Sei sulla pagina 1di 16

Guia para seleo de bombas

Guia para seleo de bombas


A Goulds Pumps apresenta este Guia para seleo de bombas para facilitar a seleo inicial pelos usurios da melhor bomba para um determinado servio. Para tanto, basta consultar o diagrama de seleo na pgina 3, onde a linha completa de bombas da Goulds est relacionada por tipo de bomba. Para obter mais detalhes sobre sua seleo, consulte a pgina indicada. Entre em contato com o escritrio ou representante de vendas da Goulds mais prximo para obter um pacote de dados completo sobre quaisquer bombas em que estiver interessado. Eles tambm fornecero as informaes necessrias para assegurar a seleo correta da bomba, proporcionando confiabilidade e desempenho otimizados.

Goulds Pumps...Atendendo aos setores de todo o mundo


Processos qumicos A famlia de bombas para processos qumicos inclui tanto modelos ANSI quanto ISO. A Goulds especializada em altas ligas para nossas bombas para processos qumicos, que vo de 316SS a Zircnio e at ligas especiais, quando necessrio. Bombas exclusivas no metlicas oferecem ntidas vantagens ao lidar com aes muito corrosivas. Polpa e papel A liderana da Goulds no setor de polpa e papel se deve, em grande parte, ao sucesso de nossa linha abrangente de bombas que se prestam aos requisitos adversos de operao desse setor. O Modelo 3175 vem sendo apreciado por seu desempenho desde a sua introduo em 1968. A linha mais recente Bombas de acionamento magntico so projetadas para servios em que vazamentos no podem ser tolerados. Nossa compreenso total do processamento qumico e de setores relacionados nos proporciona uma clara vantagem na determinao de solues para esses problemas especficos de bombeamento. 3180/3185 da Goulds de bombas de celulose/processamento de papel estende ainda mais a oferta a usurios com preferncia por bombas metlicas. Nossas bombas de qualidade superior incluem a bomba 3500XD de alto desempenho para celulose de consistncia mdia e uma linha completa de bombas de suco dupla e de mistura LoPulse. A Goulds oferece a mais ampla linha de bombas para chorume forradas de borracha e resistentes corroso metlica/abraso do setor, que inclui designs verticais, horizontais e submersos para servios de alimentao por ciclonagem, eliminao de rejeitos, processamento de minerais, drenagem de mina, transbordo de purificador, areias asflticas e fossas. Bombas centrfugas verticais e de suco dupla podem lidar com as necessidades mais exigentes de gua condensada ou em circulao. Fossas podem ser limpas com a linha da Goulds de bombas verticais ou submersas de esvaziamento de poos. Bombas de chorume para servios pesados, como a SRL e a 5500 foram especialmente projetadas para servios de instalao de despoluio de fumos e manuseamento das cinzas. Bombas centrfugas verticais esto disponveis em qualquer configurao, inclusive bombas de barril para NPSH baixo, bombas de incndio e submersas. As caractersticas de design e fabricao incluem qualidade comercial padro, ASME Seo VIII e API-610 para total capacidade da linha.

Minerao e minerais A vantagem da Goulds no setor de minerao data dos idos de 1800. Projetadas para as aplicaes mais rigorosas, nossas bombas podem ser encontradas nos setores de carvo, alumnio, cobre, ferro, argila, fosfato, potssio, carbonato de sdio, sal, ouro e agregados de todo o mundo. Gerao de energia A Goulds oferece uma grande variedade de bombas projetadas especificamente para aplicaes neste setor. O Modelo 3600, a mais moderna bomba multicelular axialmente dividida do mundo, ideal para o servio de alimentao de gua. A qualidade da bomba 3310H multicelular segmentada foi comprovada em mais de 1.200 instalaes em todo o mundo. Refinaria de petrleo e processamento de gases A Goulds oferece uma linha completa de bombas API-610 para atender s suas aplicaes exigentes: bombas BB2 divididas radialmente entre os mancais, bombas BB3 multicelulares divididas axialmente e bombas OH2/OH3 em balano para processos.

Metais primrios Sua grande variedade de produtos torna a Goulds a escolha ideal para os exigentes servios e deste setor. Manuseio vertical e submerso de material abrasivo, bombas de chorume para poos em escala, bombas para processos qumicos para solues de guas-me de decapagem e lixiviao, bombas centrfugas verticais gua e guas residuais A Goulds oferece a linha mais abrangente de bombas de suco dupla, entrada axial, multicelular, desobstruo e centrfuga vertical para alimentao qumica, abastecimento de gua, compressor, elevao de baixa altura e hipersustentador.

e de suco dupla para aplicaes de torre de resfriamento e drenagem. Alm disso, bombas para resduos cidos, servios de lavador e arrefecimento.

Para manipulao de lquidos sem obstruo, diversas bombas horizontais e verticais submersas e de esvaziamento de poos vm ajudando engenheiros profissionais a solucionar problemas de poluio ao redor de todo o mundo.

Alimentos e bebidas A adeso aos rigorosos requisitos de processo apenas um dos motivos para o posicionamento da Goulds frente desses setores. As bombas da Goulds lidam com uma grande variedade de processamento de gros, gua, resduos, biocombustveis, materiais corrosivos e erosivos.

Cervejarias de etanol, empresas de engarrafamento, fbricas de enlatados e um grande nmero de setores de alimentos e lquidos dependem da Goulds para o sucesso de suas operaes.

Diagrama para seleo de bombas


Polpa e papel Minerao e minerais Processos qumicos

A Goulds fabrica a mais ampla variedade de bombas do setor bombas para lidar com praticamente qualquer servio. Este diagrama de seleo foi projetado para ajud-lo a encontrar e especificar a melhor bomba para o seu servio.
Alimentos e bebidas Water & Wastewater Metais primrios

Gerao de energia Re n. de petrleo e proc. de gases

Natureza do bombeamento Slidos Alta Corrosivo


temperatura
260C (500F) e superior

Categoria de bomba Servios de monitoramento de controle

Goulds Modelo
PumpSmart ProSmart PRO Services 3175 3180/3185 3181/3186 3500XD AF 3171 CV3171 NM3171 3196 LF3196 HT3196 CV3196 3796 3996 3296 EZMAG NM3196 3298 SP3298 3198 V3298 3299 IC ICB ICP ICM ICV ICMP AF API 3171 3700/3710 3910 3610 3620 3640 3600 Trash Hog VHS VJC HSU HSUL JCU VRS JC SRL SRL-C SRL-S SRL-XT 5500 HS VRS AF 3311 3393 3600 3335 3935 Srie 3400 3355 3316 NSW NSX NSY WSY/SSE/SSF Trash Hog WCAX YDD WCA WCB WMCC WMCE VIC VIT VIS VMP

Tipo de bomba
Sist. de bombeamento de processo Monitoramento preditivo Servios de equipamento rotativo Celulose/processo Celulose/processo Alta temperatura Servios pesados de celulose/papel Fluxo axial Esvaz. de poos e processo vert.
Proc. de esvaz. de poos vert. s/obstruo

Abrasivo

No Fibroso/ abrasivo lante

Ver pg.

