Sei sulla pagina 1di 17

Lactao

Introduo
A amamentao uma das experincias mais fantsticas da vida de uma mulher. Embora muitas mes encarem esse ato como um simples dever, no imaginam o tamanho de sua importncia para a vida do beb. Mais que responsvel pela alimentao da criana, a amamentao importantssima para a consolidao do vnculo afectivo entre a me e o filho, entre outras coisas.

A lactao o perodo de tempo durante o qual a progenitora (lactante) alimenta o seu filho (lactente) com o seu prprio leite, que produzido por aco de hormonas nas glndulas mamrias. O leite rico em anti-corpos que ajudam a prevenir infeces no tracto digestivo dos lactentes. Os elevados nveis de estrognio, progesterona e lactognio de origem placental que se atingem no fim da gravidez estimulam o hipotlamo a segregar prolactina. Durante os dois ou trs primeiros dias segregado um lquido amarelado denominado colostro. O colostro tem uma concentrao menor de lactose e gordura que o leite mas contm mais protenas, vitamina A e sais minerais. Da mesma maneira que o leite o colostro muito rico em anti-corpos. Atendendo a que estes anticorpos so provavelmente digeridos no trato intestinal, duvidoso que propiciem uma imunidade passiva criana (como geralmente afirmado), mas ajudam a prevenir infeces bacterianas no tracto digestivo. Depois do nascimento a prolactina reduz-se gradualmente para nveis idnticos aos do pr-nascimento, e a produo contnua de leite depende de um estmulo mecnico dos mamilos devido suco pelo beb. Existem mecanoreceptores nos mamilos que provocam impulsos nervosos em nervos aferentes para o hipotlamo, estimulando a secreo de prolactina que, por sua vez, estimula a produo de leite, os mesmos impulsos que atingem o hipotlamo estimulam a glndula pituitria a produzir ocitocina. Esta hormona provoca no s o reflexo da produo de leite nos alvolos das glndulas mamrias, mas tambm a contraco do tero, ajudando-o a retomar seu tamanho normal. Vrios estudos apontam no sentido de que a criana deve ser, salvo excepes, amamentada nos primeiros quatro a seis meses. Vejamos: - O leite materno nutricionalmente superior a qualquer outra alternativa; - Fornece nutrientes que no se encontram de qualquer outra forma; - bem tolerado pela criana visto ter um baixo ndice de reaco alrgica; - bacteriologicamente seguro e sempre fresco; - Contm uma variedade de factores anti-infecciosos e clulas imunolgicas porque transmite criana os anti-corpos da me; - H menor probabilidade de o lactente ser superalimentado; - Promove um bom desenvolvimento da mandbula e dos dentes; - Promove automaticamente uma relao de proximidade e afectos me-criana; - o processo mais conveniente, uma vez que est estabelecido naturalmente. Por outro lado:

- O leite materno tem um baixo nvel de ferro e vitamina B6; -Se a dieta materna for deficiente em nutrientes, isso reflectir-se- no seu leite; - Os poluentes presentes no leite da me iro ser transmitidos ao beb; - Algumas doenas presentes na lactante sero transmitidas ao lactente, como o caso do VIH/SIDA. Deciso de amamentar Aps o parto ou mesmo durante a gravidez surge uma questo bastante pertinente. Amamentar ou no amamentar?! Se um facto que muitas mulheres tomam a deciso de amamentar os seus filhos tambm igualmente verdade que muitas se negam faz-lo. Amamentar ou no deve ser um acto bastante ponderado e reflectivo. Muitas mes no tm confiana no seu prprio leite e acabam por alimentar os bebs atravs do bibero com leite artificial. Outras mes simplesmente no gostam de dar o peito e outras ainda comeam por dar o peito mas sentem que aquilo no para elas e deixam de dar. Parte destes desagrados advm do medo que as mes tm de no conseguir dar de mamar em condies, mas no pelo facto de uma me no amamentar o seu filho que no seja uma boa me, no lhe tenha amor e carinho ou no seja preocupada e dedicada. Apesar de sabermos que a amamentao no peito bastante benfica para o beb no existem ainda quaisquer estudos cientficos que demonstrem que os bebs que sejam alimentados pelo bibero sejam menos amados.

