Sei sulla pagina 1di 3

Atesmo como conquista da razo risvel, escreve Pond

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

Ttulo original: Saudades de Deus


por Luiz Felipe Pond para Folha

Tem coisa mais montona do que discutir sobre a existncia ou no de Deus? Ningum cr em Deus "por razes lgicas". Isso papo furado. Ningum "decide" ter f. Tentar provar que Deus existe porque ele seria "uma necessidade da razo" me parece um engodo. Primeiro porque a razo risvel em suas necessidades, como diria o ctico Michel de Montaigne (sculo 16). A pergunta pela origem de tudo que existe (como numa espcie de aristotelismo aguado) no prova nada. Temos inmeras necessidades que no so autoevidentes -por exemplo, que o bem deva vencer ao final das coisas. Muitas vezes o mal vence e pronto. Quase sempre. Por outro lado, interessante se pensar de onde veio a matria que explodiu um dia e o lugar onde ela explodiu. Mas isso nada prova acerca do Deus ocidental. O princpio pode ser uma mecnica estpida. Alis, o chamado argument from evil (argumento a partir do mal) do

atesmo famoso. Autores grandes como Dostoivski e Kafka, entre outros, j o frequentaram de forma brilhante. O argumento basicamente o seguinte: se Deus bom, por que o mundo mau? Alguns j chegaram a supor que Deus seria mesmo mau, como o prprio Kafka. Duas questes so importantes apontar nesse debate, uma com relao aos crentes, outra aos ateus. Primeiro os crentes. Uma falcia comum por parte dos crentes supor que seria impossvel voc ser uma pessoa razoavelmente moral sem alguma forma de religio. A histria prova que ateus e crentes dividem o mesmo lote de misria moral. Pouco importa ser ou no crente. Pessoalmente, acho que o acaso decide: o temperamento (o acaso de voc ter nascido "assim ou assado") quase sempre o juiz do comportamento humano e no "valores" religiosos ou ticos seculares (no religiosos). Portanto, a tentativa de afirmar que, se voc ateu voc necessariamente no "bom", pura falcia. Tampouco penso que uma religio faa falta para todas as pessoas. Muita gente vive sem crise sem acreditar em coisa nenhuma "do outro mundo". Isso no significa que ela seja sempre feliz (tampouco os religiosos o so), a (in)felicidade depende de inmeros fatores. E mais: "crer ou no crer" no algo que voc escolhe, "acontece". Grandes telogos como Santo Agostinho, Lutero e Calvino diziam que a "f uma graa" (simplificando a coisa), alguns receberam o dom e outros no (portanto, ela "acontece", como eu dizia acima, no voc quem escolhe ter ou no). Acho essa ideia bem mais elegante do que esse papo furado acerca das necessidades racionais, sociais, morais ou psquicas da crena. Quanto aos ateus, acho risvel a ideia de que o atesmo seja uma "conquista" da razo ou de alguma forma de rigor moral ou "coragem cosmolgica". Nada disso, como j disse antes, e repito, at golfinhos conseguem ser ateus em sua maravilhosa vida aqutica. Fiquei ateu quando tinha oito anos.

O atesmo me parece, entre todas as hipteses sobre o universo, a mais fcil, simples, rpida e quase fast food theory (teoria fast food). No precisamos nos esforar muito para perceber que podemos talvez um dia descobrir a causa "natural" do universo, ou acabarmos como espcie antes de descobrir qualquer coisa. E who cares se sumirmos um dia? E mais: quase evidente que somos uma raa abandonada na face da Terra e a indiferena dos elementos naturais para conosco (sejam eles externos ou internos ao nosso corpo) salta aos olhos. E mais: a possibilidade de estarmos sozinhos sempre mais fcil do que acompanhados por um ser maravilhoso, dono do universo e que sabe cada fio do cabelo que voc tem na cabea. No h nenhuma evidencia definitiva de que Deus ou que qualquer outra entidade divina exista. O nus da prova de quem cr. Alm do fato de que os japoneses, caras bem inteligentes, no creem em Jesus na maioria das vezes. Acho Deus uma hiptese acerca da origem das coisas mais elegante do que a dos golfinhos. Mas, por outro lado, a ideia de que um dia o p tomou conscincia de si mesmo e constatou sua dolorosa solido csmica bela como uma pera.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/12/ateismo-comoconquista-da-razao-e.html#ixzz1jqjMpudW Paulopes s permite a cpia deste texto para uso no comercial e com a atribuio do crdito e link.

Potrebbero piacerti anche