Sei sulla pagina 1di 22

EXERCCIOS DE MEDITAO E CONCENTRAO

POR EL MORYA

PONTE PARA A LIBERDADE

APRESENTAO
A Coordenao da Ponte para a Liberdade, prazerosamente, apresenta, neste singelo fascculo, algumas afirmaes, frmulas e exerccios de meditao que foram extrados e colecionados, com muito amor, dos ensinamentos do Grande Mestre El Morya, dados aos discpulos e simpatizantes da Ponte. Esperamos que tais exerccios sejam praticados diariamente. Para uma instruo mais correta,queremos deixar bem claro que devero escolher apenas um exerccio de cada vez, praticando-o por um tempo indeterminado, conforme sua capacidade (principalmente aquelas pessoas que no tm o hbito nem a disciplina de fazer exerccios de meditao e concentrao) , at conseguir um resultado satisfatrio, ou seja: um campo de fora de uma determinada virtude, tambm denominado momentum, fora motriz ou energia concentrada e qualificada. De modo normal, cada exerccio deve ser praticado, metodicamente, durante um ms. Com a prtica e persistncia do exerccio dirio, tudo se torna mais fcil. Tambm recomendamos anotar o resultado do exerccio. Esta anotao serve para estudo individual. Se algo no sair a contento, cabe pessoa verificar se, acaso, ainda permanece ligada a seus problemas ou acontecimentos dirios. Vejamos: Escolher e manter o horrio para a prtica... Visualizar o exerccio que deseja praticar... Desligar-se de todos os problemas... A meta final ser, naturalmente, a Ascenso Liberdade, porm, at l, existem muitas etapas a serem vencidas.

Analisai a vossa prxima etapa com os Olhos Internos e refleti sobre o que mais importante para ser alcanado. Anotai e tentai superar as vossas faltas. Talvez mais tarde se manifeste qualquer melhora ou mudana, e que vossa reflexo aponte outra necessidade, at iluminar-se um plano determinado, apresentando-se nitidamente ante vossos Olhos Internos. muito bom formar uma imagem real para o futuro, mas no alimentar uma iluso imprpria e prejudicial a um trabalho srio. Levai convosco, para a prxima semana, esta pequena tarefa de reflexo; ela vos far ver, claramente, aquilo que em realidade desejais aquilo que est de acordo com vossa evoluo espiritual. Desejo-vos um esclarecimento perfeito.

EXERCCIOS
Visualizai-vos dentro de uma nave espacial, partindo da Terra. O planeta, abaixo de vs, torna-se cada vez menor a ponto de desaparecer completamente, enquanto que outros planetas e astros sobressaem-se. Vede ao longe uma aglomerao de estrelas, nvoas espiraladas, luz cintilante, pulsante, dentro do TODO infinito... No existem espaos vazios; estes se acham plenos de energia sideral, de eltrons ou Alento Divino que supre toda a Vida. Elevai-vos e procurai sentir-vos protegidos dentro de um Mar de Luz Divinal, sabendo que nenhuma influncia externa poder separar-vos desta Luz. Sempre que as condies de vida sobre a Terra vos parecerem difceis,sentireis uma sensao calmante ao pensardes na Luz, principalmente se reforardes vossa confiana, que far fluir vossa vida atual rumo a um futuro mais belo.

*******

A percepo da palavra interna, ou a Voz Silenciosa, d ao discpulo a certeza de estar sob a proteo e orientao de seu Eu Divino. Eu vos recomendo: durante o prolongado tempo do exerccio de meditao, anotai vosso pensamento no importa que, s vezes, parea banal. Logo ireis constatar que a qualidade ou a caracterstica do pensamento se aprimora; tambm ireis observar que, por detrs desses pensamentos, existem orientaes que vos auxiliaro a continuar vosso Caminho Luz. Aceitai essa proposta como um exerccio, enquanto penetrais no estado de silncio. Experimentai afastar os pensamentos insignificantes; a essncia aflora da profundeza de vosso Ser, penetrando em vossa conscincia. Analisai-vos conscientemente, e procurai discernir se os pensamentos surgem das esferas baixas ou de vosso Eu Superior. Este um bom exerccio, para aprimorar vossa faculdade de discernimento. *******

