Sei sulla pagina 1di 23

Imagine um futuro em que...

... no exista pobreza nem fome. ... todas as mes tenham sade, as crianas no morram desnecessariamente e doenas como a tuberculose, a malria e o VIH/SIDA no existam.
Ficha Tcnica (provisria) Coordenao Armindo Gregrio, Cristina Peixinho e Joana Dias Autores OIKOS Cooperao e Desenvolvimento Design Maria Joo Barbosa Apoio: IPAD (Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento) Edio: Oikos- Cooperao e Desenvolvimento Grca Gralinha N. de Exemplares: 3000 Depsito Legal: ISBN: 978-972-8446-10-9 Junho 2010
1

... todos os meninos e meninas completem o ensino bsico e todos os homens e mulheres tenham oportunidades iguais. ... o ambiente esteja recuperado de longos anos de explorao e poluio e os pais tenham orgulho de o entregar aos seus lhos. ... a famlia global de naes e instituies esteja unida e em paz e as pessoas trabalhem em parceria, com ecincia e solidariedade, para eliminar a injustia e o sofrimento do mundo.
Declarao do Milnio das Naes Unidas (Adaptado)

Como surgiram os ODM?


Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio nasceram das grandes conferncias internacionais dos anos 90 sobre Populao, Ambiente, Gnero, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O seu grande mrito integrar os compromissos assumidos nessas conferncias numa grande agenda mundial de desenvolvimento, definindo metas claras e prazos nos quais devem ser cumpridas. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) contemplam a reduo da pobreza, a luta contra a fome, a reduo das mortalidades infantil e materna, a questo de gnero, a reverso da propagao do VIH/SIDA e a sustentabilidade do ambiente. Os ODM so uma oportunidade de conseguir um mundo melhor e mais justo para todos

Quantos so os ODM?
Existem oito Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM), associados a diferentes Metas e mais de quarenta Indicadores que descrevem o que necessrio para reduzir a pobreza e atingir o desenvolvimento sustentvel em 25 anos (de 1990 a 2015). Embora muitos pases estejam a cumprir as metas para atingir os objectivos traados, muitos outros no o fizeram.

No pouparemos esforos para libertar os nossos semelhantes, homens, mulheres e crianas, das condies indignas e desumanas de extrema pobreza, s quais esto submetidos actualmente mais de mil milhes de seres humanos. Estamos empenhados em fazer do direito ao desenvolvimento uma realidade para todos e libertar toda a humanidade da escassez de recursos.
Declarao do Milnio das Naes Unidas (2002)

O problema no que tenhamos tentado erradicar a pobreza global e falhado, mas que jamais uma tentativa sria e articulada tenha sido feita.
James Grant, ex-director da UNICEF.

Erradicar a pobreza um desafio grandioso que envolver um amplo conjunto de pessoas na realizao de esforos coordenados a nvel internacional, regional, nacional, municipal, comunitrio e, ainda, familiar e individual. No podemos deixar tudo nas mos de polticos e agentes governamentais.

Todos devemos participar!

Reforando a carta das Naes Unidas e confiando nos valores da Declarao do Milnio, comprometemo-nos a promover os sistemas econmicos nacionais e globais baseados nos princpios da justia, equidade, democracia, participao, transparncia, responsabilidade e incluso.
Consenso de Monterrei da ONU (Maro 2002).

No passado, as Naes Unidas lidavam apenas com governos. Sabemos agora que a paz e a prosperidade no podem ser alcanadas sem a parceria de governos, organizaes internacionais, iniciativa privada e sociedade civil. No mundo de hoje, dependemos uns dos outros.
Kofi Annan, Frum Econmico Mundial (1999).

Quais so os Objectivos e Metas de Desenvolvimento do Milnio?


Objectivos
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. 2. Alcanar a Educao Primria Universal

Por que precisamos de Objectivos?


Considera-se que: Se no soubermos para onde vamos no saberemos que caminho seguir. Falhmos no passado, pois no sabamos claramente onde queramos chegar. Hoje, a maioria das pessoas concorda que objectivos e metas ajudam indivduos, grupos, naes e organizaes internacionais a trabalhar juntos e de maneira mais concertada e coordenada. O ideal estabelecer uma breve lista de objectivos e metas com a qual a maioria das pessoas concorde e que possibilite um foco inicial para as aces. Outra vantagem em ter objectivos e metas claras que estes podem ser utilizados para medir progressos. Torna-se mais fcil realizar um processo de avaliao de acordo com os planos traados e tambm, saber a quem recorrer, caso os mesmos no cumpram o que foi planeado. Existem oito Objectivos do Desenvolvimento do Milnio (ODM) associados a diferentes metas e a mais de quarenta indicadores. Muitos dos mais importantes decisores mundiais estiveram envolvidos na sua definio e concordaram em trabalhar no sentido da sua implementao. Tais objectivos so resultado de muita reflexo, mas podem ainda verificar-se pequenos ajustes.

Metas para 2015


1. Reduzir para metade a percentagem de pessoas que vivem com menos de $1,25 por dia. 2. Reduzir para metade a percentagem de pessoas vtimas da fome. 3. Assegurar que todas as raparigas e rapazes frequentem e concluam com sucesso o ensino primrio.

3. Promover a igualdade 4. Eliminar as disparidades de gnero a nvel da educao entre os gneros e a primria e secundria at 2005 e em todos os nveis de educaautonomia da mulher. o at 2015. 4. Reduzir a mortalidade infantil. 5. Melhorar a sade materna. 5. Reduzir em dois teros a mortalidade de crianas com menos de cinco anos. 6. Reduzir em trs quartos o ndice de mortalidade materna.

6. Combater o VIH/ 7. Parar e inverter a propagao do VIH/SIDA. SIDA, a malria e outras 8. Parar e inverter o processo de propagao da malria e outdoenas. ras doenas graves at 2015. 9. Integrar os princpios da sustentabilidade ambiental nas polticas e programas governamentais e inverter a perda dos recursos ambientais. 10. Reduzir para metade a proporo da populao sem acesso sustentado a gua potvel e saneamento bsico. 11. Melhorar as condies de vida de, pelo menos, 10 milhes de moradores de bairros da lata. 12. Atender s necessidades especiais dos pases menos desenvolvidos, dos pases situados no interior e estados ilha em desenvolvimento. 13. Intensificar o desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, regulado, previsvel e no discriminatrio. 14. Lidar, globalmente e de forma integrada, com a dvida dos pases em desenvolvimento. 15. Desenvolver e implementar, em cooperao com os pases em desenvolvimento, estratgias orientadas para o trabalho digno e produtivo dos jovens. 16. Disponibilizar, em cooperao com o sector privado, as novas tecnologias, especialmente as de informao e comunicao.

Quem decidiu quais deveriam ser os objectivos?


Conferncias Mundiais sobre o Desenvolvimento Pataia Nova Iorque Rio de Janeiro Cairo Pequim Copenhaga Istambul Lisboa Maputo Nova Iorque Bruxelas Monterrei Joanesburgo Educao para Todos Crianas Ambiente e Desenvolvimento Populao e Desenvolvimento Mulheres Desenvolvimento Social Aglomerados Urbanos- Habitat Juventude Minas Terrestres Cpula do Milnio Pases Menos Desenvolvidos Financiamento para o Desenvolvimento Desenvolvimento Sustentvel
5

7. Assegurar a sustentabilidade ambiental.

8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Desde 1990 a ONU tem organizado uma srie de conferncias mundiais para estabelecer o que deve fazer parte da agenda do desenvolvimento. Tal foi necessrio por se ter chegado concluso que a pobreza estava a aumentar e que a falta de recursos no era a nica explicao para este aumento.

1990 1990 1992 1994 1995 1995 1996 1998 1999 2000 2001 2002 2002

No final dos anos 90, uma lista de Metas Internacionais de Desenvolvimento deu origem aos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio. A lista completa dos Objectivos, Metas e Indicadores de Desenvolvimento do Milnio surgiu pela primeira vez em Setembro de 2001, no documento da ONU Roteiro de Metas para a Implementao da Declarao do Milnio das Naes Unidas. A Declarao foi aprovada em Setembro de 2001. O contedo dos documentos das Naes Unidas foi aprovado pelos 147 chefes de Estado e de Governo e 191 Estados Membros, que adoptaram a Declarao do Milnio. O trabalho tcnico de unificar as listas foi realizado pelo Secretariado das Naes Unidas, que actuou em conjunto com os representantes do Fundo Monetrio Internacional (FMI), da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e do Banco Mundial. Embora em grande parte elaborado em sesses internacionais, este trabalho teve por base ideias provenientes de cada um dos pases que desenvolveram as suas prprias estratgias de combate pobreza.

Quem define os planos para atingir os objectivos?


