Sei sulla pagina 1di 16

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

|1

doamigo.indd 1

15/06/2009 14:30

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 2

15/06/2009 14:30

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES


Voc nunca ter uma segunda chance para causar uma boa primeira impresso (autor desconhecido). A primeira impresso que nossos visitantes recebem na igreja vem daqueles que os recebem no templo. Por isso, essa tarefa precisa ser vista por ns como um ministrio muito importante em nossas igrejas locais. A prpria Palavra de Deus nos instrui a fazermos bem feita qualquer coisa que esteja sob nossa responsabilidade (Ec 9:10). Nosso maior objetivo receber bem as pessoas que vm casa do Senhor. Devemos nos preparar para receb-los adequadamente em todas as programaes da igreja, demonstrando sempre simpatia, alegria, calor humano, para que tenham uma boa impresso e sintam o amor de Deus, atravs das nossas vidas. O mesmo carinho deve ser dispensado a todos, independentemente de aparncia, escolaridade, simpatia, gnero, sejam estes membros ou no de nossas igrejas. Devemos nos aproximar das pessoas como se estivssemos recebendo o Senhor Jesus, procurando despertar nelas o amor pelas coisas celestiais e eternas.

COMO ORGANIzAR uMA EquIpE dE RECEpO?


Para a recepo, podem ser escolhidos homens ou mulheres de diferentes faixas etrias. Recomendamos, |3

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 3

15/06/2009 14:30

no mnimo, duas pessoas. Devem ter bom conceito da comunidade e uma personalidade agradvel, ser simpticos e afveis, como se estivessem recebendo um visitante em suas prprias casas. Devero ter sempre uma saudao amvel e um sorriso. Devero ser designados com antecedncia para irem preparados para o desempenho da funo.

AlGuNS CuIdAdOS IMpORTANTSSIMOS


Com o preparo espiritual: A funo indica que as pessoas escolhidas so vistas como responsveis. Devem ter a Cristo em seu pensamento, e executar o trabalho com a ajuda do Esprito Santo. Devem permanecer sempre em atitude de orao. Com a aparncia: Os recepcionistas devem sempre estar bem vestidos. Isso inclui roupas limpas, bem passadas, discre| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 4

15/06/2009 14:30

tas, cabelos bem penteados, mos limpas, etc. Muito cuidado com a halitose (mau-hlito) ou desodorante vencido. Lembre-se de que, nessa funo, estamos representando a igreja e devemos faz-lo bem.

Com a comunicao: Caso as pessoas escaladas no possam cumprir suas escalas, devero comunicar com antecedncia sua impossibilidade, a fim de que sejam substitudas em tempo hbil. Devem sempre chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedncia.

lembrete: Os diconos e as diaconisas estaro sempre atentos e prontos para servir. Muitas das orientaes abaixo podem j ser desempenhadas pela Junta Diaconal de sua Igreja. Procure conhecer o sistema de trabalho desta, e ajud-la onde se fizer necessrio.

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

|5

doamigo.indd 5

15/06/2009 14:30

ORIENTAES pRTICAS pARA O dESEMpENhO dA FuNO dE RECEpCIONISTA


Evite recostar-se nas paredes e bancos; se possvel, mantenha-se em p. As duplas de recepcionistas no devem ficar porta, impedindo a passagem das pessoas. Cuide de seu vocabulrio. Nunca use grias ou expresses inadequadas. Depois do incio do culto, locomova-se somente quando necessrio.
6

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 6

15/06/2009 14:30

Encaminhe os convidados aos assentos, permitindo que expressem suas preferncias quanto ao lugar onde desejam sentar, ou encaminhe-os ao dicono (ou diaconisa) responsvel por essa funo. Procure dar aos visitantes os melhores lugares, evitando os lugares prximos a irmos com crianas, porque elas podero desviar a ateno, durante o programa de culto. Procure sentar as pessoas idosas mais frente, a fim de que possam ouvir melhor. Trate as crianas com carinho e amor. Elas tambm so importantes como visitantes e devem ser valorizadas. Procure saber se h atividades especficas para as crianas nas dependncias da igreja, a fim de poder encaminh-las (se quiserem ir). Evite chamar a ateno de crianas visitantes.

