Sei sulla pagina 1di 80

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

LEI COMPLEMENTAR N 18 De 22 de dezembro de 1 997 Institui o Cdigo de Posturas do Municpio de Araraquara e d outras providncias. O PREFEITO DO MUNICPIO DE ARARAQUARA, Estado de So Paulo, no exerccio de suas atribuies legais, e de acordo com o que aprovou a Cmara Municipal, em sesso ordinria de 15 de dezembro de 1 997, promulga a seguinte Lei Complementar : TTULO I DISPOSIES GERAIS CAPTULO NICO DISPOSIES PRELIMINARES

Artigo 1 - Este Cdigo contm as medidas do Poder de Polcia Administrativa a cargo do Municpio, estatuindo as necessrias relaes entre o poder pblico local e os muncipes. Artigo 2 - Ao Prefeito e, em geral, aos servidores municipais incumbe zelar pela observncia dos preceitos deste Cdigo.

TTULO I I DA HIGIENE PBLICA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 3 - A fiscalizao sanitria abranger especialmente higiene e limpeza das vias pblicas, dos terrenos no edificados, das habitaes particulares e coletivas, da alimentao, incluindo todos os estabelecimentos onde se fabriquem ou comercializam bebidas e alimentos. Artigo 4 - Ao constatar qualquer irregularidade, o fiscal sanitrio apresentar a seu superior imediato, relatrio circunstanciado, sugerindo medidas ou solicitando providncias, a bem da higiene pblica. Pargrafo nico - A Prefeitura atravs da Secretaria Municipal de Sade tomar as providncias cabveis ao caso, quando o mesmo for da alada do governo municipal, ou remeter cpia do relatrio s autoridades federais ou estaduais competentes, quando as providncias necessrias forem da alada das mesmas.

CAPTULO I I DA HIGIENE DAS VIAS PBLICAS

Artigo 5 - O servio de limpeza das ruas, praas e logradouros pblicos ser executado diretamente pela Prefeitura ou por concesso. Artigo 6 - Os moradores so responsveis pela limpeza do passeio fronteirio s suas residncias. 1 - A lavagem ou varredura do passeio na rea central, ser regulamentada de acordo com os critrios j existentes. 2 - absolutamente proibido, em qualquer caso, varrer lixo ou detritos slidos de qualquer natureza, para os bueiros dos logradouros pblicos. Artigo 7 - proibido fazer varredura do interior dos prdios, dos terrenos e dos veculos para a via pblica, e bem assim, despejar ou atirar papis, anncios, reclames ou quaisquer detritos sobre o leito de logradouros pblicos. Artigo 8 - A ningum lcito, sob qualquer pretexto, impedir ou dificultar o livre escoamento das guas pelos canos, sarjetas ou canais das vias pblicas, danificando ou obstruindo tais servides. Artigo 9 - Para preservar, de maneira geral, a higiene pblica, fica terminantemente proibido:

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

I - consentir o escoamento de guas servidas das residncias, para a rua onde haja rede de esgoto; II - conduzir, sem as precaues devidas, quaisquer materiais que possam comprometer o passeio das vias pblicas; I I I - queimar, mesmo nos prprios quintais, lixo ou quaisquer objetos outros, em quantidade capaz de molestar a vizinhana; IV - limpar ou lavar veculos estacionados nas vias pblicas;

V - s oficinas, garagens, empresas de transportes coletivos ou de cargas e aos estabelecimentos congneres, proceder o conserto em veculos estacionados nas vias pblicas; VI - aterrar vias pblicas com lixo, materiais velhos ou quaisquer detritos;

V I I - o transporte, em qualquer veculo, de materiais ou produtos, especificamente pedras, argila, calcrio, terra, concreto pr-misturado, asfalto e outros, que possam comprometer a higiene e limpeza das vias e logradouros pblicos, sem a devida cobertura ou proteo adequada; V I I I - o transporte de cana, sem que a carga esteja devidamente amarrada, de modo a no permitir a perda do produto, por mnima que seja, ao longo do percurso. Artigo 10 - No permitida, na zona urbana, a instalao de estrumeiras, cocheiras ou depsitos de estrume animal, no beneficiado, bem como, galinheiros, chiqueiros e canis com mais de trs animais. Artigo 11 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia.

CAPTULO I I I DA HIGIENE DAS EDIFICAES

Artigo 12 - As edificaes urbanas devero ser conservadas de forma adequada a seu uso, observadas as exigncias das autoridades sanitrias.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Todo proprietrio que estiver com sua edificao em estado de abandono e no habitada, ser notificado pela Fiscalizao de Posturas do Departamento de Servios Urbanos, para o prazo de 30 (trinta) dias, sanar a irregularidade apontada pelo Municpio. Artigo 13 - Os proprietrios ou possuidores, a qualquer ttulo, de imveis edificados, so obrigados a conservar em perfeito estado de asseio, os seus quintais, ptios, prdios e terrenos Artigo 14 - No permitido conservar gua estagnada nos quintais ou ptios dos prdios situados na cidade, subdistrito e distrito do Municpio. Pargrafo nico - As providncias para o escoamento de guas estagnadas em terrenos particulares, bem como sua capinao, limpeza e conservao, competem aos respectivos proprietrios. Artigo 15 - O lixo das habitaes ser acondicionado em sacos plsticos, para serem removidos pelo servio de limpeza pblica. Artigo 16 - Os edifcios, apartamentos e prdios de habitao coletiva, devero ser dotados de instalao coletora de lixo, convenientemente disposta, perfeitamente vedada e dotada de dispositivos para limpeza e lavagem. Artigo 17 - Nenhum prdio, situado em via pblica dotada de rede de gua e esgoto, poder ser habitado, sem que disponha dessas utilidades e seja provido de instalaes sanitrias. 1 - Os prdios de habitao coletiva tero depsitos para abastecimento de gua, com capacidade proporcional ao nmero de seus moradores, respeitada a legislao pertinente em vigor. 2 - No ser permitida, nos prdios da cidade, subdistrito e distrito providos de redes de abastecimento de gua e de esgoto, a abertura de fossa sptica. Artigo 18 - As chamins de qualquer espcie de foges ou churrasqueiras de casas particulares, penses, hotis e de estabelecimentos comerciais e industriais de qualquer natureza, tero altura suficiente para que a fumaa, a fuligem ou outros resduos que possam expelir, no incomodem os vizinhos. Pargrafo nico - Em casos especiais, as chamins devero ser substitudas por aparelhos eficientes, que produzam idntico efeito, observadas as legislaes federal e estadual. Artigo 19 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

CAPTULO I V DA HIGIENE DA ALIMENTAO Artigo 20 - A Prefeitura exercer, em colaborao com as autoridades sanitrias do Estado, fiscalizao sobre a produo, o comrcio e o consumo de gneros alimentcios em geral. Pargrafo nico - Para os efeitos deste Cdigo, consideram-se gneros alimentcios, todas as substncias slidas ou lquidas, destinadas a serem ingeridas pelo homem, excetuados os medicamentos. Artigo 21 - Nas quitandas e casas congneres, alm das disposies gerais concernentes aos estabelecimentos de venda de gneros alimentcios, devero ser observados os seguintes itens: I - o estabelecimento ter, para depsito de verduras que devam ser consumidas sem cozimento, recipientes ou dispositivos de superfcie impermevel ou invlucro prova de moscas e qualquer contaminao; II - as frutas expostas venda, sero colocadas sobre mesas ou estantes, rigorosamente limpas e afastadas um metro no mnimo, das ombreiras das portas externas; Pargrafo nico - proibido utilizar-se, para qualquer outro fim, dos depsitos de hortalias, legumes ou frutas. Artigo 22 - proibido ter em depsito ou expostos venda: I II - aves doentes; - legumes, hortalias, frutas ou ovos deteriorados.

Artigo 23 - Toda a gua que tenha de servir na manipulao ou preparo de gneros alimentcios deve ser comprovadamente pura. Artigo 24 - O gelo destinado ao uso alimentar, dever ser fabricado com gua potvel, isenta de qualquer contaminao.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 25 - As fbricas de doces e de massas, as padarias, confeitarias e estabelecimentos congneres devero ter: I - o piso impermevel e as paredes das salas dos produtos, revestidos de material resistente e impermevel, at a altura de dois metros; II - as salas de preparo dos produtos, com as janelas e aberturas teladas, prova de moscas.

Artigo 26 - No permitido expor ao consumo carne fresca de bovinos, sunos, caprinos ou aves, que no tenham sido abatidos em matadouro legalizado, sujeito fiscalizao. Artigo 27 - Os vendedores ambulantes de alimentos no podero exercer a profisso em locais onde possa ocorrer a contaminao dos produtos expostos venda. Artigo 28 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO V DA HIGIENE DOS ESTABELECIMENTOS Artigo 29 - Os hotis, restaurantes, lanchonetes, bares, bufs, cafs, botequins e estabelecimentos congneres, devero obedecer o seguinte: I - a lavagem de loua e talheres dever ser feita em gua corrente, no sendo permitida, em qualquer hiptese, a lavagem em baldes, tonis ou vasilhames; II III - a higienizao da loua e talheres dever ser feita em gua quente; - os guardanapos e toalhas sero de uso individual;

IV - Os aucareiros sero do tipo que permita a retirada do acar, sem o levantamento da tampa; V - a loua e os talheres devero ser guardados em armrios, com portas ventiladas, no podendo ficar expostos poeira e s moscas; VI - uso de copinhos descartveis para venda de caf no balco, devendo, aps sua utilizao, ser inutilizados.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 30 - Os estabelecimentos a que se refere o artigo anterior, so obrigados a manter seus empregados ou garons limpos, convenientemente trajados, de preferncia uniformizados. Pargrafo nico - Nos locais onde houver manipulao de alimentos, dever ser usado, alm do uniforme, um gorro. Artigo 31 - Nas barbearias, cabeleireiros, sales de beleza e estabelecimentos congneres, ser obrigatria a desinfeco do instrumental e utenslios destinados ao servio, antes de serem usados, desde que aceitos pela autoridade sanitria. Pargrafo nico - Os oficiais ou empregados usaro, durante o trabalho, aventais apropriados, rigorosamente limpos. Artigo 32 - Nos estabelecimentos de Assistncia Mdico-Hospitalar , alm das disposies gerais deste Cdigo que lhes forem aplicveis, obrigatrio: I II - a existncia de uma lavanderia a quente, com instalao completa de desinfeco; - a existncia de depsito apropriado para roupa servida;

I I I - quando da existncia de necrotrios, suas instalaes devero obedecer s normas constantes do Artigo 34 deste Cdigo; IV - a instalao de uma cozinha com, no mnimo, trs peas destinadas, respectivamente, a depsito de gneros alimentcios, a preparo de comida, distribuio de comidas e lavagem e esterilizao de louas e utenslios, devendo todas as peas ter pisos e paredes revestidos de ladrilhos e azulejos, at a altura mnima de 2 (dois) metros. Pargrafo nico - O lixo hospitalar e os restos de alimentos devero ser incinerados. Artigo 33 - A instalao dos necrotrios e capelas morturias ser feita em prdio isolado, distante, no mnimo, 20 (vinte) metros das habitaes vizinhas e situado de maneira que o seu interior no seja devassado ou descortinado. Artigo 34 - As cocheiras, estbulos, sevas, galinheiros e granjas j existentes na cidade, subdistrito e distrito do Municpio devero, alm da observncia de outras disposies deste cdigo, mudar-se para a zona rural, no prazo mximo de 6 (seis) meses, contados a partir da publicao deste Cdigo, aps o que sero fechadas.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 35 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente a 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. TTULO I I I DA POLCIA DE COSTUMES, SEGURANA E ORDEM PBLICA CAPTULO I DA MORALIDADE E DO SOSSEGO PBLICO

Artigo 36 - Os proprietrios de estabelecimentos em que se vendam bebidas alcolicas, sero responsveis pela manuteno da ordem nos mesmos. Pargrafo nico - As desordens, algazarras, barulhos ou perturbaes do sossego pblico, por ventura verificados nos referidos estabelecimentos, sujeitaro os proprietrios multa, devendo, na reincidncia, ser cassada a licena para seu funcionamento. Artigo 37 - expressamente proibido perturbar o sossego pblico com rudos, algazarras, barulhos de qualquer natureza, ou ainda, com a produo de sons de qualquer espcie, julgados excessivos de acordo com o laudo tcnico expedido por rgo competente e especialmente: I - os de motores de exploso ou similares, desprovidos de abafadores ou em mau estado de funcionamento, assim como daqueles que funcionam com o escapamento aberto; II - os de buzina, trompas, claxons, apitos, tmpanos, campainhas, sinos, sereias e quaisquer outros aparelhos ou instrumento equivalentes ou semelhantes; I I I - os de matracas, cornetas, gaitas e de outros sinais exagerados ou contnuos, usados como anncio ou avisos por ambulantes; IV - os de propaganda, anncio ou publicidade, produzidos por alto - falantes, megafones, amplificadores, bandas de msica, tambores, instrumentos metlicos e fanfarras; V - os de fongrafos, rdios, televisores, alto-falantes e outros aparelhos de som e imagem, usados como meios de propaganda ou publicidade, ainda que em casas de comrcio, ou depositados para consertos ou outros fins, e desde que se faam ouvir fora do recinto onde funcionam, de modo a prejudicarem o sossego da vizinhana ou incomodarem os transeuntes;

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

VI - os de morteiros, bombas, rojes, foguetes e outros fogos de artifcio ruidosos em geral, queimados em logradouros pblicos ou particulares; V I I - os de mquinas, motores, apitos, sirenes e outros sons ou rudos industriais que sejam percebidos fora dos respectivos recintos ou no se limitem ao mnimo necessrio para se constiturem em sinais convencionais; V I I I - os de anncios ou preges de jornais, rifas, sorteios, carns, mercadorias e outros, em vozes alarmantes, estridentes ou contnuas e em megafones ou similares incondizentes com o pblico e o local. Artigo 38 - No se compreendem nas proibies do artigo anterior, os sons produzidos: I - por vozes, megafones e outros aparelhos usados na propaganda eleitoral, que observem a legislao respectiva; II - por sinos de igrejas e outros sinalizadores de templos de qualquer culto, quando usados para a indicao de horas e anncios da realizao de atos e cultos neles realizados, no sendo permitido o servio de alto-falante com som externo; I I I - por fanfarras ou bandas marciais de batalhes, tropas, estabelecimentos de ensino e associaes civis, em desfiles cvicos e atos pblicos, procisses, cortejos e passeatas; I V - por mquinas e aparelhos utilizados em construes ou em obras em geral, devidamente licenciados, desde que funcionem no perodo compreendido entre as 06:00 e 18:00 horas, e, reduzido o rudo ao mnimo necessrio, com abafadores e protetores de som, sempre que recomendvel; V - por toques militares de quartis e outros aquartelamentos e ou acampamentos militares; V I - por sirenes e outros aparelhos de sinalizao sonora de ambulncias, carros de bombeiros e viaturas policiais, quando emergencial e necessrio; V I I - por toques, silvos, apitos, buzinas e outros aparelhos sinalizadores e de advertncia de veculos e admitidos por lei, no perodo compreendido entre as 6:00 e 24:00 horas, desde que funcionem com extrema moderao e oportunidade, nos casos estritamente necessrios, cessada sem demora a produo dos sinais, quando no forem atendidos de imediato; V I I I - por salvas de tiros em solenidades militares e outras solenidades pblicas ou cvicas, previamente autorizadas; IX - por sirenes ou outros aparelhos sonoros, na zona central da cidade, exclusivamente para a sinalizao das 06:00, 12:00, 18:00 e 24:00 horas, no se prolongando os sinais por mais de 60 (sessenta) segundos; X - por manifestaes, nos divertimentos pblicos, nas reunies, nos prlios esportivos e em outras aglomeraes autorizadas, em horrio previamente autorizado ou licenciado;

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

1 - As excees de proibio deste artigo, no se aplicam para as proximidades de reparties pblicas, escolares, teatros e templos religiosos, durante as suas horas de expediente, espetculos, cultos, sesses e funcionamento e, permanente, para as proximidades de hospitais, casas de sade e sanatrios. 2 - Nos casos mencionados nos incisos IV, V e VIII ficam sujeitos a prvia autorizao e concesso de licena nos termos do artigo 126 deste Cdigo, mediante anuencia dos vizinhos num raio de 30 (trinta) metros. 3 - A concordancia mencionada no pargrafo anterior deste artigo, quando referir-se a prdios ou condomnios bastar a anuencia do sindico ou responsvel. Artigo 39 - Sero toleradas, excepcionalmente, por ocasio do trduo carnavalesco, Natal, passagem de ano, feriados e demais datas comemorativas, aquelas manifestaes tradicionais, e que so proibidas por este Cdigo. Artigo 40 - Ser tolerada, excepcionalmente, entre os meses de junho e julho, a queima de fogos de artifcios no ruidosos e inofensivos, de estampido nico e no horrio das 06:00 s 23:00 horas, observadas as determinaes policiais e outros regulamentos a respeito. Artigo 41 - permitido no interior dos estabelecimentos comerciais especializados no negcio de discos e fitas musicais, aparelhos de reproduo sonora ou musicais e similares, o funcionamento desses aparelhos, desde que no pertubem o sossego pblico e o trabalho na vizinhana, e para fins exclusivos de demonstrao aos interessados, ressalvado o disposto no artigo 40, item V. Artigo 42 - As casas de diverses pblicas e outras casas de comrcio especializadas ou assemelhadas, como bares, cafs, circos, restaurantes, cantinas, parques de diverses, recreios, boates, danceterias e congeneres, nos quais haja execuo ou reproduo de nmeros musicais por orquestras, conjuntos, instrumentos isolados ou aparelhos de som, alm da necessria adoo de instalaes e isolamentos adequados para reduzir sensivelmente a intensidade de suas execues ou reproduo, adotaro obrigatoriamente, outras providncias prticas cabveis, para no perturbar o sossego pblico e da vizinhana. Artigo 43 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO I I DOS DIVERTIMENTOS PBLICOS

10

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 44 - Divertimentos pblicos, para os efeitos deste Cdigo, so os que se realizarem nas vias e logradouros pblicos ou em recinto fechado, de livre acesso ao pblico. Artigo 45 - Nenhuma diverso pblica se realizar no Municpio de Araraquara, sem o Alvar de Diverses Pblicas expedido pela Prefeitura. Pargrafo nico - O requerimento do Alvar de Diverses Pblicas, para o funcionamento de qualquer casa de diverses, dever dar entrada no Protocolo da Prefeitura, com a antecedncia de, no mnimo 5 (cinco) dias, e ser instrudo de acordo com as exigncias regulamentares constantes da legislao especfica. Artigo 46 - As salas de espetculos e auditrios sero edificados com materiais incombustveis. I II - tanto as salas de entrada como as de espetculos, sero mantidas higienicamente limpas; - haver instalaes sanitrias independentes para homens e mulheres;

I I I - s sero permitidas salas de espetculos no pavimento trreo e no imediatamente superior ou inferior, devendo, em qualquer caso, ser assegurado o rpido escoamento dos espectadores; IV - as portas de sada das salas de espetculos, devero obrigatoriamente abrir para o lado de fora, e ter na sua totalidade a largura correspondente a l (um) cm por pessoa prevista para lotao total, obedecendo o limite mnimo de 2,00 (dois) metros por vo. Os corredores de sada atendero ao mesmo critrio; V - sobre as aberturas de sada das salas de espetculos propriamente ditas, obrigatria a instalao de luzes de emergncia de cor vermelha, ligadas a circuito autnomo de eletricidade; VI - os aparelhos destinados renovao do ar, devero ser conservados e mantidos em funcionamento, durante os espetculos; V I I - possuiro bebedouros com jato inclinado, fora das instalaes sanitrias, para uso dos freqentadores, na proporo mnima de l (um) para cada 200 pessoas; V I I I - sero tomadas todas as precaues necessrias para evitar incndios, sendo obrigatria a adoo de extintores de fogo em locais visveis e de fcil acesso, exigindo-se laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros;

11

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

IX - durante a realizao dos espetculos, devero as portas conservar-se abertas, vedadas apenas com reposteiros ou cortinas; X XI - devero possuir equipamento de pulverizao de inseticidas; - o mobilirio ser mantido em perfeito estado de conservao.

