Sei sulla pagina 1di 8

Publicao online sobre o Concelho de Vila Velha de Rdo

Direco de J. Mendes Serrasqueiro


Paginao e Arte Final de Gina Nunes

E-mail: mendes.serrasqueiro@gmail.com Telefone: 272 545 323 Telemvel: 96 287 0251

N. 5

04 a 09 de Julho de 2011 Mendes Serrasqueiro

EDITORIAL
Um aceno de simpatia para a Senhora Governadora

Particularmente pela simpatia que sempre mostrou para com Vila Velha de Rdo, merece que daqui lhe transmitamos o nosso reconhecimento. Porque durante as suas passagens pelo Solar dos Viscondes de Portalegre, como mais alta magistrada do distrito, sempre se disponibilizou para corresponder s solicitaes da Autarquia de Rdo quando a sua pessoa, necessariamente, tambm pelo seu elevado cargo, foi convidada para os diferentes actos particulares e oficiais. Na despedida do cargo, Alzira Serrasqueiro, Jurista de profisso, vai certamente regressar aos quadros do Ministrio da Sade, provavelmente na Unidade Local de Sade de Castelo Branco. Militante de base, j se afirmou em reflexo sobre as directas do PS mas manifesta-se disponvel para continuar a servir os interesses do Partido Socialista.

Com o apertar do calor a esto a funcionar, desde o dia 18 de Junho, as Piscinas Municipais de Vila Velha de Rdo
Este moderno e funcional complexo turstico, dispe de balnerios guardados por funcionrias que asseguram segurana e total comodidade
O Complexo serve banhistas adultos e crianas nos seguintes horrios de funcionamento: Teras-feiras a Domingos, das 10h00 s 20h00 Encerramento s segundas-feiras Preos: Adultos 2.00 - Crianas at 5 anos Grtis Jovens dos 6 aos 16 anos 1

Pag. 2

Conhecer melhor as Freguesias

Fratel

Barragem de Fratel
Est localizada entre os distritos de Castelo Branco e Portalegre na bacia hidrogrfica do Rio Tejo. Possui uma altura de 43 metros acima do terreno natural e tem uma cota de coroamento de 87 metros. Foi inaugurada em 1973. A capacidade instalada de produo de energia elctrica de 130 MW.

Composio da Junta de Freguesia


Presidente Jos Pereira Correia Secretria Clia Maria S. Ribeiro Tesoureiro Joo Alves Bolete

Distines Fratelenses
No foi novidade. Em Fratel sempre assim. Quem faz muito pela sua terra, sempre alvo de justa homenagem pblica.
Recentemente foi assim: a Junta de Freguesia em colaborao com a Cmara Municipal, prestou duas muito justas homenagens uma pstuma ao Insp. Baptista Martins, personalidade que o concelho no esquece, e a outra Banda de Msica Fratelense. Vrias cerimnias foram muito participadas, especialmente os actos solenes das inauguraes de uma placa em bronze homenageando aquele centenrio agrupamento e um busto tambm em bronze perpetuando a memria do grande fratelense e rodense que foi Baptista Martins. Dois excelentes

Assembleia de Freguesia:
Presidente Jos Marques Sequeira 1.Secretrio:GraaMaria F.Martins 2.Secretrio Joo M.R. Gonalves Vogais: Rosa M.P.dos Santos Sacramento Octvio Mendes Ribeiro Vtor M. Pires Morgado Elisabete Maria F.Carvalho Pires

trabalhos do escultor albicastrense Jos Simo.

Inspector Jos Baptista Martins

Povoaes da Freguesia:
Fratel Carepa Gardete Juncal Ladeira Marmelal Montinho Perdigo Peroledo Riscada Silveira Vale da Figueira Vermum Vilar do Boi

A Banda de Msica da Sociedade Filarmnica de Educao e Beneficncia Fratelense que h mais de 100 anos prestgio de Fratel e do concelho

Pag. 3

Melhoramentos no Cabeo das Pesqueiras

Depois de pausa (necessria) as obras recomearam em fora

Esta imagem mostra-nos em obras o Largo do Cabeo das Pesqueiras, em Vila Velha de
Rdo. E motivo para uma notcia com carcter prioritrio porque, aps a demolio do Polidesportivo do CDRC, para dar lugar sua requalificao, a cargo da Cmara Municipal, foi notada recentemente uma pausa nas obras, dando origem a lgicas inquietaes, sobretudo por parte dos tradicionais defensores daquela associao Ecos de Rdo, em contactos estabelecidos com a presidente da Cmara Municipal e com o presidente da Direco do CDRC, ficou em condies de assegurar que nada de anormal se passou ou se passa em relao a estas obras. Segunda-feira, 4 de Julho, fizemos a foto, constatmos que o muro construdo na frontaria do edifcio j foi recortado, como se pretendia e era reclamado pelos associados, e escutmos depois os responsveis pela requalificao a autarquia e o presidente da direco da colectividade beneficiria directa da obra. A requalificao do Cabeo das Pesqueiras, segundo o respectivo projecto, vai reformular o Polidesportivo do CDRC acentuando o carcter desportivo multidisciplinar da sua rea de interveno, designadamente dotando o pavilho de novo pavimento e de nova bancada, bem como est prevista a introduo de novos equipamentos estruturais, tudo a conferir a este espao para o desporto uma maior notoriedade e maior conforto para os utentes, devendo ficar dotado de uma maior segurana, funcionalidade e com dimenses oficiais.

