Sei sulla pagina 1di 8

MEDIDAS GERAIS DE PROFILAXIA

So medidas importantes que podem e devem ser utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmisso de uma doena. Consistem, portanto, em um conjunto de atividades, no sentido de proteger uma populao animal, da ocorrncia ou da evoluo de um fenmeno desfavorvel sade. Profilaxia na realidade, o conjunto de medidas visando a preveno da doena em nvel populacional. (FORATTINI, 1992). Os seus objetivos so: evitar a introduo de doenas nos animais da propriedade, controlar e/ou evitar o aparecimento de novos casos de doenas j existentes, na propriedade ou regio, e diminuir os efeitos da doena, quando esta no pode ser evitada, devendo, entretanto, ser controlada a nveis satisfatrios para que no interfira na produo do animal. A profilaxia dinmica e evolutiva, procurando acompanhar os resultados da pesquisa cientfica, com aplicaes tanto em doenas transmissveis, como naquelas no transmissveis. Tem seu maior campo de ao e melhores probabilidades de xito nas doenas transmissveis, considerando os trs elementos fundamentais responsveis pela caracterizao de uma doena: a fonte de infeco, o hospedeiro susceptvel e as vias de transmisso, que so consideradas como elos da cadeia epidemiolgica. Para se obter xito na aplicao das medidas preventivas, deve-se considerar alguns aspectos importantes, que sero determinados segundo as caractersticas da doena. Estas indicaro, se a aplicao das medidas profilticas ser em nvel do agente causal, dos animais susceptveis, do meio ambiente, ou se para o conjunto. Na aplicao destas medidas tambm tem importncia o

conhecimento do mecanismo de transmisso da doena, se ocorre, por exemplo, por contato direto, via respiratria, via digestiva ou por meio de veculos e vetores, ou por modalidades mistas de transmisso. As aes profilticas podem ser estabelecidas de acordo com nveis de preveno, que correspondem aos perodos da histria natural da doena como proposta por LEAVEL & CLARK (1976). Na preveno primria, as aes so aplicadas a etapa correspondente ao perodo pr-patognico da doena, impedindo sua introduo no ecossistema e, por conseguinte nos animais. Esta atuao conhecida como promoo da sade, e inclui as aes inespecficas visando melhor qualidade de vida. Para FORATTINI (1992) elas so abrangentes, e de carter geral, incluindo medidas inespecficas e especficas. Entre as primeiras, esto as condies de adequao ao ambiente, abrigo ou habitao, alimentao, lazer, convvio social ou de densidade populacional, que so fundamentais a qualquer criao animal. Levam ainda em considerao as aes educativas, que oferecem os conhecimentos para o programa de controle, e as de saneamento, dirigidas aos componentes ambientais, como o controle da gua de dessedentao dos animais, dos alimentos, lixo, solo, excretas, etc. As medidas especficas, conhecidas tambm como segundo nvel de preveno, se dirigem a determinada doena, por meio de vacinao ou utilizao de medicamentos especficos. A preveno secundria diz respeito ao insucesso do perodo prpatognico, ou seja, das medidas de nvel primrio de preveno adotadas. As aes de preveno so dirigidas para as fontes de infeco, que incluem a sua identificao e interveno o mais rapidamente possvel e por meio do sacrifcio ou isolamento, e tratamento. Quanto preveno terciria, ela corresponde s medidas aplicadas s conseqncias da doena, como por exemplo, a deficincia funcional. Objetiva-se a recuperao parcial ou total do indivduo, reintegrando-o sociedade. As etapas da profilaxia poderiam ser agrupadas em: medidas de preveno, de controle e de erradicao.

MEDIDAS DE PREVENO

1. Saneamento do ambiente: Os procedimentos no sentido de higienizar o meio ambiente tm revelado resultados favorveis na preveno de diversas doenas transmissveis, com proteo da sade animal, e da sade pblica. Esta ao reveste-se de importncia, principalmente quando aplicada aos sistemas de criaes confinadas, modernamente adotadas para sunos, aves e explorao de bovinos leiteiros, e ainda no confinamento de bovinos de corte. Entre as medidas de saneamento, recomenda-se: manter as condies higinicas da gua de consumo, destino adequado dos dejetos dos animais, controle da qualidade dos alimentos, destino adequado do lixo, controle de vetores, e instalaes adequadas, entre outras variveis.

2. Quarentena: A quarentena uma das medidas mais eficazes que pode ser utilizada objetivando-se a no introduo de doenas no rebanho. Consiste em manter os animais isolados em local apropriado para este fim, com observao dos mesmos por perodo mnimo de 30 dias, de maneira a evitar o contato imediato com outros animais da criao. Portanto, se os animais estiverem no perodo de incubao de alguma doena, sero identificados quando manifestarem os sintomas. Neste perodo, tambm se pode colher material para exames laboratoriais, tais como: fezes, sangue, entre outros. A quarentena mais recomendada quando se pretende introduzir novos animais no pas ou na propriedade.