O senso de responsabilidade para com o prximo e a consciente irradiao Vida, presente em cada forma, cresceram, consideravelmente, em vossa conscincia, caros discpulos, e isto reconhecemos, amplamente. Confiamos em vossa fora de vontade e em vosso trabalho recproco para que a expanso de nossa torrente de energia leve a toda parte riqueza de seus impulsos vitalizantes. Um novo exerccio aumentar vossas foras: 1 Com os olhos cerrados, mantende a ateno dirigida vossa Luz Interna. Visualizai-vos como uma flamejante Coluna de Luz que assimila da caudalosa Luz do Cosmos a poderosa Fora Universal. 2 Agora, procurai direcionar a Luz Interna acumulada com a qualidade capaz de vencer as situaes caticas sobre a Terra, para as quais tambm so necessrias a harmonia, paz e perfeio; enviai-a aos vossos amigos e coviajores, queles que necessitam de cura e proteo, aos que so carentes de amor e, ainda, global vida terrquea. Este exerccio vos trar mais vigor, energia e vontade de fazer algo til. Se fordes receptivos, todas as Foras vos livraro dos grilhes que vos prendem a valores temporais. Sempre que insistirdes na prtica deste exerccio, Eu estarei ao vosso lado.

******* A fora vital do ser humano diminuiu devido ao processo de velhice, fato aceito pela humanidade. Porm, Ns dizemos: O processo de amadurecimento permite que o homem cresa espiritualmente para aproximar-se de sua determinao Divina e, com o decorrer do tempo, realiz-la. Amados discpulos: qual o vosso desejo? Certamente no podeis fechar os olhos ante essa realidade; contudo, podeis trabalhar a vosso favor: retardando o processo de envelhecimento e mesmo suspendendo-o totalmente. Dou-vos um simples exerccio: Observai num espelho a imagem que ele reflete. Depois, vede como, aos poucos, desaparece a aparncia envelhecida; vossa pele apresenta-se rosada e fresca; vosso cabelo na cor juvenil; o olhar brilhante e saudvel, mostrando-vos uma imagem repleta de alegria de viver e plena de irradiante fora vital. Tudo o que no corresponde esta imagem desaparece, e somente expressais sade e vigor juvenil em vosso invlucro fsico.

Deixai que a sensao e a idia da ressurreio transpassem vosso corpo. Aceitai essa imagem como verdadeira, como um privilgio do Caminho do Discipulado. Expressai constante alegria. Convencei-vos de que sois o criador e que isto se realizar. Mantende a nitidez e a pureza desta imagem sem a intromisso de qualquer dvida ou imperfeio.

*******

Leveza e liberdade, sem qualquer liame ou entrave: deste modo que gostaramos de ver Nossos discpulos! Visualizai-vos arremessando de vs todos os problemas e preocupaes dirias, todas as contrariedades ou atritos com o vosso prximo, os quais, alis, so rechaados de vossa prpria personalidade. Visualizai a leveza de vosso corpo, ascensionando no ar, assim como um pssaro a voar nas alturas. Mantende essa sensao de liberdade tanto tempo quanto for possvel. Tentai, em vossa vida cotidiana, salientar essa sensao. Ocupai-vos com os problemas somente o tempo necessrio e depois no penseis neles, mas cultivai a imagem da Liberdade.

*******

A tenso que os discpulos manifestam, durante a Adorao Universal Luz Eterna, bastante prejudicial realizao de um Servio Prestado humanidade e ao planeta. Os discpulos e todos os presentes deveriam expressar uma dedicao confiante, pacfica, alegre e devocional, nos Cerimoniais, e no a atitude de quem cumpre apenas uma obrigao. O prximo exerccio serve para o relaxamento e reduo da tenso nervosa: Visualizai-vos dentro de uma nuvem cor-de-rosa que vos envolve suavemente. Procure sentir uma alegre sensao ascendente. Os raios rosados vos penetram. Assimilai a essncia desta nuvem e, com o aumento de vosso bem-estar, carregai-vos com a cor desta nuvem

descendo, totalmente, sobre vs e deixando para trs um leve rastro branco que se dissolve lentamente...

