Sei sulla pagina 1di 11

S0101-48382010 S0101-48382010 S0101-48382010

http://pepsic.bvsa http://pepsic.bvsa http://pepsic.bvsa

Servios Personalizados artigo


Artigo em PDF Artigo em XML Referncias do artigo Como citar este artigo Traduo automtica

Bookmark
|

Tempo psicanalitico verso ISSN 0101-4838


Tempo psicanal. vol.42 no.1 Rio de Janeiro jun. 2010

SEO TEMTICA

As faces do pai

The faces of the father

Cynthia De Paoli Psicanalista; Mestre em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Membro Psicanalista da Sociedade de Psicanlise Iracy Doyle (SPID)

RESUMO O cotidiano da clnica nos defronta cada vez mais com impasses diagnsticos impondo uma reviso nos fundamentos tericos da psicanlise. Psicanalistas se lanam em esforos tericos buscando constituir um fazer-saber que responda s angstias do homem contemporneo. Acreditamos que a referncia Alteridade um diferencial na abordagem clnica, decidindo por um fazer que procure equilibrar a estrutura subjetiva atravs de suplncias, privilegiando a insero no lao social, ou por um fazer que busque o sentido atravs da interpretao. Palavras-chave: alteridade; lao social; sintoma; suplncia; interpretao.

ABSTRACT Nowadays, the idea of diagnosis in psychoanalysis has become suspicious. As often as not, psychoanalysts relate situations which cannot be classified by traditional psychoanalytical theories and that have, therefore, been overlooked. We would like to make considerations about new ideas that some psychoanalysts have developed in order to understand human suffering. We think that today some people deal with Alterity in a different way than they used to in the past. That point interferes in psychoanalytical treatment in a radical way, making psychoanalysts decide which orientation each particular treatment must have: if they will strive for balance and insertion in the social bond or if they are going to work searching for the unconscious meaning through interpretation. Keywords: alterity; social bond; symptom; supply; interpretation.

A psicanlise um fazer que acontece na particularidade da escuta de cada analisando, na forma pela qual afetado e responde ao real que o atravessa. Ela opera sobre o sintoma, reduto primeiro e ltimo do sujeito. Muito se tem dito sobre uma nova sintomatologia na contemporaneidade, considerada por alguns decorrncia do esvaziamento da autoridade paterna no seio familiar; j por outros, determinada pelo avano da cincia e velocidade da

informao, ou ainda, por um capitalismo selvagem. Concordamos com essas ponderaes, contudo acreditamos fundamental investigar o contexto no qual se inserem as manifestaes sintomticas na referncia alteridade. Para tal, partiremos dos pressupostos lacanianos construdos em meados do sculo XX, particularmente os desenvolvidos em O Seminrio, livro 5 - As formaes do inconsciente, onde Lacan (1957-1958) considera o sintoma uma metfora construda a partir da mensagem invertida que vem do Outro, uma resposta ao "Che vuoi?", enigma do desejo do Outro. A teoria neste momento totalmente construda na referncia alteridade, ponto de inflexo do sujeito. Se acreditarmos que a dimenso alteritria se apresenta de forma diferenciada na clnica hoje, devemos no s interrogar a atualidade dos fundamentos da psicanlise como tambm examinar os novos esforos tericos que visam responder angstia do homem.