Para que a amamentao tenha sucesso devem conjugar-se 3 factores: Deciso de amamentar; Estabelecimento da lactao; Suporte de amamentao. O sucesso da lactao caracteriza-se por um perodo mais prolongado de amamentao. A durao ideal do aleitamento materno hoje consensual na comunidade mdica e tem a durao de seis meses (desde que o beb esteja equilibrado nutricionalmente e tenha um bom desenvolvimento motor).

Sucesso do aleitamento materno: Qualidade da interaco entre me e beb durante a mamada; Boa transferncia de leite entre a me e o beb.

FISIOLOGIA DA LACTAO

http://www.pop.eu.com/uploads/images/MAMA/a%20mama/01_AMAMA-1.jpg

Figura 1 e 2 Anatomia da mama Observando a figura do lado direito, o mamilo e a rea de pele mais escura que o rodeia chama-se arola mamria. Na arola encontram-se as pequenas glndulas chamadas glndulas de Montgomery que segregam um fluido oleoso para manter a pele saudvel. Dentro da mama esto os alvolos que so pequeninos sacos feitos de clulas secretoras de leite. H milhes de alvolos a figura mostra apenas alguns deles. Em torno dos alvolos h clulas musculares, as clulas mioepiteliais, que se contraem e expulsam o leite para fora dos alvolos. Pequenos tubos, ou ductos, levam o leite dos alvolos para o exterior. Sob a arola, os ductos tornam-se mais largos permitindo que ao sugar o beb recolha o leite. Os ductos tornam-se outra vez mais estreitos medida que passam atravs do mamilo. Os alvolos e os ductos esto rodeados por tecido de sustentao e por gordura. A gordura e o tecido de sustentao que do a forma mama e fazem a maior parte da diferena entre uma mama grande e uma pequena. Tanto as mamas grandes como as pequenas contm a mesma quantidade de tecido glandular e podem produzir uma grande quantidade de leite. As glndulas mamrias preparam-se para a lactao atravs de uma srie de passos de desenvolvimento que ocorrem durante a adolescncia e a gestao. Com o parto ocorre uma alterao dramtica no padro hormonal da me. Uma queda sbita nos nveis circulantes de estrognio e progesterona acompanha um aumento rpido de secreo de prolacina. Estas e outras alteraes preparam o estgio para o incio formal da lactao. O processo pelo qual se inicia a produo de leite denomina-se lactognese. Para este processo necessria a aco da prolactina e baixos nveis de estrognio(JNIOR; ROMUALDO; 1995). Aps o parto a inibio placentria da sntese de leite desaparece e o nvel de progesterona no sangue decresce, a mama passa a produzir leite sob aco da prolactina, e a ocitocina actua na contrao das clulas mioepiteliais dos alvolos mamrios, proporcionando a sada do colostro para os ductos e o seu fluxo para o mamilo. A prolactina e a ocitocina so reguladas por dois importantes reflexos maternos: o da produo do leite (prolactina) e o da ejeco do leite (ocitocina). Tais reflexos so activados pela estimulao dos mamilos, sobretudo pela suco. Nervos abaixo da pele da arola carregam uma mensagem atravs da medula espinal para o hipotlamo, que por sua vez, transmite uma mesagem para a gldula pituitria, onde as reas anterior e posterior so estimuladas a libertar as suas respectivas hormonas, a prolactina e a oxitocina. O reflexo de sada do leite tambm responde a estmulos condicionados, tais como viso, cheiro e choro da criana, e a factores de ordem emocional, tais como motivao, autoconfiana e tranquilidade.

PROLACTINA libertada pela pituitria anterior, pois quando um bb mama, impulsos sensoriais vo do mamilo para o crebro. Em resposta, a parte anterior da hipfise na base do crebro segrega prolactina. Esta vai atravs do sangue para a mama, fazendo com que as clulas secretoras produzam leite.