*******

Poderosos vagalhes de Luz Csmica precipitam-se continuamente em todo o Universo, sem que tomeis conscincia. Visualizai-vos, ou para ser mais concreto, elevai fisicamente vossos braos, assimilando essas Foras Csmicas. Todas as vossas Foras Csmicas. Todas as vossas Foras e Substncias sero energizadas e carregadas com novo vigor, acelerando vossa vibrao. Quando estiverdes cansados, exaustos, este exerccio vos dar novas Foras. Naquela posio, sois um Graal que absorve a Energia Csmica. Este exerccio pode ser feito na presena de outras pessoas, pois eleas pensaro que vos estais espreguiando, quando, na realidade, estais expulsando a energia gasta, para dar lugar nova.

*******

Seguramente vos transpassar uma pulsante alegria quando estiverdes, algum dia, frente a frente com vosso Mestre assim que concluirdes o Caminho de Aprendizagem e conseguirdes alcanar os degraus de Chelas ou os discpulos escolhidos e preparados para assumir trabalhos bem mais sublimes, em outras esferas. O reencontro dar-se- com muitos outros Seres que vos antecederam. E para isso no ser preciso despojar-vos de vosso corpo fsico, mas apenas aprender como abandonar, por alguns momentos, vossos afazeres e depois, reassumi-los. Com esta apresentao, queremos apenas familiarizar-vos, para que no vos assusteis quando este encontro se realizar. Agora, visualizai como vos elevais, desembaraadamente, sem o vosso corpo fsico, aos mundos da Luz, assimilando tudo que vedes e vivenciais. Estes acontecimentos se tornaro mais freqentes se praticardes, intensamente, estes ensinamentos. um timo exerccio preliminar, para

vossa viagem conscincia mais elevada, aos Focos de Luz, enquanto vossos corpos fsicos dormem.

*******

Existe entre a tcnica dos exerccios yoga, e a possibilidade da dignificao do carter, uma diferena fundamental muito grande que, geralmente, no bastante conhecida, se bem que a finalidade seja a mesma. Sabemos que a disciplina do carter puro e perfeito supera todas as aspiraes elevadas, e ela no se deixa substituir por outra. Esta apenas uma breve e incompleta diferenciao, porm necessria para apresentar o prximo exerccio de meditao: Direcionai vosso pensamento a um longnquo horizonte, assim como ele visto da orla martima. Expandi e preenchei este espao at a linha horizontal com vosso Ser. Estendei-vos, por assim dizer, sobre toda a imensido da Terra, plenos de amor sempre crescente na evoluo de vossa Vida. Procurai sentir esta dedicao confluindo eternidade, esquecendo-vos completamente de vossa limitada existncia. Ao terminar esta prtica, um simples exerccio corporal vos trar de volta, da Infinita Conscincia Csmica conscincia de vosso corpo material. As duas conscincias do discpulo deveriam estar paralelamente desenvolvidas. A conscincia do eu-personalidade (que alis est desenvolvida na maioria das pessoas) dever servir o mundo da matria, porm, jamais de forma egosta. Sado-vos e sou sempre vosso Amigo e Protetor.

*******

Iluminao e Sabedoria so duas virtudes ou qualidades desejadas pelo homem que palmilha o Caminho espiritual; porm, para conquist-las, requer-se uma intensiva Escuta Interior que o une Fonte da Sabedoria. Quando ele procura adquirir, externamente, estas qualidades, ento somente ampliado o seu intelecto a mente fsica do pesquisador que ainda est na fase de fazer comparaes. Plenamente tranqilos, largai os problemas que vos perturbam... Vibrai com a beleza dos Mundos Iluminados...

Elevai a vossa conscincia e reconhecei que, neste estado de elevao, estais unidos com todas as Foras do Bem. Depois, deixai a pureza das irradiaes da Sabedoria vos transpassar e preencher com vibraes cintilantes... Visualizai a atuao de vossa unio com a Fora da Luz, quando calma e harmoniosamente executais vossas obrigaes dirias... Mantende-vos o tempo suficiente dentro destas vibraes...

*******

AFIRMAO COLOCO MINHAS MOS CONFIANTES NAS MOS CONDUTORAS DE MEU DIVINO EU. A PAZ, A TRANQUILIDADE E A HARMONIA ME PREENCHEM. MEDITAO Visualizai, expandindo-se de vossa conscincia, um envolvente e oniabarcante AMOR... Todo ser, todos os planetas, sis e galxias e cada minscula forma de Vida possuem seu lugar preestabelecido neste imenso Universo... Mantende esta viso por tanto tempo quanto puderdes. Agora, atra este Amor Universal para dentro de vosso corao, percorrendo o vosso luminoso Cordo Prateado, penetrando no alto de vossa cabea atravs do Chacra de Mil Ptalas e fixando-se na Luz existente em vosso corao, Fonte de toda Vida. Mantende essa visualizao por tempo indeterminado.