A tarefa ambiciosa. Muitas pessoas tero que ser envolvidas de diferentes maneiras. Os Objectivos do um sentido de finalidade e direco comuns ao processo de desenvolvimento, porm necessria uma forte base de apoio e uma campanha coordenada para agregar mais pessoas nessa tarefa. A nvel global, regional e nacional, ter que se atigir um grau de apoio eficaz para o desenvolvimento e erradicao da pobreza. A nvel nacional, municipal, comunitrio, familiar e individual, importa assegurar que sejam planeadas, implementadas e monitorizadas actividades adequadas. As tentativas para reduzir a pobreza feitas no passado deram-nos muitas lies. Por exemplo, a necessidade de envolver a iniciativa privada, grupos da sociedade civil e os media no processo de planeamento, implementao e monitorizao a todos os nveis (do global ao local). Tambm se torna necessria a consciencializao dos custos sociais de quaisquer planos, que devem ser elaborados de modo a no causar demasiada presso sobre as pessoas mais vulnerveis.

Toda a famlia ONU de Estados Membros, organizaes internacionais, fundos, agncias, programas, sector privado e sociedade civil devem unir-se para cumprir os compromissos expressos na Declarao do Milnio. O Sucesso requer solidariedade!
Roteiro de Metas da ONU (Setembro de 2001)

Pobreza fome. Pobreza falta de abrigo. Pobreza estar doente e no ter condies de ir ao mdico. Pobreza no ter condies de ir escola e no saber ler. Pobreza no ter um emprego, temer o futuro, viver um dia de cada vez. Pobreza perder uma criana devido a uma doena causada pela gua poluda. A pobreza, geralmente, tem a face de uma mulher. Pobreza a falta de poder, falta de representao e de liberdade.
Banco Mundial Voices of the Poor.

O novo nfase colocado no estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento (ODM 8) significa que, no futuro, toda a famlia das Naes Unidas, organizaes internacionais, fundos, agncias, programas, sector privado e sociedade civil trabalharo em conjunto para vencer os desafios inscritos na Declarao do Milnio, em geral e nos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio, em particular.

Enquanto os governos organizam a estrutura de operao, espera-se que as empresas, por sua vez, possam atrair parceiros srios e consistentes para o processo de desenvolvimento. necessrio sensibilizar estas empresas a ter em conta no apenas os aspectos econmicos ou financeiros, mas tambm o seu compromisso com o desenvolvimento, com a igualdade de gnero e com o ambiente (responsabilidade social).
Consenso de Monterrei da ONU (Maro de 2002)

Qual o melhor governo? Aquele que nos ensina como nos devemos governar
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Poeta alemo.
6

Desde 1990 que muitos pases em desenvolvimento tm implementado estudos sobre estratgias para a reduo e erradicao da pobreza. Em muitos desses pases, tais documentos so considerados de grande importncia e, como tal, devem incluir um plano mais ou menos detalhado para atigir os ODM.

Quanto custar a implementao dos Objectivos e quem os financiar?


Alm dos nveis correntes de auxlio, para que sejam alcanados os objectivos globais so necessrios entre 40 e 100 mil milhes de dlares por ano. Em 1970, os pases mais ricos do mundo, atravs da Assembleia Geral das Naes Unidas, comprometeram-se a destinar 0,7% dos seus rendimentos nacionais para a Ajuda Pblica ao Desenvolvimento (APD). Se todos tivessem cumprido essa promessa, 114 mil milhes de dlares estariam disponveis em cada ano para apoio aos pases em Desenvolvimento. Os programas de alvio de dvidas dos Pases Pobres Muito Endividados (PPME), ligados ao Estudo de Estratgias de Reduo da Pobreza (EERP) desde 1999, esto a comear a produzir impactos, porm h ainda muito mais a fazer.

Quem executar os planos?


Hoje, a maioria das pessoas concorda que se pretendermos atingir um desenvolvimento sustentvel e de longo prazo, necessrio que as comunidades locais sejam envolvidas nos processos de criao, planeamento, execuo e monitorizao poltica. As pessoas tm o direito de controlar o que acontece nas suas vidas e necessitam de informaes sobre todas as alternativas possveis, podendo agir de forma mais eficaz quando participam em organizaes baseadas no interesse comum, que constituem a sociedade civil.

Os recursos para combater a pobreza existem. O mundo tem os recursos para reduzir mortes por doenas que podem ser prevenidas, e para tratar a desnutrio, porm esses fundos esto concentrados em poucos pases. Em 1960, os 20% mais ricos do planeta eram 30 vezes mais ricos que os 20% mais pobres. Em 1998, essa proporo aumentou para 83 vezes.
World Vision (2002)

Os ODM continuam sem ser cumpridos, mas tambm continuam viveis e acessveis. Se o legado de nossa gerao pretende ser mais do que uma srie de promessas quebradas, necessrio trazer de volta a direo para o caminho dos ODM, atravs de: uma liderana comprometida; parcerias mais fortes; recursos adicionais; maior participao da populao carente.

Um dos principais desafios para o futuro o de ajudar as populaes pobres a trabalhar com mais eficincia e a receber melhor remunerao pelo seu trabalho, o que est ligado a ideias mais amplas sobre a equidade em relao criao e distribuio da riqueza. Em muitos pases, s o dinheiro no uma resposta. Mesmo que um pas disponha de recursos suficientes, boas polticas e um sistema eficiente de servios, a pobreza poder continuar a atingir a populao. Vivemos num mercado global, onde as regras so pouco justas. Para a erradicao da pobreza necessrio combater as suas causas. Possveis recursos para alcanar os ODM:
Concesso de ajudas diversas; Alvio de dvidas; Investimentos do sector privado; Emprstimos bancrios a juros baixos; Condies mais justas de comrcio;
8

Hoje, consenso geral que as organizaNo demasiado tarde para es do sector privado desempenham um realizar o sonho at 2015. papel bastante importante. Entre estas organizaes, atravs das quais se produz riqueza e se geram empregos, incluemPNUD & UNICEF (Junho de 2002) -se tanto as grandes transnacionais, que actuam globalmente, como as pequenas e mdias empresas, que actuam localmente, oferecendo um espao natural para as pessoas dotadas de esprito empreendedor. Porm, as organizaes do sector privado devem ter em mente o respeito pelo ambiente em que actuam e a promoo da responsabilidade social. Muitos dos problemas que atingem as pessoas comuns so de origem tecnicamente complexa, devendo ser enfrentados escala global. Ao longo dos anos, criaram-se organizaes internacionais para tratar das questes do desenvolvimento internacional, comrcio e finanas. A ONU assumiu o desafio de fazer com que um grande nmero de pessoas trabalhe de forma conjunta e coordenada. A Campanha do Milnio das Naes Unidas criou uma coligao para a aco atravs dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, o que ajudar a construir uma 9

Melhor governana; Sistemas tributrios mais eficientes e justos; Melhores polticas (incluindo as macroeconmicas); Administrao mais eficiente; Melhor utilizao de recursos.

poderosa rede de organizaes da sociedade civil, parlamentos e agentes governamentais de norte a sul. A campanha tambm elevar a conscincia global, mobilizando o apoio e a aco poltica, populares, para alcanar os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio.

Como sero monitorizados e avaliados os planos?


As Metas e os Indicadores dos Objectivos so uma realidade. A eficcia dos mesmos pode ser analisada atravs de registos e estatsticas. O Grupo de Desenvolvimento da ONU actuar como analista de indicadores (scorekeeper), produzindo anualmente relatrios especiais sobre o progresso global, e relatrios mais abrangentes de cinco em cinco anos. Esses relatrios faro lembrar ao mundo que as coisas esto a funcionar e indicaro quais as reas que precisam de ser melhoradas. O Grupo de Desenvolvimento das Naes Unidas tambm ajudar cada um dos pases a elaborar regularmente os seus prprios relatrios acerca dos ODM. Esses relatrios devero ser curtos, informativos, ilustrados e de fcil leitura, afim de captar a ateno dos lderes e decisores polticos e ajudar a mobilizar as comunidades, a sociedade civil, o pblico em geral e os mdia. Saber poder! Se as pessoas pobres tiverem acesso a mais e melhor instruo, maiores sero as possibilidades de melhorar as suas condies de vida. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio, as metas e os indicadores podem ser poderosas ferramentas para moldar o futuro do mundo. Os decisores polticos prometeram cumprir esses objectivos. Compete-nos a ns reunir essas informaes e faz-los cumprir as suas promessas.

