Sei sulla pagina 1di 2

CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DA AMADORA

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL


E MDIA

UNIDADE DE COMPETNCIA: CULTURA, COMUNICAO Formadores: Sandra Regueira e Rui Cravo

NCLEO GERADOR: TECNOLOGIAS DE INFORMAO E COMUNICAO O USO DOS TELEMVEIS

1. Identifique as funcionalidades do telemvel, tendo em conta as prticas de lazer e/ ou fruio cultural. 2. Relaciona a integrao dos telemveis nas suas actividades de lazer. 3. Analisa as vantagens e as vantagens do telemvel, tendo em considerao a organizao do seu quotidiano.
DR1

Contexto Cultura, Lngua e Comunicao no contexto privado.

4. Reconhece as diferentes formas de uso da lngua verbais e no verbais nas novas tecnologias da informao em relao ao uso corrente da lngua privado: materna. 5. Quando envia uma mensagem a um amigo ou a um familiar, que tipo de linguagem utiliza? 6. Envie uma mensagem a um colega seu e reflicta sobre o seu contedo e a forma da mesma. 6.1. Quais as principais caractersticas morfo-sintcticas e ortogrficas que mais salientaria? 7. Qual a intencionalidade comunicativa que predomina na mensagem que enviou e recebeu do colega?

DR2 Contexto profissional: Cultura, Lngua e Comunicao no contexto profissional.

1. Considera que as mensagens escritas so mais uma ferramenta de trabalho no mercado profissional? 2. De que modo, de acordo com a formao que tem, escreveria uma mensagem de telemvel a um profissional da mesma rea? 3. Que outros instrumentos utilizaria no seu ramo profissional para comunicar, para alm do acima referido? Justifique as suas opes.

DR3 Contexto institucional: Saberes, poderes e instituies.

1. Crie trs mensagens com diferentes tipos de linguagem em contexto scio-institucional, tendo como objectivo a fruio ou a resoluo de algum problema.

1. Leia atentamente a afirmao que se segue: Os telemveis so mais uma ferramenta que contribuem para uma sociedade cada vez mais globalizada. 1.1. Redija um texto expositivo-argumentativo bem estruturado, entre 10 e 15 linhas, sobre o juzo crtico acima referido.
DR4 Contexto macroestrutural: Estabilidade e mudana da sociedade ao universo

2. Tendo em considerao o conhecimento e a prtica que tem dos meios de comunicao, nomeadamente o telemvel, elabore uma pequena dissertao sobre um dos seguintes temas: - Os meios de comunicao promovem a unio entre os homens. - Os meios de comunicao promovem o progresso. - Os meios de comunicao promovem a educao. - Os meios de comunicao promovem a liberdade. - Os meios de comunicao promovem a igualdade - Os meios de comunicao promovem a cultura.

Potrebbero piacerti anche