*******

Estribando-Me na frase que usual em vossa forma de expresso Quem visa ao lucro... , Eu diria a Meus discpulos: Quem ama o prmio... Esta verificao foi recomendada vossa apreciao:

Quando pensais, concentrado, na palavra Amor, visualizai como ela, automaticamente, forma, em volta de vs, um aura rosada... Entregai-vos, de modo total, a essa visualizao... Procurai sentir-vos transpassado por este oniabarcante Amor impessoal que no exclui ningum... Inalai-O, profundamente, em vosso ser... A esta visualizao dedicai-vos de corpo e alma at no mais sentirdes vossos corpos (fsico, mental, emocional). Inundai-vos, completamente, com as vibraes do Amor. Aps o tempo de vossa meditao, deixai as vibraes do puro Amor Divino atuarem continuamente. Ento... quem ama, vence!

******* ABRO O PORTAL DE MINHA CONSCINCIA E DEIXO PENETRAR A LUZ! Minha conscincia muito valiosa. Reconheo, clara e conscientemente, que depende de mim a quantidade de Luz que posso absorver. Estou concentrado na LUZ... Os pensamentos cotidianos se esvaeceram... Quando estou totalmente receptvel, posso dirigir minha ateno LUZ que supre minha fora interna... Sinto a LUZ transpassar-me... Eu A aceito, agradecido... Sei que estou ligado Fora Divina que preenche toda a Vida... ABRO O PORTAL DE MINHA CONSCINCIA E DEIXO PENETRAR A LUZ! Para um trabalho sincero em vosso Servio Prestado Luz, requer-se uma ateno concentrada. Disciplin-la e refor-la significa um passo importante em vosso Caminho espiritual. Visualizai-vos no alto da montanha e vosso olhar abrangendo tudo ao redor... Dirigi esse olhar para a parte mais abaixo da montanha, mantendo vossa ateno fixa na pureza do Amor Incondicional, tanto tempo quanto for possvel.

No deveis permitir que surja outro pensamento, procurai manter-vos concentrado no Amor Divinal que o Poder Coesivo de tudo que existe.

*******

Visualizai a Luz que trazeis convosco, expandindo-se por meio de vossa ateno, at transformar-vos na prpria Luz. Em pensamento, vede-vos envolto com uma capa protetora, oriunda da prpria Luz, tornando-vos invisvel. Aps, ide ao encontro de vossos entes queridos, aqueles que necessitam de ajuda, e examinai sua dificuldade, talvez deficincia. Agora, colocai a mo sobre a cabea do mais necessitado e deixai a Fora da Chama necessria penetr-lo a fim de afastar todas as ms vibraes, todos os maus pensamentos. Se acaso no houver melhora, tentai novamente, eliminando a vossa dvida ou descrena. Em vs e no carente habita a mesma Luz Crstica. Sede mais convictos sobre o Poder da Luz Interna. Vede a grande diferena entre vossos trabalhos realizados at o presente momento. distncia, em vossa conscincia projetada, estareis imediatamente junto ao necessitado. Assim, podereis auxili-lo, apelando pela sua Presena EU SOU. Esta o assistir. Todas as oportunidades que conduzem a uma faculdade de concentrao mais profunda deveriam ser aproveitadas. Se fizerdes algo que vos d alegria, automaticamente manifesta-se a concentrao sobre aquilo, enquanto que, ao realizardes os trabalhos cotidianos que vos parecem montonos ou desagradveis, estais com vossos pensamentos em outra parte. Naturalmente, o resultado corresponde maior ou menos ateno. Visualizai que estais pensando, concentradamente, em algum jogo que requer total ateno. Apesar de vossa forma-pensamento ser imperfeita, ser possvel, com o poder e a fora do Amor impessoal, transformar em virtude qualquer imperfeio, conforme a vossa escolha, e conseguir harmonia, paz, bem-estar, felicidade e bem-aventurana. O Amor puro tem um poder extraordinrio; Ele a base de tudo que existe. A virtude do Amor uma qualidade perfeita. Procurai sentir plena alegria e amor, quando sois convidados a fazer algo, e jamais solteis gestos de impacincia, quando fazeis vosso trabalho. Talvez ignoreis, mas a impacincia destri tudo que foi feito, at agora, com amor. Imaginai que estais desejando uma energia da cor rosa do Amor.

