Sei sulla pagina 1di 9

Desmatamentos DESMATAMENTO

Desmatamento contribui para o esgotamento das fontes de gua natural prejudicando o abastecimento, deixa o solo sem proteo das razes das rvores, impedindo a eroso. A terraplanagem arranca as rvores e plantas rasteiras e corta o solo. O desmatamento ocorre para o plantio, a criao de gado, para a comercializao da madeira, para moradias, etc. A devastao florestal preocupa brasileiros e ambientalistas do mundo todo, pois interfere na fauna, destri espcies da flora, contribui para a poluio da gua, do ar, das chuvas cidas, do efeito estufa e a comercializao ilegal de madeiras nobres. Ocorre a poluio do solo, quando o homem polui o solo , quando joga sobre ele qualquer coisa nestas reas desmatadas, o material jogado no entra em decomposio, os decompositores so destrudos, o solo contaminado torna-se uma via transmissora e propagadora de doenas, assim como a perda da fertilidade do solo. A floresta Amaznica, cerca de 13% dos 5 milhes de quilmetros quadrados originais foram destrudas. A rea equivalente Europa Ocidental e com uma populao de 17 milhes de pessoas. Calcula-se que na floresta Amaznica existem 2 milhes de espcies vegetais e animais, das quais s 30 % so do conhecimento da cincia. As florestas tropicais ocupam 16 milhes de quilmetros quadrados no mundo. Estima-se que, a cada ano, 100 mil quilmetros quadrados de rvores sejam destrudos por queimadas, projetos mal-executados, desmatamentos, minerao inadequadas e presso demogrfica. Pelo menos 25% das essncias farmacutica utilizam matria-prima oriunda das florestas tropicais, que ocupam 7% da superfcie do planeta e abriga 80% dos seres vivos. Aproximadamente 5 milhes de hectares foram queimados no Brasil, na Indonsia, em Nova Guin, na Colmbia, no Peru, no Qunia, em Ruanda, no Congo e em outros pases. Alm do custo ecolgico, os incndios contribuem para intensificar o efeito estufa, assim como a especulao madeireira. No Brasil dados preliminares indicam que o nmero de queimadas cresceu. No Rio Grande do Sul, as florestas ocupam 40% da rea total do Estado. At a uma dcada, essa rea havia cado para 2,6% do territrio gacho. A frica uma amostra de destruio, em Madagascar, a devastao de 93% das florestas tropicais transformou regies exuberantes em desertos.

As florestas de clima temperado so devastadas de modo mais intenso do que as tropicais. Estima-se que 44% dessas matas j desapareceram, restando 23 milhes em biodiversidades. A Mata Atlntica, que h 498 anos encheu os olhos dos portugueses to logo aportaram no Brasil, est agonizando. Da vegetao original, que cobria 1,2 milhes de quilmetros quadrados, restam apenas 7%. A situao atual crtica percebe-se uma mudana na geografia da devastao que continua acelerada. A Mata Atlntica um conjunto de trs ecossistemas. No litoral, cresce a restinga, junto aos estgios dos rios, formam-se os manguezais, depsitos de matria orgnica que alimenta inmeras espcies de animais. Por fim, vem as florestas, como folhagem mais densa e rvores altas, cujas razes impedem que as camadas frteis do solo sejam "varridas" pelas chuvas. As sombras produzidas pela copa das rvores preservam as nascentes e os lenis freticos. O funcionamento harmonioso desse conjunto significa vida para a mata. As bromlias, plantas de rara beleza, brotam no cho ou em caules, servindo de reservatrios d'gua para insetos, pssaros e pequenos animais como o mico-leo. Estes por sua vez, funcionam como dispersores de "sementes" que jogam no cho depois de comer a polpa das frutas.

A mata ainda apresenta grande variedade de madeiras nobres, como o pequi, o jequitib e o jacarand disputadas no mercado internacional. Espcies sem valor comercial, como a embaba, por exemplo, sustentam com suas folhas o bicho preguia. Na fauna Atlntica, os animais tm funes a desempenhar, o tatu, por exemplo, ao cavar a terra est oxigenando o solo. Na mata encontra-se micos-lees, jacar-de-papo-amarelo, papagaio-de-cara-roxa, antas, jacutinga, e outros. A destruio vai desde o interesse econmico de grandes empresas, inclusive sob o argumento de gerao de empregos, sobrevivncia dos pequenos agricultores. Contribui para o agravamento da situao uma centena de autorizaes falsificadas de desmatamento em regies onde se instalaram grandes fazendas de gado. Durante os primeiros 350 anos de Histria do Brasil, o extrativismo foi ininterrupto e intenso. Nos ltimos 150 anos, no sobrou muito o que contar. Ambientalistas alertam para o pouco que sobrou da floresta que s chega a aproximadamente 86 quilmetros quadrados, j beira o limite de sobrevivncia de vrias ecossistemas. Neles sucumbem muitos das espcies nativas de nossa flora e fauna e o que ainda parece pior, a Mata Atlntica pode desaparecer em 50 anos como o ritmo de destruio em que esta. Em 1500, quando Pedro lvares Cabral chegou Bahia, uma exuberante floresta cobria quase todo o litoral do Brasil e avanava tambm por centenas de quilmetros no interior.

