Sei sulla pagina 1di 20

APOSTILA DE NS

E AMARRAS

APOSTILA DE NS E AMARRAS ASSOCIAO AMAZNIA OCIDENTAL 2 COORDENAO DE DESBRAVADORES

Edio e Diagramao: Renilson Gomes Fontes: Manual de Ns e Amarras do Grupo Atalaias de Cristo, Manual de Ns e Amarras Tarafa Camp Coleo, Manual de Ns e Amarras da Editora Sobre Tudo, Apostila de Ns e Amarras do Clube Silvestre e Livro Na Trilha da Aventura. joseph_desbravador@hotmail.com

Apostila de Ns e Amarras
APRESENTAO
Aps muito pesquisar sobre ns e amarras, decidi reunir todo o conhecimento adquirido nessa rea em um nico lugar, da surgiu a ideia de desenvolver esta apostila de ns e amarras. Ela no a mais completa apostila de ns e amarras, porm ela pode ser de grande ajuda para voc desbravador(a) que gosta dessa rea, pois, aqui esto reunidos os ns e amarras mais utilizados por ns em acampamentos e tambm em nosso cotidiano. Este material um projeto independente, todavia, foi desenvolvido com o fim de ajudar a melhorar o desenvolvimento dessa rea, j que os materiais disponibilizados na internet nenhum deles tm todo o contedo reunido no mesmo local. Infelizmente no consegui a imagem de todos os Ns. Espero conseguir outras apostila mais completas coma a apostila do corpo de bombeiros militar e assim ampliar esta apostila para que voc possa ampliar seus conhecimentos.

Sempre MARANATA! Renilson Gomes Lder de Desbravadores


Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

Apostila de Ns e Amarras
1. Ns e Amarras Amarrar o sapato, colocar o avental ou a gravata so exemplos do quanto utilizamos os ns no dia-a-dia. Um n nada mais que um enlaamento de uma ou mais cordas formando uma massa uniforme. Quanto mais apertado o n, mais peso ele poder suportar. A corda consiste em um conjunto de fibras torcidas ou tranadas entre si. Ela usada principalmente para acampamentos, navegao construo e muitas outras atividades. 2. Tipos de Corda A corda recebe o nome da espcie da fibra empregada na sua fabricao, podendo ser de origem animal, vegetal ou sinttica. 2.1 - Fibras de Origem Animal: seda, crina e couro. 2.2 - Fibras de Origem Vegetal: sisal, cnhamo, coco, algodo e juta. 2.3 - Fibras de Origem Sinttica: nilon, polipropileno e polietileno. As cordas de origem animal so raras e de uso limitado. As de fibra vegetal so comum e muito utilizadas. As melhores cordas so feitas de cnhamo, que no abundante na natureza. Por isso boa parte das cordas encontradas no mercado de juta. As cordas de fibras naturais apresentam algumas desvantagens: quando molhadas, incham, dificultando o desate do n, alm da tendncia de ficarem muito quebradias, apodrecerem com facilidade, bem como sofrerem a ao da gua do mar. Sol forte e produtos qumicos tambm desgastam esse tipo de corda. J as de fibras sintticas tem alta resistncia a trao trao e boa capacidade de carga; elas absorvem choques, so resistentes a danos qumicos e co0rroso provocada por leos, petrleo e pela maioria dos solventes. Alm disso, por absorverem menos gua que as de fibras naturais, sua resistncia tende a ser constante quando molhadas. A principal desvantagens das cordas sintticas, porm, o fato de ser to lisas que alguns ns se desfazem. Assim, preciso firmlos com uma meia-volta ou dobras adicionais. Lembre-se: No use cordas de fibras diferentes juntas, pois somente a mais resistente funcionar sob tenso. 3. Cuidados Com a Corda Periodicamente as cordas devem ser inspecionadas. Deve-se destorcer ligeiramente os cordes para examinar o interior da corda. Caso esses cordes estejam escurecidos, a corda no poder ser usada em situaes nas quais se exija segurana. As fibras interiores devem apresentar-se brilhantes e novas em sua aparncia. Os prprios ns danificam a corda. Quanto mais apertado e forte, maior ser a chance de romper a corda. Se a corda esteve na gua do mar preciso enxagu-la com gua doce antes de ser guardada, para se remover todo o sal das fibras. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

