Sei sulla pagina 1di 18

1 A INFLUNCIA DA TELEVISO NO COMPORTAMENTO DA CRIANA DE EDUCAO INFANTIL

Comunicao: ET 02 OLIVEIRA, Maria Cndida Pereira - UFG/CAJ. REIS, Mrcia Santos Anjo - UFG/CAJ. Palavras-chave: televiso, criana, educao, famlia. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o fenmeno social da televiso e sua articulao na famlia e na escola. Para tanto, faz-se necessrio analisar a participao da televiso na construo de viso de mundo das crianas da educao infantil. No se trata de definir a influncia televisiva da vida das crianas como positiva ou negativa, mas sim de esclarecer o poder desse fenmeno e tentar encontrar alguns pressupostos crticos, que possam contribuir para analisarmos os diversos contedos veiculados pela TV, refletindo sobre seus efeitos na vida das crianas da faixa etria da educao infantil e o resultado disso no seu comportamento em casa, na escola e na sociedade. Iniciaremos a reflexo falando sobre educao.

A educao uma arte particular, que exige vocaes muito particulares; exige qualidades morais que no so dadas a todos os homens, tais como sabedoria, firmeza, pacincia, vontade e fora para dominar as prprias paixes; exige profundo conhecimento dos meios mais apropriados para desenvolver no aluno as faculdades fsicas, intelectuais e morais necessrias ao seu crescimento. A educao uma arte que precisa ser estudada, do que resulta que o professor , ele prprio, um eterno aprendiz. (RIVAIL apud MARTINS, 2007, p. 52)

Ao pensar a educao, preciso considerar o papel da escola, pois, o trabalho escolar indispensvel no processo educacional. Torna-se, porm, incompleta essa reflexo, sem o envolvimento da famlia onde o ato educacional se inicia, uma vez que, ela a instituio primeira a receber a criana, inserindo-a na sociedade, educandoa para o mundo maior. Esse processo continuar depois, na escola. A psicloga Maria Clia Salles Moura Lanna, especialista na rea educacional, afirma que no contexto da autonomia, sabemos que a famlia responsvel pela socializao primria do indivduo. na famlia que a criana aprende a fazer as

2 escolhas e a definir sua prpria vida. No entanto, para que isso ocorra, necessrio que no contexto familiar sejam estabelecidas regras e definidos os princpios por escolha prpria que devem ser sustentados por convico, visando assegurar criana os valores escolhidos, pois, como sabemos, o primeiro aprendizado da criana a imitao. (...) para Vygotsky a imitao oferece oportunidade de reconstruo (interna) daquilo que o indivduo observa externamente. A imitao pode ser entendida como um dos primeiros caminhos para o aprendizado, um instrumento de compreenso do sujeito. (REGO, 1999, p.111) Para que os filhos possam conquistar a autonomia, desde a infncia os pais precisam desenvolver valores como: senso de responsabilidade, disciplina, cooperao e prazer de fazer parte do grupo, oferecendo a afetividade no lar. Assim, quando essa criana for participar da vida fora de casa, ter esses valores fundamentados na famlia, evitando que se tornem presas fceis de qualquer grupo. Os limites devem ser determinados e passados o mais cedo possvel pelos pais criana e com devida constncia e convico, para no transmitir-lhe fragilidade e falta de autoridade no lar. Os pais precisam criar um projeto de educao para os filhos, ensinando-lhes a utilizar seu tempo em funo da prpria construo do seu aprendizado e da busca do sentido da vida. Isso favorecer o desenvolvimento da sua prpria maneira de se posicionar no mundo em que vive.

Se os limites no so passados nem definidos com a firmeza devida, desde cedo se transmite fragilidade e falta de autoridade. As crianas j ficam muito ousadas e desafiadoras. Mas no se trata de uma iniciativa que leva autonomia com responsabilidade. uma ousadia no sentido de que essas crianas conseguem o que querem. Por sua vez, os pais, na fragilidade e na culpa pela ausncia, reforam isso, gerando um ciclo vicioso (...) (LANNA, 2007, p. 2).

No podemos ignorar as caractersticas da ps-modernidade que definem o mundo atual, no qual as crianas cada vez mais so impulsionadas por diversos fatores a aparentar ser adultas, sem, no entanto, ter a capacidade de agir e de refletir como tais. A infncia est se encurtando cada vez mais e a adolescncia se prolongando. A maioria dos pais protegem demais os filhos, deixando de impor-lhes limites, criando na criana uma dependncia emocional e financeira. Os pais de hoje, tm buscado suprir muito em

3 consumo a sua ausncia no lar. Na busca desenfreada pelo ter, na ambio material, na inteno de poder sustentar economicamente a famlia com maior conforto e uma qualidade de vida supostamente melhor, pai e me, geralmente, saem de casa para trabalhar, com isso esto terceirizando a funo de educar os filhos. Grande parte das famlias sente-se perdida no mundo atual, no qual, os valores so inconsistentes e a tradio familiar desapareceu quase que por completo. Em meio a essa confuso, a mdia e o mundo em volta trabalham em contramo dos valores escolhidos pela famlia, contribuindo para o enfraquecimento da autoridade dos pais. Cada vez mais a criana est exposta mdia e aos meios de comunicao, sofrendo a influncia daquilo que assiste, o que reflete na sua identificao prpria, na necessidade de imitar, de se tornar igual aos outros. Com a fragilidade do posicionamento dos pais, da hierarquia familiar, a criana fica sem referncia de papis no lar.