Celulose/ processo

Processo qumico

Processo API

Proc./ esvaz. de poos vert. FRP Processo qumico ANSI Processo ANSI de baixo uxo Processo ANSI de alta temperatura Processo sem obstruo Processo c/ escorvamento autom. Processo ANSI em linha Processo ANSI metlico s/ vedao Processo ANSI FRP ANSI s/vedao rev. com Tefzel ANSI s/vedao rev. com Tefzel Processo ANSI PFA rev. c/ Te on Sem vedao revestido com Tefzel ANSI PFA s/vedao rev. com Te on Processo qumico ISO Processo ISO com acopl. fechado Processo ISO de alta temperatura ISO metlica c/ acion. magntico Coluna submersvel ISO vertical ISO de alta temp. c/ acion. magntico Fluxo axial Esvaz. de poos vert. p/ serv. ind. Processo API-610 API-610 em linha Estgio simples, suco dupla Suco dupla de alta temperatura Dois estgios de alta temperatura Multicelular para servios pesados Manip. de slidos, escorv. autom. Cantilver vertical

Manipulao de fossa/ abrasivos/ slidos

Submersvel Cantilver RL p/ chorume abrasivo Chorume abras. p/ servios mdios Chorume abras. rev. de borracha Chorume abras. rev. de borracha Chorume abras. rev. de borracha Chorume abras. rev. de borracha Chorume abras. p/ serv. pesados Manip. de slidos s/ obstruo Cantilver RL p/ chorume abrasivo Fluxo axial Multicelular de alta presso Multicelular de alta presso Multicelular para servios pesados Multicelular de tipo difusor Estgio simples, suco dupla Multicelular Dois estgios Manipulao de slidos macios, sem obstruo Manip. de slidos, escorv. autom.

Manipulao de slidos/ chorume abrasivos

Multicelular/ uxo axial/ suco dupla

Wastewater

Bombas submersveis

Centrfuga vertical

Centrfuga vertical/tipo barril Centrfuga vertical industrial Submersa vertical Marinha vertical

4 4 4 5 5 5 5 12 5 5 5 6 6 6 6 6 6 7 7 7 7 7 7 7 8 8 8 8 8 8 12 9 9 9 9 9 9 9 10 10 10 10 10 10 11 11 11 11 11 11 11 11 11 12 12 13 12 12 12 13 13 13 14 14 14 14 10 14 14 14 14 14 14 15 15 15 15

* TEFZEL e TEFLON so marcas registradas de resinas, pelculas e fibras de fluoropolmero fabricadas pela DuPont.

Ideal para os servios indicados 3

PRO Services Estendendo a vida til do equipamento...

Reparo de produtos (todos os tipos e marcas de


equipamentos rotativos) Reparo no centro de servio Reparo/instalao pronto para uso Manuteno em campo Manuteno de emergncia

O ProSmart engloba a mais recente tecnologia* de monitorao de condies para transformar seu programa de Manuteno preditiva em um programa de Lucratividade da fbrica. Ele oferece uma soluo com boa relao custobenefcio para manuteno do tempo operacional de todo o seu equipamento rotativo. O ProSmart monitora continuamente, analisa e emite um alarme quando critrios crticos no so atendidos. Identificando, diagnosticando e emitindo um alarme sonoro mediante problemas potenciais com o equipamento antes que tenham a chance de se manifestar e causar tempo de inatividade inesperado ou falhas catastrficas, o ProSmart ajuda a garantir a lucratividade da fbrica. O ProSmart proporciona benefcios que se refletem diretamente nos lucros da empresa. Estende a vida til dos equipamentos Otimiza inspees dispendiosas pelo pessoal habilitado Pode ajudar a reduzir falhas de equipamentos em geral, bem como os custos do tempo de inatividade Envia um alerta antes que falhas de processo catastrficas potenciais cheguem a ocorrer Alerta automaticamente o pessoal quanto a problemas do maquinrio Consolida dados para otimizao do equipamento
(*Patente pendente)

A umento da confiabilidade
Monitoramento preditivo de condies Anlise de causa bsica de falhas Avaliao de mquinas e sistemas Atualizaes programadas

Otimizao de ativos
Gerenciamento de inventrio Reposio/troca Treinamento Gerenciamento de manuteno Competncia tcnica Pessoal de manuteno treinado na fbrica Qualidade Rpida execuo do servio Servio de emergncia 24 horas/dia, 7 dias/semana Certificao de segurana e ISO

O ProSmart um sistema sem fio de monitoramento de maquinrio que coleta e analisa dados operacionais automaticamente a cada cinco segundos. Recursos de anlise integrados proporcionam funes aprimoradas de dados e elaborao de relatrios.

PUMPSMART
PumpSmart o mais recente avano em controle e proteo de bombas para reduzir o consumo de energia, aumentar o tempo operacional e reduzir os custos com manuteno. Ele permite que a bomba seja dimensionada de acordo com a aplicao, determinando a velocidade e o torque que aumentam a economia do fluxo, reduzem o aquecimento e a vibrao e aumentam a confiabilidade do sistema em geral. Controle de bombas simplificado O PumpSmart foi projetado especificamente para otimizar aplicaes de bombeamento, podendo ser usado para controlar uma nica bomba ou coordenar vrias bombas sem a necessidade de um controlador externo. Proteo de bombas O PumpSmart garante a proteo da bomba contra condies nocivas por meio de algoritmos patenteados de proteo sem sensores de bombas. Fluxo inteligente O PumpSmart apresenta uma funo de fluxo sem sensores para bombas centrfugas que pode calcular o fluxo da bomba em um intervalo de 5% do fluxo nominal da bomba. Acionamento do DCS Enquanto a maioria dos VFDs podem fornecer somente informaes bsicas, o PumpSmart proporciona um discernimento inigualvel sobre a operao da bomba, o que permite melhor controle e eficincia do processo. Especialistas em bombas O PumpSmart um acionador de velocidade varivel com algoritmos especficos para bombas incorporados ao acionamento. Deixe que especialistas com mais de 150 anos de conhecimento sobre bombas assumam a responsabilidade por seusistema de bombeamento.