EM TEMPOS EM QUE O OUTRO EXISTE


Lacan trouxe contribuies tericas importantes para a teoria psicanaltica formulada por Freud. Na tentativa de estabelecer uma maior preciso nas construes freudianas, procurou afast-las dos mitos, reduzindo-as estrutura para ento transport-las para o campo do significante. O mestre francs acredita que a tragdia de dipo espelha a lgica da construo subjetiva, assim como a definio sexual. Contudo, ele ope-se a Freud ao acreditar que a questo central da tragdia repousa na figura do pai, sustentculo da lei e limite para a voracidade do desejo. Para Freud, o amor da me e a rivalidade com o pai viriam a gerar sentimentos complexos que acompanhariam os homens por toda a vida: a angstia de castrao e a inveja do pnis. A percepo da castrao materna, ou ento, a percepo da falta no Outro seria o que introduziria o infans numa postura interrogativa, corte este que permitiria que uma atividade simblica se constitusse. Lacan diria que a interferncia do pai junto me o que permitiria que a criana fosse desalojada da posio de falo materno, possibilitando um deslocamento subjetivo do ser para ter, conduzindo significao do falo. O falo , ento, o significante da perda de gozo advinda da entrada do sujeito no campo da linguagem, o preo a pagar para aceder ao campo do desejo. Com a transposio do dipo para o campo da linguagem, a funo paterna passou a ter estatuto de significante Nome-do-pai. O pai do romance familiar seria agente autorizado do pai simblico, transmissor da lei e da tradio. Lacan afirma que o significante Nome-do-pai o nome do desejo materno, definio que se prolonga at o Seminrio, livro 16 - De um Outro ao outro (Lacan, [19681969] 2008). A orientao do tratamento analtico privilegiava a atividade simblica e o estabelecimento da metfora paterna em detrimento do campo imaginrio presente no discurso. A linguagem era o tesouro dos significantes, o campo do Outro. A nfase do tratamento analtico estaria na forma com que o sujeito se confrontasse com a falta de objeto, uma vez que Ding para sempre perdido. A

falta-a-ser, o nonsense no discurso, os atos falhos e chistes eram efeitos do real sobre o sujeito. Em O seminrio, livro 3 - As psicoses, Lacan ([1955-1956] 1985) apresenta mais claramente uma perspectiva estruturalista descontinusta entre os quadros clnicos, determinada pela presena ou ausncia do significante Nome-do-pai. Na neurose, o significante Nome-do-pai legisla sobre o gozo, permitindo que se institua o objeto de desejo. J a psicose seria decorrente da foracluso deste significante regulador do gozo, o que deixa o sujeito indefeso frente angstia que o invade, restando marginal ao cdigo social. Para Lacan, o delrio, apesar de no ser percebido pelo sujeito como um discurso prprio, mas imposto a partir de uma exterioridade, seria uma tentativa de estabelecer um lao com o Outro.

O DECLNIO DO SIGNIFICANTE NOME-DO-PAI


Em O seminrio, livro 8 - A transferncia, Lacan ([1960-1961] 1992) apresenta a dimenso trgica do desejo do filho na relao com o pai. Atravs de uma anlise da trilogia de Paul Claudel, ele anuncia o declnio da funo paterna, apontando no s a degradao dos personagens masculinos, sua falta de compromisso com as instituies que representam, tanto no mbito poltico quanto no religioso, mas tambm a decadncia e o fracasso do pai do romance familiar. Em 1958-1959, no Seminrio, livro 6 - O desejo e a interpretao, Lacan analisar a tragdia de Hamlet, ressaltando a relao com o pai que ressurge como morto desde o inicio da narrativa. O pai aparece a Hamlet como um fantasma, o assombrando ao relatar o ocorrido: ele fora trado pela mulher e assassinado pelo irmo, que almejava o trono. O pai ressurge em sonho, privado do falo, pedindo ao filho que o vingue. Lacan pretende expor a todos o fracasso do pai-rei como mantenedor da lei: destitudo do poder e assassinado, no legislara sobre o gozo materno, no interviera em seu desejo devorador. O pai de Hamlet, destitudo de sua funo simblica, no permitira ao filho construir uma metfora que o apaziguasse frente ao real da castrao. Muito ao contrrio, o falo imaginrio esteve sempre l, presente e ostentado pelo tio, que toma sua me como esposa, em exuberante onipotncia. Hamlet quer vingar o pai, matar seu tio e reaver o trono ao qual teria direito, contudo no o faz; paralisado e impotente, procrastina o ato que deseja realizar. Lacan compara dipo a Hamlet na sua referncia ao pai: se dipo no sabia de seu crime, Hamlet sabia de seu desejo. A ambivalncia em relao ao tio devia-se admirao que nutria por este na medida em que se antecipara e realizara seu desejo, matando seu pai. Cludio era ento quem verdadeiramente legislava: todo poderoso, no experimentava limites para seu gozo. Hamlet parecia ora neurtico, ora perverso, ora psictico, tal era a oscilao que o habitava. O assassinato do tio s se consumou s expensas de seu amor por Oflia, afeto este que o levou a um processo de despersonalizao e confuso tal que veio a incorporar a potncia flica inerente ao objeto de desejo. Contudo, ao exercer esse ato, Hamlet paga com o sacrifcio da prpria vida.