Artigo 47 - Nas casas de espetculos de sesses consecutivas, deve, entre a sada e a entrada dos espectadores, decorrer lapso de tempo suficiente para a renovao do ar, no inferior a 15 (quinze) minutos. Artigo 48 - Em todos os teatros, circos ou salas de espetculos, sero reservados quatro lugares, destinados s autoridades policiais e municipais, quando solicitados. Artigo 49 - Os programas anunciados sero executados integralmente, no podendo o espetculo iniciar-se em hora diversa da marcada, exceto por motivo de fora maior. 1 - Em caso de modificao do programa ou de horrio, exceto por motivo de fora maior, o empresrio devolver aos espectadores, o preo integral da entrada. 2 - As disposies deste artigo aplicar-se-o, inclusive, em competies esportivas para as quais exigido o pagamento de entradas. Artigo 50 - Os bilhetes de entrada no podero ser vendidos por preo superior ao anunciado, nem em nmero excedente lotao do teatro, cinema, sala de espetculos ou praas esportivas e similares. Artigo 51 - No sero fornecidos Alvars para a realizao de jogos ou diverses, em locais compreendidos em rea formada por um raio de 100 (cem) metros de hospitais, casas de sade, maternidades e templos religiosos de qualquer natureza, que abrigue mais de 200 (duzentas) pessoas. Artigo 52 - Para funcionamento de teatros, alm das demais disposies aplicveis deste Cdigo, devero ser observados os seguintes itens: I - a parte destinada ao pblico ser inteiramente separada da parte destinada aos artistas, no havendo entre as duas, mais que indispensveis comunicaes de servio; II - a parte destinada aos artistas dever ter, quando possvel, fcil e direta comunicao com as vias pblicas, de modo a assegurar a sada ou entrada franca, independente da parte destinada permanncia do pblico.

12

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 53 - Para o funcionamento de cinemas, sero ainda observadas as seguintes disposies: I - os aparelhos de projeo ficaro em cabinas de fcil sada, construdas de materiais incombustveis; II - no interior das cabinas no podero existir maior nmero de pelculas do que as necessrias para as sesses de cada dia, e devero ainda, as mesmas estarem depositadas em recipientes especiais, incombustveis, hermeticamente fechados, e que no sejam abertos por mais tempo que o indispensvel ao servio Artigo 54 - A armao de circos de pano, rodeios ou parques de diverses, s poder ser permitida em locais certos, a juzo da Prefeitura, e mediante a concordncia de 50% (cinqenta por cento) dos vizinhos. 1 - A autorizao para funcionamento dos estabelecimentos de que trata este artigo, no poder ser por prazo superior a 30 (trinta) dias. 2 - Ao conceder a autorizao, poder a Prefeitura estabelecer as restries que julgar convenientes, no sentido de assegurar a ordem e a moralidade dos divertimentos e o sossego da vizinhana; 3 - A seu juzo, poder a Prefeitura no renovar a autorizao para funcionamento de circo, rodeio ou parque de diverses, ou sujeit-los a novas restries ao conceder-lhes a renovao solicitada, que no poder exceder o prazo mencionado no pargrafo 1 deste artigo. 4 - Os circos, rodeios e parques de diverses, embora autorizados, s podero ser franqueados ao pblico, depois de vistoriados em todas as suas instalaes pelas autoridades competentes, com o fornecimento do devido laudo de vistoria, acompanhado de termo de responsabilidade por engenheiro civil, eltrico, hidrulico e Corpo de Bombeiros. Artigo 55 - Para permitir a armao de circos, rodeios, parques de diverses ou barracas em logradouros pblicos, poder a Prefeitura exigir um depsito em dinheiro, a critrio da autoridade competente, como garantia de despesas com eventual limpeza e recomposio do logradouro, podendo ainda cobrar a diferena da despesa calculada para a devida restaurao do logradouro. Pargrafo nico - O depsito ser restitudo integralmente, se no houver necessidade de limpeza especial ou reparos; em caso contrrio, sero deduzidas do mesmo, as despesas feitas com tais servios.

13

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 56 - Na localizao de boates, discotecas, lanchonetes ou estabelecimentos congneres de diverses noturnas, a Prefeitura ter sempre em vista o sossego e decoro da populao. Artigo 57 - Os espetculos, bailes ou festas de carter pblico, dependem, para realizar-se, de prvia licena expedida pela Fiscalizao de Diverses Pblicas do Departamento de Finanas. Pargrafo nico - Excetuam-se das disposies deste artigo, as reunies dessa natureza, sem convites ou entradas pagas, levadas a efeito por clubes ou entidades de classe, em sua sede, ou as realizadas em residncias particulares. Artigo 58 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 10 UFMs (dez Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO I I I DO TRNSITO PBLICO Artigo 59 - O trnsito, de acordo com as leis vigentes, livre, e sua regulamentao tem por objeto manter a ordem, a segurana e o bem-estar dos transeuntes e da populao em geral. Artigo 60 - proibido embaraar ou impedir, por qualquer meio, o livre trnsito de pedestres ou veculos nas ruas, praas, passeios, estradas e caminhos pblicos, exceto para efeito de obras pblicas ou quando as exigncias do trfego assim o determinarem. Pargrafo nico - Sempre que houver necessidade de interromper o trnsito, dever ser colocada sinalizao de advertncia, claramente visvel de dia, e luminosa noite, aps obter antecipadamente autorizao da Secretaria Municipal de Trnsito. Artigo 61 - Compreende-se na proibio do artigo anterior, depsito de quaisquer materiais, inclusive de construo, nas vias pblicas e passeios em geral. 1 - Tratando-se de materiais cuja descarga no possa ser feita diretamente no interior dos prdios, ser tolerada a descarga e permanncia na via pblica, com o mnimo prejuzo ao trnsito, observada a regulamentao prpria baixada pelo rgo municipal responsvel, no horrio estabelecido para carga e descarga de mercadorias.

14

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

2 - Nos casos previstos no artigo anterior, os responsveis pelos obstculos colocados na via pblica, devero advertir convenientemente os condutores de veculos, distncia, dos prejuzos causados ao livre trnsito. Artigo 62 - expressamente proibido, nas ruas da cidade, subdistrito e distrito: I II - conduzir animais ou veculos em velocidade incompatvel com o local; - conduzir animais bravios, sem a necessria precauo;

I I I - o trfego de veculos movidos por trao animal, no permetro central, principalmente nos corredores de trnsito, tais como: Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), Avenida Padre Francisco Salles Colturato, Alameda Paulista, Avenida Bento de Abreu, Avenida Francisco Vaz Filho e outras que por ato do Executivo, venham assim serem consideradas. IV - atirar via ou logradouro pblico, objetos ou detritos que possam incomodar os transeuntes. Artigo 63 - expressamente proibido danificar ou retirar sinais colocados nas vias, estradas ou caminhos pblicos, para advertncia de perigo, impedimento ou qualquer outro tipo de sinalizao de trnsito. Artigo 64 - Assiste Prefeitura o direito de impedir o trnsito de qualquer veculo ou meio de transporte que possa ocasionar danos via pblica, podendo fixar itinerrio e ainda, sujeitar o interessado a solicitar prvia autorizao junto ao rgo competente. Artigo 65 - proibido prejudicar o trnsito ou molestar pedestres, por meios tais como: I II III IV V VI - conduzir pelos passeios, volumes de grande porte; - conduzir pelos passeios, veculos de qualquer espcie; - patinar, a no ser nos logradouros destinados a tal fim; - amarrar animais em postes, rvores, grades ou portes; - conduzir ou conservar animais sobre os passeios ou jardins; - conduzir ou estacionar veculos de qualquer natureza nos passeios pblicos;

15

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V II - utilizar o passeio pblico pelo comrcio ambulante de venda de fitas cassetes, carns de bingos, rifas, loterias e similares, com a colocao de mesas e bancas. Pargrafo nico - Excetuam-se do disposto no item II deste artigo, os carrinhos de crianas ou de paraplgicos. Artigo 66 - O transporte de cana por caminhes, s ser permitido em vias previamente estabelecidas pelo rgo municipal encarregado do trnsito. Pargrafo nico - As balanas das usinas, para pesagem de cana, s podero ser instaladas, fora da zona urbana da sede do Municpio. Artigo 67 - As faixas diante ou ao lado de guias rebaixadas ou outras quaisquer s podero ser executadas mediante autorizao expressa emitida pelo Municpio, atravs da diviso de trnsito, inclusive com o fornecimento do projeto. Artigo 68 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO I V DAS MEDIDAS REFERENTES AOS ANIMAIS Artigo 69 - proibida a permanncia de animais nas vias, logradouros pblicos e terrenos baldios. Artigo 70 - Os animais soltos, encontrados nas ruas, praas, estradas, caminhos pblicos e terrenos baldios, sero recolhidos em local prprio da municipalidade, ou em local por ela indicado. Artigo 71 - O animal recolhido em virtude do disposto neste Captulo, dever ser retirado pelo proprietrio do prazo mximo de 5 (cinco) dias, mediante pagamento da multa e da taxa de manuteno ou estadia respectiva. 1 - No cabe Prefeitura, qualquer responsabilidade com relao ao estado de sade do animal apreendido, mesmo no caso dele vir a falecer durante o seu transporte e estadia prevista neste artigo.

16

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

2 - No sendo retirado o animal nesse prazo, poder a Prefeitura efetuar sua venda em hasta pblica, precedida da necessria publicao do Edital, do-lo a entidade pblica que se dedique pesquisa ou dar destino outro que julgar conveniente. Artigo 72 - proibida a criao ou engorda de porcos na zona urbana da sede municipal, bem como na zona urbana dos subdistrito e distrito. Pargrafo nico - Aos proprietrios de cevas e pocilgas atualmente existentes, fica marcado o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da vigncia deste Cdigo, para a remoo dos animais. Artigo 73 - igualmente proibida a criao de qualquer outra espcie de gado na zona urbana da sede do Municpio, subdistrito e do distrito. Artigo 74 - Haver, na Prefeitura, o registro de ces e gatos, que ser feito anualmente, mediante o pagamento da taxa respectiva. 1 - Aos proprietrios de ces e gatos registrados, a Prefeitura fornecer uma identificao, a ser colocada na coleira do animal. 2 - Para registro dos ces e gatos, obrigatria a apresentao de comprovante de vacinao anti-rbica. Artigo 75 - O co registrado poder andar na via pblica, desde que acompanhado pelo seu dono, contido com coleira e focinheira, respondendo este, pelas perdas e danos que o animal causar a terceiros. Artigo 76 - Os ces que forem encontrados desacompanhados de seus donos, nas vias pblicas da cidade, subdistrito e distrito, sem coleira e focinheira, sero apreendidos e recolhidos. 1 - Tratando-se de co no registrado, ser o mesmo doado ou, em ltimo caso, sacrificado, caso no seja retirado pelo seu dono, dentro de 5 (cinco) dias, mediante o pagamento da multa e das taxas respectivas, apresentando comprovante de vacina anti-rbica e prazo de validade fornecido por veterinrio ou clnica especializada. 2 - Os proprietrios dos ces registrados sero notificados e devero retir-los no prazo de 5 (cinco) dias, findo o qual, ser aplicado o procedimento previsto no pargrafo anterior. 3 - quando se tratar de animal de raa, poder a Prefeitura, a seu critrio, agir de conformidade com o que estipula o pargrafo 2 do artigo 71 deste Cdigo.

17

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 77- expressamente proibido: I - criar abelhas no permetro urbano da sede do Municpio, subdistrito e distrito, exceto quando se tratar de criaes para fins de pesquisa; II III - criar galinhas nos pores, quintais e no interior das habitaes; - criar pombos nos forros das casas de residncia.

Artigo 78 - expressamente proibido a qualquer pessoa, maltratar ou praticar atos de crueldade contra os animais. Artigo 79 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente a 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO V DA EXTINO DOS INSETOS NOCIVOS Artigo 80 - Todo proprietrio de imveis dentro dos limites da zona urbana do Municpio, obrigado a extinguir os formigueiros e cupinzeiros de qualquer espcie, existentes dentro de sua propriedade. Artigo 81 - Verificada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Sade, a existncia de formigueiros e cupinzeiros, ser feita a intimao ao proprietrio do imvel onde os mesmos estiverem localizados, marcando-se o prazo de 10 (dez) dias para se proceder ao seu extermnio. Artigo 82 - Se, no prazo fixado, no forem extintos os formigueiros e cupinzeiros, a Prefeitura incumbir-se- de faz-lo, cobrando do proprietrio as despesas que efetuar, acrescidas de 20% (vinte por cento) pelo trabalho de administrao, alm da multa correspondente a 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais). CAPTULO V I DO EMPACHAMENTO DAS VIAS PBLICAS

18

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 83 - Nenhuma obra, inclusive demolio, poder dispensar o tapume provisrio, que dever ocupar uma faixa de largura no superior a 2/3 (dois teros) do passeio, atendendo tambm s normas do Cdigo de Obras. 1 - quando os tapumes forem construdos em esquinas, as placas de nomenclatura dos logradouros sero neles afixadas de forma visvel. 2 - dispensa-se os tapumes, quando se tratar de: I II - construo ou reparos de muros ou grads, com altura no superior a 2,50 metros; - pinturas ou pequenos reparos. Artigo 84 - Os andaimes devero satisfazer s seguintes condies: I II - apresentarem perfeitas condies de segurana; - terem a largura do tapume, at no mximo de 2 (dois) metros;

I I I - no causarem danos s rvores, aparelhos de iluminao e redes telefnicas e de distribuio de energia eltrica. Pargrafo nico - Os andaimes devero ser retirados quando ocorrer a paralisao da obra por mais de 60 (sessenta) dias. Artigo 85 - Podero ser armados coretos ou palanques provisrios nos logradouros pblicos para comcios polticos, festividades religiosas, cvicas ou de carter popular, desde que sejam observadas as condies seguintes: I - serem aprovados pela Prefeitura, quanto sua localizao; II - no perturbarem o trnsito e o sossego pblico;

I I I - no prejudicarem o calamento nem o escoamento das guas pluviais, correndo por conta dos responsveis pelas festividades, os estragos por acaso verificados; IV - serem removidos no prazo mximo de 12 (doze) horas, a contar do encerramento dos festejos ou ato realizado. V - acompanhado de laudo tcnico assinado por engeneiro responsvel;

Pargrafo nico - Uma vez findo o prazo estabelecido no item IV, a Prefeitura promover a remoo do coreto ou palanque, cobrando do responsvel as despesas de remoo, dando ao material removido, o destino que entender.

19

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 86 - Nenhum material poder permanecer nos logradouros pblicos. Artigo 87 - O ajardinamento e a arborizao das praas e vias pblicas, sero atribuies exclusivas da Prefeitura. 1 - O disposto neste artigo, poder ser delegado a terceiros, desde que haja interesse da Prefeitura. 2 - Nos logradouros abertos por particulares com licena da Prefeitura, facultado aos interessados promover e custear a respectiva arborizao. 3 - As rvores que forem plantadas nas vias pblicas da cidade, recebero protetores que sero definidos por ato do Poder Executivo. Artigo 88 - proibido podar, cortar, derrubar ou sacrificar as rvores da arborizao pblica, sem o consentimento por escrito da Prefeitura. Artigo 89 - Nas rvores dos logradouros pblicos, no ser permitida a colocao de cartazes, faixas e anncios, nem a fixao de cabos ou fios. Artigo 90 - Os postes telegrficos, telefnicos, de iluminao e fora, as caixas postais, os orelhes, os avisadores de incndio e de polcia e as balanas para pesagem de veculos e similares, s podero ser colocados nos logradouros pblicos, mediante autorizao da Prefeitura, que indicar as posies convenientes e as condies da respectiva instalao. Artigo 91 - As colunas ou suportes de anncios, os recipientes de papis usados, os bancos ou os abrigos de logradouros pblicos, somente podero ser instalados, mediante licena prvia da Prefeitura. Artigo 92 - As bancas para venda de jornais e revistas podero ser permitidas nos logradouros pblicos, desde que satisfaam s seguintes condies: I - tenham sua localizao aprovada;

II - apresentem bom aspecto quanto sua construo, obedecido o modelo indicado pelo Departamento de Planejamento da Prefeitura; III IV - no perturbem o trnsito pblico; - sejam de fcil remoo.