Os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) e os Direitos Humanos


Em 2008, assinalou-se o 60 aniversrio da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Apesar de terem decorrido seis dcadas de grande crescimento econmico e desenvolvimento, a injustia, a pobreza e a desigualdade continuam a existir no nosso planeta. Neste sentido, qualquer resposta que pretenda contribuir para ultrapassar esta situao deve ter em conta a integrao de uma abordagem baseada nos direitos humanos e a definio de metas que contribuam para a concretizao dos ODM. Os direitos humanos e os ODM tm muito em comum. Partilham princpios de orientao tais como a participao, o empoderamento, e a apropriao local; possibilitam uma base mais slida para a prestao de contas por parte dos governos e das organizaes; e, mais importante, conjugam-se na promoo do desenvolvimento humano sustentvel.
11

10

Como sero monitorizados e avaliados os planos?


Objectivos de Desenvolvimento do Milnio ODM 1: Erradicar a pobreza extrema e a fome Direitos Humanos Fundamentais Declarao Universal dos Direitos Humanos, art. 25(1); ICESCR art. 11.

Trabalho Decente e Objectivos de Desenvolvimento do Milnio


ODM 1: Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome Elementos da Agenda Global do Emprego - Emprego produtivo para a erradicao da pobreza e desenvolvimento; - Polticas activas para o emprego, reduo da pobreza, segurana e equidade; - Comrcio e investimento para um emprego produtivo e acesso aos mercados para os pases em desenvolvimento; - Mudana tecnolgica para um aumento de produtividade, criao de emprego e melhoria dos padres de vida; - Poltica macroeconmica para o crescimento e emprego; - Emprego digno atravs do empreendedorismo; - Empregabilidade atravs da melhoria dos conhecimentos e competncias. Normas e Referenciais Relevantes - Declarao da OIT acerca dos Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho, reflectindo os valores das oito principais convenes: Liberdade de associao e reconhecimento efectivo do direito negociao colectiva; Eliminao de todas as formas de trabalho forado; Abolio do trabalho infantile; Eliminao da discriminao no emprego e ocupao. - Conveno sobre Segurana Social (Padres Mnimos), 1952 (N102); - Conveno sobre as Polticas de Emprego, 1964 (N.122) e Recomendao, 1984 (N.169); - Conveno acerca das Organizaes dos Trabalhadores Rurais, 1975 (N141); - Conveno acerca do Desenvolvimento dos Recursos Humanos, 1975 (N142) e Recomendao, 2004 (N195); - Conveno acerca da Segurana e Sade no Trabalho, 1981 (N155); - Conveno acerca dos Povos Indgenas, 1989 (N169); - Criao de Emprego nas Pequenas e Mdias Empresas. Recomendao, 1998 (N189) - Promoo das Cooperativas. Recomendao, 2002 (N193).

Declarao Universal dos Direitos Humanos, ODM 2: Alcanar a educao primria universal art 25(1); ICESCR, art. 13 e 14; CRC, art 28(1) (a); CEDAW, art 10; CERD art 5(e)(v). ODM 3: Promover a igualdade entre os gneros Declarao Universal dos Direitos Humanos, e a autonomia da mulher art.2; CEDAW; ICESCR, art. 3; CRC, art. 2. ODM 4: Reduzir a mortalidade infantil Declarao Universal dos Direitos Humanos, art. 25; CRC, art. 6, 24(2)(a); ICESCR, art. 12(2)(a). Declarao Universal dos Direitos Humanos, art. 25; CEDAW, art. 10(h), 11(f), 12, 14(b); ICESCR, art. 12; CRC art.24(2) (d); CERD, art. 5(e)(iv). Declarao Universal dos Direitos Humanos, art. 25; ICESCR, art.12; CRC, art.24; CERD, art. 5(e)(iv).

ODM 5: Melhorar a sade materna

ODM 6: Combater o VIH/SIDA, a malria e outras doenas

Declarao Universal dos Direitos Humanos, ODM 7: Assegurar a sustentabilidade ambiental art. 25 (1); ICESCR, art.11(1) e 12; CEDAW, art. 12(2)(h); CRC, art.24; CERD, art. 5(e)(iii). ODM 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento Artigos da Carta 1(3), 55 e 56; Declarao Universal dos Direitos Humanos, art.22 e 28; ICESCR, art. 2(1), 11(1), 15(4),22 e 23; CRC, art. 4,24(4) e 28(3).

ODM 2: Alcanar a Educao Primria Universal Elementos da Agenda Global do Emprego Normas e Referenciais Relevantes - Conveno acerca da Idade Mnima, 1973 (N138) estabelece que a idade mnima para o emprego no deve ser inferior idade de concluso do ensino obrigatrio e, em nenhuma circunstncia inferior aos 15 anos (ou, quando assim definido, 14 anos); - Conveno acerca das Piores Formas do Trabalho Infantil, 1999 (N182) apela efectiva eliminao das piores formas de trabalho infantil, tendo em considerao a importncia da educao bsica para todos; - Conveno acerca dos Povos Indgenas, 1989 (N169); - Conveno acerca da Segurana e Sade no Trabalho, 1981 (N155).

ICESCR Protocolo Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. ICCPR Conveno Internacional dos Direitos Civis e Polticos CDR - Conveno dos Direitos da Criana CEDAW - Conveno Internacional Para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra a Mulher CERD Conveno Internacional para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial.

Deste modo, cumprir os ODM no meramente a concretizao de um compromisso assumido na Declarao do Milnio por 189 Estados; cumprir os ODM dar um importante passo na proteco e respeito pelos direitos humanos. Os ODM podem funcionar como um referencial, facilmente mensurvel, do efectivo empenho dos Estados e de toda a Comunidade Internacional no respeito pelos direitos humanos.
12

- Eliminao do trabalho infantil; - Promoo do trabalho digno e formao ao longo da vida.

13

ODM 3: Promover a igualdade entre os gneros e a autonomia da mulher Elementos da Agenda Global do Emprego - Promoo da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, actividades geradoras de rendimento e de activos de educao e formao; - Intervenes especificamente orientadas para as questes de gnero e dirigidas a homens e mulheres; - Iniciativas de proteco social; - Empoderamento (empowerment) das mulheres atravs de organizaes de empregadores e trabalhadores; - Dilogo social e negociao colectiva para a equidade de gnero; - Promoo do respeito pelos direitos e normas internacionais do trabalho. Normas e Referenciais Relevantes

ODM 5: Melhorar a Sade Materna Elementos da Agenda Global do Emprego - Proteco da maternidade para todas as mulheres trabalhadoras durante a gravidez, o parto e o aleitamento; - Investimento em recursos humanos e infraestruturas no mbito dos servios de sade; - Alargamento do acesso a servios de sade e esquemas de segurana social; - Direitos e condies de trabalho dignas para os trabalhadores da sade; - Acesso das mulheres trabalhadoras a servios de preveno e tratamento do VIH/SIDA; - Melhoria na educao, emprego e estatuto das meninas e mulheres. Normas e Referenciais Relevantes - A Conveno de Proteco da Maternidade, 2000 (N 183) abrange: Acesso a cuidados mdicos, inclundo pr-natal e ps-parto, alm de cuidados hospitalares quando necessrio; Licena de maternidade; Benefcios financeiros durante a licena de maternidade; Proteco na sade o direito da mulher grvida ou em aleitamento a no realizar trabalhos perigosos para a sua sade ou sade da criana; Proteco do emprego o direito a regressar ao posto de trabalho, ou a uma posio equivalente, no final da licena de maternidade; No-discriminao a maternidade no deve ser uma fonte de discriminao em matria de emprego. - Conveno da Segurana Social (Padres Mnimos), 1952, (N 102); - Conveno acerca dos Cuidados Mdicos e Benefcios em Situao de Doena, 1969(N 130).

- Conveno sobre a Igualdade na Remunerao, 1951 (N 100); - Conveno sobre a Discriminao (Emprego e Ocupao), 1958 (N 111); - Conveno e Recomendao sobre os Trabalhadores com Responsabilidades Familiares (N 156); - Conveno acerca da Proteco da Maternidade; - Conveno sobre o Desenvolvimento de Recursos Humanos, 1975 (N 142) e Recomendao, 2004 (N 195).

ODM 4: Reduzir a Mortalidade Infantil Elementos da Agenda Global do Emprego - Acesso aos cuidados de sade familiar e outras medidas de segurana social disponveis para as famlias; - Investimento em recursos humanos e infraestruturas no mbito dos servios de sade; - Proteco da maternidade para todas as mulheres trabalhadoras durante a gravidez, parto e aleitamento; - Boas condies de sade, higiene e segurana no trabalho; - Polticas de conciliao do trabalho e da famlia, que permitam aos pas a prestao de cuidado adequado aos filhos; - A eliminao das piores formas do trabalho infantil. Normas e Referenciais Relevantes - Conveno acerca da Proteco da Maternidade (N 183) e Recomendao (N 191), 2000; - Conveno acerca da Segurana e Sade no Trabalho, 1981 (N 164); - Conveno sobre os Trabalhadores com Responsabilidades Familiares (N 156) e Recomendao (N 165) 1981; - Conveno acerca das Piores Formas do Trabalho Infantil, 1999 (N 182); - Conveno da Idade Mnima, 1973 (N 138); - Conveno da Segurana Social (Padres Mnimos), 1952, (N 102); - Conveno acerca dos Cuidados Mdicos e Benefcios em Situao de Doena, 1969 (N 130).