A necessidade da criana de imitar, de se identificar e de se tornar igual aos outros muito forte. E, cada vez mais, ela est exposta mdia e aos meios de comunicao. O quadro se agrava com a fragilidade do posicionamento dos pais, que no assumem o lugar da autoridade. A criana hoje, brinca pouco e isso grave, pois ela poderia aprender muito com o brincar, que uma forma de representar papis da prpria sociedade. (LANNA, 2007, p. 2)

Muitos pais deixaram de brincar com os filhos. O espao da brincadeira tem sido preenchido por um grande volume de atividades para passar o tempo e no deixar a criana ociosa. Os pais modernos, na nsia de proporcionar o melhor aos filhos, acreditam que basta ocupar o tempo deles com televiso, videogame, computador, celular, aulas de natao, dana, aulas de ingls, dentre outras atividades consideradas indispensveis pela sociedade atual, deixando de cumprir o seu principal papel de orientadores. O espao do dilogo em famlia tem sido relegado e substitudo pela televiso.

Atualmente, graas ao impacto da TV, qualquer criana sabe mais sobre sexo, violncia e aberraes do que qualquer adulto de um passado no to remoto. No preciso ser psiclogo para prever as distores afetivas, psquicas e emotivas dessa perversa iniciao precoce. A inocncia infantil est sendo impiedosamente banida. (FRANCO, 2005, p. 11)

4 importante atentarmos para a necessidade de uma reeducao familiar, fazer uma reviso de valores, repensar a prpria maneira de nos posicionarmos no mundo de hoje, criando um projeto de educao para os filhos. A liberdade nos dias atuais tem sido confundida pelas pessoas, com libertinagem; especialmente na famlia, faltando o controle dos filhos pelos pais, com a permisso para fazerem tudo o que querem, no estabelecendo limites necessrios. As famlias precisam estar atentas para suas responsabilidades perante a educao das crianas. importante fazer uma auto-anlise, revendo seu papel, resgatando valores e sua identidade. fundamental ensinar criana desde cedo, a compreenso de que liberdade , sobretudo, uma conquista que se faz gradativamente, que pressupe maturidade. Ela precisa entender que a pessoa s conquista sua liberdade quando tiver condies de assumir a responsabilidade pelas conseqncias de seus atos. Para isso, h a necessidade de uma relao de respeito mtuo e cooperao entre pais e filhos desde a infncia, com regras claras e firmeza de limites. Portanto, a famlia o suporte, a ncora para a criana se desenvolver. A escola a segunda instituio que recebe a criana na sociedade para continuar a sua educao, complementando a ao da famlia, por isso mesmo no menos importante na vida infantil do que a primeira. Famlia e escola so os dois grandes pilares da educao de um indivduo. Como j dissemos anteriormente, pai e me, sufocados pela necessidade de trabalhar diuturnamente na busca de corresponder s expectativas da sociedade do consumo, dispem de menos tempo para os filhos. Desse modo, muitos desses pais acreditando no terem condies de educ-los satisfatoriamente, decidem transferir para a escola a responsabilidade da famlia.

Se as crianas no tm recebido da famlia a educao que deveriam, isso se deve ao fato de que os pais tambm tm adotado no convvio com os filhos uma postura de desero do seu papel. Eles tm preferido ser amigos dos filhos a ser pai e me. (SAYO, 2004 apud GUIMARES, 2007, p. 26 e 28)

As famlias realmente delegam muitas atribuies suas para a escola. O que antes era funo da famlia e da igreja, hoje a famlia no assume mais. O fato que

5 hoje a escola no tem sada, sua, tambm, a funo de substituir o papel fundamental, que muitas vezes tem sido abandonado pela famlia. Como ento, poderemos dar conta dessa situao? O problema que os professores, geralmente, no se sentem preparados para vencer com eficincia esse desafio. Roberto Guimares, em seu dossi Entre dois Mundo, cita uma passagem de Ulisses Arajo em que ele nos diz:

A sociedade no criou outra instituio para educar que no a escola, diz ele, para quem a famlia possui um papel complementar ao da escola, no antagnico. Alguns valores do mundo privado so de responsabilidade da famlia. Os do mundo pblico, da escola. Onde o individual entra em conflito com o coletivo, este submete o individual. A o espao da escola. (ARAJO, 2007 apud GUIMARES, 2007, p. 28)

Atualmente presenciamos uma ntida inverso de papis, e sobre isso existe divergncias de opinies de educadores e de pais. Uns acham que h funes que a escola no deve desempenhar por ser atribuies da famlia. Alguns consideram que a escola deva suprir aquilo que a famlia relegou. Outros acreditam que escola e famlia tm papis bem definidos e complementares. Estamos de acordo com essa ltima opinio, pois, o que no pode ocorrer a criana ficar sem receber determinadas orientaes por omisso da famlia e da escola. Se a famlia no cumpre o seu papel, algum tem que faz-lo, ou seja, assumir a funo de educar a criana. O melhor a fazer talvez seja, trazer a famlia para o interior da escola e discutir essa problemtica buscando juntos a melhor soluo, pois, algumas habilidades so de competncia da escola desenvolver, no entanto, h outras que competem aos pais e precisam ser por eles assumidas. A nossa grande preocupao com a criana que a est, alheia aos conflitos existenciais que enfrentam pais e professores, esperando que algum assuma a funo de educ-la. Essa criana algum que est crescendo em meio a um bombardeio de estmulos provocados pela facilidade de acesso s mais diversas informaes e que precisa aprender a se orientar diante dessa overdose de smbolos e mensagens. No podemos deix-la sem rumo. Portanto, j tempo para que famlia e escola busquem o caminho para direcionar a educao da criana. Caminho que esses dois pilares da

6 educao, devem assumir para ajudar a criana a aprender a viver, a ter auto-estima, tica, senso crtico, responsabilidade scio-moral e ambiental. Famlia e escola precisam conscientizar-se de que cabe a elas a formao para a cidadania, e isso inclui o ensino de regras de convivncia social e a prtica de valores ticos s crianas. A educao precisa de nossa ao, no apenas de intenes. Nos tempos atuais no podemos, tambm, desconsiderar a participao da mdia, em especial, o poder da televiso na formao cultural, tica e moral infantil, exercendo grande influncia no contexto educacional. Pouco adianta a dedicao da escola e da famlia em favor da educao da criana, se a mdia for um elemento deseducador sem controle. indispensvel, pois, refletirmos sobre o fenmeno social da TV e sua articulao na famlia e na escola. Precisamos analisar a participao da televiso na construo de viso de mundo das crianas, a ela expostas. No se trata de afastar a influncia televisiva da vida das crianas, mas de esclarecer o poder desse fenmeno e tentar encontrar alguns pressupostos crticos, que possam contribuir para analisarmos os diversos contedos veiculados pela TV, refletindo sobre seus efeitos na vida das crianas e o resultado disso no seu comportamento em casa, na escola e na sociedade. Sentimos, portanto, a urgncia de discutirmos a programao televisiva no cotidiano infantil, visando buscar respostas para o enorme fascnio exercido por esse meio de comunicao, que muitas vezes condiciona a rotina da vida familiar, tomando o espao do dilogo entre seus membros, ocupando lugar de destaque no dia-a-dia das pessoas, especificamente do pblico infantil. Esperamos que essas discusses no sejam inteis, pois desejamos que elas possam contribuir para a construo de novos sentidos sobre as relaes da realidade e da virtualidade no imaginrio infantil. Para que essa anlise seja produtiva preciso pesquisar e observar as atividades ldicas que ocorrem na famlia e na escola, colocando a TV como lugar de lazer, investigando essas relaes. No entanto, necessrio estarmos atentos para que essa preocupao no se transforme numa ao obsessiva, podendo conduzir-nos a concluses prematuras e equivocadas. A escola contempornea no mais a instituio educacional antiga, onde

7
o professor era o profissional artesanal, solitrio, e o equipamento era quadro-negro e giz, no mximo livros. Hoje, os equipamentos so muito mais sofisticados, e o papel do educador est em fase de mutao. (BUARQUE, 2007, p. 11)

A escola atual vive momento em que no mais o plo principal de formao e conhecimento. Esta nova era exige que se faa a adequao da proposta educativa, buscando preparo para lidar com uma nova criana que j chega escola trazendo uma gama de informaes originadas de audincia televisual. Cabe, ento, a escola adaptar-se a essa realidade, buscando transformar as informaes trazidas pelas crianas em conhecimentos reflexivos desenvolvendo-lhes o pensamento crtico, aprofundando o debate em torno das mensagens televisivas, de acordo com a faixa etria e escolar em questo. Essa nova escola exige educadores preparados para atuarem com eficincia, lidando sbia e criativamente com as questes criadas pela indstria cultural, sendo capazes de criar oportunidades para ajudar os alunos a reverem, sob a sua orientao, a produo veiculada pela mdia televisiva, realizando uma leitura crtica da comunicao exibida. Preocupamos no s com as mensagens explcitas, mas, tambm, com aquelas menos visveis, que a televiso pode ocultar mostrando, uma coisa diferente daquilo que deveria mostrar (BOUYDIEU, apud MACHADO, 1994, p. 24). Para nos deixar um pouco mais tranqilos em relao a isso, Guimares fala-nos:

(...) As mdias parecem trabalhar contra a escola. Cabe a escola resistir. Temos que seguir com o nosso trabalho. Podemos influir tanto ou mais do que a televiso. A criana passa mais horas na escola que em frente a televiso. Uma boa experincia escolar difcil de destruir. (...) (PUIG apud GUIMARES, 2007, p.31)

preciso, pois, repensar as atribuies da famlia e da escola, buscando trabalhar em parceria, cada qual fazendo a sua parte em prol da educao das nossas crianas, no sentido de sua formao como cidads reflexivas, crticas e conscientes na sociedade, contribuindo para um mundo melhor e uma humanidade mais feliz. S assim estaremos formando cidados que tenham uma educao que os capacite para estar

8 expostos indstria cultural com discernimento e condies de avaliar criticamente as mensagens recebidas da mdia em geral.

Proposta Educativa na Educao Infantil

Partindo do princpio de que a criana apropria-se do conhecimento por meio das interaes sociais, desde o nascimento no podemos menosprezar a capacidade de cada ser humano elaborar a sua subjetividade, nem ignorar a responsabilidade da instituio de educao infantil diante da quantidade e do significado dos conhecimentos que so colocados disposio das crianas. Sendo assim, o propsito de cuidar e educar est vinculado famlia, escola e sociedade onde ela vive.

A aprendizagem da criana de zero a seis anos, no espao institucional, fazse por meio da ao e da observao sobre o meio, da construo de prticas e de sua capacidade simblica e, tudo isso, por meio das interaes sociais que vivencia. Nesse mbito de aprendizagem, constri conhecimento social, afetivo, motor e cognitivo. No o faz sozinha, mas, antes, por meio da ao continente do educador, que promove, organiza e configura as situaes de aprendizagem. (CAMARGO, 2005, p. 14)

certo que, desde que vem ao mundo, o beb interage de diferentes maneiras ao ambiente fsico e social que o cerca. Entretanto, seu ingresso em uma instituio de carter educativo o far experimentar, forosamente e de uma forma sistemtica, situaes de interao distintas das que vive com sua famlia. Ao separar de sua me/pai, para interagir com outros adultos e compartilhar o mesmo espao e brinquedos com outras crianas, vai conviver ritmos nem sempre compatveis com o seu e participar de um universo de objetos, aes e relaes cujo significado lhe desconhecido. importante, que, ao analisarmos o processo educacional do ser humano, faamos uma reflexo sobre a ampliao do universo infantil quando a criana inicia a experincia fora do lar adentrando a uma instituio educacional, em que ela descobre novos espaos e vivencia novas experincias que so essenciais na sua formao. No entanto, nesse perodo de transio, a criana leva consigo para o novo ambiente educacional as aprendizagens adquiridas em casa, as experincias prprias vivenciadas

9 no meio familiar. E dentre essas experincias esto aquelas obtidas atravs da televiso, que um instrumento significativo, como fonte de informao, na aquisio de conhecimentos e na formao educacional do indivduo, transmitindo-lhe contedos curriculares, ainda que de forma fragmentada. Da, a necessidade de discutirmos a relao e a possibilidade de interferncia da televiso na Educao Infantil.

O Papel da Televiso

Refletindo sobre a influncia da televiso na educao, no podemos ignorar o grande impacto que a mdia exerce nas crianas. Tudo, desde os noticirios at a programao infantil, reflete os valores de quem quer que esteja no comando dessas corporaes (LINN, 2006, p. 222) Segundo Linn, as corporaes que controlam a maioria dos programas televisivos visam passar determinados valores, que so absorvidos pelo pblico alvo. As crianas absorvem valores na famlia, na escola, com os amigos, na comunidade, nas instituies religiosas e tambm da mdia em geral. A televiso ensina valores s crianas, melhor do que qualquer instituio social. Linn (2006) afirma que: Os fabricantes de vdeo games, assim como os produtores de televiso e de cinema, negam que seus produtos ensinem valores ou influenciem comportamentos. Essa postura vil. (p. 224) A maioria dos pais preocupam-se bastante com os valores das pessoas a quem confiam os cuidados de seus filhos. Ao contratar uma bab, por exemplo, procuram entrevist-la, buscando referncias que possam garantir-lhes a sua integridade moral e mostrar seus valores; ao matricular seus filhos num berrio ou numa escola infantil, os pais procuram visitar as instituies na inteno de escolher aquela que lhes inspire maior confiana, buscando conhecer as pessoas que iro lidar com seus filhos, verificando a proposta educativa oferecida pela instituio, procurando, assim, ter a garantia de ser um local seguro que reforce os valores e comportamentos que desejam passar para os seus filhos pequenos. No entanto, deixam-nos, muitas vezes, expostos telinha, horas a fio, sem a menor preocupao.