A Mata Atlntica e seus ecossistemas associados abrangem 17 estados do Rio Grande do Sul ao Piua, totalizando mais de 12,9 milhes de quilmetros quadrados. Cinco sculos depois, a mata uma plida sombra do que j foi. Pagou o preo por receber a maior parte da populao brasileira e foi definhando, at chegar a 7,4 de sua cobertura original. Mesmo assim, continua sendo um dos ecossistemas mais ricos do planeta, abrigando 58 espcies de aves (38% das quais s existem na Mata Atlntica) e 131 espcies de mamferos (23% s encontradas nessa floresta). Tem tambm a maior riqueza de rvores do mundo.

O clima dentro dos continentes muito diferente do clima sobre os oceanos, mostrando que a atmosfera fortemente influenciada pelo que acontece na terra abaixo. certo que ocorrero algumas mudanas no clima amaznico devido ao desmatamento. Estas mudanas podem estender-se ao resto da Amrica do Sul e possivelmente ao resto do mundo. O desmatamento e o equilbrio de energia da superfcie. A compreenso dos motivos pelos quais isto ocorreria depende de uma avaliao do equilbrio global de energia. Apenas cerca de 50% da energia solar terrestre, sendo o resto refletido ou absorvido pelo ar e pelas nuvens. A maior parte desta energia re-introduzida no ar atravs da evaporao, e o calor "latente" armazenado no vapor d'gua pode ser ento transferido por longas distncias antes de ser liberado pela chuva. A energia usada para aquecer diretamente o ar, chamada de "sensvel" ou fluxo de calor convectivo, tem apenas um tero da magnitude e irradiada ao espao mais rapidamente. O responsvel cerca de 15% da energia solar que chega atmosfera deixa o solo inicialmente sob a forma de radiao trmica, mas uma boa parte reabsorvida para aquecer a atmosfera a uma temperatura de 30 graus. Isto ocorre basicamente pela interao com o vapor d'gua e tambm como dixido de carbono, o oznio, o metano e outros gases de efeito estufa. As modificaes da cobertura vegetal do solo altera o equilbrio de energia. Os raios de Sol tem menos chances de serem refletidos porque penetram mais profundamente na floresta de grande altura. Portanto, o desmatamento muda reflectividade da superfcie da Terra de aproximadamente 10% para algo em torno de 30% em um posto de grama baixa ou de 40% em solo nu ou totalmente erodido. O desmatamento tambm modificar o equilbrio entre a evaporao e o fluxo de calor convectivo de uma forma complexa que depende da reao das plantas ao clima e a gua disponvel no solo. 05/06/2005 Ambiente Ibama flagra seis desmatamentos em SC e no rea devastada equivale

a 370 campos de futebol

Em apenas seis dias de operao com um helicptero, tcnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis (Ibama) identificaram seis desmatamentos equivalentes a 370 campos de futebol. Foram cinco reas, somando 176 hectares, em Santa Catarina, e uma rea de 100 hectares no Paran. Pelo menos dois casos ocorreram dentro de unidades de conservao que esto sendo propostas para Santa Catarina. O desmatamento em Palmas, no Paran, tambm pode estar dentro da rea de conservao proposta, segundo o chefe do escritrio do Ibama em Chapec, Olcio Marques. A ao que estava prevista somente para Santa Catarina foi estendida at o Paran, a pedido do coordenador do Ncleo Mata Atlntica do Ministrio da Agricultura, Wigold Schaffer e do representante do GT Araucrias Sul e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Joo de Deus Medeiros. Eles aproveitaram a ao de fiscalizao do Ibama para verificar os limites das unidades de conservao propostas em Abelardo Luz, Passos Maia, Ponte Serrada e Palmas, onde sero realizadas audincias pblicas de 21 a 24 de junho. Para Joo de Deus Medeiros, os desmatamentos confirmam a urgncia de medidas para evitar a destruio da mata. Ele afirmou que a portaria 508 de 2002, emitida pelo Governo Federal, probe o licenciamento de corte de mata nativa, expanso de pinus e outras atividades que agridam a floresta de araucrias enquanto no for concludo o trabalho de criao das unidades. Medeiros criticou a falta de cuidado de organismos como a Fundao do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, que concedeu licenas de corte, canceladas depois de denncia. Tambm foi licenciada uma Pequena Central Hidreltrica no rio Chapec, em Passos Maia, que vai atingir o Parque Nacional das Araucrias. O chefe de fiscalizao do Ibama em Santa Catarina, Marcelo Kammers, disse que o sobrevo foi para localizar pontos de desmatamento identificados por imagens de satlite. Agora equipes do Ibama vo visitar os locais por terra e notificar os proprietrios. Kammers disse que, desde julho de 2004, quando foi iniciada a operao Araucria IV, foram identificados 250 pontos de desmatamento com o corte de mais de quatro mil hectares. Com os sobrevos e imagens de satlite, o rgo identifica mais rapidamente o corte ilegal e pode agir antes para salvar a floresta. As informaes so do Dirio Catarinense.