Procurai sentir que estais rodeados por esta cor rosa e vede-vos tal como um sol resplandecente que se irradia sem limite. Vs sois a Fonte desta irradiao que provm de vs, fluindo impessoalmente a toda a Vida. Mantende firme esta visualizao o tempo que for possvel.

*******

O mundo visvel para a vossa mente fsica uma realidade, devido s esferas invisveis vos parecerem difceis de alcanar e porque ainda no preparastes, de modo suficiente, os vossos corpos correspondentes para algum trabalho que possa ser realizado naquelas esferas. Persuadi-vos que vossos Amigos da Luz vos aceitaro, quando tiverdes alcanado o progresso necessrio obtido pela prtica da meditao, para que no vagueeis nem mergulheis, sem preparo, num mundo desconhecido. Os perigos so incontveis e muitos discpulos despreparados, mas esperanosos e afoitos, tm passado por lamentveis experincias ao transitarem por esses vales tenebrosos. Esperai pacientemente pela hora, quando considerarmos oportuno indicaremos o Caminho para as esferas elevadas. Segue uma instruo para preparar-vos: Fixai, firmemente, vosso pensamento na Luz Crstica em vosso corao e vede-A transpassar-vos, completamente. Quando tiverdes a certeza interna de que nenhum pensamento estranho permanece em vs, alm de estardes totalmente inundados pela Luz Crstica, expandi-A e visualizai que estais ascensionando aos Reinos Elevados. Ento, permanecei na Unio com o TODO.

*******

Meus amigos, indico inmeras afirmaes e forma-pensamentos. Porm, antes sabeis: as Foras luminosas em vs possuem a primazia; no obstante, muitas perturbaes ainda podem penetrar em vossa vid, encerrando-vos, por descuido, em vossos prprios pensamentos negativos auto-criados, se no estiverdes atentos e vigilantes. O seguinte exerccio reforar-vos- contra as influncias de vibraes baixas:

EU SOU a Fora Divina que me protege e me refora, durante o decorrer de meus afazeres dirios, formando uma invencvel proteo, uma couraa, contra as foras negativas. Repeti essa afirmao inmeras vezes, convictamente, e visualizai-vos dentro da vivente e pulsante torrente de Fora Dourada que estar em volta de vs. Esta visualizao deveria fazer parte integrante de vossa vida. Qualquer pensamento negativo se desvanece com o uso consciente da mesma.

NOVO ANO Sempre no incio de cada ano, as pessoas se cumprimentam desejando felicidade e progresso para o Novo Ano. Isto, geralmente, constitui a sntese de tudo que promissor. Em segundo lugar, desejam sade e paz. A verdadeira finalidade dos homens, o crescimento interno, o amadurecimento em sabedoria e faculdade de amar inegoisticamente, rarssimas vezes so encontrados entre as felicitaes comuns. Cada um v aquilo que lhe parece mais importante para o prximo ano. Vossa faculdade de discernimento cresceu; interpretais o progresso da vida pelos valores internos. Conseqentemente, devereis ser mais lgicos do que vossos semelhantes, aqueles que ainda desconhecem os valores internos e vos desejam felicidade pensando apenas na possibilidade de realizaes ou sucesso materiais. Cada degrau de evoluo possui o seu prprio conhecimento. Ainda necessitais galgar muitos degraus, portanto, desejo-vos muitas experincias novas, que vos elevem a uma evoluo mais acelerada, vigorem vossas foras e tragam a vossa Luz a um desenvolvimento maior que o atual. Apresento-vos sinceras felicitaes, desejando grande progresso no incio de vosso Servio Luz, O vosso Amigo e Mestre, EL MORYA

*******

Visualizai-vos dentro de uma pulsante e vivente Luz Dourada que atua em vosso corpo. Mantende esta viso por um tempo indeterminado... Pouco a pouco, os raios dourados mudam sua cor para a forte tonalidade da cor violeta e vos transpassam totalmente... Isto forma uma poderosa aura oval que influi, de modo intenso, em vossos corpos inferiores... Mantende, prolongadamente, esta viso... e envolvei-vos, com convico, neste invlucro... A firmeza desta visualizao torna o indivduo mais compacto e concentrado, formando um dique invisvel, capaz de captar toda a energia que se encontra em vosso ambiente, transmutando-a em Luz. Rememorai, vrias vezes ao dia, este exemplo e conscientizai-vos, sempre, do vosso invlucro protetor.