ODM 6: Combater o VIH/SIDA, a Malria e outras doenas Elementos da Agenda Global do Emprego - Proteco dos direitos dos trabalhadores; - Preveno do VIH/SIDA atravs da educao, programas de sensibilizao, e apoio prtico mudana de comportamentos; - Apoio e cuidado, incluindo acesso a benefcios sociais, acomodao razovel das tarefas no local de trabalho, bem como o tratamento em ambientes onde os sistemas locais de sade so insuficientes. Normas e Referenciais Relevantes - Conveno da Segurana Social (Padres Mnimos), 1952, (N 102); - Conveno acerca dos Cuidados Mdicos e Benefcios em Situao de Doena, 1969 (N 130) e Recomendao (N 134), 1969; - Conveno acerca da Discriminao no Emprego e Ocupao, 1958 (N 111); - Conveno acerca dos Servios de Sade Ocupacional, 1985 (N 161); - Conveno acerca das Piores Formas do Trabalho Infantil, 199 (N 182); - Conveno sobre a Proteco da Maternidade, 200 (N 183). De destacar ainda o Cdigo de Prticas da OIT acerca do VIH/ SIDA e o Mundo do Trabalho.
15

14

ODM 7: Assegurar a Sustentabilidade Ambiental Elementos da Agenda Global do Emprego Normas e Referenciais Relevantes

Os 8 ODM em detalhe
OBJECTIVO 1:

- Conveno sobre Polticas de Emprego, 1964, (N122) e Recomendao, 1984 (N169); - Conveno sobre o Desenvolvimento de Recursos Humanos, 1975 (N142) e Recomendao, 2004 (N195); - Maior coerncia entre - Conveno acerca do Ambiente de Trabalho (Poluio do Ar, Rudo e as polticas econmicas, Vibrao) (N148) e Recomendao (N156), 1977; sociais e ambientais; - Conveno acerca da Sade e Segurana no Trabalho, 198 (N155); - Conveno sobre os Povos Indgenas, 1989 (N169); - Promoo de modelos - Conveno acerca dos Produtos Qumicos (N170) e Recomendao de desenvolvimento que (N177), 1990; garantam igualdade - Conveno acerca dos Asbestos, 1986 (N162) e Recomendao de oportunidade para (N172), 1986; todos, expandam os - Conveno sobre a Preveno de Grandes Acidentes Industriais, 1993 meios de subsistn(N174); cia sustentveis e o - Conveno acerca da Segurana e Sade nas Minas, 1995 (N176); emprego, e reduzam as - Conveno acerca da Segurana e Sade na Agricultura, desigualdades 2001(N184); - Recomendao acerca da Criao de Postos de Emprego em Pequenas e Mdias Empresas, 1998 (N189); - Declarao da OIT acerca dos Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

ODM 8: Desenvolver uma Parceria Global para o Desenvolvimento Elementos da Agenda Global do Emprego - Promover o trabalho digno enquanto objectivo global para uma globalizao justa; - Encorajar o emprego atravs da mudana tecnolgica; - Monitorizao directa e promoo da meta de emprego dos jovens; - Capacitao das Organizaes de empregadores e trabalhadores para uma participao eficaz nas agendas de desenvolvimento nacionais. Normas e Referenciais Relevantes - A Agenda Global para o Emprego, promovida pela OIT assinala prioridades chave para o emprego de jovens. Este tema tem uma ntima articulao com as questes da igualdade de oportunidades, desenvolvimento de recursos humanos e eliminao do trabalho infantil; - Declarao da OIT acerca dos Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

Erradicar a pobreza extrema e a fome


Combater a pobreza extrema e a fome o primeiro dos Objectivos do Milnio. A fome afecta um tero da populao mundial. uma vergonha para a humanidade que, no incio do sculo XXI a fome e a pobreza sejam os problemas mais graves com que se confronta. Na verdade, apesar da tecnologia e capacidade para produzir alimentos suficientes para toda a humanidade, a fome e a desnutrio afectam ainda uma parte importante da populao mundial. evidente que, dada a dimenso do problema da fome e da pobreza extrema, se no se conseguir avanar neste terreno, muitas outras propostas ficaro por concretizar.

16

17

ODM 1
A que se deve a fome e a pobreza extrema?
- A fome deve-se em grande medida aos baixos rendimentos e desigualdade no acesso a recursos como a terra, a gua, o crdito, os mercados e a tecnologia. - Tradicionalmente e at aos anos 80, a fome estava relacionada apenas com a escassez de alimentos. No entanto, ficou comprovado que a questo est mais relacionada com a distribuio dos alimentos existentes do que com a produo ou abastecimento escala nacional. - A pobreza determinada pela ausncia de rendimentos mnimos (um quarto da populao mundial sobrevive com menos de um dlar por dia), mas tambm causada por factores como o analfabetismo, a falta de acesso gua ou a falta de assistncia sanitria.

Dos 6.000 mil milhes de pessoas que vivem na Terra, 4.500 milhes vivem beira da subsistncia; destas, 2.000 milhes passam fome diariamente e mais de 850 milhes vivem com uma falta extrema de alimentos. No mundo, uma em cada trs pessoas passa fome diariamente e duas em cada trs vivem em situao de pobreza extrema. Na frica Subsariana, 35% das pessoas sofrem de desnutrio. Na zona da sia e Pacfico quase chegam aos 20%. Na Amrica Latina e nas Carabas supe-se que atinjam os 10%. 75% das pessoas que passam fome vivem nas zonas rurais. Os alimentos existem mas as pessoas mais pobres que no os podem adquirir por falta de posses. A soluo est na distribuio de alimentos escala nacional e mundial. A pobreza no algo exclusivo dos pases em desenvolvimento. Nos pases considerados desenvolvidos subsistem importantes bolsas de pobreza e enormes desigualdades. Existem pases, como o caso dos Estados Unidos, cujas camadas sociais mais pobres no podem custear os gastos essenciais com a sade.

Contudo

Qual a situao actual?


A fome evitvel. A capacidade que temos de produzir alimentos daria para alimentar o dobro da actual populao mundial. Desde 1970 que a produo alimentar nos pases em desenvolvimento triplicou, superando o aumento demogrfico. Desde 1990 que se verificam progressos importantes na luta contra a pobreza e a fome em vrias regies do mundo: pases rabes, sia e Pacfico, Amrica Latina e Carabas. A percentagem de pessoas a viver em extrema pobreza diminuiu de cerca de um tero para menos de um quinto entre 1990 e 2004. As regies onde aconteceram os maiores retrocessos so a frica Subsariana e os pases da antiga Unio Sovitica. Em 1990, 71% da populao mundial tinha acesso gua potvel. Passados dez anos j se tinha alcanado os 78%. Constatou-se que a pobreza tem maior repercusso nas mulheres que assumem a responsabilidade das famlias. Esto a ser desenvolvidos muitos programas especficos dirigidos a mulheres, atravs de solues como microcrditos, criao de cooperativas ou formao.

Que posso eu fazer?


Informe-se se no seu bairro, na sua povoao ou freguesia em colectividades ou associaes que trabalhem para ajudar os mais pobres, tanto na sua prpria zona (a pobreza tambm est entre ns, como j vimos) como noutras regies do mundo. Colabore e comprometa-se na medida do possvel. Pode realizar uma campanha contra a fome e a pobreza na sua escola ou faculdade. Pode propor aos professores e aos alunos, por exemplo, as seguintes actividades: elaborao de contos, desenhos, exposies, peas de teatro e colocao de cartazes alusivos a este tema na entrada da escola. Participe como voluntrio em aces contra a fome promovidas pelas ONGD e organizaes mais activas nesta causa. Fale com a sua autarquia, junta de freguesia e associaes juvenis, desportivas ou culturais para que colaborem na difuso da Campanha PobrezaZero. Experimente o truque na sua escola ou no seu bairro. Criar uma pequena cooperativa de troca no assim to complicado. Pode ampliar o seu crculo de amigas e amigos numa actividade que no implica o consumo ou gastar dinheiro, atravs da partilha de objectos que j no tm serventia, trocando assim capacidades, saberes e efectuando doaes. Consuma responsavelmente contrariando o consumismo que nos rodeia. faa uma simples reflexo: ainda que o possamos pagar, no melhor pensar duas vezes antes de trocar, por exemplo, de telemvel?