12-12-2005 - So Paulo (SP) Greenpeace pede fim da desregulamentao do comrcio internacional de produtos florestaisNovo relatrio da organizao ambientalista destaca as ameaas que a Organizao Mundial do Comrcio representa para as ltimas florestas primrias do planetaNa vspera da abertura da Reunio Ministerial da OMC, em Hong Kong, Greenpeace lana novo relatrio, em ingls, onde destaca as ameaas que a Organizao Mundial do Comrcio (OMC) representa para as ltimas florestas primrias do planeta. O novo estudo (Trading Away Our Last Ancient Forests) conclui que preciso colocar um ponto final na desregulamentao do comrcio internacional de florestas para coibir a perda de biodiversidade e proteger a sobrevivncia de populaes indgenas e comunidades tradicionais que dependem das florestas para sua sobrevivncia fsica e espiritual.O relatrio do Greenpeace destaca que a desregulamentao do comrcio internacional deve ampliar a destruio das florestas tropicais, aumentando a explorao ilegal e predatria de madeira, particularmente nos pases mais pobres. O documento confirma as descobertas do estudo encomendado pela Unio Europia (1), publicado na semana passada, sobre os provveis impactos negativos da desregulamentao do comrcio internacional de produtos e servios florestais na OMC.O estmulo para desregulamentar o comrcio global de madeira na OMC pode resultar em danos ecolgicos irreversveis, alm de um aumento dos conflitos sociais e da pobreza, disse Daniel Mittler, Conselheiro Poltico do Greenpeace Internacional. Isto deve ser abandonado pela OMC em face aos impactos ambientais e sociais negativos j comprovados.Na Amaznia, estima-se que a ilegalidade na explorao de madeira varie entre 60 e 80%. Recentemente, o presidente do Ibama, Marcus Barros, chegou a afirmar que 90% da produo de madeira na regio ilegal. Madeira de origem ilegal est associada a outros crimes como grilagem de terras, violncia no campo, formao de quadrilhas, fraudes

e falsificao de documentos pblicos, evaso de divisas e pssimas condies de trabalho, alm de invaso de terras indgenas e unidades de conservao. O relatrio do Greenpeace mostra que a OMC tem sido usada sistematicamente para interromper aes polticas necessrias para barrar a destruio das florestas. A organizao ambientalista exige que os governos dem prioridade legislao internacional de salvaguardar as pessoas e o meio ambiente sobre as regras comerciais para que a OMC no possa mais ser usada para minar os avanos das leis sociais e ambientais.No podemos permitir que o futuro das florestas do planeta seja negociado na OMC, disse Marcelo Furtado. Os governos devem por um ponto final na ameaa dos acordos comerciais sobre a proteo do meio ambiente e adotar medidas urgentes para aumentar a proteo das florestas em todo o mundo.

19-12-2005 - So PauloMadeira amaznica ilegal comprada pelo Greenpeace entregue na Polcia Federal como prova do crimeDe Rondnia a So Paulo, operao sigilosa expe, a olho nu, a falta de controle sobre a atividade madeireira na Amaznia Ativistas do Greenpeace entregaram na manh desta segunda um carregamento de madeira amaznica ilegal na sede da Polcia Federal em So Paulo. A carga de 29 metros cbicos, transportada por uma carreta, foi comprada pelo Greenpeace em Rondnia, em uma espetacular operao de inteligncia que levou quatro meses para ser completada com sucesso. Junto com a madeira ilegal, a organizao ambientalista entregou PF documentos utilizados na legalizao da madeira notas fiscais e Autorizaes de Transporte de Produto Florestal (ATPFs) e um dossi com locais, nomes de pessoas e empresas envolvidas na extrao e lavagem do produto. O Greenpeace tambm pediu formalmente ao Ministrio Pblico Federal, em Rondnia e So Paulo, que apure as denncias. A operao sigilosa ganhou destaque no domingo no Fantstico, programa da Rede Globo de Televiso.Esta denncia tem dois objetivos: mostrar como o comrcio clandestino de madeira amaznica abastece o mercado interno e contribuir para que o governo federal corrija as falhas do atual sistema de monitoramento e controle da atividade madeireira, disse Paulo Adrio, coordenador da campanha Amaznia do Greenpeace. De acordo com Adrio, o sistema atual, a cargo do Ibama, precisa ser radicalmente modificado.H um novo sistema de controle em estudo h tempos pelo Ibama que ainda no foi implementado, disse Adrio. Enquanto espera, o consumidor obrigado a comprar madeira muitas vezes ilegal, impostos so sonegados, crimes so cometidos, o poder pblico se desmoraliza e a Floresta Amaznica destruda. Segundo o Greenpeace, o governo federal deve dar prioridade absoluta ao reaparelhamento e fortalecimento das instituies encarregadas de fazer valer a lei, como o prprio Ibama e a Polcia Federal. O Greenpeace defende tambm a aprovao urgente, pelo Congresso, do projeto de lei que modifica a gesto de florestas pblicas para aumentar a oferta de madeira legal ao mercado.A madeira ilegal entregue hoje Polcia Federal foi extrada de reas no entorno dos municpios de Cujubim e Machadinho DOeste, nordeste de Rondnia. A maior parte destas reas est sendo desmatada para servir de pastagens de gado. As toras foram serradas na Serraria Fortaleza, em Cujubim (RO). A nota fiscal e a ATPF (1), documentos verdadeiros que acompanharam a carga em seu transporte at So Paulo, foram compradas de um atravessador no municpio de Ariquemes, tambm em Rondnia. O caminho carregado de madeira ilegal percorreu mais de 3 mil quilmetros de rodovias federais e estaduais, atravessou trs fronteiras interestaduais e dois postos de fiscalizao do Ibama Trevo de Vilhena, em Rondnia, e Trevo do Lagarto, no Mato Grosso. Ao chegar em So Paulo, a carga foi estocada em um galpo at sua entrega na PF.Este carregamento ilegal jamais seria identificado pelas autoridades por estar lastreado com documentos legais, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amaznia do Greenpeace. Nossa ao mostra que, alm de atividades criminosas clssicas, como falsificao de documentos, existe um fato ainda mais grave: o uso de documentos oficiais para lavar produtos ilegais.De acordo com a instituio de pesquisa Imazon, o mercado brasileiro consome 64% da madeira extrada da Amaznia apenas So Paulo responde por cerca de 15% deste total. O presidente do Ibama, Marcus Barros, declarou recentemente imprensa que 90% da madeira amaznica tm origem ilegal. Ainda segundo o Ibama, so emitidas mais de 1 milho de ATPFs por ano na Amaznia Legal. A operao do Greenpeace revela que muitas vezes esses documentos oficiais so usados para legalizar madeira ilegal.Isso pode explicar o fato de que o mercado de madeira em So Paulo no foi paralisado pela Operao Curupira I, do Ibama e da Polcia Federal, que levou intensa presena do estado ao Mato Grosso, principal fornecedor do mercado paulista, disse Rebeca Lerer.O Greenpeace reconhece que poucas vezes houve um esforo to grande por parte do Ibama para combater a explorao ilegal de madeira como h agora. Mas, para a

