Sei sulla pagina 1di 11

Roteiro ATUALIZADO

Informativo FISCOSoft Transferncia de empregados - Roteiros de Procedimentos A transferncia do trabalhador permitida desde que exista anuncia entre partes, e no resulte, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado. Todavia, a legislao trabalhista prev algumas excees. Neste Roteiro, republicado com aperfeioamento de redao, sero demonstradas as regras gerais que envolvem a transferncia de empregados, inclusive em relao ao adicional de transferncia.

Transferncia de empregados - Roteiros de procedimentos Roteiro - Previdencirio/Trabalhista - 2011/3674 Sumrio


Introduo I - Definio II - Anuncia do trabalhador II.1 - Excees II.1.1 - Cargos de confiana II.1.2 - Condio implcita ou explcita II.1.3 - Extino do estabelecimento II.1.4 - Transferncia provisria III - Vedaes IV - Grupo econmico V - Despesas VI - Obrigaes acessrias VI.1 - CAGED VI.2 - CTPS VI.3 - Livro ou ficha de registro VI.4 - RAIS VI.5 - GFIP/SEFIP VI.6 - Transferncia de contas do FGTS

VII - Jurisprudncia VIII - Consultoria FISCOSoft

Introduo
Dependendo do tipo de atividade exercida pelo empregado, ser necessrio efetuar sua transferncia para local diverso daquele estabelecido no contrato de trabalho. Todavia, imprescindvel que o empregador observe algumas regras estabelecidas na legislao trabalhista a fim de evitar possveis problemas, tanto na esfera administrativa como na judicial. Este Roteiro trata das regras gerais que envolvem a transferncia de colaboradores.

I - Definio
Para efeitos da legislao trabalhista, ser caracteriza a transferncia de empregado, quando este passar a exercer suas atividades em estabelecimento diverso daquele que foi contratado, implicando mudana de seu domiclio. De acordo com o art. 70 do Cdigo Civil Brasileiro, aprovado pela Lei n 10.406/2002, domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Neste contexto, declara Sergio Pinto Martins em sua obra Direito do Trabalho, 23 edio, So Paulo: Atlas, 2007, p. 313: Domiclio vem de domus ou domicilim (casa, residncia). Domiclio o lugar onde a pessoa estabelece a sede principal de seus negcios. Tem a palavra domiclio um conceito jurdico. O domiclio do funcionrio pblico onde exerce suas funes... Anteriormente edio da Lei n 6.203/75, a expresso j vinha sendo interpretada pela jurisprudncia com o significado de residncia, pois onde o trabalhador tem moradia, onde mantm sua famlia, esposa e filhos, onde estes estudam e onde tm suas relaes sociais. Esta a interpretao a ser dada palavra domiclio, que tem o sentido de residncia para os efeitos do caput do art. 469 da CLT. Este se refere a mudana de residncia, pois se o empregado tem domiclio na empresa e se esta fosse transferida de local, sempre o empregado teria mudado de domiclio. No haver transferncia se o empregado continuar residindo no mesmo local, embora trabalhando em municpio diferente. Inexistir tambm transferncia se o empregado permanecer trabalhando no mesmo municpio, embora em outro bairro deste. O doutrinador Maurcio Goldinho Delgado em seu livro Curso de Direito do Trabalho, 5 ed., So Paulo: LTR, 2006, p. 1038, traz a seguinte definio em relao ao tema: A Consolidao vale-se da expresso domiclio ("no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana de seu domiclio" caput do art. 469). Porm, na verdade, quer a lei referir-se, preferivelmente, noo de residncia, j que este o dado ftico que importa aos objetivos do critrio celetista em exame (domiclio conceito jurdico, ao passo que a lei est preocupada com o dado ftico da residncia do trabalhador e sua famlia). Assim, para efeitos trabalhistas, s ser considerada transferncia aquela que ocasionar a mudana de residncia do empregado. Fundamentao: art. 444 e "caput" do art. 468 da CLT; art. 70 do Cdigo Civil - Lei n 10.406/2002.