B O M B A S
Modelo 3171

D E

P R O C E S S O
Modelo 3175 Celulose/processo
Para os servios mais exigentes. Milhares de instalaes lidam com celulose, slidos, materiais fibrosos/filantes, chorume abrasivo e materiais corrosivos. Opo de vedao dinmica patenteada elimina problemas de vedao mecnica. Apresenta monitorao de condies i-ALERT conforme o padro. Capacidades de 28.000 GPM (6.360 m3/h) Alturas de at 107 m (350 ps) Temperaturas de at 232C (450F) Presses de at 285 PSIG (20 bar) Materiais: totalmente ferro/316SS Trim, 316SS, 317SS, CD4MCuN

Esvaziamento de poos e processo vertical


A bomba de esvaziamento de poos e processo vertical veterana. Milhares de instalaes processo industrial, drenagem de poos, lquidos corrosivos, controle de poluio, enxofre pastoso. Reforada, construo pesada. Montagem simples. Capacidades de 3.180 GPM (722 m3/h) Alturas de at 95 m (344 ps) Temperaturas de at 232C (450F) Profundidades de poo de at 6 m (20 ps) Materiais: ferro fundido, bronze sob medida, ao-carbono, 316SS, liga 20, Hastelloy B e C, SS duplex

Modelo 3500XD Sistemas de consistncia mdia


A polpa de celulose espessa bombeada com o sistema de bombeamento de consistncia mdia modelo 3500XD com desempenho aprimorado. O sistema inclui coluna montante projetada, vlvula de controle, sistema de diluio e transmissor de nvel. Um dispositivo patenteado de separao de ar remove o ar da polpa para aumentar a eficcia da mistura. Produtos qumicos alvejantes e oxignio so misturados em linha com a misturadora do modelo 3501 com rotor Double Shear, porta de injeo otimizada e exclusivo design de carcaa de queda de presso baixa. Consistncias de 8% a 16% Capacidades de 1.500 (bomba) e 2.000 adstpd (misturadora) Presses de at 325 PSIG (22 bar) Materiais que vo do 316SS at o titnio

Modelo NM3171 Esvaziamento de poos e processo vertical FRP


Projetada para aplicaes exigentes de bomba de esvaziamento de produtos qumicos. A construo reforada de fibra de vidro de vinil ster proporciona excelente resistncia corroso em servios cidos e custicos hostis. O design de voluta verdadeira proporciona as mais altas eficincias do setor para bombas FRP. Capacidades de 1.400 GPM (318 m3/h) Alturas de at 152 m (500 ps) Temperaturas de at 93C (200F) Presses de at 220 psig (15 bar) Materiais: vinil ster com reforo de vidro. Outras resinas disponveis mediante solicitao

Modelo 3180/3185 Celulose/processo


Todos os requisitos de clientes foram levados em conta nesta linha de bombas de celulose/processo... excelente cobertura hidrulica, alta eficincia, extrema facilidade de manuteno e confiabilidade mecnica. A bomba Modelo 3185 fornecida com furao de flange ISO ou JIS, fixadores mtricos, dimenses. Impulsores abertos, includos ou ShearpellerTM disponveis. Apresenta monitorao de condies i-ALERT conforme o padro. Modelo 3180 padro com flanges ANSI. Capacidades de 26.000 GPM (6.000 m3/h) Alturas de at 125 m (410 ps) Temperaturas de at 230C (446F) Presses de at 232 PSIG (16 bar) Materiais: Totalmente ferro/316SS Trim, 316SS, 317SS, CD4MCu

Modelo CV 3171 Esvaziamento de poos e processo vertical


O CV 3171 uma bomba de esvaziamento de poos do tipo voluta circular e impulsor com recesso. Ideal para slidos grandes e fluidos sensveis ao cisalhamento. A voluta circular minimiza as cargas radiais tornandoesta a bomba ideal para aplicaes de processo de baixo fluxo. Capacidades de 2.700 GPM (610 m3/h) Alturas de at 126 m (320 ps) Temperaturas de at 232C (450F) Profundidades de poo de at 6 m (20 ps) Materiais: ferro fundido, SS duplex, 316SS, liga 20, Hastelloy BeC

Modelo 3181/3186 Celulose/processo de alta temperatura


Entrada axial, descarga central superior, autoventilao. Montada centralmente para servios de alta temperatura. Impulsor de alta eficincia includo. Cmara de vedao TaperBoreTM padro com arranjo de vedao mecnica. Apresenta monitorao de condies i-ALERT conforme o padro. Capacidades de 13.000 GPM (3.000 m3/h) Alturas de at 125 m (410 ps) Temperaturas de at 300C (572F) Presses de at 360 PSIG (25 bar) Materiais: SS duplex

B O M B A S
Modelo 3196 Processo ANSI

D E

P R O C E S S O
Modelo HT 3196

A N S I

Bomba de processo ANSI de alta temperatura


Montado centralmente em um suporte com alojamento de ao fabricado para servios pesados, o Modelo HT 3196 minimiza o desalinhamento do eixo e a tenso sobre os tubos associados a temperaturas elevadas de at 700F. Este oitavo membro da famlia de bombas ANSI apresenta o lado de potncia superior i-FRAME da Goulds, vrias opes de cmara de vedao, inclusive o Taper BoreTM Plus e uma grande variedade de sistemas de montagem rgidos e resistentes. Capacidades de 4.500 GPM (1.023 m3/h) Alturas de at 282 m (925 ps) Temperaturas de at 372C (700F) Presses de at 450 PSIG (31 bar) Materiais: ao-carbono, 316SS, CD4MCu, liga 20, Hastelloy C

Esta a bomba ANSI original que se tornou o padro do setor. Mais de 1.000.000 de instalaes atestam o notvel desempenho da 3196. Disponvel com uma grande variedade de recursos para lidar com aplicaes difceis. Lados de potncia i-FRAME maximizam a confiabilidade e o Perodo mdio entre falhas (MTBF). Capacidades de 6.000 GPM (1.364 m3/h) Alturas de at 222 m (730 ps) Temperaturas de at 260C (500F) Presses de at 375 PSIG (26 bar) Materiais: ferro dctil, 316SS, CD4MCu, liga 20, Monel, nquel, Hastelloy B e C, titnio

