Sei sulla pagina 1di 5

Feedback - O que ?

Feedback o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. Para que haja xito na comunicao do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relao de confiana e segurana. O feedback pode ser de dois tipos: aberto - bvio e direto. Obtido atravs de perguntas e de observao, durante a realizao de exerccios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que no captou. Pode ser falsificado.

velado - obtido atravs da prtica de observar a reao do ouvinte a estmulos externos. Pode se obtido na sua expresso, posio, movimentos e atitude. Como expressado inconscientemente, diz a verdade.

O que fazer antes de dar feedback


Quando vamos dar feedback precisamos conhecer alguns dados importantes, tais como: A) Se o feedback for individual:

1. Por que queremos dar feedback a outra pessoa? para puni-la. para desabafar e sentirmo-nos aliviados. parademonstrar nossa inteligncia e habilidade. para ajudar outra pessoa a alcanar seus objetivos de maneira mais efetiva.

y y y y

2. E quanto pessoa que recebe feedback? difcil dar feedback a uma pessoa que no est preparada para recebve-lo ou no sinta a sua necessidade. a pessoa pode estar solicitando feedback porm no recebe por diversas razes, pois sentem no ter nada de til para lhe falar ou sentem que ela no est reparada, ou sentem que o feedback no lhe ser til,. ... etc. as pessoas precisam do feedback, tanto do positivo quanto do negativo, precisam saber no apenas o que esto fazendo ineficientem,ente mas tambem o que realizam com eficincia.

y y

3. Porque certas pessoas acham difcil dar feedback? nossa cultura tem certas normas contrrias expresso de sentimentos pessoais aos outros. tm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca um amigo. receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque ou puna. temem que seu feedback seja mal interpretado. no sabem como lidar com o assunto.

y y y y y

4. Porque as pessoas comumente reagem ao feedback? Como o feedback visto geralmente como crtica, as pessoas muitas vezes reagem defendendo-se de uma das seguintes maneiras: preferem no ouvir o que lhes dito - rcepo seletiva. duvidam dos motivos da pessoa que lhe d o feedback. negam a validade dos dados do feedback. racionalizam procurando justificar seu comportamento. atacam as pessoas que lhes do feedback, apontandolhes tambem alguns de seus erros.

y y y y y

B) Se o feedback for de grupo:

O grupo tambem tem necessidade de receber informaes sobre o seu desempenho, sua atmosfera de trabalho, se existe rigidez nos procedimentos, sub-utilizao de pessoas, se existe confiana no lider, se existe maturidade no grupo, ...etc. 1. Os mesmos problemas envolvidos no feedback individual esto presentes no de grupo, em maior ou menos grau 2. O grupo pode receber feedback de: membros atuando como participantes-observadores. membros selecionados para desempenhar uma funo especfica de observador par ao grupo. consultores externos ou especialistas que vem para fazer observalose, valendo-se de perspectivas mais objetivas. formulrios, questionrios, folhas de reao, entrevistas.

y y y y

Importncia do Feedback
muito importante obter feedback. Existem muitos mtodos para descobrir o que os clientes, parceiros e fornecedores pensam ou sentem sobre os servios e produtos de sua empresa. Atravs do feedback podemos identificar necessidades e responder aos seguintes questionamentos: Voc sabe ... O O O O que que que que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem? eles precisam? eles pensam? eles sentem?

- Que sugestes teriam para apresentar a voc? - Se esto ou no satisfeitos? FEEDBACK uma forma de comunicao que auxilia uma pessoa ou grupo entender como sua atuao est afetando outras pessoas ou grupos.

Ao dar feedback
Para ter eficincia, o feedback deve ser: descritivo ao contrrio de ser um processo de avaliao: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as possibilidades de reaes defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informao como julgar conveniente; especfico ao contrrio de verbalizar uma generalizao: "na ltima reunio voc fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinio dos demais e novamente fomos forados a aceitar sua deciso". Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunio e em outras, porm, no se acusou a pessoa de "controlador ou autoritrio". compatvel com as motivaes e objetivos de ambos (emissor e receptor): quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritao ou raiva. direcionado a esferas de atuao em que o receptor tenha possibilidade de aperfeioar: caractersticas pessoais, idiossincrasias, limitaes de raciocnio e outras manifestaes individuais no podem ser apontadas como falhas mas toleradas como prprias daquele indivduo. solicitado , desejado e oportuno: til quando os observadores podem ajudar e mais prximo do comportamento ou fato em questo. referir-se pessoa presente: falar no prprio nome e no fazer referncias a terceiros - "muita gente j falou sobre isso de voc". O feedback serve para aperfeioar o comportamento de algum em relao a ns e nosso grupo.

y y

Como receber feedback


y y y y y y
Oua cuidadosamente e evite interromper. Saiba que incmodo e, s vezes, at doloroso. Respire fundo para relaxar os msculos. Faa perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. "Como eu fao ou digo para voc me ver como agressivo?" Reformule o que o outro est lhe dizendo, para que confira se ouviu e entendeu. Reconhea o que correto e adequado no "feedback". Concordar que seus relatrios esto atrasados bem diferente de concordar que voc irresponsvel. Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Pea tempo para pensar, se necessrio.

Voc sabe dar feedback?


Por Alberto Pirr Ruggiero para o RH.com.br Feedback um termo ingls, introduzido nas relaes vivenciais para definir um processo muito importante na vida do grupo. Traduz-se por realimentao ou mecanismo de reviso.