Ao acomodar os grupos de visitantes, evite (se possvel) separ-los. Se, para acomod-los, precisar desalojar algum, d preferncia aos adultos da igreja. No aponte com o dedo o banco em que h lugar disponvel. Leve-os at o lugar, sem andar muito depressa.
COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

|7

doamigo.indd 7

15/06/2009 14:30

Nunca encaminhe algum para sentar-se durante a leitura bblica ou oraes (isso se aplica aos crentes, que devem, gentilmente, ser orientados a aguardar um pouquinho). Fornea ao visitante: programa do culto, hinrio, Bblia, Boletim Informativo, etc. Esteja sempre pronto a responder perguntas sobre a igreja e os programas. Conhea bem o programa do culto e o Boletim Informativo da sua igreja. Esteja atento s escadas (se houver). Evite que pessoas permaneam nelas desnecessariamente. Esteja alerta, em todo o tempo, aos sinais do pblico. Se o visitante parecer incomodado, procure checar as possveis razes: Pode estar com calor ou incomodado com o ventilador; Pode estar num banco superlotado; Pode estar aborrecido com uma criana pequena. Se observar isto, procure entrar em contato com o Dijap, que est preparado para tentar resolver o problema;

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 8

15/06/2009 14:30

Pode estar precisando de um copo de gua; Pode estar com alguma dor, queda de presso, etc. Neste caso, converse com um consagrado (a), a fim de que oferea ajuda. Fornea a cada visitante, na entrada, uma ficha de identificao, contendo, basicamente, os seguintes dados: Nome completo e endereo (rua, n, bairro, cidade, Cep, telefone e email). Voc deve orient-los a devolverem-nas preenchidas, no final do culto. Deixe bem claro que o preenchimento opcional. No se esquea de oferecer-lhes canetas. |9

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 9

15/06/2009 14:30

Esses dados devero ser encaminhados posteriormente liderana do evento (no caso de ser um culto especfico da Sofap ou outro departamento), ou liderana da igreja ou, ainda, ao Departamento de Evangelismo local. Lembrem-se, tambm, de que tais nomes devem ser includos nos grupos de orao de sua Sofap (ou igreja).

10

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 10

15/06/2009 14:30

ORIENTAES pRTICAS pARA O dESEMpENhO dA dIREO dO CulTO


Como apresentar publicamente as visitas: Maneira Adequada: De uma maneira geral, observamos que os visitantes se constrangem ao serem apresentados nominalmente em um culto. Em funo disso, sugerimos que seus nomes no sejam mencionados em pblico. Os dirigentes da programao devero sempre agradecer a presena dos visitantes, expressando a alegria de t-los presentes.

Maneira Inadequada:
- Fique em p quem visita! - Quantos aqui no so adventistas? - Quem aqui no da igreja? - Levante a mo quem visitante. Frases como estas, no devem ser utilizadas de maneira alguma. Elas so constrangedoras e podem ser responsveis pelo desejo do visitante de no mais retornar ao templo.

Cuidado com suas expresses:


Temos um vocabulrio muito conhecido entre ns, mas desconhecido dos visitantes (Ex.: T na bno?; Misericrdia!; Vai dando glria, irmo!).
COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

| 11

doamigo.indd 11

15/06/2009 14:30

Precisamos ter muito cuidado, principalmente, em cultos evangelsticos com este fato. Procure usar expresses que sejam facilmente compreendidas por todos. Lembre-se, tambm, de que no devemos dar ordens a ningum. Por exemplo: Levante-se! Abra sua Bblia! Ajoelhe-se! Devemos sempre utilizar expresses delicadas: Por favor, fiquem em p. Por gentileza, abra sua Bblia, etc.

ApS O CulTO
muito importante que, aps o encerramento do culto, os visitantes sejam cumprimentados por outros irmos e irms. Precisamos conscientizar a igreja deste papel necessrio. Estejamos atentos aos nossos visitantes, a fim de procurarmos integr-los igreja, deixando-lhes uma impresso acolhedora.

CONCluSO
Com este trabalho, a Fesofap no tem a pretenso de modificar os procedimentos internos em sua igreja, mas de contribuir com orientaes para nossas irms, a fim de que nossos visitantes sintam-se acolhidos com bondade, e faam parte dos salvos por Cristo Jesus. Que Deus continue nos abenoando e confirman| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

12

doamigo.indd 12

15/06/2009 14:30

do a obra das nossas mos. Em tudo, queremos sempre que o nome de Jesus Cristo seja engrandecido. A ele, o louvor e a glria. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai. (Cl 3:17)

REFERNCIA BIBlIOGRFICAS
SILVA, Gelson P; SANTOS, Enias M. dos. O ministrio diaconal (apostila). Curitiba: IAP Regio Sul, 1994.

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

| 13

doamigo.indd 13

15/06/2009 14:30

14

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 14

15/06/2009 14:30

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

| 15

doamigo.indd 15

15/06/2009 14:30

16

| COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS vISITANTES

doamigo.indd 16

15/06/2009 14:30

Potrebbero piacerti anche