Sei sulla pagina 1di 8

CONCORDATA DE 2004

Concordata entre a Santa S e a Repblica Portuguesa A Santa S e a Repblica Portuguesa, Afirmando que a Igreja Catlica e o Estado so, cada um na prpria ordem, autnomos e independentes; (...) Acordam em celebrar a presente Concordata, nos termos seguintes:

Artigo 1
1. A Santa S e a Repblica Portuguesa declaram o empenho do Estado e da Igreja Catlica na cooperao para a promoo da dignidade da pessoa humana. 2. A Repblica Portuguesa reconhece a personalidade jurdica da Igreja Catlica. (...)

Artigo 2
1. A Repblica Portuguesa reconhece Igreja Catlica o direito de exercer a sua misso apostlica e garante o exerccio pblico e livre das suas actividades, nomeadamente as de culto, magistrio e ministrio, bem como a jurisdio em matria eclesistica. 2. A Santa S pode aprovar e publicar livremente qualquer norma, disposio ou documento relativo actividade da Igreja e comunicar sem impedimento com os bispos, o clero e os fiis, tal como estes o podem com a Santa S. (...)

Artigo 3
1. A Repblica Portuguesa reconhece como dias festivos os Domingos. 2. Os outros dias reconhecidos como festivos catlicos so definidos por acordo nos termos do artigo 28. 3. A Repblica Portuguesa providenciar no sentido de possibilitar aos catlicos, nos termos da lei portuguesa, o cumprimento dos deveres religiosos nos dias festivos.

Artigo 4
A cooperao referida no n 1 do artigo 1 pode abranger actividades exercidas no mbito de organizaes internacionais em que a Santa S e a Repblica Portuguesa sejam partes ou, sem prejuzo do respeito pelo direito internacional, outras aces conjuntas, bilaterais ou multilaterais, em particular no espao dos Pases de lngua oficial portuguesa.
O QUE MUDA: Este artigo substitui, na prtica, o Acordo Missionrio anexo Concordata de 1940, no qual se estabeleciam as regras de aco da Igreja nas ento colnias portuguesas.

(...)

CONCORDATA DE 2004

Artigo 8
A Repblica Portuguesa reconhece a personalidade jurdica da Conferncia Episcopal Portuguesa [CEP], nos termos definidos pelos estatutos aprovados pela Santa S.
O QUE MUDA: Esta uma das mudanas mais profundas: em 1940, a CEP no existia como tal; a Concordata atribui agora ao rgo colectivo do episcopado o papel de interlocutor principal do Estado para negociar aspectos concretos que so remetidos para um ou vrios futuros acordos.

Artigo 9
1. A Igreja Catlica pode livremente criar, modificar ou extinguir, nos termos do direito cannico, dioceses, parquias e outras jurisdies eclesisticas. (...) 4. A nomeao e remoo dos bispos so exclusiva competncia da Santa S, que delas informa a Repblica Portuguesa. 5. A Santa S declara que nenhuma parte do territrio da Repblica Portuguesa depender de um bispo cuja sede esteja fixada em territrio sujeito a soberania estrangeira.
O QUE MUDA: Deixa de existir a necessidade de comunicao prvia do nome de novos bispos ao Governo portugus que, durante o Estado Novo, deu azo a vetos polticos de bispos indesejados pelo regime. Tambm cai a obrigao de os bispos serem de nacionalidade portuguesa.

Artigo 10
1. A Igreja Catlica em Portugal pode organizar-se livremente de harmonia com as normas do direito cannico e constituir, modificar e extinguir pessoas jurdicas cannicas a que o Estado reconhece personalidade jurdica civil. (...)

Artigo 11
1. As pessoas jurdicas cannicas reconhecidas nos termos dos artigos 1, 8, 9 e 10 regem-se pelo direito cannico e pelo direito portugus, aplicados pelas respectivas autoridades, e tm a mesma capacidade civil que o direito portugus atribui s pessoas colectivas de idntica natureza. (...)

Artigo 12
As pessoas jurdicas cannicas, reconhecidas nos termos do artigo 10, que, alm de fins religiosos, prossigam fins de assistncia e solidariedade, desenvolvem a respectiva actividade de acordo com o regime jurdico institudo pelo direito portugus e gozam dos direitos e benefcios atribudos s pessoas colectivas privadas com fins da mestria natureza.