II - Anuncia do trabalhador

Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio. Caso o empregador decida pela transferncia de forma unilateral, o empregado estar desobrigado ao cumprimento desta ordem, podendo inclusive, pleitear perante o Poder Judicirio o restabelecimento das condies iniciais do contrato, conforme prev a Consolidao das Leis Trabalho (CLT): Art. 659. - Competem privativamente aos Presidentes das Juntas, alm das que lhes forem conferidas neste Ttulo e das decorrentes de seu cargo, as seguintes atribuies: (...) IX - conceder medida liminar, at deciso final do processo em reclamaes trabalhistas que visem a tornar sem efeito transferncia disciplinada pelos pargrafos do art. 469 desta Consolidao. (...) Alm disso, prev o art. 468 da CLT: Art. 468. - Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. (...) No momento da definio do contrato, empregado e empregador devero estabelecer o local de trabalho, pois se trata de condio essencial para a prestao dos servios. Poder ainda, ser estabelecida clusula contratual possibilitando a transferncia do empregado para localidade diversa daquela que inicialmente foi contratado, desde as partes concordem. Todavia, se esta condio no for definida desde o incio da relao de emprego, o empregador dever elaborar um adendo contratual, demonstrando a anuncia do trabalhador. Observando-se o princpio da inalterabilidade disposto no art. 468 da CLT e o previsto no art. 469 do mesmo diploma legal, conclui-se que vedado ao empregador transferir o empregado, sem sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato. Fundamentao: "caput" do art. 468, "caput" do art. 469, "caput" e inciso IX do art. 659 da CLT. II.1 - Excees A proibio de transferir unilateralmente um empregado no absoluta, existindo algumas excees. Desse modo, os empregadores podero transferir o empregado quando se tratar de: a) empregado que exera cargo de confiana, quando esta decorra de real necessidade de servio; b) empregado cujo contrato tenha como condio, implcita ou explcita, a transferncia, quando esta decorra de real necessidade de servio; c) extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado; ou d) transferncia provisria em caso de necessidade de servio. Fundamentao: art. 469 da CLT. II.1.1 - Cargos de confiana

O empregado que exera cargo de confiana tem atribuies especiais dentro da empresa, podendo inclusive, representar o prprio empregador em determinadas ocasies. Desse modo, o ocupante de cargo de confiana dever estar ciente de sua condio, podendo neste caso, ser transferido para outra localidade em decorrncia da necessidade de servio. So exemplos de cargo de confiana: diretores, gerentes, chefes de seo, entre outros, desde que representem o empregador, sendo estes detentores de efetivos cargos de gesto. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ser considerada abusiva, a transferncia de empregado exercente de cargo de confiana, quando no comprovada a necessidade de servio. Neste sentido, prev a Smula n 43: SUM-43 TRANSFERNCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Presume-se abusiva a transferncia de que trata o 1 do art. 469 da CLT, sem comprovao da necessidade do servio. Fundamentao: "caput" e inciso II do art. 62, "caput" e 1 do art. 469 da CLT; Smula n 43 do TST. II.1.2 - Condio implcita ou explcita Condio explcita consiste na usual incluso, em determinados contratos de trabalho, de clusula em que o empregado se submete a ser transferido de local de trabalho sempre que o empregador julgar necessrio. Assim, havendo real necessidade de servio, a transferncia ser lcita, no podendo haver recusa pelo empregado. Condio implcita, por sua vez, est presente na natureza do cargo. Assim, o tipo de atividade da empresa, j sugere, mesmo que de forma tcita, que o empregado poder ser transferido de local de trabalho por ato unilateral do empregador. O exemplo mais comum o do empregado contratado na funo de vendedor viajante. O TST, por meio da Smula n 43, declara ser abusiva a transferncia de empregados cujos contratos tenham como condio, implcita ou explcita; sem que exista a efetiva comprovao da necessidade de servio. Fundamentao: "caput" e 1 do art. 469 da CLT; Smula n 43 do TST. II.1.3 - Extino do estabelecimento Ser lcita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. Fundamentao: "caput" e 2 do art. 469 da CLT. II.1.4 - Transferncia provisria Em caso de necessidade de servio, o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato. Neste caso, o empregador ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao.

Referido adicional dever ser destacado nos recibos e folhas de pagamento de salrio, visando evitar a figura do salrio complessivo, conforme preceitua a Smula n 91 do TST: SUM-91 SALRIO COMPLESSIVO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador Fundamentao: "caput" do art. 468, "caput" e 3 do art. 469 da CLT; Smula n 91 do TST.