*******

Meus amigos, seguidamente, acompanhamos os vossos pensamentos eles so responsveis pela vossa impacincia e pela freqente incapacidade de concentrao. Aceitai a seguinte orientao, como exerccio para equilibrar a prtica diria: AFIRMAO Afasto todos os pensamentos desarmnicos. EU SOU A PAZ PROFUNDA! Em mim jaz o silncio a harmonia Pronunciai esta afirmao ou pensai nela vrias vezes ao dia. Se acaso surgirem pensamentos desarmnicos, continuai afirmando. Com o decorrer do tempo, constatareis que os pensamentos se afastam e a Paz Profunda vos preenche, totalmente. A luz em vs aumenta pouco a pouco; observai-A, refletindo em vossos trabalhos. A Luz, como vosso auxiliar, colocar vossa vida cotidiana dentro da Ordem Csmica.

*******

Os exerccios de meditao, em grande parte praticados por vs, continuam sendo de proveito insuficiente. Gostaria de apresentar-vos uma pequena tarefa que peo seja realizada conscientemente. Mantende ao alcance o material apropriado para anotaes. Direcionai vossa ateno Luz em vossos coraes. Depois, permanecei algum tempo em silncio, enquanto continuais visualizando essa Luz... Agora, anotai os pensamentos que surgem em vossa conscincia. Talvez no incio seja algo sem importncia, sem valor para ser anotado, mas com a continuao e persistncia, apresentar-se-o muitos pensamentos teis.

******* A devoo ou venerao Vida, presente em cada forma, parte relevante no Caminho do Discipulado. Visualizai-vos em segurana dentro de uma cabana. Em volta desta, rasteja um animal selvagem e feroz. Se tivsseis a possibilidade, sereis capaz de mat-lo? Refleti sobre vossa reao. Sereis capaz de destruir uma Vida? Uma Vida, acima de tudo, uma Vida! Tendes muitos exemplos de vossos Mestres que conviveram com animais selvagens, irradiando amor. Eis a o significado: amai-vos uns aos outros, sem distino.

*******

possvel durante a meditao que, em um esforo conjunto, um ou outro discpulo alcance uma esfera na qual consiga uma viso do passado ou do futuro. Imaginai-vos, juntamente com outros co-viajores, por assim dizer, de mos dadas subindo um caminho que se torna cada vez mais ngreme e intransitvel. Com dificuldade, auxiliando-vos mutuamente a fim de vencer trecho por trecho e seus altos e baixos, enfim chegais a um

planalto elevadssimo. Neste ponto imaginais que sentais para meditar, concentradamente, em vossa Luz Interna. Aps algum tempo de silncio, tentai com vossa mente alcanar planos ainda mais altos. Imaginai a vossa vibrao acelerar-se tornando-vos mais leves e translcidos. Chegar o momento em que a vossa viso se abre e ento percebereis que vos encontrais em outros planos. Depois, retornais, conscientemente, ao vosso mundo terrqueo.

*******

Alegria e sofrimento so dois plos opostos entre os quais se desenrola a vida humana. Enquanto o homem no reconhecer que deve aceitar a dor e subjug-la, estes dois plos no deixaro de existir. Muitos de Nossos discpulos praticaram, com expressivo xito, esta orientao referente sintonizao perfeita. Vs tambm deveis fazer, diariamente, a seguinte meditao: Pensai em alguns problemas ou sofrimentos que vos afligem. Colocai-os vossa frente e observai-os de modo impessoal. No deixeis que vosso sentimento participe desse exerccio, para n serdes influenciados por ele. Agora, de vossos coraes jorrai um forte jato do Fogo Violeta sobre esses problemas. Observai como todas as vossas preocupaes so dissolvidas e consumidas pelo Fogo Violeta. No local da experincia surge uma substncia clara e pura com o formato de um sol. Todo mal foi transmutado.