CONCORDATA DE 2004

Artigo 13
1. O Estado portugus reconhece efeitos civis aos casamentos celebrados em conformidade com as leis cannicas, desde que o respectivo assento de casamento seja transcrito para os competentes livros do registo civil. 2. As publicaes do casamento fazem-se, no s nas respectivas igrejas paroquiais, mas tambm nas competentes reparties do registo civil. 3. Os casamentos 'in articulo mortis', em iminncia de parto, ou cuja imediata celebrao seja expressamente autorizada pelo ordinrio prprio por grave motivo de ordena moral, podem ser contrados independentemente do processo preliminar das publicaes. (...)

Artigo 14
1. O casamento cannico produz todos os efeitos civis desde a data da celebrao, se a transcrio for feita no prazo de sete, dias. No o sendo, s produz efeitos relativamente a terceiras, a contar da data da transcrio. 2. No obsta transcrio a morte de um ou de ambos os cnjuges

Artigo 15
1. Celebrando o casamento cannico os cnjuges assumem por esse mesmo facto, perante a Igreja, a obrigao de se aterem s normas cannicas que o regulara e, em particular, de respeitarem as suas propriedades essenciais. 2. A Santa S, reafirmando a doutrina da Igreja Catlica sobre a indissolubilidade do vnculo matrimonial, recorda aos cnjuges que contrarem o matrimnio cannico o grave dever que lhes incumbe de se no valerem da faculdade civil de requerer o divrcio.

Artigo 16
1. As decises relativas nulidade e dispensa pontifcia do casamento rato e no consumado pelas autoridades eclesisticas competentes, verificadas pelo rgo eclesistico de controlo superior, produzem efeitos civis, a requerimento de qualquer das partes, aps reviso e confirmao, nos termos do direito portugus, pelo competente tribunal do Estado. (...)
O QUE MUDA: A declarao cannica de nulidade de um casamento passa a ter efeitos civis automticos.

CONCORDATA DE 2004

Artigo 17
1. A Repblica Portuguesa garante o livre exerccio da liberdade religiosa atravs da assistncia religiosa catlica aos membros das foras armadas e de segurana que a solicitarem, e bem assim atravs da prtica dos respectivos actos de culto. 2. A Igreja Catlica assegura, nos termos do direito cannico e atravs da jurisdio eclesistica de um ordinrio castrense, a assistncia religiosa aos membros das foras armadas e de segurana que a solicitarem. 3. O rgo competente do estado e a autoridade eclesistica competente podem estabelecer, mediante acordo, as formas de exerccio e organizao da assistncia religiosa nos casos referidos nos nmeros anteriores. 4. Os eclesisticos podem cumprir as suas obrigaes militares sob a forma de assistncia religiosa catlica s foras armadas e de segurana, sem prejuzo do direito de objeco de conscincia.
O QUE MUDA: O enunciado deixa tudo em aberto: no se opta pelo fim ou pela continuao das patentes militares dos padres que exercem as funes de capelo militar. O bispo das Foras Armadas e outras pessoas j defenderam o fim das patentes, mas tudo se decidir num futuro acordo.

Artigo 18
A Repblica Portuguesa garante Igreja Catlica o livre exerccio da assistncia religiosa catlica s pessoas que, por motivo de internamento em estabelecimentos de sade, de assistncia, de educao ou similar, ou deteno em estabelecimento prisional ou similar, estejam impedidas de exercer, em condies normais, o direito de liberdade religiosa e assim a solicitem.

Artigo 19
1. A Repblica Portuguesa, no mbito da liberdade religiosa e do dever de o Estado cooperar com os pais na educao dos filhos, garante as condies necessrias para assegurar, nos termos do direito portugus, o ensino da religio e moral catlicas nos estabelecimentos de ensino pblico no superior, sem qualquer forma de discriminao. 2. A frequncia do ensino da religio e moral catlicas nos estabelecimentos de ensino pblico no superior depende de declarao do interessado, quando para cauto tenha capacidade legai, dos pais ou do seu representante legal. 3. Em nenhum caso o ensino da religio e moral catlicas pode ser ministrado por quem no seja considerado idneo pela autoridade eclesistica competente, a qual certifica a referida idoneidade nos termos previstos pelo direito portugus e pelo direito cannico.

