Sei sulla pagina 1di 15

CURSO ON-LINE LEI N 8.

112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ APRESENTAO

Prezados(as) alunos(as),

Meu nome Anderson Luiz, sou Analista de Finanas e Controle da Controladoria-Geral da Unio (CGU), da rea de Correio. Lotado na Corregedoria-Geral da Unio, atuo nas atividades relacionadas apurao de possveis irregularidades cometidas por servidores pblicos federais e aplicao das devidas penalidades. Tambm sou professor das disciplinas de Direito Administrativo, tica na Administrao Pblica e Correio no Poder Executivo Federal. Antes, fui Oficial da Marinha do Brasil, instituio em que ingressei atravs do Colgio Naval, em 1996. Graduei-me em Cincias Navais, pela Escola Naval, em 2002. Ser um enorme prazer acompanh-los nesta caminhada rumo sonhada aprovao em um concurso pblico. Apresento-lhes, por isso, o curso Lei n 8.112/90 em Exerccios (CESPE). Neste curso, pretendo transmitir a vocs as informaes atualizadas mais importantes acerca dessa Lei, a fim de auxililos, com seriedade, no estudo didtico, objetivo e compreensivo dos principais dispositivos desta Lei. As aulas sero repletas de dicas e macetes para que mesmo os alunos iniciantes no estudo desse assunto consigam assimilar todo o contedo com facilidade e rapidez. Alm disso, estudaremos as jurisprudncias que tm sido cobradas pelo CESPE. Comentarei 360 questes de concursos pblicos. Preferencialmente, aquelas elaboradas pelo CESPE. Sempre que julgar necessrio, apresentarei, tambm, questes de outras bancas, bem como questes inditas. Tudo isso para que vocs sejam capazes de gabaritar as questes desse assunto que cobrado em quase todos os concursos da esfera federal. Eu garanto!
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Nosso estudo ser focado naquilo que realmente importante, naquilo que verdadeiramente exigido nas provas de concurso pblico. Com efeito, ao final deste curso, vocs tero adquirido um conhecimento compatvel com o nvel de cobrana dos principais certames do Pas. Pois, hoje, o conhecimento da literalidade da lei imprescindvel, mas no suficiente para uma boa pontuao em um concurso pblico de grande porte. Deve ficar claro que se trata de um curso de reviso em exerccios. Destarte, os comentrios a algumas questes sero sucintos. Entretanto, isso no significa que deixarei de abordar os pontos mais importantes do tema tratado. Pois, sempre que necessrio, farei uma explanao acerca dos aspectos jurisprudenciais e doutrinrios relativos ao assunto tratado. Com a metodologia adotada neste curso, ser possvel revisar a matria, consolidar o conhecimento, manter-se atualizado e adaptar-se ao estilo da referida banca examinadora. Tudo isso em poucas semanas! Sero 3 aulas no total (sem contar com esta demonstrativa), sendo uma a cada semana.

Aula 01 02 03

Data

Assunto

19/07 Lei n 8.112/90 (parte 1) 120 questes 26/07 Lei n 8.112/90 (parte 2) 120 questes 02/08 Lei n 8.112/90 (parte 3) 120 questes

Dito isso, vamos em frente!

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA DEMONSTRATIVA

ATENO: Para que vocs conheam o formato deste curso, comentarei, a seguir, 10 questes sobre temas tratados em aulas futuras. Vamos l!

1. (CESPE/TRE-MT/2010) Vacncia o ato administrativo pelo qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo. Decorre de demisso ou de aposentadoria, mas no de exonerao, pois esta s existe para os cargos em comisso.

Comentrios: ERRADO. A Lei n 8.112/90 refere-se vacncia como as hipteses nas quais o servidor desocupa o seu cargo tornando-o passvel de ser preenchido por outra pessoa. A (PEDRA PF) (art. 33): Promoo; Exonerao; Demisso; Readaptao; Aposentadoria; Posse em outro cargo inacumulvel; Falecimento. vacncia do cargo pblico decorrer de

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 2. (CESPE/TRE-MT/2010) A remoo forma de provimento derivado mediante a qual o servidor deslocado para quadro diverso, somente podendo ocorrer de ofcio, no interesse da administrao.

Comentrios: ERRADO. Redistribuio o deslocamento de cargo de

provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder (art. 37). No se confunde com a remoo, que o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede (art. 36).

