Sei sulla pagina 1di 18

1088 - INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

Cpia das transparncias sobre:

TRANSDUTORES DE POSIO

Prof. Demarchi

Captulo 4 TRANSDUTORES DE POSIO 4.1 Potencimetros Resistivos A resistncia de um condutor eltrico varia de acordo com a relao:

R=
onde:

L A

R = resistncia eltrica = resistividade do material L = comprimento do condutor A = rea da seo transversal do condutor

Um transdutor resistivo de contato deslizante (potencimetro) converte deslocamento mecnico (translao ou rotao) em um sinal eltrico, atravs da variao do comprimento L da relao acima. Consiste de uma resistncia com um contato mvel. O elemento resistivo alimentado com uma tenso dc ou ac e a tenso de sada idealmente uma funo linear do deslocamento.

Eo = Eex.

1 Rp Xi 1 + 1 Xt Xi Rm Xt

Para o caso ideal, com um medidor com alta impedncia de entrada:

Rm

Rp 0 Rm

Assim:

Eo Xi = Eex. Xt

Na prtica, entretanto, Rm e o desvio de linearidade mostrado abaixo:

Boa linearidade obtida para potencimetro de baixa resistncia em relao a Rm. Esta condio conflita com o interesse de alta sensibilidade, pois Eo diretamente proporcional a Eex. , que est limitada pela mxima potncia que pode ser dissipada na forma de calor:

Eex. = PRp
Assim, baixo Rp baixo Eex. baixa sensibilidade. 4.2 Transdutores Indutivos 4.2.1 Transformadores Lineares Diferenciais Variveis (LVDT) Baseiam-se no princpio de variao de indutncia e fornecem um sinal eltrico de sada proporcional posio de um ncleo no interior de bobinas. O LVDT (Linear Variable Differential Transformer) consiste de trs bobinas dispostas simetricamente, no interior das quais se move uma barra magntica que gera uma trajetria para o fluxo magntico entre as bobinas. A posio da barra ou ncleo controla a indutncia mtua entre a bobina primria e as duas bobinas secundrias.

Quando uma excitao ac aplicada bobina primria, tenses so induzidas nas duas bobinas secundrias, que so instaladas em srie e opostas. Quando o ncleo est exatamente entre as duas bobinas secundrias, as tenses induzidas so iguais e opostas, conseqentemente, a tenso de sada nula. Quando o ncleo se move da posio central, ocorre um desbalanceamento das indutncias mtuas entre as bobinas primria e secundrias e aparece uma tenso de sada. Esta tenso varia linearmente com o deslocamento do ncleo e o sentido do movimento pode ser determinado pelo sinal da tenso de sada.

A freqncia associada tenso de entrada na bobina primria pode variar entre 50 e 25000Hz. Se o LVDT for utilizado para medidas dinmicas, a freqncia de excitao deve ser 10 vezes maior que a mais alta componente de freqncia do sinal dinmico. A tenso de entrada varia de 5 a 15V. A potncia requerida normalmente inferior a 1W e a sensibilidade pode variar de 0,02 a 0,2 V/mm de deslocamento para cada Volt da tenso de alimentao da bobina primria.

As maiores sensibilidades esto associadas a ncleos curtos, que operam na faixa de 2mm, enquanto que as menores sensibilidades esto associadas a ncleos mais longos que operam na faixa de 150mm. Uma vez que o LVDT um sensor passivo, requerendo uma excitao ac, a uma tenso e freqncia nem sempre disponveis, circuitos condicionadores de sinais devem ser utilizados em sua operao. Um circuito tpico para o condicionamento do sinal de um LVDT mostrado a seguir, onde o demodulador converte o sinal de sada do LVDT de ac para dc.

Vantagens: Excelentes preciso, sensibilidade e linearidade; Resoluo; Baixo atrito; Eliminao de movimentos transversais; Resistncia mecnica; Boa isolao eltrica e ambiental. Desvantagens: Tamanho; Massa (inrcia); Susceptveis a interferncias magnticas.

4.2.2 Sensor de Proximidade So sensores que alteram sua indutncia devido aproximao de materiais magnticos ou condutivos. Basicamente consistem de uma bobina excitada por uma tenso ac de alta freqncia, geralmente da ordem de 400 kHz.

O campo magntico gerado por esta bobina induz correntes parasitas (correntes de Foucault) nos materiais magnticos ou condutores que se aproximam da bobina. Isto faz com que o campo magntico seja alterado e este altera a amplitude da tenso de excitao. O sinal de excitao, assim, fica modulado em amplitude pela aproximao dos materiais magnticos ou condutores. A tenso de excitao gerada por um circuito que tambm funciona como demulador do sinal, fornecendo um sinal dc proporcional distncia do ncleo da bobina at o material cuja distncia deseja-se medir. Para a obteno de um valor numrico para esta distncia, feita a calibrao do instrumento com lminas de espessuras conhecidas. A principal desvantagem a pequena distncia necessria entre o objeto de interesse e a extremidade da bobina, da ordem de 0,5 a 5mm. Sua faixa linear da ordem de 1 a 2mm. Possuem sensibilidade da ordem de 200mV/milsimo de polegada. Dentro de sua faixa linear, apresentam excelente resoluo, podendo chegar a 0,1m. A principal vantagem a curva de resposta em freqncia, que totalmente plana desde 0 at aprox. 100 kHz.

