Sei sulla pagina 1di 25

EXAME FSICO: TRAX

Professora: Brgida Karla Email: brigidakarla@hotmail.com

EXAME FSICO: TRAX O trax a cavidade cercada pelas costelas e pela coluna vertebral. Trata-se da regio em que esto localizados os pulmes e o corao. O exame fsico do trax tem como objetivo o estudo: mamas, pulmes, corao e coluna vertebral.

Pontos de referncia anatmica:

ngulo de Luis (localiza-se na juno do manbio com o corpo do esterno, identifica o 2 espao intercostal e corresponde bifurcao da traquia); Costelas e espaos intercostais; Clavculas; Apndice xifide; ngulo de Charpy (utilizado para avaliao do bitipo. Nos normolneos 70 a 80, nos longilneos - menos que 90 e nos brevelneos - maior que 80); ngulo da escpula (delimitao inferior da regio escapular); Espinha da escpula; Apfise espinhosa (corresponde 7 vrtebra cervical); Rebordos costais.

Linhas torcicas:

Regies torcicas:

Mdio esternal; Hemiclacivular direita; Hemiclavicular esquerda; Axilar mdia; Axilar anterior; Axilar posterior; Mdio espinhal; Escapular direita; Escapular esquerda; Para-esternal direita; Para-esternal esquerda.

Esternal; Supraclavicular; Mamria; Inframamria; Axilar; Infra-axilar; Espinhal; Infra espinhal; Interescapular; 10- Escapular direita; 11- Escapula esquerda; 12- Supra espinhal; 13- Infra-escapular direita; 14- Infra-escapular esquerda.

INSPEO DO TRAX - ESTTICA


Realiza-se uma observao comparativa do hemitrax seguindo uma ordem: anterior, lateral e posterior. O cliente deve estar sentado ou em p. Observa-se os seguintes pontos: 1- Forma - os dois hemitrax so simtricos, sendo o direito um pouco mais desenvolvido. H 3 formas limites do trax normal conforme o bitipo. O trax tem o dimetro ntero-posterior (DAP) menor que o dimetro transverso (DT). O DT deve ter at o dobro do DAP variar conforme a idade. 2- Tipos patolgicos de trax - pode haver variaes na aparncia do trax em conseqncia de anomalias musculoesquelticas, doenas cardacas ou respiratrias ou trauma.

ao dimetro transverso. Ex: enfisema pulmonar. Em quilha ou peito de pombo - o esterno proeminente e desviado anteriormente. Defeito congnito. Sapateiro ou peito escavado - H uma depresso na poro inferior do esterno. Pode ser congnito ou devido ao raquitismo. Chato - O dimetro ntero-posterior bem menor que o dimetro transverso. Defeito congnito ou doena caquetizante. Em sino - Comum nas ascites ou hepatoesplenomegalias. Cifoescolitico ou escolitico - Defeito congnito ou adquirido por tuberculose, raquitismo, traumatismo, poliomielite, etc. Normal no h abaulamentos e retraes na regio torcica. Sua presena sugestiva de patologias.

Enfisematoso ou em tonel - O dimetro ntero-posterior aproximadamente igual

PECTUS ESCAVATUM

PECTUS ESCAMINATUM

PECTUS ESCAVATUM

ESCOLIOSE

CIFOSE

Problemas de enfermagem: Abaulamentos unilaterais - derrame pleural, escoliose acentuada, pneumotrax, m


formao, trauma, etc.

etc.

Abaulamentos localizados - hipertrofia cardaca, tumores, m formao, trauma, Abaulamentos expiratrios - verifica-se na fossa supra-clavicular. Sinal de ancoragem - o cliente para respirar utiliza dos msculos acessrios

(esternocleidomastideo e escaleno). O cliente fica sentado com os membros superiores ao lado do trax, apoiados no leito. Posio de assobio - o tempo expiratrio forado, o cliente prolonga a expirao ao mesmo tempo que aperta os lbios, deixando apenas uma fenda central.

EXAME DOS PULMES INSPEO DO TRAX DINMICA Na inspeo dinmica verifica-se 1- Freqncia respiratria: o seu valor varia conforme a idade, nvel de atividades

fsicas e estado emocional. O normal no adulto de 16 a 20 incurses por minuto eupnia. Problemas de enfermagem: taquipnia (aumento da freqncia respiratria), bradipnia (diminuio da freqncia respiratria) apnia (ausncia da freqncia respiratria). 2- Tipo respiratrio - Verifica-se a movimentao do trax e abdome. Normal: h 3 tipos respiratrios: respirao torcica (comum nas mulheres), respirao abdominal e respirao traco-abdominal (comum em homens). Problemas de enfermagem: a troca do tipo de respirao importante em paciente com nvel de conscincia deprimido respirao tipo torcica em homens com abdome agudo e respirao abdominal em mulheres com pleurites. 3- Ritmo - para analis-lo deve-se desviar por no mnimo 2 minutos a seqncia, a forma e a amplitude das incurses respiratrias. A inspirao dura aproximadamente a metade da expirao.