Apostila de Ns e Amarras
Se forem cuidadas apropriadamente, as cordas podem ter maior tempo de utilidade. No guarde cordas midas ou molhadas, especialmente as de juta. A umidade as deteriora. melhor sec-las ao sol, nunca em fornos. Evite arrastar uma corda sobre superfcie cortante ou deix-la enroscar-se em cantos speros, pois poder danificar-se e romper as fibras. No permita que sujeira ou areia penetre nas fibras da corda. No a dobre, nem pise sobre ela, pois poder deform-la, faa uma capa para guardar sua corda. Cordas utilizadas para escaladas, rapel e outras atividades verticais no devem ter nenhum contato com hidrocarbonetos (solventes) ou cidos, pois esses produtos danificam a estrutura do nilon, enfraquecendo a corda. O modo de guardar a corda tambm ajuda na sua conservao. Apresentamos agora trs maneiras pelas quais podemos enrolar as cordas e assim guard-las ou transport-las facilmente. 3.1 - Meada Passar a corda alternadamente sob os ps e por cima dos joelhos, sempre no mesmo sentido. Enrolar os dois ltimos metros em torno dos anis de um dos extremos e arrematar com um n. 3.2 - Feixe Seguir o mesmo procedimento da meada, s que no final, deixar corda suficiente para envolver os anis de um extremo ao outro. possvel fazer uma ala para transporte. 3.3 - Anel ou Coroa Enrolar do mesmo moda que a meada; no final, reservar aproximadamente dois metros de corda para envolver os anis em espiral e arrematar com um n. 4. Classificao A palavra n vem do latim nodos que significa unir. As roupas, na antiguidade, eram presas por ns at que surgiram os botes, os zperes e os velcros. Muitos dos ns que hoje utilizamos j eram usados pelos gregos e romanos, e seu formato tem se preservado em jias e esculturas. Apenas para facilitar a compreenso, os ns esto classificados em oito tipos diferentes. 4.1 - NS DE PONTAS DE CORDAS: So usados para evitar que a ponta de uma corda deslize por um orifcio ou para amarrar a ponta de um cabo a fim de evitar que ele se desfie. 4.2 - NS CORREDIOS: So usados desde a pr-histria, na confeco de armadilhas e armas, pois eles apertam ao redor do objeto ao qual so presos, afrouxando quando a tenso diminuda. 4.3 - NS ENCURTADORES: So usados principalmente para encurtar cabos longos, tambm podem ser usados para isolar uma parte do cabo que esteja danificada.

Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

Apostila de Ns e Amarras
pesca. 4.4 - NS DE PESCA: Utilizados para atender exclusivamente as necessidades da

4.5 - VOLTAS: Usadas quando se quer prender uma corda ou um gancho a um poste. Por suportarem bem a tenso lateral, so utilizadas para atracao e amarrao de embarcaes. 4.6 - ALAS: So semelhantes as voltas, s que as alas so feitas para ser colocadas sobre um objeto, acompanhando sua forma. 4.7 - EMENDAS: Como o nome j diz serve para emendar as pontas de duas cordas a fim de formar uma mais longa. Para se obter maior segurana, prefervel que o dimetro e o tipo das cordas sejam idnticos. 4.8 - AMARRAS: Apropriadas para se unir barras ou haste. Muito utilizadas para construir moveis de acampamento. 5. Uso Prtico dos Ns e Amarras

5.1 - SIMPLES: empregado para dar n em ponta de corda, assim evitando que ela se destora ou para iniciar outros ns.

5.2 - OITO: usado para evitar que a corda corra atravs de um lao, argola ou toro, razo porque muito usado a bordo dos navios.

5.3 - N CORREDIO: Por ser fcil de se ajustar, esse n muito utilizado para amarrar pacotes e quando se deseja prender amarrar animais a um poste, por exemplo. Pode ser feito no meio da corda ou na ponta, e quanto mais tensionado for, mais apertado ficar o lao. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
6

Apostila de Ns e Amarras

5.4 - N DE CARRASCO: usado em escaladas, pois capaz de absorver choques quando a corda sujeita a grandes ou inesperadas tenses, mas no considerado um n muito seguro.

5.5 - LAS DE GUIA DE CORRER: usado para iar alguma coisa na gua, pois no solta com o solavanco do barco nem com o balano da gua.

5.6 - CATAU: Empregado para isolar uma parte da corda que esteja danificada, para encurtar ou esticar um cabo frouxo, ou para isolar numa argola.

5.7 - ALA DE AZELHA SIMPLES: Apropriado para encurtar cordas danificadas e para rebocar veculos.