4.2.3 Tacmetros de Pulso So transdutores de proximidade que geram um ou mais pulsos eltricos a cada giro de um eixo. Baseiam-se em trs princpios relacionados a campos magnticos: a) Relutncia varivel b) Efeito Hall c) Magnetoresistncia ( VR Variable Reluctance) (HE Hall Effect) (MR Magnetoresistance)

4.2.3.1 Sensores de Relutncia Varivel Relutncia est para campo magntico assim como a resistncia est para corrente eltrica. Geram uma pequena tenso eltrica quando sofrem variaes no campo magntico.

O gap (vazio) entre os dentes da roda dentada (engrenagem) no conduz o campo magntico to bem quanto o material metlico do dente (o ar tem uma relutncia maior que o metal). A passagem de dentes e gaps, ou a variao da relutncia altera a densidade do
8

campo magntico atravs da bobina do sensor, gerando um sinal:

V =n

d dt

onde:

V tenso do sinal gerado n n de voltas da bobina d/dt razo de variao do fluxo magntico com o tempo

O sinal de sada senoidal (tenso) com a amplitude proporcional velocidade de rotao e a freqncia igual ao nmero de dentes que passam em frente ao sensor por segundo. Desempenho do sensor depende: das dimenses do ncleo e bobina; das dimenses dos dentes e gaps; da distncia entre o sensor e os dentes. Para melhor desempenho, deve-se ter: dimenso do ncleo dimenso do dente; gap entre dentes 2 a 3 vezes a dimenso do dente; distncia do sensor ao dente < 1mm. Vantagens: Baixo custo No necessitam de alimentao eltrica Sinal muito baixo para rotaes baixas Relao sinal / rudo baixa

Desvantagens:

Alm de rodas dentadas (engrenagens), podem ser usados eixos com descontinuidades em sua superfcie (furos, rasgos, etc.). Rodas dentadas so mais utilizadas por fornecerem uma quantidade maior de pulsos por rotao do eixo (melhor qualidade do sinal e melhor resoluo).

4.2.3.2 Sensores de Efeito Hall Possuem melhor repetibilidade e exatido que os anteriores. Consistem de um elemento plano de material semicondutor atravs do qual se passa uma corrente eltrica (3 a 10 mA). Um m permanente colocado sobre este elemento, de tal modo que se tenha um campo magntico perpendicular superfcie.

Surge ento uma tenso eltrica na superfcie do elemento Hall perpendicular corrente e esta tenso eltrica detectada como o sinal de sada do sensor. A tenso de sada no elemento Hall proporcional densidade do campo magntico atravs do elemento. Valores tpicos de tenso: 100 a 500mV para um campo magntico na faixa de 250 a 800 Gauss. De forma semelhante aos sensores de relutncia varivel, a passagem dos dentes de uma roda dentada provoca a variao na densidade do fluxo magntico atravs do sensor Hall, resultando em variaes no sinal de sada.
10

Outra configurao de sensor utiliza dois sensores de Efeito Hall e compara a diferena de sinais entre eles. Tambm conhecido como comparador magntico diferencial.

O espaamento entre os sensores e entre os dentes tal que quando um dos sensores se aproxima de um dente, o outro se aproxima de um gap. Permite a deteco de posio com velocidade zero. Problemas: requer menores tolerncias de desalinhamento, distncia entre o sensor e o dente, espaamento entre os sensores e o balanceamento entre os campos magnticos nos dois sensores (deve ser igual para os dois). 4.2.3.3 Sensores Magnetoresistivos Nestes sensores, sua resistncia eltrica proporcional densidade do campo magntico a que esto sujeitos. Ligas de ndio-antimnio apresentam esta caracterstica.
11

Construo similar dos sensores Efeito Hall, porm so passivos, requerendo circuitos para detectar a variao de resistncia.

Maiores variaes de resistncia na faixa de 2000 a 3000 Gauss: 500/1000 Gauss. Possuem elevados sinais de sada, o que proporciona melhor exatido na determinao de posio angular. Comparao entre os sensores magnticos Relutncia Efeito Efeito Hall Tipo varivel Hall Diferencial Mxima distncia < 1mm 1mm 1mm sensor ao dente Exatido 2 2 1 Preciso 0.1 0.1 0.05 Relao Baixa Mdia Alta sinal/rudo Tolerncia de Baixa Baixa Baixa alinhamento Campo tpico 2000 a 250 a 250 a (Gauss) 4000 800 4000 Magnetoresistivo 3mm 0.5 0.025 Muito alta Alta 2000 a 4000

12

4.3 Transdutores Capacitivos Um movimento de translao ou rotao pode ser utilizado de vrias formas para alterar a capacitncia de um capacitor. Esta variao de capacitncia pode ser convertida em um sinal eltrico por meio de um circuito. Apresentam facilidade de construo e alta sensibilidade com pequenos deslocamentos.