10 Diante da mdia eletrnica, contudo, particularmente da televiso, a vida dos nossos filhos profundamente moldada por pessoas que no os conhecem... (LINN, 2006, p. 224). As crianas com o controle remoto nas mos, geralmente tm a liberdade de mudar de canal na hora que quiserem, procurando escolher o seu programa preferido. Alguns autores consideram que tais crianas, certamente, estaro vulnerveis aos apelos do mercado, suscetveis de serem influenciadas pelas propagandas, seduzidas pelas mensagens veiculadas, as quais, em geral, transmitem valores diferentes dos desejveis, incompatveis com aqueles que consideram saudveis para os filhos.

Em tempos de neoliberalismo, a cidadania substituda condio de consumo que os sujeitos possuem e as diversas instituies da sociedade civil, sejam elas educacionais, de comunicao, polticas, entre outras, voltam-se para o atendimento dos interesses do capital. A reestruturao e flexibilizao do modo de produo capitalista envidam a criao de novos nichos de mercado individualizando as mercadorias produzidas. Neste sentido, a TV tem servido como estratgia de marketing de tais produtos bem como na veiculao de uma conscincia ideologicamente voltada pela lgica de consumo. (SILVA, 2003, p. 1)

De acordo com Adorno (1995, p. 76) a televiso incute nas pessoas uma falsa conscincia da realidade, com a imposio de valores, normas e contedos ideolgicos. Os sujeitos confundem a realidade com aquilo que veiculado nas programaes televisivas. As telenovelas que so assistidas por grande parte das camadas populares, abordam diversos problemas sociais como: violncia,

homossexualismo, corrupo, preconceitos, aparentando serem problemas de fcil soluo. Esses so exemplos claros da confuso entre o que exibido na TV e os acontecimentos da vida real das pessoas, deturpando-lhes a viso da realidade, tornando-as desse modo, superficiais s contradies sociais. Adorno (1995) afirma ainda, que a televiso assume duas funes na formao cultural dos indivduos: uma deformativa e a outra formativa. Como funo deformativa a TV contribui para a divulgao de ideologias dirigindo de maneira equivocada a conscincia dos espectadores, ao mesmo tempo, como meio de comunicao, ela contribui com a divulgao de informaes e esclarecimentos, representando um papel importante na formao cultural das crianas, assumindo assim sua funo formativa.

11 Com o neoliberalismo e a globalizao do capital, o mercado passou a dominar as diferentes classes populacionais (dos recm-nascidos aos idosos), ligando-os a lgica do consumo. Desse modo, o mercado cria meios, dentre eles a propaganda televisiva, para fortalecer a rede de comrcio que atenda s expectativas e desejos desse pblico, vendo a criana como um importante consumidor de mercadorias culturais e no culturais. So brinquedos, livros, CDs, DVDs, produtos alimentcios e as mais diversas opes de mercadorias ofertadas pela indstria cultural ao pblico infantil, incentivando-o ao consumo exacerbado. Apesar das crianas dependerem dos pais, as estratgias de marketing aproveitam os programas televisivos infantis que podem ser assistidos coletivamente em famlia, para atingir os dois pblicos ao mesmo tempo, alcanando desse modo, a unidade familiar. Linn (2006) afirma: (...) Cada aspecto da vida de uma criana sade fsica e mental, educao, criatividade e valores afetado negativamente por seu status involuntrio como consumidor no mercado. (p. 21-22) A Indstria Cultural tem expandido cada dia mais no mercado infantil, com os bens simblicos que so comercializados atravs dos meios de comunicao. A exemplo disso, podemos citar os desenhos animados que so explorados atravs das fbricas de brinquedos e de objetos infantis, que produzem os mais diferentes tipos de produtos voltados para o consumo das crianas. Os adultos, presume-se, que podem se informar e tomar decises sobre o que melhor para eles. Uma vez que as crianas no so capazes de tais julgamentos, elas esto mais vulnerveis ao do marketing. (LINN, 2006, p. 22) Com relao ao poder da violncia mostrada nas programaes infantis de TV, Jorge Werthein, representante da UNESCO no Brasil e Jos Gregori, Secretrio de Estado de Direitos Humanos, fizeram a apresentao da edio brasileira da obra: A criana e a violncia na mdia, organizada por Curlsson e Feilitzen (2000), na qual eles falam que Infelizmente, muitos programas veiculados pela televiso brasileira deixam a desejar do ponto de vista tico e moral, influenciando negativamente a formao da personalidade infantil. Afirmam ainda: Liberdade de expresso e acesso a todas as informaes no podem servir de libi a programas que colocam a inocncia infantil em perigo. (p. 9)