5.8 -N DE SANGUE: Tem grande resistncia, por isso usado para unir cordas de nilon. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
7

Apostila de Ns e Amarras

5.9 - TURLE: Serve para prender mosca com leo ao tip. No adequado para anzol com olhal. 5.10 - N NICO PARA EMPATE: Serve para amarrar um girador ou pito a um leader.

5.11 - CIRURGIO PARA PESCA: til para unir linhas de tamanho diferente, aumentando sua resistncia.

5.12 - N NICO PARA TERMINAIS: Excelente para prender mosca ou anzol a um leader ou tippet. 5.13 - N NICO PARA UNIR LINHAS: um modo eficiente de ligar as duas partes de um leader ou tippet. Usado pelos pescadores para pegar grandes peixes com pequenas iscas.

5.14 - VOLTA DO FIEL: Empregado para firmar uma corda no ponto de amarrao. Serve para amarrar as cordas da barraca e para ligar uma estaca a outra.

5.15 - VOLTA DA RIBEIRA: Usado para iar objetos cilndricos e iniciar a amarra diagonal Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
8

Apostila de Ns e Amarras

5.16 - VOLTA ESTICADA: Usado para amarrar cabos s estacas de barracas e em servios de resgate de urgncia.

5.17 - FATEIXA: Feito para firmar um cabo numa barra, num arganu, para amarraes firmes, para atar as cordas da barraca nas suas estacas, atracar barcos ao cas, etc. 5.18 - VOLTA DO GATO: usado em acampamentos para erguer objetos leves.

5.19 - PRSIK: empregado para fixar uma ou mais cordas em um cabo. Esse n pode escapar se a corda estiver molhada ou congelada.

5.20 - COTE: Usado para completar e reforar outros ns.

5.21 - DOIS COTES: N fcil de desatar. Funcionar melhor se houver um tenso constante. Tanto o cote como o dois cotes ficam mais seguros se na ponta da corda houver um n terminal. 5.22 - MEIA VOLTA DO FIEL: Utilizado por escaladores no momento da descida.

Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

Apostila de Ns e Amarras

5.23 - LAS DE GUIA: Utilizado especialmente na segurana durante a transposio de obstculos, para prender uma pessoa ou animal quando h necessidade inevitvel de que a laada no se aperte, quando se desce algum de um prdio incendiado ou quando se puxa um animal a guia. um n que no corre nem aperta.

5.24 - BORBOLETA: usado para dar maior tenso s cordas.

5.25 - LAS DE GUIA DUPLO: Serve para prender o homem do meio numa escalada onde tem trs ou mais pessoas na corda.

5.26 - CADEIRA DE BOMBEIRO: Usado para puxar uma pessoa de dentro de um poo ou lugar semelhante.

5.27 - DIREITO: Empregado para unir cordas de mesmo dimetro. No escorrega e no aperta facilmente. muito fcil de desatar. Usamos para amarrar bandagens em primeiros socorros.

5.28 - CEGO: Escorrega e praticamente intil. Aprendemos para no faz-lo.

Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

10

Apostila de Ns e Amarras

5.29- N DE PESCADOR: Usado para unir cordas linhas molhadas ou lisas.

5.30 - N DE PESCADOR DUPLO: Usado para unir cordas ou formar alas.

5.31 - N ORDINRIO: Usado para reboques. As pontas devem ser amarradas.

5.32 - VOLTA DO CAADOR: Unir cordas de maior dimetro.

5.33 - CIRURGIO: usado para suturar feridas.

5.34 - VOLTA DA ESCOTA: empregado para unir cordas de diferente dimetro. usado para amarrar a escota a vela do navio. 5.35 - MEIA VOLTA MORDIDA: Serve para iar objetos leves numa manobra rpida.

5.36 - GANCHO: Serve para prender com presteza um cabo a qualquer gato fixo ou aparelho de iar. 5.37 - N PELA METADE: Serve para prender provisoriamente o chicote de um cabo que no dever sofrer esfora. 5.38 - TORNIQUETE: utilizado em primeiros socorros para deter hemorragias. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

11

Apostila de Ns e Amarras
5.39 - N DE MARINHEIRO: til para amarrar a canoa no porto.

5.40 - LAADA CORREDIA OU TENSOR DE BARRACA: Para deixar os estirantes da barraca tensos, bom para amarrar cobertura de lona ou plstico as estacas.

oca.