No projecto estariam esquecidos os balnerios


Entretanto, j com as obras em curso, ter-se- constatado a falta da localizao para os balnerios. Da, naturalmente, ter que se corrigir a situao. O que j foi feito, alargando o espao na longitude do pavilho. Tanto a presidente da Cmara, Maria do Carmo Sequeira, como Antnio Carmona Mendes, leader do CDRC j consideraram que estas obras seguem agora o melhor curso para a sua concluso, provavelmente ainda durante este ano. De referir que estas obras esto includas no mesmo projecto que decorre ao mesmo tempo com a criao de uma rea de terreiro polivalente no Cabeo das Pesqueiras, com dimenses considerveis, de forma a potenciar o desenrolar de vrias actividades. Com cerca de 800 m2, nesta rea podero ocorrer feiras temticas, assim como actividades variadas. Este espao ficar provido de relvado, rea pavimentada e com sombras.

Pag. 4

De vez em quando

Soldados da Paz Porqu, de vez em quando, o destaque?


Do ponto de vista sucessrio raramente se ousa fazer um destaque a uma classe muito igual. Muito menos tratandotratandose desses briosos Homens que do a vida pela vida Mas, todos reconhecemos que h casos, felizmente muitos casos, muitos at quase sempre bastante iguais. Casos de grande humanismo, alguns mesmo muito prximo do herosmo, momentos que estes briosos bombeiros se dispensam de comentar. Afinal dizem estamos esses bravos, ns estamos c, estamos vocacionados para defender o nosso lema e tudo quanto fazemos parte da magnanimidade do bombeiro. deixem- Mas, j agora, deixem-me falar de um jovem bombeiro rodense que bem se pode considerar o espelho natural excepes! de toda a corporao. Sem quaisquer excepes! Haveria, naturalmente, muitas histrias para relatar a bravura dos nossos soldados de Rdo e algumas j encheram pginas de jornais. Esta, porm, de que s agora agora tive directo conhecimento, seria digna de um Contapoucas merecido quadro de honra. Conta-se em poucas palavras. Mas, primeiro h que referir que o homem que colocamos aqui em destaque, por alguma razo j chegou com Chamamrito ao cargo de adjunto de comando. Chama-se Carlos Ribeiro (para a famlia e para os amigos, continua a ser o Carlitos). Pois um dia, aps um acidente de viao ocorrido na A-23 Acolocou a sua experincia para reanimar uma criana de 7 anos. E quando chegou o veculo VMER ouviu, simplesmente, isto: meu rapaz acabaste de salvar uma vida. chegaria O prmio chegaria mais tarde: aquele jovem que ficara encarcerado, teria uma maneira curiosa de agradecer: gostaria de estar presente no casamento daquele Bombeiro de V.V. de Rdo. E esteve!

O Dom de ser Bombeiro Voluntrio Voluntrio


Que misterioso dom jovem habita num jovem bombeiro voluntrio do qual toda a gente gosta?
Julgamos que o dom da personalidade, vive com o Carlitos em todos os actos de sua vida e, particularmente, quando voluntariamente sempre se dispe a ser um soldado da paz. Carlos Manuel C. Ribeiro Bombeiro Voluntrio desde 1997 e j est no quadro efectivo da corporao desde 2002.
TAS -Tripulante de Ambulncias

de Socorro, h 6 anos e j

Carlos Ribeiro

frequentou o Curso de Quadros de Comando nos 4 mdulos, leccionados em Sintra (2 vezes), S. Joo da Madeira e Lous. Com pezinhos de l chegou a Adjunto de Comando em Novembro de 2010 e o mrito com que atingiu esse seu desiderato passou despercebido Amigo de toda a classe, com bom relacionamento com comandante e colegas considera-se uma pessoa extremamente sensvel. Falou de alguns casos que o tm feito apaixonar pela vida nobre de Bombeiro. Ele um jovem a quem os jornalistas lhe apetece sempre chamar de Gentleman.