organizao ambientalista, apenas operaes de fiscalizao no resolvem o problema. Em 2005, o governo federal realizou trs grandes operaes policiais para combater o trfico de madeira ilegal.A prefeitura de So Paulo, que aderiu ao programa Cidade Amiga da Amaznia em junho de 2005, foi informada hoje formalmente sobre a denncia. A expectativa do Greenpeace que o governo municipal intensifique aes de fiscalizao na cidade a fim de combater o comrcio de madeira amaznica de origem ilegal.O programa, lanado pelo Greenpeace em maio de 2003 , estimula prefeituras a implementar leis e normas para evitar o consumo de madeira amaznica ilegal ou proveniente de desmatamentos e extrao criminosa. As prefeituras querem comprar madeira de origem legal e sustentvel, mas dependem da eficcia do sistema federal de controle da madeira para cumprir seus compromissos, afirma Rebeca Lerer, coordenadora do Cidade Amiga da Amaznia.O Greenpeace enviou ainda comunicado s cidades participantes do programa sugerindo que as prefeituras expressem sua preocupao com a denncia e solicitem ao Ibama a verificao dos documentos da madeira utilizada nas obras pblicas. A maioria destas prefeituras exige ATPF como comprovao de origem legal da madeira que consomem. Atualmente, 26 municpios participam do programa, incluindo So Paulo, Campinas, Guarulhos e as sete cidades do Grande ABC, no estado de So Paulo; Manaus, no Amazonas; e Rio Grande, Santa Maria e So Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Fonte: Greenpeace - 2005 15-02-2006 - So Paulo Lei da Mata Atlntica aprovada depois de 14 anosPor Ascom RMAFoi aprovado nesta quarta no Senado, o Projeto de Lei n 285/99, que dispe sobre a proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica. O projeto demorou 14 anos para ser aprovado, sofreu mais de 80 emendas e enfrentou forte oposio da bancada ruralista. Eu pessoalmente nem sei como comemorar depois de 14 anos esperando, conta Miriam Prochnow, Coordenadora Geral da Rede.Apresentado em outubro de 1992, o texto define e regulamenta os critrios de uso e proteo do bioma, reduzido atualmente a 7,3% de sua vegetao original, alm de estabelecer uma srie de incentivos econmicos produo sustentvel. Cria tambm incentivos financeiros para restaurao dos ecossistemas, estimula doaes de iniciativa privada para projetos de conservao, regulamenta o artigo da Constituio que define a Mata Atlntica como Patrimnio Nacional, delimita o seu domnio, probe o desmatamento de florestas primrias e cria regras para explorao econmica.A aprovao dessa lei deve garantir a proteo e recuperao dos poucos remanescentes da Mata Atlntica, que o bioma mais ameaado do pas e o segundo mais ameaado do mundo. Miriam Prochnow ressalta, entretanto, que a luta continua, pois o projeto volta para a Cmara por conta das emendas aprovadas. Depois disso comea a luta para cobrar que a lei seja cumprida: A luta deste PL se confunde com a histria da RMA. a nossa vitria, o que no significa que no teremos outras lutas pela frente. Agora vamos lutar para que os avanos do texto sejam aplicados o quanto antes.Histrico da luta:Outubro de 1992: o deputado federal Fabio Feldmann (SP) apresenta Cmara dos Deputados o PL n 3.285, que trata da utilizao e da proteo da Mata Atlntica, com apenas 12 artigos.Fevereiro de 1993: encaminhada Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias (CDCMAM), nica comisso de mrito indicada para se pronunciar sobre o assunto. A deputado Rita Camata (ES) indicada relatora da Comisso. Porm, a matria fica sem ser apreciada at o fim da legislatura 1991- 1994, quando arquivada.Fevereiro de 1995: reeleito deputado por So Paulo, Fabio Feldmann solicita o desarquivamento do PL n 3.285/92, que passa a ser o texto principal sobre o tema no mbito da Cmara dos Deputados.Fevereiro de 1995: a fim de restringir o alcance do Decreto n 750/93 ento o mais eficaz instrumento legal de proteo Mata Atlntica -, o deputado Hugo Biehl (SC) apresenta o PL n 69/95, por meio do qual limita a abrangncia da Mata Atlntica ao domnio da floresta ombrfila densa e s formaes pioneiras com influncia marinha (restingas) e com influncia fluviomarinha. O PL n 69/95 anexado ao PL n 3.285/92.Maro de 1995: o texto encaminhado Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias (CDCMAM) e tem como relator o deputado Wilson Branco.Junho de 1995: apresentado o PL n 635/95, de autoria do deputado Rivaldo Macari (SC), que exclui dos limites da Mata Atlntica as florestas ombrfilas mistas, ou florestas de araucria, uma das mais ameaadas no pas. tambm anexado ao PL n 3.285/92.Agosto de 1995: a CDCMAM aprova a proposta de seu relator, deputado Wilson Branco, com o acrscimo de nove emendas ao PL original. So rejeitadas integralmente as teses contidas nos PLs n 69/95 e n 635/95, dos deputados Hugo Biehl e Rivaldo Macari. Coordenada pelos deputados Fabio Feldmann e Sarney Filho (MA), presidente da comisso, a aprovao suscita reao furiosa de madeireiros e ruralistas.Setembro de 1995: inconformado com a aprovao do PL na CDCMAM, os deputados Paulo Bornhausen (SC) e Jos Carlos Aleluia conseguem que o PL seja enviado Comisso de Minas e Energia (CME),

