Sei sulla pagina 1di 2

AMOS AGORA FALAR UM POUCO DE OUTRAS LEIS QUE TAMBM VO SER COBRADAS: LEI 4.583/05 e o DECRETO 40.

013/06
Destarte, devemos ter em mente que no so diplomas que devemos estudar apartados, ou seja, separados, so diplomas que se complementam e necessitam de estarem juntos para uma melhor compreenso dos seus institutos. Vamos ento nos situar a cerca deste contexto para podermos adentrar nesta seara. Assim, num primeiro momento, devemos observar a mudana ocorrida a partir do concurso de 2006 para o futuro concurso de 2011/12/13...bem um dia sai.....rsrsrsr, t brincando, no jogo contra. que no sou muito f das especulaes, odeio folha dirigida, primeiro de tudo muito cara, concursando no pode ficar jogando dinheiro fora, ela nos causa ansiedade, nervosismo, traumas capazes de at nos fazer parar de estudar, minha teoria sempre funcionou muito bem: vou estudando, e todas as teras e quintas visito a banca, e quando est l a famosa frase: SAIU O EDITAL...ai eu compro. Ento valos l. Bem como cedio dos senhores, no vamos mais fazer concurso para o DESIPE, esse departamento foi transformado em secretaria em 2003. Texto extrado do site da SEAP: A Secretaria de Administrao Penitenciria, que acaba de completar quatro anos de fundao, foi criada atravs do Decreto n 32.621, de 1 de janeiro de 2003, com o objetivo de dar um tratamento individualizado e especfico ao Sistema Penitencirio do Estado do Rio de Janeiro. Para o comando da pasta, foi nomeado pelo Governador Srgio Cabral, em 01 de janeiro de 2007, o coronel da Polcia Militar, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho. Agora faremos concurso para a SEAP. Bem vamos parar com os prolegmenos, e ir ao que interessa. A lei n 4.583, de 25 de julho de 2005. Dispe sobre a criao da categoria funcional de inspetores de segurana e administrao penitenciria e d outras providncias, ou seja, ela cria essa funo, fazendo uma alterao nas funes que existiam anteriormente a sua publicao. A atividade no Rio de janeiro, do agente penitencirio j teve como denominao inspetor de segurana penitencirio ISP e agente de segurana penitencirio ASP. Vale uma parte, desde 1963, os agentes fluminenses tm direito a porte de arma, mesmo antes da Polcia Militar. Vamos continuar a Lei 944 de 18 de dezembro de 1985 do Rio de janeiro. Foi a lei de criao desses cargos, como informa o referido diploma. Dispe sobre a criao de cargos de inspetor de segurana penitenciria e agente de segurana penitenciria. Ocorre que a lei 4.583, de 25 de julho de 2005, extinguiu esses cargos no seu art. 12, transformando estas denominaes atualmente em Inspetor de Segurana e Administrao Penitenciria ISAP. Da esta lei tratar sobre a criao da categoria, esta lei trata da realizao do concurso e suas etapas, nvel de escolaridade, nota mnima no curso de formao, prazo para ser considerado estvel, e ainda o mais importante as atribuies genricas do cargo, como por exemplo:

Exercer atividade de nvel mdio, envolvendo a superviso, coordenao, orientao e execuo de atividades relacionadas manuteno da ordem, segurana, disciplina e vigilncia dos estabelecimentos penais;

Dirigir veculos automotores terrestres oficiais; escoltar presos e internos; zelar pela segurana de pessoas ou bens; participar ativamente dos programas de reabilitao social, tratamento e assistncia aos presos e internos; Exercer, ainda, quando ocupante da 1, 2 e 3 classes, atividades que envolvam maior complexidade e dificuldade, supervisionando-as; revisar trabalho de funcionrios de classe igual ou inferior, alm do controle, orientao, coordenao, fiscalizao e a chefia de equipes de inspetores hierarquicamente subordinados; executar atividades de apoio tcnico operacional, no mbito do sistema penitencirio, compreendendo estudos, pesquisas, anlises e projetos sobre a administrao de pessoal, material, organizao, mtodos e trabalhos tcnicos de segurana penitenciria. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

De outra ponta, temos agora o Decreto n 40.013, de 28 de setembro de 2006. Regulamenta a Lei 4.583, de 25 de julho de 2005 e da outras providncias. De plano vamos entender esse negocio de decreto regulamentador. No sistema jurdico ptrio, os decretos regulamentares destinam-se a pormenorizar a lei, de forma a conduzir sua boa execuo, ou seja, um decreto que regulamenta uma lei. Leis geralmente so abstratas demais e no conseguem prever todas as situaes em que sero aplicadas e o modo de ser aplicada. Visto quem as faz estar muitas vezes longe do local em que a lei deve ser aplicada. Ento o poder executivo por decreto regulamenta uma lei. O decreto privativo do chefe do poder executivo Presidente, Governador ou Prefeito. Deve ao regulamentar a lei no contrariar seus dispositivos sob pena de ser ilegal e assim declarado pelo judicirio. Explica a lei, como aplic-la, mas no pode ir contra a lei. Assim o Decreto n 40.013, de 28 de setembro de 2006, vem regulamentar a atividade do ISAP, ela fala do ingresso na carreira, seus requisitos para o candidato fazer o concurso, requisitos para a avaliao peridica, as atribuies dos ISAPs, seu cdigo de tica, seus Direitos, suas responsabilidades, suas possveis transgresses e sanes cabveis, etc. De mais importante neste contexto de atualizao, este decreto no seu art. 50 revoga expressamente o Decreto 8.896/86, que era matria do concurso anterior, ento no mais o estudem. Por fim, devemos nos atentar para o contedo desses diplomas no contexto do concurso, pois o Decreto Regulamentar, no foi cobrado na sua integra no ultimo concurso, pode mudar, sim, claro! Ento vamos devagar, nos preparando com calma. Sei que um contedo extenso, mas se realmente queremos isso, e como eu falo em sala: que este cargo deve ser encarado como um degrau a ser subido na vida, pra uns por necessidade financeira para conseguir outras coisas e pra outros por merecimento divino, se que acreditam!. Bem alunos por hoje isso ai, foi rapidinho, pois, amanh dia tenho certeza que um dia irei encontrar alguns dos senhores l, e vou ouvir isso dos senhores: um dia l dentro leva um ano pra passar, trs dias aqui fora parecem um. Fiquem com Deus.

Potrebbero piacerti anche