Sei sulla pagina 1di 7

1

E.E.E.FUNDAMENTAL E MEDIO DR. AGOSTINHO MONTEIRO.


PROFESSOR: ALUNO: MARCELO RIBEIRO DE OLIVEIRA TURMA:2aano turno: tarde

CONCEITO DE ETNOCENTRISMO

Etnocentrismo um conceito antropolgico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que tm os mesmos hbitos e carter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condio social, pelos diferentes hbitos ou manias, ou at mesmo por uma diferente forma de se vestir. Essa avaliao , por definio, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista especfico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo tnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo a dificuldade de pensar a diferena, de ver o mundo com os olhos dos outros. O fato de que o ser humano v o mundo atravs de sua cultura tem como consequncia a propenso em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendncia, denomindada etnocentrismo, responsvel em seus casos extremos pela ocorrncia de numerosos conflitos sociais. Exemplos: de racismo

O etnocentrismo esta presente em qual quer espao geogrfico da terra onde se constitui neste uma sociedade de seres humanos .
Principais preconceitos:

    

Racismo Cultura Nvel social Religioso Contra a mulher

Entre muitos outros. Muitas musicas falam sobre preconceito(etnocentrismo)


Quem Planta O Preconceito Natiruts Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar... Lembra da criana No sinal pedindo esmola? No problema meu Fecho o vidro Vou embora... Lembra aquele banco Ainda era de dia Tem preto l na porta Avisem a polcia... E os milhes e milhes Que roubaram do povo Se foi poltico ou doutor Sero soltos de novo Ooooooooooooh! Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Impunidade, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Racismo, indiferena No pode reclamar da violncia Quem planta preconceito Impunidade, indiferena No pode reclamar... -"Ainda h muito O que aprender Com frica Bambata E Salassi Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop s vezes no esse Que est a Seqela a violncia Entrando pelo rdio Pela tela E voc s sente quando falta O rango na panela Nunca aprende S se prende, no se defende Se acorrenta, toma o mal Traga o mal, experimenta Por isso ainda h muito O que aprender Com frica Bambata E Salassi Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop pode ser O que se expressa aqui Jamaica O ritmo no pdium sua marca Vrias medalhas Vrios ouros, zero prata E no bater da lata Decreto morte o gravata E no bater das palmas Viva a cultura rasta" Crianas no nascem ms Crianas no nascem racistas Crianas no nascem ms Aprendem o que Agente ensina... -"Por isso ainda h muito O que aprender Com frica Bambata E Salassi Com Bob Marley e Chuck D Todo dia algo diferente Que no percebi E na lio um novo Dever de casa Mais brasa na fogueira E o comdia vaza A moda acaba A gravadora trai E o f j no Te admira mais Ainda h muito O que aprender Lado a lado, aliados Natiruts, GOG O DF, o cerrado Um cenrio descreve Do Riacho a Ceilndia Cansei de ver A represso policial A criana sem presente De natal O parceiro se rendendo ao mal Quem planta a violncia Colhe odio no final"

Etnocentrismo na cultura
Ao estudar tal conceito podemos compreender que uma caracterstica de quem s reconhece a legitimidade e validade das normas e valores vigentes na sua prpria cultura ou sociedade. Tem sua origem na tendncia de julgarmos as realidades culturais de outros povos a partir dos nossos padres culturais. Pelo que no de admirar que consideremos o nosso modo de vida como prefervel e superior a todos os outros. Os valores da sociedade a que pertencemos em muitos momentos so declarados como valores universalizveis aplicados a todos os homens, ou seja, dada a sua superioridade tal modelo deve ser seguido por todas as outras sociedades. Adaptando est perspectiva no de estranhar que alguns povos tendem a intitularem-se os nicos com legtimos e verdadeiros representantes da espcie humana.

Estranheza contra o eu
O conceito etnocntrico est envolvido com a grande estranheza que se d no encontro do grupo eu e o grupo do outro que utilizam como referncias e caractersticas algo como extico, excntrico, anormal, exuberante e primitivo. Iniciando a formao de preconceitos, manipulaes ideolgicas, julgamentos precipitados e srias distores culturais, comportamentais e educacionais. Entretanto podemos perceber traos etnocntricos na construo do conhecimento da trajetria dos amerndios na nossa civilizao ocidental , pois jamais lhe era dado o direito e o dever de falar de si prprio, sendo sempre mal interpretado e estereotipado em filmes e livros didticos, ora como bravos, ora como mansos, ora como preguiosos, ora incapazes, ora como bobos e nunca ser pensantes, inteligentes, dotados de cultura, tradies e costumes. Os perigos da atitude etnocntrica se fixa na negao da diversidade cultura humana (como se uma s cor fosse prefervel ao arco-ris) e, sobretudo os crimes, massacres e extermnios que a conjugao dessa atitude ilegtima com as ambies econmicas provocaram ao longo da histria No pense que etnocentrismo e algo que voc estudada e no vai lhe servir de nada, pois esta presente em nosso dia -a- dia. Voc v, escuta e pratica mesmo que sem querer o pr-conceito.Quando nos descriminamos uma cultura,religio,uma pessoa estamos sendo etnocntricos.

Frases de reflexo sobre etnocentrismo


Quando se destri um velho preconceito, sente-se a necessidade de uma nova virtude. A quantidade de preconceito que cada um de ns tem inversamente proporcional a de inteligncia. O preconceito est na maldade dos olhos de quem v, e na ignorncia de quem acha que sempre est com a razo.

O preconceito o analfabetismo da alma. O preconceito o filho da ignorncia. " A riqueza Humana consiste na diversidade cultural religiosa do presente e do passado. Pior preconceito aquele que a pessoa no conhece nada sobre tal, e julga por simplesmente achar que sabe.

Se julgar sendo que sua cultura, religio, modos, cor entre outras formas de achar que e superior a outra pessoa, sociedade ou grupos voc esta sendo etnocntrico ou seja esta julgando esta cultura a partir da sua, no buscando conhecer e entender a outra com o uso da razo.

POEMA CONTRA A DISCRIMINAO


Ser feliz e os sonhos realizar! Quantas vezes todos ns J escutamos o nosso corao E aquela incansvel voz Que nos alerta para a discriminao!? Para qu pr de parte? Para qu discriminar? Se somos todos iguais, No na cor, mas no olhar! E no importa, o interior que interessa Porque todos pensamos e sentimos E, em todos ns, O sangue corre depressa! H que bater o p, H que dizer no, H que respeitar o outro Para que prevalea a unio! As pessoas no querem ver, No querem ter a noo Que temos de lutar em conjunto Para combater a discriminao. Vamos esquecer os preconceitos E parar de apontar, Afinal todos queremos o mesmo: Ctia Pimenta (12 B)
P UB L IC A DA P OR C ID E E M 1 1 : 5 4

E, de que vale revoltarmo-nos Se isso de nada adianta? Uma vez que todos gostamos de viver E, a todos, a mesma msica encanta!

De que serve privar o outro De uma existncia feliz, Se no a ns que isso cabe,Toda a gente diz!

E em vez de olharmos para a pele, Vamos todos olhar para o corao! E ver o outro como ser igual No como um ladro!

Potrebbero piacerti anche