Modelo LF 3196 Processo ANSI de baixo fluxo


Projetada especificamente para proporcionar desempenho superior a servios de baixo fluxo. Apresenta uma caixa concntrica (voluta circular) e impulsor aberto com palhetas radiais para eliminar problemas hidrulicos e mecnicos com baixos fluxos. Lados de potncia i-FRAME. Capacidades de 220 GPM (50 m3/h) Alturas de at 282 m (925 ps) Temperaturas de at 372C (700F) Presses de at 450 PSIG (31 bar) Materiais: ferro dctil, 316SS, CD4MCu, liga 20, Hastelloy B e C

Modelo CV 3196 Processo ANSI sem obstruo


A soluo perfeita para lidar com lquidos em grandes volumes, fibrosos ou sensveis ao cisalhamento. O design com recesso do impulsor proporciona um bombeamento sem obstrues com mnima degradao dos slidos. Capacidade de lidar com lquidos que contm de 10% a 20% de ar/gs. Lados de potncia i-FRAME. Capacidades de 2.700 GPM (610 m3/h) Alturas de at 134 m (440 ps) Temperaturas de at 260C (500F) Presses de at 285 PSIG (20 bar) Materiais: ferro dctil, CD4MCu, liga 20, Hastelloy B e C

Modelo 3996 Processo ANSI em linha


Para materiais corrosivos, abrasivos e de alta temperatura. Impulsor totalmente aberto, design com parte posterior destacvel e construo para servios pesados. O alinhamento em campo no necessrio. Capacidades de 1.500 GPM (340 m3/h) Alturas de at 213 m (700 ps) Temperaturas de at 260C (500F) Presses de at 375 PSIG (26 bar) Materiais: ferro dctil, 316SS, liga 20, Monel, nquel, Hastelloy B e C, CD4MCu, titnio

Modelo 3796 Processo ANSI com escorvamento automtico


A caixa de uma s pea elimina a necessidade de uma cmara de escorvamento separada, separador de ar, vlvulas ou linha de derivao. O impulsor totalmente aberto pode ser aparado para atender aos requisitos hidrulicos especficos. Lados de potncia i-FRAME. Capacidades de 1.250 GPM (284 m3/h) Alturas de at 131 m (430 ps) Temperaturas de at 260C (500F) Alturas de suco de at 7,6 m (25 ps) Materiais: ferro dctil, 316SS, CD4MCu, liga 20, Hastelloy B e C, titnio

B O M B A S
Modelo SP 3298

D E

P R O C E S S O

S E M

V E D A O

Modelo 3298 ANSI revestida com acionamento magntico


Projetada para lidar com corrosivos moderados a graves, com ou sem slidos. O design sem vedao proporciona uma alternativa eficaz s bombas com problemas de vedao mecnica. Revestimentos espessos para prolongar a vida til da bomba. Capacidades de 1200 GPM (270 m3/h) Alturas de at 162 m (530 ps) Temperaturas de at 121 C (250F) Presses de at 225 PSIG (16 bar) Material do revestimento: Tefzel (ETFE)

Revestida, com escorvamento automtico


Quando a presso de suco negativa e ar os gases precisam ser evacuados para que se possa fazer o escorvamento da bomba, a SP 3298 conta com uma voluta dupla de escorvamento automtico que escorva por demanda, com apenas uma dose inicial de lquido na caixa. O escorvamento feito dentro da caixa, o que elimina a necessidade de sistemas de escorvamento auxiliares. Capacidades de 275 GPM (63 m3/h) Alturas de at 46 m (150 ps) Temperaturas de at 121C (250F) Presses de at 175 PSIG (12 bar) Altura esttica efetiva de at 6 m (20 ps) Material do revestimento: Tefzel (ETFE)

Modelo 3296 EZMAG ANSI de processo com acionamento magntico


Design robusto, simples e sem vedao, idealpara lquidos difceis, como corrosivos, poluentes, lquidos ultrapuros e txicos. Atende s especificaes ANSI de dimenso. Apresenta um cartucho de mancais para facilitar a manuteno e aumentar a confiabilidade. Capacidades de 700 GPM (159 m3/h) Alturas de at 168 m (550 ps) Temperaturas de at 280C (536F) Presses de at 275 PSIG (19 bar) Materiais: 316SS ou outros, mediante solicitao

Modelo V 3298 ANSI vertical de processo revestida


Ideal para corrosivos moderados a graves. Com ou sem slidos, a 3298 d conta dos exigentes servios de processos qumicos. Com design sem vedao, uma alternativa eficaz s bombas com problemas de vedao mecnica. Atende aos mais rigorosos regulamentos da EPA. Capacidades de 320 GPM (270 m3/h) Alturas de at 129 m (460 ps) Temperaturas de at 121C (250F) Presses de at 225 PSIG (16 bar) Materiais: construo em Tefzel (ETFE)

Modelo 3299 ANSI revestida com acionamento magntico


Projetada para lidar com corrosivos moderados a graves, com ou sem slidos. O design sem vedao proporciona uma alternativa eficaz s bombas com problemas de vedao mecnica. Revestimento espesso para estender a vida til da bomba. Capacidades de 425 GPM (95 m3/h) Alturas de at 150 m (490 ps) Temperaturas de at 180C (360F) Presses de at 275 PSIG (19 bar) Material do revestimento: PFA

B O M B A S R E V E S T I D A S M E T L I C A S
Modelo 3198 ANSI PFA de processo revestida
PFA TEFLON virgem para manipulao de uma grande variedade de lquidos altamente corrosivos, vestgios de contaminantes e misturas. A 3198 apresenta design ANSI B73.1 e lados de potncia i-FRAME. TEFLON moldado no local por meio de uma tcnica de alta presso e travado mecanicamente. Capacidades de 800 GPM (182 m3/h) Alturas de at 137 m (450 ps) Temperaturas de at 150C (300F) Presses de at 225 PSIG (16 bar) Material: PFA Teflon

