicos e neftnicos. Aromticos Quando existe predominncia de hidrocarbonetos aromticos. Este tipo de petrleo raro, produzindo solventes de excelente qualidade e gasolina de alto ndice de octonagem. No se utiliza este tipo de petrleo para a fabricao de lubrificantes. Aps a seleo do tipo desejvel de leo cru, os mesmos so refinados atravs de processos que permitem a obteno de leos bsicos de alta qualidade, livres de impurezas e componentes indesejveis. Chegando s refinarias, o petrleo cru analisado para conhecer-se suas caractersticas e definir-se os processos a que ser submetido para obter-se determinados subprodutos. Evidentemente, as refinarias, conhecendo suas limitaes, j adquirem petrleos dentro de determinadas especificaes. A separao das fraes baseada no ponto de ebulio dos hidrocarbonetos. Os principais produtos provenientes da refinao so: - gs combustvel - GLP - gasolina - nafta - querosene - leo diesel - leos lubrificantes - leos combustveis

- matria-prima para fabricar asfalto e parafina. O FIM DO PETRLEO? Com base em Hlio (2005) as reservas de petrleo ditas provadas so estimadas de 1 a 1,2 milhar de bilhes de barris, ou 150 bilhes de toneladas aproximadamente, ou ainda uma produo de 40 anos no ritmo atual. Elas so desproporcionalmente repartidas: perto de um tero esto situadas no Oriente Mdio. Sua evoluo, entretanto, no permite prever a da produo petroleira, j que os dados relativos s reservas causam fortes controvrsias entre escolas de pensamento, umas otimistas, outras pessimistas. O grupo dos otimistas essencialmente constitudo de economistas, como Morris Adelman e Michael Lynch, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Eles observam, para comear, que as previses passadas de rarefao dos recursos foram sempre desmentidas. Assim, no fim do sculo XIX, numerosos especialistas previam a suspenso de um desenvolvimento industrial baseado na energia do carvo, cujas reservas estavam ento estimadas em 20 anos de produo da poca. Mais perto de ns, em 1979, a BP publicava um estudo que mostrava um pico da produo mundial de petrleo (exceto URSS) em 1985. Os otimistas observaram em seguida que a maior parte das perfuraes de explorao eram realizadas nos pases j muito explorados. Alm disso, as reservas obtidas pelas tcnicas de produo modernas e pela reavaliao das jazidas antigas custam freqentemente menos caro para explorar, em particular no Oriente Mdio, do que aquelas obtidas pela explorao. Da a limitao dessa atividade em pases que oferecem as melhores perspectivas de descobertas. As produes possveis, de acordo com M. Adelman, so resultado de uma corrida de velocidade entre, de um lado, o esgotamento das jazidas conhecidas, de outro, o progresso tcnico que permite acessar novas reservas. At agora, esta ltima levou vantagem, com certos efeitos que conduzem a evolues relativamente regulares: diminuio dos custos de perfurao, melhoria das taxas de recuperao, melhor imagem do subsolo. Outros efeitos so mais difceis de prever. Assim, no final dos anos 1980, a produo de leos extrapesados do cinturo do Orinoco, na Venezuela, s era considerada como rentvel se o preo do barril bruto ultrapassasse de 30 a 40 dlares da poca. Os avanos tcnicos,

principalmente a generalizao da perfurao horizontal, permitiram reduzir esse limite a menos de 15 dlares (no curso de 2004). Os pessimistas esto, na maior parte, agrupados no seio da Associao para Estudo do Pico do Petrleo e Gs (Association for the Study of Peak Oil and Gas, ASPO). Eles insistem primeiro de tudo no carter poltico das reavaliaes das reservas efetuadas em 1986-1987 pelos membros da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (Opep), e que no correspondem as verdadeiras reservas comprovadas. Eles consideram que o pico da produo mundial se situar entre 2005 e 2010, em um nvel da ordem de 90 milhes de barris/dia, contando-se todos os hidrocarburetos naturais. Para apoiar sua tese, eles lembram que dispomos hoje de acesso ao conjunto de dados de todas as bacias petrolferas, assim como de uma amostragem suficiente para que as metodologias capazes de prever reservas restantes a descobrir sejam de agora em diante confiveis. A incerteza reside, portanto, essencialmente na evoluo futura da parte dos volumes recuperveis a partir das reservas existentes. Sobre esse assunto, as concluses divergem: para os otimistas, a taxa mdia de recuperao dos volumes poderia passar, no curso dos prximos 50 anos, de 35% aproximadamente hoje a 50% at mesmo 60%; para os pessimistas, em contrapartida, as melhorias sero limitadas e se refeririam essencialmente a leos pesados e extrapesados. Diferentes equipes de especialistas propem uma viso intermediria, em particular do United States Geological Survey (USGS), para quem as ltimas reservas de petrleo convencional seriam da ordem de 3.000 bilhes de barris, dos quais cerca de 1.000 j consumidos, um pouco mais 1.000 reservas comprovadas, o resto correspondendo s reservas por descobrir. Esta ordem de grandeza corresponde igualmente s estimativas mnimas dos gelogos do Instituto Francs do Petrleo (IFP), efetuadas a partir de dados atualmente disponveis. Ela conduz a um mximo da produo mundial pouco depois de 2020. Com as hipteses um pouco mais otimistas sobre os volumes a descobrir, no mais mnimos, mas mdios, e sobre um crescimento das taxas de recuperao, o pico poder ser afastado para 2030. Se as estimativas da USGS fossem revistas na alta, como foi o caso no passado, integrando as reservas no convencionais, o declnio poderia ser afastado para alm de 2030.