12
O contedo da mdia levanta questes importantes. A violncia e a pornografia causam fortes impresses, e h considervel preocupao entre os pais, professores e autoridades pblicas quanto influncia que o contedo violento possa exercer na mente dos jovens. Muitos discernem uma relao entre o nvel crescente de violncia e crime na vida cotidiana, particularmente violncia praticada por crianas, e as cenas violentas mostradas na televiso e no vdeo, bem como os atos simulados de violncia nos jogos de vdeo game e computador. (CARLSSON; FEILITZEN, 2000, p. 11-12).

Nillson complementa, dizendo ainda:

O truque mais barato de entretenimento brincar com o medo. Esta provavelmente uma das razes pelas quais a violncia o instrumento de entretenimento usado com maior freqncia. Basta confirmar nos desenhos que passam pela manh ou nas histrias da programao noturna de televiso em qualquer parte do mundo. (NILLSON apud CARLSSON; FEILITZEN, 2000, p. 19).

Alguns pesquisadores consideram que a exposio das crianas s cenas de violncia na televiso poder produzir-lhes diferentes efeitos, tais como efeito de aprendizagem social, efeito de dessensibilizao e efeito de medo.

(...) Existem fatores-chaves de especial importncia que mantm a relao da criana ver televiso com atos de agresso: o nvel de realizao intelectual, a popularidade social, a identificao com personagens da TV, a crena no realismo da violncia na televiso, e o grau de fantasia sobre agresso. (...).(HUESMANN, 1994, apud CARLSSON e FEILITZEN 2000, p.66)

Os autores citados, falam que o fato de as crianas estarem expostas a muita violncia na TV desencadeia uma seqncia de processos. So fatores pessoais e interpessoais que resultam no s no fato de muitos espectadores se tornarem mais violentos, como tambm, no caso de desenvolver maior interesse em ver mais violncia na televiso. Desse modo, a criana pode aprender atitudes e comportamentos agressivos a partir da televiso. Segundo esses autores essa aprendizagem varia conforme for a natureza da representao e a ndole do espectador. Assim, crianas com menos de sete ou oito anos, compreendem a TV de forma diferente dos adultos, estando, portanto, mais suscetveis a aprenderem aquilo que assistem.

13
(...) Em primeiro lugar crianas novas tm mais dificuldades em distinguir a realidade da fantasia, e freqentemente imitam super-heris com poderes mgicos, como POWERS RANGERS. Em segundo lugar, crianas novas podem ter dificuldade para relacionar cenas e fazer inferncias a partir do enredo. A hora da punio e da recompensa se torna importante neste caso. Em muitos programas, o crime ou o comportamento violento pode ficar sem punio at o final. As crianas novas podem ter dificuldades em ligar a punio do fim com o ato violento do incio e podem, portanto, acreditar que a violncia ficou sem punio. (WILSON et all, 1996 apud CARLSSON; FEILITZEN, 2000, p. 67)

Acerca do efeito da dessensibilizao e medo:


A pesquisa demonstrou que o ato prolongado de ver violncia na mdia pode levar dessensibilizao emocional em relao violncia do mundo real e s suas vtimas, o que por sua vez, pode levar a atitudes insensveis em relao violncia dirigida a outros e a uma probabilidade menor de agir em benefcio da vtima quando ocorre violncia (...) (DONNERSTEIN; SLABY; ERON, 1994 apud CARLSSON; FEILITZEN, 2000, p. 67)

Gerbner, Gross, Signiorelli e Morgan (1986), desenvolveram estudos


que demonstraram que as pessoas que vem muita violncia na TV ficam com medo do mundo, com medo de tornar-se vtimas da violncia e, com o tempo, adotam comportamentos mais autoprotetores e mostram mais desconfiana em relao aos outros. (...) (BOYATZIS, 1995 apud CARLSSON; FEILITZEN, 2000 p. 67)

O professor Yves de La Taille, fala-nos acerca do tipo de influncia que a programao televisiva pode trazer s crianas de zero a seis anos, afirmando que (...) no se pode falar de um s tipo de influncia. Diz-nos, ainda, que essa influncia vai depender de muitas variveis, tais como, o nvel econmico, a postura da famlia, da escola (TAILLE apud LAGO, 2005, p. 5). Como h poucos programas infantis, na TV aberta, aquelas crianas que tiverem acesso a TV por assinatura, tero mais opes para escolher programaes voltadas para elas, ao contrrio das outras que estaro mais suscetveis de assistir programas adultos. Ele faz destaque a TV Cultura, a qual afirma ter excelentes programas para crianas, realmente pensados do ponto de vista educacional.