C O M

V E D A O

N O

Modelo NM3196 ANSI de processo FRP


A construo reforada de fibra de vidro de vinil ster proporciona excelente resistncia corroso em muitos servios cidos e custicos hostis. A orientao aleatria do vidro e a nervurao generosa proporcionam classificaes de carga do flange equivalentes s de uma bomba de metal de mesmo tamanho. O design de voluta verdadeira proporciona as mais altas eficincias do setor para bombas FRP ANSI. Capacidades de 1400 GPM (318 m3/h) Alturas de at 152 m (4.500 ps) Temperaturas de at 93C (200F) Presses de at 220 PSIG (15 bar) Materiais: Vinil ster com reforo de vidro. Outras resinas disponveis mediante solicitao

B O M B A S
Modelo IC
Processo ISO

D E

P R O C E S S O
Modelo ICB

I S O

Bomba de processo ISO com acoplamento fechado


A Srie ICB uma extenso da srie de bombas para processos qumicos montadas na estrutura ISO 5199 da srie IC. Estas novas bombas proporcionam uma soluo de bombeamento compacta e econmica ideal para aplicaes OEM e espaos confinados em processos industriais. No h necessidade de acoplamento com espaador nem alinhamento, o que reduz os custos de capital do equipamento e simplifica a instalao e a manuteno. As bombas ICB vm com a nossa Cmera de vedao Cyclone patenteada, que comprovadamente proporciona o ambiente de vedao ideal para estender a vida til da vedao mecnica. Capacidades de 1.980 GPM (450 m3/h) Alturas de at 150 m (492 ps) Intervalos de temperatura de -40C a 140C (-40F a 284F) Presses de at 230 PSIG (16 bar) Materiais: ferro dctil, ao-carbono, 316SS, SS duplex

Esta srie foi projetada de acordo com as especificaes ISO 5199 e ISO 2858, o que a torna ideal para aplicaes de processos qumicos e industriais ao redor de todo o mundo. As bombas IC vm com design patenteado de cmera de vedao chamada Cyclone, que comprovadamente proporciona o ambiente de vedao ideal para estender a vida til da vedao mecnica. O indutor opcional reduz o NPSHr. Capacidades de 1.980 GPM (450 m3/h) Alturas de at 150 m (482 ps) Intervalos de temperatura de -40C a 177C (-40F a 350F) Presses de at 235 PSIG (16 bar) Materiais: ferro dctil, ao-carbono, 316SS, SS duplex, liga 20, Hastelloy C e titnio.

Modelo ICM ISO metlica de processo com acionamento magntico


A bomba ICM uma bomba metlica sem vedao otimizada para servios de fluido de processo nos setores qumico, de papel e geral, onde as dimenses ISO so preferveis. A ICM foi projetada especificamente para bombear fluidos difceis, como lquidos corrosivos, puros e txicos. Seu design robusto e sem vedao se combina com uma grande variedade de materiais para zona mida. Os mancais so de Carboneto de silcio (SSiC), resistente a produtos qumicos e abraso. A proteo opcional Dryguard para funcionamento a seco tambm est disponvel. Capacidades de 1.760 GPM (400 m3/h) Alturas de at 210 m (685 ps) a 3.500 rpm Intervalos de temperatura de -40C a 180C (-40F a 360F) Presses de at 232 PSIG (16 bar) Materiais: ao inoxidvel, Hastelloy, ferro dctil e liga 20

Modelo ICP
Bomba ISO de processo de alta temperatura
A ICP uma bomba para processos qumicos para servios pesados que suporta temperaturas e presses extremas. A ICP est em conformidade com os padres ISO e apresenta a Cmera de vedao Cyclone patenteada para prolongar a vida de servio da vedao. O design com caixa central conta com autoventilao. O crter de grande capacidade proporciona resfriamento mximo dos mancais. O indutor opcional reduz o NPSHr. Capacidades de 1.980 GPM (450 m3/h) Alturas de at 150 m (492 ps) Intervalos de temperatura de -40C a 280C (-40F a 535F) Presses de at 363 PSIG (25 bar) Materiais: ao-carbono, 316SS, liga 20, SS duplex e Hastelloy C

Modelo ICMP ISO metlica de processo com acionamento magntico para altas temperaturas
A ICMP uma bomba metlica sem vedao para servios pesados para aplicaes em condies de alta temperatura e presso. Ela foi projetada para mdia agressiva, txica e pura. A caixa central tima para a compensao de alteraes de dimenso devidas a flutuaes de temperatura. Mancais de carboneto de silcio SSIC, opcionalmente com a proteo Dryguard para execuo a seco. Design exclusivo com cartucho de mancais. Indutor opcional. Capacidades de 1.760 gpm (400 m3/h) Alturas de at 210 m (685 ps) a 3500 rpm Intervalos de temperatura de -40C a 280C (-40F a 535F) Presses de at 365 PSIG (25 bar) Materiais: ao inoxidvel, Hastelloy, ferro fundido e liga 20

B O M B A S

D E

P R O C E S S O

A P I

6 1 0
Modelo API 3171 (VS4) Esvaziamento de poos e processo vertical API 610
Para todos os servios de refinaria que exigem montagem em tanque ou servios em poos. Totalmente compatvel com a 9 e 10 edies do ISO 13709/API 610 Capacidades de 3.180 GPM (722 m3/h) Alturas de at 160 m (525 ps) Temperaturas de at 232C (450F) Profundidades de poos de at 6 m (20 ps) Materiais: ao-carbono, 12% cromo sob medida, 316SS, SS duplex

Modelos 3700 e 3710 API 610 OH2 Processo com balano


Bombas de processo para alta temperatura e presso projetadas para atender completamente aos requisitos do API-610. O suporte central proporciona estabilidade para altas temperaturas e mxima rigidez. Descarga tangencial para mxima eficincia hidrulica. Disponvel com design de suco pela parte superior (Modelo 3710). Capacidades de 6.500 GPM (1.475 m3/h) Alturas de at 360 m (1.200 ps) Temperaturas de at 427C (800F) Presses de vcuo total de at 870 PSIG (60 bar) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

Modelos 3620 e 3640 API 610 BB2 Um e dois estgios entre os mancais
Bombas de processo dividida radialmente entre os mancais, para operao tranquila e confivel. Totalmente compatvel com API-610. Capacidades de 19.300 GPM (4.380 m3/h) Alturas de at 760 m (2.500 ps) Temperaturas de at 455C (850F) Presses de at 1.000 PSIG (69 bar) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

