Sei sulla pagina 1di 3

Ana Paula Lavos Alan Cords Bruno Abud Ivan Trizi Amorim Las Schalch Painel: Um balano do novo

modelo de Qualificao Profissional adotado no Estado de So Paulo Resumo: O Programa de Qualificao Profissional do Estado de So Paulo (PEQ) insere-se na poltica estadual de qualificao profissional em So Paulo desde 2007. Esta poltica segue o caminho e aprofunda questes e aspectos metodolgicos que j vinham sendo trabalhados pela Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho (SERT) do ponto de vista pedaggico e ao mesmo tempo promove uma inovao do ponto de vista da gesto, uma vez que passa a ser executado atravs da contratao de organizaes tradicionais na formao profissional (como o sistema S e o Centro Paula Souza), em substituio celebrao de convnios com entidades municipais (de diversas naturezas). Seu objetivo principal o de desenvolver uma poltica pblica de educao profissional, qualificando e requalificando parte da Populao Economicamente Ativa (PEA) com maior grau de excluso social. Inovaes como esta introduziram significativas transformaes na gesto do programa, inclusive no que tange implementao, ao acompanhamento e avaliao da poltica. Assim, o painel a ser apresentado versar sobre as transformaes introduzidas na estrutura da poltica de qualificao profissional paulista, do ponto de vista pedaggico, gerencial, financeiro e de capilaridade de atendimento. Artigo 1. O que mudou do ponto de vista pedaggico; O histrico da educao profissional est vinculado ao processo de taylorizao das indstrias que exigiam um tipo de trabalhador que no refletisse, apenas realizasse seu trabalho. Com isso, a educao profissional durante muito tempo deixou de realizar sua funo primordial que era preparar cidados e cidads para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de uma forma responsvel, justa, solidria e democrtica. Assim, o Programa Estadual de Qualificao Profissional (PEQ), para alm da qualificao voltada para o mercado de trabalho, se preocupou em construir um material de habilidades gerais, compondo 50% do curso de qualificao oferecido, que tem o objetivo de tornar o trabalhador um cidado crtico que reflete a sua prpria realidade e compreende os processos de mudana da sociedade. Artigo 2. O que mudou do ponto de vista gerencial. (10 linhas) Do ponto de vista gerencial as principais transformaes se devem, em primeira instncia, ao Diagnstico para o Programa Estadual de Qualificao Profissional em substituio ao diagnstico oferecido pelo SIGAE do Ministrio do Trabalho e Emprego, dentre outras fontes como o CAGED, a fim de estabelecer uma leitura da realidade do trabalho no Estado de forma mais concisa, permitindo uma avaliao mais eficiente do Programa.

Em segundo, na implementao passa-se a substituir o sistema de convnios com organizaes distintas por contratos com organizao de notrio saber voltadas qualificao profissional, como as organizaes do Sistema S e o Instituo Paula Souza, e dessa forma, significando o enxugamento de diversos convnios em apenas trs contratos, facilitando a fiscalizao das prestaes de contas e superando os inmeros processos relativos s contas dos convnios. Enfim, no novo modelo o acompanhamento foi pensado durante todas as etapas de realizao do trabalho: habilitao das unidades (do ponto de vista da estrutura fsica e disponibilidade de equipamentos) e superviso dos cursos (foram realizadas ao menos trs visitas em cada unidade durante o andamento do curso, com os objetivos de solucionar problemas ao longo do andamento e avaliar os cursos em processo). Para efeitos da gesto dos cursos a Fundap Fundao para o Desenvolvimento Administrativo foi contratada para implementar e avaliar a poltica. Artigo 3. O que mudou do ponto de vista financeiro e de capilaridade. (10 linhas) Do ponto de vista financeiro, o sistema de trs contratos com apenas trs instituies, permitem gesto um maior controle do custo sobre os alunos, nos antigos modelos de conveniamento, a freqncia e a assiduidade dos alunos eram controlados pelo sistema digital Requali do Ministrio do Trabalho e Emprego e atravs de dirios de sala, quanto que nos novos contratos, o controle se d por assinatura diria dos prprios alunos, permitindo assim, uma verificao fidedigna de assiduidade e hora-aula contrata, estabelecendo assim parmetros de eficcia. Quanto aos ganhos em capilaridade, o novo sistema de contratao das instituies parceiras (Sistema S e Instituto Paula Souza), permite que o programa de qualificao se desloque de forma pulverizada no Estado, levando consigo a mesma qualidade tcnica e infra-estrutura necessria nas diversas localidades de acordo com as realidades diagnosticadas pelo Diagnstico para o Programa Estadual de Qualificao Profissional, quebrando dessa forma o entrave gerado pela escassa oferta de instituies de natureza adequada.

Consideraes: Ol Turma, estou apavorado! Da seguem os motivos: 1. Acredito que preciso citar o Diagnstico, mas no sei se d para inclu-lo no nmero de pginas necessrias e obrigatrias, precisamos arranj-lo 2. A questo financeira uma hiptese, como eu achei que era um trabalho cientfico, joguei com algumas hipteses para discusso, mas no tivemos tempo de digeri-las, como o tema Um balano sobre o PEQ (...), no temos ainda elementos que nos permitam fazer o balano financeiro, embora esse seja um elemento importante para qualquer balano. 3. Enfim, dem-me uma luz, vejam se a questo da capilaridade se faz plausvel, tanto quanto a questo financeira. 4. Obrigado!!!

Potrebbero piacerti anche