impedindo que a matria seguisse para a Comisso de Constituio, Justia e Redao (CCJR). Em sua justificativa, Bornhausen, que assume a relatoria do PL na CME, afirma que o texto aprovado na CDCMAM afeta a gerao e o consumo de energia, uma vez que restringe a produo de lenha.Outubro de 1997: no dia 22, a CME aprova o substitutivo ao PL n 3.285/92, de autoria do deputado Paulo Bornhausen. Os deputados Luciano Zica (SP) e Octvio Elsio (MG) apresentam voto em separado, alegando que o substitutivo subverte os propsitos do PL 3285/92, vale dizer, ao invs de proteger a Mata Atlntica, vai permitir a destruio dos exguos remanescentes dessa floresta. No mesmo dia, o deputado Luciano Zica apresenta recurso presidncia da Cmara dos Deputados, solicitando a rejeio do substitutivo, sob a justificativa de ter havido desrespeito ao Regimento Interno da casa, j que a Comisso abordou questes que no eram de sua competncia. A armao denunciada tambm em plenrio pelos deputados Zica e Octvio Elsio. Na mesma sesso, o relator do substitutivo, Paulo Bornhausen, reconhece o equvoco do procedimento por ele conduzido na Comisso.Novembro de 1997: o presidente da Cmara, Michel Temer decide em favor do recurso apresentando pelo deputado Luciano Zica, sob o argumento de que a Comisso de Minas e Energia extrapolou os limites regimentais de sua competncia ao aprovar o substitutivo do deputado Paulo Bornhausen. A matria devolvida CME, com a orientao de que seu parecer seja reformulado.Dezembro de 1997: um acordo entre lderes partidrios resulta em uma proposta que enviada para votao no plenrio da Cmara dos Deputados em regime de urgncia. Porm, diante do temor de ambientalistas quanto aos possveis efeitos de algumas das mudanas promovidas no mbito dessa negociao, a proposta retirada da pauta.Junho de 1998: o deputado Odelmo Leo, da bancada ruralista, solicita a incluso da Comisso de Agricultura e Poltica Rural entre as comisses habilitadas a apreciar a matria; seu pedido negado.Fevereiro de 1999: com o fim da legislatura 199598, o PL n 3.285/92 arquivado. Fabio Feldmann no se reelege e o deputado Jaques Wagner (BA) apresenta um novo texto sobre o tema, tomando como base a proposta negociada no final de 1997, que recebe o n 285/99. No mesmo ms, porm, uma nova interpretao do Regimento Interno da Casa permite o desarquivamento do PL n 3.285/92, a fim de restabelecer a tramitao de um dos projetos a ele anexados.Junho de 1999: os ruralistas solicitam, pela segunda vez, a incluso da Comisso de Agricultura e Poltica Rural entre aquelas habilitadas a emitir parecer sobre o PL n 285/99. A solicitao, que tinha como objetivo alterar pontos que contrariavam os interesses do setor rural, especialmente os limites do domnio da Mata Atlntica, negada mais uma vez.Agosto de 1999: a Comisso de Minas e Energia (CME) decide pela incompetncia para se pronunciar sobre o PL n 3.285/92.Dezembro de 1999: aps meses de debate e de presso da sociedade civil, a Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias aprova o substitutivo do deputado paranaense Luciano Pizzatto ao PL n 285/99, do deputado Jaques Wagner. O texto aprovado, com 66 artigos, tenta superar o conflito em torno da configurao geogrfica da Mata Atlntica adotando o conceito de Ecossistemas Atlnticos, sob o qual mantm a descrio contida no texto original. O substitutivo aparece dividido em seis ttulos, um dos quais (Ttulo IV) defende que o Poder Pblico estimular, com incentivos econmicos, a proteo e o uso sustentvel dos Ecossistemas Atlnticos, o que suscitar um novo front de oposio ao projeto.Abril de 2000: o substitutivo ao PL n 285/99 anexado ao PL n 3.285/92, que reassume seu estatuto de texto principal. Com isso, a proposta do ento deputado Fabio Feldmann passa a ter trs PLs anexados alm do substitutivo, os PLs n 69 e n 635.Maio de 2001: o relator da matria na Comisso de Constituio, Justia e Redao (CCJ), Fernando Coruja (SC), assina parecer no qual considera o PL n 3.285/92 inconstitucional por invadir a seara normativa do Presidente da Repblica ao atribuir uma srie de competncias a rgos e entidades integrantes da estrutura do Poder Executivo. Porm, decide pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica do substitutivo ao PL n 285/99, ao qual prope modificaes por meio de subemenda substitutiva, e dos PLs n 69 e n 635. Curiosamente, as mudanas do relator ao PL n 285 apresentam problemas de redao, que interferem no mrito da proposta.Maio de 2002: A CCJ aprova proposta do deputado Inaldo Leito que d nova redao ao parecer pelo deputado Fernando Coruja, corrigindo os problemas anteriormente identificados.Junho de 2002: um novo acordo de lideranas permite levar os PLs votao no plenrio da Cmara. Porm, um requerimento da bancada ruralista acaba por retir-lo da pauta. Na ocasio, circulam informaes de que a rea econmica do governo tambm tinha restries ao captulo que trata dos incentivos econmicos para a proteo da Mata Atlntica, que desrespeitaria a Lei de Responsabilidade Fiscal.Fevereiro de 2003: o PL n 285/99 , mais uma vez, includo na pauta de votao do plenrio da Cmara dos Deputados. Porm, resulta em nova retirada do texto da pauta, j que o governo recm-empossado ainda no havia apreciado a matria.Maro 2003: um acordo entre a liderana do PT na Cmara, o Ministrio do Meio Ambiente e o Ministrio da Fazenda resulta em parecer favorvel, por parte do governo federal, aprovao do PL da Mata Atlntica. O texto aguarda nova oportunidade para ser includo na pauta de votao da Casa.Dezembro de 2003: Finalmente o projeto aprovado na Cmara dos