III - Vedaes
Existem algumas situaes em que a transferncia de empregados vedada. Esta restrio se d em funo dos cargos que estes trabalhadores ocupam, tais como: dirigente sindical e membro eleito da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes). Desse modo, declara o item 5.9 da Norma Regulamentadora n 05, aprovada pela Portaria n 3.214/1978: Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos pargrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT. Assim, expressamente vedada a transferncia do membro eleito da CIPA para outro estabelecimento sem sua anuncia, salvo nas seguintes hipteses: a) quando o empregado exercer cargos de confiana, desde que em decorrncia de real necessidade de servio; b) quando o contrato tiver como condio, implcita ou explcita, a transferncia, quando esta decorra de real necessidade de servio; ou c) por ocasio da extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. Neste contexto, prev ainda a Smula 339 do TST: SUM-339 CIPA. SUPLENTE. GARANTIA DE EMPREGO. CF/1988 (incorporadas as Orientaes Jurisprudenciais ns 25 e 329 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. (ex-Smula n 339 - Res. 39/1994, DJ 22.12.1994 - e ex-OJ n 25 da SBDI-1 - inserida em 29.03.1996) II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio. (ex-OJ n 329 da SBDI-1 - DJ 09.12.2003) Em relao ao dirigente sindical estabelece o art. 543 da CLT: O empregado eleito para cargo de administrao sindical ou representao profissional, inclusive junto a rgo de deliberao coletiva, no poder ser impedido do exerccio de suas funes, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossvel o desempenho das suas atribuies sindicais. 1 - O empregado perder o mandato se a transferncia for por ele solicitada ou voluntariamente aceita. (..).

Ocorrendo, entretanto, a extino do estabelecimento, lcita a transferncia desses empregados para outra filial da empresa. Todavia, se o empregado se opuser transferncia, nessa circunstncia, entende-se que o empregador poder rescindir o contrato de trabalho, pagando somente as verbas rescisrias devidas at o momento da resciso. Fundamentao: item 5.9 da Norma Regulamentadora n 05 aprovada pela Portaria n 3.214/1978; art. 543 da CLT; Smula 339 do TST.

IV - Grupo econmico
Considera-se empregador a empresa que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. Esto equiparados a empregador, para os efeitos de relao de emprego, dentre outros, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem empregados. Neste contexto, ser constitudo um grupo econmico sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica. Para efeitos trabalhistas, sero solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas, desde que integrantes de um mesmo grupo econmico. Por existir esta responsabilidade solidria, entende-se que ser lcita a transferncia de empregado para empresa do mesmo grupo econmico, desde que observadas as regras declaradas neste Roteiro. Fundamentao: "caput" e 2 do art. 2 da CLT.

V - Despesas
As despesas resultantes de transferncia correro por conta do empregador. Assim, os gastos com passagem, carretos da mudana, por exemplo, ocorrero por conta do empregador. Se o deslocamento de empregado para estabelecimento mais distante resultar em aumento de despesas com o transporte, caber ao empregador conceder a complementao do valetransporte, nos moldes da Lei n 7.418/1985, que por sua vez declara: Art. 1 Fica institudo o vale-transporte, (Vetado) que o empregador, pessoa fsica ou jurdica, antecipar ao empregado para utilizao efetiva em despesas de deslocamento residnciatrabalho e vice-versa, atravs do sistema de transporte coletivo pblico, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com caractersticas semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concesso ou permisso de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excludos os servios seletivos e os especiais. Fundamentao: art. 470 da CLT; art. 1 da Lei n 7.418/1985.