IMPORTANTE: Redistribuio: deslocamento de cargo Remoo: deslocamento do servidor

Na redistribuio sero observados os seguintes preceitos: Interesse da administrao; Equivalncia de vencimentos; Manuteno da essncia das atribuies do cargo; Vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; Mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional; Compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades

institucionais do rgo ou entidade.


Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

3. (CESPE/TRE-MT/2010) A nomeao forma de provimento originrio, por meio da qual o indivduo ingressa no servio pblico, sendo cabvel tanto para cargos efetivos quanto para cargos em comisso.

Comentrios: CERTO. Provimento o ato administrativo mediante o qual ocorre o preenchimento do cargo pblico vago. dito originrio quando o preencimento se d na classe inicial de cargo no resultante de vnculo anterior entre o servidor e a Administrao. Por outro lado, derivado quando do preenchimento decorre de vnculo anterior entre o servidor e a Administrao.

De acordo com o art. 8 da Lei n 8.112/90, so formas de provimento de cargo pblico (NomAproPro4Re): Nomeao, Aproveitamento, Promoo, Readaptao, Reconduo, Reintegrao e Reverso.

Nomeao:

nica forma de provimento originrio admitida pela

atual Constituio Federal. Pode ocorrer em carter efetivo (precedida de concurso pblico, sempre) ou em comisso (no exige prvia aprovao em concurso pblico).

Aproveitamento:

forma

de

provimento

derivado

que

se

caracteriza pelo aproveitamento do servidor estvel em outro cargo de vencimentos e responsabilidade compatveis com o anteriormente

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ocupado, em decorrncia da declarao de desnecessidade do cargo efetivo e conseqente disponibilidade.

Promoo: a forma de provimento derivado pela qual o servidor passa para cargo de maior grau de responsabilidade e maior complexidade de atribuies, dentro da carreira a que pertence.

Readaptao: a forma de provimento derivado que se caracteriza pela investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, devidamente verificada em inspeo mdica.

Reconduo: a forma de provimento derivado que se caracteriza pelo retorno do servidor estvel ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou de reintegrao do anterior ocupante.

Reintegrao: a forma de provimento derivado que se caracteriza pelo retorno do servidor estvel ilegalmente deslidado de seu cargo

Reverso: reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 4. (CESPE/TRE-MT/2010/Adaptada) Os servidores pblicos podem, alm do vencimento, receber como vantagens indenizaes, gratificaes e adicionais. As indenizaes referem-se a ajuda de custo, dirias e indenizao de transporte. O auxlio-moradia categorizado como vantagem adicional.

Comentrios: ERRADO. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes Vantagens (art. 49): Indenizaes, Gratificaes e Adicionais. Isto , quando a questo falar em Vantagens, lembrem-se do VInGAd. Constituem Indenizaes ao servidor (art. 51): Dirias, Ajuda de custo, Transporte e Auxlio-moradia. Ou seja, quando a questo falar em Indenizaes, lembrem-se do InDATA.

Vantagens (VInGAd) Indenizaes Gratificaes Adicionais

Indenizaes (InDATA) Dirias Ajuda de custo Transporte Auxlio-moradia

5. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor pblico em estgio probatrio no pode usufruir de licena, qualquer que seja sua natureza.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. Licenas e afastamentos passveis de concesso ao servidor em estgio probatrio (art. 20, 4): Licenas: Por motivo de doena em pessoa da famlia; Por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; Para servio militar; Para atividade poltica; Para tratamento da prpria sade. Afastamentos: Para o exerccio de mandato eletivo; Para estudo ou misso no exterior; Para servir em organismo internacional; Para participar de curso de formao.

6. (CESPE/TRE-MT/2010) O vencimento pode ser objeto de penhora apenas nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial.

Comentrios: CERTO. O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial (art. 48).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Regra: O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora. Exceo: nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial.

7. (CESPE/TRE-MT/2010) A ao disciplinar prescreve em cinco anos quanto suspenso.

Comentrios: ERRADO. A ao disciplinar prescrever em (art. 142): 5 anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso (= penas capitais); 2 anos, quanto suspenso; 180 dias, quanto advertncia.