Figura Reflexo da produo do leite ou reflexo da prolactina. Adaptado da OMS/UNICEF

Ou seja, quanto mais o beb suga, mais leite produzido. Mais prolactina produzida noite; portanto, amamentar durante a noite especialmente importante para manter a produo de leite. A prolactina faz com que a me se sinta relaxada e algumas vezes sonolenta; logo, geralmente a me descansa bem, mesmo amamentando durante a noite. A prolactina suprime a ovulao; assim, a amamentao pode ajudar a adiar uma nova gestao, sobretudo se a amamentao for praticada tambm durante a noite.

OCITOCINA Libertada por a pituitria posterior estimula as clulas mioepiteliais da glndula mamria para contraco, fazendo com que haja movimento do leite atravs do sistema ductal e seios lactferos para finalmente chegar boca do beb. Este processo chamado de reflexo de descida do leite, ou da ocitocina, ou ainda de ejeco; sensvel a pequenas alteraes, como por exemplo, distrbios emocionais. Se o reflexo da ocitocina no funciona bem, o beb pode ter dificuldade em receber leite. Pode ter-se a impresso que as mamas deixaram de produzir leite. De facto as mamas continuam a produzir leite, mas este no flui. A ocitocina provoca, ainda, a contraco do tero no ps-parto, o que ajuda a reduzir as perdas de sangue, para alm de acelerar a ovulao uterina.

Figura Reflexo da descida do leite ou reflexo da ocitocina.

Fonte: Adaptado OMS/UNICEF, 1995

PROBLEMAS FREQUENTES DURANTE A AMAMENTAO

http://imgs.sapo.pt/gfx/485756.gif Muitos problemas clnicos da amamentao, como por exemplo, ingurgimento mamrio, bloqueio dos ductos, mastite, etc., decorrem de erros na tcnica de amamentao, que prejudicam os atendimentos desses requisitos para que o beb retire efectivamente o leite da mama, deve ficar em posio adequada (ou ser seguro de forma correcta pela me) e acoplado mama (ou seja, reter uma quantidade suficiente de tecido mamrio na boca, toda a arola, no apenas o mamilo). INGURGIMENTO MAMRIO (MAMAS MUITO CHEIAS E DOLOROSAS (INGURGITADAS) Acontece especialmente quando o leite no retirado em quantidade suficiente. Nesta situao as mamas ficam tensas, brilhantes e dolorosas, e pode ser difcil retirar o leite. A arola est tensa e difcil para o beb agarrar uma quantidade suficiente da mama para poder sugar. A me pode amamentar menos porque tem dor. A produo de leite diminui porque a criana mama durante pouco tempo, de modo no eficaz, e o leite no retirado. A mama pode ficar infectada porque o leite no drenado e, especialmente, se a me tem fissuras nos mamilos. BLOQUEIO DOS DUCTOS No mamilo abrem-se cerca de 10 a 20 canais que drenam o leite. Pode acontecer que alguns destes canais fiquem obstrudos, possivelmente por leite espesso. A mulher que amamenta pode sentir um ndulo (inchao) doloroso numa parte da mama, e o local ficar avermelhado. A mulher no tem febre e sente-se bem.

Esta situao tem como causas provveis o uso de roupas apertadas (soutien), uma pancada na mama, ou porque a criana no suga daquela parte da mama.