CONCORDATA DE 2004
4. Os professores de religio e moral catlicas so nomeados ou contratados, transferidos e excludos do exerccio da docncia da disciplina pelo Estado de acordo com a autoridade eclesistica competente. 5. da competncia exclusiva da autoridade eclesistica a definio do contedo do ensino da religio e moral catlicas, em conformidade com as orientaes gerais do sistema de ensino portugus.

Artigo 20
1. A Repblica Portuguesa reconhece Igreja Catlica o direito de constituir seminrios e outros estabelecimentos de formao e cultura eclesistica. (...)

Artigo 21
1. A Repblica Portuguesa garante Igreja Catlica e s pessoas jurdicas cannicas reconhecidas nos termos dos artigos 8 a 10, no mbito da liberdade de ensino, o direito de estabelecerem e orientarem escolas em todos os nveis de ensino e formao, de acordo com o direito portugus, sem estarem sujeitas a qualquer forma de discriminao. 2. Os graus, ttulos e diplomas obtidos nas escolas referidas no nmero anterior so reconhecidos nos termos estabelecidos pelo direito portugus para escolas semelhantes na natureza e na qualidade. 3. A Universidade Catlica Portuguesa [UCP], erecta pela Santa S em 13 de Outubro de 1967 e reconhecida pelo Estado portugus em 15 de Julho de 1971, desenvolve a sua actividade de acordo com o direito portugus, nos termos dos nmeros anteriores, com respeito pela sua especificidade institucional.
O QUE MUDA: A referncia UCP mantm praticamente a situao actual, regulada em decreto-lei desde 1990: a Catlica deve respeitar o direito portugus, o Estado reconhece a sua especificidade. Saturino Gomes, padre e especialista em Direito Cannico, admite que a concretizao deste artigo possa ser objecto de regulamentao futura.

Artigo 22
1. Os imveis que, nos termos do artigo VI da Concordata de 7 de Maio de 1940, estavam ou tenham sido classificados como "monumentos nacionais" ou como de "interesse pblico" continuam com afectao permanente ao servio da Igreja. Ao Estado cabe a sua conservao, reparao e restauro de harmonia com plano estabelecido de acordo com a autoridade eclesistica, para evitar perturbaes no servio religioso; Igreja incumbe a sus guarda e regime interno, designadamente no que respeita ao horrio de visitas, na direco das quais poder intervir um funcionrio nomeada pelo Estado. 2. Os objectos destinados ao culto que se encontrem em algum museu do Estado ou de outras entidades pblicas so sempre cedidos para as cerimnias religiosas no templo a que pertenciam, quando este se ache na mesma localidade onde os ditos objectos so guardados. Tal cedncia faz-se a requisio da competente autoridade

CONCORDATA DE 2004
eclesistica, que vela pela guarda dos objectos cedidos, sob a responsabilidade de fiel depositrio. 3. Em outros casos e por motivos justificados, os responsveis do Estado e da Igreja podem acordar em ceder temporariamente objectos religiosos para serem usados no respectivo local de origem ou em outro locai apropriado.

Artigo 23
1. A Repblica Portuguesa e a Igreja Catlica declaram o seu empenho na salvaguarda, valorizao e fruio dos bens, mveis e imveis, de propriedade da Igreja Catlica ou de pessoas jurdicas cannicas reconhecidas, que integrara, o patrimnio cultural portugus. 2. A Repblica Portuguesa reconhece que a finalidade prpria dos bens eclesisticos deve ser salvaguardada pelo direito portugus, sem prejuzo da necessidade de a conciliar com outras finalidades decorrentes da sua natureza cultural, com respeito pelo princpio da cooperao. 3. As autoridades competentes da Repblica Portuguesa e as da Igreja Catlica acordam em criar uma Comisso bilateral para o desenvolvimento da cooperao quanto a bens da Igreja que integrem o patrimnio cultural portugus. (...)

Artigo 24
1. Nenhum templo, edifcio, dependncia ou objecto afecto ao culto catlico pode ser demolido, ocupado, transportado, sujeito a obras ou destinado pelo Estado e entidades pblicas a outro fim, a no ser mediante acordo prvio com a autoridade eclesistica competente e por motivo de urgente necessidade pblica. (...)

Artigo 25
1. A Repblica Portuguesa declara o seu empenho na afectao de espaos a fins religiosos. 2. Os instrumentos de planeamento territorial devero prever a afectao de espaos para fins religiosos. 3. A Igreja Catlica e as pessoas jurdicas cannicas tm a direito de audincia prvia, que deve ser exercido nos termos do direito portugus, quanto s decises relativas afectao de espaos a fins religiosos em instrumentos de planeamento territorial.

