Sei sulla pagina 1di 16

PERGUNTAS:

QUESTO 61 Os rgos do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no incluem o(s) A) Conselhos da Justia Militar. B) Tribunal de Alada. C) Tribunal de Justia. D) Juizados Especiais e suas Turmas Recursais. E) Tribunal do Jri

QUESTO 62 A respeito dos escreventes, julgue os itens a seguir. I - Nas serventias, ou nos cartrios no oficializados segundo a Lei n. 489/1964 , a Lotao ou designao de escreventes s ser feita com a anuncia escrita dos respectivos Titulares. II - Aos escreventes auxiliares incumbe executar os servios de expediente e, alm de outras que lhes forem cometidas, exercer as funes de protocolista, rasista, arquivista, almoxarife e datilgrafo. III - A distribuio dos cargos de escrevente juramentado e escrevente auxiliar, pelos diversos cartrios ou serventias de justia, ser feita pelo 2. vice-presidente do TJRJ, de acordo com as necessidades do servio e obedecidos os limites mximos de lotao fixados em lei. IV - Aos escreventes, em geral, incumbe praticar os atos e executar os trabalhos relativos sua funo e de que forem encarregados pelos serventurios a que estiverem subordinados. V - Os escreventes juramentados podem praticar todos os atos que incumbem ao titular da serventia salvo os que devam ser realizados por este pessoalmente e escrever todos os termos e atos que, quando necessrios f pblica, caibam ao titular subscrever. A quantidade de itens certos igual a A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

QUESTO 63 (obs. questo anulada) Assinale a opo incorreta acerca da composio, do funcionamento e das competncias do TJRJ. A) A Corregedoria-Geral da Justia atua como rgo de disciplina e correio dos servios judiciais e extrajudiciais de primeira instncia. B) O rgo Especial do TJRJ constitudo de 25 membros, dele fazendo parte o presidente, os vice-presidentes e o corregedor-geral da justia. Metade de suas vagas provida por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade, por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. C) A Seo Criminal ser constituda pelos dois desembargadores mais antigos lotados em cada uma das cmaras criminais. D) vedado aos desembargadores o exerccio simultneo no rgo Especial e em Cmara Isolada. E) O TJRJ compe-se de 180 desembargadores e tem como rgos julgadores as Cmaras Isoladas, a Seo Criminal, o Conselho da Magistratura, o rgo Especial, e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

QUESTO 64 Compete ao presidente do TJRJ A) supervisionar os servios de registro de acrdos. B) processar Magistratura. representao contra juzes, submetendo-a ao Conselho da

C) prover sobre a regular tramitao dos processos na Secretaria do tribunal. D) designar serventurios auxiliares, oficiais de justia e funcionrios para as serventias em que devam ter exerccio e remov-los, a pedido ou de ofcio, inclusive por imperiosa necessidade ou convenincia de servio, de uma serventia no oficializada para outra, havendo aceitao do titular desta. E) aplicar medidas disciplinares aos funcionrios da Secretaria do tribunal.

QUESTO 65 Assinale a opo em que todas as comarcas listadas so comarcas de primeira entrncia. A) Arraial do Cabo, Cambuci, Duas Barras, Itaocara, Itabora B) Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Laje de Muria, Mangaratiba C) Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Armao dos Bzios, Mangaratiba D) Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Terespolis, Mangaratiba E) Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Petrpolis

QUESTO 66 Acerca da diviso judiciria do TJRJ, julgue os itens abaixo. I - Cada comarca compreendida por um nico municpio, podendo compreender uma ou mais varas. II - Mediante aprovao do TJRJ, e por ato de seu presidente, poder ser transferida, provisoriamente, a sede da comarca, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. III - O territrio do estado, para efeito da administrao da justia, divide-se em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias. IV - O TJRJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem jurisdio em todo o territrio do estado. V - O CODJERJ regula a organizao e a diviso judicirias do estado do Rio de Janeiro, bem como a administrao e o funcionamento da justia e de seus servios auxiliares. Assinale a opo correta. A) Apenas o item I est certo. B) Apenas o item II est certo. C) Apenas os itens I e III esto certos. D) Apenas os itens IV e V esto certos. E) Todos os itens esto certos.