18

19

OBJECTIVO 2:

ODM 2
Quais os principais obstculos para se alcanar o ensino primrio universal?
- O trabalho infantil, sob a forma de servido ou escravatura que no permite s crianas irem escola, nem lhes d tempo suficiente para brincar, ainda atinge muitos pases. Muitas multinacionais esto envolvidas no trabalho e explorao infantil que se calcula atinja 218 milhes de crianas entre os 5 e os 17 anos, das quais 126 milhes realizam trabalhos perigosos. - As guerras e as consequentes deslocaes de populao so um factor de explorao dos mais dbeis - as crianas - provocando o inevitvel desmembramento familiar, assim como a paralisao de qualquer processo educativo em curso. - A falta de dinheiro dos estados mais pobres dificulta a contratao de professores em condies dignas assim como a melhoria das infraestruturas. - As crianas so vitimas directas das situaes de pobreza, das pandemias (SIDA, malria, entre outras), e das situaes dramticas de falta de gua e alimentos. evidente que, quando falta o bsico, a educao considerada um luxo.

Qual a situao actual?

Alcanar o ensino primrio universal


Ainda que em muitas partes do mundo tenha aumentado a taxa de escolarizao das crianas, h que redobrar esforos se realmente quisermos alcanar o objectivo de uma escolarizao universal plena. A falta de formao bsica, quer nas comunidades, quer nos pases, impede a qualificao profissional dos cidados, minando a estrutura econmica e social e impossibilitando o fim da pobreza. Um sistema democrtico tambm no se pode consolidar com uma percentagem to elevada de populao analfabeta e que, consequentemente, no pode exercer os seus plenos direitos. O baixo ndice de matrculas e, sobretudo, o abandono escolar precoce, esto fortemente relacionados com a pobreza. A sua erradicao depende, em boa medida, de se conseguir uma educao bsica para todos e de aumentar os esforos na escolarizao das raparigas, que apresentam maiores ndices de excluso e de abandono dos estudos.

Durante os anos 90, o nmero de matrculas na educao primria cresceu em todas as regies do mundo. Na sia Oriental e no Pacfico, na Europa Oriental e pases da antiga Unio Sovitica e na Amrica Latina e Carabas, mais de 90% das crianas foram matriculadas na escola primria. Na sia Meridional foram matriculadas 79% e nos pases rabes a percentagem foi de 77%. Em 2005 cerca de 72 milhes de crianas, em idade escolar, no frequentavam o ensino primrio. 781 milhes de adultos no sabem ler nem escrever dois teros destes so mulheres.

20

21

Contudo
O aumento da escolarizao das crianas muito lento. Uma em cada cinco crianas no mundo (114 milhes) no est matriculada na escola. Hoje em dia, mais de 100 milhes de crianas, 60% das quais so meninas, no vo escola. Na frica Subsariana, ainda que na dcada de 90 a taxa de escolarizao tenha aumentado em 3%, o nmero de matrculas continua a ser muito baixo, inferior a 60%. A isto h que acrescentar um ndice de abandono escolar muito alto (s uma em cada trs crianas acaba a escolaridade primria). H progressos em muitos pases, como o Senegal, o Mali, o Togo e o Ruanda, mas os retrocessos tambm so muitos noutros pases, casos da Nambia, da Repblica Democrtica do Congo ou da Tanznia. H pases, como a Nigria, onde apenas 26% das crianas vo escola. As inscries no ensino primrio aumentaram de 80% em 1991 para 88% em 2005. Esta evoluo verificou-se, principalmente, a partir de 1999. Apesar de tudo, regies como a frica Subsariana, o sudeste asitico e a Ocenia esto ainda longe de atingir a meta traada. Na sia Oriental e Pacfico, que constituem uma percentagem muito importante da populao mundial, o nmero de crianas que vai escola tem diminudo, principalmente na China e nas Filipinas. A precaridade do sistema educativo nos pases pobres pode ilustrar-se com um exemplo: na Serra Leoa, o pas mais pobre do mundo, o vencimento mensal de um professor em 2003 era de 38 euros.

OBJECTIVO 3:

Que posso eu fazer?


Entre em contacto com entidades que trabalhem na promoo da educao no mundo e colaborar como voluntrio/a. No caso de ser estudante, promova uma campanha de sensibilizao na sua prpria escola. Pode comear por conhecer as experincias pessoais dos seus colegas: como so as escolas dos pases de origem e como eram as dos seus pais? A partir da pode organizar uma exposio com desenhos, fotografias, vdeos, montagens digitais, etc. Procure conhecer em pormenor uma zona carenciada do mundo e tente envolver a escola do seu bairro num projecto concreto de colaborao. Pode conhecer iniciativas e recolher ideias na pgina web da oikos em www.oikos.pt.
22

Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher


A discriminao das mulheres est enraizada em muitas sociedades. Chega a ser considerado algo normal e em muitas ocasies este grave problema no entendido como tal. Pensa-se que o natural um estado de coisas que faz com que as mulheres estejam subordinadas aos homens, tenham menos direitos, cobrem salrios inferiores por um mesmo trabalho ou possam ser agredidas pelos seus maridos. Muitas mulheres em todo o mundo trabalham h dcadas para conseguir a igualdade de direitos, lutando ao mesmo tempo por um mundo mais justo e solidrio. J se realizaram cinco reunies mundiais (como as de Pequim e Nova Iorque) nas quais se fizeram ouvir as vozes de mulheres dos cinco continentes. Ainda que muitas coisas estejam a mudar, como temos podido constatar na nossa prpria sociedade nos ltimos 30 anos, os progressos no so iguais em todo o mundo. Em termos gerais, as diferenas de gnero so mais significativas nas regies do Mdio Oriente, sia Meridional, frica do Norte, frica Ocidental e Central.
23

ODM 3
Que consequncias tem a desigualdade entre homens e mulheres?
- No podemos atingir o ensino primrio universal sem uma maior participao das raparigas. Assim, os Objectivos 2 e 3 esto inter-relacionados. As meninas e as jovens tm muito mais dificuldades em estudar e completar os estudos que os seus companheiros masculinos. O abandono escolar precoce tambm afecta mais as raparigas que os rapazes, porque s mulheres que se atribui, quase exclusivamente, a tarefa de cuidar dos filhos e da famlia. - Est comprovado que uma rapariga no escolarizada tem muito mais possibilidades de viver na pobreza, casar-se ainda adolescente, ter muitas gravidezes seguidas, morrer durante o parto ou perder os seus filhos por doena. - O analfabetismo, grande obstculo para barreira para sair da pobreza, atinge muito mais as mulheres que os homens dois teros da populao adulta analfabeta so mulheres. - Muitas vezes as mulheres tm acesso limitado aos servios de sade, o que aumenta os riscos decorrentes da maternidade e, consequentemente, os ndices de mortalidade infantil.

Contudo
Metade da populao constituda por mulheres, proporo igualitria que no respeitada em todos os campos. Dois dos aspectos que ilustram a dimenso do problema so o facto de 70% das pessoas que vivem com menos de um dlar por dia serem mulheres e, no que respeita propriedade, s 1% da terra pertencer directamente a mulheres. Aproximadamente 860 milhes de pessoas com mais de 15 anos, em todo o mundo, so analfabetas. Destas, duas em cada trs so mulheres. Existem regies do globo onde ainda se verifica um alto ndice de falta de escolarizao mas onde ainda possvel mudar o destino de muitas meninas. A situao especialmente grave na sia Meridional e na frica Subsariana, regies onde a situao agravada pelos altos ndices populacionais. A nvel da educao, embora tenham havido progressos em relao desigualdade, em mais de metade dos pases do mundo h estagnao. Ainda assim, mais de 60 pases em 156 com informao disponvel tm revelado algum progresso.

Que posso eu fazer?


Realize uma campanha na escola do seu bairro sobre sensibilizao e preveno da violncia sobre as mulheres. Pode pedir apoio a organizaes que tenham editado materiais e que o (a) possam aconselhar. Se for estudante, pea aos professores e direco da escola que promovam junto dos alunos uma formao sobre as relaes afectivo-sexuais, assim como orientao para o emprego numa perspectiva no sexista. Zele para que os direitos das suas colegas de trabalho ou de escola sejam respeitados em todos os domnios. Denuncie todas as situaes que atentem contra a dignidade das meninas ou das raparigas. Se for estudante, acolha e acompanhe as meninas de origem estrangeira na sua prpria escola: faa com que se sintam como em sua prpria casa. Solicite aos professores e direco da sua escola que se utilize uma linguagem no sexista que d visibilidade presena feminina. Por exemplo: alunas e alunos. Na Holanda, est a ser levada a cabo uma iniciativa que consiste em convidar mulheres que trabalham em ambientes laborais no feminizados e que ocupam cargos de responsabilidade para relatarem nas escolas a sua experincia aos alunos, como forma de contribuio para a erradicao de esteretipos e papis aprendidos.

Qual a situao actual?