Artigo 26
1. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pelas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, desde que lhes tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, no esto sujeitas a qualquer imposto sobre:

CONCORDATA DE 2004

a) As prestaes dos crentes para o exerccio do culto e ritos; b) Os donativos para a realizao dos seus fins religiosos; c) O resultado das colectas pblicas com fins religiosos; d) A distribuio gratuita de publicaes com declaraes, avisos ou instrues religiosas e sua afixao nos lugares de culto. 2. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pelas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, s quais tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, esto isentas de qualquer imposto ou contribuio geral, regional ou local, sobre: a) Os lugares de culto ou outros prdios ou parte deles directamente destinados realizao de fins religiosos; b) As instalaes de apoio directo e exclusivo s actividades com fins religiosos; c) Os seminrios ou quaisquer estabelecimentos destinados formao eclesistica ou ao ensino da religio catlica; d) As dependncias ou anexos dos prdios descritos nas alneas a) a c) a uso de instituies particulares de solidariedade social; e) Os jardins e logradouros dos prdios descritos nas alneas a) a d) desde que no estejam destinados a fins lucrativos; f) Os bens mveis de carcter religioso, integrados nos imveis referidos nas alneas anteriores ou que deles sejam acessrios. 3. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pelas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, desde que lhes tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, esto isentas do imposto de selo e de todos os impostos sobre a transmisso de bens que incidam sobre: a) Aquisies onerosas de bens imveis para fins religiosos; b) Quaisquer aquisies a ttulo gratuito de bens para fins religiosos; c) Actos de instituio de fundaes, uma vez inscritas no competente registo do Estado nos termos do artigo 10. 4. A autoridade eclesistica responsvel pelas verbas que forem destinadas Igreja Catlica, nos termos do artigo seguinte, est isenta de qualquer imposto sobre essa fonte de rendimento. 5. As pessoas jurdicas cannicas, referidas nos nmeros anteriores, quando tambm desenvolvam actividades com fins diversos dos religiosos, assim considerados pelo direito portugus, como, entre outros, os de solidariedade social, de educao e cultura, alm dos comerciais e lucrativos, ficam sujeitas ao regime fiscal aplicvel respectiva actividade. 6. A Repblica Portuguesa assegura que os donativos feitos s pessoas jurdicas cannicas, referidas nos nmeros anteriores, s quais tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos desta Concordata, produzem o efeito tributrio de deduo colecta, nos termos e limites do direito portugus.

CONCORDATA DE 2004
O QUE MUDA: Este o artigo mais longo e mais complexo: isenta-se a Igreja e as instituies catlicas de um conjunto de taxas e impostos; por omisso, os padres deixam de estar isentos do pagamento de IRS. Resta saber se os ordenados estabelecidos para o clero nas diversas dioceses (oriundo da repartio de um fundo comum) passam tambm a estar sujeito a reteno. Ser mais um captulo para negociar.

Artigo 27
1. A Conferncia Episcopal Portuguesa pode exercer o direito de incluir a Igreja Catlica no sistema de percepo de receitas fiscais previsto no direito portugus. 2. A incluso da Igreja Catlica no sistema referido no nmero anterior pode ser objecto de acordo entre os competentes rgos da Repblica e as autoridades eclesisticas competentes.

Artigo 28
O contedo da presente Concordata pode ser desenvolvido por acordos celebrados entre as autoridades competentes da Igreja Catlica e da Repblica Portuguesa.

Artigo 29
1. A Santa S e a Repblica Portuguesa concordam em instituir, no mbito da presente Concordata e em desenvolvimento do princpio da cooperao, uma Comisso paritria. (...)

Artigo 33
A presente Concordata entrar em vigor com a troca dos instrumentos de ratificao, substituindo a Concordata de 7 de Maio de 1940. Assinada em trs exemplares autnticos em lngua portuguesa e em lngua italiana, fazendo todos f, aos 18 dias do ms de Maio do ano de 2004.

Pela Santa S Cardeal Angelo Sodano Secretrio de Estado Pela Repblica Portuguesa Jos Manuel Duro Barroso Primeiro-ministro de Portugal

Potrebbero piacerti anche