Sei sulla pagina 1di 9

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE ENSINO TECNOLGICO DE ITAJA

Jos Elias de Jesus


joseelias@joseelias.adm.br

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho


2006/I

SUMRIO

1.DISTRIBUIO DE FREQNCIA...................................................................................... 3
1.1.Dados Brutos................................................................................................................................................... 3 1.2.Rol................................................................................................................................................................... 3

2.TABELAS DE FREQNCIAS............................................................................................. 4
2.1.Distribuio de freqncias de dados tabulados no-agrupados em classes................................................... 4 2.2.Distribuio de freqncias de dados agrupados em classes.......................................................................... 4 2.3.Elementos de uma distribuio de freqncias............................................................................................... 5 2.4.Limites de Classe:........................................................................................................................................... 5 2.5.Amplitude do intervalo de Classe (h):.............................................................................................................5 2.6.Ponto Mdio de Classe (xi)............................................................................................................................. 6 2.7.Tipos de Freqncias.......................................................................................................................................6 2.8.Representao Grfica de uma Distribuio de Freqncia:.......................................................................... 6

REFERNCIAS........................................................................................................................ 8 ANEXO I HISTOGRAMA.......................................................................................................9

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Senai Itaja Estatstica Aplicada

(Instrutor: Jos Elias de Jesus)

DISTRIBUIO DE FREQNCIA

Dados Brutos

So aqueles valores a que se chegou pela simples coleta, sem qualquer preocupao quanto sua ordenao.

Rol

So os dados brutos apresentados de forma ordenada.

Logstica Dinmica
Consultoria em Logstica Gerenciamento e Processamento de Dados www.logisticadinamica.com.br

Distribuio de Freqncia

4 Instrutor: Jos Elias de Jesus

TABELAS DE FREQNCIAS

As tabelas de freqncias so representaes nas quais os valores se apresentam em correspondncia com suas repeties, evitando-se assim que eles apaream mais de uma vez na tabela, como ocorre com o rol. Atravs de uma tabela de freqncias obtemos estatsticas (medidas baseadas na amostra) com menos clculo e em menos tempo do que se esse trabalho fosse realizado a partir dos dados brutos.

Distribuio de freqncias de dados tabulados no-agrupados em classes

Esse tipo de apresentao utilizado para representar uma varivel discreta (que s assume valores pontuais) ou descontnua.

Distribuio de freqncias de dados agrupados em classes

Nesse tipo de apresentao os valores observados no mais aparecero individualmente, mas agrupados em classes.

Estatstica Aplicada Instrutor: Jos Elias de Jesus


www.joseelias.adm.br

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Senai Itaja Estatstica Aplicada

(Instrutor: Jos Elias de Jesus)

Elementos de uma distribuio de freqncias

Freqncia Simples Absoluta: A freqncia simples absoluta de uma classe ou de um valor individual o nmero de observaes correspondentes a essa classe ou a esse valor. Amplitude Total: (At) A amplitude total ou intervalo total a diferena entre o maior e o menor valor observado da varivel em estudo. Classe: cada um dos grupos de valores em que se subdivide a amplitude total do conjunto de valores observados da varivel. Uma determinada classe pode ser identificada por seus extremos ou pela ordem em que ela se encontra na tabela.

Limites de Classe:

Os limites de classes so seus valores extremos. A segunda classe do exemplo da tabela 5 tem como limites os valores 10 e 20. O valor 10 denominado limite inferior, enquanto o valor 20 denominado limite superior.

Amplitude do intervalo de Classe (h):

o comprimento da classe, sendo geralmente definida como a diferena entre os limites superior e inferior.
Logstica Dinmica
Consultoria em Logstica Gerenciamento e Processamento de Dados www.logisticadinamica.com.br

Distribuio de Freqncia

6 Instrutor: Jos Elias de Jesus

Ponto Mdio de Classe (xi)

Ponto mdio ou valor mdio de classe o ponto eqidistante dos limites de classe. Para obter o ponto mdio de uma classe, basta acrescentar ao seu limite inferior a metade da amplitude do intervalo de classe.

Tipos de Freqncias
Absoluta Relativa fri%) Absoluta Relativa (fi) (fri ou (Fi) (Fri ou Fri%)

Freqncia Simples:

Freqncia Acumulada:

Representao Grfica de uma Distribuio de Freqncia:

A representao grfica de uma distribuio de freqncia feita atravs do histograma. O histograma um grfico formado por um conjunto de retngulos justapostos, de forma que a rea de cada retngulo seja proporcional freqncia da classe que ele representa. Assim sendo, a soma dos valores correspondentes s reas dos retngulos ser sempre igual freqncia total.

Estatstica Aplicada Instrutor: Jos Elias de Jesus


www.joseelias.adm.br

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Senai Itaja Estatstica Aplicada

(Instrutor: Jos Elias de Jesus)

O histograma construdo tomando-se como referncia dois eixos coordenados. No eixo horizontal, ou eixo das abscissas, so anotados os valores individuais da varivel em estudo, ou os limites das classes. A dimenso horizontal de cada retngulo representar a classe. No eixo vertical, ou eixo das ordenadas, ser construda a escala onde sero lidos os valores relativos ao nmero de observaes ou freqncias da classe. A rea de cada retngulo do histograma corresponde freqncia da classe que o retngulo representa.

Logstica Dinmica
Consultoria em Logstica Gerenciamento e Processamento de Dados www.logisticadinamica.com.br

Distribuio de Freqncia

8 Instrutor: Jos Elias de Jesus

REFERNCIAS

Dreyer, H. et al.. Mtodos estatsticos para a tomada de deciso. Frankfurt am Main : DGQ, 1996. Las Casas, M.P. Ensino de estatstica no primeiro grau. Revista Universidade de Guarulhos Ps-Graduao, So Paulo, III (1): p.71-76, fevereiro 1998 . Levine, D. M., Berenson, M. L., Stephan, D. Estatstica: teoria e aplicaes. Rio de Janeiro:Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 2000. Lopes, P.A. Probabilidade & Estatstica. Rio de Janeiro:Reichmann & Affonso Editores, 1999. Oliveira, E.F.T. e Gracio, M.C.C. , O ensino da estatstica na graduao: ensaios para a sua reformulao. In: Anais da Conferncia Internacional de Ensino de Estatstica. Florianpolis, 1999. Palis, G.L.R. Tecnologia, grficos e equaes, in: Revista do Professor de Matemtica, SBM, n.26, So Paulo, 1994. p.30-38 Pereira, B.B. Estatstica: a tecnologia da cincia, in: Boletim da Associao Brasileira de Estatstica, ano XIII,n.37. So Paulo, 1997. Perrenoud, P. Dez novas competncias para ensinar. Philippe Perrenoud; trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. Triola, M.F. Introduo estatstica. Rio de Janeiro:LTC, 1999.

Estatstica Aplicada Instrutor: Jos Elias de Jesus


www.joseelias.adm.br

ANEXO I HISTOGRAMA

Controle Acidentrio - Horas Paradas em 2005


140 Horas Paradas 120 100 80 60 40 20 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Classes 5 15 20 45 15 10 100 130 100 60

Potrebbero piacerti anche