VI - Obrigaes acessrias
Ao transferir o empregado, alm de observar as regras declaradas anteriormente, caber ao empregador cumprir algumas obrigaes acessrias, conforme ser demonstrado a seguir. VI.1 - CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado pelo Governo Federal, por meio da Lei n 4.923/1965, que instituiu o registro permanente de admisses e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho. A transferncia de local de trabalho dos empregados dever ser informada no CAGED, tanto pelo estabelecimento que realizou a transferncia, quanto pelo que recebeu o empregado. As informaes devero ser encaminhadas ao Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) at o dia 07 do ms subseqente ao da transferncia. O envio das informaes realizado por meio eletrnico (Internet e disquete), com a utilizao do Aplicativo do CAGED Informatizado (ACI) ou outro aplicativo fornecido pelo MTE. Desse modo, o arquivo gerado dever ser enviado ao MTE via Internet ou entregue em suas Delegacias Regionais do Trabalho e Emprego, Subdelegacias ou Agncias de Atendimento. Fundamentao: "caput" e 1 do art. 1 da Lei n 4.923/1965; "caput" e 2 da Portaria MTE n 235/2003. VI.2 - CTPS Ao proceder transferncia de local de trabalho, competir ao empregador anotar na Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) do empregado, na parte referente a "Anotaes Gerais", a data da transferncia, bem como o local para onde foi transferido o trabalhador. VI.3 - Livro ou ficha de registro Compete ao empregador, por ocasio da transferncia do empregado: a) reproduzir a mesma anotao efetuada na pgina de Anotaes Gerais da CTPS no livro ou ficha de registro, no espao destinado a observaes; b) enviar ao estabelecimento para o qual o empregado foi transferido cpia autenticada da ficha ou folha de registro com a anotao mencionada; c) providenciar a abertura de nova ficha ou folha de registro do empregado no novo local de trabalho, transcrevendo os dados da ficha anterior e efetuando a anotao em "observaes": "o empregado foi transferido de _________ (local), em ___/___/___ com registro anterior n___________." VI.4 - RAIS Todo estabelecimento deve fornecer ao MTE, por meio da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), as informaes referentes a cada um de seus empregados, de acordo com o Decreto n 76.900/1975. As informaes pertinentes aos empregados transferidos sero prestadas na RAIS de cada estabelecimento, conforme orientaes definidas na RAIS do ano-base correspondente movimentao. Fundamentao: art. 1 do Decreto n 76.900/1975. VI.5 - GFIP/SEFIP

Ao transferir o empregado, caber ao empregador, em relao GFIP/SEFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social/Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social) observar as seguintes regras: a) o estabelecimento que estiver transferindo o empregado dever informar no campo "Movimentao" da GFIP um dos seguintes cdigos: - N1 - para transferncia de empregado para outro estabelecimento da mesma empresa; ou - N2 - para transferncia de empregado para outra empresa que tenha assumido os encargos trabalhistas, sem que tenha havido resciso de contrato de trabalho. b) o estabelecimento que estiver recebendo o empregado transferido dever preencher a GFIP, informando no campo "Movimentao" da GFIP o seguinte cdigo: - N3 - empregado proveniente de transferncia de outro estabelecimento da mesma empresa ou de outra empresa, sem resciso de contrato de trabalho. O cdigo de movimentao N2 deve ser informado pelo estabelecimento que transferir o trabalhador, com a data do dia imediatamente anterior efetiva transferncia. O cdigo de movimentao N3 deve ser informado pelo estabelecimento que recebe o trabalhador transferido, com a data da efetiva transferncia. Todavia, a data de admisso a ser informada no novo estabelecimento deve ser a mesma informada no estabelecimento anterior, em virtude de no ter havido resciso de contrato de trabalho. Fundamentao: item 4.9 do Captulo III do Manual da GFIP para usurios do SEFIP 8.4, aprovada pela Instruo Normativa RFB n 880/2008. VI.6 - Transferncia de contas do FGTS Dever ser solicitada junto Caixa Econmica Federal a transferncia das contas do FGTS dos empregados transferidos, por meio da apresentao do formulrio Pedido de Transferncia de Contas (PTC) total ou parcial, conforme o caso. O procedimento de transferncia de contas consiste no transporte do saldo da conta transferida para a conta receptora apropriando-se, tambm, os valores de saque na vigncia do contrato de trabalho, saque para aplicao em Fundo Mtuo de Privatizao (FMP) e Restituies de FMP, permanecendo a conta original e todos os seus lanamentos no cadastro FGTS, para fins de controle. Para tanto, as contas vinculadas devero apresentar os dados consistentes tanto no cadastro do FGTS como do PIS. Tambm, condio para o acatamento do pedido de transferncia, a assinatura dos responsveis pela empresa de origem e de destino. Na hiptese de mudana de local de trabalho entre filiais da mesma empresa, dever ser observado que: a) para as contas abrigadas em uma mesma base de processamento do FGTS, no se aplica a solicitao por meio do PTC Caixa. Neste caso, a regularizao ocorre por meio da alocao do trabalhador na nova inscrio, quando do prximo recolhimento ou declarao ao FGTS. b) para as contas abrigadas em diferentes bases de processamento do FGTS, o empregador deve utilizar o formulrio PTC Total ou Parcial, conforme o caso.

Aplica-se o registro de data/cdigo de movimentao do trabalhador na hiptese de transferncia, informao que ocorre por meio do SEFIP para a competncia da mudana de local de trabalho, conforme a natureza da transferncia (N1, N2 ou N3). Fundamentao: item 1 do Captulo V do Manual de Orientaes, Retificao de Dados, Transferncia de Contas Vinculadas e Devoluo de Valores Recolhidos a Maior de FGTS, verso 1.03, aprovado pela Circular CEF n 500/2009.