A diferena entre ambos os sexos no que se refere educao primria tem vindo a ser reduzida sistematicamente desde 1980. Apesar das dificuldades, a presena da mulher na esfera pblica aumentou significativamente nos ltimos 20 anos. So vrios os factores determinantes da representao poltica das mulheres, entre eles a vontade poltica, a fora dos movimentos femininos nacionais e a nfase continuada da comunidade internacional na igualdade de gnero e fortalecimento do poder das mulheres. Porm, o factor mais decisivo o sistema de quotas. Em 2006, os pases em que existe este sistema quase duplicaram o nmero de mulheres eleitas, em comparao com pases em que tal sistema inexistente.

uma ideia que podemos seguir.


24 25

OBJECTIVO 4:

ODM 4
Que solues para reduzir a mortalidade infantil?
- As solues centram-se no acesso gratuito das mes, crianas, e famlias aos servios de sade, educao bsica, aos recursos nutricionais bsicos (alimentao) e acesso a gua potvel. - So tambm determinantes a falta de informao e de servios de assistncia comunitrios. Exemplo disto a aleitao materna: apesar de todas as recomendaes da Organizao Mundial de Sade a seu favor, muitos pases pobres continuam a promover a aleitao artificial (que apresenta muitos problemas higinico-sanitrios), provocando infeces e morte em muitas crianas. Na verdade, nestes pases, para alm de no se terem em conta as propriedades imunolgicas do leite materno, a situao agravada pela impossibilidade de esterilizar correctamente os biberes, j para no falar da falta de meios para aquisio dos produtos. - A educao das mes constitui tambm uma forma de solucionar o problema: garantir um nvel de educao bsico s mes e o seu acesso informao est directamente relacionado com a reduo da mortalidade dos menores de cinco anos, que dependem em muitas ocasies quase exclusivamente das mes. Como vemos, todos os objectivos formulados se encontram em interligao. Assim, lutar pela igualdade de gnero pressupe lutar pela vida das crianas.

Qual a situao actual?


Os progressos mdicos e a produo de alimentos no mundo permitem reduzir subs-tancialmente a mortalidade infantil em todo o planeta.

Reduzir a mortalidade infantil


As elevadas taxas de mortalidade infantil so um drama para os pases pobres. Quase 50% dessas mortes acontecem na frica Subsariana, enquanto que nos pases mais ricos tal percentagem no ultrapassa 1%. Este facto d-nos uma percepo da dimenso da crise humanitria que se vive nesta parte do mundo. Tambm nos pases mais desfavorecidos, os mais pobres so os que mais sofrem: as possibilidades de uma criana morrer antes dos 5 anos aumentam significativamente quanto maior for o nvel de pobreza da famlia. Uma vez mais, a pobreza o denominador comum desta tragdia. Permanece, no entanto, a esperana ao sabermos que esta situao pode ser invertida, apenas atravs de uma distribuio mais equitativa da riqueza.

Ainda que o progresso seja considerado lento, existe escala mundial um ritmo de evoluo na luta contra a mortalidade infantil. Refira-se que, mantendo-se o ritmo actual, o objectivo previsto na Declarao do Milnio s se cumprir em 2045 (30 anos aps a data proposta). Na dcada de 1990, as mortes por diarreia na infncia foram reduzidas em 50%. Morrem anualmente quase 11 milhes de crianas com menos de cinco anos mais de 1 200 por hora a maior parte delas devido a situaes que podiam ter sido pre-venidas e tratadas. 90% destas mortes so devidas a: diarreia, pneumonia, sarampo, malria, VIH/SIDA e problemas neo-natais. A Direco-Geral da Sade de Portugal publicou os nmeros referentes s taxas de mortalidade infantil no perodo 2001/2005. Esta taxa, que j apresentava valores notavelmente positivos, melhorou ainda mais, passando de 4,9 em 2001 para 3,5 em 2005, o que coloca Portugal nos primeiros lugares a nvel mundial,

26

27

bem frente de pases muito mais desenvolvidos, como a Inglaterra e os Estados Unidos da Amrica.

OBJECTIVO 5:

Contudo
Na luta contra a mortalidade infantil (11 milhes de crianas por ano), existem regies onde no se verificam progressos ou, inclusivamente, onde tm ocorrido retrocessos: 1% das crianas que morrem antes de atingir os 5 anos vive em pases ricos, enquanto que cerca de 50% so habitantes frica Sub. Nos pases empobrecidos, 9% das crianas morrem antes de atingir os 5 anos. A guerra e a pobreza esto na origem de todas estas mortes: a maioria dos pases onde uma em cada cinco crianas morre antes de atingir os cinco anos, sofreu um conflito armado desde 1999. Nos pases onde, desde 1999, existem ou existiam conflitos armados, 1 em cada 5 crianas morre antes de completar cinco anos. A mortalidade infantil est directamente relacionada com a desigualdade de gnero: comprova-se que os filhos de mulheres sem formao tm pior qualidade de vida e correm maior risco de morrer.

Que posso eu fazer?


Entre em contacto com organizaes que trabalhem para erradicar a fome. Colabore e comprometa-se o mais possvel. Pode participar como voluntrio/a em aces contra a fome organizadas por ONGs e organizaes da plataforma PobrezaZero. Se est numa escola ou faculdade, organize uma actividade para que os seus colegas e professores conheam esta realidade e desenvolvam debates nas aulas. Tambm pode promover exposies temticas que lhe sejam cedidas por alguma organizao, ou propor actividades artsticas (desenho, teatro, cinema, msica, literatura, etc.) que conduzam reflexo. Difunda a campanha PobrezaZero entre os seus colegas, amigos e familiares. Informe-se sobre as possibilidades de colaborar voluntariamente com organizaes locais da sua localidade ou bairro, as quais desenvolvam actividades a favor das crianas que necessitam de ajuda: associaes, parquias, servios sociais municipais, entre outros.

Melhorar a sade materna


Entende-se por sade materna a assistncia sanitria e a assistncia comunitria especfica a prestar s mes ou futuras mes. Os Objectivos do Milnio propem reduzir em trs quartos a taxa de mortalidade materna at 2015. Em muitos pases do mundo, a gravidez e o parto implicam um grave risco para as mulheres. Situaes que, s no incio do sculo XX, se verificavam na Europa (por exemplo, o parto como um episdio de risco para as mes), so ainda hoje comuns nos pases pobres, com expresso mais dramtica na regio da frica Subsariana. Mas a assistncia sanitria ao parto, apesar de muito importante, no o nico problema existente - as mes precisam da ajuda da comunidade antes e depois dos partos, j que as crianas so totalmente dependentes das mes durante anos. Para assegurar a sade materna determinante tirar da pobreza as famlias que dela padecem e dotar a populao de servios comunitrios gratuitos. 29

28

ODM 5
Quais so os elementos determinantes para assegurar a sade materna?
- Coincidem em muitos aspectos com o mencionado no Objectivo 4 (reduzir a mortalidade infantil). A pobreza e a falta de servios comunitrios pem em perigo tanto a vida das mes como a dos filhos. - A assistncia na gravidez, durante o parto e aps o parto, tanto no que se refere a servios mdicos como tambm a servios educativos e informativos fornecidos de forma acessvel e gratuita, ainda um objectivo a alcanar relativamente maioria das mulheres do mundo. No nos devemos esquecer que apenas uma minoria dos pases no mundo possuem estes servios generalizados. - Alm disso, a educao para a maternidade, a universalizao da educao, a informao e educao sexual e a informao preventiva para evitar doenas transmissveis sexualmente, so ainda desafios para a maioria dos pases. A ttulo de exemplo podemos referir o uso do preservativo que considerado o nico meio que pode prevenir a expanso da SIDA. No entanto, em muitos pases pobres e em desenvolvimento, as crenas religiosas ou os preconceitos ainda impedem ou dificultam o seu uso e distribuio.

Contudo
A maioria das mulheres que morrem de parto ou por complicaes durante a gravidez encontra-se nos pases pobres. Mais de meio milho de mulheres morrem anualmente ao dar luz. Muitos milhes mais sofrem consequncias incapacitantes e irreversveis. Na frica Subsariana mantm-se a mesma proporo de partos assistidos desde h dcadas e na regio da sia Meridional, com uma populao enorme, o progresso muito escasso. O VIH/ SIDA est a afectar gravemente as mulheres nos pases pobres. Na frica Subsariana, a taxa de infeco de mulheres jovens seis vezes maior do que a que se verifica entre os homens. Os filhos destas mulheres tm grandes probabilidades de serem seropositivos ao nascer.

Que posso eu fazer?