QUESTO 67 No que concerne aos juzes de direito, julgue os prximos itens. I A delegao de processos pelo juiz de direito ao juiz auxiliar obedecer, entre outros, o seguinte critrio estabelecido pelo presidente do tribunal: os feitos de numerao mpar, em cada cartrio, cabero ao juiz de direito, e os de numerao par, ao auxiliar. II Na Regio Judiciria Especial, correspondente s comarcas de entrncia especial, tero exerccio juzes de direito regionais de entrncias do interior, cabendo-lhes substituir e auxiliar os respectivos juzes de direito titulares, conforme designao da presidncia do tribunal. III A designao de juiz para o Servio de Distribuio da Corregedoria ser feita para o perodo de dois meses, no podendo o mesmo juiz ser designado mais de uma vez em cada ano. IV Em nenhuma hiptese, o juiz de direito poder delegar ao auxiliar mais da metade dos feitos distribudos sua vara. V Nas varas em que houver juiz auxiliar, a este caber a substituio de juiz de direito, designando-se outro juiz para as funes de auxiliar, sempre que necessrio. A quantidade de itens certos igual a A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

QUESTO 68 Assinale a opo incorreta acerca do Conselho da Magistratura. A) Quando funcionar junto ao Conselho da Magistratura, o procurador-geral da justia ter direito a voto. B) O Conselho s poder deliberar com a presena da maioria de seus membros. C) Os desembargadores integrantes do Conselho da Magistratura continuaro obrigados ao desempenho de suas funes judicirias comuns; mas, ainda que afastados do exerccio de suas funes no tribunal, podero exercer as do Conselho. D) Qualquer pessoa poder representar, por petio, ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados, ou quaisquer auxiliares da justia. E) O Conselho da Magistratura integrado pelo presidente, vice-presidentes, corregedor-geral e cinco desembargadores que no faam parte do rgo Especial, eleitos por este, em sesso pblica e escrutnio secreto, para um mandato de dois anos.

QUESTO 69 Assinale a opo incorreta a respeito das correies. A) A correio consiste na inspeo dos servios judicirios, para que sejam executados com regularidade, e no conhecimento de denncias ou pedidos de providncias. B) A correio geral, observado calendrio organizado pela Corregedoria-Geral da Justia, ser realizada anualmente pelos titulares de juzos, nas serventias a eles diretamente subordinadas. C) A correio permanente das serventias, por inspeo constante e por meio da verificao de autos, livros ou atos submetidos a exame judicial, caber aos juzes de direito a que estiverem direta e exclusivamente subordinadas ou aos juzes a que a atribuio for cometida pelo CODJERJ, no caso de varas diversas ou do foro extrajudicial. D) As correies sero realizadas exclusivamente nos termos de instrues baixadas pelo presidente do TJRJ. E) O corregedor-geral da justia visitar anualmente, em correio ordinria, pelo menos trs comarcas, sem prejuzo de outras correies extraordinrias que entender de realizar, pessoalmente ou por autoridade judiciria que designar.

QUESTO 70 A respeito da Lei estadual n. 4.620/2005, que dispe sobre a unificao e a reestruturao dos quadros de pessoal e institui a carreira de serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro, julgue os itens subseqentes. I - serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro todo titular de cargo de provimento efetivo, criado por lei e remunerado pelo errio estadual. Assim, o regime disciplinar do serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no se estende ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso. II - O desenvolvimento do serventurio nas carreiras de que trata a referida lei ocorrer mediante progresso funcional e promoo, segundo calendrio que observe os limites legais das despesas com pessoal. III - Ao servidor que se encontrar na direo de serventias de juzo e de juizados especiais conferida a denominao funcional de escrivo. IV - O exerccio de funo gratificada permitido tanto a serventurio ativo do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro quanto a aposentado. V - permitida a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada de servidor que se encontre em estgio experimental. Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) III e V. E) IV e V.

RESPOSTAS:
QUESTO 61 (CODJERJ) Os rgos do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no incluem o(s) A) Conselhos da Justia Militar. B) Tribunal de Alada. C) Tribunal de Justia. D) Juizados Especiais e suas Turmas Recursais. E) Tribunal do Jri Art. 2 - So rgos do Poder Judicirio do Estado: I - o Tribunal de Justia; II - os Juzes de Direito; III - o Tribunal do Jri; IV - os Conselhos da Justia Militar; V - os Juizados Especiais e suas Turmas Recursais.