5.41 - N EM CADEIAS: Utilizado para prender Folha de cobertura em uma cabana ou

5.42 - N DE PASSADOR: usado para aguentar o passador em um merlim, quando se deseja rondar as voltas que atracam dois cabos ou duas partes de um cabo onde se vai fazer uma ala. usado tambm para amarrao de pranchas de costado ou para prender um cabo a um gato. 5.43 - N DE CAMINHONEIRO OU CARIOCA: Excelente para amarrar cargas ou imobilizar e fcil de desatar. 5.44 - BALSO DOBRADO: Serve para descer um homem a um paiol invadido pelo fumo, sendo que ele desmaie pode ser iado com segurana. 5.45 - PUNHO DE ADRIA SINGELO: Serve para fixar o chicote de um cabo a uma amarrao fixa.

5.46 - N DE MORINGA: Usado onde seja necessrio uma ala permanente. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

12

Apostila de Ns e Amarras

5.47 - VOLTA DO SALTEADOR: Utilizado quando se precisa descer de uma montanha ou rvore e tirar a corda quando chegar l embaixo. 5.48 - N DE SALTEADOR DUPLO: Utilizado para dar mais segurana que o salteador. 5.49 - OLHO DE PESCADOR: Executa-se dando com o seio duas voltas redondas de sentidos contrrios, que, depois de ligeiramente sobrepostas, se vai passar o seio pela interseo das voltas e, depois, soc-la convenientemente. Usado para fazer uma ala. 5.50 - VOLTA SINGELA: Serve para segurar um mastro ou antena ao alto, escapelando no topo do mastro a parte central e servindo de plumas os ramos e os chicotes os quais so amarrados no convs em distncia e direo convenientes. 5.51 - VOLTA DA RIBEIRA E COTE: til para segurar um madeiro que se reboca. 5.52 - VOLTA MORDIDA: Serve para completar e reforar outros ns.

5.53 - N QUADRADO: Geralmente utilizado para propsitos decorativos. 5.54 - N BOBINA: Unir uma corda a uma madeira ou ferro. 5.55 - N CONSTRITOR: utilizado para encurtar cordas.

5.56 - CABEA DE SABI: Unir a corda a uma argola.

Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

13

Apostila de Ns e Amarras

5.57 - DIREITO ALCEADO: Variao do N Direito, tem como caracterstica principal o fato de poder ser desfeito facilmente.

5.58 - VOLTA DA ALA: Para fixar uma corda dupla.

5. 59 - VOLTA DO TORTO: Parecido com o direito, escorregadio (no o cego).

5.60 - N AMOR-PERFEITO: Consta de dois meios-ns invertidos e entrelaados partindo de uma laada prvia. ideal para iniciar trabalhos e pode ser executado em torno de um fio.

5.61 - N DE ARNS: Comea-se com um cote direito e faz com que o chicote passe por baixo dele. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
14

Apostila de Ns e Amarras

5.62 - BALSO PELO SEIO: Utiliza-se para fazer duas alas fixas do mesmo tamanho em uma corda.

5.63 - ENCAPELADURA: muito til para se construir um trip rapidamente. Do-se dois cotes, um direito e outro inverso, na mesma corda, e sobrepem-se ligeiramente. Em seguida puxam-se os seios, ficando trs olhais que so para introduzir as trs varas do trip. Depois de apertar bem o n termina-se unindo as pontas com um direito.

5.64 - N TREVO: Este um n decorativo, sendo uma variao do n amor-perfeito. Este no um n seguro, e no suporta nenhuma tenso e desmancha-se com facilidade.

5. 65 - VOLTA REDONDA COM DOIS COTES: Utiliza-se para amarrar um cabo a um mastro ou verga e tambm a uma argola ou arganu apertando. O importante fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado. 5.66 - N BOCA DE LOBO: Utiliza-se para o iamento de fardos, sacos, barris, etc. Pode ser feito com alas entrelaadas. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
15

Apostila de Ns e Amarras

5.67 - N PATA DE GATO: usado para fixar um cabo a um gancho, para fazer-se uma ala provisria em uma corda enganchada.

5.68 - N DE TRANA: composto de laadas montada duas a duas e em forma espiralada. O n de trana trabalhado com dois fios. Enquanto se prende um deles, faz-se uma laada com o outro e assim alternadamente, seguindo a mesma ordem. 5.69 - N DE TECELO: Usado em cordas finas.