Deputados.Fevereiro de 2006: O projeto aprovado no Senado Federal, com emendas, o que significa que deve voltar para a Cmara. Sancionada lei que permite a empresas explorar matas - Maro de 2006. O presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou ontem a Lei de Gesto de Florestas Pblicas, que permite a explorao das matas por empresas privadas por licitao, sem que o Estado perca a posse da rea.As concesses tero prazos que vo de cinco a 40 anos, mas apenas para atividades que no causem desmatamento, entre elas o manejo florestal para a produo de madeira e produtos no-madeireiros (leos, essncias, frutos e sementes). A cada cinco anos, as reas concedidas sero submetidas a auditorias.Lula sancionou a lei com veto a emendas que, segundo as ONGs de defesa das florestas e movimentos sociais, ameaavam os objetivos da proposta de preservao. O presidente afirmou que o governo abriu mo da expanso econmica rpida em favor de uma poltica de desenvolvimento sustentvel:- Certamente, essa lei no a ideal. Certamente ter gente achando que ela poderia ter um artigo a mais, um pargrafo a menos. O que importa que essa lei a demonstrao mais viva da competncia de fazer a arte do possvel .O Greenpeace considera que a lei ajudar a regularizar a tensa situao fundiria na Amaznia ao desestimular a grilagem de terras pblicas e incentivar madeireiros a respeitar a legislao.O poder pblico se reapropriar de suas prprias terras, que sofrem saques perpetrados por grileiros, madeireiros e fazendeiros - disse Paulo Adario, coordenador da campanha Amaznia, do Greenpeace.Segundo ele, a indstria madeireira no poder mais alegar que opera na ilegalidade por falta de reas economicamente viveis.Adario adverte que a lei s funcionar se Ibama e Polcia Federal, fiscalizadores, forem fortalecidos. O que muda: Empresas privadas podero explorar as florestas pblicas, com manejo racional, por at 40 anos. So permitidas trs atividades: madeireira, extrao de frutas, leos e seringa e servios tursticos; Dentro da reas concedidas, haver reservas de preservao; As reas concedidas devero fazer parte de um cadastro nacional; As empresas pagaro pelo uso dos recursos naturais; As concesses sofrero auditorias independentes no mnimo a cada trs anos; A fiscalizao ser feita pelo Ibama, com o reforo de rgos estaduais; > Cria o Servio Florestal Brasileiro (SFB), que fiscalizar as concesses. DESMATAMENTO - A situao atual da Mata Atlntica