Lacan sustenta que a problemtica de Hamlet, a referncia ao pai, a exterioridade ao campo do desejo, sua confusa busca identitria - ser ou no ser - fazem dele um exemplo de heri moderno.

A INCONSISTNCIA DO OUTRO
Constatamos que os ideais que hoje norteiam os desejos sofreram alteraes radicais, se os compararmos com os anseios do homem nos tempos do patriarcado. Se no mundo judaico-cristo havia consenso universal sobre a lei, podemos dizer que os valores ticos e morais no so mais unnimes em nossos dias 1. Os parmetros a seguir so determinados por grupos locais e/ou regionais que, como diz Miller (1997), resolvem o que seja verdade em comits de tica, de acordo com os interesses de cada parquia (Laurent & Miller, 1997). Para ilustrar, gostaramos de fazer algumas consideraes sobre uma pesquisa recentemente divulgada nos meios de comunicao, feita pela Organizao das Naes Unidas, e que avalia o ndice de Desenvolvimento Humano - IDH2. Nessa pesquisa interrogam quais so os valores que deveriam reger o grupo civilizado. As respostas foram: honestidade em primeirssimo lugar, depois respeito, amizade, solidariedade, etc. Enfim, atravs de uma pesquisa que avalia a qualidade de vida, tenta-se estabelecer parmetros e metas a alcanar pelos integrantes de um dado grupo social. As respostas vo ao encontro de valores que uma vez foram inquestionveis e agora causam surpresa...! Se a verdade no mais uma questo interna, uma busca de um saber prprio sobre o desejo e o inconsciente, somos levados a concluir que a Alteridade no porta mais enigma algum. O che vuoi?, interrogao que emerge frente ao desejo do Outro, no mais inquieta. A compulso ao gozo no apenas um direito, mas um imperativo moderno. A angstia surge quando no desfrutamos como deveramos. A verdade deixou de ser o que se almeja atingir, algo a ser imajado num aprofundamento sensvel, para ser supostamente alcanada no site de busca da Internet. Vivemos num tempo em que as leis se fluidificaram, como diz Bauman (2001), no so mais slidas ou imutveis. Ao contrrio, a fluidez que apresentam est referida s modificaes que sofrem de acordo com as circunstncias, como os lquidos que se amoldam aos diversos recipientes que iro preencher. Da mesma forma, vislumbramos uma significativa mudana na vida afetiva, se que se pode ainda falar assim, tal a superficialidade e rapidez com que se faz e se desfaz de amigos e parceiros na atualidade. A depresso e apatia so sintomas presentes num nmero cada vez maior de solitrios acompanhados e desacompanhados. No h dvida de que estamos em outro momento e de que devemos interrogar a adequao dos pressupostos tericos da psicanlise construdos na primeira metade do sculo XX.

A CLNICA PSICANALTICA HOJE

O cotidiano de nossa prtica fez constatar que, cada vez mais, os diagnsticos de neurose, psicose e perverso apresentavam dvidas. Os casos que fugiam classificao convencional, por alguns denominados borderline, eram inmeros, exigindo uma reviso conceitual. A fenomenologia mostrou a urgncia de constituir um novo saber sobre a angstia do ser falante. Um trabalho investigativo teve incio. Foram promovidos encontros do Campo Freudiano com o propsito de repensar a clnica. Os resultados foram publicados por Jacques-Alain Miller nos livros: El concilibulo de Angers (Miller, 1997), Os casos raros, inclassificveis da clnica psicanaltica - a conversao de Arcachon (Miller, 1998) e La psicosis ordinaria: la convencin de Antibes (Miller, 2009), esta que, na verdade, aconteceu em Cannes. Eles compem uma trilogia em que relatos clnicos ressaltam a maior incidncia de neologismos, desencadeamentos abruptos de surtos em quadros clnicos sem caractersticas de psicose ou, ainda, neodesencadeamentos, a presena marcante de novos fenmenos corporais e, principalmente, outras formas de transferncia. A interpretao do inconsciente, que deveria operar como um corte no discurso, produzindo novas associaes, no se mostra to profcua como antigamente.