O Castelo R-tim-bum, por exemplo, primoroso. Alm do bom gosto evidente, diverte, permite criana viajar em mundos imaginrios, apresenta

14
contedos relevantes de forma prazerosa, enriquece o universo infantil. J os programas de auditrio, alm de passarem um erotismo adulto para a criana (as meninas transformadas em adolescentes em miniatura) freqentemente so puro merchandising. A criana eleita como consumidora potencial, o que de fato , mas sem capacidade de avaliar a qualidade do produto e seu preo. (TAILLE, apud LAGO, 2005, p. 5)

Segundo Taille, as propagandas retratam a atual ideologia que busca substituir as frustraes por injustias sofridas pela falsa esperana de se tornar rico e famoso. Sugere ainda que professores de educao infantil procurem falar desse tema com seus alunos, pois eles j prestam ateno aos modelos sociais de prestgio. As crianas criam em torno dos personagens vistos na TV, brincadeiras personalizadas, construindo um universo singular inspirado em diversas fontes, adaptando-se a um novo modelo de brinquedo, como veremos a seguir.

Brinquedo X Televiso

Nos dias atuais, mais do que nunca, o brinquedo est ligado televiso. No podemos ignorar essa relao, desconhecer a imagem vista na televiso reproduzida no brinquedo. H brinquedos que reproduzem as personagens, os acessrios que so encontrados em vrios episdios de desenhos animados e so transpostos das cenas da telinha para os bonequinhos que lutam por meio da manipulao infantil.

Isso permite ver a defasagem entre os dois universos, sendo o da fico em geral, mais complexo do que o do brinquedo. Novos universos de fico como os POWERS RANGERS fizeram uma simplificao ainda mais radical, para ficarem bem prximos da lgica da brincadeira. Os descompassos fundamentais que resultam da diferena de natureza entre um desenho animado e um brinquedo nunca citado pelas crianas. A correspondncia no um problema para elas. (BROUGRE, 2004, p. 137138)

Segundo o autor h uma diferena significativa entre as duas formas de expresso, entre objetos e uma estrutura narrativa cujo suporte um desenho. Essa diferena est representada na possibilidade da brincadeira. O desenho animado recebido pelas crianas de um modo mais ou menos passivo. No possvel brincar

15 com um desenho, ao contrrio dos bonequinhos, com os quais a criana brinca, manuseia, pratica uma ao. A indstria busca criar nos brinquedos a possibilidade de desenvolver a dimenso do imaginrio, do fantstico, que so difundidos nos programas de TV. H nesse processo uma aliana entre as mdias (cinema e televiso) e brinquedos. Um outro exemplo dessa aliana a boneca Barbie, que foi um objeto de seduo na infncia de muitas mes das crianas de hoje e o He-Man que tambm foi brinquedo da infncia de vrios pais de agora. Ainda hoje, a boneca Barbie continua seduzindo muitas meninas. Jos Paulo Serralheiro, professor, jornalista e diretor do jornal A Pgina da Educao (2005, p. 5), faz algumas consideraes importantes acerca da boneca Barbie, a qual ele considera um brinquedo perigoso por passar s crianas aprendizagens de valores considerados deseducativos do ponto de vista educacional, por ensinar fundamentalmente o valor do consumismo, da futilidade e da competio. D corpo a um estilo de vida que privilegia o suprfluo. Por meio do universo mercadolgico criado pelo brinquedo e os seus diversos acessrios como: roupas, sapatos, carros, banheiras, casas de sonho, maquiagem, etc, so transmitidos s crianas a falsa idia de que a felicidade conseguida atravs de bens materiais simbolicamente valorizados.

A Barbie estabelece, na conscincia das crianas, um padro de beleza homogneo. Um padro ocidental fechado. Fundamentalmente branco. Loiro. Inacreditavelmente magro. Com longos cabelos loiros. Ginasticada. Mulher fitness. Com pernas longas. Cintura fina. Seios projetados. Traos afilados. Ar de quem dispensa alimentos... (SERRALEIRO, 2005, p. 5)

Os brinquedos reproduzindo personagens de programas televisivos invadiram toda a cultura popular infantil. O que vai conquistar a criana a cultura de divertimento. Cabe aos pais e escola orientar a escolha infantil, procurando incentivar as crianas a assistir programaes nas televises educativas e desenvolvendo-lhes o senso crtico.

No se deve considerar o fato de os heris se transformarem em brinquedos como um efeito secundrio do sucesso deles. Trata-se de efeito desejado, programado, marquetado, indispensvel rentabilidade e tambm promoo do filme. O brinquedo faz parte do sistema que prope um universo global de cultura infantil, que se apresenta por intermdio de diferentes suportes. (BROGRE, 2004, p. 150).

