Sei sulla pagina 1di 26

O voto do nazireu

1. O voto do nazireu
Nazireu quer dizer separado. O nazireu uma pessoa que se consagra a Deus voluntariamente. O voto do nazireu tinha o objetivo de suprir a carncia do sacerdcio. Apenas a casa de Aro podia exercer o sacerdcio, nem mesmo aos levitas era permitido isso. Se um levita que no fosse descendente de Aro quisesse servir a Deus isso era impossvel.

Mas por meio do voto de nazireu todos podiam agora servir ao Senhor. O nazireado no se restringe a algumas pessoas, agora todos podem servir a Deus. Antevendo o problema com o sacerdcio Deus deu a Moiss um meio para combater a degradao do sacerdcio: o voto de nazireu. Nos dias de Eli o sacerdcio estava completamente corrompido (I Sm. 2:12-17). E naqueles dias Deus levantou um nazireu, Samuel, para ter uma voz sobre a terra.

De acordo com Nmeros 6, o voto do nazireu consistia em trs aspectos:


O abster-se do produto da uva, No cortar o cabelo e No tocar em cadveres.

a. O produto da uva - 6:3-4


O nazireu devia se abster do vinho e de todo o produto da uva. O vinho simboliza a alegria e o prazer natural da vida. Todo aquele que deseja se separar para o Senhor, deve se abster de alegria que o mundo oferece. At mesmo o suco da uva que completamente inofensivo lhe era proibido. H muitas coisas que outros irmos podem fazer, mas queles que se consagram ao Senhor so proibidos.

Jesus realizou o primeiro milagre transformando gua em vinho para mostrar que o propsito principal de sua obra seria o de transformar a vida natural do homem, tal como a gua inodora e inspida , numa vida plena e abundante. O apstolo Paulo compara o enchimento do Esprito Santo com a embriaguez com vinho (Ef 5.18). Um nazireu no bebia vinho para mostrar que o seu maior prazer e deleite era a pessoa do Senhor.

Hoje a nossa consagrao perde o sentido se no estiver baseada no amor ao Senhor e no prazer de andar em sua presena. Sem essa motivao, torna-se simplesmente um ato religioso ou legalista.

b. No cortar o cabelo - 6:5


O cabelo era o sinal mais evidente da consagrao de um nazireu. De acordo com I Corntios 11, deixar crescer o cabelo um sinal de submisso a Deus (1 Co 11:10,14). O nazireu demonstrava toda a sua submisso autoridade de Deus, deixando seu cabelo crescer por toda a sua vida.

Mas deixar o cabelo crescer significa desonra para o homem. I Cor. 11:4 diz que desonroso ao homem ter o cabelo comprido. Um nazireu aquele que rejeitra a prpria glria. aquele que no se importa de sofrer desonra pelo Senhor e sua palavra.

No exemplo de Sanso vemos que o cabelo tambm estava relacionado com o poder. O cabelo comprido mostrava ser ele um com Deus e da vinha a sua fora. Depois que Sanso teve seu cabelo cortado ele perdeu sua fora a passou a ser subjugado pelos filisteus.

c. A afeio natural - 6:7


Em terceiro lugar, um nazireu deveria colocar a sua famlia em segundo plano. A questo da afeio natural vista no fato de que um nazireu no podia velar nem mesmo a morte de um filho ou filha. Jesus disse que se algum amasse pai e me, mais do que a ele, no podia ser seu discpulo.

Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim no digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim no digno de mim. Mt. 10:37 Se um sacerdote estivesse colocando o azeite no candelabro e algum lhe desse a notcia de que um ente querido havia morrido, ele no poderia deixar o azeite no cho e ir ver o que aconteceu. Da mesmo forma aqueles que servem ao Senhor precisam priorizar as coisas de Deus acima at mesmo dos entes queridos.

d. Rejeitar a morte - 6:6


O nazireu tambm deveria se afastar de cadveres, ou seja, de tudo aquilo que morte. H muitas coisas que no so necessariamente pecaminosas, mas que geram morte, pois no tm origem em Deus. Aquele que se consagra ao Senhor deve ser cuidadoso com aquilo que ouve, com aquilo que se v e com aquilo que l. No devemos absorver nada que vem da morte, para no termos os nossos sentimentos embotados.

Ser consagrado ao Senhor mais que rejeitar o pecado, mais que rejeitar a carne. Ser consagrado ao Senhor rejeitar tudo o que estiver impregnado pela morte. No mundo espiritual, temos trs inimigos, e cada um deles ope-se a uma pessoa da divindade.
O diabo se ope a Cristo (Mt 4.1-10), A carne faz guerra contra o Esprito (Gl 5.17) e O mundo se ope ao Pai (1 Jo 2.15-17).