MASTITE Chama-se mastite inflamao da glndula mamria, que se acompanha de ardor, calor e dor intensa. Geralmente, produz-se numa zona determinada da mama, o que quer dizer que no a abrange totalmente, e depende de causas diversas, entre elas: gretas mal curadas e congestes mamrias. Devido a tratar-se de uma infeco, pode provocar febre, prostrao, mal-estar geral, e talvez exigir um antibitico. No entanto, no necessrio interromper a amamentao, embora seja preciso consultar o mdico. A melhor maneira de prevenir a mastite amamentar na posio correcta. MAMILOS DOLOROSOS E/OU COM FISSURAS (GRETADOS) A causa mais comum de dor nos mamilos uma m adaptao do beb mama materna (pega incorrecta). Por vezes a pele do mamilo parece completamente normal, outras vezes nota-se uma fissura na extremidade ou na base do mamilo. A amamentao dolorosa, podendo levar a me a amamentar durante menos tempo e/ou com menor frequncia. A criana que suga s o mamilo no consegue retirar leite suficiente, ficando frustrada. O leite no retirado com eficcia, o que poder levar a diminuio da produo de leite. Muitas vezes, a criana continua a mamar em m posio durante alguns dias, o que pode causar leso do mamilo. O mamilo pode ficar com fissuras, o que pode favorecer a entrada de micrbios e causar infeco mastite. MAMILOS INVERTIDOS Denominam-se assim os mamilos que se retraem ao apertar a aurola. A verdade que esta caracterstica no representa necessariamente um problema na hora de amamentar, dado que o beb se prende a todo o peito e no somente ao mamilo. No obstante, se surgirem dificuldades, existem recursos para alivi-las.

BIBLOGRAFIA: http://www.forumdafamilia.com/medicina/crianca/amamentacao.htm http://familia.sapo.pt/bebe/primeiros_dias/mae_ideal/825186.html http://www.saude-info.com/Pdf/Trab-Enf/fisiologia_da_Amamentacao.pdf Nutrio Clnica, Michael J. Gibney, Marinas Elias, Olle Ljungquist, Julie Dowsett Nutrrio em enfermagem, Fundamentos para uma dieta Adequada, Marian L. Farrell Jon Ann L. Nicoteri manual aleitamento fotocopias livro Nuno Contra indicaes da amamentao A amamentao estimula a relao emocional entre me e filho. Para muitos, a essncia do carinho maternal. Mas mesmo que no seja possvel por razes vrias, dar-lhe o bibero com afecto ser igualmente importante, o que conta ter estabelecido com a me uma ligao estreita desde o incio. Mesmo que haja o desejo de amamentar, o ritmo de vida actual, que obriga a uma constante tenso nervosa, a uma hiperactividade em todos os nveis da vida quotidiana, actua de modo negativo sobre a me que amamenta, pela constante tenso nervosa a que obriga, traduz-se no problema mais frequente, a ausncia de leite. O aleitamento materno pode defrontar algumas dificuldades que impedem uma normal evoluo e condicionam, na maioria dos casos, a instaurao de um aleitamento artificial, visto existirem contra indicaes de natureza temporria ou mesmo definitiva. Contra-indicaes definitivas da amamentao natural A amamentao est contra indicada quando o mamilo no estiver em condies de a permitir, ora porque existem gretas, mastites, ou ento porque o mamilo plano e retrado, o que torna impossvel a adaptao perfeita com a boca do beb. Algumas doenas da me no permitem a amamentao. A tuberculose activa uma contra indicao absoluta da amamentao, j que esta provoca o agravamento da doena, alm de existir grande risco de contgio para a criana, que no est imunizada. Certas doenas crnicas do rim ou intestino (nefrite, lcera gstrica ou duodenal), mes infectadas pelo vrus da imunodeficincia humana (VIH), hepatite, uma hipertenso grave, uma diabetes mal controlada, alteraes psiquitricas graves, uma doena oncolgica, debilitante sujeita muitas das vezes a tratamentos de quimio e radioterapia. A ingesto de