PRESCRIO DA AO DISCIPLINAR PENAS CAPITAIS SUSPENSO ADVERTNCIA 5 ANOS 2 ANOS 180 DIAS

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

8. (Indita) Na aplicao das penalidades previstas na Lei n 8.112/90, que dispe sobre o Regime Jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, no sero considerados os antecedentes funcionais do servidor infrator.

Comentrios: ERRADO. Na aplicao das penalidades sero consideradas a

Gravidade e a Natureza da infrao cometida, os Danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias Agravantes ou Atenuantes e os Antecedentes funcionais (art. 128).

Aspectos considerados na aplicao das penalidades: GrANADA Gravidade Agravantes Natureza Atenuantes Danos Antecedentes

9. (CESPE/MPS/2010) cabvel a exonerao de ofcio quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: CERTO. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores (RAPID) (art. 20): Responsabilidade; Assiduidade; Produtividade; Iniciativa; Disciplina.

avaliao

do

desempenho

do

servidor

ser

submetida

homologao da autoridade competente 4 meses antes do trmino do perodo do estgio probatrio (art. 20, 1). Essa avaliao ser realizada por comisso constituda para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuzo da continuidade de apurao dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput do art. 20 (RAPID). O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado (no se trata de demisso) ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado (art. 20, 2).

obendencedo o princpio da eficincia.

10. (CESPE/TRE-MT/2010) Instaurado o processo administrativo disciplinar, o servidor acusado pode ser afastado preventivamente por determinao da autoridade instauradora, por at quarenta dias aps o trmino do processo e sem remunerao.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: ERRADO. Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 dias, sem prejuzo da remunerao. Esse afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo (art. 147).

IMPORTANTE: AFASTAMENTO PREVENTIVO: Poder (competncia discricionria) ser determinado pela autoridade instauradora do processo disciplinar. At 60 + igual perodo O servidor afastado permanece recebendo sua remunerao

normalmente Terminado o prazo de prorrogao, o servidor retornar ao exerccio de suas atividades, mesmo que o processo no tenha sido concludo.

Amigos(as), chegamos ao final desta aula demonstrativa. ficarem com dvida em alguma questo, utilizem o frum. Aguado vocs na prxima aula. At breve! Bons estudos, Anderson Luiz (anderson@pontodosconcursos.com.br)

Se

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA

1. (CESPE/TRE-MT/2010) Vacncia o ato administrativo pelo qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo. Decorre de demisso ou de aposentadoria, mas no de exonerao, pois esta s existe para os cargos em comisso.

2. (CESPE/TRE-MT/2010) A remoo forma de provimento derivado mediante a qual o servidor deslocado para quadro diverso, somente podendo ocorrer de ofcio, no interesse da administrao.

3. (CESPE/TRE-MT/2010) A nomeao forma de provimento originrio, por meio da qual o indivduo ingressa no servio pblico, sendo cabvel tanto para cargos efetivos quanto para cargos em comisso.

4. (CESPE/TRE-MT/2010/Adaptada) Os servidores pblicos podem, alm do vencimento, receber como vantagens indenizaes, gratificaes e adicionais. As indenizaes referem-se a ajuda de custo, dirias e indenizao de transporte. O auxlio-moradia categorizado como vantagem adicional.

5. (CESPE/TRE-MT/2010) O servidor pblico em estgio probatrio no pode usufruir de licena, qualquer que seja sua natureza.

6. (CESPE/TRE-MT/2010) O vencimento pode ser objeto de penhora apenas nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 7. (CESPE/TRE-MT/2010) A ao disciplinar prescreve em cinco anos quanto suspenso.

8. (Indita) Na aplicao das penalidades previstas na Lei n 8.112/90, que dispe sobre o Regime Jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, no sero considerados os antecedentes funcionais do servidor infrator.

9. (CESPE/MPS/2010) cabvel a exonerao de ofcio quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio.

10. (CESPE/TRE-MT/2010) Instaurado o processo administrativo disciplinar, o servidor acusado pode ser afastado preventivamente por determinao da autoridade instauradora, por at quarenta dias aps o trmino do processo e sem remunerao.

GABARITO

1-E

2-E

3-C

4-E

5-E

6-C

7-E

8-E

9-C

10-E

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ BIBLIOGRAFIA ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. Direito Administrativo

BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

Potrebbero piacerti anche