A sade materna no consiste s nos cuidados mdicos. O apoio comunitrio s mes em situao desfavorecida determinante. Assim, pode ajudar as organizaes que, na sua regio ou cidade, apoiam as mes com dificuldades econmicas e de integrao, em tarefas educativas com as suas crianas. Oferea a sua colaborao a associaes locais de imigrantes que trabalhem com mulheres e mes. Poder ajudar, dentro da sua comunidade, no ensino da lngua portuguesa, j que esta uma ferramenta imprescindvel para a integrao de imigrantes. Colabore com as organizaes internacionais que trabalham em programas de sade comunitria em todo o mundo, efectuando donativos, recolhendo fundos, promovendo pequenas campanhas de consciencializao na sua comunidade escolar, no seu bairro ou no seu local de trabalho. Informe-se e apoie as campanhas que se realizam a favor dos direitos sexuais e reprodutivos e contra o fenmeno da mutilao genital feminina, aspectos que afectam tantas mulheres no mundo.

Qual a situao actual?


A partir os anos 90 tm-se verificado progressos na assistncia especializada gravidez e parto em vrias regies do mundo (sia Oriental, Estados rabes, Amrica Latina e Carabas).

30

31

OBJECTIVO 6:

ODM 6
Podemos travar a SIDA e as principais pandemias?
- Pela incidncia destas doenas, apercebemo-nos que as mesmas se desenvolvem mais facilmente nas pessoas mais pobres e vulnerveis e nas zonas mais empobrecidas (no necessariamente pobres) do planeta. A ausncia de recursos educativos, preventivos, de assistncia sanitria e a falta de acesso gua e alimentao adequadas esto na origem da propagao destas doenas. O acesso a estes recursos assegura que, mesmo que no seja possvel eliminar as doenas, pelo menos podem ser controladas, evitando contgios macios. - Assim sendo, no estamos perante nenhum desastre natural que ocorre em determinados pases ou regies do mundo. Confrontamo-nos sim com uma simples e dura situao de injustia a nvel planetrio.

Em 1977 erradicou-se a varola, onze anos aps ter sido definido este objectivo. Os avanos no tratamento com medicamentos retrovirais fazem com que o VIH/ SIDA se possa considerar j uma doena crnica (e no necessariamente mortal), nos pases cuja populao pode pagar os tratamentos. As medidas preventivas (e principalmente o uso generalizado de preservativos) demonstraram eficcia na conteno da epidemia do VIH/ SIDA. H progressos na investigao da preveno e tratamento de doenas como a malria.

Qual a situao actual?

Combater o VIH/SIDA, a malria e outras doenas graves


O objectivo 6 visa parar e comear a reduzir a propagao do VIH/SIDA, assim como diminuir significativamente a incidncia da malria e da tuberculose. Estas doenas, por afectarem significativamente amplos sectores da populao mundial, independentemente dos pases, regies do mundo ou continentes, so consideradas pandemias. O paludismo ou malria, o VIH/SIDA e outras epidemias afectam particularmente os pases pobres e travam as suas possibilidades de desenvolvimento. Os episdios de tuberculose ou de malria na Europa e nos EUA so uma raridade, e os casos de VIH/SIDA esto a diminuir.
32

Contudo
Nos pases em desenvolvimento a maioria da populao no pode pagar os medicamentos que tornam possvel controlar ou tratar doenas to graves como a SIDA. Cerca de 90% da investigao farmacutica dedica-se a combater as doenas sofridas por apenas 10% da populao mais rica do planeta. um exemplo palpvel de que os progressos na investigao mdica devem ser acompanhados de medidas sociais, se queremos que sirvam maioria da humanidade. O VIH/SIDA a principal causa de morte na frica Subsariana, onde a esperana mdia de vida de 47 anos. Sem o VIH/SIDA este ndice rondaria os 62 anos. H, no entanto, pases cuja esperana de vida no supera os 33 anos. O VIH/SIDA uma das quatro principais causas de mortalidade em todo o mundo. Morrem por dia 8.000 pessoas vtimas desta doena. Em 2005 o nmero de pessoas infectadas ultrapassava os 40 milhes.

33

Nos pases desenvolvidos tambm se regista uma tendncia preocupante em relao ao VIH/SIDA, a percepo de que esta gravssima doena no necessariamente mortal est a causar alguma negligncia e descuido nas medidas preventivas. Em Portugal a estimativa da UNAIDS aponta para cerca de 43.000 pessoas infectadas. O total acumulado de casos de infeco pelo VIH/SIDA conhecidos em Portugal de 25.968. Destes: - 47,6% em utilizadores de drogas por via endovenosa - 34,5% por transmisso heterossexual - 11,7% por transmisso homossexual masculina - 6,2% por outras formas de transmisso O paludismo (malria) afecta, em cada ano, 500 milhes de pessoas e causa um milho de mortes. Esta doena afecta, em mdia, 149 em cada 1000 pessoas nos pases em desenvolvimento A tuberculose, j extinta na maioria dos pases ricos, acaba com a vida de milhes de pessoas por ano nos pases empobrecidos e este nmero est a crescer, nomeadamente em Portugal. A Hepatite C uma doena viral do fgado causada pelo vrus HCV. a mais temida e perigosa de todas as hepatites virais. H quase 200 milhes de portadores ou doentes crnicos de hepatite C no mundo. Esta doena mata mais pessoas que o VIH/SIDA.

OBJECTIVO 7:

Que posso eu fazer?


Proteja-se e contribua para travar a expanso do VIH/SIDA. O uso do preservativo o nico mtodo efectivo para evitar contgios. Procure a informao bsica para se proteger e viver a sexualidade com liberdade, mas sem riscos. Se estudante colabore, dentro do seu agrupamento escolar, com as entidades de sade que promovem o uso do preservativo, que prestam informao e formao sem preconceitos sobre sexualidade e sobre precaues perante as doenas sexualmente transmissveis. Colabore com as entidades que trabalham em cooperao internacional, na tentativa de travar a expanso do VIH/ SIDA, da malria, da tuberculose e da hepatite C nos pases mais pobres do mundo. Com o envolvimento da direco do agrupamento escolar da sua zona, convide pessoas que, na sua cidade, integrem associaes de doentes afectados pelo VIH/ SIDA ou pela Hepatite C para prestar o seu depoimento escola. Convide os seus colegas e professores a conhecerem, na primeira pessoa, os problemas de sade e de discriminao sofridos pelos seropositivos e vtimas de outras doenas infecto-contagiosas.

Garantir a sustentabilidade do meio ambiente


Hoje as questes ambientais j no so uma preocupao exclusiva de grupos minoritrios, como no incio da dcada de 70, quando nasceu o movimento ecologista. A comunidade cientfica alerta para o facto de estarmos num momento crtico, em que os efeitos da aco humana sobre o ambiente esto j a afectar as nossas vidas no presente e com tendncia para se agravar no futuro. A Avaliao dos Ecossistemas do Milnio um relatrio elaborado por mais de 1.300 especialistas de 95 pases, a pedido do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, no sentido de orientar os responsveis pelas tomadas de deciso a nvel mundial. Este relatrio adverte para o facto de que, nos ltimos 50 anos, os seres humanos alteraram os ecossistemas de um modo mais rpido e intenso do que em qualquer outra etapa da histria humana. Qualquer progresso que se alcance na consecuo dos Objectivos de erradicar a pobreza e a fome, melhorar a sade e proteger o ambiente, pode no ser sustentvel se a maioria dos recursos dos ecossistemas, dos quais depende a Humanidade, continuar a degradar-se.

34

35

ODM 7
Que significa sustentabilidade ambiental?
- A palavra sustentabilidade refere-se capacidade de algo permanecer ao longo do tempo. Desde h alguns anos, as advertncias para a impossibilidade do planeta continuar a satisfazer as exigncias do nosso modelo de vida chamaram a ateno para o termo: sustentabilidade ambiental. este o desafio que temos nossa frente - preservar o bem-estar das pessoas e o funcionamento dos sistemas naturais de que dependemos, tendo em vista no s a nossa gerao como tambm as geraes futuras. - A sustentabilidade ambiental implica mudanas muito importantes: por um lado, imprescindvel satisfazer as necessidades dos que no tm o mais bsico; por outro, o mundo rico deve modificar o seu modelo de desenvolvimento, que se apropria dos recursos naturais mundiais e os usa como se fossem infinitos. S um desenvolvimento que respeite as capacidades da natureza e permita uma partilha justa da riqueza sustentvel, quer dizer, vivel a longo prazo.

Calcula-se que, nos ltimos vinte anos, um tero da biodiversidade desapareceu. Para alm disso, h outros problemas que teremos de enfrentar - o esgotamento das reservas pesqueiras, o consumo excessivo de madeira e outros combustveis, a perda de bosques, a desertificao, a degradao dos ecossistemas marinhos e a diminuio da qualidade da gua doce. Os pases e os indivduos mais ricos tm uma grande responsabilidade num mundo em que 20% da populao concentra 80% da riqueza de todos. Em algumas regies da frica Subsariana o abastecimento de gua, para usar como exemplo uma necessidade bsica, apenas alcana 44% da populao. As questes relacionadas com a sustentabilidade ambiental so mais directamente sentidas pelos mais carenciados. Em regies como a frica subsariana, onde se prev uma diminuio crescente da precipitao devido s alteraes climticas, as consequncias sero a diminuio das colheitas, o declnio da quantidade de alimentos, de materiais para abrigo e de gua potvel.