VII - Jurisprudncia
"Alterao contratual in pejus. Consentimento do empregado. Ocorrncia de prejuzos salariais indiretos e diferidos. Ilegalidade. Nos termos do art.468 da CLT, o consentimento do empregado somente surte efeitos quando da alterao do contrato de trabalho no lhe resultem prejuzos, diretos ou indiretos, e atuais ou diferidos no tempo. Tem-se, no presente caso, a configurao de prejuzos indiretos e diferidos, eis que, embora a implementao do novo plano de cargos e salrios, num primeiro momento, no tenha acarretado reduo da remunerao total percebida, todavia, trouxe prejuzos indiretos com manifestao futura. Com efeito, as modificaes implicaram a reduo do salrio-base, sobre o qual so calculados os demais ttulos contratuais e sobre o qual se d a incidncia de reajustes salariais, para posterior clculo dos demais consectrios legais, o que, toda evidncia, acabou por reduzir o valor dos ganhos do empregado e de seu poder econmico no mercado, violando a garantia legal que veda a alterao contratual in pejus. Recurso obreiro provido, neste tpico. 2. Local de trabalho. Alterao sem mudana de domiclio. Transferncia no configurada. O adicional de transferncia tem previso legal para as hipteses de transferncias que no tenham carter definitivo. Funda-se no princpio da irredutibilidade salarial, posto que o trabalhador, ao mudar seu local de trabalho, com alterao do seu domiclio, passa a ter um gasto adicional com despesas de moradia, entre outras. Na situao dos autos, todavia, indevida a verba eis que a alterao do locus da prestao laboral foi definitiva e nem mesmo implicou mudana de domiclio, no se configurando a hiptese de transferncia. Inaplicabilidade do artigo 469, pargrafo 3 da CLT." (TRT 2 Regio - RO 20090312346 - 3 Turma - Relator: Ricardo Arthur Costa e Trigueiros - Data da publicao: 08/05/2009). "Transferncia de empregado de uma unidade para outra, dentro da mesma regio metropolitana. Possibilidade. No h ofensa aos arts. 468 e 469 da CLT, sobretudo se o contrato contm como condio explcita tal possibilidade." (TRT 2 Regio - 6 Turma - RO 20090269343 - Relator: Luiz Edgar Ferraz de Oliveira - Data da publicao: 24/04/2009). "Transferncia de Empregado - Pagamento de Adicional - "Adicional de transferncia. Art. 469, da CLT no aborda, em momento algum, a concresso do direito ao adicional de transferncia diante da provisoriedade ou definitividade de tal fato. O adicional visa compensar, to-somente, ao obreiro os transtornos e despesas advindas da prestao de servios em localidade diversa para a qual foi contratado. Assim, enquanto perdurar o exerccio de atividade em localidade diversa da contratual, ser devido o adicional." (TRT da 9 R. - Ac. da 5 T. - por maioria de votos, no mrito - RO 10.115/97 - Rel. Juiz Luiz Felipe Haj Mussi - J - 04.12.97 - DJ PR 30.01.98, pg. 151). "Adicional de transferncia - Previso implcita ou explcita de transferncia no contrato de trabalho. No restando consignado no acrdo turmrio que a transferncia do Empregado para localidade diversa da que foi contratado ocorreu em carter provisrio ou definitivo, no h como se excluir da condenao o referido adicional, eis que o direito do Empregado a esse adicional depende de a transferncia ter sido provisria, conforme se infere da expresso constante da parte final do 3 do art. 469 da CLT 'enquanto durar essa situao'. A circunstncia ftica de que o Empregado exerce cargo de confiana e de que existe clusula contratual prevendo sua transferncia no exime o Empregador do pagamento do respectivo adicional. Embargos desprovidos." (TST - Ac. unnime da SBDI-1 -ERR 238.007/95.6 - 9 R. Rel. Min. Rider de Brito - j 16.02.98 - DJU 1 06.03.98, pg. 224) "Adicional de transferncia - Cargo de confiana. A previso da transferncia no contrato de trabalho para que o trabalhador no se possa insurgir contra o comando determinado, no