20

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 93 - Os estabelecimentos comerciais no podero ocupar, com mesas e cadeiras o passeio pblico, correspondente testada do imvel, devendo deixar livre o trnsito pblico para os pedestres. Artigo 94 - Os relgios, fontes ou quaisquer monumentos, somente podero ser colocados nos logradouros pblicos, se comprovado o seu valor artstico ou cvico, a juzo da Prefeitura. 1 - Depender ainda de aprovao, o local escolhido para a fixao dos monumentos. 2 - No caso de paralisao ou mau funcionamento de relgio instalado em logradouros pblicos, seu mostrador dever permanecer coberto. Artigo 95- Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente a 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO V I I DA PRESERVAO DO MEIO AMBIENTE Artigo 96 - A Prefeitura colaborar com o Estado e a Unio, para evitar a devastao das florestas e estimular a plantao de rvores. Artigo 97 - Para evitar a propagao de incndios, observar-se-o, nas queimadas, as medidas preventivas necessrias. Artigo 98 - A ningum permitido atear fogo em roadas, palhadas ou matos que limitem terras de outrem, sem tomar as seguintes precaues: I - preparar aceiros de, no mnimo, 7 (sete) metros de largura, sendo 3,50 metros para cada proprietrio vizinho; II - mandar aviso aos confinantes, com antecedncia mnima de 24 (vinte e quatro) horas, marcando dia, hora e lugar para lanamento do fogo; I I I - para evitar que o fogo se alastre, observar a direo do vento, antes de iniciar a queimada.

21

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 99 - A ningum permitido atear fogo em matas, capoeiras, lavouras, campos alheios ou terrenos baldios. Pargrafo nico - Salvo acordo entre os interessados, proibido queimar campos de criao em comum. Artigo 100 - A derrubada de mata e a queimada, dependero de autorizao da Prefeitura, observadas as restries do IBAMA, constantes do Cdigo Florestal Brasileiro. 1 - A Prefeitura s conceder autorizao quando o terreno se destinar construo ou plantio pelo proprietrio, observada a legislao federal. 2 - A autorizao ser negada, se a mata for considerada de utilidade pblica. Artigo 101 - No interesse do controle da poluio do ar e da gua, a Prefeitura exigir parecer do rgo pblico competente, sempre que lhe for solicitada licena de funcionamento para estabelecimentos industriais ou quaisquer outros que se configurem em eventuais poluidores do meio ambiente. Artigo 102 - proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar rvores da arborizao pblica, sendo estes servios, de atribuio exclusiva da Prefeitura, obedecidas as disposies dos Cdigos Florestal Brasileiro e de Arborizao Urbana Pblica do Municpio de Araraquara. 1 - Quando se tornar absolutamente imprescindvel, e obedecido o caput deste artigo, o rgo competente da Prefeitura poder fazer a remoo ou o sacrifcio de rvores, a pedido de particulares, mediante indenizao arbitrada pelo referido rgo. 2 - Para que no seja desfigurada a arborizao do logradouro, cada remoo de rvore importar no imediato plantio da mesma ou de nova rvore, em ponto cujo afastamento seja o menor possvel da antiga posio. Artigo 103 - No ser permitida a utilizao de rvores da arborizao pblica, para colocao de cartazes e anncios ou fixao de cabos e fios, nem para suporte ou apoio de objetos e instalaes de qualquer natureza. Artigo 104 - Fica proibido o lanamento, o depsito, o represamento e a colocao em fossas, ainda que feitas por meios adequados, dos resduos slidos, lquidos ou em qualquer outro estado, de matrias provenientes de atividades industriais, comerciais, residenciais, agropecurias ou correlatas, bem como em cursos dgua, crregos, ribeires, lagos, valas ou canais, quando tais resduos possam provocar, direta ou indiretamente, qualquer alterao da composio normal das guas receptoras e que possam constituir, ainda que potencialmente,

22

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

prejuzos sade, segurana e ao bem estar da comunidade, e que possam comprometer seu uso para fins agrcolas, comerciais, industriais ou recreativos. Artigo 105 - Fica proibido o lanamento direto ou indireto na atmosfera, ainda que por meios prprios, de resduos gasosos, fumaas, gases, poeiras, fumos, partculas ou qualquer outro estado de matria, provenientes de atividades industriais, comerciais, agropecurias ou correlatas, que causem a poluio do ar. 1 - Considera-se como poluio, as alteraes qualitativas ou quantitativas da composio do ar, que possam constituir prejuzo sade, segurana e ao bem estar da comunidade. 2 - Quando os lanamentos na atmosfera, ainda que feitos por entidades distintas, causarem, no seu conjunto, a poluio do ar, podero os limites referidos no artigo 106 serem reduzidos para esse grupo de entidades. Artigo 106 - Fica o Prefeito Municipal autorizado a baixar, por Decreto, as normas, medidas e limites da poluio das guas e do ar, segundo parecer do rgo pblico competente. 1 - Enquanto no houver normas tcnicas municipais respeito, os mtodos de amostragem e anlise dos poluentes, sero os mesmos usados pelos rgos estadual e federal. 2 - Caso no haja, para um poluente especfico, mtodos padronizados nos rgos acima mencionados, outros podero ser adotados, consignando-se no laudo tcnico, aquele ento utilizado. Artigo 107 - Ficam declaradas reas de Proteo Ambiental, para a salvaguarda e a preservao dos mananciais de gua destinada populao, seu bem estar e melhoria das condies ecolgicas, as margens de ambos os lados e at uma distncia de 200 (duzentos) metros a partir de seu lveo, em sentido transversal ao mesmo, dos seguintes cursos dgua, suas nascentes, seus formadores, seus braos, suas lagoas, seus lagos, suas represas, etc., quando localizados no Municpio: I - na Bacia do Ribeiro das Cruzes: - o Ribeiro das Cruzes; - o Crrego do Serralhal; - o Crrego do Tanquinho; - o Crrego do Brejo Grande; e

23

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

- o Riacho da Chcara dos Freitas. II - na Bacia do Ribeiro das Anhumas: - o Ribeiro das Anhumas; - o Crrego do Morro Chato; - o Crrego das Furnas; - o Crrego da Vooroca; - o Crrego Corumb; - o Crrego So Jos; - o Crrego da Sucuri; e - o Crrego da Pedreira Aparecida. III IV- na extenso de toda a bacia do Rio do Ouro, considerando-se inclusive, o Rio do Ouro. na regio da cabeceira do boi. Artigo 108 - Nas reas de proteo ambiental, ficam proibidas as seguintes atividades: I - a implantao e o funcionamento de indstria, atividades e instalaes outras, potencialmente poluidoras e capazes de afetar os mananciais; II - a realizao de obras de terraplenagem, inclusive curvas de nveis, aterros, sobrados para plantaes e abertura de canais e valas, quando essas iniciativas importarem em sensvel alterao das condies ecolgicas ou permitirem ainda, a poluio dos mananciais, com o carreamento para as guas e suas adjacncias, de sujeiras diversas e produtos nocivos sade e incolumidade pblica; I I I - o exerccio de atividades capazes de provocar uma acelerada eroso das terras e ou acentuado assoreamento das colees hdricas; IV - a realizao de obras e atividades que impliquem em sensvel modificao do volume de gua dos mencionados cursos e causem diminuio no represamento pblico;

24

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V - a plantao, a explorao pecuria, a recreao poluente e perigosa, o corte indiscriminado da flora protetora do manancial, a degradao do solo, o depsito ou armazenamento de produtos e resduos naturais e fsico-qumicos prejudiciais, incondizentes com o local e em qualquer estado de matria, a guarda de mquinas de grande porte, o depsito de lixo, de animais mortos, de entulhos, de materiais e utenslios imprestveis ou inservveis e despejos de esgotos domsticos e industriais, alm de outras atividades consideradas perniciosas ou perigosas pelo Municpio, aos referidos cursos de guas e flora local. Artigo 109 - A fiscalizao do controle de poluio e das reas de Proteo Ambiental ser exercida por rgos pblicos competentes ligados na rea de sade, planejamento e posturas municipais, aos quais caber, conforme o caso, a autuao aos infratores, a apreenso ou ordem de remoo dos poluentes, a determinao das exigncias a serem cumpridas e a gradao do valor da multa aplicada, principalmente. 1 - O auto lavrado, que ser imediatamente encaminhado ao Gabinete do Prefeito Municipal, ter: a) b) c) d) e) f) g) h) - a identificao do infrator; - seu endereo ou sua localizao, se possvel; - a descrio da infrao cometida; - a multa aplicvel; - o local da infrao; - as exigncias a serem cumpridas; - o prazo para a defesa; - a assinatura do infrator, ou observao da sua recusa.

2 - Uma vez autuado, o infrator ter o prazo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimento do auto ou da sua publicao pela imprensa, para apresentar a sua defesa. 3 - Se a fiscalizao, quando for o caso, comprovar, a requerimento do interessado, que o tratamento dispensado aos poluentes o melhor possvel, eficiente e moderno, persistindo porm a poluio, acima dos ndices admitidos, ser ele autuado com a multa mnima. 4 - A defesa ser examinada pela Fiscalizao autuante, sendo encaminhada, posteriormente, para julgamento pelo Prefeito, ou por quem ele designar, por Decreto.

25

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

5 - Se procedente a defesa, o auto de infrao ser arquivado. Se no for aceito, o auto ser enviado autoridade competente, para o lanamento e a cobrana da multa imposta. 6 - O prazo para o cumprimento das exigncias poder ser prorrogado, uma nica vez, por prazo no superior a 60 (sessenta) dias, a requerimento do interessado, que ser examinado pela fiscalizao competente e aprovado ou no pelo Senhor Prefeito. Artigo 110 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, sero impostas as seguintes penalidades: a) - a apreenso ou ordem de remoo do objeto, da mquina, do utenslio, do mvel, do semovente, etc., responsvel pela poluio; b) - a ordem de devoluo da perfeita higidez do local;

c) - multa gradual, de importncia equivalente ao valor de 50 (cinquenta) a 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais Municipais, aplicada pela Fiscalizao do Controle de Poluio e das reas de Proteo Ambiental, homologada pelo Prefeito, observando o prazo recursal, podendo a mesma ser reduzida em graduao, considerando a natureza da infrao, os prejuzos e os danos causados administrao e comunidade, os riscos e os perigos por ela trazidos, a condio do infrator e outros fatores ou condies agravantes ou atenuantes; d) - a suspenso provisria do funcionamento e do Alvar de licena, por sugesto da Fiscalizao, a cargo exclusivo do Prefeito, e por prazo no inferior a 90 (noventa) dias; e) - a definitiva cassao da licena ou do Alvar de funcionamento ou o fechamento do estabelecimento ou ainda a paralisao da atividade, na forma da lei que dispe sobre a organizao dos Municpios e demais leis aplicveis espcie. Artigo 111 - Os estabelecimentos industriais, comerciais, residenciais, agropecurios e similares ou correlatos, quando necessrio, sero intimados a prestarem informaes atravs de questionrios, no prazo de 30 (trinta) dias, sobre os elementos relativos poluio. Pargrafo nico - A no devoluo do questionrio, ou a falta de resposta no prazo legal, importar na aplicao automtica da multa legal, em seu valor mximo. Artigo 112 - As multas aplicadas, sero acrescidas progressivamente de 100 % (cem por cento) nos casos de reincidncia. Artigo 113 - Da intimao para pagamento da multa, o infrator ter o prazo legal de 30 (trinta) dias para faz-lo sem acrscimos, importando o no recolhimento, na cobrana judicial imediata.

26

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 114 - As multas aplicadas no desobrigam o infrator do cumprimento das exigncias que as tenham motivado, sem prejuzo, tambm, do cumprimento de outras leis a que esteja obrigado, e das aes civs ou sanes penais a que esteja sujeito. Artigo 115- O Prefeito Municipal fica autorizado a delegar a competncia, atravs de celebrao de convnio com qualquer rgo ou repartio pblica estadual ou federal, para fiscalizar e fazer cumprir as disposies deste Cdigo, podendo, tambm, criar por Decreto, rgo municipal especfico, com poderes para aplic-las e faz-las cumprir. CAPTULO V I I I DOS MUROS E CERCAS Artigo 116 - Os proprietrios de terrenos localizados na zona urbana, so obrigados a construir muretas e passeios, independentemente de qualquer comunicao. Artigo 117 - Sero comuns os muros divisrios entre propriedades urbanas e as cercas divisrias entre propriedades rurais, devendo os proprietrios confinantes concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construo e conservao, na forma do disposto pelo Cdigo Civil Brasileiro. Artigo 118 - Os terrenos vagos situados dentro da zona urbana, devero ser delimitados com muretas de altura mnima de 50 (cinquenta) centmetros. Artigo 119 - Na frente dos imveis, construdos ou no, localizados nos loteamentos, bem como em todas as demais vias pblicas, dentro do permetro urbano da sede do Municpio, subdistrito e distrito, desde que contem com toda a infra-estrutura (redes de gua, esgoto, iluminao e pavimentao), fica proibida a construo de cercas de arame farpado, que sero permitidas apenas nos lados dos imveis Artigo 120 - Na parte fronteiria dos muros, junto ao passeio pblico dos imveis localizados dentro do permetro urbano da sede do Municpio, subdistrito e distrito, desde que se situem em vias pblicas dotadas de toda a infra-estrutura (redes de gua, esgoto, iluminao e pavimentao), fica proibido o plantio das espcies vegetais conhecidas por Coroa de Cristo ou Colcho de Noiva, rosas, cactos e outras que possam causar riscos integridade fsica dos pedestres. Artigo 121 - Os terrenos rurais, salvo acordo expresso entre os proprietrios, sero fechados com:

27

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

I II III

- cercas de arame farpado, com 3 (trs) fios no mnimo, e l,40 metros de altura; - cercas vivas, de espcies vegetais adequadas e resistentes, exceto as txicas ou custicas; - telas de fios metlicos, com altura mnima de l,50 metros.

Artigo 122 - Ser aplicada multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia, a todos aqueles que infringirem o disposto em qualquer artigo deste Captulo, ou danificarem, por qualquer meio, muros ou cercas existentes, sem prejuzo da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber. CAPTULO I X DA PROPAGANDA EM GERAL Artigo 123 - A explorao ou utilizao dos meios de publicidade nas vias, logradouros pblicos, propriedades dentro do municpio, bem como nos locais de acesso ao pblico, sem importar quais forem as suas finalidades, formas ou composies, ficam sujeitas prvia autorizao da Prefeitura e taxa de licena para publicidade. 1 - Incluem-se na obrigatoriedade deste artigo, todos os cartazes, faixas, outdoors, letreiros, programas, painis, emblemas, placas, avisos, anncios e mostrurios, luminosos ou no, feitos por qualquer modo, processo ou engenho, suspensos, distribudos, afixados ou pintados em paredes, muros, tapumes ou veculos. 2 - Incluem-se ainda na obrigatoriedade deste artigo, os anncios que, embora apostos em terrenos prprios de domnio privado, forem visveis de logradouros pblicos. 3 - Os pedidos formulados perante o Executivo, para os efeitos da presente regulamentao, devero receber parecer favorvel da Secretaria de Obras e Servios Pblicos, quanto a sua localizao. Artigo 124 - Respondem pela observncia das disposies do presente cdigo, todas as pessoas ou entidades s quais, direta ou indiretamente, a publicidade venha a beneficiar. Artigo 125 - A autorizao prevista no artigo 123, depender de apresentao pelo interessado, juntamente com o requerimento, de uma descrio detalhada do meio de publicidade pretendida, referente ao local, inscries e o texto, as cores empregadas, situao, posio, dimenses, natureza do material de confeco, desenhos ou projetos com detalhes tcnicos e demais caractersticas tcnicas, sobretudo quanto forma de afixao.