Danas de Salo

Pag. 5

A Escola de Danas de Salo de Silvina


Candeias, convidou o Grupo de Danas de Salo da Associao Gentes de Rdo para participar no seu espectculo anual de dana, desta vez realizado no Cine Teatro Avenida de Castelo Branco. Espectculo de rara distino, j habitual, quando promovido pela prestigiada Escola de Portalegre. O ainda jovem grupo de Vila Velha de Rdo regressou maravilhado com o espectculo e com a participao dos pares danarinos rodenses.

Atravs da Pintura e da Poesia o Museu da Presidncia da Repblica tem a decorrer uma


exposio que rene alguns dos maiores nomes das Artes Plsticas, identificados com as capitais de distrito. Em representao do distrito de Castelo Branco aquele Museu tem patente um leo do Pintor Manuel Cargaleiro. Na galeria da Casa de Artes de Vila Velha de Rdo est patente at 31 de Julho, uma exposio de pintura de Eva Afonso. Os seus trabalhos abordam paisagens e recantos do nosso patrimnio tradicional edificado.

A equipa de Futebol de 11 do CDRC de Vila Velha de Rdo, j informou que na prxima


poca de 2011/ 2012, promovida pela Associao de Futebol de Castelo Branco, vai apresentar a sua representao com algumas novidades, voltando, assim, a disputar o Campeonato Distrital da modalidade. Para o efeito j efectuou a liquidao das respectivas taxas de inscrio, com a particularidade de ser o clube rodense o primeiro a formalizar a respectiva liquidao. Dia 5 de Agosto tero incio no sinttico do Estdio Municipal, os treinos para seleco de jogadores, sob a orientao do tcnico Francisco Lopes.

Depois de um comportamento bastante digno vai voltar a ver-se esta imagem no Estdio Municipal de Vila Velha de Rdo, na poca de 2011/ 2012

Pag. 6

Morreu Joo Emlio Botas Milhinhos


Antigo comandante dos Bombeiros
No Hospital de Castelo Branco, onde se encontrava internado, faleceu dia 30 de Junho, Joo Emlio Botas Milhinhos, que em Vila Velha de Rdo foi funcionrio da Repartio de Finanas e comandante dos Bombeiros Voluntrios. Contava 68 anos de idade, era natural de Portalegre, e residiu nos ltimos anos em Castelo Branco.

Aposentado da Funo Pblica era casado em segundas


npcias com Maria do Rosrio Rodrigues Mateus e pai de Joo Jos Faria Milhinhos, profissional de vendas, e de Vera Lcia Mateus Milhinhos, finalista do Instituto de Agronomia. Era av de nia e Bruna. Desempenhou no concelho as funes de comandante dos Bombeiros Voluntrios desde 1972 at 1998, tendo passado ao Quadro de Honra dos soldados da paz quando deixou aquela corporao por ter mudado a sua residncia para Castelo Branco. Nesta cidade fez parte do Orfeo e da Orquestra Tpica Albicastrense, motivo que levou o Coral e a Orquestra de Castelo Branco a prestarem-lhe uma derradeira homenagem nas cerimnias fnebres realizadas na Capela de S. Marcos, que concluram com muita emoo, quando sua filha, Vera, fez acontecer poesia no adeus solene e muito sentido a seu pai. No seu funeral, alm muitas pessoas de Vila Velha de Rdo e de larga representao daqueles organismos culturais da cidade, estiveram tambm representantes das corporaes dos Bombeiros Voluntrios de V.V. de Rdo, Castelo Branco, Oleiros, Sert e Fundo, cinco corporaes que sob as ordens do comandante Antunes, presidente da Federao dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco, perfilaram-se em continncia na descida terra da urna com os restos mortais do comandante Milhinhos.

O adeus da filha Vera Para o Pai comandante Milhinhos


Disseram-me um dia, que na vida apenas encontramos um par perfeito para danar e que h at quem nunca o encontre Eu fui abenoada por ter sido o seu par de muitas danas e orgulho-me de pertencer ao grupo de pessoas que encontrou o Pai de sua vida! Agora - aqui entre ns e aproveitando que ningum nos ouve lembras-te quando eu era criana do que me dizias quando me ias deitar? Pois, bem, chegou a vez da tua princesa dizer ao seu rei descansa em paz e quando l chegares escreve-me uma folhinha de alface

Para o Av Joo
Das tuas netinhas Bruna e Ania
O Av Joo foi um grande Homem Um grande Pai E um grande Av Foi um grande Amigo! Um beijo de tuas netas

Ania Bruna e Ania


s

Missa de 7. Dia
Sufragando a alma de Joo Emlio Botas Milhinhos, sua famlia manda celebrar uma Missa, sexta-feira, dia 8 de Julho, pelas 18H30, na Igreja de Nossa Senhora de Ftima (Padres Redentoristas), agradecendo a quem se dignar participar neste solene acto.