Modelo 3600 API-610 BB3 Multicelular para servios pesados


Design avanado com histrico de operao comprovado. Dividida axialmente, com muitos recursos avanados que a transformam em uma bomba de alto desempenho, extremamente confivel, adequada a uma grande variedade de servios. Capacidades de 8.500 GPM (1.930 m3/h) Alturas de at 2740 m (9.000 ps) Temperaturas de at 205C (400F) Presses de at 4.000 PSIG (276 bar) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

Modelo 3910 API-610 OH3 Vertical em linha com estrutura de mancais


Para servios de alta presso e temperatura, atende aos requisitos API-610. Conjunto posterior destacvel para facilitar a manuteno. A estrutura de mancais suporta as cargas da bomba. Capacidades de 7.500 GPM (1.700 m3/h) Alturas de at 225 m (750 ps) Temperaturas de at 343C (650F) Presses de at 595 PSIG (41 bar) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

Modelo 3610 API-610 BB1 Carcaa dividida horizontalmente, dupla suco


Projetada para uma grande variedade de servios industriais, municipais e marinhos. Capacidades de 50.000 GPM (11.355 m3/h) Alturas de at 215 m (700 ps) Presses de trabalho de at 300 PSIG (21 bar) Temperaturas de at 150C (300F) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

M A N I P U L A O D E P O O S / A B R A S I V O S / S L I D O S
Modelos HSU, HSUL e JCU Submersvel
Trs modelos diferentes permitem a seleo da melhor bomba para as condies de servio, independentemente de se tratar de material grande, filante, slidos fibrosos ou chorumes abrasivos. Capacidades de 4.000 GPM (910 m3/h) Alturas de at 67 m (220 ps) Temperaturas de at 90C (194F) Slidos de at 152 mm (6 polegadas) Materiais: ferro fundido, ferro com alto teor de cromo, CD4MCu, 316SS

HSU

JCU

HSUL

Modelos VHS e VJC Cantilver vertical


Ideal para diversos servios difceis com lodo... chorumes abrasivos chorume de mina, cinza solta, areia de fundio, argila, preparao de carvo, estaes de fora ou manipulao de grandes slidos.

Trash Hog Manipulao de slidos, escorvamento automtico


A Trash Hog da Goulds foi projetada para proporcionar uma capacidade superior de manipulao de slidos, desempenho otimizado de bombeamento e extrema facilidade de manuteno para uma grande variedade de servios industriais, de polpa e papel, minerao e guas residuais. Ao lidar com lama, resduos ou detritos de fbrica, no h nenhuma outra bomba que se compare com a Trash Hog. Capacidades de 6.000 GPM (1.363 m3/h) Alturas de at 43 m (140 ps) Temperaturas de at 107C (225F) Presses de at 85 PSIG (6 bar) Alturas de suco de at 7,6 m (25 ps) Slidos esfricos de at 76 mm (3 polegadas) Materiais: ferro fundido, ao inoxidvel, CD4MCu, ferro com alto teor de cromo

Modelos VJC
Capacidades de 7.500 GPM (1.703 m3/h) Alturas de at 73 m (240 ps) Slidos de at 57 mm (2,25 polegadas) VJC Materiais: ferro fundido, ferro com alto teor de cromo, 316SS VHS

Modelo VHS
Capacidades de 7.000 GPM (1.590 m3/h) Alturas de at 43 m (140 ps) Slidos de at 254 mm (10 polegadas) Materiais: ferro fundido, ferro com alto teor de cromo, 316SS

10

M A N I P U L A O
Modelo JC Chorume para servios mdios

D E

A B R A S I V O S / S L I D O S
Modelo HS Hidrosslidos
Para lidar com lama e chorume que contenham grandes slidos, ar incluso, materiais fibrosos, corrosivos e abrasivos. Apresenta impulsor sem obstrues, com recesso. Capacidades de 7.000 GPM (1.590 m3/h) Alturas de at 43 m (140 ps) Temperaturas de at 93C (200F) Presses de at 100 PSIG (7 bar) Slidos de at 254 mm (10 polegadas) Materiais: ferro fundido, ferro com alto teor de cromo, ferro, 316SS, CD4MCu

Ideal para a maioria dos servios mdios abrasivos e/ou de chorume. Componentes para zona mida extra espessos estendem a vida til. Revestimento desgastvel substituvel para proporcionar baixo custo de manuteno. Disponvel com vedao dinmica para eliminao de problemas de vedao e reduo da manuteno. Uma variedade de arranjos de acionamento disponvel para proporcionar flexibilidade s aplicaes. Capacidades de 7.000 GPM (1.600 m3/h) Alturas de at 73 m (240 ps) Temperaturas de at 120C (250F) Presses de at 150 PSIG (10 bar) Slidos de at 57 mm (2,25 polegadas) Materiais: ferro fundido, ferro com alto teor de cromo, 316SS, CD4MCu, cromo Endura

Modelo 5500 Chorume para servios pesados


O Burro de carga entre as bombas de chorume para servios pesados. O Modelo 5500 foi fabricado no apenas para dar conta dos servios mais intensos, mas projetado tambm para proporcionar extrema facilidade de manuteno. Um lado de potncia para servios pesados, sees com espessura adicional das paredes e facilidade de reposio das peas desgastadas garantem uma operao prolongada e confivel. Capacidades de 11.000 GPM (2.500 m3/h) Alturas de at 113 m (370 ps) Temperaturas de at 121C (250F) Presses de at 500 PSIG (35 bar) Slidos de at 102 mm (4 polegadas) Materiais: ferro com alto teor de cromo, CD4MCu, cromo Endura

Modelo VRS Manuseio de chorume abrasivo


A VRS foi projetada com a confiabilidade comprovada das bombas de cantilver SRL e Goulds. A VRS oferece maiores eficincias, com mxima confiabilidade e permutabilidade. Fornecida em comprimentos padro e uma variedade de elastmeros. Capacidades de 1.500 GPM (341 m3/h) Alturas de at 37 m (120 ps) Temperaturas de at 121 C (250F) Presses de at 75 PSIG (5 bar) Materiais do revestimento: impulsor disponvel em borracha natural, neoprene, nitrilo, poliuretano, cloro butil, Hypalon, EPDM e metal/liga.