QUESTO 62 (CODJERJ) A respeito dos escreventes, julgue os itens a seguir. I - Nas serventias, ou nos cartrios no oficializados segundo a Lei n. 489/1964 , a Lotao ou designao de escreventes s ser feita com a anuncia escrita dos respectivos Titulares. Art. 69 (...) Pargrafo nico - Nas Serventias ou nos Cartrios no oficializados (Lei n. 489, de 8 de janeiro de 1964) a lotao ou designao de Escreventes s ser feita com a anuncia escrita dos respectivos titulares. II - Aos escreventes auxiliares incumbe executar os servios de expediente e, alm de outras que lhes forem cometidas, exercer as funes de protocolista, rasista, arquivista, almoxarife e datilgrafo. Art. 68 - Aos Escreventes Auxiliares incumbe executar os servios de expediente e, alm de outras que lhes forem cometidas, exercer as funes de protocolista, rasista, arquivista, almoxarife e datilgrafo. III - A distribuio dos cargos de escrevente juramentado e escrevente auxiliar, pelos diversos cartrios ou serventias de justia, ser feita pelo 2. vicepresidente do TJRJ, de acordo com as necessidades do servio e obedecidos os limites mximos de lotao fixados em lei. Art. 69 - A distribuio dos cargos de Escreventes Juramentados e Escreventes Auxiliares, pelos diversos Cartrios ou Serventias de Justia, ser feita pelo Corregedor Geral da Justia de acordo com as necessidades do servio e obedecidos os limites mximos de lotao fixados em Lei. IV - Aos escreventes, em geral, incumbe praticar os atos e executar os trabalhos relativos sua funo e de que forem encarregados pelos serventurios a que estiverem subordinados. Art. 65 - Aos Escreventes, em geral, incumbe praticar os atos e executar os trabalhos, relativos sua funo, de que forem encarregados pelos Serventurios a que estiverem subordinados. V - Os escreventes juramentados podem praticar todos os atos que incumbem ao titular da serventia salvo os que devam ser realizados por este pessoalmente e escrever todos os termos e atos que, quando necessrios f pblica, caibam ao titular subscrever. Art. 67 - Os Escreventes Juramentados podero praticar todos os atos que incumbem ao titular da Serventia, salvo os que devam ser realizados por este pessoalmente, e escrever todos os termos e atos que, quando necessrio f pblica, caibam ao titular subscrever. A quantidade de itens certos igual a A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

QUESTO 63 (CODJERJ) (obs. questo anulada) Assinale a opo incorreta acerca da composio, do funcionamento e das competncias do TJRJ. A) A Corregedoria-Geral da Justia atua como rgo de disciplina e correio dos servios judiciais e extrajudiciais de primeira instncia. Art.17 (...) 3- Como rgo de disciplina e correio dos servios judiciais e extrajudiciais de primeira instncia atuar a Corregedoria-Geral da Justia. B) O rgo Especial do TJRJ constitudo de 25 membros, dele fazendo parte o presidente, os vice-presidentes e o corregedor-geral da justia. Metade de suas vagas provida por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade, por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. Art. 19 - O rgo Especial do Tribunal de Justia constitudo de vinte e cinco membros, dele fazendo parte o Presidente, os Vice-Presidentes, o CorregedorGeral da Justia provendo-se metade das vagas por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. C) A Seo Criminal ser constituda pelos dois desembargadores mais antigos lotados em cada uma das cmaras criminais. Art. 21 - A Seo Criminal ser constituda pelos dois Desembargadores mais antigos lotados em cada uma das Cmaras Criminais. D) vedado aos desembargadores o exerccio simultneo no rgo Especial e em Cmara Isolada. Art.19 (...) 2 - O desembargador em exerccio simultneo no rgo Especial e em Cmara Isolada ter nesta a distribuio reduzida da metade, a ttulo de compensao pela atividade administrativa e jurisdicional realizada naquele rgo. E) O TJRJ compe-se de 180 desembargadores e tem como rgos julgadores as Cmaras Isoladas, a Seo Criminal, o Conselho da Magistratura, o rgo Especial, e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Art. 17 - O Tribunal de Justia compe-se de 180 (cento e oitenta) desembargadores e tem como rgos Julgadores as Cmaras Isoladas, a Seo Criminal, o Conselho da Magistratura, o rgo Especial, a que alude o item XI do artigo 93, da Constituio da Repblica e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