A FORACLUSO GENERALIZADA - A PSICOSE ORDINRIA


Se Lacan relacionou a crise dos costumes com o declnio da funo paterna, J.-A. Miller foi alm, ao asseverar que na contemporaneidade haveria uma foracluso generalizada do significante Nome-do-pai. As questes que se sucedem a essa assertiva so bvias: se a foracluso generalizada, podemos dizer que todo mundo delira? Somos todos psicticos? Miller anuncia a presena de uma psicose ordinria no cenrio atual. A psicose ordinria diria respeito a uma estrutura subjetiva frouxa e bastante precria simbolicamente, mas que no apresenta delrios ou alucinaes - os fenmenos elementares da psicose tradicional. Entretanto, desorganiza-se subitamente em momentos de grande angstia. Como inserir tais pessoas no campo psicanaltico?

UMA CLNICA DE SUPLNCIAS


Lacan (1973-1974), ao nomear o Seminrio, livro 21 - Les nondupes errent, em portugus, os no-tolos erram, utilizou a homofonia para acentuar a amplitude do conceito. A proximidade de Les non-dupes errent (Lacan, 1973-1974) e Les noms du pre est referida caracterstica de exceo em que se constitui o Nome-do-pai, algo em que se cr e que funciona como um ordenador subjetivo. O significante Nome-do-pai estabiliza a estrutura dando equilbrio ao sujeito, impedindo que permanea errtico, perambulando sem rumo como fazem os "notolos", os que no se deixam enganar e portanto no creem. O jogo lingustico entre os nomes do pai e os no do pai - em francs, noms e non - refora a relao da nomeao com a interdio ao gozo. A utilizao do conceito no plural apontava a eficcia de outras modalidades do significante que no apenas aquela atrelada funo paterna.

A pluralizao dos nomes do pai ampliou essa construo terica permitindo enlaar estruturas instveis, na ausncia ou debilidade de um ordenador subjetivo. Essa proposio deu origem clnica borromeana que, a partir da topologia, fez uso de planos, interfaces, amarraes, pretendendo suprir e equilibrar as amarraes mais frouxas, nas quais o endereamento ao Outro no existe ou inconsistente. Lacan concebera um n de trs elos - real, simblico e imaginrio - que acreditava poder representar a estrutura subjetiva. Em RSI (Lacan, 1974-1975), ele ir abandonar o n de trs elementos, considerando que a estrutura representativa mais adequada seria composta por um n de quatro elementos, numa aproximao do complexo de dipo, cuja estrutura quaternria implicava pai, me, filho e falo. O francs concluiria que seria necessrio um quarto elemento que enlaasse a estrutura, impedindo o desencadeamento do surto psictico. Esse quarto elemento, que teria funo nodular e operaria como o significante Nome-do-pai, seria o sinthome, resto sintomtico ao final de um trabalho interpretativo. O sinthome o sintoma no trabalhado do incio do tratamento que, depurado de seus excessos simblicos e imaginrios, foi reduzido ao seu "osso", S 1 e a, pela via interpretativa. Ele funcionaria em suplncia ao significante Nome-do-pai e teria a funo de nomeao enquanto um ato. O analista, atravs do artifcio, operaria com cortes, suturas e enlaamentos, buscando constituir o quarto elemento que sustentaria o sujeito. Lacan afirma que o sinthome o que melhor define o sujeito, tendo valor de nome prprio. Para o autor, o sinthome, resto sintomtico indecifrvel pelo tratamento analtico, condensa um sentido e uma forma de gozo prprios ao sujeito, inacessveis ao outro. A clnica borromeana visa o equilbrio e a incluso do ser falante no lao social, ao invs de operar unicamente na busca do sentido inconsciente como se fazia at ento. Ela permite, numa nova abordagem, o tratamento dos anteriormente considerados inaptos para o tratamento analtico e que eram, portanto, excludos. Essa proposta de tratamento permitiria que, na ausncia ou fragilidade da funo paterna, pudesse se estabelecer algum enlace que circunscrevesse o real, enlaando as pulses, tornando possvel o tratamento da psicose. Essa perspectiva terica mantm os quadros clnicos em continuidade entre si. A escuta do analista deveria orientar-se para a posio particular do sujeito frente ao desejo e ao gozo da pulso. Ao invs da preocupao com a classificao diagnstica, os analisandos deveriam ser considerados no "um a um" do seu ponto de gozo. Se Freud lamentou a resistncia do sintoma interpretao, desiludiu-se com sua presena ao final da anlise - o sintoma remanescente foi chamado por ele de rochedo da castrao -, j Lacan "bendisse" o sintoma.