3. Imunoprofilaxia: Esta medida tem por objetivo, obter-se artificialmente um elevado nvel de imunidade em uma determinada populao. Procura-se alcanar de acordo com o tipo de vacina, o grau de proteo mais prximo a 100%, que influenciado pela infecciosidade do agente, susceptibilidade dos animais, e condies do meio ambiente. A repetio de novas doses da vacina esto relacionadas s caractersticas da doena, capacidade imunognica, e de proteo dos

antgenos utilizados. Em muitas situaes recomenda-se a vacinao focal que se constitui em vacinao estratgica sobre o foco inicial da doena, que dever ser circunscrito em uma primeira fonte de infeco. Esta prtica considerada focal, quando utilizada no prprio grupo de animais afetados pela doena, e perifocal, quando a vacinao for praticada nos animais, das reas vizinhas ao foco inicial. Estas medidas visam, evitar que o agente causal se expanda e atinja novos animais susceptveis.

4. Quimioprofilaxia: O uso de substncias qumicas no sentido de se obter a preveno de doenas transmissveis, carenciais ou de outras origens, se refere a quimioprofilaxia. o caso do uso do cloro na profilaxia dos agentes infecciosos de veiculao hdrica, a suplementao mineral dos animais, o uso de vermfugos, bem como de antibiticos ou quimioprofilticos massal na gua de bebida ou na rao dos animais.

5. Diagnstico precoce: Algumas doenas transmissveis apresentam-se nos animais como entidades atpicas ou inaparentes em sua fase inicial, necessitando de mtodos laboratoriais capazes de diagnostic-las. Nas doenas de carter agudo, o diagnstico precoce muito importante, pois possibilita o controle rpido do processo de disseminao da doena. Para doenas de apresentao subaguda e crnica, so desenvolvidas provas sorolgicas, intradrmicas, entre outras, para se conhecer a prevalncia da doena nos animais do rebanho, e em seguida adotar medidas de controle da evoluo, e domnio da situao sanitria. Como exemplo, pode-se citar as provas imunoalrgicas para o diagnstico da tuberculose e as de soroaglutinao para a brucelose em bovinos leiteiros, e como referidas anteriormente estas provas podem ser realizadas no incio e final do perodo de quarentena, para liberao segura dos animais, para os lotes de produo.

6. Vigilncia sanitria: So medidas efetuadas em fronteiras, feiras e exposies agropecurias pelas autoridades sanitrias que, exigem atestados de sanidade

dos animais ou de vacinao para determinadas doenas especficas, de acordo com a espcie animal. So medidas que visam observar, controlar ou impedir que estas enfermidades aumentem em frequncia, ou voltem a ocorrer na regio ou pas.

7. Educao sanitria: No controle de doenas dos animais, a educao sanitria importante, uma vez que os proprietrios ou responsveis pelos animais, realizaro com maior preciso e segurana as medidas indicadas. Muitas vezes ocorrem dificuldades ou mesmo fracasso, em programas sanitrios, quando os responsveis pela aplicao destas aes, desconhecem ou no compreendem o porqu das medidas recomendadas.

MEDIDAS DE CONTROLE

1. Isolamento: Os animais doentes devero ser separados, dos sadios, para diminuir o risco de transmisso da doena. Esta segregao deve ser realizada em local adequado durante todo o perodo de transmissibilidade da doena.

2. Desinfeco: A desinfeco consiste na destruio de agentes infecciosos, do meio ambiente, pela aplicao direta, de produtos qumicos ou pode ser praticada por meios fsicos. A desinfeco por produtos qumicos a prtica mais usual e efetiva em defesa sanitria animal. importante antes de iniciar o processo de desinfeco, fazer limpeza rigorosa das instalaes e fmites, eliminando ao mximo a matria orgnica da superfcie, pois este procedimento, favorece a ao dos desinfetantes.

3. Interdio: Esta medida adotada com bons resultados em reas contaminadas, quando as autoridades sanitrias determinam no somente o isolamento dos animais doentes, bem como se probe a sada, destes e ainda de seus produtos. conhecida tambm como cordo sanitrio.

4. Notificao: Certas doenas exigem notificao aos rgos oficiais locais, a nvel municipal, estadual ou federal. A ocorrncia de doenas como a febre aftosa, anemia infecciosa eqina, entre outras, esto includas na lista de doenas de notificao compulsria. A Defesa Sanitria Animal da Secretaria da Agricultura possui literatura pertinente, com lista destas enfermidades e conduta que devem ser tomadas.