28

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Caso a afixao deva ser feita em edifcio que no seja de propriedade do interessado, dever este anexar ao processo, autorizao do proprietrio para tanto. Artigo 126 - A propaganda falada em lugares pblicos, por meio de amplificadores de vozes, alto-falantes e propagandistas, est igualmente sujeita prvia autorizao, regulada pelo captulo I deste ttulo e a taxa de licena para publicidade, de acordo com a Tabela VI do Cdigo Tributrio Municipal. Artigo 127 - Fica proibida a colocao de cartazes, faixas, placas, tabuletas, impressos e outros, sejam quais forem as suas finalidades, formas e composies, nos seguintes casos: a) b) c) - nas rvores particulares, das vias e logradouros pblicos; - nos bancos dos jardins, praas e locais pblicos; - nas esttuas, bustos e monumentos;

d) - em qualquer parte dos cemitrios ou interior dos mesmos, bem como nos templos religiosos de qualquer credo; e) - nos postes de energia eltrica, iluminao, indicativos de trnsito, de telefone e da Companhia Troleibus de Araraquara; f) - nas caixas do correio e coleta de lixo;

g) - nas guias de calamento, nas escadarias dos edifcios e prprios pblicos e particulares, nos passeios e revestimentos das vias e logradouros pblicos; h) - nas colunas, paredes, muros e tapumes dos edifcios e prprios pblicos e nos tapumes dos edifcios particulares. i) - sobre outros cartazes protegidos por licena municipal;

j) - quando contiverem dizeres ou referncias ofensivos moral, ou desfavorveis a indivduos, instituies ou crenas; k) - quando de linguagem incorreta;

l) - quando com salincia para a via pblica, excetuados os painis luminosos, os quais podero avanar no mximo, 2/3 (dois teros) sobre o passeio pblico, sempre respeitando um

29

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

recuo mnimo em projeo de 1,00 (um) metro em relao a guia e altura mnima livre de montagem nunca inferior a 2,80 metros; m) - quando pelo seu nmero e m distribuio possam prejudicar o aspecto das fachadas dos prdios; n) - quando prejudicarem o aspecto paisagstico ou a perspectiva panormica, monumentos tpicos histricos e tradicionais; o) - quando por qualquer forma, prejudicarem a aerao ou insolao dos prdios em que estiverem colocados ou de prdios vizinhos; p) - quando de alguma forma, causem poluio visual, a critrio da administrao municipal. 1 - As mesmas proibies contidas neste artigo, estendem-se ao uso de pinturas. 2 - O disposto neste artigo no se aplica s placas de propaganda do prprio estabelecimento comercial, industrial ou de prestao de servios, desde que colocadas ou afixadas verticalmente junto parede do seu imvel. Artigo 128 - Toda publicidade luminosa dever ser analisada quanto a sua luminosidade, freqncia ou alternncia, a fim de se evitar que venha ela a prejudicar pedestres, motoristas ou sossego pblico. Artigo 129 - No permetro urbano da sede do municpio, e defronte aos estabelecimentos comerciais, industriais e congneres, somente ser admitida a afixao de letreiros de publicidade a gs non e similares. Pargrafo nico - Desde que no haja modificao dos dizeres ou de localizao, os consertos ou reparaes de anncios e letreiros, dependero apenas de comunicao escrita Prefeitura. Artigo 130 - Os anncios abaixo enumerados s sero permitidos desde que satisfaam as condies seguintes: a) - quando instalados nas fachadas e sobre os edifcios, no prejudicarem o conjunto arquitetnico dos mesmos; b) - quando nos terrenos em aberto, estiverem afixados em estrutura tecnicamente capaz de sustent-los e em distncia mnima de 1,00 metro do alinhamento predial e no mnimo 1,50 metros em relao s divisas laterais e dos fundos do imvel que o recebem;

30

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

c) - quando luminosos com salincia sobre o passeio pblico, desde que no excedam 2/3 (dois teros) deste, sempre respeitando um recuo mnimo em projeo, nunca inferior a 1,00 metro em relao guia e com altura mnima de 2,80 metros em relao ao nvel do passeio. Artigo 131 - Sero permitidos os cartazes indicativos de uso, capacidade, lotao ou outra qualquer circunstncia elucidativa do emprego ou finalidade da coisa, bem como os que recomendem cautela ou indiquem perigo e destinados exclusiva orientao do pblico. Pargrafo nico - Tais cartazes no podero conter qualquer legenda, dstico ou desenho de valor publicitrio ou de propaganda. Artigo 132 - Ser permitida, igualmente respeitadas as normas gerais que regulam a matria, a afixao de propaganda com finalidade patritica ou educativa. Artigo 133 - Fica vedada qualquer publicidade que, a critrio do municpio, pelas suas caractersticas, possam contrariar normas de planejamento e urbanismo, prejudicar a sinalizao de trnsito ou causar perigo aos transeuntes e perturbao do sossego pblico. Artigo 134 - As propagandas licenciadas, devero ser mantidas em bom estado de conservao e segurana, respondendo por quaisquer danos o seu requerente. Artigo 135 - A Prefeitura Municipal, atravs da Fiscalizao de Posturas, poder, ps 10 (dez) dias da notificao por escrito, remover imediatamente qualquer propaganda (placas, cartazes, faixas, out-doors, letreiros, luminosos e outros), desde que tenham sido instalados sem a prvia autorizao ou em razo de causas supervenientes que venham torn-los vedados, nos termos deste Cdigo. Pargrafo nico - Na primeira hiptese prevista neste artigo, alm da remoo, o interessado fica sujeito aplicao de multa equivalente a 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) a cada reincidncia. Artigo 136 - A autorizao que ter vigncia anual, ser renovada automaticamente, recolhidas as taxas devidas, com cobrana do valor total, independente da data do pedido, vencendo sempre no ltimo dia do ano. Pargrafo nico - Fica estabelecido o prazo de 60 (sessenta) dias, a partir da vigncia deste cdigo, para que os interessados nas publicidades j instaladas no Municpio, requeiram a autorizao junto Prefeitura, transcorrido o qual sero cabveis as sanes previstas no artigo 139 e seu pargrafo nico. Artigo 137 - A salincia mxima dos toldos ou coberturas ser igual a no mximo (trs quartos) da largura do passeio pblico do local e sua colocao depende de autorizao da municipalidade.

31

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Qualquer parte do toldo ou cobertura dever ficar, no mnimo, 2,20 metros acima do passeio pblico. Artigo 138 - Os toldos ou coberturas no podero ocultar focos de iluminao pblica, placas de nomenclatura de vias e logradouros pblicos, nem prejudicar a arborizao dos mesmos. Artigo 139 - A colocao de toldos ou coberturas somente ser permitida quando confeccionados com tecidos de lonas, material sinttico similar ou metal, devendo seus proprietrios mant-los em perfeito estado de conservao e segurana, respondendo por quaisquer danos por eles causados. Artigo 140 - Quando da solicitao da autorizao para a colocao de toldos ou coberturas, dever o requerente anexar uma declarao de que, em caso da necessidade de remoo do mesmo, todas as despesas correro por sua conta. Artigo 141 - A salincia mxima das marquises (laje em balano na fachada frontal de qualquer imvel, destinada a proteo e nunca podendo servir de piso para pavimento superior), ou qualquer outro elemento de fachada, poder no mximo ter projeo de 1,50 metros ou 2/3 (dois teros) do passeio pblico, quando este for menor ou igual a 1,50 metros Artigo 142 - A publicidade de que trata este Cdigo, fica sujeita cobrana de taxas previstas na tabela VI, do Cdigo Tributrio Municipal. Artigo 143 - A distribuio de folhetos e panfletos nas vias e logradouros pblicos, na sede do Municpio, depender de prvia autorizao da Prefeitura e do recolhimento do tributo devido. Pargrafo nico - A autorizao acima referida ser concedida, apenas e to somente, uma vez por ms a cada pessoa fsica ou jurdica interessada em um mesmo evento, definindo-se no requerimento no mximo trs locais para a distribuio, critrio do municpio, e ter validade por 3 (trs) dias seguidos. Artigo 144 - Os distribuidores de folhetos e planfletos ou os responsveis, ficam obrigados a procederem o recolhimento dos mesmos quando atirados nas vias e logradouros pblicos, num raio de 200 (duzentos) metros do ponto de distribuio. Artigo 145 - A publicidade de que trata o artigo 143 deste Cdigo, fica sujeita cobrana de taxas previstas na tabela VI, do Cdigo Tributrio Municipal.

32

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 146 - Fica proibida a colocao de faixas de propaganda de qualquer espcie nas vias e logradouros pblicos, bem como nos postes das redes de energia eltrica, de telefone, de trnsito, da Cia. Troleibus Araraquara e nas rvores, desta cidade. 1 - O disposto neste artigo no se aplica s faixas de carter educativo, esportivo e de instituies de assistncia social ou religiosa, as quais somente sero permitidas a juzo do executivo, mediante a autorizao fornecida pela Prefeitura Municipal, atravs de pedido por escrito. 2 - A autorizao de que trata o 1, ser concedida apenas e to somente, uma vez por ms para a pessoa fsica ou jurdica interessada, em um mesmo evento, definindo-se no requerimento no mximo 3 (trs) lugares para a colocao das mesmas, critrio do municpio, e podero ficar expostas por um prazo mximo de at 7 (sete) dias. 3 - A autorizao de que trata este artigo ser numerada seqencialmente, cujo nmero dever constar da respectiva faixa, em lugar visvel, num espao de no mnimo 0,20 x 0,20 centmetros. Artigo 147- Os infratores de qualquer artigo deste Captulo, sero intimados pela Prefeitura, atravs da Fiscalizao de Posturas do Municpio a retirarem a propaganda no prazo de at 3 (trs) dias. Pargrafo nico - Decorrido o prazo previsto neste artigo sem que o infrator tenha atendido a intimao, ficar sujeito aplicao de multa no valor correspondente a 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia, e a Prefeitura proceder a retirada da propaganda, ficando o mesmo sem direito a qualquer indenizao da municipalidade.

CAPTULO X DA HIGIENE DAS EDIFICAES E TERRENOS Artigo 148 - Os proprietrios, titulares do domnio til ou possuidores, a qualquer ttulo, de imveis localizados na sede do municpio, ficam obrigados a conservarem em perfeito estado de asseio os seus quintais, ptios, prdios e terrenos, livres de mato, lixo, detritos, entulhos ou qualquer outro material nocivo vizinhana e coletividade. 1 - No permitida a existncia de terrenos cobertos de mato, pantanosos, servindo de depsito de lixo ou entulhos, dentro dos limites do permetro urbano do municpio.

33

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

2 - vedado o uso de fogo para limpeza de terrenos. Artigo 149 - Para o cumprimento das obrigaes constantes neste Cdigo, os proprietrios sero notificados por escrito, ou por edital publicado no jornal encarregado da divulgao dos atos oficiais da Prefeitura. Artigo 150 - O prazo para cumprimento das notificaes ser de at 10 (dez) dias. Pargrafo nico - A critrio da Prefeitura, o prazo disposto neste artigo poder ser prorrogado, por igual perodo ao que constar da notificao, se solicitado por escrito e apresentado motivo relevante. Artigo 151 - O proprietrio do imvel o responsvel pelo cumprimento deste Cdigo, sujeito penalidade aqui prevista, seja qual for a destinao e uso do imvel, mesmo em caso de acordos, permisso, concesso, cesso ou contratos existentes entre terceiros. Artigo 152 - Pagando ou no a multa sem sanar a infrao cometida, o infrator ser considerado reincidente, sujeitando-se a multa em dobro do valor da primeira. Artigo 153 - Os servios de limpeza de terrenos podero ser feitos pela prpria Prefeitura, cujo valor ser estipulado pela mesma. Pargrafo nico - Ficam fixados os seguintes preos, a serem cobrados pela prestao de servios em terrenos no edificados, localizados no permetro urbano da sede do Municpio: I - Servios de Capinao - 2,0% (dois por cento) da Unidade Fiscal Municipal - UFM, o metro quadrado; II - Servios de Roagem - 1,0% (um por cento) da Unidade Fiscal Municipal - UFM, o metro quadrado. Artigo 154 - Quando o proprietrio for autuado, poder apresentar defesa Prefeitura, dentro de 10 (dez) dias do conhecimento do fato, por escrito ou atravs da imprensa local. 1 - No havendo recursos nesse prazo, ou sendo indeferido o recurso interposto, o infrator ter o mesmo prazo de 10 (dez) dias para pagar a multa. 2 - Decorrido o prazo estipulado, sem o pagamento, sero computados juros e correo monetria com base nos ndices oficiais.

34

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 155 - autoridade competente para decidir sobre os efeitos e recursos decorrentes deste, o Prefeito Municipal. Artigo 156 - Todo proprietrio que estiver com sua edificao em estado de abandono e no habitada, ser notificado pela Fiscalizao de Posturas do Departamento de Servios Urbanos do Municpio, para no prazo de 30 (trinta) dias, sanar a irregularidade apontada. Pargrafo nico - Esgotado o prazo previsto neste artigo, sem que a notificao tenha sido atendida, ser aplicada a multa correspondente a 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO X I DA PERMISSO PARA CONSTRUO DE MUROS Artigo 157 - Fica o executivo autorizado a contratar, mediante permisso, em firmas especializadas, legalmente registradas no CREA - SP, a execuo, com o fornecimento de material e mo-de-obra, de servios de construo de muretas e passeios. Artigo 158 - Os proprietrios de imveis cujas frentes para a via pblica, ainda no estejam providas de muretas e passeio, ficam obrigados a executar os servios necessrios ao cumprimento da respectiva notificao num prazo de 30 (trinta) dias, podendo, por justo motivo, ser prorrogado por igual perodo. 1 - Decorrido o prazo dado, sem a execuo dos servios, e no sendo ele, por justo motivo prorrogado, ser encaminhada cpia da notificao a uma das firmas de que trata o artigo 161, para que esta execute, por conta do proprietrio, aqueles servios. 2 - Os servios executados pelas permissionrias, sero por elas cobrados, diretamente dos respectivos proprietrios. O no pagamento implic na responsabilidade da Prefeitura, que poder lanar o valor do servio, com a aplicao de juros e correo monetria. Artigo 159 - As especificaes tcnicas e o custo dos servios sero definidos e apropriados pela Prefeitura Municipal. Artigo 160 - Caso o proprietrio notificado no efetue o pagamento pelos servios executados, a Prefeitura Municipal poder faz-lo desde que, solicitado pela permissionria atravs de documentao comprobatria.

35

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

1 - Procedendo o Municpio o pagamento permissionria, o preo ser acrescido de 20% (vinte por cento), destinados ao ressarcimento das despesas advindas da competente execuo. 2 - O percentual previsto no pargrafo anterior no exonerar o devedor dos demais tributos codificados, inclusive correo do dbito. Artigo 161 - A permissionria ser responsvel perante terceiros, pela obrigaes contradas e danos causados, sem que caiba ao municpio a obrigao de sald-los ou repar-los. Artigo 162 - Fica vedado permissionria transferir, empreitar ou sub-empreitar os servios terceiros. Artigo 163 - O disposto neste Cdigo, aplica-se to somente aos imveis localizados nas vias pblicas que disponham de toda a infra-estrutura: gua, esgoto e pavimentao.

CAPTULO X I I DOS CEMITRIOS Artigo 164 - A administrao dos Cemitrios pblicos compreende as seguintes atividades bsicas: I - conceder terrenos para sepultamentos;

II - fiscalizar a utilizao das concesses, para que sejam observados os fins a que se destinam; III IV V - autorizar a transferncia de concesses; - proceder a manuteno e conservao das reas livres; - autorizar inumaes, exumaes e reinumaes.

Pargrafo nico - As atividades previstas neste artigo, sero objeto de disciplinao especfica, atravs do Regulamento dos Cemitrios Municipais.

36

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 165 - Os cemitrios pblicos sero livres a todos os cultos religiosos e prtica dos respectivos ritos, desde que no ofendam a moral, os bons costumes e a legislao vigente. Artigo 166 - Os cemitrios constituiro parques reservados e tero as suas reas arruadas, demarcadas, arborizadas e ajardinadas, de acordo com a planta previamente aprovada. Artigo 167 - Os cemitrios sero administrados de acordo com as normas contidas no presente Cdigo e pelo que dispuserem os demais atos prprios. Artigo 168 - Os novos cemitrios sero estabelecidos em reas permitidas pelo zoneamento urbano e o projeto de construo necessrio ao seu funcionamento, submetido aprovao do Municpio. Artigo 169 - As necrpoles funcionaro diria e ininterruptamente das 06:00 s 18:00 horas. Artigo 170 - Os servios de sepultamento s se realizao no horrio das 08:00 s 17:30 horas, salvo em casos excepcionais. Artigo 171 - Os sepultamentos sero feitos independentemente da crena religiosa, convico filosfica ou ideologia poltica do falecido. Artigo 172 - Em todo e qualquer sepultamento ser necessria a exibio da certido de bito, extrada pelo escrivo competente do local em que se tiver dado o falecimento. Pargrafo nico - O sepultamento poder, contudo, ser feito sem a certido de bito, aps decorridas 24 horas do falecimento e somente nos casos estabelecidos pela legislao federal pertinente. Artigo 173 - No prprio livro de sepultamento, ser feita a anotao da certido de bito, com os dizeres que forem necessrios. Artigo 174 - Qualquer cadver que for levado aos cemitrios, encontrado dentro deles ou junto s suas portas, que no esteja acompanhado dos documentos competentes, ter seu sepultamento interditado pelo administrador geral, que comunicar o fato imediatamente autoridade policial, detendo toda e qualquer pessoa que for apanhada no ato do transporte do cadver. Pargrafo nico - O sepultamento nessa hiptese, ser feito vista da guia da autoridade policial, a qual dever conter as indicaes obtidas nas averiguaes procedidas.

37

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 175 - Nos casos do artigo anterior, o sepultamento somente far-se- aps a liberao pelo Instituto Mdico Legal. Artigo 176 - Na hiptese prevista no pargrafo nico do artigo 174, o registro de sepultamento conter expressamente as providncias tomadas e as indicaes que puderem ser obtidas com a inspeo ocular, tais como: a idade presumvel, cor, estatura, sexo, etc. Artigo 177 - Os sepultamentos no podero, regra geral, serem feitos antes das 24 horas do momento do falecimento, salvo quando a autoridade Mdico-Sanitria, atestar que: a) b) - a causa mortis molstia contagiosa ou epidmica; - o cadver apresenta sinais inequvocos de putrefao;

Pargrafo nico - Nenhum cadver permanecer insepulto nos cemitrios, aps 36 horas do momento do bito, e contrrio disso s dar-se- se o corpo estiver devidamente conservado por qualquer processo ou se houver ordem expressa da autoridade policial, judiciria ou sanitria. Artigo 178 - As formalidades previstas no Pargrafo nico do artigo anterior podero ser dispensadas para o cadver trazido de fora do Municpio, desde que acondicionado em caixo apropriado e acompanhado de atestado da autoridade competente do local onde se deu o falecimento, em que conste a identidade do morto e a respectiva causa mortis. Artigo 179 - Cada cadver ser enterrado em esquife prprio, salvo na hiptese de ocorrncia de bito em tal nmero que se torne impraticvel a confeco de caixes em quantidade suficiente Artigo 180 - Os sepultamentos sero feitos em sepulturas cedidas mediante concesso provisria, por tempo determinado, com renovao, e perptua, mediante o pagamento dos preos pblicos que sero baixados por Decreto. 1 - Por sepultura provisria, entende-se aquela cedida pelo prazo de 5 (cinco) anos. Findo esse prazo e aps trinta dias, sero removidos os restos mortais nela existentes, sendo sepultura por tempo determinado aquela concedida por 25 (vinte e cinco) anos, com direito a renovao por idntico perodo 2 - Por sepultura perptua, entende-se a que for concedida com a denominao de perptua, mas condicionada tal perpetuidade existncia da prpria necrpole e inexistncia de sinais inequvocos de abandono ou de runa.