16 A televiso tem, portanto, grande influncia sobre o brinquedo contemporneo, como j foi destacado, provoca um efeito na brincadeira e no desejo de brincar. Hoje, o brinquedo e a atividade ldica que o acompanha impulsionando-o para o espao pblico infantil, nas salas de aulas, nos ptios e nos recreios escolares, promovido pela televiso. Em relao ao suporte televisivo, o importante o processo de seleo ser feito em funo daquilo que deve ser tratado na brincadeira, do que serve para brincar e no daquilo que agrada no desenho animado. A brincadeira entre lgica do que assiste na TV e lgica ldica, aparece como adaptao do material televisivo, porm, a televiso no a sua nica fonte de origem. As crianas reproduzem ao brincar, situaes que presenciam na vida real em casa, na escola e nos diferentes locais onde freqentam e convivem com outras crianas ou com adultos, manifestando nas brincadeiras aquilo que lhes marcou, despertandolhes a ateno. Consideraes finais Percebemos que tanto na prtica quanto na opinio dos tericos investigados, h interferncias significativas da TV no comportamento das crianas de educao infantil. Alguns pesquisadores como, Carlsson e Feilitzen (2000), consideram que a exposio das crianas s cenas de violncia na televiso poder produzir-lhes diferentes efeitos, tais como, aprendizagem social, dissensibilizao e efeito de medo. Franco (2005) afirma que crianas que assistem muito a televiso esto sujeitas a sofrerem distores afetivas, psquicas e emotivas, devido a grande carga de mensagens negativas que recebem constantemente. Cenas de violncia e de pornografia veiculadas diariamente na TV podem conduzir as crianas banalizao da sexualidade e perverso Entretanto pesquisadores como Pacheco (1998) e Lago (2005) falam que apesar das diversas influncias negativas veiculadas pela TV nas programaes infantis existem, tambm, aquelas que transmitem mensagens educativas. Desse modo, famlia e escola precisam assumir o papel de educar as crianas para assistir televiso;

17 desenvolvendo-lhes o esprito crtico-reflexivo, ensinando-as a selecionar dentre as ofertas das programaes televisiva, aquelas que transmitem aprendizagens positivas, descartando as mensagens deseducativas e evitando, assim, que se tornem presas fceis de serem influenciadas pelas mensagens mostradas na televiso, as quais empobrecem a imaginao e a criatividade infantil.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADORNO, Theodor W. Educao e emancipao. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BROUGRE, Gilles. Brinquedos e Companhia. So Paulo: Cortez, 2004. CAMARGO, Ftima. Criana e educao: uma trajetria cultural e institucional. Criana: do professor de educao infantil. Braslia, n. 39, p. 13, abril, 2005. CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Ceclia Von (org). A criana e a violncia na mdia. 3. ed. So Paulo: Cortez; Braslia: UNESCO, 2000. FRANCO, Carlos Alberto Di. Pornocultura: infncia espancada. Informativo Confenen. Minas Gerais, ano XXXIII, mar/abr 2005. GUIMARES, Roberto. Entre dois mundos: acelerao da vida contempornea e novas configuraes do universo do trabalho criam uma nebulosa zona de fronteira entre escola e famlia quando o assunto a transmisso de valores. Educao. So Paulo, n. 122, ano 11, p. 26 e 28, jun. 2007. LAGO, Fabola Pereira do. Na mdia, o desfile de um mundo inatingvel. Criana: do professor de educao infantil. Braslia, n. 38, p. 5 6, janeiro, 2005. LANNA, Maria Clia Salles Moura. Gerao canguru: quando os filhos no querem sair de casa. REDE PITGORAS: Famlia em rede. n. 1, ano1, p. 1-2, jun. 2007. LINN, Susan. Crianas do Consumo: a infncia roubada. So Paulo: Instituto Alana, 2006. LOPES, Karina Rizek. As instituies de Educao Infantil so responsabilidade dos sistemas de ensino. Criana:do professor de educao infantil. Braslia, n. 40, p. 10 11, setembro, 2005.

18 PACHECO, Elza Dias (org). Televiso, criana, imaginrio e educao. Campinas, SP: Papirus, 1998. PEREIRA, Eugenio Tadeu. Brinquedos e Infncia. Criana: do professor de educao infantil. Braslia, n. 37, p. 7, novembro, 2002. REGO, Teresa Cristina. VYGOTSKY: uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. SILVA, Hugo Leonardo Fonseca da. Indstria Cultural e educao infantil: o papel da televiso. Revista da UFG, vol. 5, n 2, dez 2003. Disponvel em <www. Proec.ufg.br/revista_ufg/infncia/F_cultual.html>. Acesso em 17/09/2007 s 20:30h.

Potrebbero piacerti anche