PERVERSO E PRE-VERSION
Freud, em suas formulaes sobre o complexo de dipo e a constituio do eu, construiu mecanismos psquicos que seriam prprios neurose, psicose e perverso.

A Verleugnung, mecanismo da perverso, negaria a percepo da castrao materna ou, ento, recusaria a percepo de um desejo na me para alm dele, seu filho. A excluso do pai da cena familiar determina um rechao aos valores sociais, afirmando a potncia do falo em cada ato transgressivo. Lacan ([1956-1957] 1995), no Seminrio, livro 4 - A relao de objeto, assegura que tal negao uma afirmao da plenitude materna; a ela nada falta, pois nada deseja, esvaziando o pai de qualquer potncia e/ou interferncia junto ao filho. No Seminrio, livro 22 - RSI, Lacan (1974-1975) declarar que todo sujeito prevers, ou seja, cada um porta, em sua singularidade, um endereamento ao pai que o determina. Assim sendo, no haveria quem no fosse submetido lei paterna, derrubando-se dessa forma a ideia de transgresso estrutura. Essa assertiva traz novidades prtica clnica, que se orienta escuta da verso do pai que se impe quele ser falante, no campo do desejo e gozo.

PERVERSO ORDINRIA
poca do patriarcado, em que a lei era bem definida e universal, a transgresso e o desrespeito aos valores morais eram considerados ataques ao grupo organizado. Logo, o que era marginal deveria ser combatido por constituir uma ameaa moral civilizada. O perverso, pela clara excluso do pacto social, adotaria uma posio de escrnio frente aos mortais respeitadores das normas e da tradio. Jean-Pierre Lebrun (2008) sugere uma forma de perverso mais sutil, que, de to banal, se tornou comum no contemporneo: a perverso ordinria. A perverso ordinria seria um quadro clnico determinado por uma forma particular de desrespeito que, de to usual, no parece configurar um desafio ao pacto social. Ela implica em transgresses sutis, praticadas de forma frequente no cotidiano, no gerando crticas ou surpreendendo os demais, e que se justifica por premissas pessoais. Para Lebrun (2008), essa situao decorrente de uma crise de legitimidade que atinge as figuras de autoridade, que no suscitam mais admirao ou identificao nos integrantes do grupo, condio para a coeso social. A perverso ordinria subverte: a desobedincia lei esconde-se no questionamento da prpria lei. Se vivemos em tempos em que o ideal social foi substitudo pelo direito e dever de gozo individual, como falar em tica?

UM MUNDO SEM DEUS


Lebrun (2008) acredita que o progresso da cincia determinou um homem materialista e ctico que, buscando a verdade, nega a transcendncia. Qualquer assertiva crvel deve ser legitimada pela cincia, que aponta o falso e o verdadeiro, excluindo do horizonte o que no demonstrvel. Logo, a verdade do homem, referida ao inconsciente e ao sintoma, passa a ser considerada crendice sem muito valor.

Negar a transcendncia negar a exterioridade ao significante, no apenas a crena no mito ou na existncia de Deus, mas tambm o reconhecimento de um saber a mais em algum. Negar a transcendncia equivale a dizer que no existe exceo, que somos todos equiparveis ou iguais, numa busca intil por homogeneidade, pois o real no cessa de no se inscrever. afirmar que a diferena sexual no existe. Essa a face da perverso mais moderna e eficiente, pois se inclui no lao social. Lebrun (2008) denuncia a presena cada vez mais comum de um movimento de grupo que reage fortemente frente a qualquer reconhecimento diferenciado de valor, no outorgando especial deferncia e credibilidade a algum. Vamos investigar tal situao tomando o significante falo como norteador. O detentor de um saber a mais deve ser destitudo, pois ameaa o grupo em sua potncia flica; se resistir deve ser desencorajado sob acusaes de arrogncia e prepotncia. A destituio de saber no se encontra ligada a nenhum ideal consistente, mas manuteno de uma organizao que se funda na negociao e trocas de favores, fazendo com que tudo seja manobrvel em alegre confraria. Nessa dinmica, o jogo de foras que no legitima nenhum discurso em particular legitima todos os discursos. Ou seja, se ningum tem o falo porque todo mundo tem o falo, j que este no significa a inscrio da diferena entre os homens. A declarao dos direitos do homem e a democracia so palavras-chave de que se servem alguns para destruir o argumento alheio, dissimulando a prtica grupal perversa que busca poder.

