Sei sulla pagina 1di 5

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

O aparelho reprodutor feminino constitudo de ovrios, trompas de Falpio, tero, crvix uterino e vagina. Os ovrios, as tubas uterinas e o tero da fmea sexualmente madura sofrem grandes alteraes estruturais e funcionais associadas ao ciclo menstrual e gestao. Estas alteraes cclicas so reguladas por mecanismos hormonais e neurais. O incio da fase reprodutiva, marcada pelo incio dos ciclos menstruais, conhecido como menarca, ocorrendo entre 9 e 14 anos de idade. A menarca marca o fim da puberdade e inicio da vida reprodutiva, que dura cerca de 40 anos. Durante esta fase de vida os ciclos menstruais duram de 28 a 30 dias. Entre os 45 e 55 anos, os ciclos menstruais tornam-se mais irregulares e depois cessam. Esta alterao de funo reprodutora conhecida como menopausa ou climatrio. O aparelho reprodutor para de funcionar e atrofia aps o termino da fase menstrual.

Ovrio O ovrio tem duas funes inter-relacionadas: a produo de gametas e a produo de hormnios. A gametognese denomina-se ovo gnese, os gametas em desenvolvimento so os ovcitos e o gameta feminino maduro denomina-se vulo. Os hormnios secretados pelos ovrios funcionam na regulao da maturao dos ovcitos como tambm no desenvolvimento e maturao dos rgos genitais, dos caracteres sexuais secundrios e das glndulas mamrias. O ovrio tem forma arredondada com dimetro de 4 cm, sendo que aps a

menopausa seu tamanho diminui at um quarto do tamanho em perodo reprodutivo.

vulo O vulo uma clula grande, contendo um ncleo em processo de diviso meitica incompleto, o qual ser finalizado aps a penetrao do espermatozide. Todo o material necessrio para iniciar o crescimento e desenvolvimento deve estar estocado no vulo maduro.

Ovulao A ovulao o processo pelo qual um ovcito secundrio liberado do folculo ovariano. A ovulao ocorre devido a uma ruptura do folculo totalmente maduro no meio do ciclo menstrual.

Corpo Amarelo ou Corpo Lteo Aps a ovulao, as clulas foliculares e as da teca interna, que permanecem no ovrio, do origem ao corpo lteo ou corpo amarelo, que uma glndula endcrina temporria. Produz progesterona e estrgenos, que atuam sobre a mucosa uterina, estimulando a secreo de suas glndulas. A progesterona impede ainda o desenvolvimento de outros folculos ovarianos. Quando no h fecundao o corpo lteo tem durao de 10 a 14 dias, ou seja, persiste durante a segunda metade do ciclo menstrual. Aps este perodo degenera e desaparece. Se houver gravidez o corpo lteo aumenta muito e s entrar em regresso aps o quinto ou sexto ms, mas no desaparece completamente e secreta progesterona at o fim da gravidez.

Tuba Uterina, Oviduto ou (Trompa de Falpio). Os ovidutos transportam o vulo de cada um dos ovrios at o tero, propiciando o meio necessrio para a fertilizao e o desenvolvimento inicial do concepto, na sua passagem para o estgio de mrula. Cada tuba tem aproximadamente 10 cm de comprimento e apresenta uma das extremidades adjacentes ao ovrio e aberta para a cavidade peritoneal e a outra extremidade comunica-se com a cavidade uterina. A Tuba Uterina pode ser dividida em quatro

partes a olho nu. O Infundbulo onde se observa fmbrias que so estruturas frangeadas e que tocam o ovrio no momento da ovulao, impedindo que o vulo caia na cavidade peritoneal. A Ampola onde normalmente ocorre a fertilizao. O Istmo, adjacente ao tero; o Segmento Uterino j na parede do tero.

tero um rgo oco, em forma de pra, localizado na pelve, entre a bexiga e o reto e apresentando sua luz contnua com a luz das tubas e da vagina. Tem funo de receber a mrula e propiciar o desenvolvimento do embrio e feto. Anatomicamente, o tero dividido em duas partes, o corpo (poro superior) e o crvice (poro inferior estreita). No corpo observa-se uma

poro arredondada denominada fundo; no crvice, a luz denominada canal endocervical e delimitada por dois orifcios, o interno que liga o canal com o corpo e a externo que se comunica com a vagina. O tero constitudo de trs camadas que se seguem: - Perimtrio ou tnica serosa: camada externa; - Miomtrio ou tnica muscular: camada mdia composta de msculo liso. Durante a gravidez o tero aumenta de tamanho, esse crescimento se deve hipertrofia das clulas musculares lisas e formao de novas clulas musculares por proliferao e diferenciao. - Endomtrio ou tnica mucosa: camada interna composta de duas pores delimitadas estrutural e funcionalmente. A camada Funcional a camada mais espessa, em contato com a luz do tero e que se desprende durante a menstruao. A camada basal a poro que se mantm e serve de fonte de regenerao para a primeira. Durante toda a vida reprodutiva, o endomtrio sofre alteraes cclicas que o preparam para a implantao do zigoto e para os eventos posteriores a implantao, necessrios sustentao do desenvolvimento embrionrio e fetal. Estas alteraes cclicas tm relao com o ciclo ovariano, sendo que a cada fim do ciclo ocorre a destruio parcial e descamao do endomtrio, que ser eliminado acompanhado de sangramento dos vasos situados na mucosa, via vagina. Tal eliminao denominada menstruao. So identificadas trs diferentes fases endometriais durante o ciclo menstrual, sendo cada uma delas correspondente a uma fase do ciclo ovariano. A Fase Proliferativa concomitante ao amadurecimento folicular e influenciada pelos estrognios que esto sendo produzidos pelas clulas foliculares do ovrio. O estrognio estimula a proliferao mittica da camada basal do endomtrio, passando ento a formar a camada funcional, com suas glndulas, acmulo de substncia fundamental e formao das artrias espiraladas. Este processo ocorre durante os primeiros quatorze dias do ciclo menstrual.

Potrebbero piacerti anche