38

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

3 - Extinguindo-se a necrpole estar em conseqncia extinta a sepultura perptua, no assistindo assim, ao concessionrio, qualquer direito de transferncia da referida concesso perptua para outro cemitrio. Artigo 181 - O administrador geral obrigado a mandar fazer os sepultamentos dos corpos que forem levados ao cemitrio, uma vez cumpridas as exigncias legais, Para esse fim haver de ter, sempre, um nmero suficiente de sepulturas abertas. Pargrafo nico - As solicitaes de aberturas de sepulturas ou providncias outras para fins de inumao ou exumao, somente sero atendidas pelo administrador geral dos cemitrios se formuladas pessoal e expressamente pelo concessionrio, ou quem de direito, no prazo de at 06 (seis horas), contadas antes do horrio previsto para o sepultamento e mediante prvia vistoria do tmulo pelos familiares. Artigo 182 - Nos escritrios das administraes de cemitrios, dever estar sempre exposta ao pblico, em local visvel, a Planta Geral do Cemitrio, rigorosamente atualizada e com a indicao dos terrenos vagos para a concesso provisria ou perptua. Pargrafo nico - Igualmente dever ficar exposta, em lugar bem visvel, a tabela de preos pblicos vigentes que devem ser cobrados para os diversos servios. Artigo 183 - As concesses sero permitidas a ttulo provisrio, por tempo determinado e perptua, de terrenos vagos e de carneiros particulares, famlias, sociedades civis, instituies, corporaes, irmandades ou confrarias religiosas, desde que o interessado solicite em requerimento protocolado, contendo as seguintes informaes imprescindveis: a) - nome, profisso, RG., e a residncia da pessoa que faz o pedido;

b) - nome e residncia da pessoa ou famlia, nome, atividade e sede da sociedade, instituio, corporao, irmandade ou confraria qual ser feita a concesso, juntando-se comprovante de constituio da entidade; c) d) e) f) - dimenso e situao do terreno pretendido; - quantidade de carneiros; - indicao dos familiares a serem sepultados no local; - as condies em que se pretende quitar o preo pblico.

Pargrafo nico - Ser institudo livro prprio destinado a registrar os pedidos de concesso de terreno, atendidos pela ordem de inscries.

39

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 184 - As concesses de sepulturas no podero ser objeto de qualquer transao, ressalvadas as hipteses abaixo previstas: a) - no regime de concesso dever constar dos contratos, pela ordem de preferncia, os nomes dos familiares do concessionrio, ou de pessoas a ele ligadas, a quem, na falta de posterior deciso de ltima vontade, a concesso ser transferida aps a sua morte. Poder ainda o concessionrio, em vida, transferir a concesso para seu cnjuge e descendentes diretos, comparecendo ele perante a autoridade municipal para efetivao da transferncia mediante a lavratura de novo contrato. 1 - Na falta de qualquer das providncias previstas neste artigo, a concesso transmitir-se- ao cnjuge do concessionrio, ou a um de seus descendentes. 2 - Somente ter direito a petio junto administrao municipal o concessionrio ou pela ordem de preferncia referida no artigo anterior. Artigo 185 - Considera-se em abandono as sepulturas que no recebem os servios de limpeza e conservao necessrios decncia do cemitrio. Considera-se em runa, aquelas nas quais no foram feitas as obras ou servios de reparao, reforma ou reconstruo necessrias segurana de pessoas, de bens e salubridade dos cemitrios. Artigo 186 - Os concessionrios de terrenos, ou seus representantes, so obrigados a fazer servios de limpeza e obras de conservao das muretas, canteiros, tmulos, jazigos, mausolus e cenotfios que tiverem construdo. Pargrafo nico - Fica proibida a existncia de vasos ou outros recipientes que acumulem gua no interior dos cemitrios, cabendo ao administrador a determinao de furar os vasos fixos e de retirar outros recipientes, para que os mesmos no se constituam em criadouros de artrpodes importunos como o Culex (pernilongos) e de mosquitos transmissores de doenas como Dengue e Febre Amarela. Artigo 187 - Quando o administrador geral dos cemitrios constatar a existncia de sepultura em abandono ou em runas, comunicar o fato ao seu Superior para os devidos fins. 1 - Constatado que o estado de runas ou abandono traz riscos segurana pblica ou salubridade do cemitrio, o administrador proceder a vistoria tcnica da sepultura e oferecer laudo em 3 (trs) dias, especificando as reparaes necessrias e urgentes. 2 - vista do laudo, o Departamento de Servios Urbanos mandar expedir edital de chamada, pela imprensa oficial do municpio e em jornal local por 3 (trs) dias consecutivos, notificando o concessionrio, que ter prazo de 30 (trinta) dias, improrrogvel, a partir da ltima publicao, para proceder as obras de reparao da sepultura.

40

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

3 - Findo o prazo estabelecido no pargrafo anterior, sem que o concessionrio tenha procedido as obras de reparao, a concesso ser declarada extinta. Declarada extinta a concesso, antes que se haja procedido a exumao ou seja, remoo dos restos mortais, estes sero exumados e colocados em vala nica, em local determinado pelo Municpio. Artigo 188 - Nenhuma exumao ser feita, salvo: I - se for permitida pela autoridade competente, cumpridos os prazos e formalidades prescritos pelo Municpio, e demais legislao aplicvel; II - se for requisitada por escrito, por autoridade judiciria ou policial, em diligncia no interesse da justia. Artigo 189 - As exumaes referidas no inciso I do artigo antecedente, sero requeridas por escrito pela pessoa interessada, a qual dever alegar e provar: I II - a qualidade de quem fez o pedido; - a razo do pedido e a causa da morte, conforme certido de bito respectiva;

I I I - consentimento da autoridade policial, com jurisdio sobre todo o municpio, se for feita a exumao para a translao do cadver para outro municpio; IV - consentimento da autoridade consular respectiva, se for feita a exumao para translao para outro pas. 1 - A exumao ser feita depois de tomadas, pelas autoridades sanitrias, todas as precaues necessrias sade pblica. 2 - O interessado recolher previamente o preo pblico devido para ocorrer s despesas com o material e pessoal necessrio exumao. 3 - O administrador geral dos cemitrios municipais assistir a exumao para verificar se foram satisfeitas as condies estabelecidas. 4 - No livro de registro sero feitas todas as anotaes julgadas necessrias e pertinentes. Artigo 190 - Nenhuma necropsia poder ser efetuada seno mediante requisio e autorizao judicial, policial ou sanitria.

41

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 191 - Os cadveres que tenham sido objeto de necropsia, praticada fora do Cemitrio Municipal, somente sero conduzidos aos cemitrios e recebidos para inumao se estiverem encerrados em caixes especiais. Artigo 192 - A representao de interessados perante as administraes dos cemitrios, somente far-se- mediante instrumento pblico de mandato com fins especiais. Artigo 193 - Pelos servios que executar nos cemitrios municipais, pela concesso da sepultura, exame de projetos, construo de carneiros e demais atividades afins, previstas neste Cdigo, o Municpio cobrar os preos pblicos baixados pelo Prefeito, por Decreto. SEO I DO CEMITRIO DAS CRUZES Artigo 194 - O Cemitrio Municipal das Cruzes de Araraquara, adotar o sistema de cemitrio jardim, com as seguintes caractersticas: I - ausncia de jazigos, mausolus, cenotfios, pantees e construes similares, acima do rs do cho; II III IV - inexistncia de muretas ou qualquer outro sistema de delimitao das sepulturas; - existncia homognea de gramados sobre as sepulturas e outras reas adjacentes. - existncia de carneiro na sepultura geral.

Artigo 195 - Os locais destinados a sepultamento, contornados pelo sistema virio interno do cemitrio, denominados Zona de Sepultamento, sero definidos por letras (ptalas). Artigo 196 - As Zonas de Sepultamento sero recortadas por passeios internos de 1,00 metro de largura, delimitando-se com as quadras internas identificadas por letras e algarismos arbicos das super quadras (ptalas). Artigo 197 - As sepulturas, numeradas com algarismos arbicos, sero simples e duplas. 1 - As sepulturas simples so do tipo: - S.2 - 2 carneiros superpostos;

42

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

- S.3 - 3 carneiros superpostos. 2 - As sepulturas duplas so do tipo: - D.3 - 3 carneiros superpostos com acesso lateral; - D.6 - 6 carneiros superpostos lado a lado, com acesso central. Artigo 198 - Sobre cada sepultura haver uma nica lpide de concreto prmoldado, com as dimenses padronizadas de 0,40 m.(quarenta centmetros) de comprimento, e 0,40 m. (quarenta centmetros) de largura. 1 - Sobre a lpide ser aplicada uma placa de granito, cor marrom, cobrindo-a inteiramente e horizontalmente, tendo espessura no superior a 0,02 cm (dois centmetros), a qual receber inscrio em bronze, materiais esses que sero custeados pelos concessionrios. 2 - Ser vedada a aplicao de fotografias sobre a lpide ou placa de granito, excetuadas suas reprodues em bronze, respeitadas as especificaes do pargrafo anterior. Artigo 199 - Lateralmente a cada lpide, poder ser colocado, ao rs do cho, um vaso padronizado, fornecido e instalado pela Prefeitura Municipal, mediante pagamento a cargo do concessionrio. Artigo 200 - Os gramados, arbustos e rvores plantados no cemitrio, obedecero a um planejamento paisagstico cujo desenvolvimento, implantao e conservao caber diretamente Administrao Municipal, sendo vedada a execuo desses servios diretamente pelos concessionrios. Artigo 201 - A circulao ser feita exclusivamente pelo sistema virio interno, passeios e alamedas. Artigo 202 - So vedados, no local das sepulturas, ou sobre elas: I II III - a colocao de flores artificiais; - o uso de velas ou incenso; - a colocao de imagens ou quaisquer outros objetos.

Artigo 203 - Os usurios ou visitantes devem utilizar sempre os recipientes apropriados para o lanamento de papis, plsticos e lixo em geral. Artigo 204 - No Cemitrio Municipal das Cruzes, o uso de sepulturas se far:

43

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

I - sob o regime de concesso de uso pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, renovvel sucessivamente nos termos do artigo 206, no admitindo-se mais de um concessionrio por sepultura. Artigo 205 - No regime definido no Inciso I do artigo anterior, alm do preo da concesso, devero os concessionrios recolher os valores estabelecidos por servios prestados, fixados atravs de Decreto do Prefeito Municipal. Artigo 206 - Findo o prazo da concesso, poder o concessionrio ou seu sucessor renov-la por igual perodo, pagando a quantia de 25% (vinte e cinco por cento), do preo ento vigente na ocasio da nova concesso. Pargrafo nico - No havendo interesse do concessionrio ou do seu sucessor na renovao da concesso, extinguir-se- ela de pleno direito ou, se for o caso, ao trmino dos prazos para exumaes de corpos inumados na sepultura em questo, eventualmente ainda no vencidos. Artigo 207 - As concesses de sepulturas no podero ser objeto de qualquer transao, ressalvadas as hipteses previstas no artigo seguinte. Artigo 208 - No regime de concesso previsto no inciso I do artigo 204, devero constar dos contratos, pela ordem da preferncia, os nomes dos familiares do concessionrio, ou de pessoas a ele ligadas, a quem, na falta de posterior disposio de ltima vontade, a concesso ser transferida pela sua morte. Poder ainda o concessionrio, em vida, transferir a concesso para seu cnjuge e descendentes diretos, comparecendo ele perante a autoridade municipal para efetivao da transferncia, mediante a lavratura de novo contrato. 1 - Na falta de qualquer das providncias previstas neste artigo, a concesso transmitir-se- ao cnjuge do concessionrio ou a um de seus descendentes. 2 - Somente ter direito a petio junto Administrao Municipal o concessionrio ou pela ordem de preferncia referida neste artigo. Artigo 209 - Extinta a concesso na forma do pargrafo nico do artigo 206, o concessionrio ou seus sucessores que demonstrarem legtimo interesse, devero providenciar nos 120 (cento e vinte) dias seguintes, a exumao dos corpos inumados na sepultura objetivada, desimpedindo-a totalmente. 1 - Adotadas as providncias referidas neste artigo, os despojos resultantes da exumao podero ser entregues ao ex-concessionrio ou aos sucessores que demonstrarem legtimo interesse, desde que comprovem dispor de outra sepultura para reinum-los.

44

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

2 - No se verificando a hiptese do pargrafo anterior, os despojos resultantes da exumao sero depositados em ossrios constitudos de vala comum. Artigo 210 - No regime de concesso estabelecido pelo inciso I do artigo 204, as sepulturas podero receber o sepultamento do prprio concessionrio, seu cnjuge e descendentes discriminados em contrato. Artigo 211 - Extinta a concesso por no ter sido renovada, as construes e os implementos acaso existentes na sepultura, sero incorporados ao patrimnio Municipal, sem direito do ex-concessionrio a indenizao ou pagamento, seja a que ttulo for. Pargrafo nico - Os restos mortais porventura existentes na sepultura, que no tenham tido qualquer dos destinos previstos no artigo 209 e seus pargrafos, sero exumados e depositados em ossrios constitudos de vala comum. Artigo 212 - Alm do pagamento do preo de concesso, respondero os concessionrios pelo pagamento de valor anual de conservao e manuteno, sempre atualizvel, a critrio da Administrao Municipal e fixados atravs de Decreto. 1 - O concessionrio que atrasar por 2 (dois) anos o pagamento do valor de conservao e manuteno, ser notificado para purgar a mora no prazo de 90 (noventa) dias, sob pena de extino da concesso de uso. 2 - Extinta a concesso na forma do pargrafo anterior, o concessionrio perder em favor da municipalidade, todos os direitos que mantinha sobre a sepultura, sendo-lhe concedido o prazo fixado de 120 (cento e vinte) dias para providenciar a exumao. Na falta dessas providncias, a prpria administrao do cemitrio promover a exumao dos despojos da sepultura, mantendo-os disposio dos interessados pelo prazo de 1 (um) ano, em ossrio, aps o que sero inumados em vala comum. 3 - Extinta a concesso de sepulturas, poder ela ser outorgada novamente. Artigo 213 - O concessionrio poder desistir da concesso a qualquer tempo, sem direito a restituio ou indenizao. 1 - Na hiptese deste artigo, o concessionrio dever tomar as providncias para que a sepultura esteja totalmente desimpedida no ato da desistncia. 2 - No se admitir desistncia da concesso, nos termos deste artigo, se na sepultura existirem corpos inumados, relativamente aos quais no tenham vencido ainda, os prazos para exumao.

45

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 214 - Registrar-se-o obrigatoriamente em livros e fichas, todas as ocorrncias havidas no Cemitrio, tais como: concesses de sepulturas, sepultamentos, exumaes, reinumaes, transladaes e transferncias de concesso. 1 - Os livros de registro so os seguintes: I II III IV - Registro de bitos e Sepultamentos; - Registro de Concesses de Sepulturas; - Registro de Exumaes; - Registro de Inumaes. 2 - As fichas de registro so as seguintes: I II III - CONC - concessionrio; - FAL - falecido; - CAD - cadastro CAPTULO X I I I DO SERVIO DE AUTOMVEIS DE ALUGUEL, DESTINADOS AO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS (TXIS) Artigo 215 - A explorao dos servios de automveis de aluguel, destinados ao transporte individual de passageiros (txis), considerada de utilidade pblica de livre iniciativa, e ter por finalidade servir o pblico, prevenindo a formao de monoplio, concorrncia ruinosa e outras prticas contrrias ao interesse geral. Artigo 216 - A explorao dos servios mencionados no artigo anterior, depende de autorizao e aprovao do Prefeito no Municpio. SEO I DA PERMISSO

46

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 217 - O nmero de automveis de aluguel (txis), no Municpio de Araraquara, estabelecido proporcionalmente sua populao, obedecendo o seguinte critrio: I - no permetro urbano da sede do Municpio, o nmero de txis ser proporcional populao da cidade, razo de 1 (um) veculo por 1.000 (um mil) habitantes. O nmero de habitantes ser aquele determinado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (I.B.G.E.). II a) - para o distrito, fica fixado o seguinte nmero de veculos: - distrito de Bueno de Andrada - at 1 (um) veculo.

I I I - para cada uma das reas rurais de grande concentrao, constitudas em ncleos, dada a densidade demogrfica, ser admitida a existncia de at 5 (cinco) veculos; IV - os veculos sero distribudos pelos pontos de estacionamento determinados pelo Municpio, j existentes ou que, por Decreto venham a ser criados. Artigo 218 - As permisses devem ser precedidas da comprovao da necessidade de transporte. Pargrafo nico - O Municpio poder ex-officio, solicitar propostas para atendimento de suas necessidades. Artigo 219 - As permisses sero concedidas, permutadas e transferidas, mediante requerimento dos interessados, satisfeitas todas as exigncias do Cdigo Nacional de Trnsito e respectivo Regulamento, acompanhado de prova de identidade moral, tcnica e econmica do interessado, bem como de sua filiao ao Sindicato de Classe do Municpio. Artigo 220 - Para todos os fins de direito, as permisses sero individuais, seja por concesso, permuta, cesso ou transferncia. Artigo 221 - O prazo de 10 (dez) anos e pode ser prorrogado por igual perodo, sucessivamente, se o interessado assim o requerer, ou quando ocorrer qualquer alterao na permisso, at 6 (seis) meses antes do seu vencimento, sob pena de caducidade. Pargrafo nico - Na renovao dos certificados de permisso, ser exigida a atualizao da prova de capacidade tcnica, idoneidade moral e econmica do interessado. Artigo 222 - Quando o interessado pretender permutar ou ceder e transferir a sua permisso, dever, antes de qualquer providncia, obter autorizao prvia do Prefeito do Municpio, mencionando em seu requerimento, nome e qualificao completa do permutante ou cessionrio, para que, se autorizada a permuta ou cesso e transferncia, seja providenciada a documentao exigida para a efetivao de qualquer desses atos.

47

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Se o interessado deixar de cumprir o disposto no caput, assumir a responsabilidade pelos prejuzos causados a terceiros, podendo inclusive, sofrer pena de cassao da permisso. Artigo 223 - Aprovado o pedido de permisso, permuta ou cesso e transferncia, o interessado dever iniciar os servios, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de expedio do certificado, sob pena de caducidade do mesmo. Artigo 224 - Do certificado de permisso, constaro: a) b) c) d) - o nmero do processo e guich; - o nmero da permisso; - o prazo de vencimento da permisso; - o ponto de estacionamento;

e) - os dados completos do veculo prprio, extrados do certificado de propriedade expedido pela autoridade de trnsito; f) - o nome, a qualificao completa, residncia e domiclio do interessado.