O mundo, e tudo o que nele h, morte diante de Deus. O pior inimigo a morte. Se voc no consegue distinguir o que morte, basta olhar-se dentro de si mesmo aps ter ficado horas diante da televiso.

H muitos que no so cheios do Esprito porque no tm um corao consagrado a Deus. A consagrao principal condies para sermos usados por Deus. Um nazireu deveria ento se abster de todo o produto da uva, de cortar o cabelo e de ter contato com cadveres, ainda que fossem de prprios familiares.

O exemplo de Sanso
Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR, este os entregou nas mos dos filisteus por quarenta anos. Havia um homem de Zor, da linhagem de D, chamado Mano, cuja mulher era estril e no tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que s estril e nunca tiveste filho; porm concebers e dars luz um filho. Agora, pois, guarda-te, no bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu concebers e dars luz um filho sobre cuja cabea no passar navalha; porquanto o menino ser nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua me; e ele comear a livrar a Israel do poder dos filisteus (Juzes 13.1-5).

O inimigo quer quebrar nossa consagrao. A fonte da nossa fora espiritual a uno do Esprito que vem da consagrao. O inimigo sabe que sem a uno no temos poder; por isso, ele procura seduzir-nos, com o intuito de quebrar a nossa consagrao espiritual. Foi o que aconteceu com Sanso.

Sanso gostava de passear entre as vinhas (Juzes 14:5). Mesmo sabendo que, como nazireu, no lhe era permitido comer uvas, ele sempre dava um jeito de passar perto dos parreirais. Ns tambm, apesar de no podermos comer as uvas do parreiral do mundo, gostamos do cheiro delas. Quem brinca com fogo, uma hora se queima.

Certo dia Sanso matou um leo (Jz 14.8-9). Depois de alguns dias, passando pelo mesmo local, percebeu que no cadver do leo havia uma colmia com bastante mel. A um nazireu, era proibido tocar em cadveres. E o que o diabo fez? Colocou mel no cadver. Sanso no tocou no cadver do leo, mas chegou muito perto.

A tentativa inicial do diabo para seduzir Sanso entre as vinhas no obteve xito. Da mesma forma, a artimanha para faz-lo tocar no cadver do leo no surtiu efeito. Por ltimo, o inimigo usou uma mulher para induzi-lo a cortar os cabelos. Quando os cabelos de Sanso foram cortados, ele perdeu todas as foras e foi entregue aos filisteus. Levado para o crcere, furaram-lhe os olhos e obrigaram-no a rodar um moinho (Jz 16.19-21).

As conseqncias imediatas da consagrao quebrada so estas:


Perdemos o poder para vencer o pecado e subjugar o inimigo; Perdemos a liberdade conquistada em Cristo. Por causa do pecado, muitos que outrora foram libertos, vivem agora debaixo das cadeias do diabo; Perdemos a viso, o discernimento e a sensibilidade espiritual.

2. O exemplo de Jesus
Uma pergunta comum se Jesus era um nazireu. Ele no era um nazireu do ponto de vista natural, mas ele foi um verdadeiro nazireu cumprindo todos os quatro requisitos colocados. Jesus o maior exemplo de nazireu na Bblia. Ele viveu como um autntico nazireu.

O primeiro aspecto do nazireu que ele no podia tomar nada proveniente da uva, significando que ele deveria se abster de todo o prazer e gozo terreno. O Senhor cumpriu isso completamente porque nunca houve algum que vivesse uma vida to separada para Deus. O segundo sinal era que o nazireu no podia cortar o cabelo. O cabelo smbolo de glria e Jesus nunca buscou a sua prpria vontade ou glria (Jo. 5:30; 5:41 e 8:50).

O terceiro sinal era vencer as afeies naturais. Quando disseram a Jesus que sua me e seus irmos queriam falar com ele sua resposta foi enftica: qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse meu irmo, irm e me (Mt. 12:46-50).

O quarto requisito no tocar na morte. Jesus era a prpria vida e a sua vida era a luz dos homens (Jo. 1:4). Onde ele chegava havia sempre muita luz e vida (Mt. 4:16). Esse nazireu habita hoje em nosso esprito. Se vivermos pela vida de Cristo seremos verdadeiros nazireus consagrados ao Senhor e ao seu propsito.

Potrebbero piacerti anche