Problemas de enfermagem:

Cheyne Stokes; Kussmal; Biot.

PALPAO DO TRAX

Investiga-se:

1- Expansibilidade torcica - a expansibilidade torcica igual em regies simtricas, pode variar com o sexo (sendo mais ntida nas bases no homem e nos pices nas mulheres). 2- Manobra de Ruaut - para avaliar os pices pulmonares, coloca-se as mos nas fossas supra-claviculares e os dedos polegares unindo formando um ngulo. O normal observar a elevao das mos na inspirao profunda. 3- Manobra para parte mdia e base pulmonares - as duas mos do examinador abarcam cada hemitrax, com os polegares. O normal observar o afastamento dos polegares aproximadamente de 3 a 4 cm com simetria.

Problemas de enfermagem: assimetria unilateral com aumento e/ou diminuio dos


movimentos respiratrios. Ex.: derrame pleural, pneumonia, dor pleural, obstruo brnquica. Assimeria bilateral. Ex.: enfisema pulmonar.

Palpao bimanual da face posterior do trax (pices).

Palpao bimanual da face posterior do trax (regio mdia).

Palpao bimanual da face posterior do trax (bases).

Palpao bimanual da face posterior do trax (bases).

AUSCULTA
Faz-se ausculta do trax, estando o cliente sentado com o trax descoberto. Solicite ao cliente que respire mais profundamente com os lbios entreabertos, sem fazer rudos. O trnsito de ar pelo trato respiratrio na inspirao capaz de produzir trs tipos de sons normais da respirao: 1- Bronquial, traqueal, brnquico ou tubular - audvel sobre a traquia, um rudo intenso (como se assoprasse dentro de um tubo). A fase inspiratria dura a metade da fase expiratria. 2- Bronquiovesicular - uma combinao de som traqueal e murmrio vesicular. Audvel na rea de projeo da traquia e brnquios maiores, nas regies infraclaviculares, interescapular (regies apicais dos pulmes, especialmente direita). Igual intensidade em ambas as fases do ciclo respiratrio. 3- Vesicular ou murmrio vesicular - produzido pela turbulncia do ar ao entrar nos bronquolos e alvolos. um som de tom baixo, mais intenso e de durao maior na inspirao do que na expirao (quase no se ouve). Audvel em todos os campos pulmonares.

Problemas de Enfermagem: encontramos os rudos adventcios que so verificados em

processos patolgicos que comprometem a rvore brnquica. Podem ser classificados em: Roncos - so secrees espessas nos grandes brnquios. So sons no to altos, contnuos, escutados nas vias areas maiores. Sibilos - so secrees espessas nos brnquios secundrios e bronquolos, mais intenso na expirao. Ex: bronquite, crises asmticas, bronco-espasmo. Crepitantes - so rudos finos, homogneos, mesma altura, timbre e intensidade. Auscultado na fase inspiratria, modifica-se com a tosse. Ex: pneumonia, edema agudo (fase inicial). Subcrepitantes ou bolhosos - so rudos mais grossos e de tonalidade mais grave, diferente quanto a tonalidade e timbre. Auscultado no final da inspirao e incio da expirao, no se modifica pela tosse. Ex: bronquites, pneumonia, broncopneumonias.

PERCUSSO DO TRAX

Percusso do trax posterior Som normal: claro pulmonar Sons percutidos: Som normal ou claro pulmonar Hipersonoro

EXAME FSICO: SISTEMA CARDIOVASCULAR

CORAO

O exame fsico do corao inclui inspeo, palpao e ausculta. O cliente posicionado em decbito dorsal elevado a 30, ficando o examinador do seu lado esquerdo ou direito. O exame da parede torcica efetuado em seis reas como mostra a figura abaixo:

INSPEO E PALPAO PRECORDIAL Parmetro normal:


Ponto de impulso mximo (PIM)
Pulsaes epigstricas: podem ser vistas e palpadas em indivduos normais, correspondendo a transmisso parede abdominal das pulsaes articas. Problemas de enfermagem: pulsaes epigstricas intensas: hipertrofia ventricular direita, pulso heptico (estenose tricspide). Pulsaes supra-esternal ou na frcula esternal: podem ser observadas em pessoas normais e dependem das pulsaes da croa da aorta. Problemas de enfermagem: pulsaes supra-esternais intensas: hipertenso arterial, aneurisma artico, insuficincia artica, hipertireoidismo. Caixa torcica: o trax normal sensivelmente simtrico, toda assimetria deve ser considerada patolgica. Problemas de enfermagem: Abalamento precordial (hipertrofia do ventrculo esquerdo, tumor do mediastino). Circulao colateral: normalmente no se visualiza a rede venosa torcica. Problemas de enfermagem: rede venosa sensvel e palpvel pode indicar tumores ou aneurisma na croa da aorta, com compresso da veia cava superior.