A INDSTRIA DO PETRLEO Segundo Aldama (2004) petrleo e o gs natural so misturas de hidrocarbonetos resultantes de processos fsico-qumicos sofridos pela matria orgnica que se depositou juntamente com fragmentos de rochas durante a formao de rochas sedimentares, milhes de anos atrs. Devido a efeitos mecnicos, ocorre a migrao do petrleo no subsolo, acumulando-se em rochas porosas e permeveis denominadas rochas reservatrio. A localizao, produo, transporte, processamento e distribuio dos hidrocarbonetos existentes nos poros e canais de uma rocha reservatrio, que pertence a um determinado campo petrolfero, estabelecem os cinco segmentos bsicos da indstria do petrleo A reconstruo da histria geolgica de uma rea, atravs da observao de rochas e formaes rochosas, determina a probabilidade da ocorrncia de rochas reservatrio. A utilizao de medies gravimtricas, magnticas e ssmicas, permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composies do subsolo. A definio do local com maior probabilidade de um acmulo de leo e gs baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofsica e a Geoqumica, destacando-se a rea de Geo-Engenharia de Reservatrios. A fase explotatria do campo petrolfero engloba as tcnicas de desenvolvimento e produo da reserva comprovada de hidrocarbonetos de um campo petrolfero. Pelo fato dos campos petrolferos no serem localizados, necessariamente, prximos dos terminais e refinarias de leo e gs, necessrio o transporte da produo atravs de embarcaes, caminhes, vages, ou tubulaes (oleodutos e gasodutos). Apesar da separao da gua, leo, gs e slidos produzidos, ocorrer em estaes ou na prpria unidade de produo, necessrio o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatrio, para a obteno dos componentes que sero utilizados nas mais diversas aplicaes (combustveis, lubrificantes, plsticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc..). As tcnicas mais utilizadas de refino so: i) destilao, ii) craqueamento trmico, iii) alquilao e iv) craqueamento cataltico.

Os produtos finais das estaes e refinarias (gs natural, gs residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resduos pesados e outros destilados) so comercializados com as distribuidoras, que se incumbiro de oferec-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final. CONCLUSO De acordo com as confirmaes de vrios autores, o petrleo vem sendo considerado como a principal fonte de energia existente hoje. Servindo com base para diversas economias e para a produo de uma grande variedade de produtos. Por ser um combustvel fssil tende a acabar, pois no uma fonte de energia renovvel. Isso comprovado pelo seu alto grau de uso, pois so mais de 350 produtos que derivam desse ouro preto. Passamos por crises, monoplios e somente hoje o Brasil tem o que comemorar, pois no todo pas que consegue se tornar auto-suficiente. Em pauta esclarecemos algumas dvidas tais como a explorao, o comrcio envolvido e a produo de derivados. Esperamos que realmente esse trabalho tenha contribudo para o seu aprendizado.

BIBLIOGRAFIA
ALDAMA, Alberto. Memrias do segundo encontro internacional de direito ambiental. So Paulo: Instituto Nacional de Ecologia, 2004. Cap 8. Pg. 464 DUARTE, Francisco Jos. Estudo da tecnologia da refinao do petrleo no Brasil. Rio de Janeiro: Paranagu editora, 1994. ELLIAN, Gustavo Augusto. O petrleo brasileiro: importncia e uso. Rio de Janeiro: Petrobras, 1996. FERREIRA, Mrcio Alcntara. O petrleo e seus derivados. So Jos do Rio Preto: Editora Talentos, 1988. HLIO, Joo Gonalves. Tudo sobre petrleo. Rio de Janeiro: tica Editora: 1995.

Potrebbero piacerti anche