AFIRMAO EU SOU a Fora Divina da Iluminao e Sabedoria que me indica o prximo degrau do meu Caminho Luz Esta, Meus amigos, deve ser a vossa afirmao; depois, em silncio, permanecei em expectativa. Se essas palavras forem acompanhadas de

suficiente concentrao, um dia recebereis uma pequena orientao que vos permitir reconhecer o prximo passo. Com um exerccio persistente, ser-vos- possvel dominar, com antecedncia, qualquer situao e saber aquilo que deve ser feito.

*******

A primeira e a mais importante frase de vossa vida EU SOU traz em si a perfeio. Vosso ntimo dilogo com Deus, dentro de vs, deve basear-se nessas palavras. Elas vos permitiro mergulhar no profundo recndito de vosso ser. Iniciai vossa meditao com a frase EU SOU. Escutai-a por um tempo prolongado. Tal como um pesquisador que acompanha o som do eco, para descobrir a profundeza da caverna interior, cujo som poder ser ouvido atravs dos poros do corpo fsico. Mantende-vos na expresso EU SOU, ela a abundncia de vossa vida.

*******

A conscincia j despertada de um ser traz consigo um grande propsito: a Unio definitiva com o Eu Divino num plano mais amplo, todavia mais ntimo. Isto precisa ser praticado, por meio do seguinte exerccio: Visualizai-vos com a semelhana de um enorme globo de luz. Preenchei-o com a substncia dourada da iluminao. Permanecei algum tempo dentro desta vibrao. Ao mergulhardes com vossa vibrao na Luz mais forte de vossa Presena Divina, ireis constatar, se elevardes vossa vibrao, que a diferena vibratria ser muito insignificante. Um ou outro discpulo poder sentir algo ou ter um vislumbre de quo poderosa essa vibrao. Desejo que tenhais a necessria compreenso para levar adiante este intento. *******

Todo discpulo passa por uma prova rigorosa. O primeiro exerccio que ele precisa aprender manter seu pensamento sobre algo determinado, por um longo tempo, sem qualquer interrupo, e no admitir que surjam outros pensamentos. Deve permanecer, resolutamente, firme no exerccio que escolheu e ser o senhor de seus pensamentos. Segue o exerccio: Em uma noite escura, observai uma estrela no firmamento, tanto faz que ela seja uma estrela especial pela qual sentis atrao ou uma das milhares que cintilam no cu. Experimentai atrair sua luz e identificai-vos, totalmente, com ela. Sede a prpria estrela luminosa e procurai sentir-vos agasalhados em sua vibrao. Mantende essa imagem por um tempo indeterminado. Ireis constatar que, dia aps dia, aumenta o tempo de meditao. Exercitai-vos, conscientemente, at firmar esta imagem. Convencei-vos de que sois capazes de controlar vossos pensamentos.

*******

Antes que as foras mais elevadas do discpulo despertem, saliento o estmulo para despertar a atividade dos chacras. Porm, acautelai-vos discpulos, jamais deveis tentar incentivar os chacras por meio de exerccios forados. O processo normal e automtico para esse despertar efetua-se durante vossa atividade, isto : quando irradiais a Fora da Luz atravs de conduta e convivncia harmoniosa com vosso prximo. Estas so as condies melhores e mais apropriadas para o desenvolvimento de vossa evoluo espiritual. A natureza no d saltos; portanto, precavei-vos de praticar, afoitamente, exerccios que podero prejudicar-vos. Quando estiverdes preparados dignamente, chegar a hora de dar o prximo passo; ento se realizar o alegre despertar das Cidades de Luz, elevando-vos ao prximo degrau. Por este meio, os centros, como um vrtice de energia, passam a uma atividade mais acelerada, mais intensa. Tal aspecto permitir que se perceba vossa evoluo, e deve ter apenas um nico motivo: servir de forma concentrada e melhor o vosso trabalho.

Continuamos com os exerccios que vos conduziro a uma concentrao profunda e a uma finalidade consciente: Visualizai que vos encontrais em um ambiente enorme, sem paredes, com nebulosa claridade, e cujo contorno vos desconhecido. Por algum tempo, concentrai-vos em vossa cintilante Luz Interna. Visualizai-A, cada vez mais intensa, expandindo-se de vs, iluminando tudo em vosso redor. Com o decorrer do tempo, ireis discernir os pormenores e reconhecer onde vos encontrais.

