Sei sulla pagina 1di 3

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.

BR

A obrigatoriedade ou no do uso do bafmetro em face dos princpios que regem o Processo Penal brasileiro.
Autor(a): Nadianne Karoline dos Santos Donha
1

Resumo: O presente artigo tem por objetivo evidenciar a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade sobre a obrigatoriedade ou no do uso do bafmetro, tendo em vista os princpios que regem o Processo Penal Brasileiro e em que ponto estes princpios entram em conflito com a Constituio Federal de 1988. Destacar os pontos a favor e os contras sobre o uso do bafmetro e ressaltar como este conflito interfere na sociedade visando um bem coletivo, tendo como princpio o bem maior, que a vida. Palavras-chave: Constitucionalidade, inconstitucionalidade, uso do bafmetro, sociedade, bem coletivo. A obrigatoriedade ou no do uso do bafmetro em face dos princpios que regem o Processo Penal brasileiro. Cdigo de Trnsito Brasileiro, LEI 9.503 de 23 de setembro de 1997 traz em seu art. 277 (todo condutor de veculo automotor, envolvido em acidente de trnsito ou que for alvo de fiscalizao de trnsito, sob suspeita de dirigir sob a influncia de lcool ser submetido a testes de alcoolemia, exames clnicos, percia ou outro exame que, por meios tcnicos ou cientficos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado). A redao deste artigo trouxe algumas discusses. De um lado, existem os estudiosos que ditam como conflituosa a norma constitucional com o que diz o art. 277, declarando-o inconstitucional sendo amparados pelo princpio de que ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo. Neste caso tem-se a relevncia da Conveno Americana sobre Direitos Humanos pelo Pacto de So Joo da Costa Rica, incorporado ao nosso sistema de direito positivo interno pelo Decreto n 678 de 06 de novembro de 1992. De outro lado temos os defensores do referido artigo, aos quais afirmam ser explicitamente constitucional tal composio, tendo como fundamentao o art. 5, II da Carta Poltica de 1988 ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.
1

Graduanda no Curso de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUC/PR. Graduanda no curso de Histria pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

A verdade que, ambos os argumentos acima existem lgica. Um raciocnio defende o direito a intimidade de cada indivduo, o outro defende o direito a vida. Entrando na discusso no mbito penal o Juiz necessita por meio de provas concretas indcios que o leve a verdade real dos fatos para poder julgar adequadamente. Porm, no se pode dizer que tais provas sejam objetivas, sendo elas muitas vezes meramente processuais buscando-se assim incansavelmente a busca pela verdade real, levando em considerao que o silncio da pessoa no causa para que se possa incrimin-la sabendo que inexiste o tipo penal do mesmo, por isso exige-se os testes mencionados no art. 277 do CTB. J sabemos que ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo, mas, se houver a recusa de um teste somente para sanar as dvidas de que se est apto direo pode ser aplicado o art. 5, LXIII, CF (desobedincia), ou at mesmo o art. 239 do CPP que trata do valor probatrio dos indcios e presunes2. Em meio a este embate, temos o direito intimidade e o direito a vida. Ponderar qual dos dois direitos tem maior valor o requisito no qual deve ser usado em meio solicitao ao condutor na hora do teste do bafmetro. Sempre se deve preservar primeiramente o direito a vida que o maior bem que temos, protegendo a sociedade, a coletividade e aqueles inocentes que possivelmente viro a ser vitimados em decorrncia dos acidentes de trnsito porque um condutor se recusou a fazer o teste. Porm, o teste deve ser solicitado quelas pessoas que por um motivo ou outro mostrarem suspeitas da incapacidade da permanncia da conduo do veculo.

"Considera-se indcio a circunstncia conhecida e provada, que, tendo relao com o fato, autorize, por induo, concluir-se a existncia de outra ou outras circunstncias.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Referncias Bibliogrficas: SAMPAIO, Andr Lus Marinho. Artigo: O bafmetro na Lei n 9.503/97. <http://jus.uol.com.br/revista/texto/3555/o-bafometro-na-lei-no-9-50397>. Acesso em 03 de junho de 2011. JOBIM, Jorge Andr Irion. Artigo: Recusa ao uso do bafmetro Fundamentao Legal. <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4815/Recusa-ao-uso-do-bafometroFundamentacao-legal>. Acesso em 03 de junho de 2011. NETO, Joo Ferreira Machado. Artigo: Uso do bafmetro. < http://www.mail-archive.com/penal@news.com.br/msg00014.html>. Acesso em 03 de junho de 2011. Cdigo de Processo Penal. 11. ed. atual. e ampl. - So Paulo: Saraiva 211. Vade Mecum / obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lvia Cspedes. Constituio Federal. 11. ed. atual. e ampl. - So Paulo: Saraiva 211. Cdigo de Trnsito Brasileiro. 11. ed. atual. e ampl. - So Paulo: Saraiva 211.

Potrebbero piacerti anche