Que posso eu fazer?


No mundo actual, a luta contra a degradao ambiental no s uma questo de governos e de organismos internacionais, ela compromete-nos a todos. Cada um deve lutar pelo que lhe est mais prximo, em primeiro lugar, e depois apoiar iniciativas globais ou de outras regies. Crie um grupo ecologista no seu bairro ou na sua escola, para analisar o que ocorre ao seu redor e denunciar os atentados contra o meio ambiente e a qualidade de vida: destruio de parques, abusos do uso do automvel, poluio, despejos ilegais, consumo irresponsvel (comeando, por exemplo, pela quantidade de papel que se utiliza na sua prpria escola). Junte-se a um grupo local ou regional que esteja activo e participe nas suas actividades. Promova uma campanha de reflexo ou debate no seu meio mais prximo (escola, bairro, etc.) sobre qualquer questo ambiental premente, seja local (imaginemos algo to habitual como destruir um bosque para fazer 300 bungalows) ou global (mudana climtica, espcies ameaadas, etc.). Promova iniciativas de reduo de consumo energtico na sua prpria escola. Incentive a sua escola a aderir rede de eco-escolas. A nvel individual recorde algo simples: reutilizar, recuperar, reciclar, partilhar e prolongar a vida dos produtos que utilizar.
37

Qual a situao actual?


O Protocolo de Quioto (1997) foi o primeiro grande acordo internacional a fazer frente ao grave problema das mudanas climticas. Actualmente, 129 pases j o ratificaram, comprometendo-se a reduzir a emisso de gases que provocam o aquecimento da atmosfera. A maioria dos cientistas especializados em questes climticas a nvel mundial, est de acordo sobre a urgncia de reduzir drasticamente as emisses de CO2 e outros gases de efeito estufa, apesar da negao das evidncias das alteraes climticas por parte de grandes empresas e governos (como os Estados Unidos). Desde os anos 90 (a partir da Conferncia do Rio de Janeiro, de 1992) que se tem tentado impulsionar programas de sustentabilidade ambiental em todo o mundo, especialmente atravs das chamadas Agendas 21 Locais. Estas iniciativas, mais do que uma lista de boas intenes, ajudam as autarquias e os cidados a reflectir e a tomar decises sobre a maneira como tornar as cidades e outros aglomerados populacionais mais amigos da populao, tendo em conta o respeito pelo ambiente.

Muitos pases, entre os quais Portugal, no esto a cumprir os seus compromissos de reduo de emisso de gases; por outro lado, contaminadores to importantes como os Estados Unidos e a Austrlia continuam a opor-se ao Protocolo de Quioto. 36

Contudo

OBJECTIVO 8:

ODM 8
Para que serve a ajuda ao desenvolvimento? Como se pode melhorar a cooperao internacional para o desenvolvimento?
- A ajuda ao desenvolvimento procura transferir recursos de pases desenvolvidos para pases em desenvolvimento, tendo em vista um maior desenvolvimento e progresso destes ltimos pases. - do conhecimento geral que a humanidade possui recursos suficientes para acabar com a pobreza. Porem a maioria dos pases no contribui sequer com os to solicitados 0,7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) para a ajuda ao desenvolvimento. Na maioria dos casos, a contribuio tem sido metade ou menos de metade dessa quantia. - No se trata apenas de uma questo de recursos. A pobreza anda frequentemente de mos dadas com a guerra e, em muitos pases onde se vive na misria, os governantes orientam grande parte dos oramentos de estado para fins militares, na maioria dos casos, para combater inimigos internos. Nos pases em conflito, a canalizao e gesto da ajuda muito complicada, exigindo grande esforo de mediao. de salientar ainda o facto de muitos pases ricos so exportadores de armas e muitas das suas empresas lucram com as exportaes para pases pobres e em situao de conflito blico.

Qual a situao actual?

Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento


No incio do sculo XXI, a humanidade dispe de recursos econmicos e tecnolgicos suficientes para solucionar, num curto perodo de tempo, o problema da fome no mundo. Possui ainda recursos para combater a pobreza e mitigar o impacto macio de doenas que esto a dizimar a populao em muitos pases. O Objectivo 8 concentra-se na criao e fomento de iniciativas de apoio internacional - a implementao de medidas para solucionar o problema da dvida externa dos pases pobres; o aumento da ajuda pblica ao desenvolvimento e o desenvolvimento da comunicao e da cooperao entre os diferentes pases, de modo a conseguir enfrentar os desafios de corrigir a desigualdade, aumentando os nveis de eficcia das emergncias humanitrias de que sofrem, recorrentemente, as regies mais pobres do planeta.

Estar consciente da desigualdade ajuda a combat-la: a conscincia mundial sobre a desigualdade aumentou nos ltimos anos e, a cada dia que passa, cresce a contestao social ao liberalismo econmico que no contempla as necessidades das pessoas, mas apenas o benefcio empresarial. Desde o ano 2000 que se tm verificado tmidos avanos na condenao cobrana da dvida dos pases mais pobres. Graas a organismos financeiros que controlam a economia mundial, como o Fundo Monetrio Internacional ou o Banco Mundial, estamos mais conscientes de que, para muitos pases, impossvel pagar a dvida, a mdio ou mesmo a longo prazo.

38

39

Contudo
Os pases mais pobres encontram-se numa situao de grande desvantagem no comrcio internacional: por exemplo, os pases ricos protegem os seus produtos alimentares atravs de leis, porm exigem aos pases pobres que abram incondicionalmente as suas fronteiras importao. Os recursos para gastos militares continuam a aumentar no mundo, enquanto os recursos destinados cooperao internacional se mantm inalterveis. paradoxal que, ao mesmo tempo que aumenta a conscincia da desigualdade no mundo, os poderes econmicos perpetuam a situao de poder decisivo, regendo-se exclusivamente pelo conceito de lucro. Isto explica que pases com democracias consolidadas e tradio de respeito pelos direitos humanos no ponham fim exportao de armas. Entre 2000 e 2003, em todo o mundo, aumentaram os gastos militares em 118.000 milhes de dlares. Se esta quantia tivesse sido aplicada em ajuda humanitria, significaria, hoje, cerca de 0,7% do Oramento Nacional Bruto (ONB) dos pases ricos (a mdia na Europa era de 0,35% em 2003) e uma reduo substancial da pobreza e da morte pela fome no mundo (dados de Arquitectos sem Fronteiras e Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento). Apesar do empenho renovado dos pases doadores, a ajuda ao desenvolvimento est em declnio. Efectivamente, em 2006 foram doados 103,9 mil milhes de USD contra os 106,8 mil milhes doados em 2005. Fontes www.educacionenvalores.org/objetivosdelmilenio www.pnud.org.br/odm www.pobrezazero.org http://www.cnasti.pt Human Rights and the Millennium Development Goals. Making the Link. Disponvel em: www.undp.org/oslocentre/flagship/huritalk.html (ltima consulta Maio de 2010) ILO (2007). Toolkit for Mainstreaming Employement and Decent Work. Disponvel em: www.ilo.org/public/english/bureau/pardev/relations/multilateral/toolkit.htm Human Rights and the Millennium Development Goals. Making the Link. Disponvel em: www.undp.org/oslocentre/flagship/huritalk.html (ltima consulta Maio de 2010) Relatrio do Conselho Econmico e Social para 2006 (A/61/3) www.oikos.pt

Que posso eu fazer?


Torne-se um consumidor responsvel. Para reequilibrar o mundo, o que de mais importante se pode fazer nos pases desenvolvidos , simplesmente, consumir menos: Partilhe ou troque a sua roupa usada. Observe as etiquetas dos produtos e d preferncia aos produtos locais, aos do comrcio justo e aos que no agridem o meio ambiente. Prolongue a vida das suas mquinas: do seu telemvel, computador, etc. Participe em iniciativas de troca. Compre em pequenos estabelecimentos comerciais. Desloque-se em transportes pblicos, renunciando a viajar de automvel sempre que no seja imprescindvel. Conhea e participe em iniciativas de organizaes locais ou internacionais. Colabore com entidades que trabalhem pelos direitos humanos, pela solidariedade internacional ou com pequenas organizaes locais de cidade, de bairro, de povoao, uma vez que todas esto comprometidas internacionalmente com grupos e zonas do mundo desfavorecidas. Chegue ao global trabalhando no local. Defenda, por exemplo, o direito a uma habitao digna para os imigrantes no seu bairro e estar a fazer um exerccio de cidadania internacional. 40

Potrebbero piacerti anche