QUESTO 64 (CODJERJ) Compete ao presidente do TJRJ A) supervisionar os servios de registro de acrdos. Art. 31 - Ao 1 Vice-Presidente compete: IV - supervisionar os servios de registros de acrdos; B) processar Magistratura. representao contra juzes, submetendo-a ao Conselho da

Art. 44 - Ao Corregedor compete: V - processar representao contra juzes, submetendo-a ao Conselho da Magistratura; C) prover sobre a regular tramitao dos processos na Secretaria do tribunal. Art. 31 - Ao 1 Vice-Presidente compete: VI - prover sobre a regular tramitao dos processos na secretaria do Tribunal, propondo ao Presidente a punio dos funcionrios em falta; D) designar serventurios auxiliares, oficiais de justia e funcionrios para as serventias em que devam ter exerccio e remov-los, a pedido ou de ofcio, inclusive por imperiosa necessidade ou convenincia de servio, de uma serventia no oficializada para outra, havendo aceitao do titular desta. Art. 44 - Ao Corregedor compete: XII - designar serventurios auxiliares, oficiais de justia e funcionrios para as serventias em que devam ter exerccio e removlos, a pedido ou "ex-officio", inclusive por imperiosa necessidade ou convenincia de servio, de uma serventia no oficializada para outra, havendo aceitao do titular desta; E) aplicar medidas disciplinares aos funcionrios da Secretaria do tribunal. Art. 30 - Ao Presidente do Tribunal de Justia, que o chefe do Poder Judicirio, compete: XII - aplicar medidas disciplinares aos funcionrios da Secretaria do Tribunal

QUESTO 65 (CODJERJ) Assinale a opo em que todas as comarcas listadas so comarcas de primeira entrncia. A) Arraial do Cabo, Cambuci, Duas Barras, Itaocara, Itabora Itabora segunda entrncia B) Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Laje de Muria, Mangaratiba C) Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Armao dos Bzios, Mangaratiba Rio das Ostras, Angra dos Reis, Armao dos Bzios segunda entrncia D) Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Terespolis, Mangaratiba Terespolis segunda entrncia E) Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Petrpolis Todas de entrncia especial TODAS AS COMARCAS: Art. 13. - Observado o critrio estabelecido nos artigos anteriores, as comarcas so classificadas em trs entrncias, sendo duas numeradas ordinalmente, constituindo-se as de entrncia especial em: Capital, Campos de Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Petrpolis, So Joo de Meriti, So Gonalo e Volta Redonda. Art. 14 - So comarcas de primeira entrncia: Arraial do Cabo, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Carapebus/Quissam; Carmo, Casimiro de Abreu, Conceio de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva(Cardoso Moreira), Itaocara, Itatiaia; Laje de Muria, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Natividade, Paracambi, Parati, Paty do Alferes, Pinheiral, Pira, Porcincula, Porto Real-Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, So Francisco do Itabapoana, So Jos do Vale do Rio Preto, So Sebastio do Alto, Sapucaia, Silva Jardim, Sumidouro, Tangu e Trajano de Moraes. Art. 15 - So comarcas de segunda entrncia: Angra dos Reis, Araruama, Armao dos Bzios, Barra Mansa, Barra do Pira, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana Cabo Frio, Cahoeiras de Macacu, Itabora, Itagua, Itaperuna, Japeri, Maca, Mag, Maric, Mesquita, Miracema, Nilpolis, Nova Friburgo, Paraba do Sul, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santo Antnio de Pdua, So Fidlis, So Joo da Barra, So Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropdica, Terespolis, Trs Rios, Valena e Vassouras.

QUESTO 66 (CODJERJ) (obs.: questo anulada) Acerca da diviso judiciria do TJRJ, julgue os itens abaixo. I - Cada comarca compreendida compreender uma ou mais varas. por um nico municpio, podendo