Milhinhos Vera Milhinhos

Pag. 7

Assembleia Municipal
Antnio Carmona Mendes, presidente da Assembleia Municipal de Vila Velha de Rdo, presidiu no dia 30 de Junho a este rgo autrquico, que foi secretariado por Alfredo Pires Loureno e Maria Teresa Louro Duarte. Estiveram presentes os deputados municipais eleitos pelos partidos polticos com assento na Assembleia e pela Cmara Municipal participou a presidente Maria do Carmo Sequeira (PS), o vice-presidente Lus Miguel Pereira e os vereadores Jos Manuel Alves (PS), Natlia Ramos e Abel Mateus (PSD).

Em agenda estiveram os seguintes assuntos:


- Apreciao, discusso e eventual aprovao da resciso do acordo de parceria celebrado com a ADXTUR Agncia para o desenvolvimento turstico, com importncia nas Aldeias do Xisto. Sobre este assunto a presidente justificou no haver interesse em continuar com esta parceria pelo que o acordo estabelecido quatro anos antes foi rescindido. - Foi apreciada e aprovada uma contratao de um emprstimo. - Foi apreciada e aprovada outra contratao para fornecimento de combustveis. - Foi apreciada e aprovada a Reviso dos Documentos Previsionais de 2011. - Os membros da Assembleia aprovaram uma proposta de alterao de um emprstimo a ser celebrado com a Caixa de Crdito Agrcola Mtuo da Beira Baixa, o qual j aguarda visto do Tribunal de Contas, com vista ao financiamento do projecto Lagar de Varas e zona envolvente no Cabeo das Pesqueiras. Do mesmo modo foi aprovado um financiamento para a beneficiao do caminho municipal 1355 desde o IP2, Foz do Cobro/ Ladeira (1. fase). - Quanto ao ponto agendado para o caso de alienao do Complexo Turstico Portas de Rdo, que foi aprovada por maioria, a autarca explicou aos membros da Assembleia que ter que ser formalizado um novo contrato com a Celtejo (antigos proprietrios dos terrenos onde se construiu aquele complexo) pelo que este assunto ficou para melhor oportunidade. A presidente da Cmara Municipal fez depois uma exaustiva explanao sobre as actividades do Municpio, tendo convidado todos os presentes a acompanharem os membros da Cmara durante uma visita s obras em curso, realizaes directas dos Servios Municipais, em vrios locais do concelho. -

Vila Velha de Rdo um territrio onde a histria se faz eterna

Saiba tudo sobre V.V. de Rdo e as suas Belezas Naturais

Consulte o Posto de Turismo na Casa de Artes e Cultura

Pag. 8

Festas Populares no Concelho


Serrasqueira 8, 9 e 10 de Julho Festividades em louvor de Santo Antnio.
Dia 8 Arraial com o grupo musical Cl 6030 de Vila Velha de Rdo: Dia 9 Arraial com o grupo musical SKB, de Santarm; Dia 10, de tarde, missa seguida de Procisso; No final dos actos religiosos, actuao do grupo de percusso da Associao Gentes de Rdo, de V.V. de Rdo. No final ser oferecido populao um lanche com Porco no Espeto.

Outras Festas durante o ms de Julho:


Marmelal Festas em louvor de S. Joo: 4. Fim de semana de Julho Vale de Pousadas Festas de Vero 4. Fim de semana de Julho Cebolais de Baixo Festas em louvor de N.Senhora do Carmo: dia 16 de Julho

Outras Festas durante o ms de Agosto:


Foz do Cobro Festas em louvor de N. S. da Conceio 2. Fim de Semana de Agosto Fratel Festas em louvor de S. Pedro 3. Fim de Semana de Agosto Perais Festas em louvor de Santo Antnio 2. Fim de Semana de Agosto Tosto Festas em louvor de Cristo Rei 2. Fim de Semana de Agosto Vilas Ruivas Festas em louvor de Nossa Senhora do Castelo Dias 14, 15 e 16 de Agosto Vila Velha de Rdo Festas em louvor de N. S. da Alagada 4. Fim de Semana de Agosto.

O destaque desta semana:


Festas Populares em Gavio de Rdo
Dia 12 de Agosto Arraial com o Grupo Musical Ritmofonia, de Ansio Dia 13 de Agosto Arraial com a Organista/Acordeonista Elisabete Serra Dia 14 de Agosto 17 h.Missa e Procisso. Acompanhamento solene pela Banda de Retaxo 18H45 Concerto pela Banda de Msica de Retaxo. noite: Arraial com o Grupo Musical Cl 6030

Duas boas atraces nas Festas deste Vero


Grupo de percusso da Associao Gentes de Rdo Actuao em Serrasqueira dia 10 de Julho

Grupo Musical 2. Gerao Actuao em Perdigo em 6 de Agosto

Potrebbero piacerti anche