*******

As batidas de vosso corao refletem o estado de vossa sade; ajustamse, exatamente, ao vosso ritmo de vida; reagem conforme a alegria ou sobressalto de temor, sobre movimento e descanso. Exerccio: Dirigi a ateno s batidas de vosso corao... escutai-as por algum tempo... Mergulhai, profundamente, no ponto central entre os dois ventrculos... Mirai a Imagem Divina o modelo completo de vossa personalidade... Essa imagem o HOMEM DOURADO que algum dia deveis expressar. Observai como esta imagem se expande e vos preenche... o verdadeiro HOMEM que assume a liderana. Esta Imagem Interna a expresso de vossa Perfeio e possui todos os atributos do EU Divinal. Visualizai-vos em unio com Ele e sede o HOMEM DIVINO.

*******

Ns festejamos exatamente como vs, o Dia do Aniversrio o novo nascimento do homem e a ascenso Liberdade como sendo o maior acontecimento verificado no Caminho, atravs dos inmeros estados de evoluo espiritual. E, contudo, isto apenas um novo comeo que conduz a degraus mais elevados ainda, at s alturas desconhecidas. A evoluo no tem fim. No existem limites no interminvel, eterno e

elevado vo do esprito, quando deixa para trs os grilhes que o prendem ao ambiente terrqueo. Esta perspectiva, queridos amigos, vos deixa prever as possibilidades existentes em vosso Caminho. A prpria conscincia humana possui imensa capacidade de expanso, quando transpe os limites de seu invlucro fsico. A conscincia independente; so os hbitos milenares que conservam os seus limites. Estes no so reais e no tm o poder de limitar a expanso de vossa conscincia se na quiserdes aceit-los. Usai, diariamente, o seguinte exerccio que adequado para promover a expanso de conscincia: Visualizai o invlucro de vosso corpo fsico tornar-se transparente, o Homem Interno, expandindo sua esfera de ao; o vosso potencial divino ou vossa percepo consciente, externando-se em todas as direes. Estais unidos com a humanidade da mesma esfera de vibrao espiritual e, dentro desse estado de conscincia, no existe limite. Procurai sentir-vos abrigados nesta Unio e reconhecei a verdade desta afirmativa: EU SOU UM COM TODA A VIDA.

*******

Saber conduzir a ateno, ainda um exerccio pouco compreendido. O discpulo da Luz deveria determinar para onde deseja dirigir seu pensamento e no permitir que ele adeje de c para l, sem rumo. A ateno forma um canal atravs do qual fluem as energias do discpulo. Por este meio, ele une a sua freqncia vibratria com aquilo que chama a sua ateno. O resultado final desta realidade, para cada discpulo sincero, deveria ser o controle constante da direo dada a seu pensamento e ateno, isto : dirigindo-os num sentido positivo e edificante. Quando a ateno desviada das imperfeies cotidianas, torna-se mais fcil venc-las, projetando o Poder e a Fora da Luz sobre as mesmas. Exerccio: Vede a Luz Crstica irradiando-se de vosso corao... Por algum tempo, mantende esse pensamento.

Aceitai a realidade desta Luz penetrando nas formas-pensamento negativas e dissolvendo-as... Aprendei a exercer controle sobre a vossa energia e fazei de vossos pensamentos os vossos servos.

*******

A atividade ruidosa e tumultuosa dos homens traz como conseqncia o desejo de silncio, tornando cada vez mais forte o anseio pela entrada no interior de seu Ser Crstico. Experimentai, pois, obter um pouco desse Silncio que permita recolhervos tranqilidade de vosso Ser Interno, quando o tumulto da vida cotidiana tentar perturbar-vos. Vossas obrigaes, geralmente, vos colocam em contato com a vida externa e, como natural, nem sempre podeis esquivar-vos de determinadas situaes, sem perturbar a harmonia. Contudo, sempre que houver oportunidade, guardai silncio, dando assim ao vosso Eu Divino a oportunidade de preencher-vos com as Foras Csmicas necessrias. Visualizai-vos dentro de uma irradiante aura dourada que se estende, amplamente, em vosso redor... Ela suprida pela Luz Crstica que se encontra em vosso corao, desabrochando Sua Fora... Expandi esta aura e imaginai que ela abrange as distncias que vos circundam... Aumentai-a mais e mais... Vossa Luz Crstica torna-se ilimitada e envolve toda a Vida....

*******

Potrebbero piacerti anche