Palpao precordial: objetivando palpar bulhas, pesquisar abalamentos e frmitos.

Palpao do ponto de impulso mximo.

AUSCULTA

Parmetro normal:

As reas pulmonar, artica, mitral e tricspide devem ser auscultadas. As localizaes especficas da parede torcica no indicam a posio anatmica das quatro vlvulas cardacas, mas a irradiao dos sons cardacos para a parede do trax. A ausculta cardaca comea na rea apical sob ao longo da borda esternal esquerda at as reas artica e pulmonar. So identificadas e avaliadas seqencialmente as bulhas normais. Se for ouvida qualquer anormalidade, toda superfcie do trax deve ser reexaminada para determinar a localizao exata do som e sua irradiao.

Bulhas cardacas: as bulhas B1 e B2 so produzidas pelo fechamento das vlvulas cardacas. O intervalo de B1 e B2 corresponde a sstole, sendo normalmente mais curto que o intervalo de B2 e B1, distole. Primeira Bulha B1: produzida pelo fechamento simultneo das vlvulas mitral e tricspide. Audvel na rea mitral. Segunda Bulha B2: produzida pelo fechamento das vlvulas artica e pulmonar. Audvel na rea artica e pulmonar.

Devemos observar:

- Ritmo - classificando-o em regular ou irregular. - Freqncia - nmero de batimentos cardacos em 1 minuto. - Arritmias cardacas - quando h alterao no ritmo, freqncia ou ambos.

EXAME FSICO: COLUNA VERTEBRAL A coluna vertebral para o exame fsico divide-se em: cervical, torcica, e lombossacra. O cliente deve estar em p com os ps um pouco separados, membros superiores ao lado do corpo.

Observam-se:

Face anterior; Face lateral - onde so observadas as curvaturas normais: lordose cervical, cifose dorsal e lordose lombar. Face posterior - observada atravs de uma linha imaginria que passa nos ombros, pontas escapulares, cristas ilacas, pregas gltea e poplteas, que deve estar no mesmo nvel. Depois imagina-se uma linha vertical, ligando as apfises espinhosas seguindo a linha intergltea. Problemas de enfermagem: lordose (condio em que a curva lombar natural da espinha se mostra exagerada), cifose ( um aumento na curvatura da rea torcica) e escoliose (curvatura lateral pronunciada da espinha).

EXAME FSICO DAS MAMAS

UTILIZA-SE A INSPEO E PALPAO


Faz-se a inspeo esttica e dinmica. A cliente deve estar sentada ou em p, com os braos ao longo do corpo. Inspeciona: tamanho, contorno, simetria, textura, caracterstica da pele.

PALPAO
A cliente deve estar em decbito dorsal com os braos levantados e as mos na nuca com o travesseiro sobre os ombros. Palpa-se utilizando as polpas dos dedos anular, indicador e mdio em movimentos circulares, comprimindo delicadamente o tecido mamrio contra a parede torcica. Deve-se encaminhar de modo sistemtico, investigando a elasticidade e consistncia dos tecidos, resposta a estmulos, tteis, sensibilidade dolorosa, presena de massas. Faz-se em seguida a expresso do mamilo verificando a sada de secreo ou no. 1- Mamas - o tamanho varia entre as mulheres, so relativamente simtricas. Tem forma arredondada, textura macia, superfcie lisa sem depresses ou abaulamentos. A consistncia e a elasticidade vo desde o tecido firme e elstico ao flcido e macio. Problema de enfermagem: sinais inflamatrios, retrao da pele, assimetria mamria, ndulos, edema, leses e ulceraes, hipersensibilidade e dor.

2- Mamilos e arolas - so simtricos, arredondados ou ovalados e superfcie contnua. So evertidos, no apresentam secrees e possuem capacidade ertil. Problemas de enfermagem: assimetria, retrao da arola ou do mamilo, inverso mamilar, drenagem de secreo, edema, ulceraes, fissuras, hipersensibilidade, ausncia de ereo aos estmulos. 3- Axilas - Palpa-se a axila aps cada exame das mamas. Os gnglios axilares no so palpveis. Os linfonodos supra e infra claviculares devem ser palpados. Problemas de enfermagem: erupes da pele, pigmentao incomum, ndulos sensveis e sem mobilidade, sinais flogsticos.

Inspeo esttica das mamas.

Inspeo dinmica das mamas

Palpao das mamas e expresso das aurolas

OBRIGADA!!! AT A PRXIMA AULA!!!

Potrebbero piacerti anche