5. Destruio de cadveres: Os animais mortos podem funcionar como fontes de infeco. Portanto, a destruio dos mesmos, uma prtica importante. A eliminao de animais mortos pode ser realizada pelo: enterramento, incinerao, compostagem ou utilizao de fossa sptica. Quanto ao enterramento, deve-se abrir uma vala no solo, colocar uma camada de cal de 10 cm, e depositar o animal morto dentro da mesma. Deve-se cobrir o animal com camada de cal, e em seguida colocar inicialmente, terra que esteve em contato com o animal, e posteriormente, completar o fechamento, com a terra que foi retirada ao se abrir vala. Finalmente, colocar nova camada de cal, na superfcie do solo. No caso de animais, encontrados mortos no pasto, a vala deve ser feita, preferencialmente, prxima ao local onde o animal morreu. Deve-se evitar o seu arrastamento, o que provocaria a contaminao de outros locais. Com relao incinerao e fossa sptica, estes procedimentos, so mais utilizados em avicultura. As aves mortas, e refugadas podem ser fontes de contaminao, e destarte devem ser recolhidas, e eliminadas diariamente. A incinerao prefervel, por ser mais segura, embora, mais dispendiosa. O incinerador deve ser suficientemente grande para atender s exigncias da granja, e estar localizado, em sentido contrrio ao vento, nos galpes e residncias. Aps a operao, certificar se as carcaas incineradas foram reduzidas completamente a cinzas. A fossa sptica, quando convenientemente projetada, um sistema aceitvel, e menos dispendioso. indispensvel uma drenagem adequada. Quando bem projetada produz menos odor, que o incinerador. Outra vantagem

que no existe o perigo de incndio, sendo que a decomposio ocorre rapidamente, sem o uso de substncias qumicas. Para uma unidade de 15.000 aves, recomenda-se que a fossa tenha 4 metros de profundidade por 1,80 metros de dimetro. Deve tambm, ser coberta com pelo menos, 30 cm de terra, possuir abertura para o lanamento de aves mortas, e ser mantida sempre fechada, com uma tampa. Apesar do processo de compostagem ser milenar, sua utilizao no pas, como mtodo de eliminao para carcaas de animais recente, tendo sido adotado com maior freqncia nos ltimos 10 anos em granjas de aves e sunos onde a mortalidade um problema prtico e contnuo. O processo, quando corretamente manejado, pode vir a ser uma alternativa segura, economicamente vivel e ecologicamente correta para a eliminao de carcaas, inclusive de bovinos.

MEDIDAS DE ERRADICAO

So medidas mais drsticas em aes mais globais, que possibilitam a eliminao total do agente etiolgico. Como o processo de erradicao atinge, s vezes, reas extensas, sejam zonas, regies ou todo o pas ou ainda, diferentes pases, deve ser precedido de estudos e planejamento, considerando-se aspectos sanitrios, ecolgicos, limites geogrficos naturais e repercusses econmicas.

DIAGNSTICO E SACRIFCIO

Realizam-se testes de diagnstico nos animais do rebanho, eliminando-se aqueles com resultados positivos. No Brasil, por exemplo, recomenda-se esse procedimento para erradicao e controle da tuberculose, e brucelose em bovinos, anemia infecciosa eqina, e brucelose em sunos. importante utilizar o sacrifcio dos animais doentes com o objetivo de se eliminar a fonte de infeco, entretanto, o sacrifcio de animais requer um estudo

aprofundado da questo, principalmente quanto gravidade da situao nos aspectos sanitrios, e econmicos.

ELIMINAO DE VETORES

Esta medida aplicada frente s doenas transmissveis pelos vetores, os quais devero ser eliminados completamente de grandes reas, com rigorosa e permanente vigilncia para se evitar a sua reintroduo. Nos Estados Unidos, pela erradicao do carrapato, foi possvel erradicar-se a babesiose e a anaplasmose, conhecidas em conjunto como tristeza parasitria.

BIBLIOGRAFIA

CRTS, J.A. Epidemiologia: Conceitos e princpios fundamentais. So Paulo: Varela, 1993. 227p. CORRA, W.M., CORRA, C.N.M. Enfermidades infecciosas dos mamferos domsticos. 2a ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1992. 843p. CURCI, V.C.L.M., DUTRA, I.S., LUCAS JUNIOR, FERRARI, C.I.L., NOGUEIRA, A.H.C. Viabilidade de clostridium botulinum tipos c e d na pr compostagem de carcaas bovina. Disponvel em:<http://www.aptaregional.sp.gov.br/artigo.php?id_artigo=308 >(Acesso em: 05/07/2006). DIAS, J.C.A. Profilaxia geral. In: GUERREIRO, M.G. et al. Bacteriologia especial: com interesse em sade animal e sade pblica. Porto Alegre: Sulina, cap. 9 p.121-27, 1984. 492p. FORATTINI, O.P. Ecologia, epidemiologia e sociedade. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo-EDUSP, 1992. 529p. GONALVES, E.I. Manual de defesa sanitria animal. FUNEP, UNESP, Jaboticabal, 1990. 133p. LEAVELL, H.R., CLARK, E.G. Medicina preventiva. So Paulo: McGraw-Hill, Fename, 1976. 744p.

Potrebbero piacerti anche