Artigo 225 - No ser concedida permisso, nem autorizada permuta ou cesso e transferncia, seno queles que exercem to somente a profisso de motorista profissional. Ao exercente de outras atividades profissionais, no se admitir inscrio e expedio de Alvar Municipal. Artigo 226 - No ser concedida nova permisso, nem autorizada cesso e transferncia, a quem j tenha sido permissionrio ou cessionrio, seno decorridos 2 (dois) anos, contados da data da cessao da permisso ou da cesso e transferncia, deferidas pelo Prefeito. Artigo 227 - No ser concedida nova permisso, nem autorizada cesso e transferncia, a quem j tenha sofrido pena de cassao. Artigo 228- A permisso caducar nos casos j previstos nas disposies anteriores, por irregularidades cometidas ou condenaes previstas por infrao ao Cdigo Penal, e pela no revalidao por parte dos sucessores causa mortis do permissionrio, dentro do prazo de 150 (cento e cinqenta) dias, prorrogvel por mais 30 (trinta) dias, por motivo justificvel, devidamente comprovado. Artigo 229 - Ficam mantidas as permisses j concedidas, permutadas e cedidas ou transferidas, na vigncia do Decreto Municipal n 3.759 de 08 de agosto de 1975.

48

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 230 - O auxiliar de condutor autnomo, cumpridas as exigncias estabelecidas pela Lei Federal n 6.094, de 30 de agosto de 1974, quanto identidade que o qualifique como tal, ter admitida sua inscrio com a expedio do competente Alvar, desde que conte com a concordncia do permissionrio, pagos os tributos e emolumentos devidos, esperando-se o cancelamento, quando requerido pelo permissionrio ou auxiliar, e uma vez provado o vencimento do contrato ou sua resciso.

SEO I I DAS MODIFICAES NO REGIME DA PERMISSO Artigo 231 - O Prefeito do Municpio, a seu critrio, fixar e alterar as condies do regime da permisso. Pargrafo nico - Ao titular da permisso, mediante representao por intermdio do Sindicato de Classe, ser facultado solicitar e propor mudanas do regime. SEO I I I DOS PONTOS DE ESTACIONAMENTO Artigo 232 - Os veculos de aluguel (txis), tero seus pontos de estacionamento fixos, determinados pelo Prefeito, nos locais considerados necessrios. 1 - O nmero de veculos de cada ponto de estacionamento ser determinado pelo Prefeito do Municpio, a quem caber aumentar ou diminuir a lotao de cada um. 2 - Ficam mantidos os atuais pontos de estacionamento de carros de aluguel (txis), abaixo discriminados, com o seguinte nmero de veculos: a) b) c) - Ponto do Carmo - 09 (nove) veculos; - Ponto Central - 06 (seis) veculos; - Ponto da estao FEPASA - 15 (quinze) veculos;

49

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) p) q)

- Ponto do Jardim Primavera - 04 (quatro) veculos; - Ponto da Matriz - 12 (doze) veculos; - Ponto Municipal - 10 (dez) veculos; - Ponto do Mercado - 06 (seis) veculos; - Ponto da Santa Casa - 02 (dois) veculos; - Ponto da Santa Cruz - 10 (dez) veculos; - Ponto Santo Antonio - 03 (trs) veculos; - Ponto So Geraldo - 06 (seis) veculos; - Ponto do Terminal Rodovirio - 17 (dezessete) veculos; - Ponto da Vila Nova - 04 (quatro) veculos; - Ponto do Bairro Tancredo A Neves - 02 (dois) veculos; - Ponto do Yolanda pice - 03 (trs) veculos; - Ponto do Aeroporto - 03 (trs) veculos; - Ponto do Jardim Roberto Selmi Dei - 02 (dois) veculos.

Artigo 233 - O titular da permisso obrigado a respeitar o ponto de estacionamento que lhe for deferido. Artigo 234 - absolutamente proibido o arrendamento do ponto de estacionamento, implicando o ato, na cassao da permisso, devendo ser rescindidos os arrendamentos porventura existentes, atravs da iniciativa do Sindicato de Classe, dentro do prazo de 120 (cento e vinte) dias, sob pena de ser aplicada a mesma penalidade. Artigo 235 - Cada ponto de estacionamento ter seu Coordenador e seu eventual substituto, eleitos pelos componentes do ponto e sob a superviso do Sindicato de Classe, os quais respondero pelos servios, junto ao Municpio. O Sindicato dever comunicar ao Municpio os nomes dos Coordenadores e seus eventuais substitutos.

50

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - O prazo de exerccio dos Coordenadores e suas atribuies, sero determinados pelo Sindicato de Classe, cabendo a este a obrigatoriedade de: I - organizar servio de limpeza no local do ponto, que deve ser feito pelos motoristas componentes, bem como desobstruir calhas existentes nas coberturas, evitando assim, estagnao de guas que possam se constituir em criadouros de artrpodes importunos como o Culex (pernilongos) e de mosquitos transmissores de doenas como Dengue e Febre Amarela; II - organizar tabelas mensais de turnos de servio;

I I I - comunicar, por escrito, ao Prefeito, as irregularidades observadas, para as providncias cabveis; IV - comunicar as penalidades impostas pelo Sindicato, aos titulares da permisso. SEO I V DOS VECULOS Artigo 236 - Somente sero admitidos para a efetivao de servios, os veculos que atenderem, totalmente, as exigncias contidas no Cdigo Nacional de Trnsito e sua Regulamentao. Pargrafo nico - Na eventualidade do veculo de propriedade do titular da permisso ter sustado o seu licenciamento, por no mais satisfazer s exigncias legais, fica concedido o prazo de 6 (seis) meses, para a substituio ou adaptao do veculo, findo o qual, caducar a permisso. Artigo 237- Fica permitida a utilizao ou explorao de publicidade em veculos de aluguel providos de taxmetros. Pargrafo nico - Ficar a cargo do Sindicato da classe, determinar as normas tcnicas sobre as dimenses, formato e rea de posicionamento do equipamento de publicidade, sendo obrigatria a inscrio do vocbulo (TXI), nas portas dianteiras e na parte traseira dos veculos. SEO V DOS SERVIOS

51

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 238 - Os servios sero prestados com regularidade, continuidade e eficincia. Artigo 239 - O Municpio fiscalizar a execuo dos servios, bem como a observncia das condies da permisso e das normas vigentes. 1 - O Prefeito poder permitir a paralisao parcial ou total dos servios, pelo prazo que achar conveniente. 2 - As paralisaes somente se efetivaro aps autorizadas, ressalvados os casos de reconhecida fora maior. Artigo 240 - Os servios de veculos de aluguel (txis), no Municpio de Araraquara, tero a durao de 24 (vinte e quatro) horas dirias ininterruptamente. Pargrafo nico - Caber ao Sindicato de Classe instruir os Coordenadores dos pontos sobre as escalas e rodzios noturnos a serem efetivados. Artigo 241 - O titular da permisso deve exercer os seus servios obedecendo os seguintes preceitos: I II III IV - apresentar-se decentemente trajado; - em estado de sobriedade; - tratar os passageiros com urbanidade; - conservar seus veculos em perfeitas condies de higiene e segurana.

Artigo 242 - Os titulares da permisso obrigam-se a fornecer os dados tcnicos e econmicos referentes ao servio, desde que necessrios ou solicitados. Artigo 243 - As tarifas resultantes dos servios de automveis de aluguel (txis), sero fixadas por Decreto. Pargrafo nico - Os titulares de permisso tero o prazo de 30 (trinta) dias para aferio de seus taxmetros, contado da publicao do Decreto Municipal, prorrogvel, no caso de ocorrncia de motivo justo, por representao do Sindicato de Classe.

52

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 244 - Ficam estabelecidas as seguintes penalidades, a serem aplicadas aos titulares de permisso infratores, de acordo com a gravidade das mesmas, a critrio do Prefeito, a saber: a) b) c) d) e) - advertncia; - suspenso at 15 (quinze) dias; - suspenso de 16 (dezesseis) a 30 (trinta) dias; - suspenso de 90 (noventa) dias; - cassao da permisso;

Artigo 245 - Os casos omissos sero regulados pelas disposies da legislao estadual e federal em vigncia. CAPTULO X I V DO CONTROLE DO LIXO Artigo 246 - O lixo das habitaes ser recolhido em coletores apropriados, de acordo com as especificaes baixadas pelo Prefeito Municipal. 1 - O lixo dever ser acondicionado em sacos plsticos apropriados. 2 - Os recipientes que no atenderem s especificaes estabelecidas, devero ser apreendidos, independentemente da cobrana de multa. 3 - O lixo dever ser colocado porta das residncias ou estabelecimentos, nos horrios predeterminados pela Prefeitura. Artigo 247 - No sero considerados como lixo os resduos industriais, de oficinas, os restos de materiais de construo ou entulhos provenientes de obras ou demolies, os restos de forragens de cocheiras ou estbulos, a terra, as folhas, os galhos dos jardins e quintais particulares, que no podero ser lanados nas vias pblicas e em terrenos baldios e sero removidos s custas dos respectivos proprietrios ou inquilinos.

53

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Os resduos de que trata o caput artigo anterior, podero ser recolhidos pelo Departamento de Servios Urbanos da Prefeitura, mediante prvia solicitao do interessado, de acordo com as tarifas fixadas atravs de Decreto. Artigo 248 - A ningum permitido utilizar o lixo, sem a devida reciclagem como adubo ou para alimentao de animais. Artigo 249 - Os cadveres de animais encontrados nas vias pblicas sero recolhidos pelo rgo de limpeza pblica da Prefeitura, que providenciar a cremao ou enterramento. Artigo 250 - proibido o despejo, nas vias pblicas e terrenos sem edificao, de cadveres de animais, entulhos, lixo de qualquer origem ou quaisquer materiais que possam ocasionar incmodos populao ou prejudicar a esttica da cidade. Artigo 251 - Os resduos industriais devero ser transportados pelos interessados para local previamente designado pela Prefeitura. Pargrafo nico - A no observncia deste artigo sujeitar o infrator multa de 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. Artigo 252 - Nos prdios destinados a apartamentos ou escritrios, devem existir compartimentos adequados para depsito do lixo, que ofeream facilidades para limpeza e higienizao e de localizao fcil para a coleta pblica. 1 - As instalaes de que trata este artigo devem permitir a limpeza e lavagens peridicas, e os tubos de queda devem ser ventilados na parte superior, acima da cobertura do prdio. 2 - Os tubos de queda no devero comunicar-se diretamente com as partes de uso comum, e devem ser instalados em cmaras apropriadas, a fim de evitar exalaes inconvenientes. Artigo 253 - As instalaes coletoras e incineradoras de lixo, existentes nas habitaes ou estabelecimentos, devero ser providas de dispositivos adequados sua limpeza e lavagem, segundo os preceitos de higiene. Pargrafo nico - Na infrao de qualquer artigo deste captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia.

54

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 254- O Municpio regulamentar, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias da data da publicao deste Cdigo, a implantao da COLETA SELETIVA DE LIXO no prazo mximo de 10 (dez) anos. CAPTULO X V DAS DISPOSIES RELATIVAS AOS ANIMAIS Artigo 255 - proibido o passeio de ces nas vias e logradouros pblicos, exceto com o uso adequado de coleira, focinheira e guia, e conduzidos por pessoas com idade e fora suficientes para controlar os movimentos dos animais. Pargrafo nico - Os ces mordedores e bravios, somente podero sair s ruas com a boca provida de proteo. Artigo 256 - Os animais soltos, encontrados nas ruas, praas, logradouros pblicos, sero recolhidos em lugar prprio da Municipalidade, ou em local por ela indicado, bem como os suspeitos de raiva ou outra zoonose; os submetidos a maus tratos por seu proprietrio ou preposto deste; os mantidos em condies inadequadas de vida ou alojamento, e os cuja criao ou uso sejam vedados por lei. Artigo 257 - O animal cuja apreenso for impraticvel, poder, a juzo do Agente Sanitrio, ser sacrificado no local. Artigo 258 - O animal recolhido em virtude do artigo 256, dever ser retirado dentro do prazo mximo de 10 (dez) dias, mediante pagamento de multa e da taxa de manuteno ou estadia respectiva. Nos casos de suspeita de raiva ou outra zoonose, o animal dever permanecer recolhido, para observao. Pargrafo nico - No sendo retirado o animal nesse prazo, dever a Prefeitura efetuar sua venda em hasta pblica, precedida da necessria publicao do Edital, ou do-lo a entidade pblica que se dedique a pesquisa. Artigo 259- proibido o comrcio de animais sem que os mesmos esteja alojados sem as devidas condies: a)- de segurana; b)- de higiene; c)- de salubridade;

55

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

d)- de alimentao. 1- Na infrao deste artigo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta unidades fiscais municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. 2- O Municpio firmar convnio com as entidades da sociedade civil afins para auxlio na fiscalizao das infraes. SEO I DA RESPONSABILIDADE DO PROPRIETRIO DE ANIMAIS Artigo 260 - Os atos danosos cometidos pelos animais so de inteira responsabilidade de seus proprietrios. Pargrafo nico - Quando o ato danoso for cometido sob a guarda de preposto, estender-se- a este a responsabilidade a que alude o presente artigo. Artigo 261 - da responsabilidade dos proprietrios a manuteno dos animais em perfeitas condies de alojamento, alimentao, sade e bem-estar, bem como as providncias pertinentes remoo dos dejetos por eles deixados nas vias pblicas. Artigo 262 - proibido abandonar animais em qualquer rea pblica ou privada. Pargrafo nico - Os animais no mais desejados por seus proprietrios sero encaminhados ao rgo Sanitrio responsvel. Artigo 263 - O proprietrio fica obrigado a permitir o acesso do Agente Sanitrio, quando no exerccio de suas funes, s dependncias de alojamento do animal, sempre que necessrio, bem como a acatar as determinaes dele emanadas. Artigo 264 - A manuteno de animais em edifcios condominais ser regulamentada pelas respectivas convenes. Artigo 265 - Todo proprietrio de animal sujeito raiva obrigado a mant-lo permanentemente imunizado contra esta doena. Artigo 266 - Em caso de falecimento do animal, cabe ao proprietrio a disposio adequada do cadver, ou seu encaminhamento ao servio municipal competente.

56

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

SEO I I DOS ANIMAIS SINANTRPICOS Artigo 267 - Ao Municpio compete a adoo de medidas necessrias para a manuteno de suas propriedades limpas e isentas de animais da fauna sinantrpica Artigo 268 - proibido o acmulo de lixo, materiais inservveis ou outros materiais que propiciem a instalao e proliferao de roedores e outros animais sinantrpicos. Artigo 269 - Os estabelecimentos que estoquem ou comercializem pneumticos, so obrigados a mant-los permanentemente isentos de colees lquidas, de forma a evitar a proliferao de mosquitos transmissores de doenas como: Dengue e Febre Amarela. Artigo 270 - Nas obras de construo civil obrigatria a drenagem permanente de colees lquidas, originadas ou no pelas chuvas, de forma a impedir a proliferao de mosquitos transmissores de doenas como: Dengue e Febre Amarela. SEO I I I DA CRIAO DOS ANIMAIS Artigo 271 - proibida a criao e a manuteno de animais da espcie suna em zona urbana, bem como, galinheiros cocheiras e canil com mais de 03 (trs) animais. Artigo 272 - Qualquer animal em que esteja evidenciada sintomatologia clnica de raiva, constatada por Mdico Veterinrio, dever ser prontamente isolado e ou sacrificado. Artigo 273 - No so permitidos em residncia particular a criao, o alojamento e a manuteno de mais de 5 (cinco) animais no total, das espcies canina ou felina. 1 - A criao, o alojamento e a manuteno de animais em quantidade superior ao estabelecido neste artigo, caracterizar o canil de propriedade privada, sujeito aos dispositivos pertinentes. 2 - Os canis de propriedade privada somente podero funcionar aps vistoria tcnica efetuada pelo Agente Sanitrio, em que sero examinadas as condies de alojamento e

57

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

manuteno dos animais e a expedio de laudo pelo rgo Sanitrio Responsvel, que dever ser renovado anualmente. Artigo 274 - proibida a permanncia de animais nos recintos e locais pblicos ou privados de uso coletivo, tais como: cinemas, teatros, clubes esportivos e recreativos, estabelecimentos comerciais, industriais e de sade, escolas, piscinas e feiras. 1 - Excetuam-se da proibio deste artigo os locais, recintos e estabelecimentos legal e adequadamente instalados, destinados criao, venda, treinamento, competio, alojamento, tratamento e abate de animais. 2 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinquenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO X V I DAS ESTRADAS MUNICIPAIS Artigo 275 - As estradas de que trata o presente Captulo, so as que integram o plano rodovirio municipal e que servem de livre trnsito dentro do territrio do Municpio. Artigo 276 - A mudana ou deslocamento de estradas municipais, dentro dos limites das propriedades rurais, devero ser requeridas pelos respectivos proprietrios. Pargrafo nico - Neste caso, quando no haja prejuzo das normas tcnicas, e os trabalhos de mudana ou deslocamento se mostrarem por demais onerosos, a Prefeitura poder exigir que os proprietrios concorram, no todo ou em parte com a despesa. Artigo 277 - expressamente proibido: I - fechar, estreitar, mudar ou de qualquer modo, dificultar a servido pblica das estradas e caminhos, sem a prvia licena da Prefeitura; II - colocar tranqueiras, porteiras e palanques nas estradas ou qualquer outro tipo de obstruo; III - arrancar ou danificar marcos quilomtricos e outros sinais alusivos ao trnsito;

IV - atirar nas estradas, pregos, arames, pedras, paus, pedaos de metal, vidros, louas e outros corpos prejudiciais aos veculos e s pessoas que nelas transitam;

58

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V - arborizar as faixas laterais de domnio das estradas, exceto quando o proprietrio estiver previamente autorizado pela Prefeitura; VI - destruir, obstruir ou danificar pontes, bueiros, esgotos, mata-burros e as valetas laterais ou logradouros de proteo das estradas; V I I - fazer cisternas, valetas, buracos ou escavaes de qualquer natureza no leito das estradas, caminhos e nas reas constitudas pelos primeiros trs metros internos da faixa lateral de domnio; V I I I - impedir, por qualquer meio, o escoamento das guas pluviais das estradas, para os terrenos marginais; IX - encaminhar guas servidas ou pluviais para o leito das estradas ou fazer barragens que levem as guas a se aproximarem do leito das mesmas; X XI - lanar lixo orgnico, resduos slidos industriais ou entulhos s margens das estradas; - danificar, de qualquer modo, as estradas.