UM SINTOMA QUE NO PASSA PELO OUTRO


A pluralizao das formas do significante Nome-do-pai, ampliao feita por Lacan do conceito original, possibilitou uma abordagem clnica de sujeitos que eram excludos, considerados anteriormente inclassificveis por no se enquadrarem nos fundamentos tericos da psicanlise. A proposio de formas subjetivas que apresentavam ordenadores distintos, no atrelados funo paterna tradicional, produziu vrias faces do pai, sujeitos que interagem e encontram-se inseridos no pacto social. Devemos ressaltar que esse avano terico foi consequncia de uma mudana substancial no contexto cultural. Entretanto, se acreditarmos que o progresso da cincia determinou nos homens a negao da transcendncia, a morte de Deus, no podemos dizer que no somos afetados pelo incognoscvel, irreproduzvel, inalcanvel. No podemos prescindir deste real enquanto funo, o Um, pura exterioridade que nos atravessa e causa como ser falante. A perverso ordinria descrita por Lebrun (2008) parece muito mais grave que a perverso cunhada por Freud, pois caminha para a dissoluo do grupo, que passa a manter laos frgeis e circunstanciais, sendo um convite ao isolamento. Talvez por isso a apatia e a depresso sejam os sintomas predominantes na atualidade: sintomas que no passam pelo Outro. So pessoas para quem no h questes ntimas, sentimentos de culpa, posturas interrogativas frente ao desejo do Outro, pois que no existe Outro do desejo.

A negao da transcendncia, ou seja, do Um, origem inatingvel da linguagem e da fala, nos far retornar horda enlouquecida e barbrie? Em RSI, Lacan (1974-1975) j nos alertara para que o complexo de dipo nada tinha de complexo frente quilo com que viramos a nos deparar hoje.

REFERNCIAS
Bauman, Z. (2001). Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1955-1956/1985). O seminrio, livro 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1956-1957/1995). O seminrio, livro 4: a relao de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1957-1958). O seminrio, livro 5: as formaes do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1958-1959). O seminrio, livro 6: o desejo e sua interpretao. Indito. Lacan, J. (1960-1961/1992). O seminrio, livro 8: a transferncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1966/1998). A significao do falo. In: Escritos (pp. 692-703). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1968-1969/2008). O seminrio, livro 16: de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1973-1974). O seminrio, livro 21: les non-dupes errent. Indito. Lacan, J. (1974-1975). O seminrio, livro 22: RSI. Indito. Laurent, . &Miller, J.-A.(1997). L'autre quin'existepas et ses comits d'thique introduction. Revue de Psychanalyse La Cause Freudienne, 35, 7-14. Lebrun, J.-P. (2008). A perverso comum: viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Campo Matmico. Miller, J.-A. (1997). Le conciliabule d'Angers. Effets de surprise dans les psychoses. Paris: Agalma - Le Seuil. Miller, J.-A. et al. (1998). Os casos raros, inclassificveis, da clnica psicanaltica - a conversao de Arcachon. So Paulo: Biblioteca Freudiana Brasileira. Miller, J.-A. (2009). La psicosis ordinaria: la convencin de Antibes. Buenos Aires: Paids. Paoli, C. De. (2005). Superego contemporneo - exceo e regra. Tempo Psicanaltico, 37, 39-56.

NOTAS
1 Esse tema foi amplamente desenvolvido e fundamentado no artigo "Superego contemporneo - exceo e regra" (Paoli, 2005). 2 O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) uma medida comparativa de riqueza, alfabetizao, educao, esperana de vida, natalidade e outros fatores para os diversos pases do mundo. uma maneira padronizada de avaliao e medida do bem-estar de uma populao, especialmente bem-estar infantil. usado para distinguir se o pas desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de polticas econmicas na qualidade de vida. O ndice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistans Mahbub ul Haq e pelo economista indiano Amartya Sen.

Recebido em 08 de Aceito para publicao em 13 de abril de 2010

janeiro

de

2010

2011

Sociedade

de

Psicanlise

Iracy

Doyle

Revista Tempo Rua Visconde 22410-001 spid@unisys.com.br

Psicanaltico Sociedade de Psicanlise Iracy Doyle de Piraj 156 salas 307/310 Ipanema Rio de Janeiro RJ Brasil.

Potrebbero piacerti anche