medicamentos sem prescrio do mdico, alguns dos quais podem quer fazer parar a secreo de leite, ou ao passar para o leite ser eventualmente nocivos para a criana. De assinalar entre eles os calmantes, os sonferos, os analgsicos e os hormonais, altamente dissuasores no processo de lactao. Os bebs podem tambm ter intolerncia lactose, (conhecido como acar do leite) uma das mais comuns fontes de hidratos de carbono nos leites infantis porque se digere mais facilmente que o amido. Porm, algumas crianas, especialmente as prematuras, manifestam alguma intolerncia lactose durante as primeiras semanas de vida com sintomas de distenso abdominal, diarreia e clicas. Estas crianas devem por isso consumir outras fontes alternativas de hidratos de carbono. A fenilcetonria e a galactossemia so doenas determinadas pela ausncia das enzimas especficas que degradam, respectivamente, a galactose ( acar simples que resulta da digesto do leite) e a fenilalanina (aminocido presente nas protenas do leite e legumes). A concentrao excessiva destas substncias causa graves perturbaes no organismo; em particular, a acumulao de fenilalanina nas clulas do crebro pode ser responsvel por atrasos mentais. Embora a componente hereditria seja determinante no aparecimento da fenilcetonria e da galactossemia, factores de natureza alimentar tambm podem atenuar os efeitos destas doenas no organismo humano. Orientaes Dietticas Uma das principais dvidas das mes referente a alimentao que esta deve ter durante o perodo da lactao. Muitas mulheres questionam-se sobre a quantidade de comida que devem comer, mas esta no deve ser a principal preocupao, apesar do importante papel que tem. A qualidade dos alimentos sim o factor mais importante da alimentao durante este perodo, pois a mulher necessita de gerar um bom leite para que o beb possa progredir sem qualquer carncia nutricional. Assim, durante a lactao a mulher ira precisar de uma maior ingesto de calorias, clcio, protena e vitaminas do que durante a gravidez. Os alimentos que no devero faltar num regime alimentar quotidiano de uma mulher em perodo de lactao so: Leite (meio-litro por dia no mnimo); Carne, peixe, ovos e queijo (pelo seu elevado teor de protenas); Frutas e legumes (vo proporcionar uma dose considervel de sais minerais e vitaminas);

Lquidos (a secreo lctea representa uma importante perda de agua pelo que se recomenda a mulher a ingerir 2 a 2,5 litros de lquidos, excluindo as bebidas alcolicas); Cereais e Flocos Integrais (devido a fibra que contem); Iogurte, sanduches de po integral com vegetais e salmo fumado, atum, queijo ou fruta (estes so os melhores alimentos para se comer entre as refeies, pois so especialmente nutritivos); Vsceras, carnes, aves, peixes, feijo seco, agrio, espinafre (muitas mulheres esgotam as suas reservas de ferro durante o perodo frtil, por isso aconselhvel durante este perodo tomar suplementos vitamnicos ou fazer uma alimentao mais rica em ferro);

Estes alimentos devem ser evitados porque podem provocar diarreias, faltas de sono e mesmo gases nos bebs: Comida picante, alho e canela; Leite de vaca; Soja, ovos, trigo e nozes; Sumo de citrinos e outros sumos; Alguns vegetais responsveis por perturbaes gastrointestinais nos adultos como: couve, brcolos, milho, pepino;

Alimentos que no deve ingerir: Peixes ricos em mercrio como o peixe-espada, ou qualquer outro de grandes profundidades; Alimentos como a salsa ou a menta podem ser responsveis pela diminuio da quantidade de leite, por isso deve de os ingerir com moderao;

Outros Cuidados A Ter: Caf E lcool O Caf e as bebidas alcolicas no devem ser consumidos durante a lactao pois contem toxinas que so tambm excretadas no leite materno. Estas toxinas podero deixar o beb num estado no to confortvel.

Os Sabores Fortes Um factor importante do leite materno o sabor. Alimentos como a couve-flor, espargos, aipo, alho ou cebola, quando comidos com frequncia, podem ser notados pelo filho lactente. Se ele aceitar bem esses sabores, no h problemas, visto que no prejudicam a sade do beb. No caso do lactente rejeitar o leite materno, a melhor coisa a fazer eliminar estes alimentos da dieta da me. Os Medicamentos Se h alguma coisa que a mulher deve eliminar durante a lactao a auto-medicao. Esta bastante perigosa, pois num momento to delicado como este, a auto-medicao torna-se uma enorme imprudncia. Na realidade s se deve tomar os medicamentos que so expressamente receitados pelo mdico, uma vez que algumas substncias podem ser transmitidas para os bebs atravs do leite materno.

Potrebbero piacerti anche