No temos o costume de dar e receber feedback, por isso e infelizmente, so raras as chances de sabermos se estamos ou no indo bem nas atividades que desempenhamos. A situao piora quando, ao fornecermos feedback, utilizamos uma postura crtica, com forte carga emocional, provocando reaes de mgoa e agresso. O que seria uma excelente oportunidade de conhecimento e aperfeioamento mtuo acaba se transformando num detonador de desentendimentos e ressentimentos. Todos os profissionais precisam de feedback para incrementarem seu desempenho em relao s competncias da organizao. Se no recebem um retorno apropriado, podem se sentir desestimulados, gerando consequncias como desperdcio de tempo e dinheiro. Se pensarmos que nosso corpo forte e sadio quando provido de gua, comida e um pouco de exerccios, essa relao tambm vale para a nossa mente, pois ela se torna forte e sadia quando provida de bons e adequados feedbacks. verdade que muito fcil conseguirmos gua e comida. Basta irmos a um supermercado. Compramos garrafas de gua, compramos arroz, feijo, mas onde conseguir feedbacks, quem os fabrica? Quem fornece? Feedback um produto raro, cotadssimo no mercado, privilgio de poucos e desejo de muitos. No se compra, se aprende. No se estoca, no se guarda, ao contrrio, deve-se cuidar para no perder o momento correto de fornec-lo seno vence o prazo de validade, tornando-se nesse caso um produto indigesto ou inspido.

Orientaes para um feedback eficaz O modo como voc fornece o feedback impacta tanto a forma como recebido o seu julgamento sobre o trabalho avaliado, como tambm suas relaes futuras com a pessoa que recebe o feedback. Uma abordagem honesta, corts, leal e objetiva ajuda a construir relaes saudveis e a fortalecer um ambiente de confiana e cooperao. Uma abordagem rude, superficial, desrespeitosa e incoerente mina a motivao, a confiana e o esprito criativo. Algumas sugestes para conduzir o feedback de forma construtiva: 1. Seja claro e especfico. Cuide para que sua mensagem seja clara e bem compreendida. Evite generalizaes, tais como sempre, nunca, todo mundo. Evite tambm termos que podem levar a interpretaes errneas e a mal entendidos. 2. Seja honesto, mas sem ser rude. Se for o caso, no faa rodeios sobre os pontos fracos do trabalho e sobre suas razes para julg-lo inadequado. Em todo caso, no h necessidade de ser brutalmente honesto, especialmente se voc continuar a trabalhar com essa pessoa e espera que ela continue a trazer novas idias. 3. D a sua opinio e no as opinies de outros. Basear seu feedback em opinies alheias mostra falta de preparo e desinteresse de sua parte. Se voc no estiver seguro sobre alguns pontos do trabalho, admita isso na introduo de seu feedback. 4. Deixe claro seu papel. Se voc no um expert no assunto, voc est na condio de olhar o trabalho sob uma perspectiva diferente. Pode no ser a melhor opinio, mas diferente. Por exemplo, se voc o gerente, voc est perfeitamente capacitado para dar um feedback baseado no conhecimento dos clientes, do mercado, dos tomadores de deciso, etc. Mas tome o cuidado de deixar bem claro em quais perspectivas voc est baseando suas opinies. 5. Seja explicito sobre seus critrios. Seus critrios podem ser subjetivos, mas ao menos provem uma referncia para seu julgamento. Critrios vlidos incluem: seu conhecimento prtico, a reao dos tomadores de deciso, a reao dos clientes, o mercado, a competio, os custos, prazos, etc. 6. Adote uma postura construtiva. Mesmo que voc no aprove o trabalho, no deixe de encorajar a pessoa. A criatividade envolve riscos e nem sempre conseguimos criar uma obra prima e uma das atitudes mais valiosas a de encorajar as pessoas nos momentos de fracassos. Ressalte os pontos positivos da idia e das atitudes da outra pessoa. Lembre-se de que, mesmo a idia no sendo boa, a outra pessoa teve iniciativa e se esforou para superar obstculos. Destaque os pontos positivos que ela pode aprimorar e usar nos seus prximos trabalhos.

5 DICAS PARA DAR FEEDBACK

1. SEJA ESPECFICO - procure focar comportamentos e atitudes especficas. Evite a generalizao. Em vez de dizer: Sua atitude negativa; diga: Estou preocupado com sua atitude em relao ao trabalho. Voc chegou meia hora atrasado para a reunio de ontem e comentou que no havia lido o relatrio preliminar sobre o que estvamos discutindo. Hoje voc diz que vai sair trs horas mais cedo para ir ao dentista.

2. MANTENHA UMA POSTURA IMPESSOAL - o feedback deve ater-se a tpicos de trabalho. Nunca se devem fazer crticas pessoais por causa de uma ao inadequada. Nunca chame algum de imbecil ou incompetente, mas aponte de forma direta o erro cometido, sem atacar a pessoa.

3. ESCOLHA O MOMENTO CERTO - o feedback faz mais sentido para o receptor quando fornecido pouco tempo aps o comportamento sobre o qual se espera retorno. Tanto o elogio, quanto a crtica. No guarde por meses algo importante a dizer. Faa o mais breve possvel, estando atendo ao local adequado e pessoas envolvidas.

4. USE MODERADAMENTE - Em geral, as pessoas tem dificuldade em receber feedback. Mesmo o positivo. Sendo assim, procure utilizar esta ferramenta quando realmente tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso faz com que as pessoas criem mecanismos de defesa e passem a no dar valor.

5. D TEMPO PARA O OUTRO - Em vez de elogiar e criticar tudo ao mesmo tempo, separe claramente o que est bom daquilo que precisa ser melhorado. D tempo para a pessoa pensar, refletir e analisar.

Potrebbero piacerti anche