Modelos SRL /SRL-C/SRL-S/SRL-XT Manuseio de chorume abrasivo


As bombas SRL foram projetadas para lidar com o chorume abrasivo mais difcil. Os recursos incluem revestimentos de borracha resistentes ao desgaste para prolongamento da vida til e projeto voltado facilidade de manuteno. A SRL-S usa um Shearpeller para aplicaes com espuma. Capacidades de 20.000 GPM (4.540 m3/h) Alturas de at 46 m (150 ps) Temperaturas de at 121C (250F) Presses de at 500 PSIG (35 bar) Materiais do revestimento: borracha natural, neoprene, nitrilo, poliuretano, cloro butil, Hypalon, EPDM, compostos de cermica e ligas metlicas

11

M U LT I C E L U L A R / F L U X O A X I A L / S U C O D U P L A
Modelo 3600 API 610 BB3 Multicelular para servios pesados
Design avanado com histrico de operao comprovado. Dividida axialmente, com muitos recursos avanados que a transformam em uma bomba de alto desempenho, extremamente confivel, adequada a uma grande variedade de servios. Capacidades de 4.500 GPM (1.020 m3/h) Alturas de at 1.825 m (6.000 ps) Temperaturas de at 205C (400F) Presses de at 2.500 PSIG (172 bar) Materiais: todos os materiais API, materiais personalizados disponveis

Modelo 3311 Multicelular de alta presso


Bomba multicelular segmentada dividida radialmente e design de ltima gerao comprovado para os servios de alta presso mais exigentes. Muitos recursos especiais proporcionam flexibilidade com relao s aplicaes. Ideal para cogerao, alimentao de gua, osmose inversa, compressor, gua e leo. Capacidades de 1.200 GPM (272 m3/h) Alturas de at 1.646 m (5.400 ps) Temperaturas de at 190C (374F) Presses de at 2.465 PSIG (170 bar) Materiais: 12% cromo/ferro fundido e 12% cromo/316ss

Modelo 3393 Bomba multicelular com corpo segmentado de alta presso


Bomba multicelular com carcaa segmentada dividida radialmente, projetada com componentes modulares intermedirios. As mltiplas orientaes do bocal de suco e do bocal de descarga permitem a adaptao a vrias instalaes de tubulaes. Vrias solues hidrulicas para cada tamanho de bomba otimizam a eficincia em uma grande variedade de aplicaes. Estas bombas so especialmente adequadas para aplicaes de osmose inversa e alimentao de gua. Servios de duchas, servio de compressor e outros servios de alta presso so aplicaes adequadas. Capacidades de 3.200 GPM (727 m3/h) Alturas de at 975 m (3.200 ps) Temperaturas de at 205C (400F) Presses de at 1600 PSIG (110 bar) Materiais: ao-carbono, ao-carbono/12% cromo sob medida, 12% cromo, duplex e super duplex

Modelo 3355 Multicelular


Bomba multicelular com corpo segmentado projetada para servios de alta presso, que incluem: alimentao de gua, osmose inversa, servio de ducha, entre muitos outros. Capacidades de 1.500 USGPM (340 m3/h) Alturas de at 500 m (1.640 ps) Velocidade mxima de 3.600 rpm -1 (3.600 min ) Descarga de 11/2" a 5" Temperaturas de at 140C (280F) Presses de at 800 PSIG (55 bar) Materiais: Ferro fundido, ao inoxidvel, ao inoxidvel sob medida

Modelo 3935 Difusor centrfugo multicelular


Bombas multicelulares do tipo difusor centrfugo adequadas para alimentao de gua, osmose inversa, servios petroqumicos e de hidrocarboneto. Capacidades de 140 GPM (32 m3/h) Alturas de at 792 m (2.600 ps) Temperaturas de at 204C (400F) Presses de at 1.500 PSIG (103 bar) Material: ao-carbono

12

Srie 3400 Carcaa dividida horizontalmente, dupla suco


Projetada para uma grande variedade de servios industriais, municipais e marinhos. Capacidades de 225.000 GPM (51.135 m3/h) Alturas de at 274 m (900 ps) Tamanhos de suco at 78" e tamanhos de descarga de at 66" Presses de trabalho de at 400 PSIG (27,6 bar) Temperaturas de at 177C (350F) Materiais: ferro fundido/bronze, totalmente ferro, totalmente bronze, ferro fundido/ao inoxidvel, totalmente ao inoxidvel

PEQUENA CAPACIDADE Modelo 3410 (at 8.000 GPM/1.818 m3/h)

CAPACIDADE MDIA Modelo 3409 (at 12.000 GPM/2.727 m3/h)

GRANDE CAPACIDADE Modelo 3420 (at 65.000 GPM/14.772 m3/h)

CAPACIDADE EXTRA GRANDE Modelo 3498 (at 225.000 GPM/51.135 m3/h)

Modelo Axial Flow Fluxo axial


Para circulao contnua de solues corrosivas/abrasivas, chorumes e resduos de processo. Designs de cotovelo fabricado ou cotovelo fundido disponveis. Mais adequada para bombeamento de alta capacidade com baixa elevao. Capacidades de 350.000 GPM (79.545 m3/h) Alturas de at 10 m (33 ps) Temperaturas de at 180C (350F) Presses de at 150 PSIG (10 bar) Slidos de at 228 mm (9 polegadas) Materiais: ferro fundido, 304SS, 316SS, CD4MCu, Nickel, Monel, liga 20, UHB-904L, titnio, Hastelloy, Sanicro 28

Modelo 3316 Carcaa dividida de dois estgios


Bombas com carcaa dividida horizontal so ideais para alimentao de gua, drenagem de mina, entre outros servios que requeiram elevaes moderadamente altas com uma grande variedade de condies de operao. Capacidades de 3.000 GPM (681 m3/h) Alturas de at 305 m (1.000 ps) Temperaturas de at 177C (350F) Presses de at 550 PSIG (38 bar) Materiais: bronze sob medida, ferro fundido, bronze, 316SS

13

G U A S
Modelo NSW

R E S I D U A I S / V E R T I C A L
Modelo NSX Pequena capacidade Bomba de guas residuais
Estgio simples com impulsor Shearpeller aberto especialmente projetado para bombeamento de guas residuais com slidos fibrosos ou filantes. Capacidades de 4.000 GPM (908 m3/h) Alturas de at 30 m (100 ps) Slidos de at 133 mm (5,31 polegadas) Materiais: Ferro fundido/431SS sob medida

Modelo NSY Capacidade mdia Bomba de guas residuais


Estgio simples com impulsor de tipo misto incorporado para bombeamento de guas residuais e outros lquidos no corrosivos com slidos macios. Capacidades de 23.000 GPM (5.223 m3/h) Alturas de at 26 m (85 ps) Slidos de at 229 mm (9 polegadas) Materiais: Ferro fundido, ferro fundido com 2 3% nquel, ferro dctil