O desmatamento das florestas brasileiras, em especial da Amaznia, motivo de preocupao entre os ambientalistas mundiais, no s pela rea envolvida como pela biodiversidade local. Entretanto, na Mata Atlntica que a devastao demonstrou sua maior eficincia, pois dos 1,1 milho de km2 que percorriam o litoral brasileiro de norte a sul, restam hoje apenas 7%. A ocupao desordenada da faixa costeira, iniciada logo aps o descobrimento, reduziu a mata a pequenas manchas verdes em poucos Estados, notadamente no Sul do Pas. Apesar de alguns avanos na criao de reas protegidas e ainda que cada regio tenha causas diferentes de desmatamento, a Mata Atlntica continua, de uma forma geral, a sofrer com o assdio de madeireiras, culturas agrcolas, pecuria, especulao imobiliria, palmiteiros, queimadas e com uma tcnica ultrapassada de secagem de fumo com lenha retirada da floresta. Entre o Rio Grande do Sul e o Esprito Santo, foram perdidos 500.317 hectares de matas primrias, entre 1990 e 1995. S restam em p 8.182.096 hectares de florestas na Mata Atlntica, excessivamente fragmentadas. A constatao de um recente estudo realizado pela Fundao SOS Mata Atlntica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Socioambiental (ISA). Este o segundo levantamento feito pela SOS Mata Atlntica. O anterior abrangeu o perodo entre 1985 e 1990 e demonstrou que naquela poca restavam apenas 8,8% da mata. Apesar dos decretos restritivos e das campanhas para salvar um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, as imagens de satlite mostram um avano impressionante dos desmatamentos. Na comparao entre o atual levantamento e o realizado entre 1985 e 1990, verifica-se que o ritmo de devastao da cobertura florestal diminuiu, de 6,5% para 5,7%. Mesmo assim, um valor excessivo, pois trata-se de um ecossistema que j foi reduzido a apenas

7% do seu tamanho original. Segundo a Fundao SOS Mata Atlntica, com a velocidade alarmante com que vm sendo reduzidas suas coberturas originais __ a devastao da Mata Atlntica duas vezes e meia maior do que a da Floresta Amaznica __ a Mata Atlntica est caminhando em um ritmo descontrolado para a extino e pode acabar dentro de aproximadamente 50 anos. Em nmeros absolutos, o Rio de Janeiro o campeo do desmatamento, com 140.000 hectares derrubados. Em seguida, vem Minas Gerais, com 88.951, Paran, com 84.609 e So Paulo, com 67.400 hectares devastados (veja o quadro perfil por estado). Em nmeros relativos, em primeiro vem tambm o Rio de Janeiro, com o desmatamento de 13,13% de sua rea, seguido por Mato Grosso do Sul, com 9,59%, e por Gois, com 9,10%. interessante ressaltar que apesar de em alguns Estados o domnio de Mata Atlntica ser pequeno, os nmeros apresentados no se referem a outros tipos de floresta. PERFIL POR ESTADO (em hectares) Mata Atlntica Estados ES GO MS MG PR RJ RS SC SP Totais rea em 1990 409.741 7.119 43.752 1.214.059 1.815.137 1.069.230 535.255 1.729.160 1.858.959 8.882.412 Mata Atlntica rea em 1995 387.313 6.471 39.555 1.125.108 1.730.528 928.858 508.482 1.666.241 1.791.559 8.182.095 Desmatamento rea 22.428 848 4.197 89.951 84.609 140.372 28.793 62.919 67.400 500.317 % 5,47 9,10 9,59 7,32 4,66 13,13 5,38 3,64 3,62 5,76

