Sei sulla pagina 1di 3

Atividades Marcio Vancini Sistema de Informao de RH

1- O SI de RH alm de coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados sobre os recursos humanos da organizao possui dois objetivos bsicos. Explique objetivamente cada um deles. R: O primeiro administrativo, ou seja, reduzir custos e tempo de processamento da informao; O segundo proporcionar suporte para deciso, ou seja, auxiliar os gerentes e os funcionrios nas tomadas de decises eficazes.

2- O Sistema de Informao de RH possui softwares especficos com funes completas e avanadas para gerenciamento das pessoas. Para que servem estes softwares e como eles funcionam? R: Esses softwares auxiliam nas tomadas de decises, sendo cada vez, mas rpidas estas dentro das normas trabalhistas geram clculos da folha de pagamento, tendo

3- Comente: Os SI de RH tambm so complementados com o gerenciamento de coeficientes como habilidades, desempenhos, segurana e medicina, planos de carreira e recrutamento e seleo. R: O Sistema de informao de RH e bem especifico abrangem um dos campos mais importante dentro da organizao os funcionrios, dando a eles a escolha, e recursos para que trabalhem e atinjam a meta lanada pelos seus superiores, entendendo o que acontece com a relao superior/subordinado, e sempre opinando nas decises.

O sistema de Rh tem por objetivo verificar as tcnicas utilizadas na empresa,gerenciando as funes de forma analisar as habilidade das pessoas.

4- Pesquise no mercado de software ou na Internet o nome de pelo menos 5 Sistemas de Informao de RH destacando suas principais caractersticas, isto , suas principais funcionalidades.

R: 1- Sistemas de Processamento de Transaes (SPTs) sistemas integrados que atendem o nvel operacional, so computadorizados, realizando transaes rotineiras

como folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos so predefinidos e estruturados, atravs deles que os gerentes monitoram operaes internas e externas a empresa, so crticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas a e a prpria. Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing, fabricao/produo, finanas/contabilidade e recursos humanos.

2- Sistemas de Informao Gerenciais (SIG), o estudo dos sistemas de informao nas empresas e na administrao, do suporte ao nvel gerencial atravs de relatrios, processos correntes, histrico atravs de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e deciso, dependem dos SPTs para aquisio de dados, resumindo e apresentando operaes e dados bsicos periodicamente.

3- Sistemas de Informao Financeira e Contbil responsveis pela administrao de ativos financeiros visando o retorno ao investimento. A funo Finanas se encarrega de identificar novos ativos financeiros (aes ttulos e dividas) atravs de informaes externas. J a funo Contabilidade responsvel pela manuteno e gerenciamento de registros financeiros (recibos folha de pagamento etc) para prestar contas aos seus recursos. Estes sistemas compartilham problemas, acompanhando o que possuem com o que necessitam. No nvel Estratgico estabelecem metas de investimento prevendo desempenho financeiro, no nvel de Gerencia ajudam gerentes a supervisionar e controlar recursos financeiros, no de Conhecimento fornecem ferramentas analticas como estaes de trabalho para aumentar o retorno sobre investimento, e no Operacional monitoram o fluxo de recursos realizados pelas transaes como cheques, pagamentos a fornecedores, relatrios e recibos. 4- SI se dividem em Sistemas de Venda e Marketing, responsvel pela venda do produto ou servio. O Marketing procura identificar o que os clientes querem consumir e tambm os melhores clientes, criando e mostrando novos produtos ou servios atravs de propagandas e promoes, j as Vendas contatam os clientes, oferecem os produtos e servios fecham pedidos, acompanham o comercio.. No nvel estratgico eles monitoram e apiam novos produtos e oportunidades e identificam o desempenho dos concorrentes.. No nvel de Gerencia do suporte a pesquisas de mercado campanhas promocionais e determinao e preos, analisando o desempenho do pessoal de vendas, No nvel de conhecimento apiam estaes de trabalho analisando marketing e no Operacional do suporte ao atendimento e localizao de clientes. Sistemas de Informao de Fabricao e Produo, responsvel pela produo de bens e servios tratam do planejamento, desenvolvimento, manuteno e estabelecimento de metas de produo aquisio e armazenagem de equipamentos, matrias primas para fabricar produtos acabados. No Nvel Estratgico ajudam a localizar novas fabricas e investir em novas de tecnologias de fabricao, no Nvel de Gerencia analisam e monitoram custos, recursos de fabricao e produo no de Conhecimento criam e distribuem conhecimentos especializados orientando o processo de produo e no Operacional monitoram e controlam a produo. Um exemplo simples deste tipo de sistema s o controle de estoque com emisso de relatrios.

5- Sistemas de Recursos Humanos, responsvel por atrair, aperfeioar e manter a fora de trabalho da empresa ajudam a identificar funcionrios potenciais e selecionar novos, desenvolver talentos e potencialidades. No nvel estratgico identificam habilidades, escolaridade tipos de cargo atendem os planos de negocio. No de Gerncia monitoram o recrutamento, alocao e remunerao de funcionrios, no de Conhecimento descrevem funes relacionadas ao treinamento, elaborao de planos de carreira e relacionamentos hierrquicos entre funcionrios e no Operacional registram o recrutamento e colocao de funcionrios da empresa. Eles armazenam dados bsicos de funcionrios como nome endereo, telefone, escolaridade funo salrio etc so elaborados para armazenar dados que atendam exigncias dos governos federais e estaduais relacionadas a contratao de funcionrios conforme as leis trabalhista

Potrebbero piacerti anche