Pequena capacidade Bomba de guas residuais


Estgio simples com impulsor de tipo de desobstruo incorporado para bombeamento de guas residuais e outros lquidos no corrosivos com slidos macios. Capacidades de 9.000 GPM (2.044 m3/h) Alturas de at 84 m (275 ps) Slidos de at 162 mm (6,38 polegadas) Materiais: Ferro fundido, ferro fundido com 2 3% nquel, ferro dctil

*Disponvel tambm em configuraes verticais (NSWV)

*Disponvel tambm em configuraes verticais (NSXV)

*Disponvel tambm em configuraes verticais (NSYV)

Modelos SSE, SSF e WSY Bombas de guas residuais de alta capacidade


As bombas so desenhadas com passagens grandes e desobstrudas pelo impulsor e voluta, o que as torna ideais para bombeamento de esgoto, guas residuais e guas pluviais. Capacidades de 140.000 GPM (31.800 m3/h) Alturas de at 70 m (230 ps) Materiais: Ferro fundido, ferro fundido com 2 3% nquel, ferro dctil

Modelos WCAX, YDD, WCA, WCB, WMCC e WMCE Bomba de coluna submersvel
Bombas de coluna submersveis so projetadas sob medida para mxima confiabilidade e alta eficincia. Capacidades de 500.000 GPM (114.000 m3/h) Alturas de at 185 m (600 ps) Materiais: Bronze sob medida, totalmente bronze, SS sob medida, Ni resistente, totalmente SS

*Disponvel tambm em configuraes verticais (SSEV, SSFV, WSYV)

14

C E N T R F U G A
Modelo VIC Vertical tipo barril
Uma grande variedade de condies hidrulicas permitem atender aos requisitos de praticamente qualquer servio de bombeamento. Projetada para atender s especificaes personalizadas do usurio. O Modelo VIC centrfugo de tipo barril atende s especificaes API-610.

V E R T I C A L
Modelo VIT Centrfuga vertical industrial
Uma grande variedade de condies hidrulicas permitem atender aos requisitos de praticamente qualquer servio de bombeamento. Projetada para atender s especificaes personalizadas do usurio. O Modelo VIT centrfugo do tipo barril atende s especificaes API-610.

Modelo VIC
Capacidades de 65.000 GPM (18.168 m3/h) Alturas de at 1.070 m (3.500 ps) Temperaturas de at 260C (500F) Materiais: qualquer liga mecanizvel

Modelo VIT
Capacidades de 65.000 GPM (14.762 m3/h) Alturas de at 1.067 m (3.500 ps) Temperaturas de at 232C (450F) Materiais: qualquer liga mecanizvel

Modelo VIS Submersa vertical


Para aplicaes profundas, ou onde o uso de bombas de eixo linear impraticvel. Para irrigao, gua de consumo, abastecimento de poo profundo e drenagem marinha e de minas. Capacidades de 7.000 GPM (908 m3/h) Alturas de at 427 m (1.400 ps) Materiais: Qualquer liga mecanizvel

Modelo VMP Marinha vertical


A bomba Modelo VMP da Goulds uma unidade com escorvamento automtico projetada especialmente para carregamento e desmontagem eficientes de navios-tanques e barcas de produtos. Capacidades de 20.000 GPM (4.542 m3/h) Alturas de at 194 m (635 ps) Temperaturas de at 120 C (250F)

15

Selecione a bomba de processo perfeita


Seja para chorume abrasivo com ao muito corrosiva, slidos fibrosos/filantes, lquidos em altas temperaturas, fluidos perigosos, servios de baixo fluxo ou alta capacidade a Goulds tem a soluo perfeita e confivel. A seleo de solues para fluidos da Goulds inclui configuraes horizontais e verticais em uma variedade de construes de liga e no metlicas, com e sem vedao. A grande variedade de produtos da Goulds garante que ns tenhamos a bomba certa para praticamente qualquer aplicao.

Lista de verificao para seleo de bombas


A Lista de verificao para seleo de bombas a seguir foi projetada para ajudar os usurios a analisarem a maioria dos requisitos de bombas para seleo da melhor bomba possvel. Seu representante da Goulds foi especialmente treinado em aplicaes de bombas e deve ser contatado para assistir a seleo final da bomba para otimizao da confiabilidade e segurana.
1A SISTEMA Manuteno:____________ Capacidade: ____________ Altura dinmica total: _____ NPSH disponvel: ________ Presso de suco: ______ Velocidade de fluxo mnima:________________ Presso de trabalho total: __________________ 2A PROPRIEDADES DO LQUIDO Lquido: _________________ Presso do vapor: ________ Calor especfico: __________ Viscosidade: _____________ Tamanho dos slidos/contedo: _________ Gravidade especfica: ______ Temperatura:_____________ Caractersticas: (inflamvel, explosivo, cancergeno, txico, nocivo, regulado, etc.): _______________________ 2B Materiais de construo _____________ Resfriamento de mancal ________________ Requisitos de vedao/lavagem ________ Cobertura para resfriamento/ aquecimento ____________ 3A SEGURANA/AMBIENTAL Rtulo UL (compartimentos prova de exploso) Regulamentos (governo, local, fbrica) Limites de temperatura Limites de emisses fugitivas Pureza do produto Melhor tecnologia de controle disponvel Requisitos de relatrio 4A ECONOMIA/CONFIABILIDADE Requisitos de perodo mdio entre falhas Lubrificao Resfriamento/aquecimento Experincia do operador Manuteno pelo operador Filtragem extra do produto Facilidade de instalao

I. REQUISITOS

1B Tamanho da bomba ______ Dimetro do impulsor _____ HP, eficincia ___________ NPSHR ________________ Fluxo mnimo da bomba___ Velocidade (RPM)________

3B Compartimentos prova de exploso _______________ Opes de proteo de segurana______________ Opes de proteo do acoplamento ____________ Drenagem da carcaa ____ Opes de flange ________ Materiais de anel ________

4B Tipo de lubrificao_________ Assistncia na inicializao___ Treinamento do operador ____ Treinamento sobre manuteno ______________ Opes de placa de base____ Opes de vedante de leo __________________

Visite nosso site na Web no endereo www.gouldspumps.com

II. BOMBA

Formulrio BRPSG 4/10

2008 Goulds Pumps, Incorporated Uma subsidiria da ITT Corporation

Potrebbero piacerti anche