Artigo 278 - Os proprietrios de terrenos marginais no podero, sob qualquer pretexto, manter ou construir cercas de arame, cercas vivas, vedaes ou tapumes de qualquer natureza ao longo das estradas, a no ser nos limites externos das faixas laterais do domnio que sejam autorizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem. 1 - Aos que contrariarem o disposto neste artigo, a Prefeitura expedir notificao concedendo o prazo de 10 (dez) dias para reposio em seus devidos lugares, das cercas de arame, cercas vivas, vedaes ou tapumes. 2 - Caso a parte notificada no possa dar cumprimento s exigncias da Prefeitura, dentro do prazo a que se refere o pargrafo anterior, poder requerer prazo adicional de at 30 (trinta) dias, desde que o faa antes de esgotado o prazo inicial. 3 - Esgotados os prazos de que tratam os pargrafos precedentes, sem que a parte notificada tenha dado cumprimento ao disposto no pargrafo 1, a Prefeitura executar a reposio exigida, cobrando do infrator o custo da mesma, acrescido de 20% (vinte por cento), a ttulo de administrao, alm da multa prevista neste Captulo. Artigo 279 - As rvores secas ou simplesmente os troncos desvitalizados que, em queda natural, possam atingir o leito das estradas, devero ser removidos pelo proprietrio das terras em que se acharem.

59

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Pargrafo nico - Essa providncia dever dar-se dentro do prazo fixado pela Prefeitura, findo o qual, os trabalhos de remoo das rvores ou troncos desvitalizados, sero feitos pelo Municpio, cobrando-se do proprietrio do terreno o valor do servio com os acrscimos previstos no artigo anterior. Artigo 280 - As estradas municipais ficam assim classificadas: I a) b) c) d) II a) b) c) - estradas principais ou troncos: - radiais; - longitudinais; - transversais; - diagonais. - estradas secundrias: - ligaes; - ramais; - acesso. Pargrafo nico - Entende-se por: I - radiais: aquelas que tenham ponto de origem ou que convirjam para a sede do Municpio; II III - longitudinais: aquelas cuja direo geral a dos meridianos - direo norte-sul; - transversais: aquelas cuja direo aproximada a dos paralelos - direo leste-oeste;

IV - diagonais: aquelas cuja direo a do Nordeste para o Sudoeste ou Noroeste para o Sudeste; V - ligaes: aquelas que no se enquadram nas categorias precedentes e ligam pontos importantes de duas ou mais rodovias - troncos, de duas ou mais localidades, ou que permitem acessos a cidades, aeroportos, balnerios, locais tursticos e outros de interesse do Municpio; VI - ramais: aqueles que se originam em um ponto de uma rodovia e no chegam a atingir outra;

60

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V I I - acessos: aquelas que por serem de pequena extenso, simplesmente ligam os ncleos a estradas ou rodovias. Artigo 281 - Quanto sua construo, as estradas municipais obedecero, ressalvadas normas tcnicas em contrrio, as seguintes caractersticas: I - estradas principais ou troncos: faixa carrovel de 08 a 12 metros de largura, com faixa lateral de domnio de 04 metros; II - estradas secundrias: faixa carrovel de 06 a 08 metros de largura, com faixa lateral de domnio de 03 metros. Artigo 282 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais) acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO X V I I SEO I DO COMRCIO AMBULANTE Artigo 283 - O comrcio ambulante nas vias e logradouros pblicos, no territrio do Municpio de Araraquara, ser disciplinado pelas disposies deste Cdigo. Artigo 284 - Considera-se comrcio ambulante a atividade de venda de mercadorias varejo, em locais pblicos. Artigo 285 - Aos ambulantes fica permitido, a ttulo precrio e remunerado, dentro das normas estabelecidas neste Cdigo, o uso das vias e logradouros pblicos do Municpio Pargrafo nico - A permisso de uso poder ser revogada a qualquer tempo, a juzo da administrao, tendo em vista o interesse pblico, sem que assista ao interessado, direito a qualquer restituio. SEO I I DA CONCESSO DA LICENA

61

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 286 - A formalizao da inscrio para a atividade do comrcio ambulante, dever ser feita mediante inscrio pelo interessado junto ao Cadastro de Contribuintes Mobilirios do Municpio. 1 - Dever instruir o requerimento com: I a) - se pessoa fsica: - documento de identidade e CPF;

b) - atestado de sade e Alvar Sanitrio, caso seja de gnero alimentcio, fornecido pela Secretaria Municipal de Sade; c) d) II a) b) - requerimento solicitando a inscrio; - documento de comprovante de endereo (xerox IPTU). - se pessoa jurdica: - contrato social ou comprovante de firma individual (JUCESP) - atendimento das exigncias contidas nas alneas b, c e d, do inciso anterior.

2 - A administrao denegar a inscrio quelas que no se recomendem ao exerccio da atividade de comrcio ambulante. 3 - Deferido o pedido de inscrio, ser expedido o competente Alvar e fornecido um nmero que dever ser fixado no equipamento utilizado pelo comerciante ambulante. O nmero ser pintado em fundo branco e os nmeros em preto, no tamanho a ser estabelecido pela Prefeitura. 4 - Tero preferncia para obteno da licena de trabalho os ambulantes que j so portadores do competente Alvar Municipal. Os no portadores desse Alvar, devero submeter-se s exigncias municipais constantes deste Cdigo. 5 - O nmero fornecido pela Prefeitura Municipal, a que se refere o pargrafo 3 deste artigo, poder ser pintado no local usado pelo ambulante para o desempenho de suas atividades, como meio de identificao, sempre a ttulo precrio, ficando obrigado ao cumprimento do disposto no inciso VI do artigo 292 deste Cdigo.

62

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 287- A Inscrio para o comrcio ambulante dever estar sempre em poder do mesmo, para ser exibida fiscalizao quando solicitado, e ser cassada quando estiver em poder de terceiros. Artigo 288 - A concesso de licena s pessoas fsicas, para o exerccio da atividade de comrcio ambulante autnomo, intransfervel, salvo nos casos previstos no artigo 290, e servir exclusivamente para o fim nele previsto. Artigo 289 - Ser concedida somente uma inscrio para pessoas fsicas como comerciante ambulante autnomo. Artigo 290 - A concesso de licena poder ser transferida, no caso de falecimento do titular, para o cnjuge ou filho maior. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se tambm nos casos de invalidez permanente ou parcial, desde que, neste ltimo caso, o titular esteja impossibilitado de exercer satisfatoriamente suas atividades como comerciante ambulante, devidamente comprovado atravs de laudo mdico. Artigo 291 - A Prefeitura, atravs do Departamento de Planejamento, mediante Decreto, poder restringir ou criar locais para implantao de Bolses, para o exerccio do comrcio ambulante. SEO I I I DAS OBRIGAES Artigo 292 - So obrigaes do ambulante: I - comercializar somente mercadorias especificadas na respectiva concesso e exercer a sua atividade nos locais estipulados pela Administrao Municipal; II - colocar venda mercadorias em perfeitas condies de higiene e prprias para o consumo, atendendo o interesse da sade pblica e o disposto nas Normas Tcnicas estabelecidas pela Municipalidade; I I I - portar-se com urbanidade, tanto em relao ao pblico em geral, quanto aos colegas de profisso, de forma a no perturbar a tranqilidade pblica; IV - transportar e estacionar os bens de forma a no impedir ou dificultar o trnsito, sendo proibido conduzir pelos passeios volumes que atrapalhem a circulao de pedestres;

63

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V - acatar as determinaes da fiscalizao, exibindo a respectiva documentao fiscal, quando solicitada; VI - zelar e cuidar da limpeza e higiene do local onde estiver exercendo suas atividades, num raio de 50 (cinqenta) metros; VII - observar e cumprir as normas que disciplinem o comrcio ambulante em geral;

V I I I - manter em sua posse toda documentao exigida pela legislao vigente. Pargrafo nico - O comerciante ambulante responsvel pelos atos praticados pelos seus auxiliares ou empregados, concernentes a atitudes contrrias aos bons costumes, inclusive com relao ao desacato ou no cumprimento de determinao expressa pela fiscalizao. SEO I V DAS PROIBIES Artigo 293 - Fica terminantemente proibido o exerccio do comrcio ambulante, sem Licena prvia da Administrao Municipal. Artigo 294 - No ser concedido, em hiptese alguma, o licenciamento de atividades a menores de 18 (dezoito) anos. Artigo 295- No ser permitida a permanncia, em vias e logradouros pblicos, de carrinhos de lanches, caldo de cana e similares, aps o trmino da sua jornada diria de trabalho, bem como dos que no estejam sendo utilizados e, por conseqncia, abandonados. 1- Fica configurado como abandono, a no utilizao por um prazo de 15 (quinze) dias consecutivos, dos carrinhos de lanches, caldo de cana e similares, sem a devida justificativa autoridade competente. 2- No ser permitida a venda de bebidas destiladas. Artigo 296 - O uso do alto-falante para o exerccio da venda ambulante nas vias e logradouros pblicos depender de prvia autorizao, respeitando determinaes contidas nos artigos 40 e 130 deste Cdigo. SEO V

64

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

DAS INFRAES E PENALIDADES Artigo 297 - Considera-se infrao toda a ao ou omisso que importe em descumprimento das normas previstas nesta lei, ou contrarie as determinaes oriundas da legislao que verse sobre o comrcio ambulante em geral. Pargrafo nico - Qualifica-se como infrao o desacato e o embarao fiscalizao, bem como a recusa em apresentar documentos quando solicitados. Artigo 298 - As infraes s normas contidas no presente Cdigo ou na sua regulamentao sero punidas com as seguintes penalidades: I II III IV - advertncia; - multas; - suspenso do exerccio de atividades; - cassao da concesso da licena. Artigo 299 - Sero aplicadas as seguintes multas: I II - no estar o ambulante devidamente licenciado perante a Administrao Municipal: multa: 20 UFMs (vinte Unidades Fiscais Municipais). - recusar-se apresentao da documentao exigida pela autoridade fiscal competente: multa: 20 UFMs (vinte Unidades Fiscais Municipais).

I I I - no estar de posse da documentao exigida pela legislao que discipline o comrcio ambulante: multa: 10 UFMs (dez Unidades Fiscais Municipais).

IV - exercer atividades em local diverso do autorizado pela Administrao Municipal ou autoridade fiscal: multa: 10 UFMs (dez Unidades Fiscais Municipais).

65

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

V - comercializar mercadorias ou produtos que no estejam especificados no Alvar de Licena: multa: 10 UFMs (dez Unidades Fiscais Municipais).

Pargrafo nico - Em cada reincidncia a multa ser acrescida progressivamente de 100% (cem por cento). Artigo 300 - Ser apreendido ou lacrado o bem quando: I - o ambulante, aps ser punido pela reincidncia, tornar a cometer a mesma infrao;

II - o ambulante, aps reiterados procedimentos fiscais, no proceder a regularizao de sua atividade junto ao Cadastro de Contribuintes Mobilirios da Administrao Municipal; III IV - o ambulante no estiver licenciado pela Administrao Municipal; - quando, atravs de Processo Administrativo, julgar-se necessrio tal procedimento. Artigo 301 - A pena de suspenso do exerccio de atividade ser aplicada quando: I - o ambulante cometer nova infrao e j tenha sido advertido ou penalizado com punio mencionada no artigo anterior; II - for cometida infrao que atente contra os bons costumes, ordem e sossego pblico.

Pargrafo nico - A suspenso depender de Processo Administrativo regular, onde constem os motivos determinantes da aplicao desta penalidade e o prazo de suspenso aplicados sobre o infrator. Artigo 302 - O ambulante ter cassado o seu Alvar de Licena quando: I II III - aps a suspenso do exerccio das atividades, este voltar a cometer nova infrao; - deixar de atender por 3 (trs) vezes as determinaes da fiscalizao; - descumprir as exigncias e condies constantes em seu Alvar de Licena;

IV - transferir a explorao da licena utilizada para o exerccio do comrcio ambulante a terceiros. SEO V I

66

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

DA FISCALIZAO Artigo 303 - A fiscalizao dos ambulantes no tocante ao comrcio, caber s Secretarias de Planejamento, Finanas, Sade, Obras e Servios Urbanos no mbito de suas atribuies Artigo 304 - Os rgos competentes, sempre que julgarem necessrios, para um melhor controle das atividades cuidadas por este Cdigo, poder a qualquer tempo solicitar a suspenso da concesso de licena, por prazo determinados ou recadastramento dos ambulantes, exigindo destes, o cumprimento das normas acessrias indispensveis a esse fim. Artigo 305 - Aplicam-se aos ambulantes eventuais as determinaes legais relativas ao comrcio ambulante em geral, previstas no Cdigo Tributrio Municipal. CAPTULO X V I I I DAS NORMAS TCNICAS RELATIVAS AO COMRCIO AMBULANTE DE GNEROS ALIMENTCIOS Artigo 306 - O comrcio ambulante de gneros alimentcios dever obedecer as normas tcnicas de ordem sanitria, cuja fiscalizao ser exercida pela Secretaria de Sade da Municipalidade. Artigo 307 - Os equipamentos de ambulantes devero observar as seguintes disposies: a) b) - no ser instalados em caladas com largura inferior ou igual a 2,50 metros; - ocupar uma faixa mxima de l,50 metros, para facilitar a circulao de pedestres;

c) - o equipamento desmontvel e removvel no poder exceder a 2,00 metros de comprimento por 1,00 metro de largura e, para os locais provisrios, a rea de ocupao no poder ultrapassar a 2,00 metros quadrados; d) - compartimentos providos de tampas com partes rigorosamente justapostas;

e) - revestimento de material liso, resistente, impermevel, atxico e de fcil limpeza nas superfcies que entrem em contato direto com alimentos;

67

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

f) g)

- proteo contra sol, chuva, poeira e outras formas de contaminao; - isolamento trmico no caso de venda de alimentos perecveis, sorvetes e refrescos;

h) - queimador a gs, vedado o uso de fogareiros a querosene, bem como o uso de lenha e carvo; i) - pinturas em tonalidades claras;

j) - equipamentos de refrigerao, dependendo da caracterstica do alimento a ser comercializado; k) - equipamento para coco e fritura, quando comercializar alimentos que devam ser submetidos a essas operaes antes do consumo; l) - possuir compartimentos para guarda de alimentos adequados s caractersticas de conservao dos mesmos, com as partes rigorosamente justapostas e em material adequado, que impeam a contaminao por contato e prova de poeira, insetos e roedores; m) - possuir reservatrio de gua tratada para a higienizao dos equipamentos, utenslios e mos, no perodo de trabalho; n) - possuir recipientes revestidos com sacos plsticos, para o acondicionamento de lixo, provido de tampa acionvel com os ps; o) - manter todas as aberturas e frestas bem vedadas, para evitar a entrada de insetos e roedores; p) - no ser permitida a colocao de coberturas de lona, plsticos ou assemelhados em carrinhos e suas imediaes; q) - as portas dos carrinhos, quando abertas para cima, devero ficar a uma altura mnima de 2,00 metros do piso; r) - a parte do carrinho destinada ao atendimento ao pblico, ser colocada obrigatoriamente junto ao meio-fio da via pblica, com a mesma voltada para o passeio; s) - os carrinhos no podero exceder a 2,50 metros de comprimento por 1,00 metro de largura, com rodeiros de pneus a ar, com dimenses iguais aos de triciclo, motociclo ou automotor. Artigo 308 - Fica ainda vedada a instalao de equipamentos:

68

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

a)

- numa distncia de 5,00 metros da faixa de reteno da travessia de pedestres;

b) - a menos de 10,00 metros do cruzamento dos alinhamentos prediais mais prximos do local pretendido; c) - sobre viadutos, pontes, ilhas de travessia ou separao de vias pblicas e escadas pblicas; d) - a menos de 5,00 metros de distncia de equipamentos pblicos, tais como: hidrantes, vlvulas de incndio, orelhes e cabines telefnicas, pontos de nibus, filas de cinemas, farmcias, cemitrios e estabelecimentos assemelhados; e) - a menos de 100,00 metros de distncia de portes de entrada e sada de estabelecimentos de ensino. Artigo 309 - Fica permitida a utilizao de veculos de trao animal ou carroa, apenas para transporte de alimentos in natura, vedada sua utilizao na comercializao de alimentos preparados, tanto na zona rural quanto na urbana. Artigo 310 - Os equipamentos destinados ao comrcio ambulante de sanduches, devem ser providos de compartimento com tampa, e as superfcies que entrem em contato direto com os alimentos devem ser revestidas de material liso, resistente, impermevel e de fcil limpeza, com separao para po e recheio, em temperatura adequada s suas caractersticas: a) b) - recheio frio: at 6 C; - recheio quente: acima de 65 C.

Artigo 311 - Os equipamentos destinados ao comrcio ambulante de sorvetes e refrescos devem ser hermeticamente fechados e confeccionados em material isotrmico, liso, resistente, impermevel e de fcil limpeza. Artigo 312 - Os equipamentos destinados ao comrcio de pescados, midos, vsceras, aves abatidas, frios e embutidos, devem ser de material liso, resistente, impermevel, de fcil limpeza, cantos arredondados e dotados de dispositivos que permitam o escoamento e recolhimento da gua proveniente do gelo. Artigo 313 - Os equipamentos de que trata o item anterior devem ser dotados de vitrines, permanecendo os produtos vista do consumidor e em temperatura adequada: a) b) - pescados: at 4,5 C; - demais produtos: at 6 C.