obstando o percebimento da referida contraprestao. A incidncia do 1 do art. 469 da CLT no implica a impossibilidade de aplicao do 3 do referido dispositivo. Ainda assim, merece ser mantida a deciso da Turma, eis que inequvoco o carter definitivo da transferncia, j que o bancrio permaneceu trs anos na ltima sede, sendo ali despedido." (TST - Ac. unnime da SBDI-1 - ERR 120.767/94.3-3 R. - Rel. Min. Ronaldo Leal - j 02.06.97 - DJU 1 1.08.97, pg. 34.229) "Adicional de transferncia. Vantagem econmica. Compensao. 1. As vantagens econmicas concedidas a empregado na ocasio de seu deslocamento para localidade diversa da que at ento vinha prestando servios so compensveis com o adicional de transferncia, previsto no art. 469, 3, da CLT. 2. Embargos conhecidos e providos." (TST - Ac. da SDI - por maioria dos votos - ERR 80.605/93.0-3 R. - Red. Designado Min. Francisco Fausto Paula de Medeiros - j 21.11.95 -DJU 123.02.96, pg. 3.719) "Adicional de transferncia. Domiclio. Laborando o empregado, durante a semana, em local diverso daquele em que foi contratado, por fora da prpria natureza do trabalho, onde pernoita em alojamentos ou hotis, e retornando sua residncia nos finais de semana, no se h de cogitar da ocorrncia de mudana de domiclio e, muito menos, do pagamento do respectivo adicional de transferncia, ex vi da parte final do caput do artigo 469 consolidado." (TRT - 9 R. - Ac. unnime da 4 T. - RO 8.614/95 - Rel. juiz Lauremi Camaroski - j 14.02.96 - DJ PR 22.03.96, pg. 281). "Adicional de transferncia. A pluralidade de transferncias, por si s, no enseja a obrigatoriedade do pagamento do adicional de que trata o 3 do art. 469 da CLT, que somente devida nas hipteses de alterao provisria do local de trabalho do empregado." (TRT - 12 R. - Ac. da 2 T - por maioria de votos, no mrito - RO 4.113/94 - Rel. juiz Umberto Grillo - j. 05.10.95-DJSC17.11.95.pag. 50). "Transferncia. Licitude. Extino do estabelecimento. Nos termos do pargrafo 2 do art. 469 da CLT, a extino do estabelecimento em que laborar o empregado pressuposto de licitude da ordem de transferncia do local de trabalho. Mero fechamento do setor de trabalho no se coaduna com a extino do prprio estabelecimento, pois esta, de maior abrangncia, supe a completa desativao das atividades empresariais na localidade de origem. A supresso da atividade, e no do estabelecimento, desautoriza a incidncia da exceo legal prevista no pargrafo 2 do art. 469 consolidado." (TRT 2 R - RO - Ac 20000639260 - 8 T - Rel. Wilma Nogueira de Arajo Vaz da Silva). "Adicional de transferncia. O contrato de trabalho celebrado com a reclamada previa a possibilidade de transferncia de local de trabalho. Ademais, a regra do artigo 469 da CLT no considera transferncia a que no resultar necessariamente mudana de domiclio. Tendo em vista que Po e Mogi das Cruzes so municpios vizinhos, bem como a previso contratual de transferncia, a sentena deve ser mantida. Provimento Negado." (TRT 2 R - RO - Ac. 20070712829 - 12 T - Rel. Delvio Buffulin). "Dirigente sindical. Extino de estabelecimento. Garantia de emprego insubsistente. A empresa no est obrigada por lei a transferir empregados de uma unidade extinta para outra, dentro do mesmo Estado da Federao ou dentro da mesma base territorial do sindicato do empregado estvel. Pode, se for desejo seu, transferir os empregados para outra unidade, pela faculdade contida no art. 469, pargrafo 2, da CLT. Mas no obrigada a faz-lo, podendo indenizar a todos os empregados, independentemente de serem ou no estveis naquela localidade. Este o sentido da orientao jurisprudencial n. 86 da SDI-1 do C. TST." (TRT 2 R - RO - Ac. 20050151457 - 9 T - Rel. Luiz Edgar Ferraz de Oliveira)

VIII - Consultoria FISCOSoft


1 - Em caso de extino de estabelecimento, possvel transferir o empregado?

Ser lcita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado ("caput" e 2 do art. 469 da CLT). 2 - O trabalhador far jus a algum adicional em caso de transferncia provisria? Sim. Em caso de transferncia provisria, o empregado far jus a um adicional, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que percebia naquela localidade, enquanto durar a transferncia.

Leia mais: http://www.fiscosoft.com.br/index.php?PID=98661#ixzz1i1PAb3ml

Potrebbero piacerti anche