Art.5 (...) 1 - Cada comarca compreender um municpio, ou mais de um, desde que contguos, e ter a denominao da respectiva sede, podendo compreender uma ou mais varas. II - Mediante aprovao do TJRJ, e por ato de seu presidente, poder ser transferida, provisoriamente, a sede da comarca, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. Art. 9 - Mediante aprovao do Tribunal de Justia, e por ato de seu Presidente, poder ser transferida, provisoriamente, a sede da comarca, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. III - O territrio do estado, para efeito da administrao da justia, divide-se em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias. Art. 5 - O Territrio do Estado, para efeito da administrao da Justia, divide-se em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias. IV - O TJRJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem jurisdio em todo o territrio do estado. Art. 3 - O Tribunal de Justia, com sede na Capital, tem jurisdio em todo o territrio do Estado V - O CODJERJ regula a organizao e a diviso judicirias do estado do Rio de Janeiro, bem como a administrao e o funcionamento da justia e de seus servios auxiliares. Art. 1 - Este Cdigo regula a Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro, bem como a administrao e o funcionamento da Justia e seus Servios Auxiliares. Assinale a opo correta. A) Apenas o item I est certo. B) Apenas o item II est certo. C) Apenas os itens I e III esto certos. D) Apenas os itens IV e V esto certos. E) Todos os itens esto certos.

QUESTO 67 (CODJERJ) No que concerne aos juzes de direito, julgue os prximos itens. I A delegao de processos pelo juiz de direito ao juiz auxiliar obedecer, entre outros, o seguinte critrio estabelecido pelo presidente do tribunal: os feitos de numerao mpar, em cada cartrio, cabero ao juiz de direito, e os de numerao par, ao auxiliar. Art. 76 - Aos juzes que servirem como auxiliares nas varas cveis e criminais caber exercer as funes dos juzes de direito nos processos que lhes forem pelos mesmos designados. 4 - Na falta de prvia estipulao de critrios de delegao, os feitos de numerao mpar, em cada cartrio, cabero ao juiz de direito, e os de numerao par, ao auxiliar II Na Regio Judiciria Especial, correspondente s comarcas de entrncia especial, tero exerccio juzes de direito regionais de entrncias do interior, cabendo-lhes substituir e auxiliar os respectivos juzes de direito titulares, conforme designao da presidncia do tribunal. Art. 75 - Na Regio Judiciria Especial, correspondente s comarcas de entrncia especial, tero exerccio 123 juzes de direito regionais de entrncia do interior, numerados ordinalmente, cabendo-lhes substituir e auxiliar os respectivos juzes de direito titulares, conforme designao da Presidncia do Tribunal de Justia. III A designao de juiz para o Servio de Distribuio da Corregedoria ser feita para o perodo de dois meses, no podendo o mesmo juiz ser designado mais de uma vez em cada ano. Art.75 (...) 3 - A designao do juiz para o Servio de Distribuio da Corregedoria ser feita para o perodo de dois meses, no podendo o mesmo juiz ser designado mais de uma vez em cada ano. IV Em nenhuma hiptese, o juiz de direito poder delegar ao auxiliar mais da metade dos feitos distribudos sua vara. Art.76 (...) 2 - Em nenhuma hiptese poder o Juiz de Direito delegar ao auxiliar mais da metade dos feitos distribudos sua vara. V Nas varas em que houver juiz auxiliar, a este caber a substituio de juiz de direito, designando-se outro juiz para as funes de auxiliar, sempre que necessrio. Art.75 (...) 1 - Nas varas em que houver juiz auxiliar, a este caber a substituio de juiz de direito, designando-se outro juiz para as funes de auxiliar, sempre que necessrio. A quantidade de itens certos igual a A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

QUESTO 68 (CODJERJ) Assinale a opo incorreta acerca do Conselho da Magistratura. A) Quando funcionar junto ao Conselho da Magistratura, o procuradorgeral da justia ter direito a voto. Art.34 (...) 3 - Junto ao Conselho da Magistratura funcionar quando for o caso, e sem direito a voto, o Procurador-Geral da Justia. B) O Conselho s poder deliberar com a presena da maioria de seus membros. Art.35 - O Conselho s poder deliberar com a presena da maioria de seus membros. C) Os desembargadores integrantes do Conselho da Magistratura continuaro obrigados ao desempenho de suas funes judicirias comuns; mas, ainda que afastados do exerccio de suas funes no tribunal, podero exercer as do Conselho. Art.36 - Os desembargadores integrantes do Conselho da Magistratura continuaro obrigados ao desempenho de suas funes judicirias comuns; mas, ainda que afastados do exerccio de suas funes no Tribunal, podero exercer as do Conselho. D) Qualquer pessoa poder representar, por petio, ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados, ou quaisquer auxiliares da justia. Art.39 - Qualquer pessoa poder representar, por petio, ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados, ou quaisquer auxiliares da Justia. E) O Conselho da Magistratura integrado pelo presidente, vice-presidentes, corregedor-geral e cinco desembargadores que no faam parte do rgo Especial, eleitos por este, em sesso pblica e escrutnio secreto, para um mandato de dois anos. Art.34 - O Conselho da Magistratura integrado pelo Presidente, VicePresidentes, Corregedor-Geral e cinco desembargadores que no faam parte do rgo Especial, eleitos por este, em sesso pblica e escrutnio secreto, para um mandato de dois anos.