C=K

A X

onde:

C Capacitncia K Constante dieltrica do meio entre as placas A rea comum das placas X Distncia entre as placas

Meios de medio: - variao de distncia - variao de rea - variao do meio entre as placas Sensibilidade para variao da distncia:

dC KA = dX X2 Sensibilidade aumenta quando X diminui. Para pequenas mudanas de X em torno de uma posio neutra, pode-se considerar: dC C = dX X
13

Sensibilidade para variao de rea: Um transdutor capacitivo pode tambm utilizar placas paralelas com distncia h constante e variar sua capacitncia pela rea A, conforme figura:

Neste caso, a sensibilidade constante e pode ser expressa por: dC kKw = dX h onde w a largura das placas (constante). Para medio da variao de capacitncia utiliza-se uma Ponte de Wheatstone. Outra grande vantagem dos transdutores capacitivos que as foras envolvidas no movimento de uma placa em relao outra so extremamente pequenas. 4.4 Transdutores Ultra-snicos Um cristal piezoeltrico emite salvas de sinais senoidais em freqncia ultra-snica (acima de 20 kHz). Esse trem de pulsos reflete-se em qualquer objeto e volta ao emissor. Nos intervalos entre as salvas de sinais, o transmissor se comporta como receptor e sensibilizado pela energia refletida. O sinal assim obtido amplificado e usado para desabilitar um contador de tempo que foi disparado quando o sinal do pulso original deixou o transmissor. A distncia
14

do transdutor ao objeto igual velocidade do som no meio vezes a metade do tempo decorrido entre a emisso do pulso e a sua volta. A distncia medida fornecida em forma de corrente ou tenso. A principal desvantagem deste tipo de transdutor a dependncia da velocidade de propagao do som no meio em funo de fatores externos, como por exemplo, a temperatura. 4.5 Transdutores Digitais O termo digital implica na discretizao do sinal de posio, isto , a resoluo do sistema fica limitada ao mnimo incremento que o sistema digital permitir:

R=
onde:

L 2n

R resoluo L maior dimenso que se deseja medir n nmero de bits utilizado pelo sistema de posicionamento

Exemplo: Posio angular de uma pea: 360 Sensor de 8 bits Resoluo = 360 / 256 = 1.4 Estes sensores de posio funcionam atravs do sistema LED / Fototransistor. Uma pea dentada (cremalheira) ou perfurada pode ser usada para interromper periodicamente a luz dentro da abertura do sensor. O mesmo efeito obtido com um disco dentado ou perfurado (para medio de posio angular).

15

Para que o sistema tenha condies de diferenciar uma posio da outra, necessrio um contador de pulsos. O sistema s monitora a posio de peas com apenas um sentido de movimento. No caso de movimento em ambos os sentidos, necessrio um contador up/down (incrementa num sentido e decrementa no outro). Utilizam-se dois conjuntos LED/Fototransistor colocados de tal modo que para cada sentido haver uma ordem de excitao. Sempre que houver uma inverso de sentido, haver duas obstrues de luz consecutivas em um dos sensores. Esta informao usada para inverter a contagem. Neste caso, a resoluo metade da resoluo obtida com apenas um conjunto (para cada passagem de furo haver dois pulsos, um de cada conjunto): 720 pulsos por volta; resoluo de 0.5; palavra de 10 bits para representar todas as posies possveis. Resoluo do sistema = distncia / nmero de dentes ou furos (relacionada com a preciso de usinagem das peas). Estes tipos de sensores so chamados de encoders incrementais.

16

Exemplo: Movimento da pea p/ esquerda Trilha 1 Trilha 2 B B P B P P B P B B P B P P B P

Movimento da pea p/ direita Trilha 1 Trilha 2 B B B P P P P B B B B P P P P B

Para melhorar a resoluo, utilizam-se vrios sensores ao longo da cremalheira de forma que a distncia entre eles seja tal que para um movimento da cremalheira equivalente a um dente, haja uma obstruo de luz em cada um dos sensores (passagem de um dente gera tantos pulsos quanto o nmero de sensores). Exemplo: Mquinas ferramenta com controle numrico escala linear de vidro com graduaes gravadas por laser a cada 20m 4 sensores resoluo de 5m Exemplo: idem para rotao escala circular (disco)

17

Desvantagem dos encoders incrementais: contagem eletrnica, devido ao posicionamento relativo; perda de energia provoca perda de informaes e o sistema se perde, necessitando nova regulagem por parte do operador (zeragem com um padro). Encoders absolutos: medem a posio de maneira absoluta, utilizando vrias trilhas com um sensor em cada uma delas. Exemplo: 12 trilhas - angular

12 trilhas 12 sensores 212 leituras por rotao resoluo de 0.09 Exemplo: 4 trilhas - angular e linear

18

Potrebbero piacerti anche