RIO DE JANEIRO O RECORDISTA EM DEVASTAO O Estado do Rio detm a triste liderana em dois importantes quesitos: o Estado campeo absoluto de desmatamento da Mata Atlntica e possui ainda o municpio com maior desmatamento individual. De acordo com o diretor da SOS Mata Atlntica, Mrio Mantovani, o Governo deveria ficar constrangido com estas notcias, pois, no Rio, a situao est fora de qualquer controle, com uma mdia de 3,5% ao ano de rea devastada. O Estado est com seu controle ambiental falido e o Governo apresenta descaso e desinteresse em aprovar uma legislao mais rigorosa. Em apenas seis anos (de 1990 a 1995) foram devastados no Rio mais 13,3% da rea existente no incio da dcada. Corresponde a 140.372 hectares, contra 85.261 hectares derrubados no perodo anterior, de 1985 a 1990. O maior desmatamento individual detectado no novo estudo ocorreu no municpio de Trajano de Moraes, no Rio de Janeiro. Ali foi perdida uma rea total de 7.700 hectares, onde 3.704 hectares eram de floresta contnua em um s local e 4.420 hectares em todo o municpio. Como na maior parte da regio serrana, a mata deu lugar a pastagens. Em Terespolis, Petrpolis e Nova Friburgo, grandes reas foram destrudas para a contruo de casas e empreendimentos de veraneio. O desmatamento das encostas ngrimes do Rio foi uma tendncia tambm verificada em Minas e Esprito Santo, onde pastagens de baixa produtividade e plantaes de caf esto tomando o lugar das rvores. Alm da perda da biodiversidade, tal desmatamento aumenta muito o risco de eroso e desabamentos das encostas. PARAN E SANTA CATARINA DIMINUEM A DERRUBADA Os dois viles do desmatamento no estudo de 1985 a 1990 __ Paran e Santa Catarina __, desta vez do bom exemplo. No Paran, os 144.000 hectares devastados caram para

84.609 hectares entre 1990 e 1995. Em Santa Catarina, a reduo foi de 99.000 hectares para 62.919 hectares. A reduo demonstrou a importncia da presso da opinio pblica e do prprio monitoramento, j que paranaenses e catarinenses assustaram-se ao ser apontados como os viles no estudo anterior e o impacto refletiu nas aes governamentais e at no judicirio. Em Santa Catarina, a Procuradoria concedeu uma liminar proibindo os rgos de fiscalizao de emitir licena de desmatamento antes da regulamentao da legislao federal. No Paran, a legislao restritiva, que probe o corte de Mata Atlntica desde 1993, tambm imobilizou os madeireiros. Deve-se ressaltar, entretanto, que a floresta densa paranaense s existe agora onde sua explorao no economicamente vivel. Na floresta ombrfila mista, a floresta de araucrias (pinherais), a devastao continua. Do total desmatado no Paran, 73,8%, ou 58.848 hectares, foram derrubados nestas florestas. ESPRITO SANTO TEM NVEIS PREOCUPANTES No Esprito Santo, o nvel de desmatamento preocupa, apesar de os nmeros absolutos serem menos expressivos: 22.428 hectares derrubados entre 1990 e 1995 ou 5,47%. O problema que a maior parte dos remanescentes est em propriedades privadas e as unidades de conservao no Estado so muito pequenas para preservar a imensa biodiversidade da regio. O Esprito Santo detm o recorde mundial de biodiversidade de espcies arbreas, com a marca de 476 rvores diferentes identificadas em apenas 1 hectare de floresta. Essa riqueza tende a diminuir com o processo de fragmentao florestal, j que a biodiversidade existe em decorrncia de uma grande variabilidade de tipos de solo, de pluviosidade e de altitude, mesmo em reas vizinhas. Significa que a preservao de uma nica rea no garante a preservao da biodiversidade e que as matas particulares so imprescindveis para dar continuidade s Unidades de Conservao. SO PAULO MANTEVE O RITMO DE DESMATAMENTO Em So Paulo, o ritmo de desmatamento continuou como nos anos anteriores, com 67.400 hectares de mata derrubada, o equivalente a 3,62% do total de florestas primrias. Atualmente, os desmatamentos concentram-se em duas regies: Pontal do Paranapanema, no oeste, e Vale do Ribeira, no sul. No Pontal, entre 1994 e 1995, os fazendeiros, preocupados com a reforma agrria, desmataram grandes reas s pressas para implantar pastagens e mostrar produtividade. No Vale do Ribeira, com quadro mais crtico, os desmatamentos so provocados por invases de terra, algumas dentro de parques ecolgicos. Alguns invasores embrenhamse mata adentro e vivem de pequenas roas e da extrao ilegal de palmito. A IMPORTNCIA DO DETALHAMENTO Assim como ocorreu no levantamento dos desmatamentos da Amaznia, a nova avaliao da Mata Atlntica tambm incluiu a classificao por tipo de floresta, detalhamento que de extrema importncia para a elaborao dos planos de ao. Na Mata Atlntica, assim como na Amaznia, a biodiversidade deve-se diversificao de fisionomias vegetais conforme o tipo de solo, relevo, clima, latitude e longitude. As imagens de satlite foram cruzadas com os limites municipais, rede hidrogrfica e mapa das Unidades de Conservao. O detalhamento revelou que a floresta mais prxima da extino a ombrfila mista, enquanto que a mais protegida em parques e estaes a ombrfila densa, a floresta das encostas litorneas. Foram classificados ainda os desmates na mata estacional semidecidual, estacional decidual e ombrfila aberta. A regenerao s foi computada em estgio avanado, ou seja, mata secundria com rvores adultas e dossel fechado. * Marcelo Szpilman Bilogo Marinho, Diretor do Instituto Ecolgico Aqualung, Editor do Informativo do Instituto e autor dos livros Guia Aqualung de Peixes e Seres Marinhos Perigosos

Potrebbero piacerti anche