QUESTO 69 (CODJERJ) Assinale a opo incorreta a respeito das correies. A) A correio consiste na inspeo dos servios judicirios, para que sejam executados com regularidade, e no conhecimento de denncias ou pedidos de providncias. Art. 45 - A correio consiste na inspeo dos servios judicirios, para que sejam executados com regularidade, e no conhecimento de denncias ou pedidos de providncias. B) A correio geral, observado calendrio organizado pela Corregedoria-Geral da Justia, ser realizada anualmente pelos titulares de juzos, nas serventias a eles diretamente subordinadas. Art. 48 - A correio geral, observado calendrio organizado pela Corregedoria-Geral da Justia, ser realizada anualmente pelos titulares de juzos, nas serventias a eles diretamente subordinadas, pelos juzes com a atribuio de diretor de foro, nos servios comuns a diversas varas e nos do foro extrajudicial. C) A correio permanente das serventias, por inspeo constante e por meio da verificao de autos, livros ou atos submetidos a exame judicial, caber aos juzes de direito a que estiverem direta e exclusivamente subordinadas ou aos juzes a que a atribuio for cometida pelo CODJERJ, no caso de varas diversas ou do foro extrajudicial. Art. 47 - A correio permanente das serventias, por inspeo constante e atravs da verificao de autos, livros ou atos submetidos a exame judicial, caber aos juzes de direito a que estiverem direta e exclusivamente subordinadas, ou, quanto s comuns a diversas varas ou do foro extrajudicial, aos juzes a que a atribuio for cometida por este Cdigo D) As correies sero realizadas exclusivamente nos termos de instrues baixadas pelo presidente do TJRJ. Art.45 (...) Pargrafo nico - As correies sero realizadas nos termos de instrues baixadas pelo Corregedor-Geral da Justia. E) O corregedor-geral da justia visitar anualmente, em correio ordinria, pelo menos trs comarcas, sem prejuzo de outras correies extraordinrias que entender de realizar, pessoalmente ou por autoridade judiciria que designar. Art. 46 - O Corregedor-Geral da Justia visitar anualmente, em correio ordinria, pelo menos trs comarcas, sem prejuzo de outras correies extraordinrias que entender de realizar, pessoalmente ou por autoridade judiciria que designar.

QUESTO 70 (LEI 4620/2005) A respeito da Lei estadual n. 4.620/2005, que dispe sobre a unificao e a reestruturao dos quadros de pessoal e institui a carreira de serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro, julgue os itens subseqentes. I - serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro todo titular de cargo de provimento efetivo, criado por lei e remunerado pelo errio estadual. Assim, o regime disciplinar do serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no se estende ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso. Art. 3 - serventurio do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro todo titular de cargo de provimento efetivo, criado por lei e remunerado pelo errio estadual Pargrafo nico - O regime disciplinar do serventurio do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro estende-se: I ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso; II - O desenvolvimento do serventurio nas carreiras de que trata a referida lei ocorrer mediante progresso funcional e promoo, segundo calendrio que observe os limites legais das despesas com pessoal. Art. 8 - O desenvolvimento do serventurio nas carreiras de que trata esta Lei ocorrer mediante progresso funcional e promoo, segundo calendrio que observe os limites legais das despesas com pessoal. III - Ao servidor que se encontrar na direo de serventias de juzo e de juizados especiais conferida a denominao funcional de escrivo. Art.4 (...) 2 - Ao servidor que se encontrar na direo de serventias de Juzo e de Juizados Especiais conferida a denominao funcional de Escrivo. IV - O exerccio de funo gratificada permitido tanto a serventurio ativo do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro quanto a aposentado. Art. 10 - O exerccio de funo gratificada privativo de serventurio ativo do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro. V - permitida a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada de servidor que se encontre em estgio experimental. Art. 11 - vedada a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada a servidor que se encontre em estgio experimental Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) III e V. E) IV e V.

Potrebbero piacerti anche