69

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 314 - Os frios e embutidos devem estar embalados, rotulados e com nmero de registro no rgo competente (SIF), quando for o caso, ou com o respectivo comprovante de origem, em se tratando de produtos no embalados, no sendo permitido o retalhamento desse produto para venda ao consumidor. Artigo 315 - As frutas e hortalias devem apresentar-se sempre limpas e frescas, e no podem ser retalhadas para venda ao consumidor. Artigo 316 - Em todos os equipamentos que disponham de gua corrente, deve existir tanque especial, provido de fecho hidrulico para coleta de gua servida, vedada sua descarga nas vias pblicas, devendo ser esgotada no bueiro mais prximo. Artigo 317 - O transporte dos produtos previstos nesta norma deve atender os preceitos constantes na Portaria CVS - n 6, de 07/06/1991, referente ao transporte de alimentos para consumo humano. Artigo 318 - No exerccio do comrcio ambulante, fica permitida a utilizao de cestos, caixas, vitrines, tabuleiros etc., de forma individual ou nos equipamentos aprovados. Artigo 319 - Os equipamentos ambulantes devem ser destinados exclusivamente ao comrcio de gneros alimentcios, ficando vedado, nos equipamentos mveis, o transporte de objetos ou mercadorias estranhas ao ramo do comrcio e, em especial, o transporte de passageiros. Artigo 320 - Os alimentos semi-preparados ou preparados devem ser manuseados com pegadores ou instrumentos apropriados, sem contato manual. Artigo 321 - Na comercializao dos alimentos e seu oferecimento ao consumo, obrigatrio o uso de utenslios e recipientes descartveis de uso individual, tais como: pratos, talheres, copos, canudos, entre outros. Artigo 322 - Todos os equipamentos ambulantes, devem ser mantidos limpos e em bom estado de conservao. Artigo 323 - proibida a exposio de alimentos manipulados ou prontos para consumo no embalados, sem proteo adequada contra insetos, poeira, etc. Artigo 324 - Doces e outros produtos de confeitaria produzidos e vendidos por unidade, fora da embalagem original mltipla, devem ser apresentados ao consumo prembalados em papel transparente ou plstico no reciclado. Artigo 325 - O gelo destinado ao uso pelo ambulante deve ser produzido com gua potvel.

70

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 326 - Produtos como condimentos, molhos e temperos para sanduches e similares, devem ser oferecidos em sachet individual, vedada a utilizao de dispensadores de uso repetido. Artigo 327 - Alm das obrigaes previstas neste Cdigo, os ambulantes devem: a) - vender produtos de boa qualidade e de acordo com as normas sanitrias a eles pertinentes; b) - manter limpo o local de trabalho e arredores, recolhendo e removendo o lixo decorrente da atividade, quantas vezes for necessrio, num raio de 50 (cinqenta) metros; c) - acatar as orientaes, instrues e determinaes das autoridades sanitrias;

d) - manter afixado, em local visvel ao pblico para pronta apresentao, a licena de funcionamento do veculo ou equipamento, disposio da autoridade sanitria. Artigo 328 - No comrcio ambulante de gneros alimentcios, fica proibida a venda de refeies prontas para o consumo. Artigo 329 - Os alimentos semi-preparados ou prontos para coco, fritura ou montagem, devem estar embalados adequadamente, de acordo com suas caractersticas, conservados em refrigerador ou balco frigorfico (temperatura at 6 C), ou outro meio de conservao em baixa temperatura (recipiente isotrmico, provido de gelo devidamente acondicionado em saco plstico incolor, limpo e de material no reciclado). Artigo 330 - No equipamento ambulante vedada a manipulao completa do alimento, admitindo-se apenas a fritura, a coco e a montagem, no caso de sanduches e congneres. Artigo 331 - Os alimentos fritos ou cozidos devem ser conservados a uma temperatura acima de 65 C. Artigo 332 - No permitido o retalhamento no prprio equipamento, dos alimentos industrializados e embalados, permitindo-se apenas a comercializao destes produtos na embalagem original. Artigo 333 - As bebidas somente podem ser comercializadas em embalagem original, sendo proibida a venda de bebidas alcolicas.

71

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 334 - No acondicionamento dos alimentos, no permitido o contato direto dos mesmos com jornais, papis coloridos ou impressos, papis ou plsticos, usados ou reciclados, ou qualquer outro material de embalagem que possa contamin-los. Artigo 335 - A base de operao deve possuir: a) - todas as facilidades para a completa higienizao do equipamento;

b) - local adequado com cobertura para guarda do equipamento ambulante, livre de insetos, roedores e demais formas de contaminao do equipamento; c) - local adequado para semi-preparao ou preparao, acondicionamento e armazenamento dos alimentos com revestimento de material liso, resistente e impermevel, iluminao e ventilao suficiente, em perfeitas condies de higiene e limpeza e com proteo contra insetos e roedores (telas milimtricas nas aberturas e proteo na parte inferior das portas); d) - destino adequado dos dejetos, conforme Cdigo Sanitrio vigente;

e) - a base de operaes pode localizar-se na residncia do interessado, desde que atendidas as exigncias deste Captulo. Artigo 336 - Os manipuladores de alimentos e ambulantes no podem exercer suas atividades quando acometidos de doenas infecto-contagiosas ou transmissveis, bem como quando apresentarem dermatoses exudativas ou esfoliativas ou ferimentos visveis ou infeccionados. Artigo 337 - Os ambulantes devem usar uniformes compostos de gorro ou leno protegendo todo o cabelo e guarda-p ou avental de cor clara, mantidos fechados, limpos e em condies de uso. Artigo 338 - Os ambulantes devem manter higiene pessoal adequada, observando os seguintes itens: a) b) - unhas limpas e curtas; - cabelos e barbas feitos ou aparados;

c) - no fumar, espirrar ou tossir, mascar goma, comer, cuspir, palitar dentes, enquanto estiver lidando com alimentos; Artigo 339 - Cada ambulante deve exercer o comrcio em carter pessoal e intransfervel em um nico equipamento.

72

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 340 - As infraes s disposies dessa norma estaro sujeitas ao disposto na legislao vigente. Artigo 341 - Alm de atenderem os preceitos estabelecidos nesta norma, os ambulantes devem atender as exigncias de ordem higinico-sanitria, previstas em norma tcnica especial. Artigo 342 - Aos atuais ambulantes, fica concedido o prazo de 60 (sessenta) dias para o ajustamento s disposies deste Cdigo. CAPTULO X I X DAS FEIRAS LIVRES Artigo 343 - As feiras livres de Araraquara destinam-se comercializao a varejo, nos horrios, dias e lugares expressos por este cdigo, do gnero hortifrutigranjeiros e de outros gneros alimentcios, assim como de utenslios, produtos de artesanato e artigos manufaturados e semi manufaturados de uso pessoal ou domstico. Pargrafo nico - O nmero de bancas e ou barracas instaladas para venda de gneros no alimentcios no pode ultrapassar a 20% (vinte por cento) do total de bancas e barracas registradas. Artigo 344 - Os feirantes somente podero negociar seus produtos aps preenchimento das exigncias do Servio Sanitrio, da Fiscalizao Municipal e Estadual e aps adquirir a licena de funcionamento fornecida pela Prefeitura de Araraquara. Artigo 345 - A pedido por escrito de interessados, e satisfeitos os requisitos do presente Cdigo, o Prefeito poder autorizar o funcionamento de feiras livres no Distrito de Bueno de Andrada. Artigo 346 - As feiras livres atendero ao pblico das 06:00 s 12:00 horas, durante todos os dias da semana, exceto s segundas feiras. Artigo 347 - Haver uma sesso de feira livre no domingo, enquanto que na tera, quarta, quinta, sexta e sbado, haver duas sesses por dia, com funcionamento em locais diferentes e constituindo o elenco das feiras do grupo A e do grupo B. Pargrafo nico - A comisso Coordenadora poder ampliar o nmero das sesses dirias das feiras livres, assim como proceder a transferncia de seus atuais locais de funcionamento, sempre que julgar conveniente ao maior e melhor atendimento do pblico e aos interesses dos feirantes.

73

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

Artigo 348 - Os dias e locais de funcionamento das feiras livres dos grupos A e B so os seguintes: DIAS E LOCAIS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA LIVRE A

Dias da Semana
Tera - Feira Quarta - Feira Quinta - Feira Sexta - Feira Sbado Domingo

Locais das Feiras


CARMO - Rua dos Libaneses = da Av. 7 de Setembro Av. D. Pedro II STA. ANGELINA - Rua Manoel R. Jacob = da Av. Mrio A de Almeida Av. Joo P. de Camargo JD. PRIMAVERA - Av. Francisco A do Amaral = entre as Ruas 09 de julho e Gonalves Dias e Rua Nair de Teff SO JOS - Av. So Jos = da Rua Itlia Rua Expedicionrios do Brasil VILA XAVIER - Rua D. Pedro I = da Av. Pe. Antonio Cezarino Av. Paulo S. Ferraz SO GERALDO - Rua Carlos Gomes = da Av. Prof. Jorge Corra Av. Pe. Francisco Colturato

DIAS E LOCAIS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA LIVRE B Tera - Feira Quarta - Feira Quinta - Feira Sexta - Feira Sbado Domingo CENTRO - Praa Pedro de Toledo, entrada pela Rua Itlia VILA XAVIER - Rua So Vicente de Paula = da Praa So Benedito Av. Vicente Jernimo Freire SANTANA - Praa da Igreja Santana SO JOS - Av. Jos Cezarini = da Rua Imaculada Conceio Rua dos Libaneses SO GERALDO - Rua Carlos Gomes = da Av. Prof. Jorge Corra Av. Pe. Francisco Colturato

Artigo 349 - proibida a realizao de duas ou mais feiras livres no mesmo local. Artigo 350 - No permitido ao feirante participar alternadamente, durante os dias da semana, das feiras do Grupo A e das feiras do Grupo B. Pargrafo nico - A critrio da Comisso de Coordenao, um feirante poder montar bancas nas duas feiras dirias, desde que possua auxiliares em nmero suficiente e

74

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

comparea a pelo menos a l8 (dezoito) sesses por ms das feiras do Grupo A e a l8 (dezoito) sesses por ms das feiras do Grupo B. Artigo 351 - A licena do feirante intransfervel. Pargrafo nico - Em caso de compra de barracas j em funcionamento, o novo feirante dever obter sua licena individual previamente, e ocupar novo lugar nas feiras, a ser determinado pela Comisso Coordenadora. Artigo 352- Durante o perodo de funcionamento das feiras, fica proibida a entrada e a permanncia de veculos no local, para carga e descarga de mercadorias. Artigo 353 - As bancas e barracas devem ser localizadas de modo a no impedirem a entrada do pblico nos estacionamentos comerciais do local. Artigo 354 - As bancas e barracas devem ser montadas a uma distncia de, no mnimo, 1 (um) metro dos muros e muretas, de modo a permitirem o livre trnsito do pblico. Artigo 355 - Alm do cumprimento dos demais dispositivos do presente Cdigo, e sem prejuzo de normas adicionais necessrias ao bom funcionamento das feiras livres, a serem determinadas pela Comisso Coordenadora, devero ser obedecidas pelos feirantes as seguintes prescries e normas: a) - os feirantes devero exibir documentos de licena, quando solicitados pela fiscalizao;

b) - as barracas devero obrigatoriamente ser cobertas por lona ou toldo impermevel e de boas condies de conservao, de modo a proteger as mercadorias das chuvas e dos raios solares; c) - at as 06:00 horas da manh, as barracas devero estar montadas e os feirantes em condies de iniciar o atendimento ao pblico; d) - as mercadorias devem ser dispostas sobre as bancas e acondicionadas acima do nvel do solo; e) - as barracas e mercadorias devem ser dispostas de modo a no interromper o livre trnsito do pblico; f) - proibido afixar cartazes, mostrurios ou mercadorias em rvores ou postes;

g) - devem ser afixadas etiquetas visveis indicando o preo de cada mercadoria exposta venda;

75

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

h) - proibido permutar pontos de instalao de barracas sem a devida permisso da fiscalizao; i) - somente devero ser utilizados pesos, balanas e outros instrumentos de medidas devidamente aferidos pela repartio competente; j) k) - no vender gneros alimentcios deteriorados ou falsificados; - usar avental durante o perodo de funcionamento da feira;

l) - cuidar do asseio individual e conservar limpos as bancas, utenslios, balanas e pesos, assim como a rea ocupada pela barraca; m) - manter recipiente adequado em sua barraca ou banca, para receber papis, resduos e detritos slidos; n) - tratar o pblico, os colegas feirantes e a fiscalizao com respeito, compostura e linguagem conveniente, podendo apregoar suas mercadorias sem algazarra e sem uso de alto falantes; o) - no se apresentar alcoolizado e nem ingerir bebidas alcolicas durante o perodo de suas atividades nas feiras livres; p) - estacionar os veculos que conduzem suas mercadorias em ordem e nos locais para esse fim, indicados pela fiscalizao; q) - a desmontagem das barracas, balces e tabuleiros, deve ser realizada no prazo mximo de 1 (uma) hora aps o trmino do perodo de funcionamento da feira livre, de modo que seja facilitada a limpeza rpida do local utilizado. Artigo 356 - As mercadorias que no forem vendidas at s 12:00 horas, podero ser comercializadas fora dos locais de funcionamento das feiras livres, partir das 12:30 horas at s 18:00 horas, desde que o feirante seja portador de licena de comerciante ambulante. Artigo 357 - As infraes s disposies contidas neste Captulo sero julgadas pela Comisso de Coordenao das feiras livres e esto sujeitas s seguintes penalidades: a) b) c) multa de 10 UFMs (dez Unidades Fiscais Municipais); - suspenso da licena de venda por perodo varivel, segundo a gravidade da infrao; - cassao da licena;

76

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

d)

- processo judicial. CAPTULO X X DAS NORMAS PARA COMERCIALIZAO DE FOGOS DE ARTIFCIOS E ESTAMPIDOS

Artigo 358 - A expedio de alvar de localizao e funcionamento, para estabelecimentos que comercializem fogos de artifcios e estampidos, mesmo que no seja esta a sua atividade principal, dever obedecer os seguintes critrios administrativos: I - A licena prvia, expedida pelo rgo municipal competente, dever ser requerida at 30 dias antes da sua instalao. II - O solicitante dever encaminhar o pedido acompanhado de: a) - Protocolo da solicitao de alvar na Diviso de Produtos Controlados da Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo; b) - Termo de responsabilidade assinado pelo responsvel pelo estabelecimento; c) - Laudo de pr vistoria com parecer tcnico, fornecido pela ASSOBRAPI - Associao Brasileira de Pirotecnia; d) - Aviso-recibo do imposto predial e territorial urbano do prdio a ser vistoriado. III - O requerente, depois de aprovado o pedido e antes da expedio da licena de localizao e funcionamento, ter o prazo de 72 horas para efetuar o pagamento da respectiva taxa, nos termos da legislao tributria em vigor. Artigo 359 - A expedio de licena dever obedecer os seguintes critrios tcnicos estabelecidos para as edificaes, onde sero instalados e armazenados os artefatos explosivos; I - Edificao construda em alvenaria ou material equivalente. II - As instalaes para armazenamento e exposio desses produtos, devero ser de material anticomburente (anti-chamas).

77

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

III - O imvel dever ser dotado de sistema de preveno e combate a incendios, de acordo coma legislao especfica em vigor. IV - O sistema de fiao eltrica da edificao dever ser totalmente embutida em conduites. Artigo 360 - No sero concedidas licenas de funcionamento para os seguintes casos: I - Armazem ou loja com pavimento superior residencial ou no, salvo se as lajes divisrias dos pavimentos forem de concreto armado. II - Barracas instaladas em vias pblicas ou em qualquer edificao ou logradouro. III - Em edificios situados em zonas estritamente residenciais. Artigo 361 - No sero expedidas licenas de funcionamento para edificaes delimitadas em rea a menos de 200 (duzentos) metros dos seguintes locais: a) - Postos de gasolina e de combustveis em geral, depsitos de explosivos e inflamveis, terminais de abastecimento de gs liquefeito de petrleo e similares. b) - Estabelecimentos de ensino de qualquer espcie, em qualquer nvel. c) - Hospitais, maternidades, prontos-socorros, postos de sade, casas de sade e repouso e congneres. d) - Cinemas teatros, casas de espetculos, estdios de futebol, praas de esportes pblicos ou particulares. e) - Edifcios pblicos e templos de qualquer natureza. f)- outros locais considerados de alto risco pelas autoridades competentes. Pargrafo nico - No sero concedidas licenas para empresas que j comercializem materiais explosivos e inflamveis, excetuando-se os papis, plsticos e madeiras. Artigo 362 - Os estabelecimentos de que trata este Cdigo, devero obedecer os seguintes critrios de segurana, de conformidade com as diretrizes j pr-estabelecidas pela Delegacia de Produtos Controlados: I - Fica vedada a manipulao de artigos a granel e desembalados.

78

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

II - Ficam vedadas as manipulaes, embalagens, montagens, desmanches ou alteraes das caractersticas iniciais de fabricao. Pargrafo nico - Fica proibido o ato de fumar no estabelecimento, seja para funcionrios, vendedores, usurios e clientes. Artigo 363 - O armazenamento, bem como o estoque a ser previsto, dever obedecer os critrios determinados pela Diviso de Produtos Controlados da Secretaria de Segurana Pblica. Artigo 364 - Os espetculos pirotcnicos de qualquer natureza, realizados por qualquer entidade ou agremiao, s sero permitidos mediante solicitao especial Prefeitura Municipal. Pargrafo nico - Nenhum evento dessa natureza poder ser realizado sem a superviso de um tcnico em explosivos, devidamente credenciado pela Prefeitura. Artigo 365 - A fiscalizao de que trata este captulo caber a Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo, alm das Secretarias Municipais de Planejamento, Obras, Servios Urbanos e Finanas no mbito de suas atribuies. Artigo 366 - Os infratores das disposies do presente Cdigo, estaro sujeitos multa de 50 UFMs (cinqenta Unidades Fiscais Municipais), acrescida progressivamente de 100% (cem por cento) nos casos de reincidncia. CAPTULO X X I DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 367 - A concesso de licena para o exerccio do comrcio ambulante, estabelecida na Seo II - Captulo XVII, composta dos artigos 288 ao 293, ter seus efeitos validos a partir de 02 de outubro de 1998. Artigo 368 - A apresentao de defesa ou recurso, contra autos de infrao, modificaes, lanamentos ou multas, quando no constarem deste Cdigo, respeitaro os prazos e procedimentos estabelecidos no Cdigo Tributrio Municipal. Artigo 369 - Este Cdigo entrar em vigor na data de sua publicao, e tero seus efeitos produzidos a partir de janeiro de 1998. Artigo 370 - Revogam-se as disposies em contrrio.

79

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA

PREFEITURA DO MUNICPIO DE ARARAQUARA, aos 22 ( vinte e dois ) de dezembro de 1 997 ( mil novecentos e noventa e sete ).

DR. WALDEMAR DE SANTI - Prefeito Municipal Publicada na Secretaria de Expediente, na data supra.

DR. RENAN HENRIQUE DALLACQUA - Diretor do Departamento de Expediente Arquivada em livro prprio. ( PC ).

80

Potrebbero piacerti anche