5.70 - N DE GRAVATA: um n muito seguro e resistente a puxes e safanes. menos propenso apertar-se por si prprio, e para que isso acontea ser necessrio submet-lo a uma grande presso. Se isso ocorrer pode ser muito difcil desmanch-lo. o melhor n para atar-se a alas de baldes, indicado para atar-se animais e, se feito de forma corredia, pode ser um seguro cabresto para um cavalo. 5.71 - N DE AJUSTE: Serve para unir duas cordas grossas. Se faz como o n bobo porm, se arremata a ponta dos cabos com outra corda extra.

5.72 - N DE ESCOTA ALCEADO: uma variante do n de escota que permite unir Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

16

Apostila de Ns e Amarras
dois cabos de diferente dimetro, com um lao para desfaz-lo facilmente. 5.73 - N DE ESTACHA: Usado para unir cordas grossas. Quanto maior for o nmero de cotes maior a resistncia. Os cabos so arrematados com cordas mais finas.

5.74 - N DE CAPUCHINHO: til para segurar uma corda sem queimar as mos ou para facilitar a subida de uma pessoa em um s cabo. 5.75 - MEIO-N-CORREDIO: Se utiliza para fixar rapidamente uma corda a uma argola. Tem a mesma aplicao de um cote, porm de um puxo se desfaz.

5.76 - LAADA ENCAVILHADA: Inicia com um cabea de sabi, s que ao invs de introduzir as pontas das cordas atravs da laada, introduza uma cavilha (trava), que facilitar desfazer a laada.

5.77 - N DE CANHO: Para segurar fortemente uma corda; se ajusta bem tanto a um poste como a uma argola; tem grande resistncia a trao e no desliza nem afrouxa.

5.78 - VOLTA DO PESCADOR: Se ajusta bem a uma argola tem grande resistncia a trao. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.
17

Apostila de Ns e Amarras

5.79 - N DE NCORA: Serve para atar uma corda ao olho de uma ncora ou s argolas das barracas.

5.80 - CABEA DE TURCO OU BARBILETE: um n decorativo em forma de anel que se utiliza para apoiar uma vara de pesca, para conduzir com segurana um timo, e tambm um n para fazer um anel de leno.

5.81 - N DE DIAMANTE: considerado um n decorativo; os marinheiros antigos o faziam como um n permanente, com um ou dois cabos. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

18

Apostila de Ns e Amarras

5.82 - N DE ESPIRAL: Consiste em uma sequncia de meios ns duplos. Depois de mo0ntada a sequncia, os ns se retorcero automaticamente, fazendo o movimento espiralado que o caracteriza.

5.83 - N JOSEFINA: De grande beleza e decorativo, este n tambm empregado como n de trabalho, devido a sua resistncia presso, quando bem ajustado e apertado. Como um n decorativo, tanto pode ser usado0 sozinho como com outros ns. 5.84 - N DE AMARRAR: Utilizado em atividades de navegao para fixar com rapidez uma corda a um suporte. arrematado com um cote. 5.85 - N DIREITO ANDINO: Utiliza-se mais frequentemente para unir duas cordas da mesma espessura, amarrar ataduras, terminar algumas amarras, etc, por ser um n fcil de ser feito.

5.86 - AMARRA QUADRADA: Usada sempre que for necessrio unir duas hastes ou galhos cruzados a um ngulo de 90 graus. Inicie com o volta do fiel. Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

19

Apostila de Ns e Amarras

5.87 - AMARRA DIAGONAL: Usado quando precisa unir duas hastes que esto se cruzando no formato de um X . inicie com o volta da ribeira.

5.88 - AMARRA CONTINUA: Usada para unir uma haste menor a uma haste maior em ngulo reto. Muito til para fazer moveis de acampamento.

5.89 AMARRA PARALELA: Usada para unir vigas paralelas e formar pernas de sustentao.

5.90 - AMARA TRIP: Esta amarra usada para a construo de trips em acampamentos, afim de segurar lampies ou servir como suporte para qualquer outra finalidade. A amarra trip feita iniciando com uma volta da ribeira ou volta do fiel, passando alternadamente por cima e por baixo de cada uma das trs varas , que devem estar colocadas lado a lado com uma pequena distncia entre elas. No necessrio o enforcamento nessa amarra, pois ao ajustar o trip girando a vara do meio a amarra j sofre o enforcamento sendo suficientemente presa. Entretanto, em alguns casos o enforcamento pode ser feito passando voltas entre as varas e finalizando com uma volta do fiel ou n direito preso a extremidade inicial.

Renilson Gomes Lder de Desbravadores 2 Coordenao de Campo Acre/AamO.

20

Potrebbero piacerti anche